• Nenhum resultado encontrado

PRÉ-MATRÍCULA (ENTURMAÇÃO) PRIMEIROS PASSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÉ-MATRÍCULA (ENTURMAÇÃO) PRIMEIROS PASSOS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PRÉ-MATRÍCULA

(ENTURMAÇÃO)

PRIMEIROS PASSOS

(2)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

A ferramenta de Pré-Matrícula foi reformulada e agora oferece a você maior flexibilidade e facilidade na construção do seu horário. Assim, para auxiliá-lo no primeiro acesso à ferramenta, serão apresentadas algumas recomendações que facilitarão a navegação.

Para acessar, abra o programa Pré-Matrícula disponível no menu ACADÊMICO (figura 1).

(3)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Após ler as orientações e visualizar a sugestão de componentes e horário, clique no botão

Concordo e Confirmo (figura 2) caso concorde com a sugestão e não deseja realizar nenhuma

alteração, ou, clique no botão Desejo fazer alterações (figura 2) e a ferramenta será aberta em uma nova janela.

(4)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Veja, pela figura 3, que no primeiro acesso algumas orientações básicas serão apresentadas em uma caixa de mensagens disponível no início da página. Durante a navegação, na ferramenta, várias dicas e pedidos de atenção serão apresentados nesse local. Para fechar a mensagem, basta clicar no botão OK.

Logo abaixo, será apresentada a lista geral de componentes, que irá conter a lista completa das turmas disponíveis de cada componente, ainda não cursado por você. Nessa lista, os componentes estarão agrupados por cores, de forma que as turmas do mesmo componente possuem a mesma cor.

(5)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

(6)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Para matricular-se em uma turma, você deverá clicar sobre a oferta de turma da sua preferência, ou utilizar o seu horário, que separa e organiza as turmas disponíveis por dias da semana e hora, conforme mostra a figura 4.

Atenção: se houver disponibilidade de oferta para o componente na modalidade EAD, você

visualizará na lista e, para efetuar a matrícula, deverá clicar na opção MATRICULAR NA

MODALIDADE EAD.

Figura 4 - Ofertas de turma e grade de horários

Quando você selecionar uma turma, ela será exibida no quadro de horários, simulando a forma como ficará o seu horário ao finalizar a matrícula. As turmas selecionadas também podem ser visualizadas na lista de componentes pré-matriculados. Nesses dois modos de visualização, a qualquer momento você poderá remover uma turma matriculada, para isso, basta clicar no link remover componente, conforme mostra a figura 5.

Escolha o componente observando a modalidade: EAD ou presencial.

(7)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Figura 5 - Quadro de horários e lista dos componentes pré-matriculados

As turmas que você já se matriculou podem ser visualizadas diretamente no horário.

As turmas que você já se matriculou também ficam listadas neste local.

Clique aqui para remover o componente.

(8)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Durante a construção de seu horário, podem ocorrer algumas exceções que necessitarão da sua atenção. Nos componentes com mais de uma modalidade (teórico, prático ou atividade), será necessário matricular-se em todas as modalidades. Quando essa situação ocorrer, você visualizará uma mensagem de atenção e a lista geral de componentes, apresentando apenas as turmas com as modalidades restantes, nas quais você precisa s e matricular. A figura 6 mostra um exemplo dessa situação.

(9)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Uma situação possível, apresentada pela figura 7, é a presença de pré-requisitos em um dos componentes matriculados. Pré-requisitos são componentes que devem ser cursados, obrigatoriamente, antes do componente escolhido. Quando esta situação ocorrer, você visualizará uma mensagem de atenção e a lista geral de componentes, apresentando somente as turmas dos componentes pré-requisitos, nos quais você pode se matricular.

Atenção: Se você já cursou um componente que é pré-requisito e não obteve aprovação, você

poderá cursá-lo junto com o componente seguinte, observando a disponibilidade de turmas.

(10)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Outra situação possível, apresentada pela figura 8, é a presença de co-requisitos em um dos componentes matriculados. Co-requisitos são componentes que devem ser cursados, obrigatoriamente, em conjunto com o componente principal. Quando esta situação ocorrer, você visualizará uma mensagem de atenção e a lista geral de componentes, apresentando somente as turmas dos componentes co-requisitos, nos quais você precisa se matricular.

(11)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Durante a realização da sua pré-matrícula, poderão ocorrer choques de horários. Caso ocorram, serão exibidas mensagens de atenção e a ferramenta solicitará a sua intervenção para solucionar o problema. Só será possível prosseguir com a pré-matrícula quando uma das turmas for removida, conforme mostra a figura 9.

(12)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Observação: Não é possível remover a matrícula de um componente que é dependência,

exceto se houver choque de horário, devendo prevalecer o componente de menor etapa. Os componentes na modalidade EAD e os optativos também passarão pela validação de choque de horário.

Quando seu horário estiver concluído, basta clicar no botão Finalizar para iniciar o processo

de confirmação da pré-matrícula. Veja a figura 10. Mas, atenção, pois você somente

deverá finalizar a Pré-Matrícula se tiver certeza de que já fez todas as escolhas necessárias. Finalizando, não há possibilidade de alterar seu horário novamente.

(13)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

O processo de confirmação irá validar todas as regras de matrícula. Caso encontre alguma pendência, o processo será interrompido e as pendências encontradas serão listadas na tela (vide figura 11). Assim, será necessário voltar para a tela de pré-matrícula e solucionar todas as pendências que foram apresentadas.

(14)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Quando o processo de confirmação não identificar nenhuma pendência, você irá visualizar o horário final para confirmação. Se estiver de acordo com esse horário, basta clicar no botão

Confirmar. A imagem 12 apresenta esta situação.

Atenção! Ratificamos que, ao confirmar a pré-matrícula, não será mais possível alterar o

(15)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Gostaríamos de sua opinião sobre a nova ferramenta de Pré-Matrícula (Enturmação). Assim, indique sua avaliação e preencha o campo destinado a observação/sugestão/reclamação, como mostra a figura 13, e clique no botão CONFIRMAR. Você irá colaborar na construção e no aperfeiçoamento da ferramenta de Pré-Matrícula (Enturmação).

(16)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Terminado o processo de Pré-Matrícula (enturmação), se você possuir componente(s) que incluir ou excluir da sua matrícula, e que você deseje que o curso faça uma análise, basta preencher o requerimento de matrícula eletrônica. Para tanto, abra o programa

Pré-Matrícula disponível no menu Administrativo, e clique no botão Requerimento. Será

apresentada uma tela (figura 14) com os componentes (separados por etapa) que ainda não foram cursados por você. Marque, apenas, aqueles que você deseja que o curso avalie a solicitação.

(17)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Quando você concluir a escolha do(s) componente(s) para o Requerimento de matrícula

eletrônica, você deverá justificar o seu pedido, clicar no botão CONFIRMAR, e pronto!

(figura 15). As suas solicitações serão analisadas, e deferidas ou indeferidas pelo curso, em até três dias úteis. Todo o processo será feito de forma eletrônica, no qual você poderá acompanhar pela sua página.

(18)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Como mostra a figura 16, após confirmar o requerimento de matrícula, você poderá acompanhá-lo na mesma página. Para isso, abra o programa Pré-Matrícula disponível no

menu ACADÊMICO.

(19)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Veja na figura 17, onde você poderá acompanhar o status do requerimento de matrícula além consultar as observações realizadas pelo curso.

Atenção: para solicitar um novo requerimento, é necessário que você não esteja com nenhum

outro em andamento.

Figura 17 – Requerimento de Pré-Matrícula

(20)

Pré-Matrícula (Enturmação) – Primeiros passos

Para enviar sugestões, tirar dúvidas ou solicitar

informações sobre a utilização da ferramenta, entre

em

contato

com

o SAE (Serviço de

Atendimento ao Estudante), através do

telefone:

0800 940 2444

Se preferir, utilize também a Central de Mensagens,

que possui o botão SUPORTE AVA VIRTUAL para

envio de mensagens diretamente ao SAE.

Referências

Documentos relacionados

A participação no Prêmio abrangerá duas etapas de avaliação da experiência em educação, que compreenderão: primeira etapa – envio de um relato de experiência já

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Afirma que o nexo de causalidade entre o dano e o fato do produto ou serviço não restou comprovado nos autos, uma vez que embora exista demonstração de o que box de blindex por

Assim, as críticas dirigidas à psicanálise são pautadas no patriarcado e na dominação masculina, nas quais, em uma relação de poder entre homens e mulheres, são atribuídos

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

7.05 – Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e con- gêneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos serviços, fora

A definição de Lynda Bourne, uma das maiores autoridades no tema Stakeholder Management, é muito semelhante ao de Freeman, onde ela afirma que as partes