• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) Seminarista Filipe Rodrigues de Lima 26/08/1900

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) Seminarista Filipe Rodrigues de Lima 26/08/1900"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4690

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Despertamento e Envolvimento para a Glória de Deus 1 Co 10.31 ...fazei tudo para a glória de Deus

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h

20/03/2016

Pastores

Efetivos

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Emérito

Rev. Carlos Aranha Neto

Missionários

1. Rev. Gerson Troquez (Senegal)

2. Rev. Gessé Almeida Rios (Cape Town - África do Sul)

3.Miss. Lázaro A. P. Jacarandá (Albânia)

4.Miss. Ronaldo F. André (Romênia)

5. Miss. Olga Rodrigues (Congregação de Caucaia do Alto)

Seminarista

Filipe Rodrigues de Lima

Lembrando um pouco da sua história Lembrando um pouco da sua históriaLembrando um pouco da sua história Lembrando um pouco da sua históriaLembrando um pouco da sua história

116 anos de SAF Unida

em 23 de março de 1900, um grupo de mulheres sob a presidência de D. Ubaldina Ferreira da Cunha, formaram uma sociedade de senhoras, cujo objetivo era glorificar a Deus e auxiliar a igreja do Senhor. Não sabemos quantas eram naquela época, mas eram atuantes e participativas.

Logo do início, elas ajudaram no levantamento das finanças para que o Templo que temos hoje pudesse ser construído. Para tanto, trabalharam com muita perseverança e generosidade. De lá p a r a c á , o s s e r v i ç o s p r e s t a d o s a o R e i n o d e D e u s s ó f o r a m aumentando, como podemos destacar:

oração: Desde sua organização, as sócias se reuniam para orar, suplicar e interceder. Foi assim que surgiram tais ministérios: Reunião mensal, sob a responsabilidade de um Departamento para orar. Corrente de Oração por telefone, atualmente ligada ao Ministério de Oração. Mães Intercessoras, onde cada sócia ora e intercede pelos filhos.

ação social: Outra característica da SAF é ajudar o próximo. Na sua história, a SAF sempre revelou sensibilidade social: auxílio financeiro ao Exército da Salvação e à Associação Evangélica Beneficente (AEB); campanhas e visitas ao CECOM (Casa de Repouso) e campanhas em prol da Missão Caiuá. Bazar da Pechincha, onde são vendidas roupas a preço simbólico; Mini-UD, onde são vendidos utensílios domésticos a preço igualmente modesto. Todo rendimento levantado é aplicado na causa social. Artesanato, onde são desenvolvidas aulas de tricô, crochê, corte e costura, pintura em tecido, bordados etc. Tal atividade nasceu do incentivo do Rev. Denoel Nicodemus Eller, então pastor da igreja, e da iniciativa da Presidente D. Maria José Ramos Garcia, em 1982. evangelização: Todas as atividades acima mencionadas estão ligadas ao caráter evangelístico. Além de cultos, distribuição de folhetos e Bíblias, visitas, registramos o Chá Missionário - onde é convidado um missionário para palestrar sobre missões e onde se faz um levantamento financeiro em prol da missão.

Louvamos a Deus por todas as mulheres que fizeram e fazem parte da SAF Unida. De maneira muito especial, pelo 116 anos de existência!

(2)

2

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que a participação da Santa Ceia nos uma como irmãos e nos edifique como seguidores de Cristo.

02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS – Vamos pedir ao Senhor que nossas famílias amem a Igreja e jamais se apartem dos caminhos de Cristo.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Que Deus abençoe a missio-nária Olga Rodrigues, que dirige a Congregação e aos irmãos que ali traba-lham sejam sempre abençoados.

04. OFICIAIS DA IGREJA – Rev. Flávio Viola Machado, Presbítero em Disponi-bilidade Paulo Hamilton Siqueira; Diáconos em DisponiDisponi-bilidade Eliel Campos de Oliveira e Enéas Cândido de Lara.

05. MINISTÉRIO DE ORAÇÃO – A oração é a declaração de nossa submissão a Deus. Oremos, pedindo que Ele nos faça cada vez mais fiéis no proposito de orar.

06. ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – Oremos por esse segmento tão importante da Igreja lembrando-nos de seu Superintendente Presb. Cleverson Pereira de Almeida; Vice-Superintendente Marcel Mendes, diretores, departamentos, professores e alunos, pedindo ao Senhor que juntos eles cresçam no conheci-mento da Palavra e no fortaleciconheci-mento espiritual.

07. BRASIL – Que a corrupção que em nosso país seja erradicada.

REUNIÃO DE ORAÇÃO – No próximo sábado, dia 26, às 07h00, a ênfase da reunião de oração será a intercessão pelo Brasil. Estatuto: República; Área: 8.500.000km2;

População: 208.311.542 habitantes; Língua: Português; Religião: Católica (maioria) e Protestantismo (Minoria).

FALECIMENTOS – 1) No dia 13 de março na cidade de Brasília, DF, a Sra. Elza Pereira de Almeida, mãe do Presb. Cleverson.

2) No dia 14 de março na cidade de São João da Boa Vista/SP a Sra. Oscarina Alves de Oliveira, irmã do Guaracy Alves.

3) No dia 15 de março nesta cidade, o Sr. Carl Bauer, cunhado da Sra. Vera Bizarro. 4) No dia 16 de março na cidade Caraguatatuba/SP o Sr. José Dias Saraiva Filho, avô do Diác. Saulo Brust e tio do Diác. Ricardo Lunghin.

Que o Espírito Santo conforte os corações enlutados. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente”, disse Jesus Cristo. (João 11.25-26).

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Maria Vitória Batista Santos e Tiago Alencar Agassi de Oliveira; Dia 21:Leonardo Gomez Bonilla; Dia 22: Célia Regina Brum de Matos, Diác. Edson Ramos dos Santos e Ester de Aguiar Pinto; Felipe Alves de S. Rios (Af. do Sul); Dia 23: Arthur Ferreira Aires; Dia 24: Gabriela Miranda Moriconi; Dia 25: Juan David López Carpigiani.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Dia 20: Diác. Felipe Lins Aiello e Letícia Boletti Vargas Aiello 06 anos Dia 22: Carlos Alberto dos Santos e Olívia Carvalho Alves dos Santos 41 anos Dia 22: Alencar Lemes Botari e Vivian Cristina Carvalho Botari 02 anos Dia 26: Diác. Leopoldo C. L.C. Montes e Alessandra do Vale Castro 01 ano

(3)

3

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redigidas pelo Presb. Marcel Mendes

Dia 21 – TOLERÂNCIA COM OS FRACOS NA FÉ – Romanos 14.1-6 Neste trecho de sua epístola, Paulo ensina que no Corpo de Cristo as pessoas apresentam diferentes graus de tolerância em relação a práticas cotidianas, hábitos alimentares, observância de dias sagrados e outros aspectos de “religiosidade”. Essas diferentes sensibilidades de consciência acabam criando o grupo dos fortes (para quem os limites são bem elásticos, porque sua fé cristã paira acima dessas regras ou cuidados) e o grupo dos fracos (para quem as questões de comida, bebida, calendário, disciplina do corpo são julgadas como importantes). O que o Apóstolo tem a dizer é que “só Deus é Senhor da consciência” (CFW 20.2), e que devemos viver dentro do espaço da liberdade cristã sem tolerar o pecado ou a concupiscência, porém em matéria de usos e costumes, aquele que se julga mais maduro deve acolher com simpatia e aceitação, sem discutir opiniões, quem é mais “débil na fé”.

Dia 22 – VIVENDO OU MORRENDO SOMOS DO SENHOR – Romanos 14.7-9

Que ensino maravilhoso! O texto nos lembra que vivemos (e morremos) exclusivamente para a glória do Deus Soberano, pois somos d’Ele por direito de criação, de redenção e de adoção. Assim, nossas preferências, escolhas e decisões só têm sentido se levarem em conta a realidade desse inteiro pertencimento. O Catecismo de Heidelberg começa por este ponto: “O meu único conforto é que – corpo e alma, na vida e na morte – não pertenço a mim mesmo, mas ao meu fiel Salvador Jesus Cristo [...]. Na verdade, tudo coopera para o meu bem e o seu propósito é para a minha salvação. Portanto, pelo seu Espírito Santo ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para ele daqui em diante, de todo o coração.” Diante disso, tornam-se irrelevantes as diferenças de opinião entre crentes fortes e crentes fracos. Somos todos do Senhor!

Dia 23 – PRESTAREMOS CONTAS A DEUS – Romanos 14.10-12

Aqui a Palavra de Deus soa em nossos corações e ouvidos espirituais advertindo que não temos a mínima condição de emitir qualquer tipo de juízo em relação aos nossos irmãos, pois essa função julgadora só compete a Deus, por meio de Jesus Cristo. Ao contrário, devemos estar cientes de que “todas as pessoas que tiverem vivido sobre a Terra comparecerão ante o tribunal de Cristo, a fim de darem conta dos seus pensamentos, palavras e obras, recebendo o galardão segundo o que tiverem feito, o bem ou o mal, por meio do corpo” (CFW 33.1). F. J. Leenhardt lembra que cada um terá de dar contas de si mesmo, os fortes da liberdade que se arrogaram, os fracos dos escrúpulos que alimentaram. O que equivale a dizer, que ninguém terá de prestar contas do que tem como “erros dos outros”. Que o Senhor nos abençoe com esta lembrança e advertência!

Dia 24 – ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO – Romanos 14.13-18

A leitura de hoje nos desafia a pararmos de criticar uns aos outros. Também nos ensina que o uso que fazemos da liberdade cristã não deve servir de tropeço para algum dos nossos irmãos: “Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor” (v.15, NTLH). Aliás, é bom lembrar que as controvérsias sobre alimentos, datas ou tradições religiosas não podem ocupar o foco da nossa vida cristã, pois a essência do Reino de Deus consiste de coisas espirituais: “O Reino de Deus não é uma questão de comida ou bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá” (v.17 NTLH) ou, em outros termos: “[...] a consciência do bem moral, a paz com Deus e a posse da genuína alegria da consciência, através da habitação do Espírito Santo em nós” (Calvino). “Aquele que deste modo serve a

(4)

4 BERÇÁRIO: Vanessa ORGANISTA: (11h) e (19h) Messias Diáconos em Plantão

Luiz, Getúlio, Lester, Ricardo Lunghin, Rodrigo e Saulo

BERÇÁRIO:

Adriana e Régis

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão

Mauro, Daniel, Felipe, Ricardo Martins, Oscar e Paulo

ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 20/03

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos)

(11h) - Responsáveis: Angélia e Rodrigo Pretti; (19h) - Responsável: Cíntia

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos) ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 27/03

(11h) - Responsáveis: Rodrigo e Flávia; (19h) - Responsável: Manuela

Dia 25 – SEGUIMOS A EDIFICAÇÃO UNS DOS OUTROS – Romanos 14.19-23 A sequência do texto em estudo recomenda que “procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé” (v.19-NTLH). Este deve ser o sentimento de todo crente, ainda que às vezes tenha que abrir mão da sua opinião sobre algum aspecto periférico da prática cristã, quando em diálogo ou confronto com outro irmão (desde que não se trate de ensinamento bíblico-doutrinário expresso em nossos símbolos de fé). Discussões sobre aquilo que é permitido, conveniente, tolerado, estimulado, altamente desejável ou simplesmente indiferente sempre haverá! Mas nem tudo o que é lícito, convém! Nem tudo que se pode fazer, deve ser feito! O crente que se considera “forte” não tem o direito de exigir idêntico entendimento daquele que é mais “fraco”. Eis o desafio: faça tudo para que seu irmão cresça e amadureça, e você também será abençoado!

Dia 26 – IMITANDO AO SENHOR JESUS – Romanos 15.1-13

O longo trecho bíblico sugerido para leitura neste sábado trata do dever de agradar prioritariamente os irmãos na fé, tendo Jesus como exemplo a ser seguido, “pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo” (v.3-NTLH). Fala, também, da aceitação de uns pelos outros, para a glória de Deus, “assim como Cristo aceitou vocês” (v.7-NTLH). Não existe paradigma mais sublime a ser utilizado; não existem atitudes mais inspiradoras a serem imitadas: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5). Este é o tamanho do nosso desafio! O contexto dessa exortação aponta para a busca da unidade no corpo de Cristo. Segundo pondera D. A. Carson, “a falta de unidade entre os irmãos não somente prejudica nossa própria caminhada com Deus e nossa reputação com aqueles que não são cristãos, como também prejudica nossa capacidade de dar a Deus a glória que ele merece.”

Dia 27 – CONTAREI O QUE JESUS FEZ – Romanos 15.14-21

Mesmo não conhecendo pessoalmente os irmãos a quem dirige sua epístola, o apóstolo Paulo usa de franqueza com seus leitores, com o propósito de que “lembrem de coisas que já sabem” (v.15-NTLH) e as coloquem em prática. Acrescenta informações sobre seu ministério, seu roteiro de viagens e declara que seu maior compromisso é com “o sagrado encargo de anunciar o Evangelho de Deus” (v.16). De fato, movido por esse ideal Paulo levou avante a missão evangelizadora entre os gentios, “por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo” (vv.18, 19). Foi assim que realizou extensas viagens missionárias, pregando, ensinando e plantando igrejas em meio a tantas perseguições e perigos! Perante o rei Agripa, já preso em Cesareia (ano 59), o apóstolo declara: “Não fui desobediente à visão celestial” (At 26.19). Você e eu estamos sendo obedientes ao “Ide” de Jesus?

(5)

ALMOÇO DOMINICAL – Teremos hoje o tradicional almoço comunitário em nosso salão social. Todos os irmãos estão convidados para participar desse precioso tempo de confraternização.

ORAÇÃO E JEJUM – A Igreja Presbiteriana do Brasil conclama a todos os presbiterianos para um dia de oração e jejum em favor da nação brasileira. Será na próxima quarta-feira, dia 23. “Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança” Salmo 33.12. Vamos atender esse chamado!

CULTO DAS SETE PALAVRAS DA CRUZ – 1) No dia 25 de março, na chamada 6ª feira santa, realizaremos o Culto das Sete Palavras da Cruz, em nosso Templo, no período das 12h00 às 15h00.

2) Logo após esse Culto teremos a tradicional bacalhoada servida em nosso salão social. É necessário confirmar a presença até o dia 21/03 (segundafeira), com a secretária Paula (3333344 ramal 211 -unidaipb@unidaipb.com.br. O valor dessa refeição é de R$ 25,00 por pessoa; crianças de 6 a 10 anos R$ 15,00 e de 0 a 6 anos não pagam.

SAF - REUNIÃO DEPARTAMENTAL – Na próxima terça-feira, dia 29 às 14h30, o Departamento da Sociedade Auxiliadora Feminina “ESTER” estará reunido na Capela. Após a Reunião de Oração haverá Reunião Executiva. Todas as sócias estão convocadas a comparecer.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORIDINÁRIA – O Conselho convoca a Igreja para a Assembleia Geral Ordinária para o domingo dia 03/04/2016, logo após o Culto Noturno às 19h, conforme Artigo 9º, “d” para: “ouvir, para informação, os relatórios do movimento da Igreja no ano anterior, e tomar conhecimento do orçamento para o ano em curso”. Compareça!

DAY CAMP UCP – A União de Crianças Presbiterianas está organizando um Day Camp para o dia 09/04, no Sitio Casa Branca. Será um dia de muita comunhão, brincadeiras e diversão. O valor do investimento é R$60,00 por adulto e R$40,00 para crianças até 11 anos. Neste valor estão inclusos as refeições do dia, além de toda infra estrutura oferecida pelo local. O convite é extensivo para as famílias de nossa Igreja. É necessário confirmar presença com Leila ou Marina até o último final de semana de março. BATISMO INFANTIL – No Culto Matutino do último domingo, dia 06 de março, o o menino PEDRO, primogênito do casal Antônio Carlos Ortolá Jorge e Ana Helena

Rodrigues de Carvalho Jorge, foi batizado pelo Rev. Célio, com a participação do Rev.

Flávio. Os avós paternos são Antônio Carlos Jorge e Carmem Amparo Ortolá Simó Jorge e os avó maternos são nossos irmãos Presb. Humberto Arantes de Carvalho e Helena Rodrigues de Carvalho. “Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”, afirmou Jesus Cristo. Que as bênçãos divinas continuem abundantes sobre essa criança e seus familiares.

EM ESPÍRITO E EM VERDADE Em espírito e em verdade,

Te adoramos, te adoramos. (x2) Rei dos reis e Senhor,

Te entregamos nosso viver. (x2)

Pra te adorar, ó Rei dos reis Foi que eu nasci, ó Rei Jesus Meu prazer é te louvar,

Meu prazer é estar nos átrios do Senhor Meu prazer é viver,

(6)

6

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo CULTO MATUTINO - 11h

Prelúdio Adoração * João 4.24

Cântico - “Em Espírito em Verdade” (pg 05) * Oração

Hino - Coro Jovem Contrição e Intercessão

* Habacuque 1.1-4; 2.1; 3.1-2 e 17-19 Hino 379 - “Petição pela Pátria” * Oração Silenciosa

* Oração Pastoral Ação de Graças * Salmo 105.1-7

Hino 33 - “Maravilhas Divinas” Pastorais

* Oração do Pastor com as crianças

* Oração de Gratidão pelo aniversário da SAF Edificação

Hino - Coro Jovem * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Ivam Gomes Pereira * Oração Consagração Hino * Bênção Apostólica * Amém Tríplice Poslúdio CULTO NOTURNO - 19h00 Prelúdio Adoração * Salmo 150

Cântico - “Ao Rei” * Oração

Hino - Coro Geral Contrição * Apocalipse 3.20 * Oração Silenciosa

Cântico - “Doce Nome” * Oração Pastoral

Louvor * Isaías 12.5-6

Cânticos - “Te Agradeço” - “Meu Respirar” * Oração do Pastor com as crianças

Edificação Hino - Coro Geral * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo Santa Ceia

Hino 266 - “Rude Cruz” Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos * Bênção Apostólica

* Amém Tríplice Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Ivam Gomes Pereira; Culto Noturno (19h00) Rev. Célio Gomes de Azevedo; Congregação de Caucaia do Alto -Culto Matutino (10h30) - Missionária Olga Rodrigues.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Noturno: Presbs. Rubens Mendes Vargas, Silas Ferreira de Souza, Humberto Arantes de Carvalho, Esdras Teixeira Coelho, Cornélio Nogueira Martins e Marcel Mendes.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) -Presb. Rubens Mendes Vargas; Culto Noturno (19h00) - -Presb. Décio de Oliveira Bernini.

Referências

Documentos relacionados

Pode-se constatar as construc¸˜oes que fazem parte do modelo ER, como enti- dades fortes (GERENTE, AGENCIA, CORRENTISTA, CONTA, CORRENTE e POUPANCA), en- tidade fraca (CHEQUE),

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores.. Este relatório não leva em consideração os objetivos de

O objetivo deste trabalho foi verificar a acuracidade das técnicas de vibração transversal e ultra-som comparativamente aos valores obtidos em ensaios estáticos e a obtenção de

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

* Verifique se a sua escola se encontra abrangida por protocolo com a União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e

Por fim, com relação às categorias afetivas que são de maior interesse no contexto de estudos sobre autismo, podemos concluir que houve conexão emocional forte