• Nenhum resultado encontrado

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013 P A D R Ã O D E R E S P O S T A S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013 P A D R Ã O D E R E S P O S T A S"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013

P A D R Ã O D E R E S P O S T A S

QUESTÃO 01

I) Vôlvulo de sigmoide.

II) São considerados pela literatura fatores predisponentes ao vôlvulo de sigmoide: - megacólon chagásico

- constipação crônica

- uso contínuo de drogas psicotrópicas - ingesta exagerada de fibras e vegetais

(O item solicita apenas dois desses fatores.)

III)

 Compensação clínica do paciente, com hidratação adequada e tentativa de descompressão

não operatória desde que não haja sinais de necrose colônica. A descompressão pode ser realizada com a colocação de uma sonda retal por meio de um proctoscópio, ou com o uso de colonoscópio. Em muitos casos, é possível inserir um tubo macio retal sob visão direta, através da torção do vôlvulo, enquanto o paciente está na sala de emergência.

 Se a distorção do vôlvulo não puder ser realizada com um tubo retal ou com um

colonoscópio, é necessária laparotomia com ressecção do cólon sigmoide e colostomia terminal (operação de Hartmann).

QUESTÃO 02

I) Hipertermia maligna.

II) Dado o risco iminente de vida, em casos de hipertermia maligna, além das condutas gerais de estabilização clínico-metabólica e controle da temperatura corpórea, devem ser instituídas prontamente as seguintes condutas específicas:

 Suspensão do uso de agentes anestésicos inalatórios (em especial halotano, enflurane,

isoflurane, desflurane e sevoflurane).

(2)

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013

QUESTÃO 03

I) Hipóteses principais: Neoplasia do cólon direito, com ou sem metástase hepática; Neoplasia da papila de Water ou fígado; Patologias inflamatórias, infecciosas ou neoplásicas da região ílio-ceco-apendicular; Colecistopatia calculosa de evolução crônica (agudizada ou não).

(O item solicita apenas três dessas hipóteses com as devidas justificativas.)

Serão consideradas parcialmente corretas, de acordo com as justificativas fornecidas:

Amebíase intestinal e hepática; CA de ovário com metástase hepática; Polipose, doença isquêmica ou doença diverticular do cólon; Hepatopatia crônica em atividade; Divertículo de Meckel.

II) Exames complementares:

- Imagem: US, TC, RNM, exames contrastados do cólon e delgado. - Endoscópico: Colonoscopia, reto-sigmoidoscopia.

- Sangue: Provas de função e lesão hepatocelular e biliar; hemograma completo; investigação para anemia e doenças metabólicas; sorologias para doenças infecciosas hepáticas e sistêmicas, marcadores tumorais específicos.

Observações:

* As hipóteses clínicas deverão ser corretamente justificadas pelos conhecimentos científicos atuais. * Os exames solicitados deverão estar relacionados às respectivas hipóteses, com as justificativas

cientificamente aceitas.

QUESTÃO 04

I) Hipóteses principais:

- Síndrome de insuficiência cardíaca congestiva, com fenômenos isquêmicos transitórios, embólicos ou não, com manifestações sistêmicas.

- Síndrome de baixo débito cardíaco, com fenômenos isquêmicos transitórios e manifestações sistêmicas.

(O item solicita apenas uma dessas hipóteses.)

II) Etiologias prováveis, com justificativas embasadas.

Mixoma do átrio esquerdo; endocardite infecciosa ou asséptica (colagenose); valvulopatia mitral com arritmias intermitentes (fibrilação atrial) e fenômenos embólicos.

Serão consideradas como acerto parcial, devidamente justificadas:

Endomiocardiofibrose; hepatite crônica pelo vírus B com manifestações de poliarteritenodosa; valvulopatia mitral; febre reumática; doença de Chagas; arritmia cardíaca; doenças infecciosas granulomatosas sistêmicas; doenças linfoproliferativas com linfangite pulmonar e fenômenos isquêmicos arteriais; infarto agudo do miocárdio sem dor ou infarto antigo não identificado, com fenômenos embólicos; cardiomiopatia hipertrófica; vasculites; SIDA.

Os exames complementares deverão ser solicitados de acordo com as hipóteses diagnósticas, não podendo faltar ECG, Ecocardiograma, Eco trans-esofágico, Enzimas cardíacas. Os exames

(3)

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013

complementares de TC crânio, Holter, Angio CT ou Angio RNM deverão ser solicitados pelas manifestações clínicas desse paciente.

Observações:

* As hipóteses clínicas deverão ser corretamente justificadas pelos conhecimentos científicos atuais. * Os exames solicitados deverão estar relacionados às respectivas hipóteses, com as justificativas

cientificamente aceitas.

QUESTÃO 05

Exame de ultrassonografia realizado com mais de 12 semanas, contendo uma foto sagital e outra transversal do crânio, comprovando a anencefalia e assinado por dois médicos.

QUESTÃO 06

I ) Descolamento Prematuro de Placenta

II ) Hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, tabagismo, miomatose uterina, trauma, gestação múltipla, polidramio, descompressão uterina rápida, malformações uterinas e placentárias, amniorrexe prematura, trombofilias, idade materna avançada, multiparidade, uso de cocaína, infecção intrauterina, óbito fetal, Doppler da artéria uterina anormal.

(O item solicita apenas três desses fatores.)

III ) Cesariana

QUESTÃO 07

I ) Prematuridade; parto cesariano, gemelaridade - em geral o 2º gemelar; descolamento prematuro de placenta; filhos de mães diabéticas, classes A, B ou C (Priscilla-White) e partos traumáticos.

(O item solicita apenas três desses fatores.)

II ) Os sinais de insuficiência respiratória mais frequentes são: 1- taquipneia: é o sinal mais frequente e evidencia-se por meio de FR superior a 60 movimentos/minuto, podendo ocorrer apneia; 2 - retrações intercostais e diafragmáticas: são o resultado da alta complacência da caixa torácica do RNPT em contraposição ao grande esforço do RN em gerar grandes pressões intratorácicas, a fim de expandir os pulmões pouco complacentes; 3 - gemido expiratório: é o resultado do fechamento parcial da glote durante a expiração, na tentativa de impedir o colapso alveolar, por meio da elevação da pressão intra-alveolar ao final da expiração, aumentando a capacidade residual funcional; 4- batimentos de asas de nariz: constituem tentativa de diminuir a resistência de vias aéreas superiores em situações de hipoxemia; 5 – cianose: a presença desta

(4)

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013

ou vasoconstrição periférica, hipotensão e edema periférico. Em geral, ocorre piora progressiva dos sintomas, com pico em dois a três dias, e posterior melhora após 72 horas de vida.

III ) - Manutenção da temperatura corpórea na zona térmica neutra.

- Fornecimento de oferta hídrica suficiente para a manutenção e a reposição de perdas extras, tais como fototerapia e taquipneia.

- Controle da glicemia, mantendo níveis entre 50 e 80mg/dL - Oxigenioterapia:

a) Pressão Positiva Contínua de Vias Aéreas (CPAP)

b) Ventilação mecânica nos casos de insuficiência respiratória grave - Uso de surfactente exógeno

IV ) Barotrauma (enfisema intersticial, pneumotórax e pneumomediastino); infecções pulmonares secundárias; cardiovasculares (hipotensão, hipovolemia, hipoxemia, falência miocárdica e a mais importante é a persistência do canal arterial que repercute muito desfavoravelmente sobre a evolução da DMH, quando não corrigida precocemente); sistema nervoso central: edema cerebral e hemorragia intracraniana são as mais significativas. As complicações decorrentes da terapêutica, a retinopatia da prematuridade e a displasia broncopulmonar ainda representam importantes problemas na evolução desses RN.

(O item solicita apenas três dessas complicações.)

V ) Evitar a prematuridade; utilizar glicocorticoides como agentes estimulantes de maturação pulmonar em casos de rotura precoce de membranas.

QUESTÃO 08

I ) Toxocara canis

II ) Anemia, febre, hepatomegalia e manifestações pulmonares.

(O item solicita apenas duas dessas manifestações.)

III ) Anemia-Hb < 11g/dL, leucocitose com eosinofilia ≥ 20% ou em nº absoluto 2.000

eosinófilos/mm3; hipergamaglobulinemia e elevação dos títulos de isso-hemaglutininas.

IV ) Fase aguda: Corticosteroides, anti-histamínicos e broncodilatadores. Tratamento anti-helmíntico: tiabendazol, albendazol ou mebendazol.

QUESTÃO 09

I) Estudo de coorte ou estudo longitudinal de coorte ou estudo de coorte concorrente ou estudo de coorte prospectivo.

(5)

Revalidação de Diploma Médico Graduado no Exterior 2013

III) O risco de hepatite, no período do estudo, entre as pessoas que receberam transfusão sanguínea foi 10 vezes (ou 900% maior) o risco de hepatite entre as pessoas que não receberam transfusão sanguínea.

QUESTÃO 10

- Grupo controle ou ensaio clínico ou grupo de comparação - Aleatorização ou randomização ou alocação ao azar

- Mascaramento (cegagem) de pacientes, examinadores e analisadores - Ausência de erro sistemático ou alta validade interna ou controle de vieses - Magnitude (força) da medida de associação ou alta precisão da associação

Referências

Documentos relacionados

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

aos cuidadores, que constou de dados sociodemográficos (sexo, idade, estado civil, escolaridade e renda ), tipo de cuidador (formal ou informal), tipo de vínculo com o idoso,

Em virtude da baixa ocorrência da afecção e da dificuldade de obtenção do diagnóstico definitivo, este artigo objetiva relatar e discutir os achados

Curso de Nutrição Curso de Biomedicina Curso de Enfermagem Curso de Psicologia Curso de Farmácia Curso de Física Médica Curso de Fonoaudiologia Curso de Gestão em Saúde. Haag

Pele: Em caso de contato acidental lave com água e sabão em abundância e se houver irritação procure o médico, levando a embalagem, rótulo, bula ou receituário agronômico

O catequizando adolescente deve perceber que o convite feito Jesus para segui-lo é pessoal e atencioso, assim como Pedro Jesus também chama a cada um em especial

Em que pese a forte adesão da doutrina à teoria abstrata, as li- ções da teoria eclética foram acolhidas pelo legislador de 1973, que previu a carência de ação, decorrente do

comunicação; Captar recursos financeiros através de elaboração e implantação de projetos de resultante de parcerias/convênios, firmados com instituições públicas ou privados