• Nenhum resultado encontrado

Planilhas de conexão com bases de dados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planilhas de conexão com bases de dados"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Planilhas de conexão com bases de dados

Sahara pode se conectar à maioria dos motores de bases de dados da indústria, para importar e atualizar informação mediante planilhas.

Criação de planilhas

A criação e edição de planilhas se realizam mediante o Assistente de configuração de planilhas de importação, ao qual se acede desde Edição > Configuração > Planilhas de bases de dados, e que passo a passo nos guiará na criação das mesmas.

Paso 1

Nesta janela se ingressa o nome da nova planilha e o grupo de dados ao que pertence.

No caso de que se trate de uma planilha de produção, também deverá selecionar o cenário ao que se importará a informação.

A opção “Basear nova planilha em uma existente” agiliza os seguintes passos, permitindo escolher um arquivo de planilhas e dentro deste, uma planilha em particular a utilizar como base para as opções a selecionar nas seguintes janelas.

(2)

Neste passo se mostra uma lista com os provedores de dados detectados na PC e se pode selecionar ao que se deseja utilizar.

Por exemplo, para uma base de dados Access poderia ser “Microsoft OLE DB Provider for Excel 97-2003/Access 2000/2003”, e no caso de Oracle poderia ser “Microsoft OLE DB Provider for Oracle”.

Passo 3

Deve-se selecionar a origem dos dados, que será a base de dados com a qual se deseja estabelecer a conexão.

Mediante o botão “Provar conexão” é possível verificar a conexão e eventualmente os dados do usuário e senha.

(3)

Neste passo se pode escolher entre aceder á base de dados a través das tabelas ou vistas existentes, ou escrever a sentencia SQL que seja necessária para aceder aos dados desejados.

Passo 5

Se se escolhe a primeira opção, na seguinte janela se mostram os nomes das tabelas e vistas da base de dados e se poderá selecionar a que corresponda.

A opção de “Vista previa” pode ajudar a encontrar a tabela ou vista desejada, já que mostra os primeiros 100 registros da mesma.

(4)

Neste passo se deve vincular cada campo da tabela ou vista selecionada (Origem) com as variáveis do Sahara (Destino).

Ademais se deve indicar a unidade na qual se encontra cada dado na base de dados.

Com o botão secundário do mouse dentro da tabela se oferece uma opção para buscar automaticamente os nomes de campos no Sahara.

Passo 7

Neste passo é possível definir critérios de filtrado para que as importações atuem sobre um grupo específico de poços.

Isso é particularmente útil para a criação de projetos, donde se deseja incorporar os poços de um determinado jazimento ou bloco, desde uma base de dados que contenha todos os poços da companhia.

(5)

Neste passo se gravará a planilha criada em um arquivo de planilhas, cuja extensão é DBT.

Importante

Observe que os arquivos de planilhas são independentes dos projetos Sahara.

Por tal motivo, estas planilhas podem ser usadas desde diferentes projetos, enquanto a origem dos dados seja a mesma.

Somente se importaram os dados associados aos poços do projeto desde o qual se estejam sendo executadas as planilhas selecionadas.

O único caso especial é, justamente, o das planilhas de poços. Neste caso onde resulta particularmente útil o uso dos filtros do Passo 7. Isso exige criar uma planilha de poços para cada projeto utilizando os filtros que nos assegurem que somente serám importados poços que queremos ver nesse projeto: por exemplo filtrando por jazimento, área de contrato ou qualquer outro atributo que nos permita diminuir a lista de poços a importar.

(6)

A execução de uma planilha de base de dados previamente criada é através de Projeto > Importar > Base de dados, que abre uma janela onde se pode selecionar a planilha que será usada e as opções de importação.

A janela permite selecionar uma ou várias planilhas simultaneamente.

Podem-se selecionar os objetos, como por exemplo os poços e se apresentam opções para escolher a faixa de datas a importar.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando-se os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos da

98: “En- quanto não permitir o fundo de custeio dos serviços de inspeção, a designação de inspetores especializados para orientação do en- sino da Musica e dos exercícios

sem discriminação”; “...o ensino inclusivo será uma oportunidade das pessoas portadoras de necessidades especiais de mostrar suas potencialidades”; “espero que esta

Aprendizado geral dos jogos esportivos de forma implícita - lúdica Escola da Bola - O ABC da Aprendizagem do Jogo Implícito / Lúdico. O Problema / As causas A solução:

Savants são pessoas que demonstram capacidades superiores em uma inteligência, enquanto suas outras inteligências funcionam num baixo ritmo.. Ex.: Rain Man (baseado numa

Mediação significa que o t rabalho do professor é viabilizar a relação at iva do aluno com a mat éria de est udo, at ravés de obj et ivos, cont eúdos, mét odos e formas

Anche dopo il rilascio bisogna restare nella posizione precedentemente assunta fino al momento dell'impatto della freccia sul bersaglio ed evitare bruschi cali di tensione

1 - Entrada da mão muito próxima da cabeça. 2 - Entrada da mão fora da largura do ombro.. 3 -Tração com o braço fora do alinhamento do corpo.. 4 - Batida com elevação excessiva