• Nenhum resultado encontrado

Como funciona a hemodiálise? Avitum

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como funciona a hemodiálise? Avitum"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Como funciona a hemodiálise?

(2)

Por que preciso de hemodiálise?

Você precisa de diálise porque sofreu uma falência de rins (renal), seus rins pararam - ou quase pararam de funcionar. Os rins são o sistema de filtro do corpo, livrando-se de toxinas e substâncias químicas que você não precisa, e mantêm o fluido e as substâncias químicas que você precisa.

A hemodiálise é um tratamento que remove toxinas como a ureia e a creatinina de seu corpo.

O rim humano Córtex Medula renal Artéria renal Veia renal Uréter Rim Uréter Bexiga Urethra

(3)

Como é feita a hemodiálise?

Durante a hemodiálise, sangue é removido de seu corpo e filtrado através do dialisador antes de ser devolvido a seu corpo. O dialisador possui centenas de pequenos tubos através dos quais o sangue viaja. Esses tubos são feitos de uma membrana especial que possui milhares de pequenos orifícios permitindo que algumas substâncias químicas e toxinas passem através e fora de seu sangue. Essas substâncias químicas e toxinas são então eliminadas pelo aparelho de diálise.

Do outro lado dos tubos há uma água especialmente tratada chamada dialisante. Essa é uma água bastante limpa que passou por um

processo especial no centro de diálise para remover qualquer

substância química que possa causar dano a você durante o tratamento. Essa água é então misturada com o concentrado dialisante pelo

aparelho de diálise para uma prescrição específica antes de passar pelo dialisador.

(4)

Como o dialisador limpa meu sangue?

 Como já vimos, o dialisador tem duas partes principais: uma parte para seu sangue e a outra para o dialisante. Ambas as partes são

separadas uma da outra pela membrana do dialisador. O sangue e o dialisante nunca são misturados, são sempre mantidos separados. Células do sangue, proteínas e outras importâncias permanecem em seu sangue por serem muito grandes para passar pela membrana.

 Produtos residuais menores como a ureia, o sódio e o potássio, assim como excesso de fluido, passam pela

membrana e são removidos. Mudanças no fluido dialisante podem ser feitos para atender suas necessidades específicas e são determinadas por sua

(5)

Que tipo de coisa é removida durante a

diálise?

Há uma ampla variedade de coisas removidas durante a diálise,

portanto iremos somente explorar algumas dessas substâncias químicas mais comuns. Como seus rins são normalmente responsáveis por

remover e regular essas substâncias químicas, a diálise tem de fazer esse trabalho para você.A ureia é o resultado do metabolismo da

proteína pelo seu sangue. Por seus rins não estarem mais funcionando muito bem, isso se acumula em seu corpo e pode fazer com que você se sinta mal.

Então a diálise é muito importante para remover essa toxina. A creatinina também é uma substância química resultado de um

metabolismo normal do corpo, e também é removida e controlada pela diálise. Conforme você se alimenta, você digere eletrólitos como o sódio e o potássio. Muito sódio pode deixá-lo com sede, o que resultará em você bebendo muito líquido. Isso também afetará sua pressão

sanguínea.

Você já estará ciente de que está em uma dieta baixa em potássio, e muito potássio em seu corpo pode deixá-lo fraco, e também irá afetar o funcionamento de seu coração. Portanto, é importante que a diálise remova o excesso de potássio. Líquido será acumulado entre as sessões de diálise conforme você bebe, e esse fluido ficará em seu sangue. A diálise irá remover esse excesso de fluido.

(6)

Como o sangue entra e sai do meu corpo?

A eficiência da diálise depende da habilidade de tirar sangue de você e passá-lo através do dialisador. Isso é alcançado ao se usar o acesso vascular que você atualmente possui.

Uma tubulação de sangue é fixada em seu acesso e uma bomba no equipamento de diálise bombeia o sangue do seu corpo através do dialisador e de volta para você.

Você irá notar que o sangue corre em um circuito contínuo: de você através do dialisador e então de volta. Isso significa que apenas uma pequena quantidade de seu sangue fica fora de você em algum momento.

(7)

Quantos tipos de acesso vascular

existem?

As opções para acesso vascular são:

 uma fístula arteriovenosa ou enxerto

 ou um cateter venoso central

Nós iremos abordar esses tipos de acesso vascular e o cuidado que se deve ter com eles mais adiante.

Linha arterial

Fistula arteriovenosa

(8)

Quanto tempo irá durar o tratamento de

diálise?

A maioria das pessoas tem diálise três vezes por semana, e cada tratamento dura cerca de quatro horas. No entanto, conforme você prossegue, a duração do tratamento pode necessitar de mudança para assegurar que você tenha uma dose adequada de diálise. Quanto mais tempo você tem de diálise, mais resíduos e fluidos são removidos.

O total de diálise que você precisa depende de:

 quanto tempo seus rins funcionam

 o quanto de peso de fluido você ganha entre os tratamentos de diálise

 o quanto você pesa

 o quanto de resíduo você tem em seu sangue

Seu médico irá fazer uma prescrição de diálise a você em que detalha o quanto de diálise precisará, o tamanho do dialisador e o tipo de

concentrado dialisante. Estudos mostraram que receber a quantidade certa de diálise melhora a sua saúde, faz com que se sinta melhor, o mantém longe do hospital e o ajuda a viver mais.

(9)

Como opera o equipamento de diálise?

O equipamento de hemodiálise possui várias funções diferentes, todas designadas para fazer de seu tratamento o mais eficiente e seguro possível. É como um grande computador e uma bomba. Assim como bombeia seu sangue para o dialisador, ele mantém o controle do:

 fluxo sanguíneo

 sua pressão sanguínea

 o quanto de fluido é removido

 e muitas outras pressões vitais e informações que ajudam as equipes médicas e de enfermagem a assegurar que você tenha o melhor tratamento possível.

Também é responsável por misturar o concentrado dialisante e a água pura. É responsável por ajudar a expelir as toxinas através da

(10)

O que acontece quando eu chego para a

diálise?

Há uma rotina geral que é comum para todos os pacientes quando chegam para a diálise. Quando você entra na sala de diálise irão pedir que lave suas mãos como parte de nossa rotina de controle de

infecções.

Você então será pesado para que a enfermeira possa calcular quanto fluido será necessário remover durante a diálise. Antes de você iniciar a diálise, a enfermeira irá avaliar sua condição geral ao conferir a pressão sanguínea e o pulso, e talvez sua temperatura.

Nesse momento, é importante dizer à enfermeira se não vem se sentido bem desde sua última diálise, ou se há algo mais o preocupando antes de iniciar seu tratamento.

(11)

O que acontece durante a diálise?

Uma vez que você estiver "conectado" e o tratamento de diálise tiver começado, você está livre para fazer o que quiser - contanto que se lembre de que está restrito à cadeira de diálise. Há várias coisas que você pode fazer durante seu tratamento:

 Conversar com outros pacientes

 Ler um livro

 Ouvir música ou um áudio livro

 Jogar video games portáteis

 Fazer palavras cruzadas

 Escrever cartas

 Cochilar

 Se exercitar. Alguns centros possuem equipamentos especiais de exercício para pacientes em diálise

A enfermeira também irá verificar sua pressão sanguínea e o pulso pelo menos uma vez por hora, e fará uma anotação dos ajustes do aparelho para assegurar que seu tratamento está progredindo corretamente. Também haverá tempo para que você faça perguntas sobre a diálise.

(12)

Por que o aparelho de diálise tem um

alarme?

Uma das funções do aparelho de diálise é monitorar seu tratamento e assegurar que você está seguro durante seu tratamento de diálise. Durante toda a diálise ele mede a pressão dentro da tubulação de sangue e do dialisador. O aparelho de diálise também mede o fluxo sanguíneo, a temperatura e a mistura correta do dialisante.

Quando seu tratamento começar, sua enfermeira estabelecerá limites para todas essas pressões. Se o aparelho medir qualquer uma dessas pressões fora desses limites, o aparelho dispara um alarme para avisar a enfermeira do problema.

Com alguns dos alarmes, o aparelho também irá interromper o

bombeamento do sangue ou o fluxo do dialisante. Isso para assegurar que você esteja seguro até que o problema tenha sido resolvido.

(13)

Vou me sentir melhor após a diálise?

A menos que você esteja doente por outros motivos além da

insuficiência renal, a diálise irá ajudá-lo a se sentir melhor. Você poderá se sentir muito cansado após sua primeira série de tratamentos de diálise, e pode levar algum tempo até que se ajuste à diálise.

Pode levar algumas semanas até que note uma real diferença em como você se sente. E geralmente após cerca de 3 (três) meses você

provavelmente verá uma grande diferença em como se sente e o que é capaz de fazer. Uma das mudanças positivas que muitos sentem é a da volta do apetite.

No entanto, se seus tratamentos de diálise continuarem a deixá-lo indisposto e cansado, assegure-se de que avise à enfermeira ou ao médico para que eles possam ajudá-lo a se sentir melhor.

(14)

Quais são algumas das complicações...

As duas complicações mais comuns durante a diálise são a pressão sanguínea baixa (hipotensão) e cãibras. A pressão sanguínea baixa durante a diálise ocorre quando muito fluido é removido de forma muito rápida. Pode ser que você tenha bebido muito líquido entre as sessões de diálise e a equipe de diálise ache muito difícil remover a quantidade correta. Portanto, é importante que você permaneça com sua restrição de fluidos.

Se você tomar medicamento para pressão sanguínea, verifique com a equipe se deve tomá-lo antes do seu tratamento de diálise.

Sempre fale para a equipe se começar a se sentir com tontura ou

náusea durante o tratamento, pois esses sintomas podem significar que sua pressão sanguínea está caindo.

(15)

... que podem acontecer durante a diálise?

Cãibras geralmente ocorrem nas pernas e podem ser desconfortáveis. Há várias razões para o surgimento de cãibras, e elas diferem de

paciente para paciente. A causa mais comum está ligada à remoção de grandes volumes de fluido durante a diálise.

Assegure-se de relatar à equipe assim que começar a sentir cãibras para que eles possam ajudá-lo a prevenir que piorem.

Riscos de infecções continuam durante a diálise por causa da natureza do tratamento. A equipe de diálise é treinada em métodos para reduzir riscos de infecção, mas você também tem um papel nisso. Quando você entrar e sair da sala de tratamento de diálise, assegure-se de que lavou as mãos. Sempre avise a equipe de enfermagem antes de iniciar a diálise se você acredita ter algum tipo de infecção.

(16)

Quais minhas funções durante a diálise?

No centro de diálise

 Assegure-se de avisar a enfermeira sobre qualquer problema que você tenha tido desde a última sessão de diálise antes de iniciar o tratamento.

 Lave as mãos antes de entrar e ao sair da sala de diálise.

 Avise às enfermeiras se não se sentir bem durante o tratamento.

 Se você quiser se tornar mais envolvido em seu tratamento de diálise, peça à equipe de enfermagem.

Em casa

 Siga o aconselhamento dado a você sobre sua dieta e ingestão de fluido.

 Assegure-se de tomar seus aglutinantes de fosfato a cada refeição.

 Seja tão ativo quanto puder, exercícios o ajudarão a se sentir mais forte e mais envolvido no dia-a-dia.

(17)

O que acontece no final da diálise?

Quando seu tratamento de diálise terminar, seu sangue será retornado limpo, e então você será desligado do aparelho de diálise. Se você estiver usando um cateter venoso central, ele será tampado até seu próximo tratamento. No entanto, se você estiver usando uma fístula ou enxerto, as agulhas serão removidas e apenas quando a enfermeira estiver certeza de que o sangramento parou você poderá deixar o centro de diálise.

Sua pressão sanguínea será verificada para assegurar que é seguro para você sair da cadeira. Isso é importante pois você pode às vezes se sentir fraco na primeira vez em que se levantar após o tratamento.

Seu peso será novamente verificado e registrado. Essa avaliação é importante e sua enfermeira quer ter certeza de que é seguro para você deixar a sala de diálise e esperar por seu transporte para casa.

Se em qualquer momento você não se sentir bem, assegure-se de avisar à enfermeira antes de deixar o centro de diálise.

(18)

Então, e daqui para frente?

Agora que você leu tudo isso, uma enfermeira ou médico irá voltar para responder qualquer outra pergunta que você possa ter. Lembre-se, você pode fazer perguntas a qualquer momento.

Haverá outros livretos para você ler mais tarde e que irão incluir os seguintes assuntos:

 Hemodiálise – uma breve introdução

 Como funciona a hemodiálise?

 Cuidando de seu acesso vascular

 Administrando sua ingestão de fluido

 A dieta de diálise

 Remédios comuns usados em diálise

 Aumentando sua independência

 Transplante

Nós esperamos que isso vá ajudá-lo a se adaptar à diálise, ajudando-o a se sentir melhor.

Lembre-se, você pode fazer perguntas sobre seu tratamento a qualquer momento.

(19)

B. Braun Avitum | Av. Eugênio Borges 1092 | São Gonçalo | Niterói

Referências

Documentos relacionados

Ainda quanto à exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, a Constituição assegura aos Estados, Distrito Federal, Municípios e órgãos

A categoria de AVCs de causa indeterminada considerada na TOAST, é inexistente na ASCO, pelo que os pacientes que tinham este diagnóstico na amostra inicial e não reuniram

em uma grande variedade de formatos Nossa empresa está mudando ou deve passar a analisar dados em REAL TIME ou.

Querido Jesus, eu peço-Vos que me consagreis, à minha família, amigos e nação para a Protecção do Vosso Precioso Sangue.Vós morrestes por mim e as Vossas Feridas

4.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de serviços de manutenção de veículos de pequeno e grande porte, conforme especificações constantes neste Termo

Em sua tradução decolonial, humanista e marxista, na luta pela coerência dialética entre a reflexão crítica sobre a realidade concreta e a ação crítica sobre

Pesando nisso, a LIPFLAP possui em sua equipe os profissionais de Assistência Social para orientação dos trâmites regulares/administrativos junto ao INSS e

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto