• Nenhum resultado encontrado

Do rascunho ao livro publicado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Do rascunho ao livro publicado"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais Antonio e Uilma, minha irmã Dennia e família e em especial à minha esposa Derbby Thayse e aos meus filhos Bernardo e Benjamim

(3)

CRIAÇÃO 19 EDIÇÃO E REVISÃO 21 DESIGN 23 PUBLICAÇÃO 25 TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS29 PROCESSADORES DE TEXTOS 31 EDIÇÃO DE FOTOS 33 LAYOUT INTERNO 35 LAYOUT EXTERNO 37 IMPRESSÃO 39 CONCLUSÃO 43

(4)
(5)

Escrever um livro é um desafio criativo, mas imprimi-lo é tecnológico.

O mercado editorial atualmente mudou e está se adequando às novas tecnologias, e o autor independente tem uma receptividade maior, do que há alguns anos atrás. Inclusive no ano de 2018, o Prêmio Jabuti, o mais importante do segmento foi para um independente.

Esses vendem dezenas de milhares de livros diretamente ao consumidor ou mesmo nos canais tradicionais de venda, não perca esta onda!

Nas próximas páginas, apresentarei a jornada do autor. Boa leitura!

(6)

A JORNADA DO

AUTOR

(7)

O gráfico ao lado traça a jornada do autor através do processo criativo, representado pela linha superior, e das ferramentas tecnológicas necessárias, representado pela linha inferior, para produzir um livro de qualidade profissional.

A jornada do autor

Fluxo dos softwares para produção do livro

PLANO IMAGINAÇÃO CRIAÇÃO EDIÇÃO DESIGN PUBLICAÇÃO

(8)

14 15

IMAGINAÇÃO

Vamos começar com o lado criativo da equação. Você começa quando imagina a ideia central de seu livro. Nesta etapa, é importante um brainstorming para escrever todas as ideias e imaginações a respeito do foco de seu livro. Não se preocupe com coisas que pareçam sem importância ou absurdas. Seja divergente, escreva tudo o que vier a sua cabeça. Não coloque nenhum filtro ou pudor, e nem se preocupe com a cronologia.

Descreva os personagens, os fatos, acontecimentos, cenas, imagens, gráficos e outros que achar importante.

(9)

PLANO

Após a divergência com brainstorming, chegou a hora da convergência. Nesta etapa é importante fazer um mapa mental, para colocar em um plano todas as suas ideias, descritas anteriormente, de forma ordenada e conectada, mirando o ponto focal de sua história.

(10)

18 19

CRIAÇÃO

Defina quantas horas por dia se dedicará à escrita e em quanto tempo terá seu livro totalmente escrito. Avise os fami-liares para que não o interrompam durante este período. Nós somos seres procrastinadores, e uma meta definida é muito importante para o progresso da escrita. E efetivamente colo-que a mão na massa, assuma este tempo como seu trabalho.

Não se esqueça, fuja dos ladrões de sonhos:

• Sugador do tempo: você não dedica tempo suficiente ao seu projeto, sempre coloca outra coisa como prioridade;

• Pesquisador incansável: fica somente pesquisando e estudando o tema, mas não começa a escrever; • Bloqueio criativo: fica por horas sentado sem escrever

nada. Não adianta ficar parado, é preciso se movimentar e arejar para que as ideias fluam. Geralmente, acontece quando não se faz o brainstorm e o mapa mental. • Terceirizador de culpa: sempre há algo externo que o

impede de escrever seu livro;

• Comparador de qualidade: sempre se compara com outros autores e nunca acha que o que está escrevendo é bom;

• Perfeccionista: seu livro nunca chegará à perfeição, sempre terá um ponto de melhoria, então você deve decidir quando estará pronto.

(11)

Não importa o quão bom esteja o rascunho que você escreveu, ou o quanto você se envolveu emocionalmente e tenha gostado, você precisará editá-lo e revisá-lo. É importante que faça a revisão apontada pelos programas processadores de texto, servem para corrigir erros de digitação.

Você pode ter amigos e familiares atuando como leitores beta. Seu feedback pode ser valioso ao apontar lugares no livro que precisam de atenção antes de prosseguir.

Se você pertence a um grupo de escritores, você tem um ótimo lugar para fazer uma crítica ao seu rascunho. Mas, se você quer um livro profissional, não há substituto para a edição e revisão profissional.

É importante se desprender de sua obra e estar aberto às críticas e sugestões, com certeza você e seu livro amadureceram com o resultado final.

(12)

22 23

DESIGN

Um bom design, tanto na capa do livro quanto no seu interior, é fundamental para a criação de um livro de qualidade. O designer de livro tem uma responsabilidade tripla, tem que agradar o leitor, o editor e, acima de tudo, o autor. Deve ser algo atraente, de modo que, quando vir o resultado final, o leitor olhe para o livro e diga: “Uau! Eu preciso ler isso!”.

(13)

passar por um extenso check list: capa dura ou não, colorida ou em preto e branco, tamanho do livro (padrão ou de bolso), e outras tantas variáveis e acabamentos especiais.

Nesta etapa são incluídas partes técnicas como catalogação, feita por um bibliotecário, registro na Biblioteca Nacional com a atribuição do ISBN ao livro, depósito legal na Biblioteca Nacional, atendendo a lei do livro. Normatização quanto à estrutura física do livro.

Você também precisará considerar como distribuir seu livro. Você deseja imprimir uma tiragem significativa e fazer comercialização por conta própria, ou apenas algumas cópias para familiares e amigos íntimos? Ou deseja usar um editor de impressão sob demanda que possa disponibilizar seu livro em livrarias on-line.

Se você quiser uma versão de e-book, você enfrentará perguntas adicionais. Qual formato do e-book: epub, AZW, PDF e outros. Como irá distribuir o e-book, se em plataforma própria ou em uma plataforma de distribuição global, e como este livro será impulsionado nas livrarias.

(14)

TECNOLOGIAS

ENVOLVIDAS

(15)

Agora vamos ver algumas das tecnologias necessárias para produzir um livro de qualidade. Estes são os itens na linha inferior do gráfico.

(16)

30 31

PROCESSADORES DE TEXTOS

Tudo começa com o Microsoft Word ou um programa de processamento de texto semelhante. Ele foi projetado para criar texto e faz isso muito bem. No entanto, muitos autores têm problemas quando tentam usar o Word para fazer coisas para as quais não foi projetado.

Alguns autores o utilizam para inserir suas fotos, gráficos e outros elementos, muitos deles quase ficam loucos, pois costuma desconfigurar todo texto.

(17)

EDIÇÃO DE FOTOS

Se o seu livro incluir ilustrações, você precisará do Adobe Photoshop ou de um programa semelhante de edição de fotos. Você precisará cortar, redimensionar, fazer correções de cores e aplicar filtros às suas fotos para otimizar suas ilustrações. O Adobe Bridge é usado para colocar imagens no texto e para colocar legendas nessas imagens.

(18)

34 35

LAYOUT INTERNO

Os designers de livros profissionais usam o Adobe InDesign para o layout interno de um livro. O InDesign permite ancorar texto, imagens, gráficos e outros elementos textuais, para que nada se mova como costuma, acontecer se você tentar projetar no Word, além de dar todo o toque profissional ao livro.

(19)

LAYOUT EXTERNO

A maioria das capas é projetada no Adobe Illustrator ou Corel Draw. A capa do livro é um arquivo grande que inclui capas de frente e verso e a lombada do livro. Esses programas permitem que um designer se desloque de imagens para texto, de forma fluída e natural e forneça ferramentas para criar vários efeitos visuais, como sombras, degradês, sobreposições, máscaras, entre outros.

(20)

38 39

IMPRESSÃO

Quando tudo estiver terminado, é hora de enviar os arquivos fechados do seu livro para impressão. Dois arquivos são necessários um para a capa e outro para o miolo. Esses arquivos devem estar em um formato PDF especializado, para que nada mude de lugar e não perca sua originalidade, e geralmente utiliza-se o Adobe Acrobat Pro.

Dependendo da quantidade e do tipo de impressão, pode-se usar impressor off-set ou digital, isso irá impactar no resultado final do livro.

(21)
(22)

43

A maioria dos escritores independentes procura uma abordagem “faça você mesmo” para publicar seu livro. Isso é ótimo se você tiver tempo, as ferramentas e a experiência para usá-las e, ainda assim, você pode atingir o resultado esperado ou seu livro não sair com a qualidade desejada ou de forma amadora. A realidade é que muitos desses programas são caros, complexos e exigem muita experiência para usá-los bem.

Na busca de um resultado profissional, o melhor mesmo é contratar um serviço especializado para atendê-lo e orientá-atendê-lo em cada etapa na produção do seu livro, tendo, assim garantia de um resultado profissional e que atenda às suas expectativas.

(23)

Referências

Documentos relacionados

Tanto do ponto de vista político programático, da intervenção político partidá- ria, quanto do ponto de vista sindical, e aí a questão do peso da estrutura sindical é re-

“organização do sistema”, especialmente no que diz W Ministério da Saúde (MS), das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e

Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde - PROFORMAR Coordenação Geral.. Carlos Eduardo

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Leia para saber um pouco sobre a história... Neste livro, o menino Lucas embarca em uma fantástica viagem e convive com homens primitivos, perigosos piratas, índios,

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Na prática, a forma que encontrei para conseguir tempo para o que gosto foi, em meu planejamento semanal, criar sempre algum tipo de compromisso comigo mesmo. Na semana passada,

Depois de visitar a Catedral, vamos seguir para a Praça XV Marzo, uma das mais belas e importantes praças do centro histórico de Cosença, rodeada por palácios nobres e