• Nenhum resultado encontrado

Prospecto simplificado datado de Setembro de 2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prospecto simplificado datado de Setembro de 2005"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DB PLATINUM IV YIELDLEADER

DB PLATINUM IV é uma Sociedade de Investimento de Capital Variável autorizada ao abrigo da Parte I da Lei do Luxemburgo de 20 de Dezembro de 2002

Sede social: 69, route d’Esch, L-1470 Luxembourg R.C.S. Luxembourg B-85.828

Prospecto simplificado datado de Setembro de 2005

O presente prospecto simplificado contém informações sobre o DB PLATINUM IV YIELDLEADER (o “FUNDO”, um sub-fundo de DB PLATINUM IV (a “Sociedade”). A Sociedade está estruturada como um fundo de fundos com capital variável e emitiu sub-fundos adicionais. Para mais pormenores, por favor consultar o actual prospecto (o “Prospecto) completo da Sociedade. Os termos em letras maiúsculas que não estiverem definidos neste documento, estão definidos no prospecto completo. O prospecto completo e os Relatórios Semestrais e Anuais podem ser obtidos, sem encargos, na sede social da Sociedade de Gestão.

Política e Objectivo de Investimento

A Política e o Objectivo de Investimento do Fundo é disponibilizarem aos Accionistas um retorno ligado à performance do Activo Subjacente, o qual é o Índice Deutsche Bank Emerging Markets Liquid Eurobond Euro ® (o "Índice").

De forma a alcançar o Objectivo de Investimento, o Fundo investirá principalmente em valores mobiliários emitidos por (i) instituições ou sociedades financeiras de primeira classe e/ou (ii) Estados soberanos que sejam Estados Membros da OCDE e/ou (iii) entidades/organizações supranacionais, e utilizará também técnicas de derivados e celebrará com a Contraparte contratos de swap ao preço de mercado para obter exposição à performance do Índice, tudo de acordo com as Restrições de Investimento.

Tais investimentos e activos líquidos (tais como depósitos) que o Fundo pode deter numa base complementar (juntamente, o "Activo de Cobertura"), conjuntamente com quaisquer técnicas de derivados e comissões e despesas, serão avaliados em cada Dia de Avaliação, de forma a determinar o valor líquido do Fundo de acordo com as regras previstas no Prospecto.

Quando se aplica os limites especificados nas secções 2.3 e 2.4 do capítulo “Restrições de Investimento” do Prospecto para transacções de swap OTC, deve ser feita referência à exposição ao risco líquido da contraparte. A Sociedade reduzirá o risco bruto da contraparte em contratos de transacções de swap OTC do Fundo, determinando que a Contraparte de Swap entregue ao Depositário, colateral em dinheiro ou valores mobiliários líquidos emitidos ou garantidos por um Estado Membro da OCDE, pelas suas autoridades locais ou por instituições supranacionais e organizações de âmbito comunitário, regional ou mundial. Tal colateral será sempre executável pela Sociedade e será ajustado ao mercado numa base diária. O valor de colateral a ser entregue será pelo menos igual ao valor em que o limite bruto de exposição foi ultrapassado.

O Fundo em si não será utilizado como forma de garantia para efeitos de investimento, não estando, consequentemente, sujeito a qualquer risco de perda. A este respeito, risco de perda significa o risco que qualquer diminuição dos activos do fundo resultará numa diminuição acelerada do valor líquido do activo do fundo devido à utilização de quaisquer fundos emprestados. O risco seria materializado, caso o rendimento e a apreciação dos investimentos feitos com fundos emprestados fossem inferiores aos pagamentos de juros exigidos sobre os fundos emprestados.

O Activo Subjacente

O Índice destina-se a reflectir o retorno total composto de certos mercados emergentes soberanos e instrumentos de dívida quase-soberanos.

(2)

Sumários das regras de composição do Índice

A composição do Índice é geralmente determinada de acordo com os objectivos de composição do Índice e os critérios de elegibilidade, que estão previstos integralmente na descrição do Índice e nos termos gerais, incluindo:

(1) O número total de emitentes incluídos no Índice não excederá 15 Estados soberanos ou quase-soberanos da (i) América Latina, (ii) Ásia e (iii) Europa Emergente, África e Médio Oriente. O número de valores mobiliários do Índice por emitente está limitado a 10;

(2) classificação dos países de mercados emergentes baseada em factores macroeconómicos e de liquidez, tais como, PIB1, PIB per capita2 e dívida total de Eurobond pendente;

(3) liquidez do emitente (o Patrocinador do Índice atribuirá uma em circulação);

(4) uma avaliação mínima de crédito dos emitentes das obrigações. Todos os emitentes de obrigações devem ter uma avaliação débito crédito a longo prazo igual ou maior que (i) B- no caso de Standard e Poor's Rating Services uma Divisão da McGraw-Hill Companies Inc. ("Standard & Poor's") ou (ii) B3 no caso do Moody's Investors Service Limited ("Moody's"); quando avaliada por ambas as agências, um emitente deve satisfazer ambos os requisitos de avaliação;

(5) uma avaliação de crédito máximo do emitentes das obrigações. Qualquer emitente de obrigações deve ter uma avaliação débito crédito a longo prazo igual ou menor que (i) A – no caso da Standard & Poor's e/ou (ii) A3 no caso da Moody's;

(6) Vencimento das obrigações. Apenas obrigações que mantenham Vencimentos entre 5 e 30 anos podem ser consideradas, com o objectivo de seleccionar aquelas que têm uma Vencimento mais próximo dos 9 anos para inclusão no índice; e

(7) características das obrigações. As obrigações devem ter as seguintes características: serem pagas em euros, libras esterlinas, dólares canadianos, dólares dos Estados Unidos ou ienes japoneses, qualquer juro das obrigações deve ter como referência uma taxa fixa, as obrigações devem ser susceptíveis de chamada, conversão ou troca. O preço de proposta limpo das obrigações deve ser superior a 10% do valor de capital em circulação.

(8) Relativamente a cada emitente, a inexistência de quaisquer eventos de crédito.

A composição do Índice está prevista e é regularmente actualizada em http://index.db.com/emle. Recomposição e ponderação do Índice

O Índice será constituído pelo Patrocinador do Índice, que usará os seus razoáveis esforços para cumprir as regras de composição do Índice.

O Índice é recomposto anualmente.

O Índice pode também ser recomposto mensalmente por razões que incluem o incumprimento do critério de elegibilidade (por uma obrigação e/ou o seu emitente) e a falta geral de liquidez do Mercado para uma obrigação. Quaisquer novos emitentes são seleccionados de acordo com a sua geografia e/categoria de liquidez e as novas obrigações devem cumprir o critério de elegibilidade (conforme mencionado supra). O Patrocinador do Índice envidará os seus razoáveis esforços para assegurar que cada reconstituição, mensal ou anual, é feita à luz dos objectivos gerais de composição do índice (que regem a composição proporcional geral do índice), conforme previsto integralmente na descrição detalhada do Índice.

Pode ser efectuada uma modificação adicional no Índice em qualquer dia útil de a troca ou reestruturação de uma obrigação) em relação às obrigações subjacentes.

A metodologia de ponderação do Índice considera o peso dos emitentes e das obrigações. Leva em conta, não apenas o valor de capital em circulação das obrigações disponíveis, mas também critérios qualitativos, tais como liquidez das Eurobond emitidas pelo emitente relevante e as características macroeconómicas do emitente ou do país que garante o seu crédito (e, em certas circunstâncias, a avaliação de crédito do

1

PIB – Produto Interno Bruto.

2

(3)

emitente). Este sistema de pontuação pretende assegurar que a realidade económica é tida em conta, de uma forma similar ao ajuste de certos índices de equidade para efeitos de free-float.

Cálculo do Índice

O Índice iniciou-se com o valor de 100 euros em 31 de Dezembro de 2000. O valor de fecho do Índice é calculado em euros em cada ano de calendário.

O valor de fecho do índice é determinado em função do dia anterior ao valor de fecho do índice, a performance das respectivas obrigações desde esse dia anterior (calculada por referência a um valor de cotação fixo e com a média das cotações de um número de correctores designados), as ponderações das obrigações e quaisquer ajustes feitos para o reinvestimento de cash flows (tais como pagamento de cupões), a cobertura de moeda e o spread compra-oferta.

O Índice será calculado pelo Patrocinador do Índice ou qualquer sucessor devidamente nomeado para esse efeito, de acordo com uma metodologia predeterminada que será aplicada numa base consistente em cada dia de calendário.

Informação Adicional

Versões em inglês da descrição detalhada do Índice e de um sumário dos termos dos contratos de derivados, tal como os contratos de índice e de swap, estão ao dispor dos investidores, mediante pedido dirigido à sede registada da Sociedade. O Patrocinador de Índice mantém um sítio na Internet no seguinte endereço, onde pode ser disponibilizada informação adicional sobre o Índice: www.x-markets.db.com

Informação Geral sobre o Fundo Moeda de Pagamento

Autorizada

Euro, USD e Dólar de Singapura.

Dia Útil de Produto Significa um dia (excepto um sábado ou um domingo) em que os bancos comerciais e os mercados de câmbios estão abertos e efectuam pagamentos no Luxemburgo, Londres, Tóquio e Frankfurt am Main, e é igualmente um dia em que o Agente de Compensação está em actividade. Dia Útil do Índice Não Aplicável.

Descrição das Acções

Classes

"R"

"R1C" "R2C"

Forma das Acções Acções Registadas ou

Acções ao Portador representadas por um Certificado Global de Acções. Acções Registadas ou Acções ao Portador representadas por um Certificado Global de Acções. Número de Identificação de Segurança Alemão (WKN) 749769 749771

(4)

Perfil de risco

-

O Prospecto (que inclui este Anexo do Produto) constitui os termos e condições do Fundo. Em particular, os investidores devem reportar-se às considerações sobre riscos especiais associados com um investimento neste Fundo, indicados no Prospecto na secção “Factores de Risco - Riscos adicionais associados a um Activo Subjacente ligado a tipos específicos de valores mobiliários ou activos”.

-

Os investidores em Acções deverão reconhecer que as Acções podem perder valor e estar preparados para sofrer perdas do seu investimento nas Acções, não obstante a implementação do mecanismo de re-alocação no nível do Índice para atenuar as curvas descendentes do mercado (ver “Reconstituição do Índice” supra). Por consequência, apenas as pessoas que tenham os recursos necessários para perder o seu investimento inicial deverão subscrever acções no DB PLATINUM IV YIELDLEADER. Nestas condições, este produto destina-se a investidores informados. Os futuros investidores devem ter experiência quanto a transacções em instrumentos como Acções, Activo de Cobertura, Activo Subjacente e nas técnicas utilizadas para ligar estes dois. É favor consultar o Prospecto para uma descrição pormenorizada dos factores de risco referentes ao Fundo e, mais particularmente, os factores de risco específicos relativos a fundos de cobertura e outros Fundos de Investimentos Alternativos.

-

São permitidas transacções em instrumentos de derivados financeiros. Estas operações podem ser realizadas para fins de protecção e/ou para fins de gestão eficiente da carteira. Enquanto uma utilização prudente de derivados pode ser benéfica, os derivados também envolvem riscos específicos. Estes riscos dizem respeito especificamente a risco de mercado, risco de gestão, risco de crédito, risco de liquidez, o risco de erro de preço ou de avaliação de derivados inadequada e o risco de os derivados puderem não estar perfeitamente correlacionados com o activo subjacente, taxas de juro e índices. Para mais detalhes, por favor consultar o Prospecto.

Performance do DB PLATINUM IV YIELDLEADER

O gráfico abaixo indica a performance anterior (i.e., NAV) do Fundo durante os dois últimos anos financeiros completos (i.e., de 1 de Fevereiro de 2003 a 31 de Janeiro de 2005). A performance anterior do Fundo não constitui necessariamente um guia quanto à sua performance futura.

0 20 40 60 80 100 120 140 03/02/ 03 03/04/ 03 03/06 /03 03/08/ 03 03/10/ 03 03/12/ 03 03/02/ 04 03/04/ 04 03/06/ 04 03/08/ 04 03/10/ 04 03/12/ 04 DB Platinum IV Yieldleader - R1C DB Platinum IV Yieldleader - R2C

(5)

Perfil do investidor típico

Em consonância com a estratégia geral de investimento do Fundo e a sua Política e Objectivos específicos (e sujeito às advertências de riscos específicos supra), os investimentos em Acções do Fundo podem ser apropriadas para Investidores Não Institucionais que estão à procura de ganhar exposição a investimentos alternativos.

Trata-se de um produto complexo onde se espera que os investidores típicos sejam investidores informados e que, em especial, tenham um bom conhecimento de instrumentos derivados.

Um investimento no DB Platinum IV Yieldleader é adequado para investidores que podem e estão dispostos a investir num Fundo com uma classificação de médio risco, conforme a seguir descrito no Prospecto em “Tipologia dos Perfis de Risco do Fundo".

Tratamento do Rendimento

O rendimento e os ganhos de capital emergentes em cada Fundo relativamente a Acções das Classes "R1C" e "R2C" serão reinvestidos em tal Fundo. O valor das Acções de cada uma destas Classes reflectirá a capitalização do rendimento e ganhos. O Conselho de Administração entende normalmente propor à assembleia-geral anual da Sociedade o reinvestimento dos resultados líquidos do ano quanto a todas as Classes do Fundo. Contudo, se for considerado apropriado pelo Conselho de Administração o pagamento de um dividendo relativamente a alguma dessas Classes de Acções, o Conselho de Administração proporá à assembleia geral de Accionistas que o dividendo seja declarado a partir do rendimento atribuído a tal Classe de Acções e disponível para distribuição e/ou investimentos realizados.

Se um dividendo for pago sobre um ou vários Fundos, tal dividendo será pago aos Accionistas registados através de cheque, enviado por correio, com risco dos próprios, para o endereço constante do registo de Accionistas ou por transferência bancária. Os cheques de dividendos que não sejam levantados no prazo de 5 anos serão confiscados e acumulados em benefício do Fundo de que foi pago o dividendo. Todos os dividendos serão calculados e pagos de acordo com as exigências da bolsa de valores relevante.

(6)

Comissões e despesas Comissões cobradas ao investidor:

Comissão Antecipada sobre a Subscrição3

Para a Classe R1C: até 3% do Preço de Emissão Inicial ou Valor Líquido do Activo por Acção subsequente

Para a Classe R2C: até 3% do Preço de Emissão Inicial ou Valor Líquido do Activo por Acção subsequente

Comissão da Sociedade de Gestão4

Para a Classe R1C: até 1,10% anualmente Para a Classe R2C: até 1,50% anualmente Comissão de Distribuição5 Para a Classe R1C: nenhum

Para a Classe R2C: até 0,50% anualmente Encargo com Vendas Diferidas

Contingentes6

Para a Classe R1C: nenhum

Para a Classe R2C: até 2% diminuindo em cada aniversário da Data de Lançamento com uma percentagem igual à Comissão de Distribuição

Comissão de Resgate7 Para a Classe R1C: até 2% Para a Classe R2C: até 2% Encargo de Conversão Nenhum

Despesas de operação cobradas directamente ao DB PLATINUM IV YIELDLEADER e reflectidas no Valor Líquido do Activo:

Comissão Fixa (sobre a média diária do Valor Líquido do Activo por Classe antes da dedução de comissões):

0,0083% por mês (0,1% p.a.)

Comissões de Depositário, Administração, Agente de Registo e Transmissão:

estas comissões serão pagas a partir da Comissão Fixa.

Tributação

Nos termos da lei e prática actual, a Sociedade não é sujeita a qualquer imposto sobre rendimento no Luxemburgo. Os dividendos pagos pela Sociedade aos Accionistas não são sujeitos a imposto de retenção na fonte no Luxemburgo.

Contudo, a Sociedade é responsável no Luxemburgo por um imposto de 0,05% anual relativamente às Acções das Classes "R" e "E" e de 0,01% anuais quanto às Acções da Classe "I" ("Taxe d'Abonnement"). Os investimentos feitos por um Fundo em acções ou unidades de outro organismo de investimento colectivo do Luxemburgo são excluídos do valor líquido do activo que serve de base para cálculo da Taxe d'Abonnement paga por tal Fundo. A Taxe d'Abonnement é paga trimestralmente, com base no valor líquido do activo do Fundo, no final do trimestre de calendário relevante. O benefício de 0,01% de Taxe d'Abonnement é aplicável à Classe "I" com base nas disposições legais, reguladoras e fiscais do Luxemburgo, conforme são

3

Durante e após o Período de Oferta Inicial.

A Comissão Antecipada de Subscrição durante o Período de Oferta, cujo montante reverterá para o Distribuidor, é uma percentagem máxima que será calculada com base no Preço de Emissão Inicial.

A Comissão Antecipada de Subscrição após o Período de Oferta, cujo montante reverterá para o Distribuidor, é uma percentagem máxima que será calculada com base no Valor do Activo Líquido das respectivas Classes.

4

A Comissão da Sociedade de Gestão, cujo montante reverterá para a Sociedade de Gestão, é uma percentagem máxima que será calculada em cada Dia de Avaliação com base no Activo Líquido das respectivas Classes.

5

A Comissão de Distribuição, uma percentagem dos Activos Líquidos das Acções da Classe “R2C”, será paga trimestralmente pelo Fundo.

6

O Encargo Contingente sobre Vendas Deferidas nunca pode descer abaixo de zero.

7

A Comissão de Resgate, cujo montante reverterá para o Distribuidor, é uma percentagem máxima que será calculada com base no Valor do Activo Líquido das respectivas Classes.

(7)

do conhecimento da Sociedade à data de admissão de um investidor em tais Classes de Acções. Tal avaliação é sujeita a alterações nas leis e regulamentos do Luxemburgo e à interpretação sobre o estatuto de investidor elegível na Classe de Acções "I" por qualquer autoridade competente do Luxemburgo que exista periodicamente. Tal reclassificação feita por uma autoridade quanto ao estatuto de um investidor, pode submeter toda a Classe a uma Taxe d'Abonnement anual de 0,05%.

No Luxemburgo não será pago imposto de selo ou outro, em relação à emissão de Acções pela Sociedade, excepto um único imposto de 1,240 euros que é pago na data da Constituição da Sociedade.

Nos termos da actual lei e prática do Luxemburgo, não é pago imposto sobre mais valias sobre a valorização do capital realizado da Sociedade, nem é pago qualquer imposto sobre o rendimento dos investimentos recebidos quanto aos activos. O rendimento dos investimentos por dividendos e juros recebidos pela Sociedade pode, contudo, ser sujeito a imposto de retenção na fonte no país de origem a taxas variáveis; tais impostos de retenção na fonte não são recuperáveis.

Nos termos da actual lei e prática administrativa, os Accionistas da Sociedade não são sujeitos a impostos sobre mais-valias, rendimento ou retenção na fonte no Luxemburgo excepto os Accionistas que sejam domiciliados, residentes ou tenham estabelecimento permanente no Luxemburgo e possuam mais de 10% do capital social da Sociedade e alienem tal participação total ou parcialmente nos seis meses seguintes à data de aquisição.

Os investidores em Acções devem estar conscientes de que lhes pode ser exigido o pagamento de imposto sobre o rendimento, retenção na fonte, imposto sobre mais-valias, imposto sobre riqueza, imposto de selo ou qualquer outro tipo de imposto sobre distribuições ou distribuições estimadas do Fundo, ganhos de capital dentro do Fundo, estejam ou não realizados, rendimento recebido ou acumulado ou estimado como recebido pelo Fundo etc., e tal será nos termos das leis e práticas do país onde as Acções são adquiridas, vendidas, detidas ou resgatadas e no país de residência ou de nacionalidade do Accionista.

De acordo com as disposições da Directiva 2003/48/EC de 3 de Junho de 2003 sobre Poupanças da União Europeia ("DPUE"), que entrou em vigor a 1 de Julho de 2005, a taxa de retenção pode aplicar-se quando um agente pagador do Luxemburgo faça distribuições e resgates de Acções de acções/unidades em certos fundos e se o beneficiário destes rendimentos for um indivíduo a residir noutro Estado Membro da União Europeia. A menos que este indivíduo especificamente requeira a sua integração no regime de troca de informação da DPUE, tais distribuições e resgates devem ser sujeitos a uma retenção a uma taxa de 15% até 31 de Dezembro de 2007, 20% até 31 de Dezembro de 2010 e 35% daí em diante. Em aplicação de contratos celebrados pelo Luxemburgo e alguns territórios dependentes da UE, o mesmo tratamento aplicar-se-ia aos pagamentos realizados por um agente pagador do Luxemburgo a um indivíduo residente em qualquer dos seguintes territórios: Antilhas Holandesas, Aruba, Guernsey, Jérsia, Ilha de Man, Montserrat e Ilhas Virgens Britânicas.

A DPUE foi implementada no Luxemburgo através de uma lei datada de 21 de Junho de 2005 (a “Lei sobre Poupanças do Luxemburgo”).

Todos os organismos de investimento colectivo do Luxemburgo (excepto as SICAV estabelecidas ao abrigo da Parte II da lei do Luxemburgo datada de 20 de Dezembro de 2002 sobre organismos de investimento colectivo) estão dentro do âmbito da Lei sobre Poupanças do Luxemburgo (os “Fundos Qualificados”). A Sociedade está estruturada como um fundo de fundos, devendo cada Fundo da Sociedade ser tratado como um Fundo Qualificado separado para efeitos da Lei Sobre Poupanças do Luxemburgo. Nos termos da DPUE são considerados como pagamentos de juros (i) juros relativos a reclamações de dívida de qualquer natureza, (ii) juros capitalizados ou acumulados, (iii) rendimentos provenientes de pagamentos de juros distribuídos por um Fundo Qualificado, e (iv) rendimentos realizados na sequência da venda, devolução ou resgate de acções ou unidades do Fundo Qualificado em causa, desde que este Fundo Qualificado invista directa ou indirectamente pelo menos 40% dos seus activos em reclamações de dívida.

(8)

Acresce ainda que o Luxemburgo decidiu excluir do âmbito da DPUE qualquer fundo que invista menos de 15% dos seus activos em reclamações de dívida. Deste modo, os rendimentos distribuídos por tais fundos ou realizados na sequência da venda. devolução ou resgate de acções ou unidades desses fundos não serão considerados como pagamentos de juros.

Para determinar se os limites de 15% e/ou 40% podem ser cumpridos, deve ser analisada a política de investimentos de cada Fundo. Na falta de uma descrição dessa política de investimentos, então deverá ser analisada a composição efectiva dos activos de cada Fundo.

Cada Fundo da Sociedade entra no âmbito da DPUE. Assim, nos termos previstos na DPUE qualquer tipo de pagamento de juros do Fundo será tributado, excepto se o investidor optar pelo regime de troca de informação.

Os investidores que tenham dúvidas sobre a sua situação fiscal devem consultar os seus próprios consultores fiscais independentes. Adicionalmente, os investidores devem ter consciência de que as leis fiscais e a sua aplicação ou interpretação pelas autoridades fiscais relevantes muda periodicamente. Em conformidade, não é possível prever o exacto tratamento fiscal que será aplicado em determinado momento.

Publicação do Preço

O valor por Acção de cada Classe de Acções de cada Fundo (expresso na Moeda de Referência e, se for caso disso, convertido noutras moedas conforme especificado no Anexo do Produto relevante) e qualquer declaração de dividendo serão tornados públicos na sede registada da Sociedade e disponibilizados nos escritórios do Gestor em cada Dia de Avaliação. A Sociedade providenciará a publicação desta informação num ou mais jornais financeiros principais nos países onde os Fundos são distribuídos ao público, e notificará as bolsas de valores relevantes onde as Acções são cotadas. A Sociedade não pode aceitar qualquer responsabilidade por qualquer erro ou atraso na publicação, ou pela falta de publicação dos preços, que esteja fora do seu controlo.

O valor por acção pode ainda ser disponibilizado no seguinte endereço da Internet:www.x-markets.db.com. O acesso a tal publicação no endereço Internet pode ser restrito e não pode ser considerado um convite à subscrição, compra, conversão, venda ou resgate de Acções.

Como adquirir Acções

O Conselho de Administração está autorizado a emitir Acções de qualquer Classe de Acções, sem limite e a todo o tempo. Além disso, o Conselho de Administração reserva-se o direito de descontinuar, a todo o tempo e sem aviso, a emissão e venda de Acções.

As subscrições para Acções do Fundo serão efectuadas em dinheiro.

Os pedidos para Subscrições Iniciais para todas as Classes serão aceites ao Preço de Emissão Inicial (i.e., 100 euros por Acção) acrescido da Comissão Antecipada sobre a Subscrição (se aplicável). As Subscrições subsequentes serão realizadas ao Valor Líquido do Activo da Classe Acções relevante, conforme determinado no respectivo Dia de Avaliação8. As Acções R2C podem ser sujeitas a um Encargo Contingente sobre Vendas Diferidas até 2%, diminuindo em cada aniversário da Data de Lançamento com uma percentagem igual à Comissão de Distribuição (i.e., até 0,5% por ano).

Para a Classe “R1C” a Quantidade Mínima de Subscrição Inicial é de 10 Acções e a Quantidade Mínima de Subscrição Subsequente é de 1 Acção.

Para a Classe “R2C” a Quantidade Mínima de Subscrição Inicial é de 10.000 Acções e a Quantidade Mínima de Subscrição Subsequente é de 1 Acção.

Para a Classe “R1C” o Requisito Mínimo de Titularidade é de 1 Acção.

8

Relativamente a subscrições, conversões e resgates de Acções, a Data de Avaliação significa o primeiro Dia Útil (bancário) do Luxemburgo a seguir ao primeiro Dia Útil que ocorra no/ou após o Dia de Negociação relevante em que é calculado o Valor Líquido do Activo por Acção para determinada Classe de Acções ou Fundo, baseado nos preços do último Dia Útil antes de tal Dia de Avaliação.

(9)

Para a Classe “R2C” o Requisito Mínimo de Titularidade é de 10.000 Acções.

As Subscrições Iniciais ou Subsequentes de Acções devem ser feitas através do Agente de Registo e de Transmissão, no Luxemburgo, por fax, carta ou transmissão de ficheiro electrónico. As Subscrições Iniciais ou Subsequentes de Acções podem também ser feitas indirectamente, ou seja, através do Distribuidor ou dos Sub-Distribuidores, conforme descrito no prospecto completo.

O Conselho de Administração reserva-se o direito de recusar, livremente, total ou parcialmente, qualquer pedido directo ou indirecto de Acções.

O Conselho de Administração pode, à sua inteira discrição, restringir ou impedir a propriedade de Acções da Sociedade a uma Pessoa Proibida. Em particular, o Conselho de Administração deliberou impedir a propriedade de Acções a pessoas dos EU.

O Diferimento de Subscrições está sujeito às condições mencionadas no Prospecto.

A hora limite para ordens de subscrição para Acções recebidas pelo Agente de Registo e Transmissão é 14:00 horas (hora do Luxemburgo). Podem ser aplicados diferentes procedimentos de subscrição de Acções e limites temporais se os pedidos forem feitos através de um Distribuidor ou de Sub-Distribuidores, embora o prazo final junto do Agente de Registo e Transmissão referido no parágrafo anterior se mantenha.

O período de liquidação para subscrever Acções directamente ou através do Distribuidor ou de um Sub-Distribuidor, e para pagamentos ou liquidação a ser efectuados pelo Gestor é de 5 Dias Úteis a seguir ao Dia de Negociação9 relevante. Instruções de pagamento completas podem ser obtidas através do Agente de Registo e Transmissão.

Os Investidores de Acções do Fundo devem fazer o pagamento na Moeda de Referência da Classe de Acções relevante (i.e., Euro, USD ou Dólar de Singapura).

As Acções do Fundo podem ser emitidas sob a forma de Acções Registadas ou de Acções ao Portador (no último caso representadas por um Certificado Global de Acções).

Como resgatar Acções

As Acções podem ser resgatadas em qualquer Dia de Negociação. Contudo, os investidores devem ter em conta que o resgate das Acções através do Distribuidor ou de Sub-Distribuidores estará sujeito a estes estarem em actividade.

As Receitas de Resgate das Acções corresponderão ao Valor Líquido do Activo de tal Acção. Recorda-se aos Accionistas que as receitas do resgate podem ser mais elevadas ou mais reduzidas do que o valor de subscrição. Não podem ser resgatadas fracções de Acções.

Os Accionistas podem pedir o resgate da totalidade ou de parte das suas Acções de qualquer Classe. Os Resgates podem ser feitos em numerário.

O Montante Mínimo de Resgate é de uma Acção.

A Sociedade não está vinculada a executar um pedido de resgate de Acções se tal pedido se referir a Acções que representem um valor superior a 10% do valor líquido do activo do Fundo.

Os Accionistas que pretendam ter a totalidade ou parte das suas Acções resgatadas pela Sociedade, podem pedir tal resgate em qualquer Dia de Negociação. Tais pedidos de resgate efectuados directamente à Sociedade (por oposição aos pedidos de resgate dirigidos ao Distribuidor ou aos Sub-Distribuidores) devem ser feitos através de fax ou por carta dirigida ao Agente de Registo e Transmissão. A Sociedade pode igualmente decidir que os pedidos de resgate podem ser feitos através de transmissão de ficheiro electrónico.

(10)

Se os certificados de acções tiverem sido emitidos relativamente a Acções Nominativas, o Accionista que pede o resgate de tais Acções deve entregar ao Agente de Registo e Transmissão os certificados de acções relevantes.

O investidor que peça resgate directo em dinheiro, será avisado sobre o Preço de Resgate logo que razoavelmente possível após a determinação do valor por acção relevante. Os Accionistas que possuam Acções das Classes "R2C", devem ter em conta que nestas circunstâncias pode ser imposto um Encargo Contingente sobre Vendas Diferidas com base no Preço de Resgate ou no Preço de Emissão Inicial, conforme o caso. O Gestor emitirá instruções para pagamento ou liquidação a efectuar no prazo mínimo de três Dias Úteis após a Data de Avaliação relevante. A Sociedade reserva-se o direito de atrasar o pagamento durante 5 Dias Úteis, desde que tal seja no interesse dos restantes Accionistas.

A Sociedade não resgatará quaisquer Acções durante qualquer período em que o cálculo do valor por acção do Fundo relevante estiver suspenso. Será enviado um aviso sobre tal suspensão aos Accionistas que tenham entregue o seu pedido de resgate directamente ao Agente de Registo e Transmissão. Os pedidos de resgate serão considerados no primeiro Dia de Avaliação relativamente ao primeiro Dia Útil seguinte ao fim do período de suspensão.

As condições específicas para resgates através do Distribuidor ou de Sub-Distribuidores, a Suspensão Temporária do Resgate e o procedimento especial para Resgates em Dinheiro, que representem 10% ou mais do Valor Líquido do Activo do Fundo, estão descritos no Prospecto.

Como converter Acções

Se as conversões forem permitidas, os pedidos directos de conversão serão feitos por escrito e dirigidos por fax ou carta ao Agente de Registo e Transmissão, declarando quais as Acções a converter. A Sociedade pode igualmente decidir que os pedidos de conversão podem ser feitos através de transmissão de ficheiro electrónico.

Os pedidos de conversão recebidos pelo Agente de Registo e Transmissão em qualquer Dia de Negociação antes do prazo final relevante (que é o mesmo prazo das subscrições e resgates) serão processados nesse Dia de Negociação, baseado no valor por acção calculado no último Dia de Avaliação correspondente ou no dia seguinte que seja um Dia de Avaliação para ambos os Fundos em causa, determinado utilizando a metodologia de avaliação relevante para o Fundo ou Fundos em particular. Quaisquer pedidos recebidos após o prazo final aplicável ao Dia de Negociação relevante serão processados no último Dia de Avaliação correspondente ao Dia de Negociação seguinte, com base no Valor por Acção seguinte determinado, sendo o dia seguinte que seja um Dia de Avaliação para ambos os Fundos em causa, determinado utilizando a metodologia de avaliação relevante para o Fundo ou Fundos em particular.

As condições específicas para pedidos através do Distribuidor ou dos Sub-Distribuidores e a Fórmula de Conversão estão indicadas no Prospecto.

Proibição de Negociação Tardia e Sincronização do Mercado

Por Negociação Tardia fica entendido como sendo a aceitação de uma ordem de subscrição (ou conversão ou resgate) após as horas limites relevantes (conforme especificadas supra) no Dia de Negociação relevante e a execução dessa ordem ao preço baseado no Valor do Activo Líquido aplicável nesse mesmo dia. A Negociação Tardia é estritamente proibida.

Por Sincronização do Mercado fica entendido como sendo um método de arbitragem através do qual um investidor subscreve, resgata ou converte sistematicamente Acções da Sociedade dentro de um curto período de tempo, retirando vantagens das diferenças horárias e/ou das imperfeições ou deficiências no método de determinação do Valor do Activo Líquido do Fundo relevante.

A fim de evitar tais práticas, as Acções são emitidas a um preço desconhecido e nem a Sociedade nem o Distribuidor aceitarão ordens recebidas após as horas limite relevantes.

A Sociedade reserva-se o direito de recusar ordens de aquisição (e de conversão) num Fundo por qualquer pessoa que seja suspeita de actividades de sincronização do mercado.

(11)

Informações Adicionais Importantes

Estrutura legal um sub-fundo da DB Platinum IV, uma empresa de investimento de capital variável, com uma estrutura de fundos, constituída no Luxemburgo em 8 de Fevereiro de 2002, cuja sede social é na 69, route d’Esch, L-1470 Luxemburgo

Autoridade Supervisora Comissão de Supervisão do Sector Financeiro (Commission de Surveillance du Secteur Financier), Luxemburgo

Promotor Deutsche Bank Luxembourg S.A., 2 boulevard Konrad Adenauer, L-1115 Luxemburgo

Sociedade de Gestão DB Platinum Advisors, 2 boulevard Konrad Adenauer, L-1115 Luxemburgo Consultor de Investimento Deutsche Bank AG, agindo através da sua sucursal de Londres,

Winchester House, 1 Great Winchester Street, London EC2N 2DB, Inglaterra

Contraparte de Swap Deutsche Bank AG, agindo através da sua sucursal de Londres, Winchester House, 1 Great Winchester Street, London EC2N 2DB, Inglaterra

Agente de Cálculo de Swap Deutsche Bank AG, agindo através da sua sucursal de Londres, Winchester House, 1 Great Winchester Street, London EC2N 2DB, Inglaterra

Banco Depositário DEXIA-Banque Internationale à Luxembourg, 69, route d'Esch, L-2953 Luxemburgo

Gestor DEXIA-Banque Internationale à Luxembourg, 69, route d'Esch, L-2953 Luxemburgo

Distribuição Principal e Agente Pagador Principal

DEXIA-Banque Internationale à Luxembourg, 69, route d'Esch, L-2953 Luxemburgo

Distribuidor Deutsche Bank AG, agindo através da sua sucursal de Londres, Winchester House, 1 Great Winchester Street, London EC2N 2DB, Inglaterra

Auditor do Fundo e da Sociedade de Gestão

Ernst & Young Luxembourg S.A., 7, Parc d’Activité Syrdall, L-5365 Münsbach, Luxemburgo

Estão disponíveis informações adicionais sobre o Fundo junto da empresa a seguir indicada, durante as horas normais de expediente: Deutsche Bank AG, TSS/Global Equity Services, Taunusanlage 12, 60325 Frankfurt am Main, Alemanha, Telefax (069) 910 38794, e-mail: core.emfo@db.com.

Referências

Documentos relacionados

variação decorreu da destinação do lucro na distribuição de dividendos mínimos obrigatórios referentes ao exercício de 2010. A Diretoria da Companhia entende que esta

fundamental importância para formação e inserção dos alunos na sociedade. Os discentes da era da circulação eletrônica do saber, assistem aulas ministradas

2.  Sem  prejuízo  do  disposto  no  numero  anterior,  o  Dirigente  de  Clube  delegado  ao  jogo  ou  quem  o  substitua  que  viole  os  deveres  que 

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam