• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA– MG

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO FUNDAMENTAL - 6º AO 9º ANO) – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Nome do(a) Candidato(a) Número de Inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES Língua Portuguesa Informática Atualidades Conhecimentos Específicos 07 03 05 15 Total de questões 30

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

 Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

 O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.  Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e o CARTÃO DE

RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 APÓS TÉRMINO DA PROVA, PROIBIDO A PERMANÊNCIA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. USO DOS BANHEIROS SOMENTE ANTES E DURANTE A PROVA.

Destaque aqui:

- - -

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA – MG: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO FUNDAMENTAL - 6º AO 9º ANO) – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Marque aqui as suas respostas:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

(2)

2

Língua Portuguesa

O texto abaixo é referente às questões 1 a 6: Por que os dias da semana têm “feira” no nome?

Por Marina Motomura

“Feira” vem de feria, que, em latim, significa “dia de descanso”. O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa “feira” apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses continuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o “Dia do Senhor”. Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.

Disponível em:

<http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-dias-da-semana-tem-feira-no-nome>. Acesso em 20 de fevereiro de 2015.

1) Na frase “As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo”, o termo irmãos bigodudos funciona como sinônimo para:

a) Colônias portuguesas. b) Portugueses.

c) Deuses.

d) Nenhuma das alternativas.

2) Sobre a frase “Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa „feira‟ apenas nos dias úteis?”, é CORRETO afirmar que:

a) É uma frase do tipo interrogativa que expressa a dúvida do autor da reportagem.

b) É uma frase do tipo interrogativa que demonstra a dúvida dos cristãos em relação à ordem do bispo.

c) É uma frase do tipo interrogativa que mostra uma tentativa de conversa entre o autor da reportagem e o seu leitor.

d) Nenhuma das alternativas.

3) A frase “Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar.” Os verbos presentes estão: a) No passado, pois o texto conta um fato histórico já ocorrido.

b) No passado, porque o autor está contando um fato imaginário.

c) No passado, pois o autor relata um fato que ele leu em algum lugar e não tem certeza se foi verdadeiro ou não.

d) Nenhuma das alternativas.

4) Assinale a alternativa CORRETA sobre a forma do verbo em negrito na frase “O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga”: a) Está no gerúndio.

b) Está no particípio. c) Está no infinitivo.

d) Nenhuma das alternativas.

5) Na frase “a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.” as palavras em negrito são, respectivamente:

a) Hiato, dígrafo, dígrafo. b) Dígrafo, hiato, ditongo. c) Hiato, dígrafo, hiato. d) Nenhuma das alternativas.

6) Sobre os verbos em negrito na frase “A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias”, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os verbos estão na voz passiva, pois o sujeito A regra está sofrendo a ação.

b) Os verbos estão na voz passiva, pois o sujeito Constantino está praticando a ação.

c) Os verbos estão na voz ativa, pois o sujeito A regra está praticando a ação.

(3)

3

7) Assinale a alternativa que apresente palavras que são classificadas como ditongos na divisão silábica:

a) Comprar, pai. b) Sapato, Itália. c) Dia, leve.

d) Nenhuma das alternativas.

Informática

8) Na informática, o termo "periférico" aplica-se a: a) É a unidade central de processamento de computador ou sistema computacional.

b) É qualquer equipamento ou acessório que seja ligado à CPU, ou, num sentido mais amplo, ao computador.

c) Existem dois tipos de periféricos: o de entrada e o de saída. De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, digitalizador); De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som).

d) Nenhuma das alternativas.

9) Redes de Computadores refere-se a interconexão por meio de um sistema de comunicação baseado em transmissões e protocolos de vários computadores com o objetivo de trocar informações, além de outros recursos. Acerca do assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Por exemplo, se dentro de uma casa, existe um computador no quarto e outro na sala e estes estão isolados, eles não se comunicam. Mas, por outro lado, se houver um cabo coaxial interligando-os de forma que eles entrem em contato com a internet, temos uma rede.

b) Na década de 1960, durante a Guerra Fria, as redes de computadores surgiram com objetivos militares: interconectar os centros de comando dos EUA para proteção e envio de dados.

c) Antigamente, os computadores eram conectados em distâncias curtas, sendo conhecidas como redes locais. Mas, com a evolução das redes de computadores, foi necessário aumentar a distância da troca de informações entre as pessoas. As redes podem ser classificadas de acordo com sua arquitetura, extensão geográfica, topologia e o meio de transmissão.

d) Nenhuma das alternativas.

10) Quando você abrir uma pasta ou biblioteca, você a verá em uma janela. As várias partes dessa janela foram projetadas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas. Veja a seguir uma janela típica e cada uma de suas partes:

Atualidades

11) Em 2015 aconteceram muitos eventos astronômicos, sendo eles:

I - Mercúrio atinge máxima elongação ao entardecer. Traduzindo: no pôr do sol, Mercúrio estará na sua posição mais alta no céu, facilitando sua observação.

II - Em Fevereiro aconteceu a “Lua negra”, ou seja, a terceira lua nova de uma estação do ano que possui 4 luas novas no calendário.

III - “Mini Lua”, ou seja, uma lua cheia que ocorre próximo da maior distância que a lua pode atingir da Terra (apogeu).

IV - Três “Super lua”, durante o ano de 2015. As afirmativas CORRETAS são:

a) I, II e III somente. b) II, III e IV somente. c) Todas as afirmativas. d) Nenhuma das alternativas.

Agora, assinale a alternativa que corresponda os nomes de cada item, respectivamente:

a) 1-Painel de navegação; 2-Botões Voltar e Avançar; 3-Barra de Ferramentas; 4-Barra de endereços; 5-Painel da biblioteca; 6-Cabeçalhos de colunas; 7-Lista de arquivos; 8-A caixa de pesquisa; 9-Painel de detalhes.

b) 1-Painel de biblioteca; 2-Botões Voltar e Avançar; 3-Barra de Ferramentas; 4-3-Barra de endereços; 5-Painel de detalhes; 6-Cabeçalhos de colunas; 7-Lista de arquivos; 8-A caixa de pesquisa; 9-Painel de navegação.

c) 1-Painel de biblioteca; 2-Botões Voltar e Avançar; 3-Barra de endereços; 4-3-Barra de Ferramentas; 5-Painel de detalhes; 6-Cabeçalhos de colunas; 7-Lista de arquivos; 8-A caixa de pesquisa; 9-Painel de navegação.

(4)

4

12) Dos princípios fundamentais, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - A soberania. II - A cidadania.

III - A dignidade da pessoa humana.

IV - Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

V - O pluralismo político.

As afirmativas CORRETAS são: a) I, II, III e V somente.

b) II, III, IV e V somente. c) Todas as afirmativas. d) Nenhuma das alternativas.

13) Dos direitos e garantias fundamentais de acordo com a Constituição Brasileira, segue as afirmativas:

I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da constituição.

II - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

III - Não é livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independente de censura ou licença.

IV - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. As afirmativas CORRETAS são:

a) I, II e III somente. b) I, III e IV somente. c) I, II e IV somente.

d) Nenhuma das alternativas.

14) De acordo com site do IBGE, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado do Paraná está bem mais elevado do que de Alagoas. Assinale a alternativa cujo parâmetro NÃO é levado em conta para calcular o IDH. a) PIB per capita.

b) Segurança. c) Educação.

d) Nenhuma das alternativas.

15) Os países Rússia e Turquia, entraram em crise e deve ser resolvido a todo custo pela Turquia, avaliam os observadores desse embate. Essa Crise de proporções históricas se deu através do motivo:

a) Abate de um avião militar russo, pela Turquia. b) Não pagamento da energia usada, oriunda da Rússia.

c) Turquia destruiu com bombas nucleares algumas cidades da Rússia.

d) Nenhuma das alternativas.

Conhecimentos Específicos

16) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, por meio da linguagem é possível:

I – Expressar ideias, pensamentos e intenções. II – Estabelecer relações interpessoais anteriormente inexistentes.

III – Influenciar o outro, alterando suas representações da realidade e da sociedade e o rumo de suas (re)ações.

Sobre as afirmativas acima, assinale a sequência CORRETA, sendo que V significa VERDADEIRO e F significa FALSO:

a) I-V, II-V, III-F. b) I-V, II-F, III-F. c) I-V, II-V, III-V.

d) Nenhuma das alternativas.

17) Sobre o discurso e suas condições de produção, apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos. b) Em um processo de interlocução, as escolhas do gênero, dos procedimentos de estruturação e dos recursos linguísticos a serem utilizados são sempre feitas antecipadamente e de maneira consciente.

c) O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Desse modo, o texto é o produto da atividade discursiva que forma um todo significativo.

d) Nenhuma das alternativas.

Leia o poema a seguir para responder as questões 18 e 19:

IV Soneto de Meditação

Apavorado acordo, em treva. O luar É como o espectro do meu sonho em mim E sem destino, e louco, sou o mar

Patético, sonâmbulo e sem fim.

Desço na noite, envolto em sono; e os braços Como ímãs, atraio o firmamento

Enquanto os bruxos, velhos e devassos Assoviam de mim na voz do vento. Sou o mar! sou o mar! meu corpo informe Sem dimensão e sem razão me leva Para o silêncio onde o Silêncio dorme Enorme. E como o mar dentro da treva

(5)

5

Num constante arremesso largo e aflito Eu me espedaço em vão contra o infinito.

MORAES, Vinícius de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 191. 18) Com relação aos recursos expressivos do poema, assinale a alternativa CORRETA:

a) A onomatopeia ajuda a construir a musicalidade do poema.

b) A aliteração ajuda a construir a musicalidade do poema.

c) A anáfora ajuda a construir a musicalidade do poema.

d) Nenhuma das alternativas.

19) A respeito do gênero lírico, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Ao passar da forma cantada para a escrita, o gênero lírico reservou alguns recursos a fim de aproximar música e palavra. Assim, a repetição de ritmos, de versos, de palavras, de sílabas ou de fonemas é responsável tanto pela criação das rimas, como também das imagens que põe em tensão o som e o sentido das palavras.

b) O IV Soneto de Meditação se enquadra no gênero lírico pelo fato de expressar, por meio de um eu, sentimentos mais individualizados e de fundir o sujeito que fala com objeto do qual se fala, essa fusão pode ser vista logo no terceiro e quarto versos da primeira estrofe.

c) A musicalidade, característica do gênero lírico, pode ser notada no poema de Vinícius de Morais pela escolha do soneto como forma para o texto, pelo tamanho dos versos e pela composição das rimas que são alternadas até o décimo segundo verso e depois se encerram emparelhadas. d) Nenhuma das alternativas.

20) Sobre os gêneros literários, assinale a alternativa CORRETA:

a) O texto dramático caracteriza-se por não apresentar narrador, nesse contexto, o diálogo é a forma própria para que as personagens ajam sem mediação.

b) A tragédia e a comédia são exemplos do gênero literário épico.

c) Ao drama importa a apresentação de cada passagem por si, cada episódio isoladamente; à lírica importa o modo de transmitir emocionalmente um tema e à épica importa a manutenção de uma expectativa que resulta em um desfecho.

d) Nenhuma das alternativas.

Leia o seguinte excerto do texto Pai contra Mãe para responder as questões de 21 a 25:

Clara não tinha sequer tempo de remendar a roupa ao marido, tanta era a necessidade de

coser para fora. Tia Mônica ajudava a sobrinha, naturalmente. Quando ele chegava à tarde, via-se-lhe pela cara que não trazia vintém. Jantava e saía outra vez, à cata de algum fugido. Já lhe sucedia, ainda que raro, enganar-se de pessoa, e pegar em escravo fiel que ia a serviço de seu senhor; tal era a cegueira da necessidade. Certa vez capturou um preto livre; desfez-se em desculpas, mas recebeu grande soma de murros que lhe deram os parentes do homem.

– É o que lhe faltava! – Exclamou a tia Mônica, ao vê-lo entrar, e depois de ouvir narrar o equívoco e suas conseqüências. Deixe-se disso, Candinho; procure outra vida, outro emprego.

Cândido quisera efetivamente fazer outra cousa, não pela razão do conselho, mas por simples gosto de trocar de ofício; seria um modo de mudar de pele ou de pessoa. O pior é que não achava à mão negócio que aprendesse depressa.

A natureza ia andando, o feto crescia, até fazer-se pesado à mãe, antes de nascer. Chegou o oitavo mês, mês de angústias e necessidades, menos ainda que o nono, cuja narração dispenso também. Melhor é dizer somente os seus efeitos. Não podiam ser mais amargos.

– Não, tia Mônica! – Bradou Candinho, recusando um conselho que me custa escrever, quanto mais ao pai ouvi-lo. – Isso nunca!

Foi na última semana do derradeiro mês que a tia Mônica deu ao casal o conselho de levar a criança que nascesse à Roda dos enjeitados. Em verdade, não podia haver palavra mais dura de tolerar a dous jovens pais que espreitavam a criança, para beijá-la, guardá-la, vê-la rir, crescer, engordar, pular... Enjeitar quê? Enjeitar como? Candinho arregalou os olhos para a tia, e acabou dando um murro na mesa de jantar. A mesa, que era velha e desconjuntada, esteve quase a se desfazer inteiramente. Clara interveio. – Titia não fala por mal, Candinho. – Por mal? – Replicou tia Mônica. Por mal ou por bem, seja o que for, digo que é o melhor que vocês podem fazer. Vocês devem tudo; a carne e o feijão vão faltando. Se não aparecer algum dinheiro, como é que a família há de aumentar? E depois, há tempo; mais tarde, quando o senhor tiver a vida mais segura, os filhos que vierem serão recebidos com o mesmo cuidado que este ou maior. Este será bem criado, sem lhe faltar nada. Pois então a Roda é alguma praia ou monturo? Lá não se mata ninguém, ninguém morre à toa, enquanto que aqui é certo morrer, se viver à míngua. Enfim...

Tia Mônica terminou a frase com um gesto de ombros, deu as costas e foi meter-se na alcova. Tinha já insinuado aquela solução, mas era a primeira vez que o fazia com tal franqueza e calor – crueldade, se preferes. Clara estendeu a mão ao marido, como a amparar-lhe o ânimo; Cândido Neves fez uma careta, e chamou maluca

(6)

6

à tia, em voz baixa. A ternura dos dous foi interrompida por alguém que batia à porta da rua.

– Quem é? – Perguntou o marido.

– Sou eu. – Era o dono da casa, credor de três meses de aluguel, que vinha em pessoa ameaçar o inquilino. Este quis que ele entrasse.

– Não é preciso... – Faça favor.

O credor entrou e recusou sentar-se, deitou os olhos à mobília para ver se daria algo à penhora; achou que pouco. Vinha receber os aluguéis vencidos, não podia esperar mais; se dentro de cinco dias não fosse pago, pô-lo-ia na rua. Não havia trabalhado para regalo dos outros. Ao vê-lo, ninguém diria que era proprietário; mas a palavra supria o que faltava ao gesto, e o pobre Cândido Neves preferiu calar a retorquir. Fez uma inclinação de promessa e súplica ao mesmo tempo. O dono da casa não cedeu mais.

– Cinco dias ou rua! – Repetiu, metendo a mão no ferrolho da porta e saindo.

Candinho saiu por outro lado. Nesses lances não chegava nunca ao desespero, contava com algum empréstimo, não sabia como nem onde, mas contava. Demais, recorreu aos anúncios. Achou vários, alguns já velhos, mas em vão os buscava desde muito. Gastou algumas horas sem proveito, e tornou para casa. Ao fim de quatro dias, não achou recursos; lançou mão de empenhos, foi a pessoas amigas do proprietário, não alcançando mais que a ordem de mudança. ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. Relíquias da casa velha. 1906. Texto-fonte:

Obra Completa, de Machado de Assis, vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

21) Sobre o texto de Machado de Assis, pode-se afirmar que:

a) O texto Pai contra mãe pode ser considerado uma forma do gênero dramático porque apresenta uma situação comovente, que envolve sofrimento ou aflição.

b) O texto Pai contra mãe pode ser considerado uma forma do gênero narrativo porque apresenta elementos como: personagens, ação, espaço e foco narrativo.

c) O texto Pai contra mãe pode ser considerado um texto literário porque apresenta linguagem objetiva e vocabulário simples, esses transmitem sensibilidade ao leitor e facilitam a compreensão do texto.

d) Nenhuma das alternativas.

22) Sobre o plano do discurso, ou foco narrativo, assinale a alternativa CORRETA:

a) O autor pertence ao mundo da realidade histórica, enquanto o narrador, a um mundo imaginário, entre esses mundos pode haver analogia e identidade.

b) Na arte da narrativa, o narrador não é um ser ficcional e autônomo, independente do ser real do autor que o criou.

c) O texto Pai contra Mãe apresenta um narrador onisciente intruso, o qual tece considerações e julgamentos particulares frente aos acontecimentos que narra e, por vezes, utiliza dêiticos na primeira pessoa do singular.

d) Nenhuma das alternativas.

23) Sobre as classificações e as colocações dos pronomes, assinale a alternativa INCORRETA: I – O credor entrou e recusou sentar-se (...) II – Ao vê-lo, ninguém diria que era proprietário (...)

III – (...) se dentro de cinco dias não fosse pago, pô-lo-ia na rua.

a) O trecho I conta com um pronome reflexivo. b) Os trechos I e II contam com pronomes oblíquos proclíticos.

c) Considerando o Português brasileiro, a mesóclise apresenta sinais de desaparecimento. No Português falado, por exemplo, essa colocação pronominal está em desuso atualmente. d) Nenhuma das alternativas

24) Analise sintaticamente o excerto abaixo: “Tia Mônica terminou a frase com um gesto de ombros, deu as costas e foi meter-se na alcova. Tinha já insinuado aquela solução, mas era a primeira vez que o fazia com tal franqueza e calor – crueldade, se preferes”.

Sobre os processos de coordenação e de subordinação, assinale a alternativa INCORRETA: a) O trecho “Tinha já insinuado aquela solução, mas era a primeira vez” contém duas orações coordenadas sindéticas.

b) O trecho “Tia Mônica terminou a frase com um gesto de ombros, deu as costas” contém duas orações coordenadas assindéticas, enquanto, “e foi meter-se na alcova” contém uma oração coordenada sindética.

c) O trecho “que o fazia com tal franqueza e calor” contém uma oração subordinada substantiva subjetiva.

d) Nenhuma das alternativas. 25) Releia o seguinte trecho:

“Se não aparecer algum dinheiro, como é que a família há de aumentar? E depois, há tempo; mais tarde, quando o senhor tiver a vida mais segura, os filhos que vierem serão recebidos com o mesmo cuidado que este ou maior. Este será bem criado, sem lhe faltar nada. Pois então a Roda é alguma praia ou monturo? Lá não se mata ninguém, ninguém morre à toa, enquanto que aqui é certo morrer, se viver à míngua. Enfim...”.

(7)

7

Sobre as classes de palavras e suas relações morfossintáticas, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os vocábulos “então”, “enquanto” e “se” são classificados morfologicamente como advérbios. b) O pronome indefinido “algum” não determina o substantivo “dinheiro”.

c) A expressão “à toa” é uma locução adverbial e o uso da crase é justificado pelo fato dessa locução ser formada por palavra feminina.

d) Nenhuma das alternativas.

26) Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os alunos são tais quais o professor. b) É necessário paciência.

c) Dado a circunstância, fomos embora. d) Nenhuma das alternativas.

27) Leia as frases abaixo:

I – A mãe tomou a mão da criança, antes que ela derrubasse a comida.

II – Depois de levar uma bronca do médico, João só toma água.

III – O novo bairro toma vários alqueires da antiga fazenda.

IV – Depois que passou no concurso, ele tomou um ar insuportável.

Sobre o uso do verbo “tomar” nessas frases, assinale a alternativa correta:

a) O verbo “tomar” assume os respectivos sentidos em cada frase: I – apertar; II – beber; III – ocupar; IV – tornar.

b) Os diferentes sentidos que o verbo “tomar” assume em cada frase mostram seu caráter polissêmico. Diferentemente da homonímia e da paronímia, a polissemia é um fenômeno da ordem do significante.

c) Tais frases exemplificam o processo de polissemia que está relacionado com o uso discursivo que se faz de uma mesma palavra e depende do fato de os signos serem usados em contextos distintos.

d) Nenhum das alternativas.

28) Sobre a formação das palavras abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

Programação Entristecimento Hidrelétrica a) O vocábulo “programação” é derivado de sufixação adverbial e o vocábulo “hidrelétrica” é formado por prefixação, sendo que seu afixo significa “água”.

b) O vocábulo “programação” é derivado apenas por sufixação e o vocábulo “hidrelétrica” é composto por justaposição.

c) O vocábulo “programação” é formado por derivação sufixal nominal e o vocábulo “entristecimento” é formado por derivação parassintética, sendo que seu afixo “–mento” é utilizado para formar nomes de ações.

d) Nenhuma das alternativas.

29) Observe os seguintes pares mínimos: I – Pato / Bato

II – Faca / Vaca III – Pente / Dente

Sobre a distinção de fonemas dos pares mínimos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) No par mínimo I, a distinção é vista somente pelo vozeamento ou sonoridade, /p/é surdo e /b/é sonoro, pois o ponto de articulação das consoantes é o mesmo.

b) Nos pares mínimos I e II, a distinção é vista somente pelo vozeamento ou sonoridade, /p/ e /f/ são surdos enquanto /b/ e /v/ são sonoros, pois as quatro consoantes são bilabiais.

c) No par mínimo III, a distinção é vista tanto pelo vozeamento ou sonoridade, /p/é surdo e /d/ é sonoro, quanto pelo ponto de articulação, pois /p/ é bilabial e /d/ é linguodental.

d) Nenhuma das alternativas.

30) De acordo com o sistema fonológico do português, assinale a alternativa INCORRETA: a) Uma única letra não pode grafar mais de um fonema.

b) O mesmo fonema pode ser grafado por diferentes letras.

c) Um fonema pode ser grafado por mais de uma letra.

Referências

Documentos relacionados

para provimento de cargo de professor efetivo para a área “Alimentos e 5.. Formulação de Dieta

Saúde, Princípios da Infecção Hospitalar; Higiene Pessoal; Saúde Pública; Principais doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários; Fisiologia humana: tegumento,

A obtenção dos pontos do diagrama, à medida que cresce a curvatura, fica facilitada por meio da adoção de leis constitutivas bilineares para ambos os materiais, e

Ceram, fabricadas pelo método usinado Celay. Foi utilizado um troquel mestre de aço, com preparo para coroa total, em ombro de 1mm e ângulos arredondados. Esse troquel mestre

A gastropexia com flape muscular (incisional) e a gastropexia de alça de cinto apresentam as vantagens de serem rápidas e de maior facilidade em realização, não abrem o

Locator), em português Localizador de Recursos Universal, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.) disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma

Veja é uma revista de distribuição semanal brasileira publicada pela Editora Abril às quartas- feiras.. Criada em 1968 pelos jornalistas Roberto Civita e Mino Carta, a revista trata

Guilherme Bronzato de Avellar mgb.avellar@iag.usp.br Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) Brasil. Fabio Cafardo fabio.cafardo@usp.br Instituto