• Nenhum resultado encontrado

Abstract. Key words: Maternal behavior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Abstract. Key words: Maternal behavior"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

“QuaNdo NaSce um fIlho, NaSce uma mãe”

“aSpectoS ambIeNtaIS, hormoNaIS e NeuraIS Que levam ao proNto INícIo e à maNuteNção do comportameNto materNal”

“When a child is born, a mother is born”

“environmental, hormonal and neural aspects that lead to initiation and maintenance of maternal behavior”

Marcia Harumi Sukikara Sandra Regina Mota-Ortiz *

* laboratório de Neurociência. Núcleo de pesquisa em Neurociência (NupeN). universidade cidade de São paulo – uNIcId

Resumo

O comportamento maternal, uma das categorias dos com-portamentos parentais exibido pelas fêmeas, consiste em cuidar de um indivíduo neonato e imaturo da mesma espé-cie, até que este atinja uma maturidade capaz de garantir a sua sobrevivência. Esse comportamento consiste em cuida-dos diretos (p.ex. amamentação) e indiretos (p.ex. constru-ção de ninho) apresentados pela fêmea para viabilizar a so-brevivência do neonato. À medida que este se desenvolve e se torna independente, a expressão do comportamento maternal das fêmeas diminui. A eclosão e manutenção do comportamento maternal são controladas pela interação de fatores ambientais, bioquímicos, hormonais e neurais. Esta revisão tem por objetivo descrever a regulação hor-monal na iniciação e na manutenção do comportamento maternal e o papel da circuitaria neural responsável pela regulação motivacional desse comportamento.

PalavRas chave

: Comportamento materno.

abstRact

Survival of a newborn relies on the mother and her ability to provide food, warmth and protection from predators and conspecifics. In this context, we use a definition of ma-ternal behavior, which refers to behaviors displayed during the very first days immediately before and after parturition that are preparatory to the arrival of the young (nest buil-ding) or are in response to the young (nursing). The aim of this review is to describe the hormonal factors that regulate the onset of maternal behavior and the neural circuits, whi-ch specifically regulate maternal motivation.

(2)

em 1859, charles darwin propôs que os huma-nos, assim como toda e qualquer outra espécie ani-mal, evoluíram através de um processo gradual, irre-fletido e não intencional, denominado seleção natural. Moralmente neutra, a seleção natural escolhe e avalia de antemão as probabilidades de vida; o resultado in-voluntário desse processo é a evolução, definida hoje como a mudança em frequências genéticas ao longo do tempo.

em todo meio ambiente, segundo darwin, os organismos defrontam-se com desafios à sua sobre-vivência, seja termorregulação, busca por alimento, confronto com predadores ou territorialidade. Para as fêmeas, esses problemas convertem-se em obstá-culos para manter viva a sua prole. os indivíduos mais bem adaptados ao seu meio ambiente sobrevivem e reproduzem-se, transmitindo os atributos que pos-suem às futuras gerações. Os perdedores na luta da sobrevivência morrem antes de ter uma oportunida-de para procriar, ou produzem menos filhos. Por fim, sua linhagem extingue-se.

Dessa forma, conclui-se que o teste final da com-petência genética de um animal é o número de des-cendentes que sobrevivem até a idade reprodutiva. Assim, como o processo de seleção natural favorece os animais reprodutivamente competentes, também favorece aqueles que cuidam adequadamente de seus filhotes.

Define-se comportamento parental como o con-junto de cuidados que um indivíduo adulto de uma determinada espécie investe em um indivíduo neo-nato e imaturo da mesma espécie, até que este atinja uma maturidade capaz de garantir a sua sobrevivência

(Numan1, 1994). dentro dos comportamentos

paren-tais, inclui-se o comportamento maternal e, também, o comportamento paternal, exercido por machos de algumas espécies de roedores.

filogeneticamente, o comportamento maternal pode ser primeiramente observado em peixes tele-ósteos. No entanto, a complexidade e a diversidade desse comportamento são observadas em seus graus máximos em aves e, especialmente, em mamíferos, nos quais é possível quantificar e qualificar os parâ-metros comportamentais desempenhados pela fêmea lactante.

Interessantemente, 90% das espécies de pássaros dividem o cuidado da prole entre fêmeas e machos,

caracterizando com isso um comportamento bipa-rental; enquanto 90% das espécies de mamíferos são consideradas uniparentais, pois cabe a fêmea o cuida-do com a prole.

Segundo lonstein et al.2 (2003), a dramática

transi-ção na resposta materna que ocorre entre o acasala-mento e o aleitaacasala-mento é uma das mais marcantes mo-dificações comportamentais que ocorre em animais adultos. muitos são os trabalhos que, utilizando a observação de fêmeas lactantes de diversas espécies, procuraram descrever e discutir essas modificações, na tentativa de explicar de que forma o nascimento de um filho desencadeia imediatamente o nascimento de uma mãe. a maioria desses estudos envolveu roe-dores; poucos descreveram as bases neurais e endó-crinas do comportamento maternal em primatas.

o comportamento maternal de ratas consiste em cuidados diretos, tais como busca e agrupamen-to, amamentação e limpeza dos filhotes, e indiretos, como agressividade e construção do ninho, apresen-tados pela fêmea para viabilizar a sobrevivência do neonato. à medida que este se desenvolve e se torna independente, a expressão do comportamento ma-ternal das fêmeas diminui. Assim, está bem estabele-cido que os parâmetros característicos do comporta-mento maternal de ratas, como por exemplo, busca dos filhotes, agrupamento dos mesmos e permanên-cia da rata sobre a ninhada em postura apropriada à amamentação, são mais intensos na primeira semana após o nascimento da prole do que nas semanas se-guintes, quando os filhotes vão se desenvolvendo e adquirindo habilidades para assegurar sua própria so-brevivência (Numan et al.1 1994).

A eclosão e a manutenção do comportamento maternal são controladas pela interação de fatores ambientais, bioquímicos, hormonais e neurais (Nu-man1 1994). Mudanças hormonais que ocorrem no

fi-nal da gestação e durante a lactação, como a alteração dos níveis de estrógeno, progesterona, prolactina e ocitocina, são necessárias para a eclosão e manuten-ção do comportamento (Numan1 1994; Sanyal3 1978;

Shaikh4 1971; thorbourn e challis5 1979), enquanto

os sítios neurais mobilizados são responsáveis pela sua expressão.

estímulos ambientais que induzem e mantêm o com-portamento maternal

(3)

As fêmeas de roedores iniciam o cuidado maternal assim que os filhotes nascem. Parte desse efeito se dá pelas alterações hormonais pré-natais, mas a passa-gem dos filhotes pelo canal vaginal também é capaz de estimular o comportamento maternal: a disten-são artificial do canal vaginal em fêmeas não grávidas estimulam o comportamento maternal, enquanto a deaferentação retarda o seu aparecimento (Graber e Kristal6 1977; Yeo e Keverne7 1986).

dentre as modalidades sensórias mais importantes para o início do comportamento maternal em roedo-res estão o olfato e a sensação somática. Contudo, outras modalidades sensoriais estão envolvidas nesse controle, como por exemplo: a vocalização ultrassô-nica emitida pelos filhotes sinalizando frio ou fome e estímulos táteis envolvendo o uso da boca na maioria das respostas maternais como, a busca e o agrupa-mento dos filhotes. Segundo Stern8,9 1989a e 1989b,

as informações somatossensoriais recebidas pela re-gião perioral enquanto a mãe cheira ou movimenta os filhotes exercem um importante papel na iniciação de vários comportamentos maternais, como agrupamen-to e limpeza dos filhotes, construção e reparo dos ninhos, ataque e mordida contra intrusos.

A resposta tátil dos filhotes sobre a superfície ven-tral da mãe também é importante. Quando a região ao redor da boca dos filhotes é anestesiada de tal forma que não possam se acomodar sob o ventre da mãe, ela não apresentará a postura de cifose fisiológi-ca, que é necessária para amamentá-los. contudo, ela recuperará os filhotes e irá lambê-los.

controle hormonal do comportamento maternal como acabamos de observar, os hormônios não são essenciais para a ativação das respostas envolvi-das no comportamento maternal, apenas a exposição aos filhotes garantirá esse comportamento. Contudo, muitos aspectos do comportamento maternal são fa-cilitados pelos hormônios; como o comportamento de construção do ninho que é facilitado pela proges-terona durante a gestação e pela prolactina após o parto.

uma queda brusca de progesterona plasmática e aumento nos níveis séricos de estrógeno e prolactina (figura 1) são essenciais para que ocorra o pronto iní-cio do comportamento maternal, concomitantemen-te ao nascimento dos filhoconcomitantemen-tes (Numan1 1994). moltz

et al.10 (1970) demonstraram a indução do

compor-tamento maternal em ratas ovariectomizadas, após tratamento com estrógeno, seguido de aplicações de progesterona e prolactina. dentro de 48 horas de exposição aos filhotes, essas fêmeas, submetidas ao tratamento hormonal completo, expressaram res-postas comportamentais envolvidas no cuidado com a prole, como a construção do ninho, busca e agru-pamento, limpeza, manter-se em postura apropriada sobre os filhotes e mantê-los aquecidos, enquanto fêmeas que receberam só dois dos três hormônios, não apresentaram o comportamento maternal com a mesma prontidão, indicando, portanto que a alte-ração do perfil hormonal (progesterona, estrógeno e prolactina) no final da gestação é fundamental para a eclosão do comportamento maternal.

outros hormônios lactogênicos produzidos pela placenta também podem estimular o comportamento maternal.

controle neural do comportamento maternal

progesterona, estradiol e prolactina interagem com diversos sítios neurais envolvidos na modula-ção do comportamento maternal, sendo que a área pré-óptica medial, região do prosencéfalo que exerce papel crítico sobre o comportamento sexual mas-culino, parece ter um papel crucial na expressão e manutenção das respostas maternais (Bridges et al.11

1985; bridges et al.12 1990; bridges e freemark13 1995;

Numan1 1994; Numan et al.14 1977). Numan et al.14

(1977) demonstraram que um implante de estradiol na área pré-óptica medial reduz as latências para o

120 100 80 60 40 20 0 140 0 0.30 0.45 0.75 0.60 0.15 40 0 60 100 80 20 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Inseminação Gravidez Parto Estradiol (ng/ml) Prolactina (ng/ml) Progesterona(ng/ml) 120 100 80 60 40 20 0 140 120 100 80 60 40 20 0 140 120 100 80 60 40 20 0 140 0 0.30 0.45 0.75 0.60 0.15 0 0.30 0.45 0.75 0.60 0.15 0.30 0.45 0.75 0.60 0.15 40 0 60 100 80 20 40 0 60 100 80 20 0 60 100 80 20 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Inseminação Gravidez Parto

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 Inseminação Gravidez Parto Estradiol

(ng/ml) Prolactina

(ng/ml) Progesterona(ng/ml)

figura 1: Níveis plasmáticos de progesterona, estradiol e prolactina em ratas prenhes. (fonte: advances in the Study of Behavior 1979; 10. p 225-311)

(4)

comportamento maternal, podendo interferir no au-mento da motivação para o comportaau-mento e faci-litando o controle motor a ele associado. em outro estudo, os mesmos autores relatam que lesões nessa área em ratas primíparas interrompem todos os pa-râmetros do comportamento, ou seja, a busca dos filhotes, construção do ninho e a amamentação (Nu-man et al.14 1977).

corroborando, neurônios da área pré-óptica me-dial apresentam receptores de estrógeno, proges-terona, prolactina e ocitocina (Simerly et al.15 1990,

Kremarik et al.16 1995, Numan et al.17 1990, bakowska

e morrell18 2003) e a expressão do comportamento

maternal induz a um aumento na atividade neuronal (identificada pelo aumento na expressão da proteí-na fos) desse sítio neural, observada principalmente quando as fêmeas estão em contato com os filhotes, uma vez que a retirada destes induz a um decréscimo na expressão da proteína fos nesse sítio neural. adi-cionalmente, Giordano et al.19 (1989) demonstraram

que a concentração de receptores de estradiol na área pré-óptica medial aumenta durante a gravidez e parece refletir o efeito indutor produzido pela sequ-ência de hormônios que ocorre durante a gestação. portanto, a área pré-óptica medial pode ser modula-da tanto pela informação hormonal quanto pela in-formação sensorial, ambas críticas para a eclosão e manutenção do comportamento maternal.

Dessa forma, podemos assumir que em termos etológicos a área pré-óptica medial desempenha um papel fundamental tanto na fase apetitiva (agrupamen-to dos filhotes) quan(agrupamen-to na fase consumatória (ama-mentação) do comportamento maternal.

a área pré-óptica medial pode atuar modulando a fase consumatória do comportamento maternal atra-vés de uma projeção para um setor particular do me-sencéfalo, a coluna ventrolateral da matéria cinzenta periaquedutal. esse sítio neural parece ter um papel importante na integração sensoriomotora durante a amamentação, uma vez que recebe importante infor-mação sensorial proveniente da sucção dos mamilos pelos filhotes e modula a postura de cifose fisiológica que consiste no arqueamento do dorso para a ama-mentação (Lonstein e Stern20 1997).

Por outro lado, a projeção da área pré-óptica me-dial para outro sítio neural no mesencéfalo, a área tegmental ventral, parece ter um papel crítico na mo-dulação dos aspectos apetitivos do comportamento

maternal, caracterizados pelas respostas voluntárias desencadeadas pela lactante, principalmente o agru-pamento dos filhotes. A área tegmental ventral pos-sui diversas projeções ascendentes e descendentes (fallon e moore21 1978, beckstead et al.22 1979, Simon

et al.23 1979), sendo que algumas dessas projeções

ascendentes alcançam o estriado, particularmente a porção ventral. Visto que as estruturas estriatais fa-zem parte do sistema motor extrapiramidal, que têm influências sobre os mecanismos corticais e prosen-cefálicos da função motora, a projeção área pré-óp-tica medial – área tegmental ventral ganha acesso ao sistema motor e promove processos relacionados ao comportamento maternal, cujo principal neurotrans-missor envolvido é a dopamina (Conrad e Pfaff24 1976,

Swanson et al.25 1984, Young et al.26 1984, haber et

al.27 1985; Numan et al.28 2005). A interrupção da via

dopaminérgica oriunda da área tegmental ventral para a porção ventral do estriado, em especial o núcleo accumbens, induz a uma drástica queda nas respostas voluntárias do comportamento, sobretudo o agrupa-mento dos filhotes (Hansen et al.29 1991). Segundo

Numan et al.28 (2005), a interação da dopamina com

receptores dopaminérgicos do tipo d1 no núcleo ac-cunbens é essencial para a expressão das respostas voluntárias do comportamento maternal.

substâncias moduladoras do comportamento mater-nal

além dos hormônios mencionados anteriormen-te, outras substâncias podem estimular ou inibir o comportamento maternal e os efeitos observados, podem ser devidos aos seus papeis na modulação dos sistemas noradrenérgicos, dopaminérgicos e seroto-ninérgicos que estão envolvidos no comportamento maternal. Por exemplo, a destruição dos neurônios noradrenérgicos dos bulbos olfatórios de rato, atra-vés da injeção de uma neurotoxina seletiva, 6-hidro-xi-dopamina, inibe o comportamento maternal

(di-ckinson e Keverne30 1988), o mesmo ocorre com a

administração de cocaína, uma droga que bloqueia a reabsorção de dopamina (Zimmerberg e Gray31

1992). A administração de paraclorofenilalanina, uma droga que inibe a síntese de serotonina, aumenta o infanticídio pós-parto, enquanto lesões neurotóxicas do núcleo da rafe causam uma ruptura temporária no comportamento maternal, indicando um possível

(5)

1994).

Dentre as várias substâncias moduladoras do com-portamento maternal, os opioides e as anfetaminas são tidos como potentes inibidores desse compor-tamento. Dessa forma, Slamberová et al.32 (2001)

de-monstraram que o tratamento com morfina é capaz

RefeRências

1.

Numan M. Maternal Behavior. In: Knobil, E., Neill, J.D. (Eds.), The physiology of repro-duction, 2nd New York: rasen press, p 221-302 1994.

2.

Lonstein JS, Dominguez JM, Putnam SK, De Vries GJ, Hull EM. Intracellular preoptic

and striatal monoamines in pregnant and lactating rats: possible role in maternal beha-vior. brain res, 2003 apr25; 970(1-2): 149-58.

3.

Sanyal MK. Secretion of progesterone during gestation in the rat. J endocrinol, 1978 1978 Nov; 79(2): 179-90.

4.

Shaikh AA. Estrone and estradiola levels in the ovarian venous bood from rats during the estrous cycle and pregnancy. biol reprod, 1971 dec; 5(3): 279-307.

5.

Thorbourn GD, Challis JRG. Endocrine control of parturition. Physiology Review, 1979 oct; 59(4): 863-918.

6.

Graber GC, Kristal MB. Uterine distention facilitates the onset of maternal behavior in pseudopregnant but not in cycling rats, physi beha, 1977 Jul; 19(1): 133-7.

7.

Yeo JAG, Keverne EB. The importance of vaginal-cervical stimulation for maternal behaviour in rat. physiol behav, 1986; 37(1): 23-6.

de inibir a ativação e a expressão dos cuidados mater-nos de ratas lactantes, causando déficits em ativida-des como limpeza e agrupamento da prole e altera o desenvolvimento neural e comportamental dos filho-tes. Adicionalmente, ratas tratadas com anfetamina durante os 10 primeiros dias de lactação apresentam um déficit nos cuidados maternais, como limpeza dos filhotes, interação com a prole e construção do ninho (franková33 1977).

Certamente o desafio de engravidar e de garantir a sobrevivência da prole induz alterações persisten-tes no cérebro materno, capazes de interferir com as emoções, memória, aprendizado e de explicar a faci-lidade com a qual as mães executam múltiplas tarefas simultâneas (Figura 2). Todas as mães mantêm um equilíbrio entre os meios de sobrevivência e reprodu-ção. Para os mamíferos, esse balanceamento da sub-sistência e reprodução durante o período pós-parto é fundamental, pois exige uma grande capacidade de adaptação e versatilidade. Assim, uma estratégia bem sucedida para a manutenção de certas espécies pode depender da seleção da resposta comportamental de maior valor adaptativo (felicio e canteras34 2008).

figura 2: todas as mães equilibram trocas entre

subsis-tência e reprodução. Hrdy35, 2001 (Fotógrafo

(6)

8.

Stern JM. A revised view of the multisensory control of maternal behaviour in rats: critical role of tactile inputs. in: blanchardm rJ, blanchard dc, parmigiani S, brain pf. Ethoexperimental Approachs to the Study of Behavior, The Hague: Nijhoff Publishing co., 1989a.

9.

Stern Jm. maternal behavior: Sensory, hormonal, and neural determinants. in, levine S, brush fr. psychoendocrinology. New York: academic press, 1989b.

10.

Moltz H, Lubin M, Leon M, Numan M. Hormonal induction of maternal behavior in the

ovariectomized nulliparous rat. physiol behav, 1970 dec; 5(12): 1373-7.

11.

Bridges RS, Di Biase R, Loundes DD, Doherty PC. Prolactin stimulation of maternal

behavior in female rats. science, 1985 feb15; 227(4688): 782-4.

12.

Bridges RS, Numan M, Ronshein PM, Mann PE, Lupin, C.E. Central prolactin infusions

stimulate maternal behavior in steroid-treated, nulliparous female rats. proc nati acad sci usa, 1990 oct; 87(20): 8003-7.

13.

Bridges RS, Freemark MS. Human placental lactogen infusions into the medial

preop-tic area stimulate maternal behavior in steroid-primed, nulliparous female rats. horm behav, 1995 Jun; 29(2): 216-26.

14.

Numan M, Rosenblatt JS, Komisaruk BR. Medial preoptic area and onset of maternal

behavior in the rat. J comp physiol physicol, 1977 feb; 91(1): 358-71.

15.

Simerly RB, Chang C, Muramatsu M, Swanson LW. Distribution of androgen and

es-trogen receptor mrNa-containing cells in the rat brain: an in situ hybridization study. J comp neurol, 1990 apr1; 294(1): 76-95.

16.

Kremarik p, freund-mercier mJ, Stoeckel me. oxytocin and vasopressin binding sites

in the hypothalamus of the rat: histoautoradiographic detection, brain res bull. 1995; 36(2): 195-203.

17.

Numan M, Roach JK, del Cerro MC, Guillamón A, Segovia S, Sheehan TP, Numan MJ.

Expression of intracellular progesterone receptors in rat brain during different repro-ductive states, and involvement in maternal behavior. brain res. 1990 Jun 5; 830(2): 358-71.

18.

Bakowska JC, Morrell JI. The distribution of mRNA for the short form of the

pro-lactin receptor in the forebrain of the female rat. brain res mol brain res., 2003 aug; 116(1-2): 50-8.

19.

Giordano AL, Siegel HI, Rosenblatt JS. Nuclear estrogen receptor binding in the pre-optic area and hypothalamus of pregnancy-terminated rats: correlation with the onset of maternal behavior, neuroendocrinology, 1989 Sep; 50(3): 248-58.

20.

Lonstein J, Stern JM. Role of the midbrain periaqueductal gray in maternal nurturance and aggression:c-fos and electrolytic lesion studies in lactating rats. J neurosci, 1997 may1; 17(9): 3364-78.

21.

Fallon JH, Moore RY. Catecholamine innervation of the basal forebrain. IV. Topogra-phy of the dopamine projection to the basal forebrain and neostriatum. J comp neurol, 1978 aug1; 180(3): 545-80.

(7)

22.

Beckstead RM, Domesick VB, Nauta WJH. Efferent connections of the substantia nigra and ventral tegmental area in the rat. brain res, 1979 oct19; 175(2): 191-217.

23.

Simon H, Le Moal M, Calas A. Efferents and afferents of the ventral tegmental-A10

region studied after local injection of [3H]-leucine and horseradish peroxidase. brain res, 1979 dec7; 178(1): 17-40.

24.

Conrad LCA, Pfaff DW. Autoradiographic tracing of nucleus accumbens efferents in

the rat. brain res., 1976 Sep3; 113(3): 598-96.

25

Swanson LW, Mogenson GJ, Gerfen CR, Robinson P. Evidence for a projection from

the lateral preoptic area and substantia innominata to the mesencephalic locomotor region in the rat. brain res, 1984 mar12; 295(1): 161-78.

26.

Young WC, Alheid GF, Heimer L. The ventral pallidal projection to the mediodorsal

thalamus: a study with fluorescent retrograde tracers and immunohistofluorescence. J neurosci, 1984 Jun; 4(6): 1626-38.

27.

Haber SN, Groenewegen HJ, Grove EA, Nauta WJ. Efferent connections of the ventral

pallidum: evidence of a dual striato pallidofugal pathway. J comp. neurol, 1985 may 15; 235(3): 322-35.

28.

Numan m, Numan mJ, Schwarz Jm, Neuner cm, flood tf, Smith cd. medial preoptic

area interactions with the nucleus accumbens-ventral pallidum circuit and maternal behavior in rats. behav brain res, 2005 mar7; 158(1): 53-68.

29.

Hansen S, Harthon C, Wallin E, Löfberg L., Svensson K. Mesotelencephalic

dopami-ne system and reproductive behavior in the female rat: effects of ventral tegmental 6-hydroxydopamine lesions on maternal and sexual responsiveness. behav neurosci, 1991 aug; 105(4): 588-98.

30.

Dickinson C, Keverne EB. Importance of noradrenergic mechanisms in the olfactory

bulb ofr the maternal behavior of mice, physiol behav, 1988; 43(3): 313-6.

31.

Zimmerberg B, Gray M. The effects of cocaine on maternal behavior in the rat. physiol behav, 1992 aug; 52(2): 379-84.

32.

Slamberová r, Szilágyi b, vathy I. repeated morphine administration during pregnancy attenuates maternal behavior. psychoneuroendocrinology, 2001 aug; 26(6): 565-76.

33.

Franková S. Drug induced changes in the maternal behavior of rats, psychopharmacology, 1977 Jun6; 53(1): 83-7.

34.

Felicio LF, Canteras, NS. Maternal choices: Neural mediation – caring for young or

hunting? In: Neurobiology of the parental brain, Academic press, p 75-80, 2008.

35.

Hrdy SB. Mãe natureza: uma visão feminina da evolução maternidade, filhos e seleção natural. rio de Janeiro: campus, 2001 695p.

Referências

Documentos relacionados

Rede de Suporte Social Grupos Religiosos V IDOSO Família Voluntários Grupos religiosos Amigos Vizinhos Colegas de trabalho INFORMAL FORMAL Serviços de Saúde

(b) Por ser uma economia na qual todos são livres para vender sua força de trabalho e comprar a dos outros, existe no Capitalismo uma grande concorrência, com a qual todos

Durante sua carreira acadêmica, dedicou-se não apenas à pesquisa sobre jornalismo humanizado, mas também ao Jornal Escolar, Jornalismo e Educação, o Real e o Poético nas

O reconhecimento não é somente concretizado através do trabalho, não que este não seja importante, no entanto, têm-se outras formas de reconhecer o trabalhador. Muitas empresas

The Compassion Focused Therapy approach to deal with shame- based difficulties in sexual minorities.

Um obrigado muito especial também aos nossos parceiros de divulgação: à ATL – Associação de Turismo de Lisboa, que permite levar a Festa a um público internacional; à

CEPE no qual a Direção do Centro de Educação encaminha PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (DIDRNO), proposta que trata de ajustes no

A partir da implementação de grupos de apoio aos familiares/cuidadores de crianças que convivem com HIV/AIDS em um hospital-ensino, emergiu a temática