• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO PROCESSO SELETIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO PROCESSO SELETIVO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MINUTA

MANUAL DO PROCESSO SELETIVO – 2016.1

HISTÓRICO

A Associação das Religiosas da Instrução Cristã, mantenedora do grupo Educacional Damas, desde mais de um século voltada à educação formal no Brasil, implantou, há nove anos, a FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ, para oferecer rigorosa formação às novas gerações, comprometida permanentemente com a cidadania e os valores espiritual e profissional.

Em busca da excelência a FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ selecionou o seu corpo docente a partir de rigorosos critérios acadêmicos, constituído de doutores, mestres e especialistas, coordenados por experientes profissionais, fazendo-a obter excelentes avaliações por parte do Ministério da Educação que a situam entre as 100 melhores instituições de ensino superior do país.

A FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ mantém os cursos de graduação de ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO e RELAÇÕES INTERNACIONAIS, além de cursos de PÓS-GRADUAÇÃO (Mestrado e DIREITO e Curso de Especialização) e de EXTENSÃO. Mantém convênios com as UNIVERSIDADES de LISBOA, COIMBRA, SALAMANCA, VALLADOLID e GÖTTINGEN, e integra o PROGRAMA ERASMUS, habilitando ampla realização de intercâmbio discente.

INFORMAÇÕES SOBRE A FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1.426 B, Graças, Recife, Pernambuco

Tel.: (081) 34265026 – Fax – (081) 32417558. – E-mail faculdadedamas@faculdadedamas.edu.br

Diretora Geral: Maria Arcione Vieira

Coordenadoria Geral de Graduação: Aurélio Agostinho da Bôaviagem

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão Coordenadoria Geral Administrativo Financeiro: Eduardo Jorge Pessoa de Melo

Coordenadoria do Curso de Direito: Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Mércia Carrera de Medeiros Coordenadoria do Curso de Relações Internacionais: Thales Cavalcanti Castro Coordenadoria do Curso de Administração: Luiz Márcio de Oliveira Assunção Coordenadoria de Atividades Complementares: Rosimar dos Santos

Coordenadoria da Comissão Própria de Avaliação: Rosimar dos Santos Núcleo Psico-Pedagógico: Luzia Silveira Mendonça

Núcleo de Pós-graduação: Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão Núcleo de Pesquisa e Extensão: Nadia Patrizia Novena

(2)

Núcleo de Prática Jurídica: Marcela Sarmento Cavalcanti Núcleo de Informática: Edilson Barbosa de Souza Junior Núcleo de Biblioteca: Ricardo Luiz Lopes

Ouvidoria: Alcilene Fernandes da Silva

MANTENEDORA

Associação das Religiosas da Instrução Cristã

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1.426, Graças, Recife, Pernambuco Telefone e Fax: (81) 34268558

Diretora Presidente: Eulália Maria Wanderley de Lima

RECURSOS MATERIAIS À DISPOSIÇÃO

Salas de aula; Núcleos de Pesquisa, Extensão e de Monitoria; Auditório; Laboratório de informática; Laboratórios de Arquitetura; Biblioteca, com mais de dez mil exemplares (livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, normas técnicas, cd-rom, DVD, vídeos); e Estacionamento.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

Curso autorizado pela Portaria Ministerial (MEC) 1.821/2010

Avaliado com nota 4, pelo Ministério da Educação

Duração: 8 semestres, com carga horária de: 3.000 h/a

Coordenador: Dr. Luiz Márcio de Oliveira Assunção

O curso de Administração da Faculdade Damas, caracterizado pelo estímulo à inovação e ao desenvolvimento do comportamento empreendedor, tem como objetivo contribuir para a eficácia das organizações, por intermédio da formação e da especialização de profissionais responsáveis pela boa condução do processo administrativo em consonância com os valores éticos, as metas organizacionais, os indivíduos inseridos no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral.

O curso oferece aos alunos uma formação acadêmica sólida, contendo os padrões, princípios, e o conhecimento das melhores práticas adotadas nas organizações reconhecidas pela excelência em gestão. Propicia o desenvolvimento de habilidades pessoais e atitudes comportamentais que facilitem o relacionamento interpessoal, o aprendizado de ferramentas e de técnicas que controlem e melhorem as

(3)

práticas gerenciais e os resultados das instituições para atender de forma harmônica e balanceada a todas as partes interessadas.

Suportado por uma equipe de professores com titulação acadêmica e experiência de mercado, o egresso será capaz de gerenciar processos sustentáveis e estar preparado para enfrentar os desafios do ambiente empresarial global previstos para o século XXI.

Corpo Docente: do Curso de Administração

Aerton Alexander de Carvalho Silva (Mestre em Ciências da Religião), Ana Lúcia Neves de Moura (Doutora em Administração), Andréa Karla Travassos de Lima (Mestre em Desenvolvimento Local Sustentável), Andréa Regina Vanderlei (Mestre em Administração), Antônio Florentino de Medeiros Filho (Mestre em Engenharia da Produção), Bárbara Camila Bomfim de Souza (Mestre em Administração), Catarina Rosa e Silva de Albuquerque (Doutora em Administração),

Cecília Melo Dias (Mestra em Administração), Cristiany Morais de Queiroz (Doutora em Antropologia), Daniela Moura Queiroz dos Santos (Mestra em Ciências da Religião), Gustavo de Andrade Lima Maia (Mestre em Gestão Empresarial), Hugo Tiburtino (Doutor em Filosofia), Isabele Bandeira de Moraes D´Angelo (Mestre em Direito), Ivânia Luiz da Silva (Mestre em Direito), Jeanete Magalhães Viegas (Mestre em Geografia), José Marcelo Leitão (Mestre em Administração), Luiz Márcio de Oliveira Assunção (Doutor em Economia do Desenvolvimento), Maurício de Barros Oliveira Filho (Mestre em Matemática), Michele Bezerra Saito (Mestre em Engenharia da Produção), Poema Isis Andrade de Souza (Doutora em Economia), e Ricardo Luciano de Oliveira (Mestre em Administração).

ARQUITETURA E URBANISMO

Curso reconhecido pela Portaria Ministerial (MEC) 1.715/2010

Avaliado com nota 4, pelo Ministério da Educação

Duração: 10 semestres, com Carga horária de 4.330 h/a

Coordenadora: Dra. Mércia Carrera de Medeiros

Arquitetura e Urbanismo são a arte e a técnica de refletir, projetar e intervir em todos os espaços da convivência humana, tornando-os mais belos, confortáveis e funcionais, visando a atender a todos os aspectos do bem-estar humano, através do domínio técnico e do espírito criativo.

Arquiteto e Urbanista é o profissional responsável pela reflexão crítica e atuação sobre o espaço da cidade, público ou privado, indo desde o projeto de uma residência, passando pela proposição de praças e chegando até o planejamento de áreas da cidade, traduzindo, por meio da técnica e da criatividade, os anseios e necessidades de uma sociedade.

A proposta do Curso de Arquitetura da Faculdade Damas, com a qual é definitivamente comprometido o seu corpo docente, composto por doutores e mestres com larga experiência em seu mister, é de habilitar profissionais que bem realizem a grande tarefa do Arquiteto e Urbanista, qual seja, a reflexão,

(4)

o planejamento e a proposição dos espaços necessários a nossa vida cotidiana, da escolha de pequenos detalhes ao planejamento de uma cidade.

Corpo Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Aerton Alexander de Carvalho Silva (Mestre em Ciências da Religião), Ana Clara Bispo Salvador Borba (Mestre em Desenvolvimento Urbano), Ana Maria Filgueira Ramalho (Doutora em Desenvolvimento Urbano), Denise Maria Simões Freire Gaudiot (Mestre em Design), Gisele Melo de Carvalho (Mestre em História), José Eduardo de Moura (Doutor em Serviço Social), Julia da Rocha Pereira (Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural), Laura Karina Nobre Alecrim (Mestre em Desenvolvimento Urbano), Letícia Loreto Querette (Doutora em Antropologia), Luciana Santiago Costa (Doutora em Desenvolvimento Urbano), Márcia Maria Vieira Hazin (Mestre em Design), Marco Cesar Monteiro de Morais Luna (Doutor em Física), Maria de Fátima Xavier do M. Almeida (Mestre em Design), Maria Luiza de Lavor (Mestre em Desenvolvimento Urbano), Maria Tatiana Cavalcanti Fonseca (Mestre em Tecnologia Ambiental), Mércia Carrera de Medeiros (Doutora em Arqueologia e Patrimônio), Pedro Henrique Cabral Valadares (Mestre em Desenvolvimento Urbano), Pollyanna Sitonio Domingos de Andrade (Especialista em Planejamento e Gestão Organizacional – Mestranda em Design), Ricardo Javier Bonilla (Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias de Geoinformação), Sérgio José Priori J. Marques Filho (Mestre em Engenharia Civil), e Stela Gláucia Alves Barthel (Doutora em Arqueologia).

DIREITO

Curso reconhecido pela Portaria Ministerial (MEC) 1.716/2010

Avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação

Duração: 10 semestres, com Carga horária de 4.188 h/a

Coordenador: Dr. Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão

O curso de direito da Faculdade Damas foi estruturado tendo em conta todas as possibilidades de atuação profissional de seus egressos, aliada à sólida formação humanística e transformadora, que visa à construção do Homem novo, agente realizador da Justiça, característica da Instituição Damas da Instrução Cristã.

O Direito é um instrumento imprescindível para a sociedade, cuja função é solucionar os conflitos a partir de uma decisão pautada no sentimento de justiça. Portanto, o profissional do Direito tem amplas possibilidades de atuação profissional. Pode ele dedicar-se às carreiras públicas, como a magistratura, o ministério público, a defensoria pública, dentre outros. Pode ainda o profissional do direito dedicar-se ao exercício da advocacia ou à consultoria jurídica.

O curso de Direito da Faculdade Damas da Instrução Cristã é um dos raros cursos jurídicos brasileiros recomendado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e contando com avaliações máximas do Ministério da Educação.

(5)

O corpo docente prima pela excelência, porque está formado por Mestres e Doutores com ampla experiência profissional e docente.

Corpo Docente do Curso de Direito

Aerton Alexander de Carvalho Silva (Mestre em Ciências da Religião), Alessandra Macedo Lins (Mestre em Direito), André Carneiro Leão (Mestre em Direito), André Felipe Canuto Coelho (Doutor em Ciência Política), Antônio Duarte de Lima Junior (Doutor em Saúde Pública), Aurélio Agostinho da Bôaviagem (Doutor em Direito Privado), Breno Gustavo Valadares Lins (Doutor em Direito), Bruna Estima Borba (Doutora em Direito Tributário), Bruno Angelim Figueiroa (Mestre em Direito), Clarissa de Oliveira Gomes Marques da Cunha (Doutora em Direito), Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão (Doutor em Direito Penal), Cleidenaldo José dos Santos (Especialista em Medicina Legal), Cristiany Morais de Queiroz (Doutora em Antropologia), Daniel Carneiro Leão Romanguera (Mestre em Direito), Daniela Moura Queiroz dos Santos (Mestra em Ciências da Religião), Danielle Spencer Holanda (Mestra em Direito Civil), Eduardo Porto Carreiro Neves (Mestre em Direito) Fábio Menezes de Sá Filho (Mestre em Direito do Trabalho), Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti (Doutor em Direito Administrativo e Constitucional), George Browne Rego (Pós-Doutor em Filosofia do Direito), Geraldo Soares Lustosa (Mestre em Direito), Glauco Salomão Leite (Doutor em Direito), Graziela Bacchi Hora (Doutora em Direito), Guilherme Ataíde Jordão de Vasconcelos (Mestre em Direito), Henrique Weil Afonso (Doutor em Direito), Ingrid Zanella Andrade Campos (Doutora em Direito), José Rafael Fonseca de Melo (Mestre em Direito), João Maurício Leitão Adeodato (Doutor em Direito), Leonardo Henrique Gonçalves de Siqueira (Doutor em Direito Penal), Luciana Gomes Pereira Browne Rego (Mestre em Direito), Luiz Edmundo Celso Borba (Doutor em Direito), Luís Emmanuel Barbosa da Cunha (Mestre em Direito), Luiz Geraldo de Soares Lustosa (Mestre em Direito Processual Civil), Maira de Carvalho Pereira Mesquita (Mestre em Direito), Marcela Sarmento Cavalcanti (Mestre em Direito), Marcelo Casseb Continentino (Doutor em Direito), Margarida de Oliveira Cantarelli (Doutora em Direito), Mariângela Soares Marques Pereira (Mestre em Direito), Nair Leone (Mestra em Direito), Renata Celeste Sales da Silva (Mestra em Direito), Renata Cristina Othon Lacerda Andrade (Mestre em Direito Civil), Ricardo de Brito de Albuquerque Pontes Freitas (Doutor em Direito Penal), Ricardo José de Souza Silva (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica), Rômulo Nei Barbosa de Freitas Filho (Doutor em Direito do Trabalho), Simone de Sá Rosa Figueiredo (Mestre em Direito), Teodomiro Noronha Cardozo (Doutor em Direito Penal) e Thiago Bruno França Lapenda (Mestre em Direito e Relações Interacionais).

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Curso reconhecido pela Portaria Ministerial (MEC) 367/2011

Avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação

Duração: 8 semestres, com Carga horária de 3.323 h/a Coordenador: Dr. Thales Cavalcanti Castro

O Curso de Relações Internacionais é uma proposta de formação universitária para atender aos novos mercados da sociedade globalizada.

De caráter multidisciplinar com aulas de política, economia, direito internacional, história, geografia, antropologia, etc., ensejando estar o profissional de Relações Internacionais apto a trabalhar em

(6)

instituições comerciais e financeiras, públicas e privadas, organizações não governamentais que trabalhem com direitos humanos, ecologia, grupos étnicos, etc., habilitados e se tornar consultores políticos, econômicos e comerciais em organizações nacionais ou internacionais.

É um campo profissional em crescimento, onde o egresso deverá compreender a linguagem e as relações dos fenômenos internacionais e, a partir dessa compreensão, projetar tendências, construir cenários futuros, formular políticas que levem ao futuro desejado ou ainda ser negociador e mediador de conflitos, promovendo a paz no cenário internacional.

Para possibilitar essa formação, os professores de Relações Internacionais têm elevada formação acadêmica e ampla experiência.

Corpo Docente do Curso de Relações Internacionais

Aerton Alexander de Carvalho Silva (Mestre em Ciências da Religião), Andréa Cristina Tavares de Andrade (Mestre em Ciências Políticas), Antonio Henrique Lucena Silva (Doutor em Ciência Política), Artemis Cardoso Holmes (Mestre em Direito), Bianor da Silva Teodósio Neto (Mestre em Ciência Política), Charles Edward Hodges (Mestre em Liderança Educacional), Déborah Werner (Mestra em Desenvolvimento Urbano), Elton Gomes dos Reis (Doutor em Ciência Política), Fábio Lucas Pimental de Oliveira (Doutor em Economia), Jeanete Magalhães Viegas (Mestre em Geografia), Luís Emmanuel Barbosa da Cunha (Mestre em Direito), Luciana Campelo de Lira (Doutora em Antropologia), Lytiene Rodrigues da Cunha (Mestra em Comércio Exterior), Marcondes Roberto Pereira (Mestre em Tecnologia da Informação), Maurício de Albuquerque Wanderley (Mestre em Direito), Maurício de Barros Oliveira Filho (Mestre em Matemática), Pedro Gustavo Cavalcanti Soares (Doutor em Ciência Política), Pedro Paulo Procópio de O. Santos (Doutor em Comunicação), Rodolfo Ramirez (Mestre em Desenvolvimento Urbano), Rodrigo Santiago da Silva (Mestre em Ciências Políticas) e Thales Cavalcanti Castro (Pós-Doutor em Ciência Política).

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO 2015.2

DATA EVENTO LOCAL HORÁRIO

26/10/2015 a 30/11/2015

Inscrições www.faculdadedamas.edu.br Até 23,59 hs

06/12/2015 Provas (todos os cursos)

FACULDADE DAMAS – Av. Rui Barbosa 1426 B, Graças (acesso pela

Av. Dr. Malaquias) 8,00 às 12,00 hs 14/12/2015 Divulgação dos classificados www.faculdadedamas.edu.br e FACULDADE DAMAS 14 ,00 hs 17/12/2015 a 21/12/2015 Matrículas dos classificados FACULDADE DAMAS 14.00 às 20,00 hs

01/02/2016 Início das aulas FACULDADE DAMAS

(7)

Publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO 3, de 23/10/2015, p. 291/292. VAGAS EM DISPUTA

CÓDIGO DO

CURSO CURSO DURAÇÃO TURNO VAGAS

100 DIREITO 10 SEMESTRES NOTURNO 80

200 ARQUITETURA E URBANISMO 10 SEMESTRES DIURNO 50

300 RELAÇÕES INTERNACIONAIS 8 SEMESTRES NOTURNO 50

450 ADMINISTRAÇÃO 8 SEMESTRES NOTURNO 50

FASES DO PROCESSO SELETIVO

1. INSCRIÇÕES

1.1 O Candidato faz sua inscrição exclusivamente pela Internet, entre os dias 26 de outubro a 30 de novembro de 2015 (até as 23:59hs), no site www.faculdadedamas.edu.br, mediante o preenchimento de formulários nele disponibilizados. Após a confirmação dos dados, o mesmo receberá seu Número de Inscrição e a opção de imprimir o boleto, devendo dirigir-se à rede bancária para pagar a sua inscrição no valor de R$ 50,00 reais. A inscrição somente se opera com o pagamento da taxa de inscrição, constituindo-se o boleto quitado o Cartão de Inscrição, a ser apresentado quando da realização das provas.

1.2 No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelos cursos que sejam do seu interesse, em ordem decrescente de opções, e escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) da qual prestará exame. 1.3 O candidato disputará as vagas dos cursos para os quais tenha realizado opção.

1.4 O preenchimento da inscrição será de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato, bem como a conferência dos dados constantes no Cartão de Inscrição.

1.5 O candidato inscrito não terá direito, em nenhuma hipótese, à devolução da taxa de inscrição do Processo Seletivo, exceto no caso previsto nos itens 6.2 e 6.3.

1.6 O candidato portador de necessidades especiais deverá, obrigatoriamente, requerer por escrito à Comissão do Processo Seletivo, até 48 horas da data de realização das provas, atendimento especial em instalações adequadas, mediante apresentação de parecer médico.

2. DO PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO

Campo 1 NOME DO CANDIDATO Campo 2 DATA DE NASCIMENTO

(8)

Campo 3 NÚMERO DE IDENTIDADE Campo 4 DATA DA EXPEDIÇÃO

Campo 5 ESTADO EMISSOR DA IDENTIDADE Campo 6 ÓRGÃO EXPEDIDOR

Campo 7 NÚMERO DO TÍTULO DE ELEITOR Campo 8 SEXO

Campo 9 LÍNGUA ESTRANGEIRA

Campo 10 QUESTIONÁRIO SOCIOCULTURAL (V. ANEXO) Campo 11 OPÇÃO - CÓDIGOS DOS CURSOS

CURSO TURNO ENTRADA CÓDIGO

DIREITO NOTURNO 1º SEMESTRE 100

ARQUITETURA E URBANISMO DIURNO 1º SEMESTRE 200

RELAÇÕES INTERNACIONAIS NOTURNO 1º SEMESTRE 300

ADMINISTRAÇÃO NOTURNO 1º SEMESTRE 450

3. PROVAS

3.1 As provas serão realizadas no domingo 06 de dezembro de 2015, das 8,00 às 12,00 hs, nas dependências da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ, localizada na Avenida Rui Barbosa, 1.426 B, Graças, Recife, Pernambuco (acesso pela Avenida Dr. Malaquias),

3.2 As provas serão compostas de 1 (uma) redação e de 60 (sessenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com a seguinte distribuição:

DISCIPLINA QUESTÕES Nº DE QUESTÕES Nº DE PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA (GRAMÁTICA) OBJETIVAS 20 300

LÍNGUA PORTUGUESA (LITERATURA) OBJETIVAS 10 150

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS/ESPANHOL) OBJETIVAS 10 150

ESTUDOS SOCIAIS (GEOGRAFIA) OBJETIVAS 10 125

ESTUDOS SOCIAIS (HISTÓRIA) OBJETIVAS 10 125

3.3 Na prova de redação, a qual corresponde a 300 (trezentos) pontos, o candidato desenvolverá tema proposto pela Comissão do Processo Seletivo, em forma dissertativa ou narrativa, com o mínimo de 20 linhas e com o máximo de 30 linhas. A folha de redação não deverá conter assinatura, rubrica ou qualquer sinal que identifique o candidato. A pontuação da prova de redação não poderá ser inferior a 90 (noventa) pontos, a qual representa valor inferior a 30% da pontuação atribuída à prova (cf. Portaria Ministerial nº 391/2002).

(9)

3.4 As questões objetivas serão elaboradas com base nos conteúdos dos programas do Ensino Médio.

3.5 Admitir-se-á recurso às proposições das provas, apenas quanto a sua má formulação, ou a seus gabaritos, desde que requerido fundamentadamente perante a Secretaria da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ até às 12h de 08 de dezembro de 2015.

3.6 O candidato deverá apresentar-se no local da prova com uma hora de antecedência, munido com o Comprovante de Inscrição e boleto de Pagamento quitado, de documento de identidade original e de caneta esferográfica azul ou preta. Não serão aceitos Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira de Estudante, crachá e identidade funcional de natureza pública ou privada, e cédula de identidade e passaporte que não permitam a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato (por exemplo, as emitidas na infância) ou que estiverem fora do prazo de validade.

3.7 Será eliminado do Processo Seletivo o candidato: a) que faltar ou chegar após o início das provas; b) que obtiver grau menor do que 90 (noventa) pontos em Redação ou 0 (zero) em qualquer das outras provas; c) que realizar preenchimento indevido do cartão resposta; d) que, durante as provas, comunicar-se com outros candidatos, efetuar empréstimos de material, usar meios ilícitos; e) portar aparelhos eletrônicos de comunicação, régua de cálculo, calculadoras, esquadros, compassos, transferidores e similares, e valer-se de consulta bibliográfica; e f) infringir quaisquer normas contidas neste Manual do Processo Seletivo.

3.8 Será eliminado, a qualquer época, mesmo depois da matrícula, o candidato que houver realizado o Processo Seletivo com o uso de documentos, informações falsas, ou através de outros meios ilícitos. 3.9 Ao entrar na sala, cada candidato receberá uma Folha de Redação e um Cartão-Resposta, que comporta as 60 questões. O candidato só poderá preencher o cartão até o limite de questões de sua prova. Em caso de preenchimento indevido, o candidato será eliminado.

3.10 O candidato somente poderá entregar a prova aos fiscais de sala, decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início, devolvendo todo o material recebido.

3.11 Na ocorrência de problemas nas provas, seja de impressão ou de elaboração, deverão ser comunicados ao fiscal. Contudo, o candidato não deverá aguardar resposta imediata, continuando as provas. A resposta, a ser fornecida pela Comissão do Processo Seletivo, será fornecida, pelo fiscal, a todos os candidatos.

3.12 São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente na folha de respostas, como dupla marcação, marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não preenchido integralmente. Em hipótese alguma, será fornecido ao candidato outro Cartão-Resposta ou outra folha de Redação.

(10)

4. APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1 As vagas serão preenchidas de acordo com o argumento de classificação alcançado, obedecida a ordem decrescente, obedecidas as opções dos candidatos.

4.2 Em caso de notas coincidentes, o desempate será feito levando-se em conta, sucessivamente: 1) maior número de pontos obtidos na Redação; 2) maior número de pontos padronizados obtidos na prova de Língua Portuguesa; 3) maior número de pontos padronizados obtidos na prova de Estudos Sociais; 4) maior número de pontos padronizados obtidos na prova de Língua Estrangeira; e 5) maior idade.

5. RESULTADO E MATRÍCULAS

5.1 O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 14 de dezembro de 2015, às 14,00 horas, nas dependências da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ e na internet (www.faculdadedamas.edu.br).

5.2 As matrículas serão realizadas na Secretaria da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ, nos dias 17 e 21 de dezembro de 2015, das 14h às 20h, e para a qual o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, devendo as cópias serem autenticadas e se apresentarem legíveis:

a) 2 (duas) cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento; b) 1 (uma) cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física – MF); c) 1 (uma) cópia da Carteira de Identidade;

d) 1 (uma) cópia do Título de Eleitor;

e) 1 (uma) cópia do Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

f) 1 (uma) cópia do comprovante de renda pessoal, do representante legal ou do responsável financeiro, conforme o caso;

g) 1 (uma) cópia do comprovante de residência;

h) original e 2 (duas) cópias do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou do Diploma de Curso Técnico (cf. Parecer nº CP 98/99 do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro do Estado da Educação, DOU, de 29/7/99); e

i) original e 2 (duas) cópias do Histórico Escolar do Ensino Médio.

5.2.1 Para os candidatos classificados que concluíram o Ensino Médio em outro país, exigir-se-á, para matrícula, o visto de regularidade emitido pela Secretaria de Educação do Estado.

5.3 Perderá o direito à matrícula o candidato classificado que não comparecer ao local no dia e horário previstos para sua realização, e o que não apresentar a documentação exigível em 5.2, ressalvada a opção do candidato para ingresso no semestre 2016.1, condicionada a existência de vaga na

(11)

oportunidade da matrícula para o mesmo semestre 2016-1, e ao cumprimento das exigências do presente Manual.

5.4 Por ocasião da matrícula será celebrado contrato de serviços educacionais entre a FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ e o candidato, ou quando menor de idade, ou pelo seu representante legal ou responsável financeiro, admitida a presença de mandatário, com poderes expressos, por instrumento público ou particular.

5.5 O candidato classificado que cursa ou cursou outras instituições de ensino superior deverá apresentar no ato da matrícula, objetivando isenção de disciplinas: a) Histórico Escolar completo; b) programas das disciplinas cursadas; c) comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso.

5.6 Na Secretaria Geral da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ e no site www.faculdadedamas.edu.br, encontram-se todas as informações sobre os seus cursos, conforme determina a Portaria MEC nº 2.864/2005.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 A validade do presente Processo Seletivo é de um ano.

6.2 É facultado aos candidatos portadores do ENEM, a partir de 2013 com nota mínima de 400 (quatrocentos) pontos e 300 (trezentos) na Redação, concorrem às vagas oferecidas, independentemente da prestação de provas, servindo a nota do ENEM, para fins de classificação, concorrer com os candidatos que prestaram as provas do processo seletivo, dentre as vagas ofertadas. 6.3 A FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ reserva-se o direito de não oferecer curso cujo número de candidatos inscritos e aprovados seja inferior a 30 (trinta), hipótese em que é facultado ao candidato matricular-se em outro curso, desde que haja vaga disponível.

6.4 Na ocorrência do previsto em 6.3, e não logrando o candidato a matrícula em outro curso de sua escolha, por ausência de vaga, ser-lhe-á assegurada a restituição do valor da inscrição.

6.5 Todos os candidatos que ingressarem em cursos da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ terão de cumprir horas de atividades complementares e de extensão.

6.6 As aulas serão oferecidas nos turnos normais dos cursos, e em alguns sábados.

6.7 Aos alunos matriculados em razão de aprovação no Processo Seletivo 2015.1 é vedado o trancamento de matrícula ou a matrícula parcial (cursar apenas algumas disciplinas entre as oferecidas para o 1º período do curso).

6.8 A FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ não dispensará a frequência dos alunos que, por convicção religiosa, não queiram frequentar as aulas às sextas-feiras, após as 18,00h e aos sábados.

(12)

6.9 O valor semestral das mensalidades escolares são: para o curso de ADMINISTRAÇÃO, R$ 5.916,00, dividida em 6 (seis) parcelas de R$ 986.00; para o curso de ARQUITETURA E URBANISMO, R$ 6.428,04, dividida em 6 (seis) parcelas de R$ 1.071,34; para o curso de DIREITO, R$ 7.380,00, dividida em 6 (seis) parcelas de R$ 1.230,00; e para o curso de RELAÇOES INTERNACIONAIS, R$ 7.380,00, dividida em 6 (seis) parcelas de R$ 1.230,00. Sobre tais valores incidirão os descontos previstos em convênios mantidos com as seguintes instituições: APEMOL / ASTRA / TRF 5a REGIÃO / REDE DAMAS / TJPE / MPPE/ POLÍCIA CIVIL /IRH/TCE.

6.10 Pagamentos de parcelas da semestralidade realizados até a data do vencimento (dia 05 de cada mês) gozarão de descontos: 10% para o curso de ADMINISTRAÇÃO e 5% para os cursos de ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO e RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

6.11 A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e condições contidas neste Manual do Processo Seletivo, que integram o Edital do Processo Seletivo.

6.12 Os casos omissos e as situações não previstas neste Manual serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo da FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ.

6.13 Integram a Comissão do Processo Seletivo Maria Arcione Vieira (presidente), Aurélio Agostinho da Bôaviagem e Nadia Patrizia Novena.

6.14 Os critérios e normas definidos neste Manual obedeceram ao disposto na Portaria Ministerial n° 2.864, de 24 de agosto de 2005.

Recife, 19 de outubro de 2015.

Maria Arcione Vieira Diretora Geral ANEXO

QUESTIONÁRIO SÓCIO CULTURAL

Este questionário tem como objetivo levantar dados relacionados a algumas categorias sócio culturais dos ingressantes aos cursos superiores da Faculdade Damas. As informações levantadas são tratadas com sigilo e serão utilizadas para conhecer, acompanhar e contribuir com o processo de formação profissional de nossos estudantes.

1. O seu Ensino Médio ou curso foi realizado?

Todo em escola pública 1

Todo em escola particular 2

Maior parte em escola pública 3

(13)

2. Qual o tipo de Ensino Médio que você concluiu?

Normal 1

Técnico 2

Outros 3

3. Durante o Ensino Médio, quantas horas por semana você dedicou em média, aos seus estudos, excetuando-se as horas de aula?

Nenhuma, apenas assisto às aulas 1

Uma a duas 2

Três a cinco 3

Seis a oito 4

Mais de oito 5

4. Durante o Ensino Médio, que metodologias de ensino a maioria dos professores utilizou deforma predominante?

Aulas expositivas 1

Aulas expositivas e aulas práticas 2

Trabalhos de grupo, desenvolvidos em sala de aula 3

Aulas expositivas e dialogadas 4

Vídeo aulas 5

5. Por qual tipo de instrumento você foi mais avaliado pelos professores, durante o ensino médio?

Provas escritas discursivas 1

Testes objetivos 2

Trabalhos em grupo 3

Trabalhos individuais 4

Provas práticas 5

6. Você frequenta ou frequentou curso pré-vestibular?

Não 1

Sim, por menos de um semestre 2

Sim, por um semestre 3

Sim, por um ano 4

Sim, por mais de um ano 5

7. Quantas vezes você prestou vestibular?

Nenhuma 1

Uma vez 2

Duas vezes 3

Três vezes 4

Quatro ou mais vezes 5

8. Como você tomou conhecimento do vestibular da FACULDADE DAMAS?

Jornal 1

Rádio 2

Televisão 3

Funcionários do Colégio DAMAS 4

Parentes e/ou amigos 5

(14)

9. Como pretende manter-se durante seu curso?

Recursos próprios 1

Recursos dos pais ou responsáveis 2

Auxílio de programas de financiamento 3

Outros 4

10. Você exerce atividade remunerada?

Não 1

Sim, em tempo parcial 2

Sim, em tempo integral 3

Sim, em trabalho eventual 4

11. Qual é a renda mensal de sua família?

De 2 a 5 salários mínimos 1

De 6 a 10 salários mínimos 2

De 11 a 20 salários mínimos 3

De 21 a 30 salários mínimos 4

Mais de 31 salários mínimos 5

12. Que meio você utiliza para manter-se informado?

Jornal 1 Televisão 2 Rádio 3 Revistas 4 Internet 5 Outras pessoas 6

Não me tenho mantido informado 7

13. Qual é o seu conhecimento em relação ao uso de microcomputador?

Nenhum 1

Pouco 2

Razoável 3

Bom 4

Elevado 5

14. Utiliza-se de meios eletrônicos de comunicação (e-mail, redes sociais, etc.)?

Não 1

Sim 2

Pouco 3

Muito 4

15. Você lê e/ou fala algum idioma/ Qual?

Nenhum 1 Inglês 2 Francês 3 Espanhol 4 Alemão 5 Italiano 6

(15)

Mais de um 7

16. Qual o curso que você escolheu?

Administração 1

Arquitetura e Urbanismo 2

Direito 3

Relações Internacionais 4

17. Qual a sua pretensão quanto ao curso escolhido?

Reconhecimento profissional 1

Aumento de renda familiar 2

Independência financeira 3

Projeção social 4

Realização pessoal 5

18. Possui outro Curso Superior?

Completo, na área 1

Incompleto, na área 2

Completo, em outra área 3

Incompleto, em outra área 4

Nenhum 5

19. Por que você optou por esta Instituição de Ensino Superior?

Oferece o melhor curso de minha opção 1

Por sua credibilidade 2

A concorrência é pequena 3

É a escolhida pela maioria dos meus amigos 4

Referências

Documentos relacionados

O grupo de pesquisa do Laboratório de Micobactérias/Biologia Molecular da FURG tem avaliado a atividade antibacteriana de extratos vegetais e moléculas

Soares (2013) descreve que capital de giro possui característica estável ao longo do tempo, sendo que seu comportamento depende das decisões estratégicas da

O Kaspersky Security for Mobile simplifica o gerenciamento de dispositivos móveis, centralizando o controle em um console fácil de usar, enquanto fornece proteção integrada em

o modelo descrito em (SOUZA et al., 2015), onde ´e detalhada a energia requerida para transmitir um bit de informac¸˜ao em um enlace ac´ustico subaqu´atico, incluindo a taxa

[r]

A inovação da Lei nÚ 9.868/99, entretanto, é dupla: (1ª) positivou-se, pela vez primeira entre nós, a figura do amicus curiae como interveniente em processo objetivo de controle

Um dos assuntos mais polêmicos foi a definição da nova área para a construção da sede do Poder Legislativo, onde tivemos a coragem de colocar o assunto para

Entre os estudos que relacionam processamento léxico-semântico ao reconhecimento de palavras, Assink, Bergen, Teeseling e Knuijt (2004) conduziram um estudo