• Nenhum resultado encontrado

Sistemas de Protensão com Barras DYWIDAG - Aplicações Geotécnicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistemas de Protensão com Barras DYWIDAG - Aplicações Geotécnicas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

A PROTENDIDOS DYWIDAG LTDA. é uma empresa certificada com ISO 9001/2008 Há mais de 40 anos no Brasil, a Protendidos DYWIDAG, empresa do Grupo DSI, é especializada no desenvolvimento e aplicação de sistemas de protensão com barras de aço para os mais diversos mercados da Construção Civil, como Geotecnia, Estruturas de Concreto Protendido, Recuperações de Estrutura, Linhas de Transmissão e outros. Seguimos os valores e a longa tradição do Grupo DSI, presente globalmente. Essa tradição vem desde 1865, ano da fundação da empresa de construção alemã, Dyckerhoff & Widmann AG. A empresa DSI (DYWIDAG-Systems International) foi fundada a fim de comercializar os Sistemas DYWIDAG e o know-how técnico em todo o mundo, além de desenvolver sistemas inovadores resultantes de suas próprias atividades de Pesquisa e Desenvolvimento.

Os Sistemas DYWIDAG são reconhecidos mundialmente por sua eficiência e confiabilidade. Com toda a produção dos sistemas e respectivos acessórios no Brasil, a Protendidos

DYWIDAG se tornou empresa pioneira e líder do mercado de protensão com barras de aço, agregando valor aos produtos ofertados, transformando-os em soluções, através do desenvolvimento de acessórios específicos.

Prova disso é que a cada ano disponibilizamos ainda mais diâmetros em nosso portfólio, tanto dos sistemas DYWIDAG, quanto dos sistemas GEWI®. Com isso, nossa abrangência no mercado fica cada vez maior, com soluções para diversas etapas de um mesmo projeto, em aplicações como fundações, reforços e recuperações de estruturas, contenções e estabilizações de solo, ensaios de provas de carga, estaiamento de estruturas, linhas de transmissão, entre outras, expandindo o já tradicional sinônimo de qualidade e segurança para todos os segmentos possíveis da Construção Civil.

No Brasil, atualmente, além do escritório central na cidade de São Paulo e da fábrica em Guarulhos, hoje possuímos unidades nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Além disso, possuímos escritórios e depósitos exclusivos consolidados no Chile, Colômbia e Peru.

(3)

Sistemas DYWIDAG e GEWI

®

Os Sistemas

Os sistemas de protensão com barras de aço DYWIDAG e GEWI® tornaram-se uma ferramenta importante na engenharia civil, tanto em aplicações geotécnicas, permanentes ou

provisórias, como também em diversas soluções estruturais.

Os sistemas consistem na utilização de barras de aço especiais como elemento resistente a tração, com porcas e placas que distribuem a carga aplicada através de uma ancoragem sobre a estrutura protendida.

Proporcionam um método simples, seguro e eficiente de se aplicar protensão com ancoragens em terra ou rocha, bem como para diversas aplicações estruturais.

Simples e Robusto

As barras DYWIDAG e GEWI® possuem roscas especiais duplo filetadas laminadas a quente, de qualidade superior e passo longo, de fácil limpeza e praticamente indestrutíveis.

As barras DYWIDAG são previamente tensionadas até o seu escoamento, comprovando o seu limite resistente.

Ancoragem Segura

As barras são ancoradas com a utilização de placas e porcas de ancoragem. Este tipo de ancoragem não permite escorregamentos quando a força de protensão é reduzida devido a movimentações do solo ou da estrutura.

Alta Aderência

A rosca robusta e duplo filetada proporciona máxima aderência entre a barra e a calda de cimento/concreto, garantindo a adequada transferência de carga na estrutura.

Fácil Protensão

Ancoragens com placa e porca não necessitam de ajustes complexos para uma perfeita protensão e reduzem a possibilidade de falhas na execução. O equipamento é de simples operação, o que torna a protensão, reprotensão e possíveis ajustes de carga, tarefas de fácil execução.

Reprotensão

O sistema possibilita a desprotensão e reprotensão em qualquer momento ao longo da vida útil do tirante.

Principais Aplicações

GEOTECNIA

■ Cortinas Atirantadas ■ Muros de Contenção ■ Solo Grampeado ■ Chumbadores em Rocha ■ Estacas e Microestacas ■ Provas de Carga ■ Linhas de Transmissão

(4)

Sistemas DYWIDAG

As barras e componentes DYWIDAG excedem os limites requeridos pelas normas brasileiras. Sua rosca robusta proporciona máxima aderência na interface aço/concreto, única no mercado, característica fundamental para garantir uma transferência de carga adequada na estrutura ancorada ou reforçada.

Os tirantes DYWIDAG são normalmente aplicados em ambientes agressivos, portanto necessitam de uma correta proteção anticorrosiva. Para isto, fornecemos acessórios de proteção específicos e a opção de pintura epóxica de fábrica como primeira camada de proteção.

Com o lançamento dos novos diâmetros, conseguimos obter maior abrangência no suporte às cargas de trabalho, alcançando ainda mais nichos do mercado e fornecendo para as mais diversas aplicações.

Material sob Medida

Os tirantes são fornecidos nas medidas especificadas em projeto, evitando perda de material na obra e reduzindo a necessidade de luvas de emenda. Podem ser compostos por barras inteiras de até 12 metros de

comprimento (11,8 metros, em casos de importação).

Atenção: A alta performance dos Sistemas DYWIDAG não permite o processo de soldagem das barras (nem mesmo com seus componentes).

Patamar de Escoamento Real

O aço DYWIDAG possui um patamar de escoamento bem definido, portanto o seu limite de escoamento é real e não calculado, como nos aços comuns. Todas as suas vantagens somadas constituem o sistema ideal para a execução de tirantes protendidos.

Propriedades dos Sistemas DYWIDAG

sy

ey Deformação (∆L/L)

Tensão (Kgf/mm²)

Diagrama sem escala

Patamar de Escoamento

AÇO DYWIDAG

AÇO COMuM

Porca de Ancoragem

Transfere a protensão para placa de ancoragem

Luva de Emenda

Permite a montagem de tirantes de qualquer comprimento

Placa da Ancoragem

Transfere e distribui a protensão para a estrutura ancorada

Ø Nominal

Tensão de

Escoamento Tensão de Ruptura EscoamentoCarga de Carga de Ruptura Passo Área da Seção Transversala) Pesob)

[Kgf/mm² [MPa]] [Kgf/mm² [MPa]] [tf] [tf] [mm] [mm²] [Kg/m] DW 15 mm 90 [900] 110 [1.100] 16 19 10 177 1,41 DW 32 mm 95 [950] 105 [1.050] 76 84 16 804 6,31 DW 36 mm 95 [950] 105 [1.050] 97 107 18 1.018 8,27 DW 40 mm* 95 [950] 105 [1.050] 119 132 20 1.257 10,21 DW 47 mm 95 [950] 105 [1.050] 165 182 21 1.735 14,10 a) área calculada b) peso teórico nominal

*Sob demanda. Prazo de entrega mínimo: 60 dias

NOVO!

(5)

Componentes dos Sistemas DYWIDAG

Porcas de Ancoragem

As ancoragens podem ser compostas por porcas sextavadas de base reta ou porcas hexagonais de base cônica. Estas últimas acomodam e compensam pequenos ângulos de inclinação do tirante (até 5°).

Contra-porcas

As contra-porcas podem ser utilizadas como travas, junto às luvas ou porcas, agindo de maneira que as mesmas não sejam desrosqueadas.

Luvas de Emenda

A barra de aço DYWIDAG pode ser cortada e emendada em qualquer ponto, com a utilização de luvas de emenda especiais. Podemos compor tirantes de qualquer comprimento de forma simples e sem desperdício de material.

Placas de Ancoragem

Têm a função de distribuir as tensões sobre a estrutura ancorada. Podem ser com furo reto (FR) ou furo cônico (FC), dependendo do tipo de porca utilizada. Podem ser produzidas em diversas dimensões.

Anéis de Compensação de

Ângulo

Para tirantes inclinados, os anéis compensam ângulos maiores que 5° na ancoragem. São fornecidos em ângulos a cada 5°, pois os ângulos intermediários são compensados pela porca hexagonal.

Ø Nominal Porca Sextavada Porca Hexagonal Contra-Porca Luva de Emenda

L [mm] chave [mm] L [mm] chave [mm] L [mm] chave [mm] C [mm] D [mm]

DW 15 mm 40 30 35 30 20 30 80 35 DW 32 mm 85 50 65 55 35 50 180 63 DW 36 mm 110 60 80 65 60 60 210 68 DW 40 mm 120 70 95 70 25 50 245 70 DW 47 mm 140 80 115 80 40 80 270 83 Ø Nominal Placa de Ancoragem

FR* Placa de Ancoragem FC* Anel de Compensação de Ângulo Comprimento Mínimo de Protensão

W [mm] T [mm] W [mm] T [mm] graus [º] P [mm] DW 15 mm 120 16 120 20 até 45º 40 DW 32 mm 200 20 200 25 até 45º 90 DW 36 mm 200 45 200 45 até 45º 105 DW 40 mm 220 45 220 45 até 45º 123 DW 47 mm 260 50 260 50 até 45º 135

Nota: *Placas de ancoragem podem ser fornecidas em outras dimensões, de acordo com especificações de projeto.

P L T T P P C D L W W Porca Sextavada Placa de Ancoragem FR Porca Hexagonal

(6)

Sistemas GEWI

®

& GEWI

®

Plus

Os sistemas GEWI® e GEWI® Plus são compostos por barras e componentes de ancoragem de alta capacidade, diferenciando-se dos sistemas DYWIDAG apenas pelas propriedades mecânicas do aço. Essas barras possuem rosca esquerda duplo filetada e robusta por toda sua extensão, característica vantajosa que mantém sua fácil rosqueabilidade mesmo em ambientes agressivos, que danificam as roscas finas.

Para a composição de tirantes de qual-quer comprimento, as barras GEWI® e

GEWI® Plus também podem ser cortadas em qualquer ponto e emendadas com luvas especiais. A utilização de luvas de emenda rosqueáveis agilizam a execução completa do serviço e diminuem o risco de falhas no processo.

A barra e os componentes do sistema podem ser fornecidos com pintura anticorrosiva de fábrica.

Fácil Execução

Elevadas solicitações exigem grandes concentrações de armadura e, por consequência, dificultam a montagem e concretagem da estrutura. utilizando os sistemas GEWI® e GEWI® Plus, a armadura se torna menos densa devido à eliminação dos transpasses e ganchos, sendo asism, montagem e concretagem são facilitadas.

Material sob Medida

Os tirantes são fornecidos nas medidas especificadas em projeto, evitando perda de material na obra e reduzindo a necessidade de luvas de emenda. Podem ser compostos por barras inteiras de até 12 metros de

comprimento (11,8 metros, em casos de importação).

Propriedades dos Sistemas GEWI

®

& GEWI

®

Plus

Ø Nominal

Tensão de

Escoamento Tensão de Ruptura EscoamentoCarga de Carga de Ruptura Passo Área da Seção Transversala) Pesob)

[Kgf/mm² [MPa]] [Kgf/mm² [MPa]] [tf] [tf] [mm] [mm²] [Kg/m] GW 25 mm 50 [500] 75 [750] 25 37 12,5 491 3,90 GW 25 mm Plus 67 [670] 80 [800] 33 39 12,5 491 3,90 GW 32 mm 50 [500] 55 [550] 40 44 16 804 6,31 GW 32 mm Plus 67 [670] 80 [800] 54 64 16 804 6,31 GW 50 mm 50 [500] 55 [550] 98 108 26 1.963 15,40 GW 57,5 mm Plus* 67 [670] 80 [800] 174 208 20 2.597 20,38 GW 63,5 mm Plus* 67 [670] 80 [800] 212 253 21 3.167 24,86 GW 75 mm Plus* 67 [670] 80 [800] 296 353 24 4.418 34,68 a) área calculada b) peso teórico nominal

*Sob demanda. Prazo de entrega mínimo: 60 dias

NOVO! NOVO! NOVO!

Módulo de Elasticidade: E = 20.500 Kgf/mm² +/- 5%

Os sistemas GEWI® e GEWI® Pluspossuem

características e componentes semelhantes ao sistema DYWIDAG.

*Informações sobre os processos de soldagem e galvanização nos sistemas GEWI® e GEWI® Plus devem ser previamente consultadas com nossa equipe técnica.

Grampos de Contenção Sistema GEWI® 32 mm Nova Lima/MG - Brasil

(7)

Componentes dos Sistemas GEWI

®

& GEWI

®

Plus

Os componentes dos sistemas GEWI® e GEWI® Plus são semelhantes aos componentes do sistema DYWIDAG, diferenciando-se apenas em suas dimensões e algumas características específicas, de acordo com sua aplicação.

Todos os componentes do sistema

GEWI® e GEWI® Plus possuem

rosqueabilidade no sentido anti-horário (rosca esquerda), impossibilitando a utilização de seus componentes com o sistema DYWIDAG e vice-versa.

Ø Nominal Porca Sextavada Porca Hexagonal Contra-Porca Luva de Emenda

L [mm] chave [mm] L [mm] chave [mm] L [mm] chave [mm] C [mm] D [mm]

GW 25 mm 50 41 35 41 25 41 115 40 GW 25 mm Plus 80 41 35 41 25 41 130 40 GW 32 mm 50 50 65 55 35 50 130 50 GW 32 mm Plus 70 50 65 55 35 50 150 63 GW 50 mm 85 80 65 80 50 80 200 80 GW 57,5 mm Plus 120 90 85 90 60 90 250 102 GW 63,5 mm Plus 145 100 95 100 70 100 300 114 GW 75 mm Plus 130 100 120 120 80 100 260 108 Ø Nominal Placa de Ancoragem

FR* Placa de Ancoragem FC* Anel de Compensação de Ângulo Comprimento Mínimo de Protensão

W [mm] T [mm] W [mm] T [mm] graus [º] P [mm] GW 25 mm 140 16 140 20 até 45º 58 GW 25 mm Plus 140 20 140 20 até 45º 65 GW 32 mm 200 20 200 25 até 45º 65 GW 32 mm Plus 200 20 200 25 até 45º 75 GW 50 mm 200 45 200 45 até 45º 100 GW 57,5 mm Plus 250 55 275 60 até 45º 125 GW 63,5 mm Plus 265 60 300 65 até 45º 150 GW 75 mm Plus 320 70 325 70 até 45º 130

Nota: *Placas de ancoragem podem ser fornecidas em outras dimensões, de acordo com especificações de projeto.

C D W W P L P L T T P Porca Sextavada Placa de Ancoragem FR Porca Hexagonal

Placa de Ancoragem FC Luva de Emenda

Porca Placa de Ancoragem

Luva de Emenda Contra-porcas

(8)

Aplicações Geotécnicas

Os sistemas DYWIDAG são mundialmente reconhecidos na execução de tirantes ancorados no terreno (solos e rochas), permanentes ou provisórios, devido à sua segurança e confiabilidade.

Tirantes ancorados em solo e rocha necessitam da garantia de uma transferência de carga adequada da estrutura ancorada para o terreno estável. Os tirantes DYWIDAG com sistema de ancoragens de placas e porcas, e as barras de aço especial com rosca robusta, garantem a transferência adequada de carga com eficiência e simplicidade.

Segundo a norma brasileira para tirantes ancorados no terreno - NBR 5629 - as proteções contra corrosão devem ser executadas considerando a vida útil dos tirantes (permanentes ou provisórios) e o nível de agressividade do terreno em que os mesmos serão instalados. Os tirantes DYWIDAG podem ser fornecidos com pintura epóxica de fábrica ou galvanizados, e também com todos os acessórios de proteção.

Cortinas Atirantadas • Solos Grampeados • Chumbadores em Rocha • Muros de Contenção • Estacas e Microestacas • Provas de Carga • Linhas de Transmissão

PROTEÇÃO SIMPLES

Proteção normalmente utilizada em tirantes provisórios (vida útil <= 2 anos).

Aplicação de 1 ou 2 camadas protetoras no trecho livre e apenas 1 camada protetora no trecho ancorado. Porca Hexagonal Placa de Ancoragem FC Tubo de Polietileno Distanciador

Barra DYWIDAG ou GEWI® Cabeça do Tirante Trecho Livr e Trecho Ancorado PROTEÇÃO DUPLA

Proteção utilizada em tirantes permanentes (vida útil > 2 anos). Aplicação de pelo menos 2 camadas protetoras por toda a extensão do tirante (trecho livre e ancorado).

Cabeça doTirante Trecho Livr e Trecho Ancorado Porca Hexagonal Placa de Ancoragem FC

Barra DYWIDAG ou GEWI®

Bainha Metálica Tubo de Polietileno

(9)

Aplicações Geotécnicas

Cortinas Atirantadas • Solos Grampeados • Chumbadores em Rocha • Muros de Contenção • Estacas e Microestacas • Provas de Carga • Linhas de Transmissão

Contenção do Subsolo e Ancoragem de Laje de Subpressão Sistema DYWIDAG 32mm e Sistema DYWIDAG 36mm

Fortaleza/CE - Brasil

Cortina Atirantada - Tirantes Permanentes Sistema DYWIDAG 32mm

Belo Horizonte/MG - Brasil

Cargas de Trabalho para Ancoragens no Terreno - Norma NBR 5629

Ø Nominal

Tirantes

Permanentes ProvisóriosTirantes Carga Máxima de Ensaio Ø Nominal

Tirantes

Permanentes ProvisóriosTirantes Carga Máxima de Ensaio

[tf] [tf] [tf] [tf] [tf] [tf] DW 15 mm 8 10 14 GW 25 mm 13 15 22 DW 32 mm 39 46 68 GW 25 mm Plus 17 20 30 DW 36 mm 50 58 87 GW 32 mm 21 24 36 DW 40 mm 61 71 107 GW 32 mm Plus 28 33 49 DW 47 mm 85 99 148 GW 50 mm 50 59 88 GW 57,5 mm Plus* 90 105 157

(*) Valores válidos para Prova de Carga e Aplicações Estruturais. Esse valor corresponde a 90% da Carga de Escoamento da barra.

GW 63,5 mm Plus* 109 127 191

(10)

Bombas Hidráulicas Manual ou Elétrica

Pressões de 500 ou 600 bar Com terminal para 1 ou 2 macacos simultâneos

Equipamentos de Protensão

A protensão é aplicada no sistema com a utilização de um conjunto Macaco-Bomba hidráulico, que se encaixa na cabeça do tirante (placa+porca), apoiando-se sobre a placa.

O equipamento traciona a barra com a aplicação de cargas sucessivas, por etapas, até atingir a carga desejada.

As bombas hidráulicas podem ser de operação manual ou elétrica, segundo as características da protensão e do local da obra.

Acessórios

Luva Purgadora

utilizada para executar a injeção posterior da bainha metálica em tirantes de reforços estruturais.

Bainha Metálica

Pode ser utilizada tanto no trecho ancorado de tirantes ancorados no terreno, como também para reforços estruturais.

Tubo de Polietileno

utilizado para a proteção do trecho livre de tirantes ancorados no terreno, composto por material elástico que acompanha o alongamento do tirante. Distanciador

utilizado para garantir a centralização da barra no furo onde será instalado o tirante ancorado no terreno, garantindo o cobrimento adequado de calda de cimento. Macaco DW 110 Mp Bombas Elétricas Luva Purgadora Distanciador Bainha Metálica Bomba Manual

Modelo Área do Pistão Capacidade Curso Peso

[cm] [KN] [mm] [Kg]

25 Mp 50,3 245 100 23

60 Mp 132,5 625 50 37

(11)

usina Hidrelétrica Sinop - Tirantes de Contenção Sistema DYWIDAG 32mm

Sinop/MT - Brasil

Trincheira dos Trabalhadores - Cortina Atirantada - Tirantes Permanentes Sistema DYWIDAG 32mm

Cuiabá/MT - Brasil

Prova de Carga Estática - Rodoanel Mário Covas Sistema DYWIDAG 32mm

São Paulo/SP - Brasil

(12)

05288-5/04.17- web lv A R G E N T I N A A u S T R A L I A A u S T R I A B E L G I u M B O S N I A A N D H E R z E G O V I N A B R A z I L C A N A D A C H I L E C H I N A C O L O M B I A C O S TA R I C A C R O AT I A C z E C H R E P u B L I C D E N M A R K E G Y P T E S T O N I A F I N L A N D F R A N C E G E R M A N Y G R E E C E G u AT E M A L A H O N D u R A S H O N G K O N G I N D I A I N D O N E S I A I R A N I TA LY J A P A N K O R E A L E B A N O N L u x E M B O u R G M A L A Y S I A M E x I C O N E T H E R L A N D S N I G E R I A N O R W A Y O M A N P A N A M A P A R A G u A Y P E R u P O L A N D P O R T u G A L Q ATA R R u S S I A S A u D I A R A B I A S I N G A P O R E S O u T H A F R I C A S P A I N S W E D E N S W I T z E R L A N D TA I W A N T H A I L A N D T u R K E Y u N I T E D A R A B E M I R AT E S u N I T E D K I N G D O M u R u G u A Y u S A V E N E z u E L A Brasil

Protendidos DYWIDAG Ltda. Rua Iaiá, 150 - 10° andar - Cj.102 Itaim Bibi - 04542-060 São Paulo/SP Tel./Fax + 55 11 2131 3700 vendas@dywidag.com.br Brasil Fábrica Itapegica Av. Rotary, 548 Itapegica - 07042-000 Guarulhos/SP Tel. + 55 11 2421 5144 Brasil REGIÃO SuDESTE Escritório Rio de Janeiro Tel. + 55 21 3923 5089 Escritório Belo Horizonte Tel. + 55 31 3555 3574 REGIÃO SuDOESTE Escritório Curitiba Tel. + 55 41 3091 9669 Escritório Porto Alegre Tel. + 55 51 2139 5953 REGIÃO NORDESTE Depósito-Escritório Recife Tel. + 55 81 9 9695 0602 Escritório Fortaleza Tel. + 55 85 9 8216 7561 Escritório Salvador Tel. + 55 71 9 9613 9794

www.dywidag.com.br

Nota:

Este catálogo fornece apenas informações básicas. As informações e os dados técnicos contidos neste catálogo podem ser alterados sem aviso prévio, e portanto não devem ser considerados como definitivos. Não assumimos nenhuma responsabilidade por perdas ou danos atribuídos ao uso destas informações técnicas e de qualquer uso inadequado dos nossos produtos. Caso necessite maiores informações sobre um produto, por favor, não hesite em nos contatar.

Referências

Documentos relacionados

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Vários trabalhos têm demonstrado que a mortali- dade por síndrome ascítica é maior nos machos do que nas fêmeas, acreditando-se que este fato esteja relacionado com a maior

No entanto, a passagem de tempo depende do estado de movimento do observador, logo, poder´ıamos fazer a seguinte per- gunta: se dois gˆ emeos s˜ ao separados, um permanecendo na Terra

Temos o campo senha, conforme dito acima, onde informara a senha para acesso e os botões para entrar e sair do programa... Mônaco Distribuidora de Peças

É possível argumentar que havia uma tendência conservadora dos governos ditatoriais que vigoraram na América Latina na segunda metade do século XX. Pregavam a

A realização do Curso teve como motivação o aspecto de que as barragens brasileiras durante muitos anos pertenciam a empresas estatais que contratavam o projeto e a

Além disso, recebia comissão de 3% sobre cada seguro de carro, vida e previdência oferecido e aceito pelos clientes do Banco, o que fazia concomitantemente com suas

A outra parte poderá apresentar ao Tribunal as considerações que julgar pertinentes em um prazo máximo de três (3) dias, contados a partir da data do recebimento da solicitação.