• Nenhum resultado encontrado

De 13/08/2021 a 09/09/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "De 13/08/2021 a 09/09/2021"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

1

De 13/08/2021 a 09/09/2021

(2)

W S

Projeto de Reforma Tributária

Câmara Federal aprova Projeto que altera regras do

(3)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Câmara Federal aprova Projeto que altera regras do Imposto de Renda

3

A Câmara dos Deputados aprovou em 2 de setembro, o Projeto que altera regras do Imposto de Renda (PL 2337/21). A proposta agora depende de apreciação pelo Senado Federal.

Os principais pontos de impacto para as pessoas jurídicas são:

• Os lucros e dividendos serão taxados em 15% a título de Imposto de Renda na fonte.

• O IRPJ será reduzido de 15% para 8%. O Adicional de 10% previsto na legislação para lucros mensais acima de R$ 20 mil permanece igual.

• A CSLL diminuirá 0,5 p.p. em duas etapas, condicionadas à redução de incentivos tributários que aumentarão a arrecadação. No final, a redução poderá chegar a 1 p.p., passando da atual alíquota de 9% para 8%.

• Extinção do benefício fiscal dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP).

• Extinção do regime de apuração do Lucro Real anual. A trava de 30% na compensação de prejuízos fiscais não se aplica nos 3 trimestres seguintes.

Para mais informações, acesse Agência Câmara de Notícias.

Sumário

(4)

W S

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/Cofins e “Teses Filhotes”

Base de cálculo dos créditos de PIS/Cofins | Repercussão da decisão do STF sobre a exclusão do ICMS da base do PIS/Cofins

PGFN segue Receita pela exclusão do ICMS do cálculo do crédito de PIS/Cofins

Tribunal garante a empresas crédito integral de PIS/Cofins

(5)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Base de cálculo dos créditos de PIS/Cofins | Repercussão da decisão do STF sobre a exclusão do ICMS da base do PIS/Cofins

5

PARECER COSIT Nº 10

A Receita Federal encaminha consulta interna à PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), na qual questiona se na apuração de créditos para o PIS e Cofins a compensar, o valor do ICMS destacado na Nota Fiscal deve ser excluído da base de cálculo, visto que não compõe o preço da mercadoria.

Na prática, a Receita Federal entende que também deve haver exclusão do ICMS da base de cálculo dos créditos de PIS/Cofins, e pede a validação desse entendimento pela PGFN.

Sumário

(6)

PGFN segue Receita Federal pela exclusão do ICMS do cálculo do crédito de PIS/Cofins

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) opinou pela exclusão do ICMS da base de cálculo da apuração dos créditos de PIS e Cofins. A manifestação foi anexada a um processo que tramita na Justiça Federal da 3ª Região nesta terça-feira (31/8) e consolida a linha de entendimento já defendida pela Receita Federal no mesmo processo. Na prática, o parecer diminui a fatia do montante que dará origem aos créditos dos contribuintes.

Segundo fontes consultadas pelo JOTA, o entendimento da PGFN vale somente para o processo em questão. No entanto, traz indicativos de como o Fisco deve se comportar: a favor da exclusão do ICMS da base de cálculo de créditos de PIS e Cofins.

O processo citado na matéria é o Mandado de Segurança: 5000538-78.2017.4.03.6110.

Fonte: Jota

(7)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Tribunal garante a empresas crédito integral de PIS/Cofins

7

Empresas estão conseguindo na justiça garantir crédito de PIS e Cofins gerados na aquisição de bens e insumos sem a exclusão do ICMS da base de cálculo. Em pelo menos duas decisões, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3º Região afastou entendimento de que o ICMS deve ser excluído do cálculo.

A Receita Federal, para diminuir o impacto da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, defende que para contabilizar os créditos, os critérios a serem utilizados deve ser o da exclusão do ICMS das notas de entrada, referentes à aquisição de bens e insumos, ou seja, sem o ICMS.

Fonte: Valor Econômico

Sumário

(8)

ICMS compõe a base de cálculo da CPRB

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.187.264

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu como constitucional a inclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobra a Receita Bruta (CPRB), contrariando à tese do Tema 69, pela qual ficou decidido que é inconstitucional a inclusão do ICMS no cálculo do PIS/Cofins.

A polêmica neste caso reside na diferença de conceitos dados à receita bruta. Na legislação da CPRB não defini o conceito de receita bruta, a Receita Federal, adota como definição de receita bruta, a do Parecer Normativo nº 03/12, que autoriza a exclusão das vendas canceladas e dos descontos incondicionais concedidos, também retirando as receitas de exportação, IPI e o ICMS.

Fonte: Valor Econômico

(9)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

STF recomeçará do zero julgamento da exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/Cofins

9

JURISPRUDÊNCIA STF

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, retirou do Plenário Virtual o caso em que estava sendo analisado a possibilidade de exclusão do ISS na base de cálculo do PIS/Cofins. O destaque foi feito durante o julgamento no Plenário Virtual que estava empatado.

O caso vai ser levado para o plenário físico. O tema pode levar para a União um impacto de até R$ 32,3 bilhões se for decidido em favor da exclusão do ISS da base do PIS e da Cofins, mas ainda existe muita divergência entre os ministros.

Fonte: Valor Econômico

Sumário

(10)

W S

Outras Decisões Judiciais e Administrativas sobre Tributação

Justiça garante créditos de PIS/Cofins sobre gastos com shopping virtual

STF invalida cobrança de ICMS sobre operações com softwares em São Paulo

STF rejeita modulação de decisão sobre cobrança de ISS em contrato de franquia

CARF afasta trava de 30% em caso envolvendo extinção de empresa

(11)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Justiça garante créditos de PIS/Cofins sobre gastos com shopping virtual

11

Comerciantes passaram a recorrer à Justiça para obter créditos de PIS e Cofins sobre gastos com as taxas cobradas pelos marketplaces - plataformas on-line, como Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, que vendem produtos de terceiros. A primeira liminar que se tem notícia foi concedida pela 22ª Vara Cível Federal de São Paulo e beneficia uma empresa de equipamentos eletrônicos, que garante hoje 83% do faturamento por meio desses shoppings virtuais.

A referida liminar foi concedida no âmbito do processo nº 5020186-35.2021.4.03.6100.

A matéria do Valor cita ainda duas decisões judiciais contrárias ao contribuinte em casos análogos.

Fonte: Valor Econômico

Sumário

(12)

STF invalida cobrança de ICMS sobre operações com softwares em São Paulo

O Supremo Tribunal Federal reafirmou entendimento de que é inconstitucional a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre licenciamento ou cessão do direito de uso de programas de computador.

De acordo com o julgamento que aconteceu no dia 02 de agosto, as operações relativas ao licenciamento ou à cessão do uso de software, devem sofrer somente a incidência do Imposto sobre Serviços (ISS). Este novo entendimento do STF considera essas operações “mistas ou complexas”.

A modulação ressalva as ações judiciais já ajuizadas e ainda em curso antes de 03 de março de 2021, data que a corte determinou que a decisão terá efeitos.

Para mais informações, acessar site do STF

(13)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

STF rejeita modulação de efeito sobre decisão relativa a cobrança de ISS em contrato de franquia

13

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela não modulação de efeitos da decisão que reconheceu a constitucionalidade da incidência de imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre contratos de franquia.

Para o relator Gilmar Mendes, a estrutura de negócios das franquias, possuem as responsabilidade de dar como prestações de serviços. Para ele o contrato de franquia não se resume a “uma simples cessão de direitos, sem qualquer forma de prestação de serviços.”

Fonte: Site do Conjur

Sumário

(14)

CARF afasta trava de 30% em caso envolvendo extinção de empresa

PROCESSO Nº 19515.007944/2008-00

A 1ª turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) deu provimento ao recurso de uma empresa, pró-contribuinte, afastando o limite anual de 30% na compensação de prejuízos fiscais e bases negativas de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), em contexto que envolva extinção da pessoa jurídica por incorporação.

Para a conselheira que desempatou em prol do contribuinte, argumentou que no entendimento do STF, existem exceções, no caso, a limitação de 30% só não afronta a legalidade caso a opção de compensar continue disponível para o contribuinte em anos posteriores, o que não acontece quando a empresa é extinta.

Fonte: Jota Info

(15)

CONS ULCAMP NE W S

Benefícios e Incentivos Fiscais

Câmara Superior do CARF afasta tributação de benefício fiscal

15

(16)

Câmara Superior do CARF afasta tributação de benefício fiscal

A Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) entendeu que não incidem Imposto de Renda (IRPJ) e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS, desde que preencham os requisitos contábeis previstos na legislação. É uma das primeiras decisões proferidas pelos conselheiros após a edição pela Receita Federal de soluções de consulta que restringem a não incidência desses tributos.

O caso analisado pela Câmara Superior é de uma indústria farmacêutica. A maioria dos conselheiros da 1ª Turma entendeu que deve ser aplicado o que determina a Lei Complementar nº 160, de 2017 (processo nº 13116.721486/2011-29). O placar foi de cinco votos a três.

Fonte: Valor Econômico.

(17)

CONS ULCAMP NE W S

Aumento de Tributação

Alterada a alíquota de IPI de NCMs dos capítulos 68 e 69 da TIPI

17

(18)

Alterada a alíquota de IPI de NCMs dos capítulos 68 e 69 da TIPI

DECRETO Nº 10.771, DE 20 DE AGOSTO DE 2021

O Governo Federal publicou o Decreto nº 10.771/2021, de 20 de agosto 2021, alterando a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da TIPI (Tabela de Incidência do IPI), com efeitos a partir de 1º de dezembro de 2021.

Os Anexos I e II do Decreto trazem as alterações.

(19)

CONS ULCAMP NE W S

ICMS Nacional e ICMS /SP

Prorrogado para 2022 o novo modelo de tributação das operações com energia elétrica

19

(20)

Prorrogado para 2022 o novo modelo de tributação das operações com energia elétrica ICMS/SP

DECRETO Nº 65.967, DE 30 DE AGOSTO DE 2021

Altera o Decreto 65.823, de 25 de junho de 2021, que dispõe sobre alterações no Regulamento do ICMS referentes a operações com energia elétrica adquiridas em ambiente de contratação livre.

O novo Decreto adia a entrada em vigor das alterações, passando de 1 de setembro de 2021 para 01 de janeiro de 2022.

As principais alterações promovidas pelo Decreto 65.823/2021 é apresentado na próxima página.

(21)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Decreto introduz alterações no regulamento do RICMS para operações com energia elétrica

21

DECRETO Nº 65.823, DE 25 DE JUNHO DE 2021

Altera o RICMS/SP, relativo às operações com energia elétrica, com enfoque naquelas realizadas no ambiente de contração livre.

Principais alterações:

• estabelecida a responsabilidade, ao alienante da energia elétrica situado no Estado de São Paulo, ou ao destinatário da energia elétrica, quando o alienante estiver situado em outro Estado, pelo lançamento e pagamento do ICMS, incidente nas sucessivas operações internas com energia elétrica (acréscimo do artigo 425-B);

• definida a base de cálculo, bem como a cobrança e a incidência do imposto, na forma dos §§ 1°, 2° e 3° do artigo 425-B;

• autorizado o diferimento do imposto devido até o momento de entrada da energia elétrica no estabelecimento destinatário paulista, através de regime especial (acréscimo do artigo 425-B, § 5°);

• determinados os procedimentos em relação à apuração do imposto devido, podendo ser feita pelo estabelecimento centralizador por meio da EFD, nas operações em que o ICMS é diferido (acréscimo do artigo 5°-A, inciso IV ao Anexo XVIII);

• estabelecido quanto ao código do prazo do recolhimento do imposto, em regra, será atribuído pela SEFAZ conforme a atividade econômica declarada pelo contribuinte, seu regime de tributação do imposto ou seu porte econômico (acréscimo artigo 5°-A, inciso V ao Anexo XVIII).

Sumário

(22)

W S

Prorrogação de Prazo de Obrigações Acessórias e Recolhimentos de tributos

Prorrogado os prazos de recolhimento das contribuições para as distribuidoras de energia elétrica

Prorrogado os prazos de recolhimento das contribuições previdenciárias para as

distribuidoras de energia elétrica

(23)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Prorrogado os prazos de recolhimento das contribuições para as distribuidoras de energia elétrica

23

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.066, DE 02 DE SETEMBRO DE 2021

Por meio da MP nº 1.066/2021, ficou prorrogado o prazo para recolhimento das contribuições de PIS e Cofins, das empresas distribuidoras de energia elétrica.

As competências de Agosto, setembro e outubro de 2021, passaram para 24 de dezembro de 2021.

Esta prorrogação:

• Não dispensa a retenção das contribuições devidas na qualidade de responsável tributário; e

• Não prorroga o prazo de vencimento das contribuições retidas .

Sumário

(24)

Prorrogado os prazos de recolhimento das contribuições previdenciárias para as distribuidoras de energia elétrica

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.066, DE 02 DE SETEMBRO DE 2021

Por meio da MP nº 1.066/2021, ficou prorrogado o prazo para recolhimento da contribuição previdenciária, para 20 de dezembro de 2021, relativos a competência dos meses de agosto, setembro e outubro de 2021.

• 20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços;

• 1%, 2% ou 3%, para o financiamento de aposentadoria especial e dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho (GIIL-RAT), sobre o total das remunerações pagas ou creditadas, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos;

• 20% sobre o total das remunerações pagas ou creditadas a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados

contribuintes individuais que lhe prestem serviços.

(25)

CONS ULCAMP NE W S

Soluções de Consulta da Receita Federal

Gastos com transportes de funcionários geram créditos de PIS e Cofins

25

(26)

Gastos com transporte de funcionários geram créditos de PIS e Cofins

SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF06 Nº 6026, DE 12 DE AGOSTO DE 2021 SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF6 Nº 6027, DE 12 DE AGOSTO DE 2021

Através de duas Soluções de Consultas publicadas no dia 03 de setembro de 2021, pela Divisão de Tributação (DISIT) da 6ª Região Fiscal da Receita Federal (Minas Gerais), foi esclarecido que os gastos com a compra de vale-transporte e com a contratação de fretado para deslocamento dos funcionários ao trabalho geram créditos de PIS e Cofins.

De acordo com o órgão, essas despesas podem ser utilizadas como crédito para abater o valor a

pagar de PIS e Cofins, desde que sejam destinados a atender funcionários que atuam no

processo de produção de bens.

(27)

CONS ULCAMP NE W S

Burocracia, simplificação e fiscalização

Fim da empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELI

LGPD – CFC institui Política de Segurança da Informação

Todas as empresas que não tiverem fatos para serem apresentados no período de apuração estão dispensados da apresentação da EFD - Reinf

27

(28)

Fim da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI

LEI Nº 14.195, DE 26 DE AGOSTO DE 2021

Dispõe sobre extinção da natureza jurídica EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

As empresas que possuírem a natureza jurídica EIRELI, na data em que entrar em vigor esta lei (28 de agosto de 2021), serão transformadas em sociedades limitadas unipessoais independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo.

Além disso, esta lei dispõe sobre a facilitação para aberturas de empresas, sobre proteção de

acionistas minoritários, sobre a facilitação do comércio exterior, sobre o Sistema Integrado de

Recuperação de Ativos (Sira), entre outros.

(29)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

LGPD CFC institui Política de Segurança da Informação

29

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.627, DE 19 DE AGOSTO DE 2021

A Resolução CFC nº 1.627/2021, aprova a Política de Segurança da Informação (PSI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dá outras providencias.

A Política de Segurança da Informação se aplica a todos os empregados, estagiários, prestadores de serviços, conselheiros e, quando aplicável, a terceiros e a quaisquer outras pessoas que prestem serviços ao CFC e que tenham acesso a qualquer meio de informação e comunicação, obrigando-os ao cumprimento de suas diretrizes para manuseio, tratamento, controle, proteção das informações e conhecimentos produzidos, armazenados ou transmitidos pelos sistemas de informação.

Esta resolução entra em vigor em 1º de setembro de 2021.

Sumário

(30)

Todas as empresas que não tiverem fatos para serem apresentados no período de apuração estão dispensados da apresentação da EFD - Reinf

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2043, DE 12 DE AGOSTO DE 2021

Dispensa as empresas que não possuírem fatos para serem apresentados no período de apuração da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações Fiscais (EFD – Reinf).

A nova IN, estende para todas as empresas a dispensa da entrega da EFD – Reinf caso não tenha movimento no período de apuração, dispensa essa, que era concedida apenas às empresas do 3º grupo, ou seja, empresas do Simples Nacional, os empregadores e contribuintes pessoas físicas.

Fonte: Receita Federal.

(31)

CONS ULCAMP NE W S

Comércio Exterior, crédito e regulação

Decreto institui sistema de crédito facilitado para micro e pequenas empresas

Revisão de Pronunciamentos Técnicos Contábeis do CPC nº 19

31

(32)

Decreto institui sistema de crédito facilitado para micro e pequenas empresas

DECRETO Nº 10.780, DE 25 DE AGOSTO DE 2021

Institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito (SNGC), que tem como finalidade facilitar o acesso de microempresas e empresas de pequeno porte ao crédito simplificado.

As garantias dos empréstimos poderão ser realizadas no sistema, por outras instituições, que irão funcionar como “fiadores” do empréstimos, assim, sociedades de garantia solidária, sociedades de contragarantia, cooperativas de crédito e fundo públicos ou privados poderão ser usados para garantir a operação, facilitando o acesso aos pequeno empreendedores que não possuam patrimônio necessário à operação.

Para mais informações, clique aqui.

(33)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Revisão de Pronunciamentos Técnicos CPC Nº 19 Atualizações com vigência a partir de 2022

33

REVISÃO DO PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC Nº 19

O Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) oferecem à Audiência Pública Conjunta a minuta de Revisão de Pronunciamentos Técnicos nº 19. A Audiência Pública possui o prazo de 30 dias, com fim em 27 de setembro de 2021.

Nesta Revisão, se dá continuidade ao processo de atualização das normas para a convergência aos padrões internacionais emitidos pelo IASB. A minuta de revisão traz as alterações pelos seguintes documentos: Annual Improvements to IFRS Standards 2018-2020; Property, Plant and Equipment: Proceeds before Intended Use; Onerous contracts Costs of Fulfilling a contract; e Reference to the Conceptual Framework.

Todas as alterações com vigência a partir de 2022.

Fonte: Site do Comitê de Pronunciamentos Técnicos

Sumário

(34)

W S

SPED e Obrigações Acessórias

Receita Federal disponibiliza minutas do leiautes R-400 da EFD-Reinf

Publicada a versão 5.0.1 do EFD Contribuições

Publicada a versão 8.0.8 o programa da ECD

Publicada a versão 7.0.8 do Programa da ECF

Publicadas alterações na ECF – Novas alíquotas da CSLL

(35)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Receita Federal disponibiliza minutas dos leiautes R-400 da EFD Reinf

35

A Secretaria da Receita Federal, disponibilizou os leiautes da EFD-Reinf de eventos relativos a retenções na fonte de Imposto de Renda (IRRF), Contribuição Social sobre o Lucro (CSL), PIS- Pasep e Cofins.

Este documento representa uma minuta dos novos eventos que estão sendo criado na EFD-Reinf, e o objetivo da divulgação é de dar conhecimento prévio para os desenvolvedores de softwares.

A recomendação da RFB é a estudar e avaliar os leiautes, mas não utilizarem ainda, pois podem sofrer alterações.

Para ter acesso ao leiaute, clique aqui.

Sumário

(36)

Publicada a versão 5.0.1 do Programa EFD Contribuições

Nesta versão foram flexibilizadas as regras de validação/transmissão das escriturações das Sociedades em Conta de Participação (SCP). A regra de comparação entre o COD_SCP informado no registro 0035 e o CNPJ informado no registro 0000 passa agora a emitir aviso. A regra voltará a emitir erro em uma futura versão do PGE, a ser informada com antecedência no site da EFD- Contribuições.

A atualização para a versão 5.0.1 não é obrigatória, sendo recomendada apenas para os usuários afetados pela mudança na regra acima.

Recomenda-se realizar a Cópia de Segurança de todas as escriturações contidas na base de

dados, antes de instalar uma nova versão do sistema. Também é possível efetuar a nova

instalação em pasta distinta da atual. Neste último caso, as escriturações já registradas não

serão acessíveis diretamente pela nova versão do sistema, sendo necessário efetuar o acesso

através da pasta de instalação antiga.

(37)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Publicada a versão 8.0.8 o programa da ECD

37

Publicado a Versão 8.0.8 do Programa da ECD

Foi publicada a versão 8.0.8 do programa da ECD, com as seguintes alterações:

• Correção do erro na recuperação de ECD anterior com registro J801 preenchido; e

• Correção do erro na visualização da impressão do Balanço Patrimonial e da DRE; e

• Melhorias no desempenho do programa no momento da validação.

O programa está disponível no link, a partir da área de downloads do site do SPED.

Sumário

(38)

Publicada a versão 7.0.10 do Programa da ECF

Publicada a versão 7.0.10 do Programa da ECF

Foi publicada a versão 7.0.10 do programa da ECF, com as seguintes alterações:

• Correção na geração do registro E155 após a recuperação da ECD.

• Melhorias no desempenho do programa no momento da validação do arquivo da ECF.

As instruções referentes ao leiaute 7 constam no Manual da ECF e no arquivo de Tabelas

Dinâmicas, disponíveis no link http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644.

(39)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Escrituração Fiscal Digital - EFD ICMS IPI

39

Publicação do programa EFD ICMS IPI versão 2.7.2

Foi disponibilizada a versão 2.7.2 do PVA EFD ICMS IPI, com a correção de validação que permite a escrituração de NF3e cancelada pelos contribuintes do setor elétrico.

Download através do link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao- tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-

digital/escrituracao-fiscal-digital-efd/escrituracao-fiscal-digital-efd

Sumário

(40)

Escrituração Fiscal Digital - EFD Reinf

Nova versão do Manual de Orientação ao Desenvolvedor da EFD-Reinf

Publicado em 20 de julho de 2021 a atualização do Manual da EFD-Reinf na versão 1.5.1.1. Essa versão traz melhorias na orientação dos seguintes eventos:

R-2010 - Retenção de contribuição previdenciária - serviços tomados;

R-2020 - Retenção de contribuição previdenciária - serviços prestados;

R-2050 - Comercialização da produção por produtor rural PJ/agroindústria e R-2055 - Aquisição de produção rural.

Para ter acesso à versão, clique aqui.

Destacamos também que, em 20 de abril de 2021, foi publicada uma nova versão 1.5.01 do

(41)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Publicada nova versão do Manual do eSocial

41

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ESOCIAL VERSÃO S-1.0, DE 19 DE JULHO DE 2021

No dia 19 de julho de 2021, foi divulgada a versão S-1.0, o novo Manual de Orientação do eSocial (MOS), consolidada até a Nota Orientativa nº 7/2021.

Para acessar o novo manual, entrar no Portal do eSocial, dentro do portal constarão as orientações constantes da nova versão e ás informações prestadas de acordo com a versão S-1.0 dos leiautes do eSocial.

Os módulos web do eSocial foram atualizados para a nova versão S-1.0 do eSocial. A nova versão traz simplificações para o sistema, como preenchimento de campos ou formulários, além de a ferramenta de admissão não exigir mais o numero do PIS ou CTPS do trabalhados. Na prática, o empregador não seguirá fazendo os procedimentos usuais, não precisar alterar nada.

Sumário

(42)

Publicadas novas Notas Técnicas nºs 3 e 22 do eSocial

Foi publicada a Nota Técnica v. S-1.0 03/2021 – 31/08/2021, com os seguintes documentos:

• Leiautes do eSocial v. S-1.0 (cons. até NT 03.2021)

• Leiautes do eSocial v. S-1.0 - Anexo I - Tabelas (cons. até NT 03.2021)

• Leiautes do eSocial v. S-1.0 - Anexo II - Regras (cons. até NT 03.2021)

• Esquemas XSD v. S-1.0 (NT 03.2021)

Foi publicada também a Nota Técnica nº 22/2021 – 31/08/2021, com os seguintes documentos:

• Leiautes do eSocial v2.5 (cons. até NT 22.2021)

• Leiautes do eSocial v2.5 - Anexo I - Tabelas (cons. até NT 22.2021)

• Leiautes do eSocial v2.5 - Anexo II - Regras (cons. até NT 22.2021)

(43)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Receita Federal define prazo e regras para entrega da DITR/2021

43

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB 2.040/2021

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a DITR, menos aquelas que são isentas ou imunes.

O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal.

O prazo para a entrega inicia em 16 de agosto e termina em 30 de setembro de 2021, caso o cidadão não transmita a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Fonte: Site do Governo

Sumário

(44)

W S

Previsão de indicadores econômicos

❖ Boletim Focus – Banco Central

(45)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Boletim Focus – Banco Central

45

Fonte: Banco Central do Brasil

https://www.bcb.gov.br/content/focus/focus/R20210903.pdf

Sumário

(46)

W S

Agenda tributária federal e estadual (SP)

(47)

CONSULCAMP NEWS Informação Pública

Agenda tributária federal e estadual (SP)

Receita Federal - ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CORAT Nº 12, DE 27 DE AGOSTO DE 2021.

Divulga a Agenda Tributária Federal do mês de setembro de 2021.

Estado de São Paulo - COMUNICADO CAT 8, DE 25 DE AGOSTO DE 2021

Agenda tributária das Obrigações Principais e Acessórias do mês de setembro de 2021.

47

Sumário

(48)

Disclaimer

• Consulcamp News é um informativo realizado pela Consulcamp Auditoria e Assessoria Ltda., com o simples propósito de levar informações aos seus clientes e parceiros. É importante ressaltar que o informativo não pretende relacionar toda a legislação divulgada no período.

• Recomendamos que a utilização das informações nele contidas esteja sempre acompanhada da orientação dos nossos consultores.

• A consulta do material legislativo requer a verificação de eventuais alterações posteriores à data da elaboração do informativo.

• Os atos tratados nesta publicação estão apresentados de forma resumida.

Informativo elaborado em 10.09.2021.

(49)

Auditoria e Assessoria | Transações Corporativas Consultoria de Negócios | Consultoria Tributária

www.consulcamp.com.br

Campinas | 19 3231.0399

São Paulo | 11 3255.8857

Goiânia | 62 3541.0184

Referências

Documentos relacionados

Identificar e operar adequadamente os recursos oferecidos pelo equipamento fotográfico; produzir imagens utilizando câmeras digitais e analógicas; visualizar a imagem

• No lucro real, a opção se dá quando do primeiro recolhimento do lucro estimado (para aqueles tributados pelo regime anual), ou quando do recolhimento do imposto referente ao

Mobilização esta, como as informações já levantadas indicam, motivada e articulada na liderança de duas mulheres, de duas mães, cujas atuações têm assegurado não apenas

Publicado por: Evandro José Cordeiro Código Identificador:DD524064 SECRETARIA MUNICIPAL DE ECONOMIA - SEMEC PORTARIA SEMEC/GS Nº. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ECONOMIA - SEMEC,

c) A apreensão ou entrega das mercadorias em infração suspeitas, incluindo mercadorias importadas, a fim de prevenir a sua entrada ou circulação no mercado. Os Estados-Membros

12 as JORNADAS DE UROLOGIA DA ZONA CENTRO EM MEDICINA FAMILIAR SESSÕES DE CASOS CLÍNICOS E COMUNICAÇÕES ORAIS.. EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Em agosto de 2011, a GP Investments anunciou a aquisição, através de seus veículos, de uma participação adicional de 65% na Fogo de Chão, totalizando 100% do capital total

Atividades desenvolvidas pela Associação ... Obras de adaptação, beneficiação e manutenção ... Centro Cultural ... Complexo Sócio Educacional ... Creche Mundo Colorido ...