• Nenhum resultado encontrado

Recife recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recife recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Recife recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Realizado no Nordeste pela primeira vez e organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater o tema

“Primeira Infância: Prioridade Absoluta”

Especialistas internacionais e brasileiros, como Ricardo Paes de Barros - Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper - e Marcia de Castro - Professora Associada de Demografia na Harvard T.H. Chan School of Public Health - se reunirão nos dias 7 e 8 de novembro em Recife para o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que pela primeira vez será realizado no Nordeste do País.

O evento é organizado anualmente pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

Com a mudança no local do evento, que nas outras edições ocorreu em São Paulo, o objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento sobre o desenvolvimento infantil para outras regiões do País. Neste ano, o tema escolhido é “Primeira Infância: Prioridade Absoluta”. “A escolha da temática faz alusão à Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, e representa uma oportunidade de debater os principais desafios para sua implementação”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino. “É preciso discutir também quais políticas públicas deverão ser prioritárias e quais mecanismos poderiam assegurar a qualidade dessas políticas”, complementa.

(2)

Além de debater essas questões, os especialistas nacionais e internacionais que participarão do evento também apresentarão suas experiências em diversos projetos relacionados ao desenvolvimento infantil.

O NCPI reuniu um comitê de especialistas da região que colaborou para a definição dos conteúdos a serem abordados. Participaram desse comitê consultivo representantes do Ceará (IFAN, IPREDE e UFC), Bahia (AVANTE e UFBA) e Pernambuco (Mãe Coruja Pernambucana), além do Unicef.

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é realizado desde 2011 e aborda temas relacionados ao Desenvolvimento na Primeira Infância, como qualidade da atenção à primeira infância, o fortalecimento das potencialidades dos adultos para promover o desenvolvimento das crianças, entre outros, impactando profissionais do Brasil inteiro.

As vagas são limitadas. As inscrições estarão disponíveis até 6 de novembro de 2016 ou até se esgotarem as vagas. O valor da inscrição é R$ 150,00 por pessoa.

Serviço

Data:7 e 8 de novembro de 2016 Horário 1º dia: 8h30 às 18h Horário 2º dia: 8h30 à s12h

Local: Paço Alfândega – Recife – PE

Site para Inscrição: http://simposio.ncpi.org.br

Conheça os palestrantes já confirmados: Marcia de Castro

Professora Associada de Demografia na Harvard T.H. Chan School of Public Health e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Lançou um esforço colaborativo para iniciar o primeiro estudo de coorte do nascimento desde o período pré-natal na Amazônia.

Isabella Henriques

Advogada e Mestre em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos – pela PUC/SP. Diretora de Advocacy do Instituto Alana, onde atua também como coordenadora geral do Projeto Prioridade Absoluta que tem a missão de promover a efetivação dos direitos das crianças no país, dando conhecimento do artigo 227 da CF.

(3)

Daniel Cara

Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É blogueiro do UOL (Grupo Folha) e foi vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2015.

Carla Peterson

Professora no Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos Familiares na Universidade do Iowa (EUA). Tem colaborado com investigadores de diversas universidades e agências de base e, atualmente, está dirigindo uma avaliação em programas de visitação domiciliar para mães e crianças na Primeira Infância no estado do Iowa. Dra. Carla Peterson foi editora da Young Exceptional Children e editora associada do Journal of Early Intervention.

Ricardo Paes de Barros

Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna. É autoridade mundial em questões relacionadas a educação, pobreza, desigualdade e mercado de trabalho e política social.

Patrícia Almdeida

Possui graduação em Pedagogia pela UNITAU, Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUCSP, como bolsista FAPESP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática. É integrante grupo de pesquisa/CNPq que investiga a inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência.

Programação Dia 7/11

9h Abertura formal

9h20 Primeira Infância: Panorama Nacional

 Palestrante: Osmar Terra - Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

9h40 Primeira Infância: Panorama Internacional  Palestrante: à confirmar.

Moderador: Eduardo Queiroz – diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

(4)

10h40 Café

11h Desenvolvimento da primeira infância na diversidade e em contextos de vulnerabilidade

 Palestrante: Marcia Castro – Professora Associada de Demografia na Harvard T.H. Chan School of Public Health

 Outros palestrantes à confirmar

Moderador: Eurípedes Constantino - Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

12h30 Almoço 14h

Qualidade como um direito

 Palestrante: Carla Peterson – Professora da Iowa State University  Outros palestrantes à confirmar

15h30 Café 16:00 –

17:30

Formação dos profissionais da Primeira Infância impacto do Processo de Bologna no Currículo de Pedagogia em Portugal

 Palestrantes: Anna Chiesa - Professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo;

 Patricia Albieri Almeida – pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; e Sara Araújo (MEC Portugal)

Moderadora: Beatriz Ferraz – gerente de Educação Infantil da Fundação Maria Cecilia

17h30 Lançamento da Sistematização do Programa Mãe Coruja Pernambucana

 Palestrante: Ricardo Paes de Barros - Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna.

Dia 8/11

9h Advocacy para a primeira infância

Como estruturar uma estratégia de advocacy

 Palestrantes: Isabella Henriques - diretora de advocacy do Instituto Alana;

(5)

 Daniel Cara – coordenador geral da Campanha Nacional para Educação

Moderadora: Roberta Rivelino – gerente de comunicação e marca da Fundação Maria Cecilia

10h30 Desafios para o estabelecimento de Políticas de Estado para a Primeira Infância no Brasil

 Palestrantes: Ariela Luna – do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social – Peru

 Outros palestrantes à confirmar Moderador: Eduardo Marino

11h Conclusões

11h15 Brunch e Lançamento de duas publicações do NCPI:

Funções Executivas e Desenvolvimento na Primeira Infância: Habilidades Necessárias para Autonomia e Importância dos Vínculos Familiares na Primeira Infância

O Simpósio conta com apoio institucional da Governo do Estado de Pernambuco, Mãe Coruja Pernambucana e da Danone Early Life Nutricion.

Sobre o NCPI

O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, o David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Hospital Infantil Sabará, foi criado em 2011 com o objetivo principal de traduzir o conhecimento científico sobre a Primeira Infância, que vai do nascimento aos seis anos de idade, para uma linguagem mais acessível à sociedade, de modo que ele possa ser melhor aplicado às políticas públicas e às práticas profissionais

Além das entidades idealizadoras, o NCPI reúne ainda um grupo de especialistas e pesquisadores brasileiros de destaque em um Comitê Científico interdisciplinar que tem como missão identificar o que há de mais relevante e com maior potencial de impacto entre os conhecimentos existentes sobre o desenvolvimento na Primeira Infância, sintetizar assuntos que têm maior chance de aplicação nas políticas públicas, bem como promover uma agenda nacional de pesquisas voltada a áreas pouco ou nada exploradas.

(6)

Mais Informações sobre a FMCSV: CDN – Comunicação Marleide Rocha – marleide.rocha@cdn.com.br / 11 3643-2790 Giuliana Reginatto – giuliana.reginatto@cdn.com.br / 11 4084-4815 www.fmcsv.org.br

Referências

Documentos relacionados

[SLIN:0428f] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal,

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

1 - Sempre que a autoridade competente do Estado membro requerente apresentar um pedido de auxílio judiciário mútuo complementar a um pedido anterior não fica obrigada a facultar

Dia sim, dia não, chegava uma carta de Paulo, e Helena, atarefadíssima, não encontrava tempo para responder.. Como arrumar uma brecha para isso em meio à

O estudo indicou que a utilização de méto- dos de interpolação para a construção de modelos digitais da batimetria de cursos d’água é uma al- ternativa viável para

Esta pesquisa problematiza a formação de professores de Matemática e a relação dos saberes docentes de um grupo de educadores que atuam na formação de professores do

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of