• Nenhum resultado encontrado

ProjetoEstágio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ProjetoEstágio"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Dados do Projeto e do Proponente

Título do Projeto: Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica

Local: Casa Treze de Maio

Unidade Executora (Centro e Departamento):

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas

Departamento De Psicologia

Data: 19/01/2010

Supervisora Acadêmica: Professora Drª Adriane Roso – CRP 07/05545 Supervisora Local: Cláudia V. Emanuelli Magalhães – CRP 07/13409

(2)

Introdução: Caracterização e Justificativa

Estágio, previsto em currículo, é um conjunto de atividades, executadas por um estudante, em situações reais de vida e de trabalho, junto a pessoas jurídicas ou à

comunidade em geral, com o objetivo de aprendizagem profissional e sócio-cultural, sob responsabilidade e coordenação da instituição onde o mesmo estuda. Nste período o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes, programadas e projetadas, avaliáveis em créditos e conceitos com duração e supervisão estabelecidos por leis e normas. Por ser insterface entre atividade acadêmica e profissional, o estágio tem funcionado como problematizador da realidade, sendo espaço privilegiado, tanto para aprendizagem do exercício profissional quanto para levantamento de questões importantes para a pesquisa.

O currículo mínimo obrigatório de cursos de formação de Psicólogo, estabelece obrigatoriedade de estágio supervisionado, conforme Portaria nº159 de 14 de junho de 1965. O mesmo determina o Parecer 403/62 e a Resolução do Conselho Federal de Psicologia de 20 de dezembro de 1977.

O estagiário é representante de uma classe profissional, cabendo-lhe, portanto, zelar por sua imagem e posição, estando sujeito ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Sendo o estágio uma disciplina obrigatória do Curso de Psicologia e exigindo o

Conselho Federal e Regional dos Psicólogo nos artigos 1, 2 e 3 da Resolução nº15/77, de 22 de dezembro de 1977, que os estágios sejam supervisionados e acompanhados por profissionais registrados no Conselho Regional de jurisdição da localidade em que se dê a prática do aluno (CRP/07).

A instituição, entidade ou empresa interessada em conceder estágio deve formalizar seu interesse junto à instituição de ensino, descrevendo as atividades que terá o estagiário e os horários, encaminhando também o Curriculum Vitae do psicólogo responsável. A

instituição de ensino, com base nas informações e julgando pertinente para a formação dos alunos, providenciará a formalização de um Convênio, ou instrumento similar, e informará quais os alunos que dispõem de condições, em função das disciplinas cursadas. A

(3)

inscritos, formalizando Termo de Compromisso com os selecionados, com a interveniência da instituição de ensino.

(4)

Objetivos e Metas

Geral

Abrir perspectivas teórico-práticas para as diversas formas de atuação do Psicólogo, advindas de necessidades institucionais ou populacionais, na área da Saúde.

Específicos

 Propiciar ao aluno condições para participar de ações que:  Integrem diferentes profissionais (interdisciplinariedade);  Permitam reconhecer possibilidades e limites institucionais;  Promovam a visão integral de saúde.

 Favorecer o desenvolvimento de habilidade profissional em situação real, qualificando o futuro profissional para o mercado de trabalho.

 Oportunizar a integração de conteúdos e experiências realizadas nas etapas anteriores do curso.

 Proporcionar iniciação profissional em uma situação supervisionada.  Promover a interação entre a Universidade e a comunidade.

 Inserir o aluno no campo das técnicas e metodologias de aconselhamento para HIV e outras DST nos serviços públicos de saúde.

 Familiarizar o aluno com as práticas de prevenção desenvolvidas por serviços de saúde e com as estratégias de prevenção voltadas para pessoas vivendo com HIV/Aids.

(5)

Metodologia e Estratégia de Ação

 Sala de espera no Centro de Testagem e Aconselhamento(CAT), com usuários que aguardam diagnóstico de DSTs ou de HIV ou de Hepatites.

 Grupo de adesão com usuários soropositivo ou usuários com AIDS.  Como parte dos procedimentos éticos, será solicitada ao Núcleo de Educação Permanente (NEPeS) da Secretaria de Saúde Municipal de Santa Maria a autorização institucional para a realização das atividades de estágio. A coordenação do serviço, e o órgão público responsável serão informados sobre os objetivos do presente estudo.

Local

Casa Treze de Maio, sede da Política Municipal de controle das doenças

sexualmente transmissíveis e Aids da cidade de Santa Maria/RS, onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade.

Atribuições do supervisor local

 Assegurar ao aluno o conhecimento da entidade, providenciando sua ambientação e instalação adequada, bem como condições para o desenvolvimento do projeto de estágio.

 Supervisionar sistematicamente os estagiários em suas atividades.

 Assessorar o aluno na elaboração do projeto de estágio e do relatório final, revisando-os e aprovando-os.

 Realizar reuniões semanais com os estagiários e atendê-los individualmente quando necessário.

 Controlar a freqüência dos estagiários.

 Informar ao supervisor acadêmico sobre eventuais irregularidades no desenvolvimento do estágio.

 Realizar avaliações durante o estágio e uma avaliação descritiva final do estagiário, conforme especificação da coordenadoria de estágio.

(6)

 Comparecer às reuniões sempre que solicitadas pela Coordenadoria do Curso de Psicologia.

Atribuições do aluno estagiário

 Matricular-se na disciplina de Estágio Curricular, após contato com a Coordenadoria do Curso.

 Assumir e cumprir o estágio com responsabilidade conforme termo de compromisso firmado com a Coordenadoria de Curso e entidade concessionária do campo de estágio (Anexo 4).

 Submeter-se aos instrumentos de controle e avaliação estabelecidos pela Coordenadoria de Curso.

 Elaborar um projeto de Estágio, de acordo com as normas da UFSM.

 Elaborar relatório final, de acordo com as normas e prazos da Coordenadoria do Curso de Psicologia (Anexo 2).

 Estabelecer horários de estágio somente após reservar os horários de supervisão.  Inscrever-se no grupo de supervisão na data prevista a fim de evitar posteriores dificuldades aos mesmos.

 Observar atentamente os prazos para entrega de qualquer documentação solicitada.  Zelar pela economia, guarda e conservação do material que lhe for confiado.  Informar seu supervisor local e professor supervisor das irregularidades que tiver conhecimento, relativas à sua condição de estagiário, principalmente as previstas no Código de Ética.

 Participar de todas as atividades de supervisão local e acadêmica.

 Recorrer aos supervisores local e acadêmico, em primeiro lugar, sempre que surgirem dificuldades ou dúvidas.

(7)

Indicadores de Progresso ao final de cada 6 meses de projeto

a) Avaliação continuada das idas ao campo, acompanhando o desenvolvimento das ações – Indicador de Cumprimento das etapas metodológicas.

b) Avaliação qualitativa das novas aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes participantes no projeto.

Avaliação

O estagiário será avaliado pela comissão de avaliação composta pelo supervisor local e professor supervisor, tendo como base:

a) avaliação descritiva do supervisor local ao final do estágio; b) avaliações descritivas e quantitativas do professor supervisor.

Ao final do estágio será distribuída ao aluno 1 nota, tendo como base as avaliações periódicas e o relatório final, sendo homologado pelo Coordenador do Curso de psicologia.

Inicio de estágio

O início oficial de estágios estará sujeito ao cronograma estabelecido por cada semestre, de acordo com o calendário acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria e se formalizará através de uma carta de apresentação do estagiário ao local (Anexo 1 ).

(8)

Considerações finais

a) Cada estagiário deverá manter suas próprias anotações particulares, resultados de testes, laudos, entrevistas, relatórios, e outros documentos, para fim de estudos e elaboração de seu relatório final.

b) Ao fim do semestre conforme o cronograma, o estagiário deverá entregar um atestado (*) com o número de horas de estágio e um relatório em três (3) vias, uma para o professor supervisor, outra para o supervisor local e outra para a Coordenadoria de Curso, sendo que receberá uma destas vias após a avaliação final.

c) Relatórios, e qualquer outra documentação, entregues fora dos prazos estabelecidos, não serão aceitos.

d) O limite de faltas e atrasos será determinado com os supervisores.

e) As tarefas do estagiário deverão ser projetadas para serem iniciadas e concluídas durante o estágio. A entidade ou a supervisão não podem assumir os clientes ou as tarefas do estagiário.

f) As tarefas descritas no relatório deverão ser pertinentes à ementa da disciplina de estágio específico (Anexo 3).

(*) Obs.: O atestado de realização de estágio deverá conter especificação do período e nºde horas assinado pela direção da entidade concessionária de campo de estágio, com firma reconhecida.

(9)

Anexo nº1- Carta de Apresentação do Estagiário

Santa Maria, ... de ... de ...

Exmo.(a) Sr.(a)

O estágio supervisionado é exigência curricular do Ministério da Educação e Cultura, referendado pelo Departamento de Psicologia desta Universidade e para dar Cumprimento a este dispositivo legal regimental, apresento-lhes o

aluno________________________________________________________, sob matrícula n° ______________________________, do Curso de Psicologia deste Departamento, com solicitação de lhe facilitar o exercício prático teórico dos conhecimentos teóricos já

adquiridos em aproveitamento pessoal como em beneficio desse estabelecimento, onde trabalhará como psicólogo em formação.

Com distinta consideração e antecipados agradecimentos subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

(10)

Anexo nº 2 - Roteiro de Relatório de Estágio

a) Capa:

 Nome da Universidade

 Título: Relatório de Estágio na área de Psicologia – Clínica  Ano

b) Folha de rosto: Nome da Universidade  Centro:

 Departamento:  Título do estágio  Ano:

c) 2ª página: Nome do estagiário  Local de estágio

 Nome, assinatura e CRP do supervisor local  Nome, assinatura e CRP do professor supervisor

 Nome, assinatura e CRP do Coordenador do Curso de Psicologia  Nome e assinatura do estagiário.

d) Índice

e) Projeto de Estágio - (Suprimindo a fundamentação teórica)

f) Fundamentação teórica - Neste item o estagiário deverá complementar a fundamentação teórica elaborada para o projeto de estágio.

g) Apresentação e discussão das tarefas realizadas:

 Neste item o estagiário deverá caracterizar o trabalho realizado relatando método (amostragem, recursos humanos e materiais, objetivos,

procedimento, técnicas utilizadas, comentando teórica e criticamente os dados obtidos).

h) Conclusões: Neste item o estagiário deverá desenvolver suas considerações pessoais baseadas no processo vivenciado.

(11)

 Neste item o estagiário deverá apresentar sugestões alternativas para o tratamento do problema estudado.

j) Avaliação:  Do estágio  das supervisões  auto-avaliação k) Bibliografia l) Anexos

(12)

Anexo nº3 – Ementas

PSI – 182: Estágio Específico I PSI – 183: Estágio Específico II

(13)

Anexo 4 - Termo de compromisso de estágio obrigatório (firmado com a Coordenadoria de Curso e entidade concessionária do campo de estágio)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Pelo presente instrumento, firmado nos termos da Lei n° 11.788 de 25 de setembro de 2008

O(a) aluno(a) ________________________________, matriculado sob o n° __________, do Curso de _________, freqüentando o __ semestre, CPF n° ________, CI n° _________, residente a __________, na cidade de ____________ (__), Cep __________, telefone ________, doravante denominado ESTAGIÁRIO;

A Empresa/Instituição de Ensino, pessoa jurídica de direito ____, inscrita sob o CNPJ n° ___________, Inscrição Estadual: XXXXXXXX, estabelecida na ___________, na cidade de _________ (__), Cep ______, telefone __________, representada pelo seu _______, Sr. _______, doravante denominada CONCEDENTE ou INSTITUIÇÃO DE ENSINO ; e

A Universidade Federal de Santa Maria, autarquia de ensino superior, inscrita sob o CNPJ n° 95.591.764/0001-05, estabelecida na Cidade Universitária “Prof. José Mariano da Rocha Filho”, Avenida Roraima, 1000, Bairro Camobi, Santa Maria (RS), Cep 97105-900, telefone (55) 3220-8000, representada pelo

Coordenador do Curso/Chefe de Departamento/Diretor de Unidade, Prof° ______,

de acordo com a Portaria n. 53.771 de 16/10/08, doravante denominada INSTITUIÇÃO DE ENSINO ou CONCEDENTE, ajustam o seguinte:

CLÁUSULA PRIMEIRA – Este instrumento tem por objetivo estabelecer as condições para a realização de Estágio e particularizar a relação jurídica especial existente entre o ESTAGIÁRIO, a CONCEDENTE e a INSTITUIÇÃO DE ENSINO. CLÁUSULA SEGUNDA – O Estágio Obrigatório, definido no Projeto Pedagógico do Curso, nos termos da Lei n° 11.788/08 e da Lei n° 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), entendido como ato educativo supervisionado, visa a complementação do ensino e da aprendizagem proporcionando preparação para o trabalho profissional do ESTAGIÁRIO, possibilitando-lhe aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, bem como condições de vivenciar e adquirir experiência prática em situações reais de trabalho em sua área de atuação.

(14)

CLÁUSULA TERCEIRA – O estágio terá início em ___/____/200_ e terá seu término em ____/___/200_, com uma atividade de ___ horas diárias, totalizando ___ horas semanais, sendo compatível com as atividades escolares e de acordo com o art. 10° da Lei n° 11.788/08.

§ 1° – Este Termo de Compromisso de Estágio pode ser prorrogado, a critério das partes, desde que não ultrapasse 02 (dois) anos, exceto quando se tratar de deficiente, devendo compatibilizar-se às atividades discentes.

§ 2° – O Plano de Atividades, os Relatórios de Atividades e as Avaliações serão anexados ao Termo de Compromisso de Estágio sendo parte integrante e indissociável deste.

§ 3° – As atividades principais poderão ser ampliadas, reduzidas, alteradas ou substituídas, de acordo com a progressividade do Estágio e do Currículo, desde que de comum acordo entre os partícipes.

§ 4° – É assegurado ao ESTAGIÁRIO recesso das atividades, preferencialmente em período de férias escolares, nos termos do art. 13 da Lei n° 11.788/08.

§ 5° – Nos períodos estabelecidos no calendário escolar como de avaliação é assegurado ao ESTAGIÁRIO redução na carga horária em pelo menos a metade. § 6° – Aplica-se ao ESTAGIÁRIO a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da CONCEDENTE. CLÁUSULA QUARTA – O ESTAGIÁRIO desenvolverá suas atividades obrigando-se a:

a) Cumprir com empenho e interesse a programação estabelecida no Plano de Atividades;

b) Cumprir as condições fixadas para o Estágio observando as normas de trabalho vigentes na CONCEDENTE, preservando o sigilo e a confidencialidade sobre as informações que tenha acesso;

c) Observar a jornada e o horário ajustados para o Estágio;

d) Apresentar documentos comprobatórios da regularidade da sua situação escolar, sempre que solicitado pela CONCEDENTE;

e) Manter rigorosamente atualizados seus dados cadastrais e escolares, junto à CONCEDENTE;

f) Informar de imediato, qualquer alteração na sua situação escolar, tais como: trancamento de matrícula, abandono, conclusão de curso ou transferência de Instituição de Ensino;

g) Vistar os Relatórios de Atividades elaborados pela CONCEDENTE com periodicidade mínima de 06 (seis) meses e, inclusive, sempre que solicitado;

h) Responder pelas perdas e danos eventualmente causados por inobservância das normas internas da CONCEDENTE, ou provocados por negligência ou imprudência.

CLÁUSULA QUINTA – Cabe à CONCEDENTE:

a) Celebrar o Termo de Compromisso de Estágio com o ESTAGIÁRIO e a INSTITUIÇÃO DE ENSINO, zelando pelo seu fiel cumprimento;

(15)

b) Conceder o Estágio e proporcionar ao ESTAGIÁRIO condições propícias para o exercício das atividades práticas compatíveis com o seu Plano de Atividades;

c) Designar como Supervisor o funcionário __________, ( formação/n° de registro ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida

no curso do ESTAGIÁRIO) , de seu quadro de pessoal, para orientá-lo e

acompanhá-lo nas atividades do Estágio;

d) Solicitar ao ESTAGIÁRIO, a qualquer tempo, documentos comprobatórios da regularidade da situação escolar, uma vez que trancamento de matrícula, abandono, conclusão de curso ou transferência de Instituição de Ensino constituem motivos de imediata rescisão;

e) Elaborar e encaminhar para a INSTITUIÇÃO DE ENSINO o Relatório de Atividades, assinado pelo seu Supervisor, com periodicidade mínima de 06 (seis) meses com vista obrigatória do ESTAGIÁRIO;

f) Entregar, por ocasião do desligamento, Termo de Realização do Estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho;

g) Manter em arquivo e à disposição da fiscalização os documentos que comprovem a relação de Estágio;

h) Permitir o início das atividades de Estágio somente após o recebimento deste instrumento assinado pelos partícipes;

CLÁUSULA SEXTA – Cabe à INSTITUIÇÃO DE ENSINO:

a) Indicar, no Plano de Atividades, as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar, ao horário e calendário escolar;

b) Avaliar as instalações da parte concedente do Estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do aluno;

c) Indicar como Professor Orientador, o Prof. ___________, da área de _____

(a ser desenvolvida no Estágio), como responsável pelo acompanhamento

e avaliação das atividades do ESTAGIÁRIO;

d) Comunicar ao CONCEDENTE, no início do período letivo, as datas de realização das avaliações escolares;

e) Exigir do aluno a apresentação periódica, em prazo não superior a 06 (seis) meses, de Relatório de Atividades;

f) Zelar pelo cumprimento do Termo de Compromisso de Estágio, reorientando o ESTAGIÁRIO para outro local em caso de descumprimento de suas normas;

g) Avaliar a realização do Estágio do aluno por meio de Instrumentos de Avaliação

CLÁUSULA SÉTIMA – Na vigência do presente Termo, o ESTAGIÁRIO estará incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, contratado pela ______, conforme certificado individual de seguro, Apólice n0 xxxxxxxxxxxxx,

(Nome da empresa de seguros).

(16)

a) Automaticamente, ao término do período previsto para sua realização; b) Desistência do Estágio ou rescisão do Termo de Compromisso de Estágio,

por decisão voluntária de qualquer dos partícipes, mediante comunicação por escrito com antecedência de 05 (cinco) dias;

c) Pelo trancamento da matrícula, abandono, desligamento ou conclusão do curso na INSTITUIÇÃO DE ENSINO;

d) Pelo descumprimento das condições do presente Termo de Compromisso de Estágio;

CLÁUSULA NONA – O ESTAGIÁRIO ( não? ) receberá bolsa (no valor de R$ ?)

(ou outra forma de contraprestação, qual?) , bem como auxílio-transporte. (Optar

entre 01 das lacunas acima, acertar a redação e deletar esta observação)

CLÁUSULA DÉCIMA – O Estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados as disposições da Lei n° 11.788/08 e do presente Termo de Compromisso.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – A rescisão do presente Termo de Compromisso de Estágio poderá ser feita a qualquer tempo, unilateralmente, mediante comunicação por escrito, feita com cinco dias de antecedência.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Santa Maria (RS), com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas ou controvérsias em decorrência do presente Termo de Compromisso de Estágio que não puderem ser decididas diretamente pelos partícipes.

E assim, justos e acordados, assinam este instrumento em três vias de igual teor e forma. Santa Maria, ____ de ___________ de 2008. ____________________________________ Nome do Aluno Estagiário ________________________________________________ Prof. ... Coordenador do Curso de ... ________________________________________________ Nome do Representante da Empresa

Referências

Documentos relacionados

(Parábola do semeador). André Luiz; “Faça o mesmo” mens. 23, In: Sementeira de Fraternidade, Divaldo P. Joanna de Angelis; “Observa teu comportamento” mens. 30, In:

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

occurring in more than just enterprise and technology companies (2002: US – 83% / Europe – 47%).. • In the UK, France and Germany

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,