• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR. As atividades deverão ser realizadas no caderno. Unidade Escolar: Nome do aluno: Turma: Data: / / 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR. As atividades deverão ser realizadas no caderno. Unidade Escolar: Nome do aluno: Turma: Data: / / 2020"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO NÃO PARA!

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ENSINO FUNDAMENTAL II 9o ANO HISTÓRIA

As atividades deverão ser realizadas no caderno.

Unidade Escolar: __________________________________________________________

Nome do aluno:___________________________________________________________

Turma: ______________

Data: _____/_____/ 2020

As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram um mal desnecessário

O cogumelo provocado pela explosão das bombas em Hiroshima e Nagasaki.

Na Segunda Guerra Mundial, depois de os alemães se renderem, em maio de 1945, o Japão rejeitou um ultimato pela paz e continuou a guerra na Ásia. Os Estados Unidos decidiram, então, jogar duas bombas nucleares, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki, para forçar o país a se render rapidamente, sem por em risco a vida de soldados americanos.

“Os japoneses começaram essa guerra pelo ar em Pearl Harbor. É uma bomba atômica. É o

aproveitamento da energia básica do Universo. A força de onde o Sol tira seu poder foi liberada sobre

aqueles que trouxeram a guerra ao Extremo Oriente. Foi para poupar o povo japonês da completa

destruição que o ultimato de 26 de julho foi emitido em Potsdam. Seus líderes prontamente o

rejeitaram. Se eles não aceitam os nossos termos, que esperem uma chuva de ruína do ar, como

nunca antes vista neste planeta.”

(2)

Poderia ser algum vilão de filme ou seriado ameaçando destruir a Terra. Mas era o presidente norte-americano, Harry Truman, discursando à nação em 6 de agosto de 1945, após autorizar a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima. Dois dias depois, os Estados Unidos repetiram a dose em Nagasaki.

Em 1941, os japoneses realizaram um ataque surpresa à base americana de Pearl Harbor, matando 2.500 pessoas. Pelo discurso do presidente, fica claro que a bomba atômica era uma vingança.

Nesse ato claro, deliberado e ridiculamente desproporcional, o presidente Truman matou mais de 200 mil pessoas e outras milhares ficaram gravemente feridas. “Naquele tempo, havia tanto ódio dos japoneses que quanto mais matávamos melhor nos sentíamos, porque isso significava que haveria menos deles para enfrentar durante a invasão”, disse Russell Gackenbach, que participou da missão de lançamento da bomba sobre a cidade Hiroshima.

A primeira bomba, lançada em Hiroshima em 6 de agosto, matou cerca de 140 mil pessoas no total - aproximadamente 80 mil morreram imediatamente ou nos dias que se seguiram e outras 60 mil morreram em decorrência de doenças provocadas pela radiação. Foi a primeira vez que uma arma nuclear foi usada numa guerra. Quando uma rendição imediata não veio por parte do governo japonês, as forças americanas lançaram outra bomba, três dias depois, sobre a cidade de Nagasaki, matando mais de 70 mil pessoas.

O Japão se rendeu seis dias depois.

Fotos da maquete da cidade de Hiroshima antes e depois da explosão da bomba atômica em 1945 – Museu da Paz de Hiroshima.

As bombas atômicas criaram diversas novas formas de matar nunca vistas pela ciência. Depois da explosão, veio o fogo, e alguns locais das cidades atingidas ficaram cinco vezes mais quente do que a superfície do sol. As queimaduras por radiação atômica eram terríveis. Depois, foi a chuva negra, uma chuva formada na nuvem de poeira radioativa da explosão. Ela envenenou os rios, os poços de água e o solo. Dois meses depois da explosão, aqueles que beberam água da chuva negra começaram a perder cabelo. Era mais uma doença da radiação.

Os médicos japoneses não sabiam com o que lidavam. Pela primeira vez, armas nucleares eram

usadas num conflito. Quanto tempo a radiação permaneceria no ambiente? Como afetaria o corpo

humano, as células?

(3)

Homem vítima da bomba de Hiroshima com os braços queimados. As partes escuras mostram as marcas deixadas pelas roupas que esta vítima usava durante a explosão.

Até hoje os sobreviventes são monitorados. Tanto em Nagasaki quanto em Hiroshima, quem escapou da tragédia nuclear é chamado de "hibakusha", que significa sobrevivente da bomba. A radiação teve impacto profundo na saúde dos “hibakushas”, mas é impossível dizer o quanto cada um foi afetado. As pesquisas sobre os efeitos da radiação já duram mais 60 anos. O estudo recebeu o nome de "comissão para o acidente com a bomba atômica". É a pesquisa médica contínua mais longa da história.

Outra tragédia deixada pelas bombas foram os órfãos. Durante a guerra, para proteger as crianças dos bombardeios, o governo japonês as enviava para as zonas rurais. Depois do ataque nuclear, essas crianças voltaram para não encontrar seus pais, nem suas casas. Ficavam perambulando atrás de comida numa cidade arrasada e radioativa. Sem governo, sem ordem, essas crianças foram recrutadas pela única organização que sobreviveu à bomba: a Yakuza, a máfia japonesa. Os meninos também eram usados para vender drogas. Muitas meninas tiveram um destino pior: foram vendidas como prostitutas em outras cidades.

Os que sobreviveram não podiam imaginar que outro mal ainda estava reservado a eles: o preconceito. Todo sobrevivente da bomba recebeu uma carteira que garante um atendimento especial no sistema público de saúde japonês. Todo mês, eles realizam exames para acompanhar a saúde. Mas, assim como essa carteira garante benefícios, também trouxe problemas.

Muitos “hibakushas” tentaram esconder o passado, mas o documento era prova do que tinha acontecido. E havia muito medo na época. Algumas pessoas evitavam os sobreviventes por medo dos efeitos da radiação. As empresas tinham medo de perder o funcionário e preferiam contratar os que não foram expostos à radiação, dificultando a contratação de

sobrevivente para o trabalho. Atualmente um abrigo longe do centro de Nagasaki cuida de centenas de “hibakushas”. São pessoas que desenvolveram doenças relacionadas à bomba ou simplesmente não suportaram a rejeição.

Pode soar estranho comparar o presidente norte- americano Harry Truman com um vilão. Mas, para alguns estudiosos, ele foi responsável por assassinatos em massa. Eles explicam que Truman pode não ter sido um monstro Hitler, mas isso não o desculpa pelo massacre de Hiroshima e Nagasaki.

Truman sabia que as bombas despejadas sobre as cidades

japonesas matariam milhares de civis, que não estavam

envolvidos em nenhuma operação militar.

(4)

O Bockscar e sua tripulação, que lançou a bomba atômica "Fat Man" sobre Nagasaki.

Embora muitos americanos aceitassem a defesa de que as bombas atômicas foram necessárias para encerrar a guerra, o presidente norte-americano e seus conselheiros de guerra tinham pleno conhecimento de que não havia necessidade de queimar duas cidades inteiras. O comandante supremo das forças aliadas na Europa, Dwight Eisenhower (que sucederia a Truman na presidência do Estado Unidos), declarou que os ataques eram totalmente dispensáveis, pois o Japão já estava derrotado.

Havia planos alternativos para derrotar o Japão, e a superioridade aérea dos americanos faria os japoneses caírem, mais cedo ou mais tarde. Fora que não foi apenas Hiroshima que encerrou a guerra. Ao mesmo tempo, os soviéticos invadiram a Manchúria e outras colônias japonesas, em 8 de agosto de 1945 – um plano que os Aliados sabiam que aconteceria. Mas Truman, apoiado por 85% da população, ordenou que o Enola Gay lançasse a Little Boy naquele 6 de agosto de 1945 sobre Hiroshima. Muito estudiosos defendem que os Estados Unidos queriam, apenas, provar ao mundo seu imenso poder bélico destrutivo. O fato é que após as bombas de Hiroshima e Nagasaki, a humanidade passou a conviver com a possibilidade de ser destituída a qualquer momento.

Hiroshima antes e depois da explosão da bomba atômica

Bibliografia:

https://super.abril.com.br/blog/contaoutra/a-bomba-de-hiroshima-foi-um-assassinato-em-massa- desnecessario/

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/08/documentario-revela-novas-historias-de-tragedias- em-hiroshima-e-nagasaki.html

Vídeos:

Bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki: https://www.youtube.com/watch?v=QtMiFaE8SiA Novas histórias de tragédias em Hiroshima e Nagasaki: https://www.youtube.com/watch?v=ru6MIN- dAsY

1 – Por que os Estados Unidos decidiram detonar as bombas atômicas sobre o Japão?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

(5)

2 – Que sentimento o discurso do presidente norte-americano Harry Truman desperta em você?

Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

3 – Por que o texto compara o presidente norte-americano Harry Truman a um vilão?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

4 – Como ficaram conhecidos os sobreviventes japoneses da explosão da bomba atômica?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

5 – Quais foram as consequências das bombas atômicas detonadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

6 – Na sua opinião, qual das consequências das bombas atômicas lançadas sobre o Japão foi pior?

Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

7 – Após a leitura do texto, você concorda com o título do texto “As bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki foram um mal desnecessário”? Por quê?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

8 – Escolha uma das imagens que aparecem no texto e descreva. Em sua opinião, qual é a mensagem que ela passa?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

9 - No filme Wolverine Imortal existe uma sequência de imagens onde o herói e um soldado japonês sobrevivem a explosão da bomba atômica lançada na cidade de Nagasaki em 09 de agosto de 1945.

Que tal assistir o filme e escrever um paragrafo relatando como os personagens sobreviveram? Como foi a reação deles a bomba? Como ficou a cidade de Nagasaki após a bomba? O que te chamou mais atenção sobre a bomba atômica no filme?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

_________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

UNIDADE ESCOLAR: E. M. Profa. Elza Ibrahim Elaborado por: Kassia Rodrigues Viana

Referências

Documentos relacionados

Essa posição, de certa forma, motivou os interesses de Portugal para investir em navegação e procurar uma rota de comércio que aproveitasse essas águas para chegar às Índias..

Ora, toda arte que se preze tem de incomodar, causar no espectador algum tipo de reação à qual ele não está acostumado.. A pichação é um bom exemplo de como cumprir

Portanto, para que seja bem-sucedida a leitura do texto literário não se pode prescindir dos instrumentos capazes de alcançar o âmbito do simbólico e do imaginário no

- Tenho, mas não aqui. Do Espírito Santo. Mamãe escreve todas as semanas. Achei que era letra de professora. A julgar pelo seu lixo. - No outro dia tinha um envelope de

Lembre-se que realizar pouca ou nenhum exercício físico que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências negativas para a nossa

É obrigatório o uso de vírgulas antes das orações coordenadas sindéticas

A potência dissipada pelo circuito de refrigeração será mais próxima da potência gerada no reator, quanto tão mais próximo o núcleo e o meio estiverem em equilíbrio térmico,

Uma leitura feita com calma permitirá que você retome parágrafos — e poucas coisas são mais eficientes para a interpretação textual do que a releitura