• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA 1º CICLO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÃO

TEMAS!

TENS

A

TUA

FAMÍLIA

|

1

º

CICLO

2

ª

FEIRA

|

25

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom Dia! Esta semana iremos refletir sobre a importância do apoio da nossa família. É bom sabermos que os nossos pais e irmãos estão connosco e nós com eles. Hoje vamos ver um anúncio publicitário que, provavelmente, já conhecem. Vamos revê-la.

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=xWdAqNs-hys

REFLEXÃO

 Já pensaram que às vezes sentimos que desiludimos a nossa família? Neste vídeo, a mãe, apesar de não ter culpa, sentia-se triste por não conseguir chegar a horas para o jantar;

 O pai e o filho poderiam ter-se desanimado, mas não foi o que aconteceu. Procuraram surpreender a mãe. E conseguiram!

 E nós? Somos criativos quando alguém da nossa família está mais triste?

 Nós devemos estar atentos às pessoas da nossa família que, por vezes, não estão tão felizes, e devemos surpreendê-las, alegrando-as.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Deus Pai,

Obrigado pela família que tenho.

Pedimos-te por todas as famílias, para que sejam criativas, e não desanimem perante as dificuldades.

Pai-Nosso…

E, porque ontem foi dia 24, lembramos Nossa Senhora Auxiliadora, a protetora da casa de D. Bosco e das casas Salesianas, e rezamos-lhe:

Avé Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

(2)

NÃO

TEMAS!

TENS

A

TUA

FAMÍLIA

|

1

º

CICLO

3

ª

FEIRA

|

26

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom Dia! Hoje vamos ouvir uma história que nos conta o quão forte pode ser uma família se estiver unida pelo amor.

TEXTO

O malvado Milisforo

Era uma vez, um homem muito mau, chamado Milisforo, que pensou num plano para acabar com todas as coisas importantes do mundo. Ajudado pelas suas grandes máquinas e invenções, conseguiu destruir tudo e todos, pois inventou uma poção que tirava às pessoas a vontade de trabalhar. Também fez com que as pessoas não quisessem estar juntas, usando um gás tão mau que fazia com que elas quisessem ficar em casa, sozinhas.

Quando o mundo inteiro estava completamente virado do avesso, deu-se conta que só havia uma coisa por destruir: as famílias. É que, apesar de todas as suas invenções maléficas, de todos os seus gases e poções, as famílias continuavam juntas. E o que mais o irritava é que todas permaneciam unidas, independentemente do número de pessoas, onde moravam ou a que se dedicavam.

Tentou destruí-las construindo casas mais pequenas, mas as famílias apertavam-se. Destruiu a comida, mas também as famílias partilhavam o pouco que tinham. E assim continuou com as suas maldades contra a última coisa que resistia na terra, mas nada resultava.

Até que, finalmente, descobriu qual era a força de todas as famílias: todos se amavam e não havia maneira de mudar isso. E mesmo tentando inventar algo para destruir o amor, Milisforo não conseguiu. O amor incentivava os pais a trabalhar para juntar dinheiro para ajudar os filhos, com o trabalho, as pessoas uniam-se para fazer crescer as suas empresas; crescendo as empresas o mundo evoluía novamente.

Triste e contrariado, por não conseguir dominar o mundo, rendeu-se e deixou que tudo voltasse à normalidade. O malvado Milisforo estava tão triste que só se lembrava dos seus pais: Decidiu regressar a casa deles e contar-lhes o sucedido. Apesar de todas as maldades que tinha feito, os pais correram a abraçá-lo e perdoaram-no, incentivando-o para que voltasse a ser melhor pessoa. E assim foi.

REFLEXÃO

 É bom ter uma família! Quando existe amor e perdão, todos se tornam melhores pessoas.  O amor alimenta uma família unida!

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, hoje pedimos-te pelas nossas famílias Para que sempre exista amor.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

(3)

NÃO

TEMAS!

TENS

A

TUA

FAMÍLIA

|

1

º

CICLO

4

ª

FEIRA

|

27

DE

SETEMBRO

|

DIA DE SÃO VICENTE DE PAULO

INTRODUÇÃO

Bom Dia! Hoje, no dia em que a igreja lembra e faz festa com São Vicente de Paulo, vamos conhecer um pouco da sua história através de um vídeo realizado por crianças de um colégio vicentino no Brasil. São Vicente de Paulo é um dos exemplos de alguém que foi capaz de estar ao lado dos mais pobres.

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=ahlrvIPWDMo

REFLEXÃO

 São Vicente, assim como muitos outros santos, são um exemplo de vida para nós.

 Como vimos, o amor a Jesus levou a que São Vicente tivesse especial cuidado pelos mais necessitados.  Tentemos, na nossa vida, estarmos atentos aos mais pobres e carenciados.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Querido Deus, Pedimos-Te que,

Apendendo com o exemplo de São Vicente de Paulo, possamos viver uma vida

de dedicação a todos os que nos rodeiam e que necessitam do nosso cuidado.

Pai-Nosso…

São Vicente de Paulo, rogai por nós.

(4)

NÃO

TEMAS!

TENS

A

TUA

FAMÍLIA

|

1

º

CICLO

5

ª

FEIRA

|

28

DE

SETEMBRO

|

O

RAÇÃO EM FAMÍLIA

INTRODUÇÃO

Bom Dia! Esta semana tem sido muito rica, porque temos rezado muito pelas famílias. O Papa Francisco tem uma frase muito bonita sobre a família. Diz ele: “Família que reza unida, permanece unida”. Hoje, ouviremos o testemunho de uma família do Brasil que quis partilhar connosco a sua experiência.

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=z2KZz5JNQ6k

REFLEXÃO

 Hoje lançamos-vos um desafio: à noite, antes de irem para a cama, juntem a vossa família e façam uma oração. Pode ser apenas um ‘Pai nosso’. Pode ser?!

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, Maria e José Dai à nossa família, Paz, harmonia, amizade,

Alegria, saúde e coragem nas dificuldades.

Pai-Nosso…

Avé Maria…

Sagrada Família, rogai por nós.

(5)

NÃO

TEMAS!

TENS

A

TUA

FAMÍLIA

|

1

º

CICLO

6

ª

FEIRA

|

29

DE

SETEMBRO

INTRODUÇÃO

Bom Dia! Hoje, dia 29 de setembro, a Igreja celebra a festa litúrgica dos Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Há aqui alguém que se chame Miguel?! Gabriel?! E Rafael?!

Os nomes dos anjos são especiais. Querem dizer alguma coisa. Sabem o que significa? Miguel quer dizer “É como Deus”, Gabriel quer dizer “Força de Deus” e Rafael significa “Cura de Deus”. É bonito saber o significado do nosso nome e saber que está relacionado com Deus!

Mas agora queríamos dizer-vos que no domingo ouviremos outra história contada por Jesus, que também se passa numa vinha. Vamos escutar.

TEXTO

A Parábola dos dois filhos

Jesus disse: «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha.' Mas ele respondeu: 'Não quero.' Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: 'Vou sim, senhor.' Mas não foi».

REFLEXÃO

 Jesus pergunta-nos: Quem fez, então, a vontade do pai? Porquê?!

 Obedecer a Deus, ao pai e à mãe, não é só dizer: "eu obedeço". Ser obediente é ouvir o que os pais dizem e fazer o que eles mandam, porque eles querem o melhor para nós. Às vezes a mãe diz: "Joaninha, vai estudar". E dizemos: "Já vou", mas continuamos a brincar. Isto não é obediência.

 Jesus prometeu que todos os filhos obedientes serão abençoados.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Santos Arcanjos de Deus

De noite e de dia, sejam sempre a minha companhia Guardem-me do perigo

e no coração da Virgem Maria, dai-me abrigo. Ámen!

Pai-Nosso…

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

certificação de terceiros Controlo de produção da fábrica pelo fabricante Cabos de Baixo Risco de Incêndio B1ca EN 50399 Libertação de calor Alastrar da chama EN

Dois segmentos são congruentes se ambos tiverem a mesma medida. Dois segmentos são consecutivos quando possuem um ponto extremo em comum e não possuem nenhum ponto interior comum.

No entanto, devemos ter em mente que em Jacmel, o compartilhamento do mesmo sangue dentro de uma família não é visto como uma escolha e coloca as pessoas,

Do Patrimônio Líquido é subtraida a Garantia total necessária (Garantia para posições abertas + Garantia para pedidos reservados) e, caso o valor restante seja positivo,

Tratando-se de controle de constitucionalidade no âmbito dos Estados (lei municipal ou estadual ferindo a Constituição Estadual), a competência é do Tribunal de Justiça do

Aos Sindicatos Profissionais de cada base de representação dos trabalhadores, elencados na introdução deste Instrumento Coletivo, e à Federação respectiva, serão devidas, por todos

maculatus are not related to the high protein content or physical characteristics of the bean seed coat (thickness and fiber content), since the insects were more attracted to beans

Tais neurônios interagem com sinais periféricos como leptina, grelina e insulina para atuarem no controle alimentar e no gasto energético (KUMAR; ABBAS; ASTER,