• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I PROJETO BÁSICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I PROJETO BÁSICO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

PROJETO BÁSICO

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA O PROJETO “SISTEMA INTEGRADO DE

MONITORAMENTO, PREVISÃO E ALERTA DE TEMPESTADES PARA AS REGIÕES SUL-SUDESTE DO BRASIL”

1. Objeto

Contratar serviços especializados de pessoa jurídica para pesquisa e desenvolvimento de trabalhos relacionados ao projeto “SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO, PREVISÃO E ALERTA DE TEMPESTADES PARA AS REGIÕES SUL-SUDESTE DO BRASIL” - SIMPAT. O projeto é financiado pela Finep, executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA – INMET, e tem como Convenente a Associação dos Pesquisadores do Experimento de Larga Escala de Biosfera-Atmosfera na Amazônia - APLBA.

2. Justificativa

O Projeto “SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO, PREVISÃO E ALERTA DE TEMPESTADES PARA AS REGIÕES SUL-SUDESTE DO BRASIL” – SIMPAT, implementado através da CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/ AÇÃO TRANSVERSAL/ FENOMENOS METEOROLÓGICOS EXTREMOS 14/2006, publicada no DOU DE 27/07/2006, sob a decisão da Diretoria Executiva da FINEP n.º 1893/06, de 07/12/2006, Convênio FINEP nr. 01.06.1126.00, Referência n.º 3657/06, prevê a contratação de empresa especializada para execução de serviços na sede do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, em Brasília, DF, instituição Executora do Projeto SIMPAT, de acordo com o descrito no item 4.1, e em conformidade com os Anexos I e II, deste Projeto Básico. Este projeto básico estabelece os requisitos para tal contratação.

3. Descrição dos Serviços a serem executados

3.1 Desenvolvimento de plataforma tecnológica de apoio à Gestão do Conhecimento Meteorológico gerado no âmbito do projeto.

(2)

4. Condições para realização dos serviços

4.1 Para a execução da atividade descrita no item 3 acima faz-se necessária a contratação de empresa com experiência comprovada de no mínimo 5 (cinco) anos na área de tecnologia da informação, compatível com a execução do item de 3.1 deste Projeto Básico. A empresa deve possuir ainda experiência comprovada na realização funcional de pelo menos um (1) projeto com integração multi-institucional nos moldes deste projeto, demonstrando intercâmbio de informações entre participantes e público externo em geral. Exige-se também que a empresa tenha atuado em projetos relacionados à Tecnologia de Informação com aplicação à Meteorologia, em particular com desenvolvimentos em serviços operacionais de Meteorologia. As atividades relacionadas ao item 3.1 serão realizadas na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, na cidade de Brasília, DF, pelo período máximo de 10 meses, a partir da assinatura do Contrato, atendendo-se às especificações detalhadas nos Anexos I e II deste Projeto Básico.

5. Proposta

5.1 Só serão aceitas propostas apresentadas por pessoas jurídicas;

5.2 Cada licitante deverá apresentar apenas uma proposta. É vedado ao licitante apresentar mais de uma proposta;

5.3 A proposta deverá ser composta das seguintes partes:

5.3.1 Definição do serviço proposto e da instituição participante a que se destina o serviço, de acordo com o item 4.1 deste Projeto Básico;

5.3.2 Plano de Trabalho;

5.3.3 Cronograma Físico-Financeiro do serviço proposto;

5.3.4 Portfólio do proponente, contendo cópias de documentos que demonstrem a experiência exigida pelo item 4.1 deste Projeto Básico, para a prestação do serviço proposto.

5.3.5 Cópia documental comprovando a experiência prévia do licitante na execução de serviços similares aos propostos, conforme exigido no item 4.1. 5.3.6 Proposta financeira, contendo o valor bruto a ser pago pela APLBA, ao proponente, bem como Cronograma Físico-Financeiro.

5.4 A proposta deverá ser válida por 60 (sessenta) dias, contados da data de sua apresentação

5.5 No preço ofertado pelo licitante devem estar incluídos todos os tributos, encargos, emolumentos e despesas de qualquer natureza que incidam sobre o serviço proposto, inclusive despesas de transporte até o local de trabalho, considerando o estabelecimento onde os serviços serão executados pelo CONTRATADO.

(3)

6. Qualificação Técnica

6.1 O licitante deve demonstrar experiência prévia exigida pelo item 0 deste Projeto Básico, para a execução do serviço proposto.

6.2 O INMET e a APLBA se reservam o direito de entrevistar o licitante, a qualquer tempo durante o processo licitatório, para aferição da qualificação técnica do licitante.

7. Obrigações da CONTRATADA

No escopo deste Projeto Básico, consideram-se as seguintes obrigações que devem ser cumpridas pela Empresa a ser contratada:

7.1 Executar fielmente o objeto contratado, realizando os serviços em conformidade com o estabelecido na proposta de preços, observando sempre os critérios de qualidade dos serviços a serem prestados

7.2 Fornecer os produtos contratados, conforme discriminado neste Projeto Básico, em conformidade com o Item 3.1 deste Projeto Básico.

7.3 Produzir relatório de atividades semestral, o qual deve ser entregue à APLBA e ao Coordenador do Projeto no INMET.

7.4 Manter um preposto, aceito pelo INMET, no local do serviço, para representá-la na execução dos serviços;

7.5 O pessoal técnico a ser fornecido pela CONTRATADA deverá ser devidamente credenciado e portar crachá de identificação, em completas condições de higiene e segurança, bem como entregar em perfeito estado de funcionamento, todas as áreas e instalações atingidas durante a execução dos serviços contratados;

7.6 Comunicar à CONTRATANTE e ao INMET a existência de qualquer anormalidade que notar nos equipamentos e que não possa ser eliminada nos termos deste contrato.

7.7 Independentemente de inspeção, atender prontamente a toda e qualquer chamada que venha receber da CONTRATANTE ou do INMET, executando os serviços necessários com toda presteza.

7.8 Acatar todas as orientações do setor competente indicado pela CONTRATANTE, sujeitando-se a mais ampla e irrestrita fiscalização, prestando todos os esclarecimentos solicitados e atendendo aos questionamentos formulados;

7.9 Responsabilizar-se por quaisquer acidentes que venham a ser vítimas os seus empregados, quando em serviço, por tudo quanto as leis trabalhistas e previdenciárias lhes assegurem, e demais exigências legais para o exercício da atividade objeto deste Projeto Básico;

(4)

7.11 Responder, em prazo hábil, a todas as informações solicitadas pela CONTRATANTE ou pelo Coordenador do Projeto ou pelo Coordenador Geral do Projeto, no INMET

7.12 Responder por quaisquer danos, pessoais ou materiais, ocasionados por seus empregados nos locais de trabalho;

7.13 Substituir, sempre que exigido pela CONTRATANTE, qualquer técnico cuja atuação, permanência e/ou comportamento, sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios à disciplina da repartição ou ao interesse do serviço público;

7.14 Não transferir a outrem, no todo ou em parte, a responsabilidade pela execução dos serviços ora contratados.

8. Obrigações da CONTRATANTE

8.1 Promover, por meio de pessoal do INMET o acompanhamento e fiscalização dos serviços, sob os aspectos: quantitativo e qualitativo, através do setor competente, comunicando à CONTRATADA toda e qualquer ocorrência relacionada com a execução do contrato;

8.2 Efetuar o pagamento dos serviços executados pela CONTRATADA, desde que atendidas as formalidades previstas:

8.3 Garantir que ao pessoal técnico da CONTRATADA, encarregado do serviço objeto deste contrato, seja concedido pelo INMET livre acesso às instalações para execução dos serviços;

8.4 Exigir o imediato afastamento de qualquer empregado preposto da CONTRATADA, que não mereça a sua confiança ou embarace a fiscalização com exercício das funções que lhe foram atribuídas.

8.5 Garantir que o INMET colocará à disposição pessoal técnico experiente para orientar a execução dos serviços que são o escopo do Objeto deste Projeto Básico.

8.6 Rejeitar, no todo ou em parte, os serviços executados em desacordo com as condições estabelecidas no Edital e no Projeto Básico.

8.7 Efetuar o pagamento dos serviços executados pela CONTRATADA e aceitos pelo INMET, em conformidade com o Cronograma Físico-Financeiro, e providenciar o recolhimento dos encargos legais aplicáveis.

(5)

9. Fiscalização

9.1 A supervisão e fiscalização dos serviços serão efetuadas pelo Coordenador do Projeto no INMET, sempre com o conhecimento da APLBA, e poderão ser realizadas a qualquer tempo, com poderes para:

9.1.1 Solicitar ao contratado informações sobre o andamento dos serviços, as quais deverão ser prontamente fornecidas;

9.1.2 Paralisar quaisquer serviços que não estejam sendo executados de forma adequada;

9.1.3 Solicitar ao contratado alterações na ordem de seqüência dos serviços que forem julgados convenientes ou necessários;

9.1.4 Decidir no âmbito de sua competência, todas as questões eventualmente surgidas.

9.2 A permanente fiscalização não exime o contratado de sua exclusiva responsabilidade por quaisquer erros que, eventualmente, possam ser cometidos por este, nem pelas conseqüências deles advindas.

10. Vigência

10.1 O Contrato terá vigência conforme estabelecido no item 4.1 deste Projeto Básico, a partir da data de sua assinatura.

11. Disposições Gerais

11.1 Forma de Pagamento, Descontos e Retenções: O valor total dos serviços será pago em parcelas, durante a execução dos serviços, de acordo com o Cronograma Físico-Financeiro apresentado pela empresa licitante, aceito e aprovado pelo INMET. A empresa deverá emitir documento de cobrança em nome da APLBA, que, do valor pago mensalmente, efetuará as retenções tributáveis aplicáveis.

11.2 O documento de cobrança a ser apresentado pela empresa contratada, além da descrição do serviço relativo à cobrança, deverá conter a seguinte informação:

Convênio Finep nr. 01.06.1126.00

Projeto “Sistema Integrado de Monitoramento, Previsão e Alerta de Tempestades para as Regiões Sul-Sudeste do Brasil – SIMPAT”

11.3 O Contrato terá vigência a partir da data de sua assinatura.

11.4 A não entrega dos relatórios semestrais implicará na suspensão do pagamento até sua efetiva regularização.

(6)

serviços deverão ser solicitadas à Coordenação do Projeto Simpat no Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, em tempo hábil, para a adoção das medidas convenientes e necessárias à solução do caso.

Brasília, 14 de dezembro de 2007.

Dr. Antônio Divino Moura Coordenador do Projeto SIMPAT

(7)

Anexo I ao Projeto Básico Serviço Instituição e cidade para a execução do serviço Quant. de empresa a ser Contratada Especificações Valor de Referência (R$) Desenvolvimento de plataforma tecnológica de apoio à Gestão do Conhecimento Meteorológico gerado no âmbito do projeto. INMET – em Brasília, DF

1 Contratação de empresa com

experiência comprovada de no mínimo 5 (cinco) anos na área de

tecnologia da informação,

compatível com a execução dos itens de 3.1 deste Projeto Básico. A empresa deve possuir ainda

experiência comprovada na

realização funcional de pelo menos 1 (um) projeto com integração multi-institucional nos

moldes deste projeto,

demonstrando intercâmbio de

informações entre participantes e público externo em geral. Exige-se também que a empresa tenha atuado em projetos relacionados à Tecnologia de Informação com aplicação à Meteorologia, em particular com desenvolvimentos em serviços operacionais de Meteorologia. O trabalho será realizado na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, na cidade de Brasília, DF, por um período máximo de 10 meses, atendendo-se às especificações detalhadas no Anexo 2.

77.333,33

(8)

ANEXO II ao Projeto Básico

1. Desenvolvimento de plataforma tecnológica de apoio à Gestão do Conhecimento Meteorológico gerado no âmbito do projeto

Para dar apoio às atividades de pesquisa e geração de conhecimento sobre eventos meteorológicos extremos no âmbito deste projeto, deverá ser criada uma plataforma tecnológica de apoio à Gestão do Conhecimento Meteorológico que possibilite às instituições participantes do Projeto criar, compartilhar, e utilizar os ativos de conhecimento gerados, incentivando e viabilizando a produção de novos produtos e alertas meteorológicos, assim como de soluções para problemas e desafios identificados durante os trabalhos de pesquisa.

Esta plataforma deverá incluir os seguintes recursos:

1.1 Repositório único de documentos e outros ativos gerados durante as pesquisas (imagens, fotos, relatórios intermediários e finais, documentos etc.), permitindo a troca de informações geradas a partir do monitoramento e a colaboração entre as instituições, utilizando recursos para controle de versão, revisão e aprovação de documentos;

1.2 Recursos de Busca Inteligente sobre todo o conteúdo existente e meta-informações utilizando uma interface amigável estilo buscadores Web tradicionais (por ex., “Google”, “Yahoo”);

1.3 Fórum de Discussão e Comunidades de Práticas sobre temas de interesse. Deverá incluir o conceito de grupos de usuários, moderador do fórum, diferentes perfis de acesso etc.;

1.4 Informações sobre atividades em andamento e grupos de pessoas envolvidas: permitirá a divulgação dos dados referentes às atividades em andamento, os produtos e informações geradas no âmbito destas atividades, assim como informações das pessoas envolvidas;

1.5 Repositório de fotos e imagens de satélites;

1.6 Repositório de notícias de estudos meteorológicos e climatológicos publicadas por outros provedores de informações, que sejam de interesse do grupo de pesquisa;

1.7 O sistema deverá ser disponibilizado em ambiente Web seguro, acessível para os usuários das instituições participantes do projeto, considerando diferentes perfis de acesso de acordo com o papel e responsabilidade de cada instituição no projeto.

1.8 O sistema deverá prover ainda mecanismos de integração com à plataforma de Gestão Operacional do INMET, o CCIM (Centro de Controle Integrado de Informações Meteorológicas) disponibilizando em tempo real a consulta aos dados meteorológicos obtidos de sensores de estações automáticas do INMET, consulta a boletins meteorológicos e visualização dos alertas de problemas operacionais, para os participantes do projeto, maximizando assim a capacidade de análise e monitoramento meteorológico, e a integração de informações entre as instituições participantes.

Referências

Documentos relacionados

“Por oportuno, vale registrar quanto à calúnia, difamação e injúria a desnecessidade que essas figuras sejam caracterizadas como crime para ensejar o direito de

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 01 A 10. Todo mundo fala que mexer o corpo vai melhorar sua saúde ou a maneira como você vive — a tal qualidade de vida tão cultuada em nosso

Como Prevenir o Estresse: Descubra SEGREDOS interessantes sobre como lidar com fatores que causam estresse [eBook Kindle] PDF - Are you searching for Como.. Prevenir o

• O estudo de outras técnicas de visualização de dados não-lineares juntamente com um processo de visualização exploratória para extrair informações implícitas e rele-

Por meio de subsídios empíricos e teóricos e amparando-se no método materialista histórico e dialético, a investigação demonstra que (i) a extinção da contribuição sindical

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar os efeitos da aplicação de dois níveis de pressão positiva nas vias aéreas e dos exercícios com carga linear pressórica

Operações Finanças Contabilidade Marketing Controle da Produção Manufacturing Controle da Qualidade Compras/ Aprovisionamento Produção...  Gestão da cadeia