• Nenhum resultado encontrado

luiz francisco martins

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "luiz francisco martins"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Trabalho de Conclusão de Curso

Roteiros Turísticos, Históricos e Arquitetônicos do Escritório de

Ramos de Azevedo na cidade de São Paulo

Aluno: Luiz Francisco Martins

Orientadora: Profª. Ms Tatiana Marchetti Panza

São Paulo 2012

(2)

Roteiros Turísticos, Históricos e Arquitetônicos do Escritório de Ramos de Azevedo na cidade de São Paulo

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo propor dois roteiros turísticos e

temáticos como uma das várias opções de espaços dedicados á cultura e lazer da cidade de São Paulo, destacando a importância das obras do Escritório de Ramos de Azevedo como patrimônio cultural, integrados a outros estilos arquitetônicos da paisagem urbana, como forma de valorização do patrimônio histórico, turístico e arquitetônico visando fomentar o interesse dos moradores e dos turistas a conhecerem e apreciarem a arte e a cultura presentes no cotidiano dos habitantes desta cidade.

Palavras-chave: roteiros turísticos, escritório de Ramos de Azevedo, patrimônio

cultural, estilos arquitetônicos.

ABSTRACT: This work aims to propose two tours and themed as one of several

options for spaces dedicated to culture and leisure in the city of São Paulo, valuing the importance of the work of the Ramos de Azevedo Office as cultural heritage, integrated with other architectural styles the urban landscape as a way of

appreciation of the historical, architectural and tourism aims to promote the interests of residents and tourists to know and appreciate art and culture in the daily lives of the inhabitants of this city.

(3)

Agradecimentos

Aos meus pais (Carmen e Apparecido G. Martins) pelos ensinamentos de vida, minha eterna gratidão e respeito a eles.

Amélia Leonor L. Locatelli (Tia Nenê) – in memorian, pelo carinho e amizade para comigo.

À professora Tatiana M. Panza pela orientação neste trabalho e a todos os professores do curso de Tecnologia em Turismo pela dedicação e esforços em transmitir seus conhecimentos e experiências a nós alunos.

E a todos os colegas, funcionários, através da colaboração direta e indireta ao nosso instituto.

Aos amigos Rômulo D. de Paula e Renato Botão pela ajuda na digitação e elaboração neste trabalho.

(4)

Sumário

1. Apresentação…...………...1

2. Metodologia…...………..……...2

3. Possibilidade de Aplicação………...………...……....3

4. Viabilidade...4

5. A importância de Ramos de Azevedo para São Paulo...5

5.1 Da taipa de pilão ao concreto armado...5

5.2 Biografia de Ramos de Azevedo...6

5.3 Obras de Ramos de Azevedo...7

5.3.1 Obras de Ramos de Azevedo no Estado de São Paulo...7

5.3.2 Obras de Ramos de Azevedo na cidade de São Paulo...9

Quadro 1 Distribuição e caracterização das obras de Ramos de Azevedo...9

6. Descrição das obras de Ramos de Azevedo incluídas no roteiro...13

6.1 Roteiro 1 (Luz / Bom Retiro)...13

6.1.1 Descrição roteiro 1...20

6.1.2 Tempo execução do roteiro 1...22

Quadro 2 Duração do roteiro 1...22

6.1.3 Custos dos atrativos 1...22

6.1.3.1 Departamento de Patrimônio Histórico do Estado...22

6.1.3.2 Museu de Arte Sacra...22

6.1.3.3 Batalhão Tobias de Aguiar – ROTA...23

(5)

6.1.3.5 Museu da Língua Portuguesa...23

6.1.3.6 Estação Pinacoteca...23

6.1.3.7 Museu da Resistência...24

6.1.3.8 Estação Júlio Prestes/Sala São Paulo...24

6.1.3.9 Por conta própria...24

6.1.2.10 Via agência de turismo receptiva...24

6.2 Mapa do roteiro1...25

6.3 Roteiro 2 (República / Sé)...27

6.3.1 Descrição do roteiro 2...37

6.3.2 Tempo execução do roteiro 2...39

Quadro 3 Duração do Roteiro...39

6.3.2.1 - Custos dos atrativos...39

6.3.2.2 – Secretaria Estadual da Educação...39

6.3.2.3 Theatro Municipal...39

6.3.2.4 MAB/FAAP – Casa Lutétia...39

6.3.2.5 Palácio da Justiça...39

6.3.2.6 Por conta própria...39

6.3.2.7 Via agência de turismo receptiva...40

6.4 Mapa do roteiro 2...41

Considerações finais...43

Glossário...44

Referências...48

(6)

1

1. APRESENTAÇÃO

Considerando a importância da cidade de São Paulo como polo econômico e cultural recebendo frequentemente milhares de turistas de negócios e compras, a proposta deste projeto é a criação de dois roteiros turísticos com as principais obras arquitetônicas e históricas de Ramos de Azevedo. Busca-se através destes roteiros mostrar sua relevância no cenário paulistano, onde o público poderá visitar e apreciar o melhor das obras deste paulista que transformou a cidade da taipa de pilão com seus edifícios de estilo neoclássico e eclético.

As obras de Ramos de Azevedo fazem parte da paisagem paulistana tão presentes como na época do passado, refletindo sua importância como obras preservadas e restauradas e a secularidade pelo tombamento das mesmas.

Um dos objetivos deste trabalho é demonstrar a importância das suas obras através do seu escritório na dinâmica da cidade caracterizada pela peculiaridade com coerência e unidade ao conjunto das obras: funcionalidade, arte, serviço de utilidade.

Propor dois roteiros para visitação das obras por meio de roteiros com os pontos turísticos como incentivo aos turistas e ao público em geral a conhecer e valorizar suas obras.

Estes roteiros serão inseridos em dois contextos históricos: o centro velho (Sé) e o centro novo (República), “No Centro da cidade, essa divisão era sentida, com o chamado Centro Velho de caráter mais europeu e com o Centro Novo, entre o viaduto do Chá e a Praça da República, de caráter mais americano” (Crescente, p.59, 2009) e o outro na expansão da cidade para periferia (Luz e Bom Retiro), por meio da descrição dos itinerários de cada roteiro incluindo atrativos complementares e os serviços de apoio.

(7)

2

2. METODOLOGIA

Foi feito um levantamento de todos os edifícios (obras) na cidade de São Paulo, por meio de livros, revistas, folders e sites.

Devido ao grande número de edifícios de significado histórico e arquitetônico espalhados pela cidade, foram criados dois roteiros que englobassem o maior número possível de obras relacionadas a um período histórico em uma região específica.

Nos roteiros propostos será usada uma linguagem simples pelo guia a ser realizado, incorporando outros atrativos complementares de grande relevância cultural, com pontos de parada para observação e análise do valor e importância das obras na paisagem urbana.

Serão alocados todos os atrativos e o percurso a ser realizado com as respectivas paradas para visitação. Em média cada roteiro terá a duração de 3 horas desde o ponto de partida até a chegada próxima às estações do metrô. O guia de turismo tirar algumas dúvidas sobre o ponto turístico visitado de acordo com o interesse do público.

Os roteiros poderão ser feitos, preferencialmente, nos finais de semana das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Estes horários e dias foram escolhidos devido ao menor fluxo de pessoas no metrô oferecendo maior segurança e conforto ao turista.

Em cada roteiro o número máximo de participantes inscritos não poderá ultrapassar 25 pessoas, para que se tenha um melhor desempenho do guia de turismo, que deverá ser acompanhado de um monitor que é responsável pelo “fechamento”, condução do grupo com segurança pelas ruas da cidade e tradução em língua estrangeira (inglês ou espanhol)1 dos atrativos visitados, caso necessário.

O material de divulgação e propaganda dos roteiros deverá contar com todos os pontos turísticos de relevância histórica e arquitetônica sobre as obras de Ramos

1

(8)

3 de Azevedo e outros atrativos de caráter cultural e histórico. Os mapas dos roteiros serão distinguidos em cores diferentes contendo o percurso pelas ruas a serem seguidas. (Item 6.2 e 6.4)

3. POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO

As possibilidades de aplicar estes roteiros para os guias de turismo receptivo, bem como para os visitantes e turistas que tenham interesse em conhecer a história e a arte arquitetônica da paisagem urbana na cidade de São Paulo se coloca como mais uma alternativa, pois há roteiros turísticos que abordam o mesmo tema, porém não se propõem com tanta completude.

Atualmente, existem duas publicações: O roteiro produzido a partir das informações do guia “Fique em São Paulo”, do grupo Folha de São Paulo2

, que inclui mais de dez edificações projetadas por Ramos de Azevedo, hoje serve de referência à paisagem urbana da metrópole, contudo, conforme a publicação, o turista fica livre para montar o seu próprio roteiro. Já o roteiro “Circuito Ramos de Azevedo” proposto pela agência Graffit Viagens e Turismo Ltda3, é feito através de ônibus (sightseeing).

Apesar do projeto “Fique mais um dia em São Paulo”, promovido pela SPTuris, para os visitantes de negócios e compras, a cidade carece de maior estímulo e divulgação dos atrativos. A divulgação dos roteiros poderia ser promovida nas estações do metrô através de cartazes publicitários ou via TV Minuto, nos jornais, revistas especializadas em turismo, dos pontos turísticos que fazem parte da memória coletiva da cidade.

A proposta se diferencia, pelo fato de englobar mais obras de Ramos de Azevedo e mais atrativos complementares por roteiros. Utilizando o metrô como ponto de partida, o percurso a ser roteirizado pelo guia de turismo, será feito a pé. A partir dos roteiros ocorrerá uma valorização do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico visando o público alvo: estudantes de arquitetura, de turismo e o público em geral, que aprecia arte e cultura. Desta maneira, poderá ocorrer a

2

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u405674.shtml>, [12 jun. 2008] 3

(9)

4 multiplicação de informações entre as pessoas e a divulgação dos atrativos por meio dos roteiros elaborados. Um dos objetivos do trabalho é fomentar o interesse em conhecer melhor a cidade através da arquitetura onde o neoclássico e o eclético compartilham com os estilos moderno e contemporâneo sem perder o valor visual de suas fachadas e integração.

4. VIABILIDADE

Para promoção destes roteiros será necessário obter parcerias e patrocinadores, como por exemplo, a São Paulo Turismo S/A e a São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), que buscam divulgar a cidade, bem como em agências de viagens receptivas que vendem pacotes turísticos com guiamento na cidade, além do Turismetrô, que realiza roteiros gratuitos utilizando o metrô como veículo de divulgação dos pontos turísticos.

Poderá ser divulgados também através de revistas de viagens, sites, painéis do metrô e no Metrô News, para fomentar o interesse de conhecer e participar dos roteiros históricos e os estilos arquitetônicos integrados à paisagem urbana.

Baseado nos roteiros do Turismetrô não foi aplicada análise de demanda de público, através de questionários como forma de analisar a implantação destes roteiros e reconhecimento de público segmentado, e sim um implemento aos roteiros já existentes devido ao reconhecimento do público da importância do Turismetrô como prestadora de serviços à população paulistana, porém a Check Point Receptive Service realizará análise de demanda caso venha a incorporá-los em seus pacotes turísticos.

A Check Point Receptive Service4 é uma agência de turismo especializada na operação de tours e serviços receptivos, com atuação no mercado há 20 anos. Manifestou interesse em incorporar os roteiros propostos como mais uma alternativa

4 Empresa especializada em tours e serviços receptivos, atuando no mercado a mais de 20 anos. É também responsável pelos roteiros do Turismetrô nos finais de semana. Disponível em:

(10)

5 em seus roteiros turísticos, já existentes, além disso, presta serviço para o Turismetrô, atuando em cinco roteiros: (Sé, Av. Paulista, Theatro Municipal, Liberdade e Luz). Com estes dois novos roteiros (Luz/Bom Retiro e República/Sé), de cunho arquitetônico e histórico, o turista poderá comparar os vários estilos arquitetônicos pelo qual a cidade de São Paulo na virada do século XIX para o século XX, transformando a paisagem urbana.

Na viabilidade da aplicação dos roteiros caberá à Check Point Receptive Service os custos operacionais (pagamento do guia de turismo e do monitor), e de divulgação dos roteiros em seu posto na estação do metrô Sé, que é o posto de informação e de guiamento turístico.

5. A IMPORTÂNCIA DE RAMOS DE AZEVEDO PARA SÃO PAULO 5.1 - Da taipa de pilão ao concreto armado

Conforme Crescente (2009), com a expansão do café no território paulista no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX e a grande influência da imigração estrangeira principalmente de italianos, espanhóis e portugueses a cidade de São Paulo começou a modernizar-se com casas de café e a pujança do comércio.

Suas casas e sobrados de taipa de pilão foram transformados em prédios e surgem os primeiros arranha-céus modificando a paisagem urbana, e a energia elétrica e os veículos de transporte como bondes e trens incorporados à paisagem suburbana das fábricas ao longo das vias férreas surgindo os bairros operários (Brás, Bixiga e Barra Funda).

Neste contexto surge Ramos de Azevedo como um dos empreendedores que transformou esta paisagem dando a cidade um aspecto da arquitetura anglo-francesa, com seus edifícios verdadeiras obras de arte para uma elite dos barões do café e depois para uma burguesia industrial.

(11)

6 Este trabalho acadêmico pretende mostrar através de seus roteiros a importância das obras de Ramos de Azevedo para a cidade de São Paulo, que até hoje preserva e utiliza de suas obras como parte integrante desta metrópole.

5.2 - Biografia de Ramos de Azevedo

Conforme Carvalho (1999), Francisco de Paula Ramos de Azevedo nasceu a 08 de dezembro de 1851 na cidade de São Paulo.

Filho de Anna Carolina de Azevedo e do major João Martins de Azevedo ainda jovem parte para a Bélgica em 1875 onde realiza seus estudos em arquitetura clássica, formando-se em 1878 pela Universidade de Gante.

Retorna ao Brasil e fixa-se em 1879 na cidade de Campinas onde permanece por sete anos trabalhando em Campinas e cidades da região ganhando reconhecimento e reputação. Finalizou a Catedral de Campinas (1883), projetou a Escola Ferreira Penteado (1880) e o Mercado Municipal de Campinas (1902).

Muda-se para São Paulo em 1886 quando realiza seu um primeiro projeto de um edifico público, o Prédio do Tesouro (1886) ao qual se seguem o Quartel da Polícia, Escola Normal, Jardim de Infância. Cresce seu prestigio entre a elite paulistana criando e chefiando o escritório F. P. Ramos de Azevedo e Cia com Ricardo Severo, emérito arquiteto português e o engenheiro Arnaldo Dumont Villares seus sócios coordenando os projetos de arquitetura que ficava na Rua Boa Vista, 156.

Atuou como diretor da Cia. Cerâmica da Vila Prudente da Suburbana Paulista, da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, diretor do Liceu de Artes e Ofícios, conselheiro do Banco Ítalo-Belga, da Caixa Econômica de São Paulo, da Comissão Administrativa do Teatro Municipal, foi presidente do Instituto de Engenharia e da Comissão de Obras da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi também diretor da Escola Politécnica por 36 anos.

Segundo Lemos (1998) os edifícios públicos ou privados projetados por Ramos de Azevedo possuem características peculiares como coerência e unidade ao conjunto da obra, utilização de alvenaria de tijolos armados, os espaços são

(12)

7 organizados de acordo com a utilização prática, levando em consideração o funcionalismo e articulação, o conforto, salubridade e iluminação, zoneamento das áreas são levados em consideração os conhecimentos e estudos técnico-científicos como: racionalidade, arte e serviço da utilidade e funcionalidade.

Ramos de Azevedo morreu em Santos no Grand Hotel de La Plage, que ele mesmo havia projetado, em 12 de junho de 1928. A 19 de junho no Salão nobre do Liceu de Artes e Ofícios tem lugar a 1ª reunião da Comissão Promotora da Construção do Monumento a Ramos de Azevedo, hoje na Cidade Universitária.

5.3 – Obras de Ramos de Azevedo

5.3.1 – Obras de Ramos de Azevedo no Estado de São Paulo

Segundo Lemos (1998) de volta ao Brasil, fixa-se em 1879 em Campinas onde acreditava ser um “legítimo campineiro”. Durante sete anos trabalhou em Campinas e nas cidades do interior ganhando reputação de competência e notoriedade. Suas principais obras no interior do Estado são:

Campinas

Fachada da Catedral de Campinas Nossa Senhora da Conceição - 1883 Grupo Escolar Francisco Glicério

Secretaria de Justiça (Fórum/Câmara e Cadeia) – 1896 Circulo Italiani Uniti

Escola Corrêa de Melo

Fachada da Igreja de São Benedito Escola Ferreira Penteado - 1880 Liceu de Artes e Ofícios

Hospital Vera Cruz (Palacete 11 de agosto)

Residência da família do Dr. Horácio Antonio da Costa Matadouro de Campinas – 1884 (demolido no ano de 1971)

(13)

8 Mercado Municipal de Campinas – Mercadão – (1902)

Colégio Politécnico Bento Quirino * Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) * Sede da fazenda São Vicente

Santos

Câmara Municipal (1920) - Banco do Comércio e Indústria de São Paulo (Comind) Grand Hotel de La Plage – (1911) * local onde Ramos de Azevedo veio a falecer em 1928

Ubatuba

Museu Penitenciário Paulista (1º Penitencia Agrícola do país) – (1902)

Itu

Restauro da fachada da Igreja de Nossa Senhora de Candelária

Piraju

Conjunto Ferroviário de Piraju

Sede da fazenda Anhumas (Américo Brasiliense) / Palmital e Santa Rufina (Ibaté)

Franco da Rocha

Colônia Agrícola Juqueri (1895)

Hospital Psiquiátrico do Juqueri (Hospital para Alienados) (1898) São José dos Campos

Sanatório Vicentina Aranha (1918)

Piracicaba

1º Grupo Escolar de Piracicabano (1895) Sorocaba

Grupo Votorantim (Capela da fazenda de Ramos de Azevedo - 1930) (sinistro de fogo - 2012)

(14)

9 Catedral de Nossa Senhora do Desterro (projeto de reforma e restauro) – 1886

5.3.2 - Obras de Ramos de Azevedo na cidade de São Paulo

Conforme Carvalho, (1999) o presidente da província de São Paulo, Antonio de Queirós Teles (Visconde de Parnaíba 1886-1887), convidou Ramos de Azevedo para estar à frente da Carteira Imobiliária do Banco da União. Desta feita, foi que surgiu a oportunidade de assumir um conjunto de obras que marcaram o cenário urbano da capital paulista. Com um perfil típico de empreendedor, em 1886 fixou residência em São Paulo, neste mesmo ano inaugura o seu escritório técnico F. P. Ramos de Azevedo situado na Rua Boa Vista, tornando-se um dos escritórios mais famosos da cidade, realizando seu primeiro projeto de um edifício público: Prédio do Tesouro (1886-91).

O modelo arquitetônico implantado por Ramos de Azevedo em São Paulo seguia o estilo artístico europeu, mais precisamente, anglo-francês, é possível encontrar suas obras nos quatro cantos da cidade.

Quadro 1 – Distribuição e caracterização das obras de Ramos de Azevedo

ATRATIVOS FUNDAÇÃO

(DATA) TOMBAMENTO LOCAL VISITAS BAIRRO

ROT S/N Secretaria da Justiça

(Secretaria do Tesouro e Secretaria da Fazenda)

1886/91 Condephaat Pateo do Collegeo Não Centro S

Regimento da Polícia

Montada "9 de Julho" 1888 Condephaat

R: Dr. Jorge

Miranda, Sim Luz N Antiga Residência de

Washington Luis 1889

R: Florêncio de

Abreu, 714/726 Sim Centro N Museu da Polícia Militar

(Hospital da Força Pública)

1890/ 16 Condephaat

R: Dr Jorge

Miranda, 308 Sim Luz N Batalhão Tobias de Aguiar

- ROTA (Quartel da Luz) 1891 Condephaat Av: Tiradentes, 440 Sim Luz S Global Editora (Casarão de

Ramos de Azevedo) 1891 Condephaat R: Pirapitingui, 111 Sim Liberdade N Escola Estadual Prudente

de Moraes (Escola Modelo da Luz)

1893/95 Av. Tiradentes / R:

(15)

10 SEE (Escola Normal de

São Paulo) 1894

Condephaat/Con presp

Pça da República,

53 Sim República S

Museu de Energia de São Paulo (Res. Henrique S. Dumont)

1894 Condephaat Al: Cleveland, 601 Sim Campos Elíseos N Departamento Patrimônio

Histórico do Estado de São Paulo - DPH (Edifício Paula Souza e Edifício Ramos de Azevedo)

1895/97 Condephaat Pça: Fernando

(16)

11

ATRATIVOS FUNDAÇÃO

(DATA) TOMBAMENTO LOCAL VISITAS BAIRRO RO TS/ N

Escola Estadual Romão Puiggari (Escola Modelo do Brás)

1898 Condephaat Av: Rangel

Pestana, 1482 Não Brás N

Colégio Sion 1901 Condephaat Av: Higienópolis,

983 Sim Higienópolis N Cemitério da Consolação

(Frontão e Necrotério) 1902 Condephaat R: da Consolação,

1660 Sim Consolação N

Mercado Municipal da

Cantareira 1903/11 Condephaat

Av: Cantareira / R: Senador Queiróz Sim

Parque Dom Pedro II

N

Instituto Pasteur 1903 Condephaat Av: Paulista, 393 Sim Paraíso N Hosp. Ger. Conv. D.Pedro

II (Hosp. Isol. Jaçanã) 1904 Av: Guapira, 2678 Não Jaçanã N Pinacoteca do Estado

(Antigo Liceu de Artes e Ofícios)

1905 Condephaat Pça da Luz, 2 Sim Luz S

Prédio da Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo

1905 Condephaat Av: Dr. Arnaldo,

455 Não

Cerqueira César N

Palácio de Justiça 1911 Condephaat Pça: Clóvis

Bevilácqua Sim Centro S CEF (Edifício Banco Ítalo

Belga) 1911

Condephaat / Conpresp

R: Álvares

Penteado, 195 Não Centro S Memorial da Resistência/

Estação Pinacoteca

(Antigo Prédio do DOPS) 1914 Condephaat

R: Mauá / Lgo

General Osório, 66 Sim Luz S

Penitenciária Feminina de

Santana (Penit. Est. SP) 1919 Condephaat

Av: Gal. Ataliba

Leonel, 656 Não Santana N Academia Bio Ritmo

(Edifício Banco Português do Brasil / Bolo de Noiva)

1919 Condephaat / Conpresp

R: XV de

Novembro, 194 Não Centro S Escola Estadual Rodrigues

Alves (Grupo Escolar Rodrigues Alves)

(17)

12

ATRATIVOS FUNDAÇÃO

DATA TOMBAMENTO LOCAL VISITAS BAIRRO

ROT S/N Museu Catavento (Palácio

das Indústrias / Antiga sede da PMSP)

1920 Condephaat Av: Mercúrio Sim

Parque Dom Pedro II

N

Museu de Arte Brasileira / Fundação Antônio Álvares Penteado (Casa Lutétia)

1920 Condephaat Pça do Patriarca,

78 Sim Centro S

Best Western São Paulo Inn (Hospedagem / Centro Histórico)

1920 Lgo Santa Ifigênia,

20/56 Não

Santa

Ifigênia N Palácio dos Correios 1922 Conpresp Praça dos Correios Sim Centro N Shopping Light (Edifício

Alexandre Mackenzie ) 1925 Condephaat

Viaduto do Chá / R: Cel Xavier de Toledo

Sim Centro S

Casa das Rosas 1928/35 Condephaat Av: Paulista, 37 Sim Paraíso N Edifício Glória 1928 Pça: Ramos de

Azevedo, 209 Sim Centro N Edifício Cadete Galvão 1928 Condephaat /

Conpresp R: 24 de Maio, 225 Sim Centro S Santa Casa de

Misericórdia de São Paulo 1929 R: Santa Isabel Sim

Santa

Cecília N Faculdade de Direito

(USP) 1930 Condephaat Lgo. São Francisco Sim Centro N Inst. Adolfo Lutz (Inst.

Bacteriológico do Est. de São Paulo

1937 Condephaat Av. Dr. Arnaldo,

355 Não

Cerqueira César N Fonte: Condephaat, Conpresp, Associação Viva o Centro, 2012 (organizado pelo autor)

(18)

13

6. DESCRIÇÃO DAS OBRAS DE RAMOS DE AZEVEDO INCLUÍDAS NO ROTEIRO

6.1 - Roteiro 1 (Luz / Bom Retiro)

Departamento de Patrimônio Histórico do Estado – DPH (antigo conjunto

de prédios da Escola Politécnica da USP – 1895/97)

Fig. 01 – Fachada do DPH5

Atualmente Departamento de Patrimônio Histórico do Estado (DPH), edifício Paula Souza e edifício Ramos de Azevedo, prédio centenário (1907 - 2007) abriga e conserva documentos de vida pública (1555 – 1921) Arquivo Histórico Municipal “Washington Luiz”. Seu acervo possui 4.500.000 documentos, texto e iconográficos. As visitas monitoradas ao edifício sede devem ser monitoradas. Aberto ao público de segunda a sábado das 09hs às 17hs.

Estilo: Classicismo

Tombamento: Condephaat

5 Disponível em: <

(19)

14

E.E. Prudente de Moraes (Escola Modelo da Luz - 1893/1895)

Fig. 02- Fachada da EE Prudente de Moraes (atual)6

A E.E. Prudente de Moraes (antigo Grupo Escolar Prudente de Moraes) foi projetado para ser uma escola primária padrão, na construção do prédio foram observadas todas as condições arquitetônicas e de higiene. Houve a preocupação de aproveitar a entrada de luz e circulação de ar. Durante a Revolução de 1932 a escola serviu de quartel que foi bombardeada pelas tropas de Getúlio, incendiando-se. O que restou daquela época é o prédio onde hoje se instalou a biblioteca da nova EE Prudente de Moraes de 19507.

Estilo: Eclético

Tombamento: Está em processo de tombamento pelo Conpresp

6

Disponível em:

<http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaRedeEnsino.aspx?contextmenu=escodesta&scho=003621>, [09 nov.2012]

7 Estes registros bem como o histórico estavam em arquivos da escola inscritos em documentos comemorativos por ocasião do Centenário da EE Prudente de Moraes.

(20)

15

Batalhão Tobias de Aguiar – ROTA – (Quartel da Luz - 1891)

Fig. 03 – Fachada do Batalhão Tobias de Aguiar - ROTA8

Este quartel funciona hoje como a sede do batalhão Tobias de Aguiar (ROTA). Foi inspirado na arquitetura francesa “estilo pós-napoleônico” modelo do quartel da Legião Estrangeira Francesa no Marrocos. O material para sua construção veio de diversas partes do mundo: telhas da França, tijolos da Itália e pinho de Riga, na Rússia. Em seu subsolo há uma rede de túneis que faziam ligações com os quartéis vizinhos e com a estação ferroviária.

Estilo: Neoclássico “pós napoleônico” Tombamento: Condephaat

8

(21)

16

Pinacoteca do Estado (Liceu de Artes e Ofício -1905)

Fig. 04 – Frontispício da Pinacoteca do Estado de São Paulo9

É um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser sede do Liceu de Artes e Ofício. Fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911, é o mais antigo museu de arte da cidade de São Paulo. Após a reforma e restauro conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se umas das mais dinâmicas instituições de arte do país, está integrada ao circuito internacional de exposições.

Estilo: Neoclássico

Tombamento: Condephaat

9Disponível em: <

(22)

17

Memorial da Resistência/Estação Pinacoteca (Armazém da Ferrovia

Sorocabana – 1914/ DOPS)

Fig. 05 – Prédio do Memorial da Resistência/ Estação Pinacoteca10

Foi o antigo prédio do Departamento de Ordem Política Social – DOPS, (1935 – 1984) servindo as ditaduras Vargas e militar, hoje é o Memorial da Resistência, é uma extensão da Pinacoteca do Estado. Foi criado em 1914 com a função de armazém de saca de café da estrada de férreo para bandeamento do café para a São Paulo Railway, depois abrigou a polícia política nas ditaduras tendo vários presos políticos famosos como: Dilma Rousseff, Elis Regina, Lula, Monteiro Lobato entre outros. O Memorial da Resistência é grátis, possui uma vasta biblioteca para consulta. A Estação Pinacoteca é paga, com entrada gratuita aos sábados.

Estilo: Neoclássico

Tombamento: Condephaat

10

(23)

18

Sugestões para visitação em outra ocasião

Mercado Municipal da Cantareira (1903-1911)

Fig. 06 – Mercado Municipal da Cantareira11

Edifício de estilo eclético com os famosos vitrais que mostra os vários aspectos da produção de alimentos. Hoje é um ponto de encontro e referência da gastronomia, famoso pelo seu pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela e pela grande variedade de frutas exóticas do mundo todo.

Estilo: Eclético

Tombamento: Condephaat

11

Disponível em: < http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/pedro-paulo-de-melo-saraiva-revitalizacao-de-17-11-2004.html>, [12 out.2012]

(24)

19

Museu Catavento (Palácio das Indústrias - 1920)

Fig. 07 – Museu Catavento12

Antiga prefeitura da PMSP (1992 – 2004) edifício de estilo eclético italiano “Regno Independente” que vão da antiguidade egípcia, Idade Média até a Renascença, Barroco, Neoclássico. Funcionou como Palácio de Exposições, delegacia de polícia e também Assembleia Legislativa. Desde 2009 funciona o Museu Catavento com visitações de escolas e o público em geral.

Estilo: Eclético

Tombamento: Condephaat

12

Disponível em: <http://ferreo.blogspot.com.br/2010/11/palacio-das-industrias-por-que-ir.html>, [12 out.2012]

(25)

20

6.1.1- Roteiro 1 (Luz / Bom Retiro)

Ponto de partida (estação Tiradentes do Metrô), esquina da Av. Tiradentes com a Pça. Cel. Fernando Prestes.

Apresentação do guia de turismo para o grupo, informações sobre o roteiro e procedimentos de segurança durante o percurso. (5 minutos)

Caminhada pela Pça. Cel. Fernando Prestes até o primeiro atrativo. (1 minuto)

1º Atrativo – Departamento de Patrimônio Histórico do Estado – DPH (conjunto de prédios da antiga Escola Politécnica da USP, Edif. Ramos de Azevedo e Edif. Paula Souza). Visitação/ parada. (20 minutos)

Caminhada pela Pça. Cel. Fernando Prestes até a Av. Tiradentes. (1 minuto)

2º Atrativo – Museu de Arte Sacra e História do bairro da Luz, Av. Tiradentes (Breve histórico). (10 minutos)

Caminhada pela Av. Tiradentes em sentido ao Arco do Presídio. (1 minuto)

3º Atrativo – Arco do Presídio (prédio demolido hoje TV Cultura/ Teatro Franco Zampari) – Av. Tiradentes, 451. (5 minutos)

De frente ao Arco do Presídio explicação sobre o Batalhão Tobias de Aguiar.

4º Atrativo – Batalhão Tobias de Aguiar – ROTA (Quartel da Luz) - Av. Tiradentes, 440.

Caminhada pela Av. Tiradentes até a EE Pudente de Moraes. (2 minutos)

5º Atrativo - E.E. Prudente de Moraes (Escola Modelo da Luz) - Av. Tiradentes/ R. Ribeiro de Lima. (5 minutos)

Caminhada pela Av. Tiradentes até a Pinacoteca. (5 minutos)

6º Atrativo – Pinacoteca do Estado (antigo Liceu de Artes e Ofício) – Av. Tiradentes/Pça. da Luz, 02. Visitação/parada. (30 minutos)

(26)

21 7º Atrativo – Museu da Língua Portuguesa/ Estação da Luz – Pça. da Luz. (10

minutos)

8º Atrativo – Jardim da Luz/ Pq. da Luz (1º parque da cidade) - Visitação/ parada (15 minutos)

Caminhada até pela Pça. da Luz até a esquina da R. José Paulino. (03 minutos) 9º Atrativo – Breve histórico do bairro do Bom Retiro – Pça. da Luz/ R. José Paulino (5 minutos)

Caminhada pela R. Mauá até o Memorial da Resistência/ Estação Pinacoteca. (5 minutos)

10º Atrativo – Memorial da Resistência/ Estação Pinacoteca (antigo DOPS) R. Mauá/ Lgo. Gen. Osório, 66 - Visitação/parada. (30 minutos)

De frente ao Memorial da Resistência/Estação Pinacoteca.

11º Atrativo – Escola de Música do Estado de São Paulo/ Tom Jobim (antigo prédio do Hotel Flórida) em frente ao DOPS – Lgo. Gal. Osório, 147. (5 minutos)

Caminhada pela R. Mauá até a Estação Júlio Prestes/Sala São Paulo. (1 minuto) 12º Atrativo - Estação Júlio Prestes/Sala São Paulo – Pça. Julio Prestes – visitação/parada. (10 minutos)

Retorno ao Metrô da Luz ou dispersão do grupo

Sugestões para visitação em outra data

Mercado Municipal de São Paulo - R. da Cantareira/Av. Sen. Queiroz – Pq. Dom Pedro II.

Museu Catavento (Palácio das Indústrias/PMSP) – Av. Mercúrio - visitação pública ingresso pago - Pq. Dom Pedro II.

(27)

22

6.1.2 – Tempo execução do roteiro 1

Quadro-2 Duração do Roteiro

Tempo utilizado 180 minutos (3 horas) Visitação/paradas: 160 minutos (2h40min.) Apresentação/caminhadas 26 minutos

6.1.3 - Custos dos atrativos

6.1.3.1 – Departamento de Patrimônio Histórico do Estado

O Serviço Educativo promove visitas gratuitas* e guiadas no Edifício Ramos de Azevedo. Realiza também visitas técnicas destinadas aos estudantes das áreas de biblioteconomia, arquivística e história. O horário de funcionamento ao público vai de 2ª feira às sábado das 9h00 às 17h00. As visitas deverão ser agendadas através do e-mail:

educativoarq@prefeitura.sp.gov.br

* As visitas estão suspensas, devido a reforma e restauro no prédio.

6.1.3.2 - Museu de Arte Sacra:

Horário de funcionamento ao público: 3ª a domingo, inclusive feriados, das 10h00min às 18h00min.

Valores dos ingressos: Sábado: Gratuito; Demais Dias: R$ 6,00 para adultos; R$ 3,00 para estudantes com identificação, R$ 2,00 para religiosos com identificação; Isentos: Idosos acima de 60 anos; crianças até 7 anos; professores da rede estadual de ensino, desde que apresentem documento de identidade e comprovante de pagamento atualizado e até mais 4 acompanhantes; para os integrantes de grupos em visitas monitoradas de escolas públicas; policiais militares, desde que devidamente identificados; funcionários da Secretaria de Estado da Cultura, desde que devidamente identificados.

(28)

23 Agendamento de grupos: 3ª a 6ª, das 10h00 às 17h30 Telefones: (11) 3326-1373, 3326-5393, 3326-3336 ou 5627-5393, no ramal 2013. Informações também pelo email: agendamento@museuartesacra.org.br

6.1.3.3 - Batalhão Tobias de Aguiar – ROTA

Visitas monitoradas gratuitas com agendamento às sextas feiras das 14h00 e as 15h00: Individuais, a grupos e a escolas. Os agendamentos para visita podem ser feitos pelo telefone 3315-0188, ramal 1251. Visita agendada. (10 minutos)

6.1.3.4 - Pinacoteca do Estado

Visitação 3ª a domingo das 10h00 às 17h30 com permanência até as 18h00. As quintas entrada franca das 18h00 às 22h00.

Ingresso: R$ 6,00 e 3,00(estudantes com carteirinha). Grátis aos sábados. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Embora grande parte do atendimento esteja voltado para o público escolar, a Pinacoteca também atende público não escolar, como grupos de família, idosos entre outros.

Agendamento para visita educativa: 3324-0943/0944. Visita educativa para públicos com necessidades especiais: 3324-0945. Ou pelo site:

www.pinacoteca.org.br

6.1.3.5 - Museu da Língua Portuguesa

Visitação de 3ª a domingo das 10h00 as 18h00, pelo portão 1 da Estação da Luz. Aos sábados grátis.

Ingresso: R$ 6,00 e 3,00 (estudantes e professores). Demais informações pelo site: www.musedaliunguaportuguesa.org.br e pelo telefone: 3326-0775.

6.1.3.6 - Estação Pinacoteca

Visitação 3ª a domingo das 10h00 às 17h30 com permanência até as 18h00 Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 (estudantes e professores). Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam. Grátis aos sábados. Telefone para agendamento: 3324-0943/0944. Ou pelo site: www.pinacoteca.org.br

(29)

24

6.1.3.7 - Museu da Resistência

Visitação de 3ª a domingo das 10h00 as 17h30. Entrada gratuita. Site: www.memorialdaresistenciasp.org.br

Agendamento pelo telefone 3324-0943/0944

6.1.3.8 – Estação Júlio Prestes/Sala São Paulo

Visitação de 2ª a 6ª feira, as 13h00 e as 16h30 (R$ 5,00). Sábado as 13h30 (gratuito). Domingo em dias de concerto da OSESP as 14h00. Em dias de concerto matinal as 13h00 (gratuito).

Agendamento para grupos de turistas e visitantes pelo email: salasp-monitoria@osesp.art.brou pelo telefone: 3367-9573.

6.1.3.9 – Por conta própria

Se o passeio for por conta da pessoa, serão necessários 2 bilhetes unitários do metrô ao custo de R$ 3,00 cada, totalizando R$ 6,00, mais os custos das visitações dos atrativos turísticos acima mencionados.

6.1.2.10 – Via agência de turismo receptiva

Com a contratação de um guia de turismo por uma agência receptiva o custo sairá de R$ 150,00 a R$ 200,00 mais os custos do monitor de R$ 20,00 a R$ 25,00; que deverá ser rateado entre os participantes do roteiro. Os custos de 2 bilhetes unitários do metrô ao custo de R$ 3,00 cada, totalizando R$ 6,00, mais os custos das visitações dos atrativos acima mencionados por pessoa.

(30)

25

6.2 – Mapa do roteiro 1

Fig. 08 – Mapa com os pontos turísticos do roteiro Luz/Bom Retiro * Ponto de partida ( Estação Tiradentes) M

1. DHP ( Conjunto de prédios da Escola Politécnica ) Parada 2. Museu de Arte Sacra/Hist. do Bairro da Luz

3. Arco do Presídio

(31)

26 5. E.E. Prudente de Moraes

6. Pinacoteca do Estado - Parada

7. Museu da Língua Portuguesa/Estação da Luz 8. Parque da Luz

9. Histórico do Bairro Bom Retiro

10. Memorial da Resistência/Estação Pinacoteca ( DOPS) – Parada 11. Escola de Música do Estado de São de Paulo ( Hotel Flórida ) 12. Estação Júlio Prestes/Sala São Paulo

* Retorno ao Metro da Luz ou dispersão do grupo

(32)

27

6.3 - Roteiro 2 (República / Sé)

Secretaria de Estado da Educação (Escola Normal de São Paulo 1894)

Fig. 09 – Secretaria Estadual da Educação13

Antigo Colégio Caetano de Campos, desde 1979 passou a abrigar a Secretaria de Estado da Educação prédio com traços do ecletismo arquitetônico sua localização tornou a região um polo de desenvolvimento urbano ao mesmo tempo em que valorizou o ensino público e gratuito da época. Logo após a inauguração o prédio recebeu novas dependências no fundo do terreno: salão de ginástica, Jardim de Infância. Em 1933 foi acrescido mais um pavimento no qual abrigou a recém criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Nos fins de semana no contorno do prédio funciona uma feira de artesanato.

Estilo: Eclético/predomina o Neoclássico Tombamento: Condephaat

13 Disponível em: <

(33)

28

 Edifício Cadete Galvão (1928)

Fig. 10 – Emblema da fachada do prédio Cadete Galvão14

O prédio 9 pavimentos, com uma fachada trabalhada, típica do estilo eclético da época de 1920. A estrutura é de concreto armado e a obra esteve a cargo da firma Duarte & Cia.

Os elevadores foram fornecidos pela Cia Mechânica de Elevadores, de Gabriel German e Cia, fabricante dos elevadores Hispano-Brazil. O proprietário inicial foi o cadete José Pedro de Brito Galvão Lacerda falecido em 1900, o prédio foi construído pelos seus herdeiros Rita Galvão de Moura Lacerda e Oscar da Cunha Vasconcellos e foi designado prédio Cadete Galvão em sua homenagem. Atualmente ele abriga o Museu Tattoo Brasil, o único sobre tatuagem no país.

Estilo: Eclético

Tombamento: Condephaat e Conpresp

14

Disponível em:<http://www.rebelo.fot.br/sampa/htmls/rua_24_maio_cadete_galvao.shtml>,[16 out. 2012]

(34)

29

Theatro Municipal (1903 – 1911)

Fig. 11 – Lateral direita do Teatro Municipal15

Com o projeto de Cláudio Rossi, desenhos de Domiziano Rossi e construção pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo, o Teatro Municipal tem estilo arquitetônico é eclético. São combinados os estilos: Renascentista, Barroco dos setecentos e Art Nouveau, sendo o último o estilo da época. É considerado um dos cartões postais da cidade, nele realizou-se Semana de Arte Moderna de 1922.

Estilo: Eclético

Tombamento: Condephaat

15

(35)

30

Shopping Light (Edifício Alexandre Mackenzie - 1925)

Fig. 12 – Frente do Shopping Light16

Com projeto dos arquitetos norte americano Preston e Curtis foi executado pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo como sede da São Paulo Tramway, Light na Power Company (empresa de origem canadense antecessora da atual Eletropaulo Metropolitana). Desde 1999 funciona o shopping Light, os detalhes arquitetônicos da antiga construção revelam-se no pavimento "rés do chão", principal acesso ao shopping, todo trabalho de serralheria e marcenaria foi executado pelo prestigiado Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Estilo: Eclético norte americano Tombamento: Condephaat

16

Disponível em: <http://www.holidayinbrazil.com/images/Image_Library/S%C3%A3o_Paulo_Shopping_Light.htm>,[15 out. 2012]

(36)

31

Palácio dos Correios (1922)

Fig. 13 – Palácio dos Correios17

O edifício construído em 1922, que abriga a Agência Central dos Correios e Telégrafos, faz parte do conjunto arquitetônico no centro de São Paulo. Este prédio passou por uma reforma de oito anos e voltou a abrigar a Agência Central da companhia em 2008, e também possui o Museu dos Correios.

Estilo: Eclético

Tombamento: Conpresp

17

Disponível em:<http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=60273159&postcount=18>>, [14 out. 2012]

(37)

32

MAB/FAAP (Casa Lutétia – 1920)

Fig. 14 – Frente do Edifício MAB/FAAP18

Um exemplo marcante da arquitetura que predominou no centro paulistano na virada do século XIX para o XX remetia à Belle Époque francesa, com suas construções marcadas pelo ecletismo revelando o glamour e o brilho de uma época. Esta construção evoca o nome dado pelos romanos à cidade de Paris. A família Álvares Penteado, uma das mais tradicionais da sociedade paulistana, o transformou em uma extensão da MAB/FAAP, o Lutetia é um símbolo histórico tombado em 1992.

Estilo: Eclético

Tombamento: Conpresp

18

(38)

33

CEF (Edifício do Banco Ítalo-Belga)

Fig. 15 – Fachada da Caixa Econômica Federal (CEF)19

Este edifício foi projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e, agora abriga a nova unidade da Caixa Econômica Federal. A restauração ficou a cargo do Escritório de Arquitetura, Planejamento e Design Cury, Rolim de Rossi, responsável pelo projeto que devolveu à fachada suas características originais.

Estilo: Eclético

Tombamento: Condephaat e Conpresp

19

Disponível em:

<https://picasaweb.google.com/102673692971908429195/044017aAntigoBancoItaloBelga#55071079 76241413746>>, [13 out.2012]

(39)

34

Academia Bio Ritmo (Edifício Banco Português do Brasil/Bolo de Noiva)

Fig. 16 – Fachada da Academia Bio Ritmo (Bolo de Noiva)20

Reformado em 1919, o frontispício deste prédio tem uma decoração de estilo eclético com influência do Barroco português, devido ao seu formato o paulistano o batizou de “Bolo de Noiva”, preservada a sua fachada original, atualmente ali funciona uma academia ginástica.

Estilo: Eclético

Tombamento: Condephaat e Conpresp

20

(40)

35

Secretaria da Justiça (Edifício do Tesouro e Edifício da Fazenda)

Fig. 17 – Secretaria da Justiça21

Edifício do Tesouro e Edifício da Fazenda foram os primeiros prédios projetados por Ramos de Azevedo, entre 1886 e 1891, este conjunto arquitetônico, praticamente gêmeo, que abriga Secretaria da Justiça desde 1997, destaca-se no Pátio do Colégio centro da capital paulista. Ambos contam com pátio interno coberto por claraboias sustentadas por artísticas armações e apresentam colunas coríntias (as mais ornamentadas das três ordens arquitetônicas greco-romana) na fachada. Estilo: Neoclássico

Tombamento: Condephaat

21

(41)

36

Palácio da Justiça (1911-1942)

Fig. 18 – Fachada do Palácio da Justiça22

Este prédio foi projetado pelos arquitetos Domiziano Rossi e Felisberto Ranzini em 1911, somente em 1920 foi lançada a pedra fundamental deste marco arquitetônico da Cidade. A presença de grandes espaços tornou a obra pioneira no uso de estruturas metálicas. Sua fachada, que apresenta acabamentos luxuosos e é ornamentada com figuras cariátides (estátuas femininas com função de coluna) e símbolos do judiciário, foram inspirada no Palazzo di Giustizia de Roma na Itália. Esta obra do Escritório de Ramos de Azevedo só foi inaugurada em 1933. Desde 1995 possui um museu do Tribunal de Justiça com móveis e objetos da história do judiciário paulista e relíquias da Revolução Constitucionalista. Visitas individuais livres são admitidas podendo ser agendado passeios monitorados em grupo pelas dependências do palácio.

Estilo: Eclético com influência Neorrenascentista Tombamento: Condephaat

22

(42)

37

6.3.1- Descrição do roteiro 2

Ponto de partida (estação República do Metrô) – Pça. da República em frente à Secretaria de Estado da Educação.

Apresentação do guia de turismo para o grupo, informações sobre o roteiro e procedimentos de segurança durante o percurso. (5 minutos)

1º Atrativo – Secretaria de Estado da Educação (Escola Normal Caetano de Campos) - visitação monitorada*. (20 minutos)

2º Atrativo – Breve histórico da Pça. da República – MMDC - Feira de Artesanato – Edifício COPAN. (10 minutos)

Do coreto da praça, caminhada até a Rua 24 de maio edifício cadete Galvão. (4 minutos)

3º Atrativo – Edif. Cadete Galvão – R. 24 de maio, 225. (5 minutos) Caminhada pela rua 24 de maio até a Galeria do Rock. (3 minutos) 4º Atrativo – Galeria do Rock - R. 24 de maio, 62. (5 minutos)

Caminhada pela rua 24 de maio até o Theatro Municipal. (2 minutos)

5º Atrativo – Theatro Municipal – pça Ramos de Azevedo - parada para visitação monitorada – (40 minutos)

Caminhada do Theatro Municipal até o Shopping Light. (2 minutos)

6º Atrativo – Shopping Light (Edif. Alexandre Mackenzie) – Viad. do Chá/ R. Cel. Xavier de Toledo. (10 minutos)

Caminhada do Shopping Light até a metade do viaduto do Chá. (10 minutos) 7º Atrativo – Viaduto do Chá e Vale do Anhangabaú (breve histórico). (10 minutos) Sobre o viaduto do Chá explanação do Palácios dos Correios.

(43)

38 Caminhada até a prefeitura. (2 minutos)

9º Atrativo – Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP (Edif. Francisco Matarazzo) – viaduto do Chá/R. Dr. Falcão. (5 minutos)

Caminhada até a Pça. do Patriarca. (1 minuto)

10º Atrativo – MAB/FAAP (Casa Lutétia) - pça do Patriarca, 78. (10 minutos)

Caminhada da Pça. do Patriarca pela R. da Quitanda até a R. Álvares Penteado. (2 minutos)

11º Atrativo - Edif. Banco Ítalo-Belga – R. Álvares Penteado, 195. (5 minutos)

Caminhada da R. Álvares Penteado até a R. XV de novembro. ( 2 minutos)

12º Atrativo - Academia Bio Ritmo (Edif. Banco Português do Brasil/Bolo de noiva – R. XV de novembro, 194.) (5 minutos)

Caminhada da R. XV de novembro até o Páteo do Colégio. (2 minutos)

13º Atrativo – Secretaria da Justiça (Edif. do Tesouro e Edif. da Fazenda) / breve histórico do Páteo do Colégio. (10 minutos)

Caminhada do Páteo do Colégio até a Pça. da Sé. (4 minutos)

14º Atrativo – Palácio da Justiça – Pça da Sé / Metrô Sé. (10 minutos) Retorno ao Metrô Sé ou dispersão do grupo.

(44)

39

6.3.2 – Tempo execução do roteiro 2

Quadro-3 Duração do Roteiro

Tempo utilizado 180 minutos (3 horas) Visitação/paradas: 150 minutos (2h30min.) Apresentação/caminhadas 30 minutos

6.3.2.1 - Custos dos atrativos

6.3.2.2 – Secretaria Estadual da Educação

A Secretaria Estadual da Educação possui um programa de visitas monitoradas gratuitas ao prédio da Casa Caetano de Campos, o agendamento pode ser feito pelo site: www.educacao.sp.gov.br ou pelo telefone: 3218-2000. Porém, no momento, as visitas estão suspensas.

6.3.2.3 – Theatro Municipal

Visitação gratuita de 3ª a domingo. Agendamento de 2ª a 6ª pelo site:

www.teatromunicipal.sp.gov.br ou pelos telefones: 3397-0382/0383.

6.3.2.4 – MAB/FAAP – Casa Lutétia

Visitação ao público acontece de 2ª a 6ª feira das 07h00 as 18h00, mediante agendamento de grupo através do email: mabcentro@faap.br ou do telefone: 3101-1776.

6.3.2.5 – Palácio da Justiça

Visitação gratuita de 2ª a 6ª, das 10h00 as 17h00, pode ser individual, para visitação em grupo o agendamento deve ser feito pelo email: museu@tjsp.jus.br ou pelo telefone: 3295-5819.

(45)

40 Se o passeio for por conta da pessoa, serão necessários 2 bilhetes unitários do metrô ao custo de R$ 3,00 cada, totalizando R$ 6,00.

6.3.2.7– Via agência de turismo receptiva

Com a contratação de um guia de turismo por uma agência receptiva o custo sairá de R$ 150,00 a R$ 200,00 mais os custos do monitor de R$ 20,00 a R$ 25,00; que deverá ser rateado entre os participantes do roteiro. Os custos de 2 bilhetes unitários do metrô ao custo de R$ 3,00 cada, totalizando R$ 6,00.

(46)

41

6.4 – Mapa do roteiro2

Fig. 19 – Mapa com os pontos turísticos do roteiro República/Sé * Ponto de partida(Estação República) M

1.Secretaria Estadual da Educação(Esc. Normal Caetano de Campos) parada 2.Praça da República(MMDC/Feira de Artesanato/Edifício Copan)

3.Edifício Cadete Galvão 4.Galeria do Rock

(47)

42 5.Theatro Municipal parada

6.Shopping Light(Edif. Alexandre Mackenzie) 7.Viaduto do Chá/Vale do Anhangabaú) 8.Palácio dos Correios

9.PMSP(Edif. Matarazzo) 10 .MAB/FAAP(Casa Lutétia) 11.CEF(Edif. Banco Italo-Belga)

12.Acadêmia Bio Ritmo(Edif. Português do Brasil) 13.Secretária da Justiça(Edif. do Tesouro/Fazenda) 14.Palácio da Justiça

(48)

43

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A cidade de São Paulo é considerada como local de trabalho, a maioria de seus habitantes ignoram o grande número de patrimônios culturais e arquitetônicos que existem nesta cidade, desde museus, centros culturais, teatros, monumentos públicos e edificações, como exemplo Teatro Municipal, Palácio dos Correios entre outros.

São Paulo possui o maior centro de exposições e eventos, congressos e feiras de produtos industriais e agrícolas do país, porém necessita de maior divulgação sobre seus pontos turísticos, históricos e arquitetônicos como parte da paisagem desta metrópole.

Os roteiros turísticos, históricos e arquitetônicos propostos por este trabalho pretende divulgar as obras de Ramos de Azevedo, junto ao público morador e visitante. Mostrando sua contribuição para o desenvolvimento e transformação da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o século XX.

Estes roteiros visam promover e valorizar os patrimônios históricos, artísticos e arquitetônicos como uma herança cultural da cidade. Suas obras estão presentes e incorporadas ao cotidiano dos paulistanos necessitando de uma promoção para com seus habitantes, que muitas vezes ignoram seu significado e importância.

(49)

44

GLOSSÁRIO

Arcada: s.f. Fila de arcos sustentados por pilares ou colunas. O empuxo

exterior de cada arco encontra o empuxo do arco da série, e ambos se compensam. Existe geralmente uma passagem atrás da arcada e um teto que a recobre. Nos antigos mosteiros, os monges costumavam passear nas arcadas. Às vezes as paredes eram construídas tão perto das colunas, que não havia espaço para caminhar. Em outros casos, a arcada era cega, com as colunas embutidas na parede.

Arte: s.f. Maneira de fazer uma coisa segundo as regras: arte militar, oratória,

dramática./ Modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover. / Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte. / Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época: a arte italiana. / Bras. Travessura, traquinada. // Arte pop, ver POP ART.

Art Nouveau: (Arte Nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre

1890 e 1910. Essencialmente decorativo voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas. Preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética), e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência nos cartazes.

Capitel: s.m. Arquitetura, Cobertura de uma coluna que coroa o fuste e

suporta o entablamento.

Cariátides: s.f. Colunas em formas femininas que suportavam na cabeça todo o peso do entablamento e da cobertura do templo designado de Erectéion. Na arquitetura grega, eram utilizadas em substituição às colunas de sustentação convencionais, ilustram a harmonia alcançada pela arte grega em seus padrões arquitetônicos.

Coríntio: adj. De Corinto. / Diz-se da ordem arquitetônica criada em Corinto,

(50)

45

Condephaat: O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico,

Artístico e Turístico tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo. Nessa categoria se encaixam bens móveis, imóveis, edificações, monumentos, bairros, núcleos históricos, áreas naturais, bens imateriais, dentre outros.

Conpresp: O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico,

Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp - foi criado em dezembro de 1985, mas sua instalação definitiva só ocorreu em outubro de 1988. Entre suas atribuições destacamos: deliberar sobre tombamentos de bens móveis e imóveis; definir área envoltória destes bens etc.

Dórico: adj. Relativo aos dórios. / Arquitetura. A mais antiga ordem de

arquitetura grega, caracterizada pela sobriedade e pela ausência de base nas colunas.

Eclético: adj. Pertencente, relativo ao ecletismo; que seleciona; que escolhe

de várias fontes; que não segue um só sistema de Filosofia, Medicina etc., mas seleciona e aproveita o que considera melhor ou verdadeiro nos vários métodos ou doutrinas. Composto de elementos oriundos de várias fontes.

Ecletismo: s.m. O termo ecletismo denota a combinação de diferentes estilos

históricos em uma única obra sem com isso produzir novo estilo. Tal método baseia-se na convicção de que a beleza ou a perfeição pode baseia-ser alcançada mediante a seleção e combinação das melhores qualidades das obras dos grandes mestres. Além disso, pode designar um movimento mais específico relativo a uma corrente arquitetônica do século XIX.

Frontispício: s.m. Face principal de um monumento. / Título principal e

inteiramente desenvolvido de um livro. / Gravura colocada para formar o título de um livro.

Fuste: s.m. Pau; vara. / Espécie de pau ou mastro que serve de amparo a

qualquer coisa. / Madeira, base, em que se encrava a lança, o chuço ou o ferro de outra arma. / peça que serve de esteio ao mastro de um navio. / parte da árvore, do

(51)

46 solo aos primeiros ramos; tronco. / Arquitetura. O corpo da coluna, entre a base e o capitel.

Iphan: O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi criado em

1937 pela Lei nº 378, no governo de Getúlio Vargas. A criação da Instituição obedece a um princípio normativo, atualmente contemplado pelo artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que define patrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Jônico: adj. É uma das ordens arquitetônicas clássicas.

Suas colunas possuem capitéis ornamentados com duas volutas, altura nove vezes maior que seu diâmetro, arquitrave ornamentada com frisos e base simples.

Neoclássico: Surgiu na Europa no século XVIII como uma reação ao

movimento anterior: o Barroco e seus excessos. Naquele momento em que se nascia o Iluminismo, as artes se voltavam para a Antiguidade, especialmente para a Grécia. Na arquitetura, a intenção era reproduzir o equilíbrio e a proporção da arquitetura grega. Dessa retomada, ressurgem os edifícios de fachada simétrica, sóbria e com ornatos tímidos se comparado aos do Barroco. Reaparecem os frontões, as colunas e os pórticos. Ao longo dos séculos, frequentemente esses elementos foram readaptados ao sabor dos impérios. Somente a partir de 1895 é que o Neoclássico se populariza, caracterizando as casas europeias e americanas.

Patrimônio: s.m. “É tudo que criamos, valorizamos e queremos preservar:

são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças tombadas os folguedos e as comidas, os sabores, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”. (LONDRES, Cecília)

Roteiro:s.m. Descrição pormenorizada de uma viagem importante; itinerário. Exposição completa e metódica das ruas, monumentos, museus, panoramas etc., existentes numa localidade e dignos de serem visitados.

(52)

47

Tombamento: s.m. É um ato administrativo realizado pelo Poder Público com

o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

(53)

48

REFERÊNCIAS Bibliográficas

CARVALHO, Maria Cristina Wolf de. Ramos de Azevedo. São Paulo: EDUSP, 1999. ISBN 85312405319

____________________________. Bem-morar em São Paulo, 1880-1910: Ramos de Azevedo e os modelos europeus. São Paulo. Anais do Museu Paulista, v. 4, jan./dez. p.165-200, 1996

CRESCENTE, Domingos. São Paulo, Vila, Cidade, Metrópole de Nestor Goulart Reis. São Paulo, In: URBS – Temas urbanos, Associação Viva o centro – ano XIII. Nº 51.3º trimestre, 2009.

DEUS, Indaiá Adair de Oliveira. Centro Histórico de São Paulo: Guia de Arquitetura e Arte. São Paulo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2010.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Ramos de Azevedo e seu escritório técnico. São Paulo: Editora PNI, 1998.

THEODORO, Janice. São Paulo de Ramos de Azevedo: da cidade colonial à cidade romântica. São Paulo: Anais do Museu Paulista, v. 4, jan./dez. p.201-208, 1996.

Periódicos

FOLHA DE SÃO PAULO. Revista São Paulo, nº 120, 21 a 27 de outubro de 2012. FOLHA DE SÃO PAULO. Revista São Paulo, nº 7, 18 a 24 de julho de 2010.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Cultura. Memorial da Resistência de São Paulo.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Iphan). Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; texto e revisão de, Natália Guerra Brayner.-- 3. Ed. == Brasília, DF: Iphan, 2012.

(54)

49 ASSOCIAÇÃO VIVA O CENTRO. Disponível na Internet:

<http://www.vivaocentro.org.br/bancodados/enderecos/edificios_historicos.htm>, [20 out.

2012]

ARTE CIDADE III – A CIDADE E SUAS HISTÓRIAS. Disponível na Internet:

<http://www.pucsp.br/artecidade/site97_99/ac3/hist.html>, [15 nov. 2012]

CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO. Disponível na Internet: <http://www.catedral.dj.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Ite mid=2>, [25 out. 2012]

CHECK POINT RECEPTIVE SERVICE. Disponível na Internet: <http://www.checkpointtours.com.br/br/site.asp>, [04 nov. 2012]

CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO,

ARTÍSTICO E TURÍSTICO. Disponível na Internet:

<http://www.preservasp.org.br/forum/index.php?topic=62.0>, [18 set. 2012] CONSELHO DA CIDADE – PASSOS (MG). Disponível na Internet:

<http://concid.blogspot.com.br/2008/11/ramos-de-azevedo.html>, [03 out. 2012] EMPRESA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPINAS. Disponível na Internet: < http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=equipamentospublicos&pub=148>, [11 out. 2012]

FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível na Internet:

<http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u405674.shtml>, [12 jun. 2011]

FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível na Internet: < http://noticias.uol.com.br/ultimas- noticias/agencia-estado/2012/09/20/fogo-destroi-capela-de-ramos-de-azevedo-em-sorocaba.htm>, [25 out. 2012]

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Disponível na Internet: < http://www.educacao.sp.gov.br/portal/institucional/a-secretaria/escola-caetano-de-campos>, [15 out. 2012]

GRAFFIT VIAGENS. Disponível na Internet: <http://www.graffit.com.br>, [14 out. 2012]

HOTEL NACIONAL INN. Disponível na Internet:

<http://www.nacionalinn.com.br/hoteis/sao_paulo/sao_paulo_inn/principal.html>, [14 out. 2012]

(55)

50

MICRO EDUCAÇÃO. Disponível na Internet:

<http://www.microeducacao.com.br/santos/roteiroturisticosantoscentro.htm>, [10 out. 2012]

MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO. Disponível na Internet: <http://www.ilovesaopaulo.com.br/museu-da-energia-de-sao-paulo/>, [27 set. 2012] MUSEU PENITENCIÁRIO PAULISTA-SAP-SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO. Disponível na Internet:

<http://www.sap.sp.gov.br/common/museu/museu.php, [11/out/2012]

NOVO MILÊNIO. Disponível na Internet:

<http://www.novomilenio.inf.br/guaruja/gh010.htm>, [10 out. 2012]

PARQUE DA LUZ. Disponível na Internet:

<http://www.sampa.art.br/parques/jardim_da_luz>, [25 set. 2012]

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Disponível na Internet: <http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?mn=98&c=257&s=0>, [05 abr. 2012]

PIONEIROS EMPREENDEDORES. DISPONÍVEL NA Internet: <http://pioneiroseempreendedores.com.br/pioneiros/ramos_de_azevedo.swf>, [21 set. 2012]

PRÓ MEMÓRIA DE CAMPINAS. Disponível na Internet: < http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2008/01/personagem-ramos-de-azevedo.html>, [03 out. 2012]

REVISTA REGIONAL. Disponível na Internet:

<http://revistaregional.com.br/portal/?p=1069>, [03 out. 2012]

SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO/CONDEPHAAT.

Disponível na Internet:

<http://www.cultura.sp.gov.br/sec/condephaat/pauta%201659_manha.pdf>, [31 out. 2012]

TERRA PAULISTA. Disponível na Internet:

<http://www.terrapaulista.org.br/arte/arquitetura/saibamais.asp>, [10 out. 2012]

UNISANTOS. Disponível na Internet:

(56)

51

Consultas

PILAGALLO, Oscar e DIWARI, Pietra. Cotidiano: um dia na vida de brasileiros. São Paulo: Folha de São Paulo, 2012. 1. ed – 64p. – (Coleção Folha. Fotos antigas do Brasil; v. 11)

______________________________. São Paulo: de vila a metrópole. São Paulo: Folha de São Paulo, 2012. 1. ed – 64p. – (Coleção Folha. Fotos antigas do Brasil; v. 1)

PONTES, José Alfredo Vital e FILHO, Ruy Mesquita. São Paulo de Piratininga: de pouso de tropas a metrópole. São Paulo: O Estado de S. Paulo, Editora Terceiro Nome, 2003. 1. ed.

(57)

52

ANEXO I

Malha viária do metrô da cidade de São Paulo

Fonte: Disponível na Internet:

<http://www.google.com.br/imgres?q=mapa+do+transporte+metropolitano+sp+2012&num=10&hl= pt-BR&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=cEUDaHi5bkZk0M:&imgrefurl=http://genessalves.wordpr ess.com/tag/linha-amarela/&docid=zVMqnRFuSpu9OM&imgurl=http://genessalves.files.wordpress.com/2011/11/metr c3b4-sp3.jpg&w=1181&h=793&ei=QYarUOv7EInI0QG94IHgCA&zoom=1&iact=hc&vpx=915&vpy=161&dur =3078&hovh=184&hovw=274&tx=131&ty=110&sig=107205840286979800983&page=1&tbnh=148& tbnw=220&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:4,s:0,i:81>, [1 nov.2012]

Referências

Documentos relacionados

Segundo dados do São Paulo Convention &amp; Visitors Bureau (SPC&amp;VB, 2007), o maior fluxo de visitantes (turistas e excursionistas) na cidade de São Paulo situa-se no segmento

Presidente em Exercício da São Paulo Turismo (SPTuris) / Acting President of São Paulo Turismo: Tasso Gadzarnis Diretor de Turismo e Entretenimento (SPTuris) / Tourism

A receita total com turismo gerada pela Fórmula Truck em São Paulo foi de R$ 12 milhões, considerando os gastos dos turistas com ingressos, transporte, alimentação, entretenimento

O objetivo foi de conhecer o comportamento desse público, identificando o gênero, a faixa etária, a ocupação, os gastos e os pernoites na cidade, além de uma avaliação da cidade

Prefeito da Cidade de São Paulo: Gilberto Kassab Presidente: Caio Luiz de Carvalho Vice-presidente: Tasso Gadzanis Diretor de Ações Estratégicas e Comunicação: Luiz Sales Diretor

Prefeito da Cidade de São Paulo: Gilberto Kassab SÃO PAULO TURISMO (SPTURIS) Presidente: Caio Luiz de Carvalho Vice-presidente: Tasso Gadzanis Diretor de Ações Estratégicas

Com o objetivo de identificar o perfil do público, a São Paulo Turismo realizou uma pesquisa exploratória junto aos participantes dos desfiles do grupo especial, nos dias 04

Elaborado pela Equipe Técnica da Diretoria de Turismo da São Paulo Turismo São Paulo Turismo S/A - Empresa Oficial de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo / Prepared by