• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do processo de implantação do Projeto Político Pedagógico nas Escolas da Rede Estadual de Ensino: um estudo de caso em Quixadá-CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação do processo de implantação do Projeto Político Pedagógico nas Escolas da Rede Estadual de Ensino: um estudo de caso em Quixadá-CE"

Copied!
126
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

ADRIANA GONÇALVES DE SALES COSTA

UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: UM ESTUDO

DE CASO EM QUIXADÁ-CE

FORTALEZA 2019

(2)

UMA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: UM ESTUDO

DE CASO EM QUIXADÁ-CE

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias - Mestrado profissional em Avaliação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre. Área de concentração: Avaliação em Políticas Públicas e Mudanças Sociais

Orientadora: Profa. Dra. Roselane Gomes Bezerra.

FORTALEZA 2019

(3)
(4)

ADRIANA GONÇALVES DE SALES COSTA

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: UM ESTUDO

DE CASO EM QUIXADÁ-CE

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias - Mestrado profissional em Avaliação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará para a obtenção do título de Mestre. Área de concentração: Avaliação em Políticas Públicas

Aprovada em: ___/____/2019

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________ Prof.ª Dra. Roselane Gomes Bezerra (orientadora)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

___________________________________________________________ Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso

Universidade Federal do Ceará (UFC)

___________________________________________________________ Prof. Dr. José Wagner de Almeida

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

(5)

Aos meus queridos e estimados pais: Chiquinho de Sales (in memorian) e Dona Francisca.

Ao meu esposo, Raimundo Costa, e às minhas filhas Brenda e Júlia.

(6)

AGRADECIMENTOS

Ao término deste trabalho, olho para trás e vejo que é resultado de um grande sonho, sonho de um dia chegar ao título de mestre. Sei que não veio na idade certa, mas a hora quem faz somos nós e chegou o grande dia. A conquista vem coroar uma história de luta, perseverança, iniciada por mim em 1988, quando saí de minha terra natal, Cedro/CE, com o ideal de me “formar”. Para mim, este trabalho é um Oscar, cravejado de ouro, símbolo de minha árdua caminhada na capital cearense. Ufa, consegui!

Aos meus pais e meus irmãos, pelo incentivo e confiança que em mim depositaram. Em especial, à minha mãe, que, como professora, sempre me motivou a estudar, pois não enxergava outra forma de chegar ao sucesso profissional senão pela educação. Mamãe, muito obrigada, A senhora é minha mestra maior!

Aos meus parentes que me acolheram em suas casas, me dando oportunidade para prosseguir nos estudos, especialmente minha prima Tereza Lúcia, a querida Tetê, uma pessoa que sempre demonstrou carinho e confiança em mim. Tê, muito obrigada, sei que, se não fosse você, eu não teria conseguido chegar até onde cheguei.

Ao meu esposo Theta, pela compreensão, pelo incentivo em não desistir dos meus sonhos, sempre me encorajando na realização dos meus projetos na vida acadêmica e carreira profissional, na compreensão de minha ausência para realizar o grande sonho de ser mestre. Obrigada, amor! Você é um grande parceiro.

Às minhas amadas filhas, Brenda e Júlia, pela compreensão de minha ausência ao dedicar boa parte de minha vida ao estudo e trabalho, mas tudo o que fiz até hoje foi em função de vocês. Quero deixar minhas pegadas bem marcadas em suas vidas, principalmente no que se refere ao estudo. Obrigada pela ajuda na escrita e na tecnologia que vocês dominam tão bem.

A todos os professores do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP). Deixo aqui meus sinceros agradecimentos à Profa. Dra. Roselane Gomes Bezerra; Profa. Dra. Alba Maria Pinho de Carvalho; ao Prof. Dr. Alcides Fernando Gussi; Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira; Prof. Júlio Alfredo Racchumi Romero; Prof. Dr. Gil Célio de Castro Cardoso; à Profa. Dra. Danielle Maia Cruz; ao Prof. Dr. Fernando José Pires de Sousa; Prof. Dr. Eduardo Girão Santiago; Prof. Dr. José Almir Farias Filho. A todos vocês, que me acompanharam desde o começo, desde o

(7)

processo seletivo, testemunhando ansiedades e medos, mas também os avanços a cada disciplina, as pequenas conquistas; aos que deixaram seus familiares nos fins de semana e viajaram para Acaraú, com o compromisso de repassar, de forma brilhante, seus ensinamentos e com o coração imenso de me ver vencer a cada passo que dava nessa caminhada na realização de um sonho. Muito obrigada, professores!

Aos colegas da turma do Mestrado Acaraú, pela acolhida, pelos momentos em que, juntos, partilhamos nossas angústias e dúvidas. Aqui dedico especialmente, com muito carinho, a Mêrces, que muito ajudou em minhas dificuldades quanto ao texto acadêmico e sempre mostrou-se uma grande amiga nessa caminhada. Valeu Mêrces!

Às amigas da Casa das Sete Mulheres – Acaraú, pelos momentos de descontração; pela força para não desistir; pela partilha que lá tivemos e a amizade que ficou. Obrigada, meninas!

Às amigas de Quixadá/CE, pela força e encorajamento a cada viagem para Acaraú, para não desistir, pois não foi fácil ser mãe, profissional e aluna, pode-se dizer que é uma trilha sinuosa. Obrigada, amigas!

A todos que me ajudaram a realizar a pesquisa, de maneira gentil, mostrando-se dispostos em contribuir com as informações e os esclarecimentos considerados importantes. Senhor Clerton Alves Silva, orientador de Gestão da Crede 12, que prontamente me atendeu e mostrou-se gentil, autorizando a realização da pesquisa na Instituição de Ensino e, por último, ao Núcleo Gestor da EEMTI Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho, pela forma gentil como me receberam, especialmente a coordenadora escolar, Sra. Ana Maria Moreno de Oliveira, sem a qual não teria estabelecido a mediação com os sujeitos da pesquisa e obtido as informações necessárias para a realização do estudo.

À minha orientadora, Profa. Dra. Roselane Gomes Bezerra, pelo incentivo, pelos elogios na escrita, pela tranquilidade, competência e pelo compromisso, ao longo dos dias, na construção conjunta deste trabalho. Agradeço por entender com serenidade os problemas por mim enfrentados ao longo desse período.

Ao meu coorientador, Prof. Dr. José Wagner Almeida, um profissional competente, compromissado, estudioso em educação, amigo, sempre disposto a colaborar com esta pesquisa. Suas observações, sempre importantes, me fizeram compreender melhor a construção de um texto acadêmico.

(8)

Por fim, a Deus, por sentir essa força que me impulsiona a cada dia, dando-me sabedoria, calma e paciência. Sua graça me basta, seu amor me sustenta.

(9)

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

(Paulo Freire)

(10)

RESUMO

Nesta dissertação, abordamos a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como alternativa de gestão democrática na escola pública, em tempos de políticas que não partilham desses valores da gestão democrática. Nas diversas ações decisórias tomadas por meio da gestão escolar democrática, encontra-se a elaboração e execução do PPP, que deve apontar um rumo, uma direção, um sentido explícito, a ser estabelecido pela escola pública. Investigamos como se realiza o processo de elaboração dessa política de gestão, em uma escola do município de Quixadá/Ce, diante do contexto educacional brasileiro, considerando o cenário econômico mundial das últimas décadas e sua conexão com a realidade escolar investigada. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa quanti-qualitativa, e o estudo de caso teve como principal foco a ênfase na perspectiva de avaliação crítico-dialética, em profundidade, nos eixos do contexto social e institucional, como paradigmas de avaliação de políticas públicas, sobretudo as educacionais. Os instrumentos da pesquisa qualitativa foram o questionário estruturado e a entrevista com o grupo focal, articulados com o quadro teórico disponível sobre o tema. Nessa discussão, dialogamos com Ilma Passos Alencastro Veiga, nosso principal referencial teórico. Os resultados encontrados na investigação demonstram que o PPP apresenta consonância com a realidade escolar, mas, para que seja efetivamente elaborado e/ou executado, necessita da participação de toda a comunidade educativa, e funcionar como um acordo entre os diversos atores, de forma a contribuir para a repercussão positiva no contexto escolar. Nas considerações finais, afirmamos ser necessário materializar o PPP por meio de ações coletivas num documento que direcione e organize o trabalho pedagógico da escola fortaleça sua autonomia e a participação da comunidade educativa executando e avaliando seu próprio trabalho sendo esta responsável pelo futuro da instituição.

Palavras-chaves: Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico. Gestão

Escolar. Professores. Participação. Autonomia Escolar.

(11)

ABSTRACT

In this dissertation, we approach the elaboration of the Political-Pedagogical Project (PPP) as an alternative of democratic management in the public school, in times of politics that do not share these values of the democratic management. In the various decision-making actions taken through democratic school management, there is the elaboration and execution of the PPP, which should point out a direction, direction, and explicit meaning to be established by the public school. We investigate how the process of elaboration of this management policy is carried out, in a school in the city of Quixadá/Ce, considering the Brazilian educational context, considering the world economic scenario of the last decades and its connection with the investigated school reality. The methodology used was based on the quantitative and qualitative research, and the case study focused on the emphasis on the perspective of critical-dialectical evaluation, in depth, in the axes of the social and institutional context, as paradigms of public policy evaluation. Especially educational ones. The instruments of the qualitative research were the structured questionnaire and the interview with the focus group, articulated with the available theoretical framework on the subject. In this discussion, we dialogue with Ilma Passos Alencastro Veiga, our main theoretical reference. The results found in the investigation show that the PPP is in line with the school reality, but in order to be effectively elaborated and / or executed, it needs the participation of the entire educational community, and to function as an agreement between the various actors, in order to contribute to the positive repercussion in the school context. In the final considerations, we affirm that it is necessary to materialize the PPP through collective actions in a document that directs and organizes the pedagogical work of the school, strengthens its autonomy and the participation of the educational community, executing and evaluating its own work, being responsible for

the future of the institution. .

Keywords: Educational Policy. Political-Pedagogical Project. School management.

(12)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 – Número de matrícula nas redes estadual e municipal de ensino de Quixadá/CE – 2017... 39 Gráfico 2 – Evolução do IDEB de 2005 a 2021– Município de Quixadá/CE. 40

(13)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Quadro 1 – Características do PPP... 79

Figura 1 – Eixos fundamentais do PPP... 85

Figura 2 – Escola EMMTI Governador Cesar Cals De Oliveira Filho... 117

Figura 3 – Ambiente Escolar – Sala de aula... 117

Figura 4 – Ambiente Escolar – Pátio da escola... 118

Figura 5 – Ata da Reunião do Conselho Escolar – 17/05/2017... 120

Figura 6 – Ata de Reunião do Conselho Escolar – 24/04/2017... 121

Figura 7 – Ata de Reunião do Conselho Escolar... 122

Figura 8 – Ata da reunião do Conselho Escolar – 26/04/2017... 123

Figura 9 – Continuação da Ata da reunião do Conselho Escolar 26/04/2017... 124

Figura 10 – Ata da reunião do Conselho Escolar – 17/05/2017... 125

Figura 11 – Continuação da Ata da reunião do Conselho Escolar – 17/05/2017... 126

(14)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) –

2017... 40

Tabela 2 – Rendimento escolar do ano de 2013... 40

Tabela 3 – Rendimento escolar do ano de 2014... 41

Tabela 4 – Dados do alunado do Ano de 2015... 41

Tabela 5 – Dados do alunado do Ano de 2016... 41

Tabela 6 – Alunado de 2017 - Quantidade de turmas por turno: M (11) T (9)... 42

Tabela 7 – Atas dos resultados finais de 2017... 42

Tabela 8 – Dados do alunado de 2018 - Quantidade de turmas por turno: Integral (7) Regular (5): M - 03 T - 02... 42

Tabela 9 – Atas dos resultados finais de 2018... 43

Tabela 10 – Dados do alunado de 2019 - Quantidade de turmas por turno: Integral - 10 turmas... 43

Tabela 11 – Interlocutores(as) e técnica de coleta dos dados... 48

(15)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABESC Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas AEC Associação de Educação Católica

BM Banco Mundial

CREDE Coordenadoria Regional do Desenvolvimento de Educação DO Diário Oficial

ECA Estatuto da Criança e do Adolescente EEMTI Escola de Ensino Médio de Tempo Integral

FENEM Federação Nacional de Estabelecimentos de Ensino FNDEP Fórum Nacional em Defesa da Educação Pública

GOV Governador

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDMED Índice de Desenvolvimento do Ensino Médio

IFCE Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará INEP Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

LDBN Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional MAPP Mestrado Avaliação de Políticas Públicas

MEC Ministério da Educação PDE Plano Decenal de Educação

PEPT Programa de Educação para Todos PPE Programa Principal de Educação PPP Projeto Político-Pedagógico PNE Plano Nacional de Educação PNLD Plano Nacional do Livro Didático

PNUD Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

PRELAC Projeto Regional de Educação para a América Latina e Caribe PROMEDLAC Projeto Principal Regional de Educação para a América Latina e

Caribe

SAP Sistema de Acompanhamento Pedagógico SEDUC Secretaria de Educação Básica

SIGE Sistema Integrado de Gestão Educacional

SPAECE Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará TCLE Termo de Consentimento Livre Esclarecido

UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura

(16)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... 18

2 AVALIAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS: DOS CONCEITOS AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS... 25

2.1 Metodologia da avaliação... 26

2.1.1 O contexto da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Governador Cesar Cals de Oliveira Filho... 35

2.1.2 Estudo de caso na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Cesar Cals de Oliveira Filho... 44

2.2 Metodologia da Pesquisa: Técnicas e instrumentos... 46

2.2.1 Interlocutores(as) da pesquisa... 47

3 AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XX... 49

3.1 Reformas educacionais na América Latina adequadas às diretrizes economicistas dos Órgãos Internacionais... 50

3.2 Recorte historiográfico do Sistema Educacional Brasileiro no início da redemocratização – 1980 até os anos 90... 54

3.3 A educação brasileira após a LDBEN (Lei 9.394/1996)... 59

3.4 A reforma da Educação Básica no Ceará na década de 90... 65

4 O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA... 69

4.1 Questões introdutórias: Bases históricas do planejamento escolar. 70 4.2 A conceituação do PPP a partir da perspectiva participativa... 72

4.3 Os pressupostos legais do processo de implantação do Projeto Políticio Pedagógico nas escolas brasileiras... 85

4.4 Realidade Educacional: Como a unidade escolar operacionaliza o Planejamento Escolar... 100

4.4.1 O processo de implantação do PPP na EEMTI Governador Cesar Cals de Oliveira Filho... 102

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 104

REFERÊNCIAS... 108

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO APLICADO AO NÚCLEO GESTOR E PROFESSORES... 113

(17)

ESCLARECIDO... 115 APÊNDICE C – IMAGENS DE AMBIENTES EXTERNO E INTERNOS

DA EEMTI GOVERNADOR CESAR CALS DE OILIVEIRA FILHO... 117

ANEXO A – OFICIO PARA PESQUISA DE CAMPO... 119 ANEXO B – CÓPIAS DAS ATAS DO CONSELHO ESCOLAR... 120

(18)

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido na área de educação tendo comotema de pesquisa as políticas públicas de educação no Brasil, com foco no processo de implantação, na rede estadual de educação, da política de gestão participativa. O objeto de pesquisa é o Projeto Político-Pedagógico (PPP), um instrumento de organização e direcionamento do trabalho pedagógico da escola com a premissa de promover um movimento de reflexão e transformação no interior das instituições escolares, fortalecendo a participação e autonomia escolar pela via da coletividade e verificar se está atendendo à realidade escolar com base no que foi planejado. A realização deste estudo levou-nos a formular uma pergunta que se tornou o problema de pesquisa: O PPP executado em uma escola da Rede Estadual de Ensino em Quixadá-Ce está em conexão com sua realidade escolar segundo os gestores da escola e da comunidade educativa?

Para delimitar esse abrangente trabalho, focamos em uma situação concreta, e delimitamos o lócus da pesquisa em uma escola estadual do município de Quixadá/CE, integrante da 12a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento de Educação (CREDE), denominada Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho, lançando um olhar sobre uma política pública educacional que é o PPP. Portanto, o contexto da Rede Estadual de Ensino, em Quixadá/CE, tornou-se nosso campo de pesquisa.

A cidade de Quixadá/CE encontra-se a 168,7 quilômetros de Fortaleza, a capital cearense, e está localizada nas mesorregiões do sertão do Estado, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010) possui uma área territorial de 2.019,834 quilômetros quadrados, que comporta uma população de 87.116 pessoas, e densidade demográfica de 89,91 hab/km². A maior parte do território está em depressões sertanejas, com maciços residuais, como a Serra do Estêvão.

Buscou-se, com esse trabalho, considerada sua relevância para a educação, avaliar como se dá o processo de implantação do PPP em uma escola da Rede Estadual de Ensino em Quixadá-Ce, essa política de gestão, diante do contexto educacional brasileiro e do cenário econômico mundial que se lança nas últimas décadas.

(19)

Nosso interesse por esse tema surgiu a partir dos relatos dos nossos alunos na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) -

Campus Iguatu, pois os licenciandos afirmavam que as propostas pedagógicas

apresentadas pelos estabelecimentos de ensino não atendiam a realidade da comunidade escolar.

A percepção inicial dos estagiários mostrou que, a partir da análise dos PPPs disponibilizados pelas escolas, verificaram que eram cópias, ou não tinham muito significado para as instituições de ensino. Realidade que também foi observada pelos alunos do IFCE- Campus Quixadá, quando matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, em visita às escolas campo de estágio, ao tentarem conhecer e estudar os documentos se depararam com semelhante realidade, levando-os assim, como ocorrera com os estudantes de Iguatu, a questionar a validade do processo de construção desse documento na escola.

Mediante o exposto e pelo interesse de aprofundar os conhecimentos sobre o tema, enquanto professora de estágio, surgiu o desejo de conhecer efetivamente o processo de construção do PPP em uma unidade escolar, e assim passei a perguntar sobre esse episódio trazido por meus alunos do IFCE.

Nesse sentido, problematizamos a conexão do PPP executado pela Rede Estadual de Ensino do Ceará à escola de Quixadá/CE, já citada, e ligada à referida rede. Portanto, para compreender o processo de construção do PPP, foi necessário intensificar nossa busca e obter elementos que nos levassem a obter a resposta à nossa pergunta-problema de partida.

Quanto aos sujeitos da pesquisa, nos cercamos de cuidados na escolha, em razão da complexidade e relevância que a temática nos indicava. Adotamos alguns critérios para chegar ao objeto de estudo; foi necessário ouvir os que estavam diretamente envolvidos no processo de construção desse documento que se encontrava em vigência na escola. Os critérios foram: Primeiro, o cargo ocupado pelo servidor e o tempo de exercício na instituição escolar. O segundo critério considerou a participação desse servidor na construção do PPP vigente. Nas falas dos 24 entrevistados, procuramos identificar quais discursos mais se aproximavam da pergunta de partida que conduzia nossa pesquisa, ou seja, se o PPP estava atendendo à realidade escolar do estabelecimento de ensino lócus de nossa pesquisa e como se deu a construção desse planejamento.

(20)

Com o objetivo de obter elementos que auxiliassem a responder à pergunta central de nossa pesquisa, procuramos: 1) Identificar as bases teóricas que deram sustentação para a implantação do PPP como um documento norteador de organização do trabalho pedagógico escolar; 2) Evidenciar a trajetória das políticas educacionais na América Latina ao Brasil; 3) Refletir sobre a importância do PPP para a comunidade escolar, tornando-a um espaço de diálogo e participação; 4) Propor uma discussão sobre a importância de uma escola reflexiva na construção de seu projeto educativo.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) (Lei 9.394/1996, Art. 12) confere aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o PPP respeitando as bases legais comuns do sistema de ensino nacional que estabelece para os estabelecimentos de ensino. Também confere aos professores, no artigo 13, incisos “I – a participação na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” e “II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”. Essa lei faz anuência à legítima democracia e competência de seus estabelecimentos de ensino.

As decisões centralizadas no núcleo gestor da escola cedem lugar a um processo de resgate da efetiva função social da escola, por meio de um processo coletivo, com a participação de todos os atores envolvidos na construção da organização do trabalho pedagógico da escola, “[...] de mobilizá-los de forma espontânea e propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma mais coerente” (VEIGA, 1998, p.13).

Com base nessa citação, conclui-se que, a partir do momento em que a escola toma para si a responsabilidade desse processo de construção coletiva dos seus planos, torna-se fortemente autônoma para desenvolver seu trabalho de caráter político-pedagógico e não poderá estreitar-se no âmbito da outorga da lei, como algo preconizado apenas (VEIGA,1998). Essa autonomia não pode ser vista como algo fechado, absoluto, mas tendo valor, que se determina nas interações sociais e efetivará conquistas nos embates cotidianos, nos conflitos pela responsabilidade de construção de algo comum.

O PPP, como plano global da escola, faz parte da sua realidade pedagógica, e busca atender às demandas do contexto da unidade. O documento também tem papel fundamental, no processo contínuo de reflexão, na promoção de

(21)

melhorias administrativa, pedagógica e financeira; no aprendizado democrático e exercício da cidadania da população majoritária, conforme afirma Veiga (1998). É essencial para o funcionamento da escola, pois permite que se adapte ao meio social ao qual pertence, ao atender de forma satisfatória a todos que nela estão inseridos. A oportunidade de implantar um projeto educativo dessa natureza, pela via da coletividade, favorece um envolvimento no processo educacional e um clima de pertencimento no processo de construção,

Utilizamos Veiga como principal referencial teórico devido à contribuição de seus estudos ao aprofundamento da compreensão da importância do PPP como instrumento da organização do trabalho da escola, sobretudo o pedagógico. Outros autores também se ajustam ao seu pensamento e serviram de referência teórica, como: Vasconcellos (2005), Padilha (2017), Gadotti (1997), Alarcão (2004), Cavagnari (1998), Saviani (1998), Luck (2017), entre outros.

A partir de seus escritos, analisamos os relatos dos entrevistados e documentos, como o PPP da escola lócus da pesquisa, as atas do Conselho Escolar e dos planejamentos mensais e semanais, buscando identificar se o PPP apontava um rumo, uma direção, um sentido explícito do compromisso estabelecido coletivamente num ambiente escolar.

A metodologia utilizadapautou-se em um tipo de pesquisa qualitativa, que Minayo, (1994) aponta como o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. Para realização da pesquisa de campo, utilizou-se do estudo de caso, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Gov. Cesar Cals de Oliviera Filho em Quixadá- Ce, como forma de investigar empiricamente o fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade (GIL,1999). O conjunto de recursos necessários para chegar aos registros destinados a compor a pesquisa, incluindo concepções teóricas, técnicas, percepções dos sujeitos receptores da política, foi obtido por via de instrumentos, como questionário estruturado e grupo focal, imprescindíveis para definir os resultados de indicadores, dados e outros elementos, como os relatos orais e escritos, e fazer compreender e explicar a realidade dos sujeitos da pesquisa.

Nesse percurso metodológico em busca de encontrar respostas ao problema da pesquisa, a aplicação dos questionários estrturados e do grupo focal, foram importantes para confirmar as questões que estavam sendo evidenciadas na investigação, pois, segundo Gil (2008), o grupo focal tem o propósito de

(22)

compreender melhor os problemas e gerar hipóteses, fornecer elementos para a construção da coleta de dados. Priorizamos, nas observações e nos questionários, os elementos discursivos que confirmassem nossa hipótese por meio de um universo de significados, motivos e crenças, como assinala Minayo (1994), de que a construção do PPP está atendendo à realidade escolar daquele estabelecimento de ensino, pois, a partir dos anos 90, as políticas educacionais brasileiras concentram-se, para melhoria da educação básica, e procuram delegar a escola pelos resultados do ensino.

Cavagnari (1998) afirma que as medidas de descentralização administrativa e pedagógica, autonomia da escola via construção do projeto político pedagógico, da formação continuada dos professores entre outras mudanças, ganham força nas políticas educacionais para os países em desenvolvimento.

Veiga (1997) afirma que o PPP aponta um rumo, uma direção, um sentido explícito, para um compromisso estabelecido coletivamente e que todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político, no que trata da articulação do compromisso sociopolítico aos interesses coletivos da população majoritária, ou seja, do conjunto dos atores envolvidos nesse processo, representando uma possibilidade de planejamento participativo, implicando uma profunda reflexão sobre as finalidades da escola, como também a explicitação do seu papel social, sendo fruto de reflexão e investigação dos problemas da educação e contribuindo nas mudanças necessárias para esse fim. Este estudo está constituído por quatro capítulos e as notas conclusivas.

No primeiro capítulo, Introdução, são comunicados ao leitor os motivos que nos instigaram a pesquisar sobre o PPP, nosso objeto de pesquisa, realizando uma avaliação do seu processo de elaboração e execução numa unidade escolar e investigando sua conexão com essa realidade; identificando a participação dos professores, alunos, pais, na elaboração do instrumento; apresentando a abordagem do aporte teórico utilizado, entre eles, Veiga (1998), Vasconcellos (2005), Padilha (2017), Gadotti (1997), Alarcão (2004), Cavagnari (1998), Saviani (1998), Luck (2017), entre outros, que confirmam a importância desse estudo acerca do PPP como um instrumento teórico-metodológico que favorece a mudança da realidade escolar; um elemento de organização do trabalho pedagógico, num processo de transformação e que envolve uma construção coletiva de conhecimento. (VASCONCELOS, 2005).

(23)

No segundo capítulo, apresenta-se uma explanação sobre a avaliação de políticas públicas e políticas educacionais. A preocupação está em enfocar a proposta avaliativa da política, ancorada na abordagem metodológica de Ozanira Silva, no paradigma crítico-dialético de políticas sociais, visto que “[...] toda política pública se estrutura, se organiza e se concretiza a partir de interesses sociais organizados em torno de recursos que também são produzidos socialmente” (SILVA, 2013, p. 20 ) e na avaliação em profundidade apresentada por Léa Rodrigues, em dois eixos, o contextual e institucional. Segundo Rodrigues (2008), avaliação em profundidade, deve ser extensa, detalhada, ampla e multidimensional, o que exige uma abordagem multi e interdisciplinar, que não pode ser focada na averiguação de metas.

No terceiro capítulo, encontra-se uma discussão sobre as políticas educacionais contempladas no século XX, e, nas seções desse capítulo, encontra-se um debate sobre as reformas educacionais na América Latina, no âmbito das transformações econômicas, geopolíticas e culturais do mundo capitalista, analisando especificamente o papel das agências internacionais como mentoras dessas reformas nos países pobres da América e seus aportes teóricos, que garantiram uma análise mais complexa da temática. Contemplam-se, nessa unidade, os aportes teóricos que garantiram uma análise mais complexa da temática. Tivemos o cuidado de enfocar a importância da Educação nesse processo de transformação e globalização.

No quarto capítulo consta uma abordagem do PPP como uma construção coletiva. Abordamos seus pressupostos legais, seus conceitos firmados num aporte teórico, que garantem de fato sua importância na organização do trabalho pedagógico da escola ao longo de sua história. Ainda enfocamos a importância da participação em sua construção e, na sequência, apresentamos o modelo de planejamento da instituição de ensino. Encontram-se, no desenvolvimento desse capítulo, os achados da investigação sobre o processo de elaboração do PPP, por meio dos questionários e das entrevistas coletivas, os resultados encontrados na investigação demonstram que o PPP apresenta consonância com a realidade escolar, mas, para que seja efetivamente elaborado e/ou executado, necessita da participação de toda a comunidade educativa, e funcionar como um acordo entre os diversos atores, de forma a contribuir para a repercussão positiva no contexto escolar. seguidos da discussão teórica com finalidade de fundamentar uma

(24)

mudança na realidade escolar coerente a partir desses resultados. Finalizando o capítulo, analisa-se o processo de construção e execução do PPP na concepção da comunidade educativa.

Nas considerações finais, apresenta-se de qual forma a gestão escolar comprometida com o processo pedagógico da escola pode contribuir na construção e execução do PPP, a partir da mobilização dos atores envolvidos nesse processo, e como esse documento é importante ferramenta de construção coletiva que possibilita uma reflexão dos meios e as condições em que a escola pode melhor servir aos interesses da comunidade educativa, e afirmar que o nível de participação dos sujeitos da comunidade educativa contribui imensamente para a execução desse documento e para o real compromisso com a educação democrática na construção de uma escola autônoma e transformadora da realidade em que está inserida.

Por fim, buscou-se investigar o processo de implantação e execução do PPP das escolas da rede estadual de ensino, sobretudo na escola EEMTI Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho, lócus da pesquisa, e sua conexão com a realidade escolar apresentada. Colaborar na construção de uma escola reflexiva com uma gestão caracterizada como participada, determinada, flexível, resiliente, em face das situações, avaliadora e formadora (ALARCÃO, 2004). E na implantação de uma cultura de planejamento participativo, no caso o PPP, por via da coletividade.

(25)

2 AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCACIONAIS: DOS CONCEITOS AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Quanto ao campo metodológico da pesquisa, tomamos como conceito os escritos de Minayo (1994), que é o caminho do pensamento e da prática exercida na abordagem da realidade como forma mais abrangente e adequada dos métodos e técnicas utilizadas na pesquisa e de Fonseca (2002), quando conceitua metodologia como um estudo da organização de caminhos a serem percorridos. Foi realizado um estudo minucioso acerca da política educacional do PPP, contudo, alguns passos metodológicos serviram de norte na avaliação dessa política, tendo como via a pesquisa de natureza qualitativa,

Na sequência deste capítulo, iniciamos abordando o entendimento sobre avaliação em política pública, considerada como uma área especilaizada em matéria da pesquisa social aplicada. Tratamos da avaliação de políticas públicas que é considerada, por Silva (2013), como possível instrumento a ser utilizado por segmentos sociais organizados, para fortalecimento da pressão social sobre o Estado, no sentido de direitos sociais em seguida abordaremos avaliação em profundidade de Rodrigues (2008) como um desenho de uma alternativa que visava ultrapassar a perspectiva clássica de avaliação de políticas públicas.

Em seguida, discutimos o surgimento do campo de políticas públicas como um campo bastante recente no Estado brasileiro, sendo registrado a partir dos anos 1980, como afirma Silva (2013).

Souza (2006) vem afirmar que o pressuposto analítico que guiou a constituição e a consolidação das análises acerca das políticas públicas é o de que, em democracias estáveis, aquilo que o governo executa ou deixa de executar é passível de ser formulado cientificamente e analisado por pesquisadores independentes. Dando continuidade, discutiremos o conceito de política pública educacional como um conjunto de políticas sociais que trata das questões voltadas para a educação, inclusive o PPP.

Em seguida, apresentamos o contexto da EEMTI Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho, contando um pouco da história do município de Quixadá/CE, seus dados estatísticos e os dados quantitativos da escola mencionada e, continuando, é descrito o estudo de caso realizado na escola lócus da pesquisa.

(26)

Finalizando, apresentamos as técnicas e os instrumentais, com a finalidade de apontar as constatações encontradas no decorrer da investigação.

2.1 Metodologia da Avaliação

Fonseca (2002) explica metodologia como o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos para se realizar uma pesquisa ou um estudo. Minayo (1994) define de forma mais abrangente, como apresentação adequada e justificada dos métodos e técnicas e dos instrumentos operativos que devem ser utilizados para as buscas relativas às investigações, como a criatividade do pesquisador, ou seja, sua marca específica de articular teoria e métodos nos achados experimentais, observacionais, ou de qualquer outro tipo de respostas às indagações específicas. Os autores descrevem que a escolha metodológica do pesquisador ajuda a demarcar seu campo teórico no decorrer da pesquisa, nesse caso específico a demarcação se deu em avaliação de políticas públicas.

Avaliação de políticas públicas constitui uma área especializada em matéria da pesquisa social aplicada, construído a partir da integração de vários campos do conhecimento, dessa forma, interdisciplinar. Profissionias de várias áreas, tais como: da educação, ciências sociais, economia dentre outras, têm contribuído na produção de uma gama literária sobre avaliação de políticas públicas, compreendida como heterogênea, quanto aos conceitos, à metodologia e aos procedimentos.

Essa proposição resulta numa difícil tarefa de, ao propor uma pesquisa de avaliação, delimitar um processo metodológico, o qual exige uma escolha por uma determinada abordagem ou um caminho específico de investigação já que se trata de uma pesquisa científica.

Nessa direção, apontamos aqui nossa abordagem metodológica, firmada no paradigma crítico dialético de Silva (2013, p. 44), assim percebida:

Que valoriza a análise crítica da política ou programa avaliado, busca os princípios e fundamentos teórico-conceituais da política ou programa; considera os sujeitos e interesses envolvidos no processo; fundamenta-se em valores e concepções sobre a realidade social partilhados com os sujeitos da avaliação.

A modelo de avaliação da política da política definida por Silva (2013), emite um julgamento em relação à política ou programa em si, implicando atribuir

(27)

valor aos resultados alcançados, a instituição em que o programa é implementado pelos atos ou mecanismos utilizados para modificação da realidade consiste na análise e na clareza das razões que tornaram determinada política preferível a qualquer.

Silva (2013) afirma que a avaliação é considerada parte do processo das políticas públicas e apontada em sua dimensão política, na medida em que se refere aos interesses dos diferentes sujeitos e nos diferentes momentos, numa relação dialética, distanciando-se dos pensamentos linear e consensual, segundo a autora, não se deve falar em política pública sem abordar diversidade e contradição, “considero que toda política pública é uma forma de regulação ou intervenção da sociedade”. (SILVA, 2013, p.20).

Essa autora identifica o processo de avaliação política, ou programa, como uma forma de intervenção na sociedade, sendo também um mecanismo de mudança social, na promoção do bem-estar dos segmentos sociais, sobretudo dos mais necessitados. Por isso pactuamos com Silva (2013), quando faz a seguinte afirmação: “Contraponho-me à percepção da política pública como mero recurso de legitimação política ou de uma intervenção estatal subordinada tão somente à lógica da acumulação capitalista” (SILVA, 2013, p. 20).

Além disso, a autora supracitada recorda que a política pública é uma resposta decorrente das pressões sociais a partir das ações de diferentes sujeitos que sustentam interesses diversificados. Servindo a interesses contraditórios, ors se situando no campo do capital, ora no campo do trabalho. “Recuso, portanto a qualquer raciocínio linear e consensual, pois falar de política é falar de diversidade e de contradição” (SILVA, 2013, p, 20).

Nesse sentido embasado em Silva (2013), a avaliação de políticas públicas e programas sociais situam-se no contexto da pesquisa qualitativa, destacando como atividade no processo das políticas públicas articulando à formulação e “a implementação das políticas públicas de corte social e como modalidade de pesquisa social aplicada” (SILVA, 2013, p. 19). Dessa forma a autora considera a avaliação de políticas públicas e programas sociais deve ser formulada na relação dialética de duas dimensões, que a seu ver são importantes nesse processo, a dimensão técnica e dimensão política. Além disso, para autora mencionada:

(28)

[...] a pesquisa avaliativa é uma aplicação sistemática de procedimentos de pesquisa para acessar a conceptualização, o desenho, a implantação e as utilidades de programas sociais de intervenção, de modo que os avaliadores se utilizam de metodologias de pesquisa social para julgar, e aperfeiçoar, mediante as quais políticas e programas sociais são conduzidos desde o estágio inicial de sua definição, elaboração e implementação. (SILVA, 2013, p. 43)

A autora destaca que a pesquisa avaliativa permite distinguir programas que são considerados efetivos e ineficientes, possibilitando um planejamento e a elaboração e desenvolvimento de ações que possam produzir “ eficaz e efetivamente impactos desejados sobre grupos e populações” (SILVA, 2013, p,43).

A segunda abordagem é a de avaliação em profundidade, firmada por Rodrigues (2008, p. 10), que assim a define:

É uma perspectiva cética aos modelos universais quando aplicados a contextos particulares com total desconsideração das especificidades atinentes a cada situação e aos locais sobre os quais incidem políticas públicas formuladas nos longínquos centros de decisão, o que considero a ocorrência de um duplo distanciamento, cujo resultados são fortes omissões e/ou deslizes analíticos.

Esse modelo de avaliação em profundidade foi construído por Rodrigues (2008) como um desenho de uma alternativa que visava ultrapassar a perspectiva clássica de avaliação, centrada na mensuração de resultados e alcance de objetivos como seu fio condutor.

Ademais essa proposta de avaliação tem por base uma perspectiva interpretativa para qual importa compreender os processos de elaboração e implementação da política ou programa em questão em quatro eixos analíticos: análise de conteúdo, análise de contexto, trajetória institucional, espectro temporal e territorial (RODRIGUES, 2008).

O modelo apresentado por Rodrigues (2008) propõe uma análise geral de políticas públicas, com a necessária investigação, considerando importante, para essa pesquisa, dois eixos: de conteúdo no qual o pesquisador deverá analisar a formulação da política a partir de sua base conceitual e a de contexto essa análise deverá ser realizada a partir do levantamento de dados sobre o momento político e as condições socioeconômicas em que a política foi formulada.

A escolha dessas abordagens se deu por considerar que superam os modelos tradicionais de avaliação de políticas públicas, como os positivistas, marcados por um caráter quantitativo e neutralista, voltados para a eficiência e eficácia da política, sem considerar as variáveis contextuais que dificultam o

(29)

processo de intervenção social, segundo Silva (2013), buscando identificar o processo de avaliação política, ou programa, é uma forma de intervenção na sociedade, como também um mecanismo de mudança social, na promoção do bem-estar dos segmentos sociais, sobretudo dos mais necessitados, como afirma Silva (2013).

Portanto, nosso empenho foi discorrer os estudos dessas autoras sobre políticas públicas quanto às suas causas e consequências e, principalmente, a atuação dos sujeitos e seu relevante papel na formulação e implantação de políticas/programas, a fim de conduzir metodologicamente a avaliação do processo de implantação do PPP numa escola da rede estadual de ensino, com um recorte para a cidade de Quixadá/CE.

Salientamos que a política em destaque é pública, de educação, com foco na gestão escolar participativa, o PPP. Nosso lócus de pesquisa está restrito a uma Escola de Ensino Médio Integral, um estabelecimento pertinente à rede de ensino oficial, mantido pelo Governo do Estado do Ceará no município de Quixadá/CE.

A Educação de Ensino Médio em Tempo Integral, meta do Plano Nacional de Educação (PNE), surge como uma alternativa de escola inclusiva, de currículo flexível, mais democrática. Uma escola da qual se espera mais equidade, mais oportunidades de aprendizagem, articuladas com o projeto de vida, embora esse modelo de escola não tenha sido discutido profundamente neste estudo, por compreender que a política de educação de tempo integral não concebe o objeto de nossa pesquisa.

Partindo dos estudos de Rodrigues (2008), consideramos que, para a análise da política, é importante apontar o marco regulatório, como a Constituição Federal (CF/1988), LDBN (Lei 9.394/1996, PNE, o Plano Decenal de Educação (PDE), fontes necessárias para o aprofundamento da pesquisa; a composição da implantação do PPP em âmbito nacional; bem como na EEMTI Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho, em Quixadá/CE.

Foi necessário também realizar uma análise do contexto na formulação da política e assim relacionar com os marcos político, econômico e social pelos quais essa política passou, no âmbito internacional, até chegar ao sistema educacional brasileiro, como sugere a avaliação em profundidade das políticas e programas sociais.

(30)

O surgimento do campo de conhecimento em políticas públicas, as instituições, regras e os modelos de formulação, avaliação de seus resultados e sua implementação e sua visibilidade social nos países em desenvolvimento, principalmente no Estado brasileiro é bastante recente, pois é registrado a partir dos anos 1980, como afirma Silva (2013). Caracterizado como um Estado negligente, quanto às políticas públicas, que, sem dúvida, desencadeia problemáticas de naturezas social, econômica, educacional, como também histórica.

A vida comum dos indivíduos na sociedade, na proteção de direitos e na promoção harmônica de viver coletivamente, exigem ferramentas que garantam de forma equilibrada uma vida salutar no fortalecimento e no reconhecimento do território de origem desses povos, daí a necessidade de se implantar políticas públicas para a melhoria do bem-estar social de todos (SILVA et al., 2017).

É importante relatar que não foi possível encontrar um consenso na literatura acadêmica sobre o que seja política pública. Para Souza (2006), não existe uma única, nem melhor definição, sobre política pública, e que, apesar de optar por abordagens diferentes, as definições de política pública assumem, em geral, uma visão holística do tema, uma perspectiva de que o todo é mais importante do que a soma das partes.

Souza (2006) afirma que alguns autores definem política pública como um campo de estudo dentro da política, que examina o governo em relação às principais questões públicas; outros a definem como ações do governo que produzem efeitos específicos na vida dos homens; além de autores que definem política pública como tudo o que os governantes escolhem fazer ou deixar de fazer pela sociedade. Muitos deles enfatizam o papel da política pública na amenização de problemas sociais (SOUZA, 2006).

Sobre política educacional, Vieira (2015) escreve que pode assumir significados diversos; explica que, quando escrita com letras maiúsculas, refere-se ao setor da Ciência Política que estuda as iniciativas do Poder Público em educação, que são denominadas de políticas educacionais e que se escreve em minúsculo e que políticas públicas são ações governamentais; dessa forma, políticas educacionais se configuram em políticas públicas.

As políticas públicas educacionais, entretanto, fazem parte do grupo voltado pra questões da educação. De modo geral, entende-se por políticas públicas

(31)

educacionais as decisões dos governantes relacionadas à educação que acabam em normatização.

Compreendemos que política educacional é uma política social, e necessita de instrumentos que contribuam na qualidade de sua implementação e avaliação nos espaços escolares, assim, demos ênfase ao PPP como uma ferramenta de trabalho da gestão escolar, por isso, procuramos enfatizar sua concepção, formulação e bases teóricas, as discussões e legislação elaboradas no âmbito das políticas educacionais brasileiras, o caminho percorrido no nível institucional, que é o foco deste nosso estudo.

Quando se trata de Políticas Sociais voltadas para Educação, concordamos com Mello (1991) quando aponta a redescoberta da educação como componente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. A autora mostra que, em diferentes países, com suas características históricas, as reformas de seus sistemas são meios importantes para torná-los mais eficientes e equitativos no preparo para nova cidadania, capazes de enfrentar uma nova ordem, a revolução do processo produtivo e seus desdobramentos políticos, sociais e éticos.

Mello (1991) enfatiza que, na América Latina, essa agenda de debates voltada à formulação de políticas públicas educacionais, possui os mesmos componentes e estratégias, com o diferencial de serem apropriadas às suas peculiaridades e irem se adequando às situações de desenvolvimento e à situação conjuntural de cada país. Caracteriza que as políticas de ajuste econômico de curto prazo dificultam o alcance dos objetivos das políticas de longo prazo, como são os da educação, e o alcance da efetivação do PPP, como política clara para cada escola.

As políticas de longo prazo precisam ser vistas como prioridades, em seus territórios de origem, e envolver sua população nessa discussão. No caso brasileiro, é importante que se pratique a participação social como fator preponderante na construção de políticas públicas, propondo discussões para a melhoria dos serviços prestados, no caso educacional, às unidades de ensino público, que podem ser utilizadas como espaço democrático nas decisões que colaborem para as mudanças sociais.

Segundo Andrade (2002), a participação da comunidade institucionaliza-se como elemento garantidor de mais eficiência e democracia. Para a autora, esinstitucionaliza-se fato torna-se possível quando a participação social for capaz de promover mudanças

(32)

na sociedade. É necessário que no processo de descentralização das políticas públicas que compõem o sistema de proteção social no Brasil seja estabelecido um modelo de participação social que viabilize a formulação e implementação dessa política.

O Estado brasileiro, nos anos 70, retomou o discurso do papel da comunidade local como parceira no enfrentamento da crise econômica que passava. O pensamento dos financiadores internacionais era que essa participação da comunidade seria uma forma de evitar conflitos e tê-la como parceira; seria uma forma de sentir-se comprometida com os assuntos do governo e responsável pelas respostas sociais que poderiam ser operacionalizadas, como a participação, as decisões tomadas em conjunto, o direito de voz.

No campo educacional, a participação da sociedade civil organizada se faz necessária perante o apelo para o fortalecimento na execução dos programas e projetos que definem a qualidade do ensino, como o PPP, um instrumento propulsor da organização dos trabalhos políticos e pedagógicos dos agentes envolvidos na educação, e como tal necessita também ser uma decisão política da comunidade educacional. Entendendo que o agente de sua construção possui uma visão crítica da realidade social e que essa criticidade reflete-se em ações no campo sociofilosófico, e busca-se, dessa forma, encontrar respostas para os conflitos existentes na coletividade que confere o grau de compromisso sociopolítico.

De acordo com Bacelar (2003), as políticas sociais não podem ser pensadas de forma autoritária, modo alinhado ao que se desenha da construção de um PPP, uma prática coletiva.

Na construção das políticas públicas deve-se respeitar o critério da heterogeneidade de cada comunidade, ou seja, a diversidade presente nesse processo, e não podem ser formuladas de maneira homogênea, impedindo a participação da sociedade.

Assim, mobilizar os membros da comunidade escolar para a elaboração do PPP é de responsabilidade da gestão escolar, garantido pela LDBN (Lei 9.394/1996, Art.12, inciso I), que confere aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.

Assim, Veiga (2005) afirma que um planejamento não deve ser distante do cotidiano das pessoas comuns e das organizações e paramelhor compreendê-lo, faz-se necessário defini-lo, considerando que não há um conceito único acerca

(33)

dessa atividade humana. Pensar assim faz perceber que o PPP, inserido na política educacional é importante na construção coletiva e possível da escola.

Para nós, foi primordial esclarecer o processo histórico-político para compreender as primeiras reformas educacionais advindas de iniciativas internacionais, que promoveram mudanças nacionais acerca da educação nos anos 80 até o momento atual.

No que se refere à trajetória institucional, consideramos a implantação do instrumento de participação coletiva da escola, o PPP, a partir da publicação, em 20 de dezembro de 1996, da LDBN (Lei 9.394). Utilizamos a referida Lei, por tratar-se de um marco regulatório que, no Brasil, vai marcar a nova legislação educacional. A sua importância, entre outros fatores, vai se dar por demarcar o processo de descentralização e autonomia nas esferas regional e local, quanto à formulação de seus PPPs.

Portanto, para fins de demarcação historiográfica, definimos os anos 80 aos anos 90, para tratar o resgate histórico institucional da política na educação brasileira. As novas ideias serviram como instrumentos para a formulação dessas políticas, que, posteriormente, se disseminaram nas escolas da rede estadual de ensino e na própria instituição lócus da pesquisa.

A pesquisa de campo colocou-nos em contato com os sujeitos a serem entrevistados. A participação de pais dos alunos foi importante, em razão de obter as informações que intentávamos com a pesquisa. Gil (2008) formula o estudo de campo como uma procura no aprofundamento das questões propostas, além da distribuição das características da população segundo determinadas variáveis.

No que refere à análise do contexto da política, resgatamos aspectos relacionados às questões educacionais do município de Quixadá/CE e da escola objeto do estudo através da pesqusa de campo. Evidenciamos, mais uma vez, que a decisão por realizar essa pesquisa partiu de observações feitas durante a supervisão de estágio realizada nas escolas de ensino médio do Estado do Ceará. Os licenciandos em Química do IFCE - Campus Iguatu, e, posteriormente, Quixadá/CE, percebiam que as propostas pedagógicas apresentadas pelos estabelecimentos de ensino não atendiam à realidade da comunidade escolar.

Nossa pesquisa restringiu-se as Ciências Sociais, tendo como foco a educação, cujo objeto de estudo se configura como estudo de caso, tendo sido

(34)

determinada a EEMTI Governador Cesar Cals de Oliveira Filho, em Quixadá/CE, como espaço de trabalho empírico, que delimitou e analisou elementos que permitissem “descrever a situação do contexto em que está sendo feita a investigação” (GIL, 2008, p. 73) , após uma análise e avaliação compreendermos a operacionalização do PPP, para, assim fazendo, discutirmos as possibilidades e os limites dessa relação, numa aproximação da teoria com a prática.

Destacamos que o estudo de caso, segundo Gil (1997, p. 54),

Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe.

O estudo de caso pode decorrer de acordo com uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes, ou uma perspectiva pragmática, que visa simplesmente a apresentar uma perspectiva global, tanto quanto possível completa e coerente, do objeto de estudo, do ponto de vista do investigador (FONSECA, 2002). Dessa maneira, inserimos nossa pesquisa numa perspectiva social, histórica, política, de forma a relacionar as particularidades do nosso objeto e inserindo-o numa realidade educacional mais complexa.

Nossa justificativa para delimitação da EEMTI Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho em Quixadá/CE, no desenvolvimento da pesquisa, se deu em razão da transição da modalidade de escola regular para escola de tempo integral da rede oficial de ensino, o que levou a um processo de reformulação de seu PPP.

Quanto à amostra da pesquisa, definimos como intencional, por ter sido escolhidos públicos diferenciados, com o fim de averiguar a trajetória e instrumentalização da política em estudo na instituição lócus da pesquisa. Para confirmar, ouvimos o núcleo gestor, os professores, alunos e pais que foram escolhidos como sujeitos da pesquisa. Consequentemente, enunciamos sobre a pesquisa de campo, apresentando os grupos participantes, bem como as técnicas e os instrumentais usados na coleta de dados.

(35)

Finalizando a pesquisa, realizamos a revisão da literatura sobre os textos e livros que abordam o PPP, utilizando a análise de conteúdo, que foi fundamental na decodificação dos significados emitidos nos discursos dos entrevistados.

No tocante à análise de conteúdo, Bardin (2002, p. 42) diz:

A análise de conteúdo é “um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos as condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens”.

Antes de apresentar o caminho metodológico da pesquisa, mostraremos o lócus da pesquisa, a EEMTI Governador Cesar Cals de Oliveira Filho, em Quixadá/CE, e alguns detalhes de sua proposta educacional, caracterizando-a a partir dos dados do município em que está inserida.

2.1.1 O contexto da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Governador Cesar Cals De Oliveira Filho

A escola está sediada em Quixadá/CE e localizada na Avenida Juscelino Kubitscheck, 385, no Bairro São Francisco.

A escolha deu-se pelo fato de a unidade passar por um processo de reformulação de seu PPP para ingressar no grupo das escolas de tempo integral da rede oficial de ensino, momento importante para o desenvolvimento da pesquisa já que a temática escolhida trata desse alinhamento entre teoria e a prática.

A cidade de Quixadá/CE encontra-se a 168,7 quilômetros de Fortaleza, a capital do estado, e localizada nas mesorregiões do sertão do Estado. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010) abrange área territorial de 2.019,834 quilômetros, com uma população de 87.116 pessoas, e densidade demográfica de 89,91 hab/km². A maior parte do território ocupa as depressões sertanejas com maciços residuais, como a Serra do Estêvão. Quixadá tem como limites, ao norte, a cidade de Itapiúna); a leste, Ibicuitinga); a oeste, Quixeramobim) e, ao sul, Banabuiú.

Distingue-se pela geografia rica em monólitos (formações rochosas isoladas na paisagem), que dominam boa parte do município, dos quais a mais

(36)

conhecida é a Pedra da Galinha Choca, que leva esse nome pelo seu curioso formato de galinha, efeito que a Psicologia denomina de visão perceptiva.

É importante mencionar alguns dados demográficos do município de Quixadá/CE no campo educacional. Com base em dados do IBGE, no ano de 2017, os alunos dos anos iniciais da rede pública, tiveram nota média de 5,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para os alunos dos anos finais, essa nota foi de 4,7. Na comparação com as demais cidades do estado do Ceará, a nota dos alunos dos anos iniciais colocava a cidade na posição 133 de 184 municípios. Considerando a nota dos alunos dos anos finais, a posição passava a 102, de 184 municípios considerados. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 95,8%, em 2010 e colocava o município na posição 166, de 184, dentre as cidades do estado do Ceará e na posição 4.692, de 5.570 localidades do Brasil.

Em relação ao IDEB/2017, o município apresenta um resultado, para os anos inicias, de 5,1 e, para os anos finais, 4,7; e, no Ensino Médio, 3,8, ambos os resultados apresentam, ainda, distanciamento da nota 6,0, o que nos leva a uma reflexão crítica sobre a realidade escolar do município e compõem os dados do nosso trabalho.

A EEMTI Gov. Cesar Cals de Oliveira Filho foi fundada em 27 de outubro de 1974 e recebeu o nome em homenagem ao governador da época, coronel César Cals de Oliveira Filho. Assumia a Prefeitura de Quixadá/CE, o Sr. Aziz Okka Baquit, doador do terreno onde a escola está localizada. A fundação da unidade deu-se por intermédio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação e a prefeitura local.

Em 1975, pelo Decreto 11.493, foi permitido o funcionamento do Ensino Fundamental. Em 1979, a Escola Governador Cesar Cals de Oliveira Filho recebeu autorização para o funcionamento do Ensino de Primeiro Grau (Ato 836/1979, de 20 de novembro de 1979) do Conselho Estadual de Educação, publicada no Diário Oficial (DO) de 21 de julho1982.

Pelo Decreto 25.578, de 23 de agosto de 1999, foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio, conforme DO de 24 de agosto de 1999, em ato reconhecido pelo Parecer 1.021/2000, aprovado em 6 de novembro desse ano. Em 2017, passa a oferecer a modalidade regular em tempo integral, funcionando inicialmente com quatro turmas de primeiro ano, chegando, em 2019, totalmente à oferta em tempo integral.

(37)

Cals de Oliveira Filho é o bairro Alto São Francisco, também em Quixadá/CE. No entanto, sua clientela não se restringe a esse bairro. Alunos de áreas circunvizinhas, como Campo Velho, Baviera, Campo Novo e Centro, bem como alguns Distritos, compõem hoje seus matriculados.

A missão da escola, prevista em seu PPP (2019, p.10), é “promover uma educação de qualidade, com equidade, buscando a formação integral do aluno e sua inclusão proativa no mundo do conhecimento e do trabalho, visando à construção de uma sociedade mais justa, respeitando a diversidade humana”. Sua visão de futuro faz referência à qualidade do ensino, buscando:

Reduzir o abandono e a repetência, elevando o nível de aprendizagem dos nossos alunos, valorizando e capacitando os profissionais que nela atuam. Seus valores estão voltados para o compromisso com o processo ensino-aprendizagem; respeito à diversidade, ética e diálogo, o desenvolvimento das competências socioemocionais. (PPP, 2019, p.10).

A escola apresenta adequada estrutura para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, pois, além de 11 salas de aula com ar condicionado, e cadeiras atuais, com um quantitativo entre 40 e 45 alunos, segundo a coordenadora, é regra do Estado, possui Laboratório de Ciências que é utilizado para o planejamento dos professores; sala de direção e coordenação pedagógica; secretaria; sala de informática; biblioteca, que está acoplada à sala de multimeios; cantina; quadra esportiva coberta; e pátio.

Uma estrutura que atende ao público-alvo, apesar de necessitar de algumas reformas, conforme observado pela pesquisadora ao longo de sua estadia na escola, visto que o refeitório localiza-se no pátio da escola, um lugar não apropriado para os alunos fazerem suas refeições. Nesse caso, a escola poderia utilizar um espaço amplo sem utilidade, que se encontra na parte externa, para a construção desse refeitório, embasado no padrão MEC/SEDUC/CE.

Mesmo com algumas deficiências, a escola possui os recursos didáticos necessários para proporcionar o uso de diversas metodologias de base para o desenvolvimento de uma prática pedagógica eficaz.

“A prática pedagógica na contemporaneidade requer atitude de reflexão e avaliação constante do processo ensino aprendizagem.” (SOUZA, 2012, p.1). A escola possui uma variedade de materiais didáticos, além de equipamentos de multimídia, contando com seis data show e acervo literário atualizado, incluindo títulos literários e de pesquisa, banco de livros do Programa Nacional do Livro e do

(38)

Material Didático (PNLD) para desenvolver o trabalho pedagógico da escola.

A equipe de gestão é composta, além do gestor, por duas coordenadoras escolares, um assessor administrativo-financeiro, uma secretária, que, juntos, conduzem um quadro de 46 servidores públicos e, dentre esses, sete trabalham na secretaria, onze são auxiliares de serviço, 26 são professores regentes de turmas, e três professores atuam em outras atividades na escola. Todos os professores possuem formação superior.

Com relação ao desempenho, os alunos da escola apresentaram um resultado satisfatório nas avaliações externas, dentre as escolas do sertão central que pertencem à Crede 12, conseguindo assim uma nota 3,8 no Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (SPAECE) de Português e Matemática, dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, ultrapassando a meta que era de 3,7, para o ano 2018. Objetivos foram traçados pelos professores e pela equipe pedagógica, a fim de obter um resultado 4,03, que será a meta da escola para 2019.

Foram traçados desafios para melhoria desse índice, como: despertar a dedicação e o interesse pelas aulas e pelo conhecimento; conversa individualizada com os alunos; parceria com a família. Apesar de se encontrar nesse nível crítico, a escola está no grupo das sete escolas da região que conseguiram Índice de Desenvolvimento do Ensino Médio (IDMED).

A repetência e o abandono ainda são desafios a serem vencidos. Nessa perspectiva, a escola constantemente procura organizar seus tempos e espaços escolares incorporando manifestações culturais; palestras educacionais; criando momentos de integração da escola com a comunidade; eventos culturais; e também parcerias com instituições e organizações compromissadas com as questões educativas.

Com base nos dados do Censo Escolar de 2017, no Gráfico 1, apresentamos o número de matrículas registrado no município de Quixadá/CE. Esses dados são relevantes para uma análise diagnóstica da realidade escolar em que se insere nossa pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá