• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS DE PAULO AFONSO EDITAL Nº 001/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS DE PAULO AFONSO EDITAL Nº 001/2013"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. CAMPUS DE PAULO AFONSO

EDITAL Nº 001/2013

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE – PAAE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – Campus de Paulo Afonso, torna público, que estão abertas as inscrições para o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante - PAAE 2013 de acordo com o Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFBA aprovado pela Resolução No 40-CONSUP de 27/10/2010, o Decreto nº 7.234, de 19.07.2010 e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

1 - DO OBJETO:

1.1 O presente Edital tem por objeto o cadastramento de estudantes regularmente matriculados no Campus de Paulo Afonso e seus Núcleos avançados, a saber, Euclides da Cunha e Juazeiro.

1.2. Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos de qualquer nível e forma oferecidos no Campus de Paulo Afonso e seus núcleos avançados (Euclides da Cunha e Juazeiro).

1.3 O Programa de Assistência e Apoio ao Estudante - PAAE contempla a concessão das seguintes bolsas e auxílios: bolsa de estudo, bolsa de incentivo a aprendizagem, auxílio transporte, auxílio moradia, auxílio para aquisição e viagens, auxílio cópia impressão.

2 - DOS CRITÉRIOS:

2.1 Serão cadastrados no Programa de Assistência e Apoio ao Estudante – PAAE os que efetivarem sua inscrição conforme especificado no presente edital e comprovarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando-se, prioritariamente, a renda per capita familiar de até 1,5 salários mínimos em consonância com o piso nacional.

2.2 Os alunos que realizarem inscrição participarão de um processo seletivo para análise, com base em avaliação técnica realizada por Assistente Social do IFBA-Campus de Paulo Afonso.

2.3 - SELEÇÃO

Etapa 1- Inscrição. Entrega do Formulário preenchido e das cópias dos documentos comprobatórios solicitados em envelope lacrado no período conforme cronograma geral na tabela do anexo I do presente edital:

Etapa 2 - Análise documental;

Etapa 3 - Entrevista Social conforme cronograma geral da tabela do anexo I do presente edital; Etapa 4 - Visita domiciliar (se necessário). As visitas domiciliares poderão ocorrer sem o prévio agendamento com o candidato.

(2)

Os estudantes que se enquadram na categoria de adolescente e/ou menor de idade, faz-se necessário também a participação do representante legal deste na Entrevista Social.

3 - CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA CADASTRAMENTO NO PAAE

O cadastro no PAAE será deferido aos estudantes por ordem de necessidade, com base na análise feita pelo Assistente Social, segundo os seguintes critérios:

I – estar matriculado e frequentando regularmente conforme Regimento Interno, em um dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Ensino Superior ou da Educação de Jovens e Adultos no IFBA;

II – estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando os seguintes aspectos:

a) Situação de moradia; b) Situação de trabalho;

c) Composição familiar e de Fragilidade de Vínculos; d) Despesas familiares;

e) Bens móveis e imóveis; f) Gênero e raça/etnia;

g) Escolaridade dos membros da família;

h) Doenças crônicas/Fragilidade Orgânica devidamente comprovada e/ou existência de deficiência em membro da família;

i) Pessoa com Deficiência e/ou Necessidades Especiais; J) Cotista -Escola Pública;

l) Estudantes com filhos/as com idade de até 12 anos incompletos; m) Beneficiário de outros Programas Sociais

III - Renda mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente, conforme disposto no decreto nº 7.234, de 19.07.2010;

Caberá ao Assistente Social definir qual a bolsa ou auxílio será concedida ao estudante, levando em consideração o formulário de inscrição, a análise socioeconômica e entrevista realizada com estudante.

4 - VIGÊNCIA

O pagamento das bolsas e auxílios poderá ser de até 10 (dez) meses dentro do ano letivo previsto no calendário acadêmico para os estudantes do Campus de Paulo Afonso e Núcleos Avançados de Euclides da Cunha e Juazeiro, considerando disponibilidade orçamentária.

Durante o período de vigência haverá o acompanhado do Programa pelo Assistente Social.

O acompanhamento técnico-social feito pelo Assistente Social observará questões como frequência às aulas, veracidade e regularidade das informações prestadas pelo estudante/responsável legal, especificidades dos auxílios, dentre outros.

Os estudantes matriculados nos cursos da Modalidade Subsequente deverão manifestar por escrito ao Serviço Social o interesse em permanecer cadastrado no PAAE/2013, ao fim do primeiro módulo (2013.1), anexando cópia do Comprovante de Matrícula período 2013.2.

(3)

5 - DA INSCRIÇÃO

5.1. Inscrição

O estudante deverá escolher de acordo com a sua realidade socioeconômica a modalidade de bolsa ou auxílio em que pretende ser cadastrado no ato da inscrição (Anexo II).

A inscrição deverá ser feita em formulário padrão (Anexo III) disponibilizado no sítio oficial do Campus de Paulo Afonso, http://www.pauloafonso.ifba.edu.br e in lócus no Campus de Paulo Afonso e Núcleos Avançados Euclides da Cunha e Juazeiro, no qual o candidato fornecerá informações socioeconômicas, anexando ainda os seguintes documentos:

A - Candidato

 Cópia do Registro Geral (carteira de identidade).  Cópia do CPF.

 Carteira de Trabalho e Previdência Social (paginas de identificação frente e verso e do último contrato de trabalho ou em branco).

 Comprovante de renda (Anexo III).

 Comprovante de Residência (correspondência no nome do estudante ou responsável legal).

 Cópia de documentos de benefícios do governo (Programa Bolsa Família, BPC, entre outros).

 Comprovante de doença crônica se houver interesse em citar. B – Componentes da família

 Cópia do RG.

 Documentos comprobatórios do rendimento familiar.  Atestado de óbito e cópia do inventário, quando for o caso.

 Carteira de Trabalho e Previdência Social dos componentes da família maiores de 18 anos, que residem no seu domicílio familiar, independentemente de estarem ou não empregados (apresentar cópia das páginas de qualificação civil, do último contrato registrado e da página que comprove o desemprego, se for o caso).

C- Comprovante de despesas da família (se houver)

 Recibos atualizados de: água, luz, telefone, internet, etc.  Contrato de aluguel ou recibo de pagamento.

 Recibo de despesas escolares (creche, escola ou faculdade particular).  Comprovante de pagamento de plano de saúde.

 Comprovante de financiamentos.

Observação: É facultado ao Assistente Social solicitar ao candidato a apresentação de outros documentos comprobatórios que julgue pertinente com base na análise técnica.

(4)

5.2. Acesso ao Programa

O estudante selecionado terá acesso à bolsa ou auxílio após apresentar ao Serviço Social do IFBA Campus de Paulo Afonso seus dados bancários constando o número da conta bancária em seu próprio nome, em até 07 (sete) dias, depois da divulgado do Resultado Oficial.

Em nenhuma hipótese será aceita conta bancária que não seja do Tipo CONTA CORRENTE. Caso contrário, perderá a vaga para a qual foi selecionado.

6 - NÚMEROS DE AUXÍLIOS

A quantidade de auxílios será definida de acordo com a disponibilidade orçamentária do ano em curso, destinado à assistência estudantil para o Campus de Paulo Afonso.

7 - CRITÉRIOS PARA PERMANÊNCIA NO PAAE

A. Matrícula e frequência regular no curso de acordo com Normas Acadêmicas vigentes B. Participar de atividades sociopedagógicas quando convidado pelo Serviço Social e

Pedagoga.

Obs.: Quando forem identificados pelo Assistente Social motivos para suspensão do benefício, o estudante será notificado por escrito e dado amplo direito de defesa.

Casos que estrapolem a competência do Assistente Social serão discutido com equipe multidisciplinar, constituída por pedagogo e assistente social, para avaliação e encaminhamento.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 As informações prestadas no formulário, bem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do estudante e do seu representante legal. A não veracidade e/ou omissão de informações acarretará no desligamento do estudante do Programa, independente da época em que forem constatadas.

6.2 O estudante deverá comunicar imediatamente ao Assistente Social qualquer alteração em sua situação socioeconômica, como exemplo inserção em atividade remunerada ou estágio remunerado.

6.3 Caso o questionário não contemple todas as particularidades da realidade socioeconômica do estudante, este deverá utilizar o espaço de “Outras Informações” para esclarecimento ou anexar uma declaração aos documentos exigidos neste edital.

6.4 É garantido o sigilo quanto às informações fornecidas/levantadas pelo Assistente Social.

6.5 Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão encaminhados a Direção de Ensino para providências pertinentes.

Paulo Afonso, 13 de Maio de 2013.

Prof. Msc. Arleno José de Jesus Diretor Geral

(5)

ANEXO I

CRONAGRAMA GERAL

LOCAL CRONOGRAMA

Campus de Paulo Afonso End.: Av. Marcondes Ferraz, nº 200. Bairro General Dutra. Paulo Afonso – BA.

Inscrição: 27/05 a 05/06/2013

Entrevista Social: 10 a 14/06/2013

Resultado Preliminar: 18 de junho de 2013

Recurso: 18 de junho de 2013

Núcleo Avançado Euclides da Cunha End.: Av. Almerindo Rehen, 1281, Bairro Nova América. Euclides da Cunha – BA.

Inscrição: 14 a 16/05/2013

Entrevista Social: 16 e 17/05/2013

Resultado Preliminar: 18 de junho de 1023

Recurso: 18 de junho de 2013

Núcleo Avançado Juazeiro

End.: Rua José Petitinga, nº 01. Bairro Santo Antônio. Juazeiro – BA.

Inscrição: 14 a 16/05/2013

Entrevista Social: 15 e 16/05/2013

Resultado Preliminar: 18 de junho de 1023

Recurso: 18 de junho de 2013

(6)

ANEXO II

MODALIDADES DE BOLSA e AUXÍLIO

Conforme a realidade do estudante o mesmo poderá ser inserido em uma das seguintes modalidades de bolsas e auxílios.

Auxílio Transporte: Tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para contribuir com o custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio , IFBA, domicílio. O valor varia entre 20% e 30% do salário mínimo vigente.

Auxílio Moradia: Tem como objetivo assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante. O auxílio pode chegar até meio salário mínimo vigente.

Auxílios para Aquisições e Viagens: Visa oferecer auxílio financeiro para contribuir com o custeio de material escolar, aquisições e/ou ajuda de custo para viagens acadêmicas que contribuam para melhor desenvolvimento das atividades escolares do estudante.

Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo a Aprendizagem - PINA: Tem como objetivo conceder Bolsa ao estudante que deverá cumprir uma carga horária de atividades de até 12h semanais. O trabalho será realizado mediante orientação de servidor do IFBA. O valor da bolsa de Aprendizagem é de meio salário mínimo vigente.

Bolsa de Estudo: Tem como objetivo conceder bolsa de estudo no valor de meio salário mínimo, com vistas a contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do estudante. Terão prioridades para esta modalidade, os (as) estudantes com dificuldades de acumular atividades para além dos componentes curriculares.

(7)

ANEXO III

COMPROVAÇÃO DE RENDA

 PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS e PRESTADORES DE SERVIÇO:

Declaração fornecida pela própria pessoa que deverá conter os seguintes dados:

Identificação (nome, RG, CPF e endereço).

Recibo de pagamento de autônomo (RPA) dos três últimos meses e/ou Recibo de pagamento de carnê de contribuição do INSS.

Declaração de renda assinada por duas testemunhas, constando: o que faz e onde, e a média de renda mensal.

 Para os MOTOTAXISTAS:

Declaração do Estabelecimento onde presta serviço e,ou do sindicato.

 Para os PROPRIETÁRIOS RURAIS:

Declaração fornecida pelo contador ou órgão da área ou próprio responsável informando:

Identificação do proprietário (nome, CPF, RG e endereço). Identificação da propriedade (área e endereço).

Como utiliza a terra (o que produz e qual a renda mensal).

Em caso de proprietário rural (sitiante ou fazendeiro), declaração de imposto territorial rural.

 Para os APOSENTADOS E/OU PENSIONISTAS:

Declaração do INSS contendo número do benefício, do que se trata o benefício e o valor do mesmo.

Caso o aposentado e/ou pensionista exerça alguma atividade remunerada, deverá apresentar a documentação comprobatória.

 Para ESTUDANTES DE PAIS DESEMPREGADOS: Carteira profissional dado baixa no registro do empregado; Rescisão do Contrato de Trabalho.

(8)

ANEXO IV

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Esse documento tem o objetivo de coletar dados dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia que tenham interesse em participar do Programa de Assistência Estudantil. As informações devem ser precisas. Favor preencher todos os campos com letra maiúscula e legível. Qualquer dúvida não hesite em procurar auxílio.

1. MODALIDADE DE BOLSA / AUXÍLIO QUE TEM INTERESSE:

( ) Auxílio Transporte ( ) Auxílio Cópia Impressão ( ) Auxílio Moradia ( ) Auxílio para Aquisições e Viagens

( ) Bolsas de Estudo ( ) Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo à Aprendizagem – PINA 2. DADOS DO (A) ESTUDANTE:

Nome do estudante: _________________________________________________________________ Idade: _______ Data de nascimento: ____/____/_____ Naturalidade __________________UF: _____ Portador de necessidades especiais: ( ) Não ( ) Sim Qual? _________________________________ R.G: _________________________ SSP/___ CPF: ______________________________________ Endereço residencial: ________________________________________________________________ Bairro: _________________________________ Cidade: ____________________________ UF:____ Ponto de referência: _________________________________________________________________ CEP: _______________ Telefone Fixo/Celular: ( )________________________________________ Horário para visita: ________________Procurar por: _______________________________________ E-mail: ________________________________________________

Curso: ____________________ Ano de Ingresso: ______ Período: __________ Turno: _________ Nível: ( ) Educação Superior

( ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio: ( ) Integrado ( ) Subsequente

Conta Bancária (própria):Banco_________________Agência: ______ Conta-Corrente: ____________ 3. DADOS DO RESPONSÁVEL PRINCIPAL OU CONTATO DE REFERÊNCIA NA FAMÍLIA:

Nome: _______________________________________________________________ Idade: _______ Parentesco com o estudante: ____________End. residencial:_________________________________ Bairro: ___________________ Cidade: ___________________ UF:____ Tel.:( )________________ 4. ASPECTOS SOCIOCULTURAIS

Etnia/Raça: ( ) Negra ( ) Indígena ( ) Branca ( ) Amarela/Oriental ( ) Outra_______________ Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Viúvo ( ) Separado ( ) Divorciado ( ) União estável Filhos: ( ) Não ( ) Sim, quantos? _____________________________________________ Pratica alguma religião: ( ) Não ( ) Sim, qual: _____________________________________ Onde tem acesso a internet: ( ) Casa ( )Lan house ( )Infocentro/Escola ( )Não acesso ( ) Outro _____________________________________

(9)

Qual? ( ) PETI ( ) BPC ( ) Programa Bolsa Família ( ) Jovem Aprendiz ( ) PROJOVEM ( ) Outro _________________________Valor do Benefício, R$_________

Utiliza espaços para prestação de serviço socioassistencial? ( ) Não ( ) Sim. Qual? ( ) CRAS ( ) CREAS ( ) CAPS ( ) Outros ____________________________ Situação Habitacional: ( ) Apartamento ( ) Casa Nº de Cômodos: ____________ Imóvel: ( ) Próprio ( )Cedido/Emprestado ( ) Alugado ( ) Herança

Tipo de Construção: ( ) Alvenaria ( ) Taipa ( ) Madeira ( ) Lona ( ) Outros_____________ Serviços públicos: ( ) Água encanada ( ) Energia elétrica ( ) Esgoto sanitário

( ) Coleta de lixo ( ) Rua pavimentada ( ) Área de Lazer 5. ASPECTOS SOCIOEDUCACIONAIS

Natureza da Escola de origem: ( )Pública ( )Privada

Escolaridade: ( ) Ensino Fundamental ( ) Nível Médio Completo ( ) Nível Médio Incompleto ( ) Nível Superior Incompleto ( ) Nível Superior Completo ( ) Pós-Graduação

Opção de escolha do IFBA (pode marcar mais de uma opção): ( ) Aptidão / Vocação pelo curso ( ) Indicação ( ) Influência da família ( ) Prestígio do IFBA ( ) Por ser gratuito ( ) Qualidade do ensino ( ) Oportunidade curso profissionalizante ( ) Outros ______________________________ Ingressou pelo sistema de cotas? ( ) Não ( ) Sim

Fez algum curso preparatório? ( ) Não ( ) Sim, Qual?_______________________________ Já foi diagnosticada alguma dificuldade de aprendizagem? ( ) Não ( )Sim Qual? _______________ Houve interrupção dos estudos em algum momento da sua vida acadêmica? ( ) Não ( ) Sim Por qual motivo?_________________________________________________________________ Quando aconteceu? _______________________________Por quanto tempo? ____________ 6. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

A família possui alguma outra fonte de renda (pensão, aluguel, etc.)? _______ Qual?_______________________________ R$______

Qual principal meio de transporte utiliza para chegar à escola? ( ) À pé ( ) Carona ( ) Bicicleta ( ) Transporte próprio, qual ___________________ ( ) Transporte coletivo ( ) Transporte escolar Gasto diário, quanto? R$_______ Possui automóvel na família? ( ) Não ( ) Sim, qual: ___________ Profissão: ______________________ Exerce atividade remunerada? ( ) Não ( ) Sim. Se sim, assinale uma das opções: ( )Trabalho formal como ________________ Renda mensal R$________ ( ) Trabalho informal como_______________________________Renda mensal R$_________. 7. ASPECTOS DE SAÚDE:

Informe se você ou algum membro de sua família: Quem Qual

Possui diagnóstico de doença Usa medicação continuada

Fez ou faz uso de substância psicoativa / química. Portador de necessidades especiais

Tem ou já teve algum transtorno psicológico. Ex:

depressão, crise de ansiedade, medo, esquizofrenia, etc. Já teve ou tem acompanhamento psicológico/psiquiátrico

(10)

8. COMPOSIÇÃO FAMILIAR

Nome dos integrantes do grupo familiar (quem reside com o estudante)

Grau de Parentesco

Idade

Escolaridade

Situação Ocupacional (pode marcar mais de uma opção)

Valor do rendimento mensal (em reais)

E m pregad o D ese m prega do A utônomo A po sen tad o/ P en si on ist a T rab al ha do r infor m al E st ud an te 9. DESPESAS FAMILIARES:

Itens de possíveis despesas Valor (Em reais e

por mês)

Itens de possíveis despesas Valor (Em reais e por

mês)

Aluguel Creche

Energia Escola

Água Faculdade

Telefone Fixo/Celular Curso

Internet Lazer

Plano de saúde Vestimenta

Medicamentos Empréstimo Bancário Transporte

Financiamento Automotivo Financiamento Moradia

(11)

9. Outras Informações.

Declaro serem verdadeiras todas as informações prestadas ao Serviço Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia por meio do presente formulário.

______________________________, _____ de _________________ de _________

Assinatura do estudante:

Assinatura do responsável legal (caso o estudante for menor de 18 anos):

Referências

Documentos relacionados

seguintes limites com relação ao patrimônio líquido do fundo investido: (i) no máximo 15% (quinze por cento) de margem requerida; e (ii) no máximo 5% (cinco por cento) podem ser

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também