• Nenhum resultado encontrado

Empresa renovou acordos assumidos no âmbito do Fórum de Empresas para a Igualdade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Empresa renovou acordos assumidos no âmbito do Fórum de Empresas para a Igualdade"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Destaque

Galp promove igualdade de géneros

Empresa renovou acordos assumidos no âmbito do Fórum de Empresas para a Igualdade

A Galp Energia renovou o seu compromisso com a promoção da igualdade de géneros, vinculando-se uma vez mais aos compromissos assumidos com o Fórum de Empresas para a Igualdade (IGEN).

A cerimónia de assinatura dos acordos de adesão e de renovação de compromissos do IGEN decorreu no dia 26 de janeiro, tendo a empresa sido representada pelo Secretário Geral da Galp Energia, Rui de Oliveira Neves.

Trinta e nove organizações representativas dos mais importantes setores da economia nacional juntaram-se no auditório da REN - Redes Energéticas Nacionais, em Bucelas, para assinar os respetivos acordos assumindo a implementação de medidas em matéria de igualdade de género no trabalho e no emprego.

A adesão ao Fórum IGEN é promovida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas organizações aderentes, que, por esta via, se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género, com metas quantificadas.

O Fórum foi fundado em 2013 por vinte e uma empresas que assinaram um acordo de adesão, sendo que a Galp Energia aderiu em 2014 tendo este ano renovado a sua participação assumindo novos compromissos.

Este ano aderiram mais onze organizações que se comprometem a desenvolver ações pela igualdade entre homens e mulheres e defesa da parentalidade. As organizações propõem-se igualmente desenvolver ações de promoção de igualdade de género, assumindo compromissos de melhoria em dimensões que incorporam os princípios da igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e proteção na parentalidade.

De acordo com a CITE, ao assumir compromissos claros com a promoção da igualdade no mundo laboral e com o fim de todos os processos discriminatórios, as organizações subscritoras pretendem alcançar melhorias no plano da sustentabilidade, da justiça organizacional e da satisfação dos seus

(2)

colaboradores e das suas colaboradoras, pelo que durante a cerimónia enfatizaram-se os benefícios para as organizações em assumirem compromissos nesta matéria.

A assinatura do acordo contou com a presença da presidente da CITE, Joana Gíria, do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.

(3)

Institucional

Como competir com 150 concorrentes em Espanha

Moreira da Cruz visita alunos do FormAG

Nuno Moreira da Cruz, country manager da operação da Galp Energia em Espanha, encontrou-se, no passado dia 25, com os alunos da turma N1T13 do curso de Formação Avançada em Gestão (FormAG) e abordou os desafios das áreas sob a sua responsabilidade.

Após uma breve apresentação da evolução do negócio e dos resultados da empresa em Espanha, a sessão tomou o rumo das questões dos participantes, num ambiente informal e descontraído.

Nuno Moreira da Cruz abordou a presença da marca Galp em Espanha, desde a quota de mercado às margens e custos, da notoriedade da marca à logística, salientando a concorrência feroz deste mercado onde se encontram mais de 150 operadores.

As questões levaram igualmente ao debate da estratégia da empresa no país, nomeadamente no que diz respeito aos temas da relação qualidade-preço e da proteção das petrolíferas perante o ataque dos hipermercados. A abordagem ao mercado de Gas & Power em Espanha e o desafio da empresa para a rentabilização dos investimentos dos últimos anos foram também debatidos.

Nuno Moreira da Cruz não terminou a sessão sem abordar igualmente a dinâmica cultural Espanha-Portugal, perante um grupo em que um quarto dos participantes tinha relação contratual com a Galp Espanha.

Este encontro marcou o reinício dos almoços temáticos em 2016, os quais pretendem ser um espaço de reforço do alinhamento estratégico da organização. Nestes eventos, responsáveis da Galp Energia são convidados a almoçar com grupos de alunos do FormAG e a partilhar os objetivos e desafios das áreas e dos temas que têm sob a sua responsabilidade, enquadrando-os na estratégia global da Empresa.

28/01/216

(4)

Em 2016 passarão pelo campus 223 participantes

O dia 25 de janeiro marcou o arranque de mais um ano letivo do curso de Formação Avançada em Gestão (FormAG). Para 2016 estão agendadas 15 semanas de formação residencial, no hotel Dolce CampoReal, envolvendo um total de 223 formandos e representando mais de 12.000 horas formação.

Neste ano letivo serão integrados mais 40 novos formandos no curso em duas novas turmas do nível 1. A Academia Galp Energia contará ainda com duas novas turmas: uma do nível 2 e outra do nível 3, ambas constituídas maioritariamente por participantes que transitam dos níveis precedentes. No total, 11 turmas darão continuidade aos percursos formativos, que realizarão uma ou duas semanas de formação consoante os níveis em que se encontrem.

Paralelamente à formação em regime residencial, decorrerão os anos de transição de seis turmas – três turmas de nível 1 e três turmas de nível 2. Neste âmbito serão realizados 23 trabalhos, entre casos de estudo e desafios Galp Energia, bem como 20 workshops e seminários.

Histórico do FormAG

O FormAG proporciona formação avançada no âmbito da gestão, da energia e dos comportamentos aos quadros superiores da Galp Energia desde 2010, tendo até ao momento formado 468 participantes, ao longo de 80.866 horas. Paralelamente foram já realizados 299 assessments nos seus três níveis.

(5)

Conta igualmente com a participação de três Universidades/Escolas de Gestão, 44 docentes e de 32 especialistas internos.

As avaliações de reação realizadas pelos formandos demonstram a qualidade do curso:

(6)

Espanha

Las bodegas Abadía Retuerta comprarán 500 toneladas de GLP a Galp

Energia

Se ha renovado un acuerdo con las bodegas por cinco años más

El equipo de GLP de Galp Energia España ha renovado el contrato de suministro que tenemos en vigor con Abadía Retuerta S.A. por un periodo de cinco años, lo que supondrá una compra de 500 toneladas de GLP. Con esta operación, se afianza la relación comercial entre ambas compañías, que dura ya seis años.

Abadía Retuerta utiliza el gas de Galp Energia para la limpieza de la línea de embotellado de sus reconocidos vinos, pero también dedica parte del consumo a la calefacción y las cocinas del hotel que tienen en el complejo de las bodegas. Con esta renovación, aumentaremos su capacidad de almacenamiento de GLP ya que Galp también dará servicio a sus nuevas instalaciones de spa.

Abadía Retuerta LeDomaine es una de las más prestigiosas explotaciones vitivinícolas que se encuentra en el río Duero. Mientras que la bodega es el centro neurálgico de todo el conjunto, todo está presidido por una abadía del siglo XII que está declarada Bien de Interés Cultural y que se ha reconvertido en un hotel de cinco estrellas.

(7)

28/01/2016

Marina suministra un millón de litros de DMA en el puerto de Vigo

Los buques suministrados son el Santa Isabel y el Santa Mafalda, de bandera portuguesa

Tras una semana de negociaciones, el equipo ibérico de Marina de Galp Energia ha cerrado un acuerdo para suministrar a dos buques 1.050 metros cúbicos de combustible en el gallego puerto de Vigo. En la gestión, y para garantizar el stock de producto en la terminal de CLH en la zona, han participado compañeros de Supply, Logística y el departamento de Operaciones Marítimas de Portugal.

Los buques, Santa Isabel y Santa Mafalda, pertenecen al armador portugués Antonio Conde LDA, que posee más naves además de las suministradas y ya habían repostado volúmenes más pequeños en Aveiro con Petrogal, pero es la primera vez que lo hacen con Galp Energia España. La operación supone el emplazamiento de más de un millón de litros en Vigo.

Los repostajes han tenido lugar a mediados de Enero y mientras que al Santa Isabel se le han suministrado 530 mil litros, el Santa Mafalda ha recibido 520 mil litros. El producto es Gasóleo DMA (formulado para utilizarse en grandes motores Diesel como los de los barcos). Ambos buques se dedican a campañas pesqueras de unos cuatro meses de duración y suelen pescar fletán y bacalao en Terranova, Canadá.

Para que el tiempo del repostaje sea el menor posible, es necesario que todo el engranaje de la logística funcione a la perfección. En este caso, los trabajos realizados se resumen así:

1.

al puerto de Vigo, después de solicitar autorización a la Autoridad Portuaria, se han enviado cisternas de combustible de Babé y Cia. junto con una bomba auxiliar de capacidad de bombeo de 1.000 litros por minuto.

2.

se produce la descarga enchufando las mangueras al barco.

3.

tras un repostaje de entre 8 y 10 horas, comienza todo el proceso de recogida.

4.

durante la descarga está presente una empresa subcontratada, en este caso SEGEN, para que control de cualquier tipo de vertido que pueda surgir en la operación.

(8)
(9)

R&D – Comercial

Área de Meios de Pagamento celebra mais um acordo Galp Frota

Com empresa de grupo multinacional do setor da construção civil

A Galp Energia celebrou este mês, através do cartão Galp Frota Corporate, mais um contrato de fornecimento de combustíveis com a SYSTEMAIR, S.A. - empresa fundada em 1974 com uma ideia pioneira para o desenvolvimento e introdução no mercado de um ventilador circular in-line, que simplificasse a instalação.

Desde então, a gama de soluções cresceu, integrando, para além da ventilação, o tratamento de ar, difusão, proteção contra-incêndio e cortinas de ar, assim como distribuição de chillers e bombas de calor para ar condicionado.

A SYSTEMAIR, S.A. apresentou, ano após ano, desde a sua fundação, um crescimento sólido e resultados operacionais positivos e continua a crescer cerca de 15% ao ano. Neste momento, o grupo multinacional inclui cerca de 60 empresas com mais de 3300 colaboradores espalhadas em 44 países na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia, Médio Oriente, África e Austrália.

28/01/2016

Galp Energia conquista cliente de 4 milhões de litros de gasóleo a granel

Através da área de Indústria e Empreiteiros

A Almina – Minas do Alentejo, em Aljustrel, confiou o fornecimento de gasóleo à Galp Energia para o ano de 2016, o que representa uma importante conquista à Prio.

Trata-se de uma empresa de capitais portugueses, detida pelo grupo I’M Mining, de Oliveira de Frades, que se dedica à exploração de minérios, cobre e zinco. É a única empresa portuguesa no programa ELITE da London Stock Exchange e está a colaborar com outras empresas nacionais, de dimensão relevante, para que estas possam vir a entrar na bolsa de Londres.

A relação com a Galp Energia acaba por ser reforçada, após ter sido renovado, no final de 2015, um contrato para fornecimento de 1.000 toneladas de lubrificantes em cinco anos, produtos utilizados em todos os equipamentos que asseguram o desenvolvimento da atividade mineira desta empresa.

(10)

Com este negócio, a Galp Energia reforça a sua posição como líder no fornecimento de gasóleo a empresas deste ramo de atividade, que tem um importante peso no consumo deste produto no setor industrial em Portugal.

28/01/2016

Galp Energia assina contrato de fornecimento de lubrificantes com a Auto

Bayern

Através da área de Lubrificantes

A Galp Energia celebrou um contrato de fornecimento de lubrificantes Galp, com o maior reparador autorizado BMW em Lisboa: a Auto Bayern. Dada a sua localização privilegiada, a Auto Bayern convida desde já todos os colaboradores Galp que tenham automóveis desta marca a experimentar a excelência do seu serviço, agora complementada com um lubrificante de alta tecnologia, que cumpre e excede todas as especificações da marca. Fundada pelo atual gerente em 1980 e após uma larga experiência na BMW AG, em Munique, a Auto Bayern consubstanciou a paixão pela BMW em Lisboa.

Desde então, a empresa tem evoluído sempre e dentro da mesma família, o que dá à sua organização um carácter mais pessoal, criando uma grande empatia entre todos – colaboradores e clientes.

(11)

Gas & Power

Lojas do Dia Portugal com eletricidade da Galp Energia

Contrato prevê o fornecimento de 7,5 GWh de eletricidade até final do ano 2017

A Galp Energia acaba de chegar a acordo com o Grupo Dia Portugal, detentor da cadeia Minipreço, para o fornecimento de eletricidade em Baixa Tensão Normal (BTN) a cerca de 100 supermercados localizados em Portugal Continental.

O contrato prevê o fornecimento de cerca de 7,5 GWh de eletricidade até final do ano 2017, bem como a escolha da Galp para o fornecimento de todas as novas lojas em 2016 (cerca de 40), desta vez não apenas em BTN, mas também nos restantes tipologias/níveis de tensão (média tensão e baixa tensão especial).

O Grupo Dia é uma companhia internacional do setor da distribuição alimentar presente em seis países de três continentes: Portugal, Espanha, França, China, Argentina e Brasil. Nasceu em Espanha em 1979, com a inauguração da sua primeira loja em Madrid e conta atualmente com mais de 39.000 funcionários, que trabalham para as mais de 6.400 lojas da companhia, sendo que mais de 40% são franquias, o que representa perto de 2.800 lojas. Em 1998 este Grupo adquiriu a cadeia Minipreço, nascida também em 1979 e pioneira, em Portugal, no conceito discount e no lançamento dos primeiros produtos com marca própria da distribuição. Este contrato, que contempla todas as lojas do Grupo Dia em BTN (apesar de representar uma parte limitada do consumo total do Grupo Dia) é, quer pelo volume envolvido, quer pala confiança depositada, uma importante contribuição para o fortalecimento da posição da Galp Energia como fornecedor de referência de energia elétrica para o segmento B2B.

28/01/2016

(12)

Empresa atinge 85% de reconhecimento no estudo do IMR sobre o mercado elétrico

A notoriedade total da marca Galp enquanto comercializador de eletricidade atingiu os 85% na última edição do tracking bimestral desenvolvido pelo IMR para a Galp Energia.

Este valor representa um crescimento de cinco pontos percentuais face à última edição e de seis pontos percentuais face ao período homólogo, consolidando a segunda posição no ranking das marcas de eletricidade, onde apenas é ultrapassada pelo incumbente. Já a notoriedade espontânea como marca de eletricidade situa-se agora nos 31%.

Recordamos que o valor da notoriedade espontânea, como o próprio nome sugere, é apurado a partir das respostas (livres, não-induzidas) à questão

diga-me, por favor, que marcas ou empresas de eletricidade conhece ou já ouviu falar, nem que seja só de nome?; por seu lado, a notoriedade

total acrescenta ao primeiro índice a percentagem de inquiridos que, não tendo mencionado a Galp naquela resposta, acabam por assumir qua a reconhecem como marca de eletricidade quando, subsequentemente, são diretamente questionadas (E a Galp? Reconhece como marca de eletricidade?).

Esta métrica vem na sequência de um percurso gradual de conquista de notoriedade num setor onde a Galp opera há menos de 4 anos, e reflete uma aposta numa política criteriosa, racional e rigorosa de gestão de custos de comunicação, privilegiando iniciativas de baixo custo e elevada eficiência/retorno.

Como termo de comparação, refira-se que a notoriedade total da Galp no sector do Gás Natural, sector onde sempre se afirmou como empresa pioneira e líder inquestionada, é de 93%, isto é, 8 pontos percentuais acima da métrica enquanto marca de eletricidade.

Referências

Documentos relacionados

A escola inclusiva não deve se limitar a aspectos pedagógicos diferenciados, devido haver alunos com deficiência física e esses necessitarem de mobilidade que lhes ofereçam acesso

Coleta e manejo de sementes florestais da Amazônia / Lucinda Carneiro Garcia, Silas Garcia Aquino de Sousa, Roberval Bezerra Monteiro de Lima.. Dispersão de

All the farm properties evaluated were positive for four species of the genus Eimeria, with a high frequency of positive sheds, thus demonstrating that the health strategies used

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Ricoeur assinala que “o caráter laborioso dessa fenomenologia do outrem [...], nos autoriza, ao final de nosso próprio empreendimento, a modificar-lhe o sentido e a discernir nela

Mais do que definir a última etapa da vida, trata-se de impor estilos de vida, criando uma série de regras e comportamento e de consumo de bens específicos que indicam