• Nenhum resultado encontrado

north island arquitetura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "north island arquitetura"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

north island

arquitetura

Em Seychelles existe um oásis de calma, um verdadeiro paraíso...North Island. Neste mundo à parte, há uma Vila privativa para cada hóspede chamar de lar, onde luxo e simplicidade misturam-se de forma harmônica, criando um novo estilo de arquitetura - o estilo North Island.

FILOSOFIA DE DESIGN DE NORTH ISLAND

Parte da filosofia de design “mãos à obra” é que o time de arquitetura Silvio Rech e Lesley Carstens, moraram em North Island com seus filhos enquanto estavam criando o conceito de North Island.

Morando na Ilha e acompanhando de perto os trabalhos, a dupla de arquitetos conseguiu traduzir neste projeto a própria natureza local, usando muitos recursos naturais e elementos de arquitetura e decoração feitos artesanalmente. Cada detalhe foi pensado para realçar o sentimento de isolamento de um mundo de grandes cidades e imersão em uma ilha com um cenário completamente diferente

UMA CELEBRAÇÃO DA NATUREZA

O design na ilha celebra a natureza. Todos os detalhes foram pensados para apenas ressaltar as vistas especiais que mostram o que a natureza tem de melhor, por exemplo:

• Banheiros externos permitem que os hóspedes sintam a brisa noturna e vejam as estrelas através de cortinas de coral enquanto tomam banho.

• Jantar na praia com grandes fogueiras e pé na areia.

• Uso de materiais naturais e locais.

A essência do design é atingir um nível de luxo à pés descalços onde hóspedes estejam em contato com luxo e natureza, com todas as conveniências modernas disponíveis e de fácil acesso.

ÁREAS COMUNS

O design deste núcleo envolve a restauração de duas construções históricas muito importantes de North Island. Elas são agora a biblioteca e o centro de mergulho, mas antes salas onde os cocos eram armazenados e secos por fogo.

O layout da área pública ecoa uma vila histórica em oposição a um hotel novo e inovador. A grande árvore é parte da arquitetura que cerca as construções. É o pivô central, simboliza uma árvore da vida ou do conhecimento.

(3)

north island

arquitetura

O LOUNGE

É uma construção minimalista transparente que ocupa uma posição importante na logística de North Island. Possui detalhes modernos e móveis feitos à mão. É uma construção ampla e uma vista de 360 graus da praia e todo o restante da Ilha, principalmente da grande árvore.

A BIBLIOTECA

A biblioteca é o guardião da história de North Island. Abriga uma grande âncora que foi puxada da baía em 1800, variedade enorme de livros e uma coleção de fotos preto e branco da história da Ilha. A construção é feita de pedras brancas da praia com janelas de vidro.

O BAR

É uma verdadeira jóia, com troncos e raízes de árvores takamaka no teto , nos bancos e paredes de arenito, trazendo a linguagem de móveis rústicos com leveza.

A SALA DE JANTAR

A sala de jantar é uma construção posicionada dentro da vegetação e contra uma pedra de granito. É difícil determinar onde a natureza acaba e a sala começa, o ambiente é integrado neste aspecto. A lagoa como plano de fundo e pedras que levam à adega, complementam esta fusão de construção e natureza, criando uma floresta com um teto. O hóspede janta com o oceano a sua frente e a lagoa

Enquanto o lounge é mais formal, em formato de retângulo, a geometria da sala de jantar é irregular, imitando uma jornada pela floresta com lagoas naturais, pedras formando um caminho pelo chão e uma caverna secreta onde se encontra uma adega. As árvores casuarinas são muito altas e a cerimônia do jantar fica ainda mais especial por conta deste contato próximo à natureza.

JANTAR NA LAGOA

Fundindo com formações de granito há uma lagoa com caminho de pedras que levam à adega. Este detalhe da lagoa é especial e tranquilizante, já que o nível da água se iguala ao deck de madeira. A água é dividida por duas esculturas: uma pedra vulcânica com água deslizando silenciosamente por sua superfície e um tronco oco de árvore que derrama a água de volta à lagoa.

ADEGA

A adega é basicamente uma caverna de pedras. O teto possui textura de palmeira impressa sob concreto, por onde os feixes de luz iluminam as garrafas. As prateleiras de vinho são feitas de madeira com ar rústico e tornam a experiência de jantar, uma cerimônia inesquecível.

LOUNGE FRONTAL/DECK

Uma enorme árvore takamaka é o centro do enorme deck que se estende do lounge ao bar, ao deck frontal, que exerce diferentes funções.

(4)

north island

arquitetura

Em frente ao lounge, o deck torna-se uma transição entre lounge e praia. A cor das grandes almofadas do deck é similar à cor da areia, criando harmonia para a vista. O deck também é perfurado por grandes pedras de granito, realçando o conceito de construções na natureza.

PISCINA

O caminho para piscina é uma curta caminhada a partir das áreas comuns. A visão da piscina é a longa praia e é uma surpresa para todos que se aproximam, uma vez que não é esperado encontrar uma piscina de 45m com borda infinita ao final de uma pequena caminhada na natureza.

A piscina é esculpida em uma colina, tendo-se a sensação de estar em um jardim suspenso. Há decks privativos e decks superiores, todos com vista para a praia. Feita de mármore branco e paredes de pedra se misturando com a colina, a piscina é uma experiência exclusiva.

BAR WEST BEACH

Uma curta viagem de carro pela Ilha leva ao Bar West Beach, que possui arquitetura informal e despojada. O bar foi construído com cocos que caíram na Ilha, teto de folhas de palmeira e piso de pinho. Há também uma pequena cozinha aberta com um fogão à lenha, que completa esta experiência rústica e informal.

MATERIAIS UTILIZADOS ÁRVORE TAKAMAKA

Esta é uma árvore que foi usada para construir a sala de jantar e as Vilas. As árvores morreram de doença vascular então o Ministro do Meio Ambiente pediu para que fossem removidas. Assim sendo, foi decidido utilizá-las como parte das construções de North Island. A Takamaka é uma árvore indígena em Seychelles, apesar de ter sido introduzida na área a mais de 200 anos pela Indonésia.

Pequenos galhos de Takamaka também foram utilizados como:

- Corrimãos - Chuveiros - Telas - Pérgulas

- No centro de mergulho e salas ao ar livre

ÁRVORE CASUARINA

Um número de árvores casuarinas, uma espécie invasiva para Seychelles, foi removido durante o processo de construções de North Island. Estas árvores oferecem um tipo de madeira ideal para móveis e foram utilizadas nas mesas e prateleiras da biblioteca e na sala de jantar.

SAND-BLASTED PINE

Esta madeira, de uma árvore que é um tipo de araucária, vem das plantações da África do Sul. Todos os decks externos foram construídos com este material, uma vez que exposição ao sol

(5)

north island

arquitetura

BANUAS

Esta madeira robusta foi utilizada nas construções dos quartos nas Vilas e algumas áreas comuns. Banuas também foram cortados para:

• Camas

• Assentos e bancos • Muros

• Mesas

• Guarda-roupas

• Estação do mordomo (kitchenette) • Acessórios para iluminação

• Portas dos banheiros • Molduras de portas e janelas

Esta madeira vem de plantações da Indonésia, vendida com certificado de sustentabilidade.

CLUCIANA GUMPOLES

Este tipo de madeira vem da África do Sul. Elas foram descascadas à mão para oferecer a sensação de feito à mão. Foi usada em:

• Tetos

• Estruturas verticais

ROSEWOOD (JACARANDÁ)

O piso da sala de jantar é feito com esta madeira da África do Sul.

TEAK (MADEIRA DE TECA)

BAMBOO GIGANTE

Bamboos foram utilizados no processo de desenvolvimento de luminárias.

COBRE E LATÃO

Utilizados nas lâmpadas com dimmer.

CORTINAS DE PEDRAS

Estas são cortinas que criam privacidade nas áreas externas, nas laterais das banheiras e chuveiros. Proporciona um lindo efeito quando as luzes do sol brilham através destas cortinas feitas de pedras da praia.

ILANGUE-ILANGUE

Folhas desta árvore perene de Bali foram utilizadas em biombos e telhados.

ARENITO

Este material foi proveniente da África do Sul e foi usado em balcões das copas das Vilas e do bar principal.

PEDRAS DE GRANITO

Seychelles possui as únicas ilhas graníticas no mundo e as pedras formadas em North Island foram usadas para algumas paredes, nas áreas comuns e na piscina principal.

(6)

north island

arquitetura

VILAS

O conceito da Vila é um castelo para duas pessoas, todas são totalmente privativas e exclusivas. A entrada é realizada através de uma rampa na parte de trás da Vila (exceto pela Vila 11), as árvores takamaka emolduram a vista e é emocionante ver o quão perto fica a praia. Possuem confortáveis sofás, mesa de jantar, bar, deck privativo e muitos outras características que reflete o conceito do luxo à pé descalços.

QUARTO PRINCIPAL

Hóspedes entram no quarto principal por portas de vidro. Há a opção de ligar o ar-condicionado ou abrir as portas e janelas (criando um ambiente amplo e arejado) com ventiladores. O quarto possui ainda uma pequena área de lounge com vista para o mar.

O closet possui uma mesa e guarda-roupas. A cama apresenta detalhes feitos à mão, assim como a penteadeira. O chão é madeira polida com bordas de cascas de árvore que foram deixadas sem polimento.

BANHEIRO

O banheiro é uma luxuosa casa de banho aberta com uma grande banheira de pedra para dois e uma enorme área com dois espelhos imensos.

ÁREA DE MASSAGEM E CHUVEIRO ExTERNO

O banheiro leva à um chuveiro externo, onde a água se derrama de um tronco. Este é um banho para se tomar sob as estrelas, ao ar livre. Esta é uma experiência libertadora e a assinatura dos arquitetos Silvio e Leslie.

Ao lado há uma área privativa para massagem com um altar de produtos naturais e uma parede de cortina de pedras.

SALA

Esta é uma área ao lado da piscina privativa. Possui um teto no estilo tenda, um colhão e almofadas. A ideia é fazer com que os hóspedes relaxem na sombra e desfrutem de aperitivos e drinks no meio dia, quando está muito quente para atividades.

COPA

Um pequeno prédio de pedras com teto arqueado.

LOUNGE/SEGUNDO QUARTO

O lounge com ar-condicionado possui uma mesa com acesso à internet. Como alternativa, o lounge pode se transformar em um quarto com uma cama de casal ou duas de solteiro, isso oferece flexibilidade ao hóspede.

(7)

north island

arquitetura

VILLA 11 (VILLA NORTH ISLAND)

Esta vila é campeã em estilo, construída em pedras com uma magnífica entrada surpresa com a vista para as palmeiras e a praia, formando uma paisagem natural de tirar o fôlego. A ponte é feita de troncos de causarinas e leva à suíte, que possui uma vista excepcional.

O banheiro possui vista panorâmica de East Beach à Mahé, Praslin e La Digue. Aqui os princípios de arquitetura realmente tomam vida. A banheira é de 1,2m por 2m e possui bordas curvadas (perfeito para casais), para sentar e relaxar com um balde de champagne.

Ao lado do banheiro há uma escada com um deck, que possui chuveiro externo com vista para o mar turquesa e as palmeiras. Um tronco oco de casuarina derrama a água em uma pedra de granito. A poucos passos do chuveiro externo e em volta da pedra de granito há um deck externo feito de madeira com um espaço perfeito para observar o oceano Índico. Esta área é especial e muito privativa e pode ser uma alternativa para jantares.

SILVIO RECH E LESLEY CARSTENS

Parte da filosofia de design dos arquitetos, é desenvolver um estilo diferenciado de arquitetura e interiores, alinhados a um estilo para cada situação. Esta é uma lista de projetos (Lesley se juntou ao Silvio pelo prêmio “Masai Versaiiles”) de 1993-2003.

Competição Makalali (1993) para Charles Smith.

Lutopi Bush Camp (1994) na África do Sul.

Makalali Bush Camp (1996) na África do Sul. Ganhou como “ Design de Hotéis mais Inovador do Ano”.

Ngorongoro Crater Lodge (1994), na Tanzânia.

Grumeti River Bush Camp (1997) Tanzania.

Lake Manyara Tented Camp (1997) Tanzania.

1998: Projeto em North Island começou na primeira visita à Ilha, quando foram contratados como arquitetos e conselheiros no desenvolvimento de North Island.

Nesta época, Silvio e Les ganharam dois prêmios pelo trabalho em Jao e Mombo (lodges da Wilderness Safaris no Okavango Delta).

North Island (2001) a primeira Vila foi construída com um pequeno grupo de pessoas.

North Island (1998-2003) Silvio e Les viveram na Ilha desenhando e executando os projetos em North Island.

(8)

north island

arquitetura

TIMES DE PROJETO

SILVIO RECH (PRINCIPAL) E LESLEY CARSTENS:

Arquitetos e decoradores – conceito de design baseado em móveis locais feitos à mão.

MAIRA E JOHN KOUTSOUDAKIS:

Interiores e móveis vindos de fora da Ilha e uniformes do staff.

PATRICK WATSON:

Consultor de paisagismo

PAUL PAMBOUKIAN:

Referências

Documentos relacionados

No quadro da intervenção habitacional no centro de São Paulo, como nas demais questões envolvidas na requalificação da região, a administração municipal tem um papel

sendo obrigado suspender seu pilotado e colocá-lo por fora; Milion,V.Leal: declarou que seu pilotado atrasou-se na partida; Poltava do Faxina,A.Queiroz: declarou que durante os

Unfortunately, the characters he presented are not diagnostic as they are the same presented in the diagnosis of Panochthus greslebini (e.g. single apical figure

In case #1, the off-board EVBC is operating in G2V mode (grid-side currents and voltages in phase) and, in case #2, it is operating with distorted grid-side currents to compensate

O conceito de infância, assim como o conhecimento e as identidades são constantemente ressignificados. Essa ressignificação se dá principalmente pela

De acordo com as autoras Krasilchik e Marandino (2004, p.14), “o processo de alfabetização em ciência é contínuo e transcende o período escolar, demandando

Neste contexto, o presente artigo visou mapear os canais fluviais e ambientes deposicionais do sistema rio-planície de inundação do rio Piancó-Piranhas-Açu em seu

Diga a alguém para pensar em números reais, o número da porta de uma casa, ou a quantidade de dinheiro que essa pessoa tem no banco, ou uma taxa que essa