• Nenhum resultado encontrado

PERÍODO: 2016/02 ANEXO I - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ARQUITETURA E URBANISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERÍODO: 2016/02 ANEXO I - EDITAL PROACOM N.º 09/2016 ARQUITETURA E URBANISMO"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

PERÍODO: 2016/02

ANEXO I - EDITAL PROACOM N.º 09/2016

MONITORIA REMUNERADA

ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA VAGAS HORÁRIA CARGA SEMANAL

HORÁRIO REQUISITOS ESPECÍFICOS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

Computação Gráfica Aplicada À

Arquitetura I

1 2h30min 5N

Ter aprovação na disciplina de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas ou aulas práticas no horário mencionado acima, até o final do semestre.

Ter aprovação nas disciplinas de Desenho I e II, Geometria Descritiva. Os alunos devem estar matriculados no curso de Arquitetura e Urbanismo.

A representação gráfica arquitetônica por ferramentas digitais como meio de desenvolvimento de projeto.

Técnicas de desenho digital e suas relações com o desenho analógico (tradicional).

Métodos iniciais da representação digital aplicados à arquitetura, urbanismo e paisagismo em duas e três dimensões.

Métodos iniciais na composição de apresentações (digitais e impressas) e programação visual.

(2)

Computação Gráfica Aplicada À

Arquitetura II

1 2h30min 5M

Ter aprovação na disciplina de Computação Gráfica Aplicada à Arquitetura I e II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas ou aulas práticas no horário mencionado acima, até o final do semestre. Ter aprovação nas disciplinas de Desenho I e II, Geometria Descritiva. Os alunos devem estar matriculados no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Modelagem tridimensional avançada, desde o desenho de objetos até o desenho de superfícies topográficas. Imagens “virtuais”, estáticas e em movimento, aplicadas a arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Inserção de modelo tridimensional em contexto urbano/regional.

Desenho I 2 2h30min 2M; 5N

Ter aprovação nas disciplinas de Desenho I, Geometria Descritiva e Introdução à Arquitetura e Urbanismo I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para os horários da disciplina e ser aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo. Caso não tenha aluno com disponibilidade para estar em aula, esse critério será avaliado durante a entrevista.

Letreiro técnico.

Desenho geométrico: morfologia geométrica; traçados básicos de retas perpendiculares, paralelas e mediatriz; ângulos, bissetriz; circunferência, retificação da circunferência; tangência e concordância; elipses; óvulos; espirais; polígonos: triângulos, quadriláteros e polígonos regulares inscritos em circunferências; divisão da circunferência em partes iguais.

Desenho técnico à mão livre: técnicas de traçado à mão livre; vistas ortográficas: faces planas, faces inclinadas e faces curvas; escolha de vistas ortográficas; perspectiva isométrica.

(3)

Desenho II 1 2h30min 3M

Ter aprovação na disciplina de Desenho II e Introdução à Arquitetura e Urbanismo I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para estar presente no horário da disciplina e ser aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ergonomia e antropometria: dimensionamento de mobiliário residencial e pré-dimensionamentos de espaços de uso residencial.

Noções das etapas do processo de projeto.

Estudo do Desenho Técnico aplicado a Arquitetura e ao Urbanismo: representação gráfica de plantas baixas para aprovação em prefeitura, de plantas baixas para vendas, de cortes, de fachadas, de planta de situação, de planta de localização, de planta de telhados, de escadas, de lareiras e de churrasqueiras. Tipos e espessura de linhas na representação do desenho técnico arquitetônico. Hachuras no desenho técnico arquitetônico. Cálculo de escada. Estudo de telhado e madeiramento. Escala adequada para cada tipo de desenho.

Introdução à Arquitetura e Urbanismo I

1 2h30min 5N

Ter aprovação na disciplina de Introdução a Arquitetura e Urbanismo I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade de poder desenvolver suas atividades de monitor durante os horários da aula da disciplina a partir de 2016.2.

Montagem da forma volumétrica: Poliedros, axonométrica e modelo: adição e subtração, justaposição, intersecção e articulação.

Axonometrias no estudo de viabilidade do plano diretor urbano.

•Perspectiva cônica, esboços, croquis e hachuras, a perspectiva na imagem. Teorias básicas:

Leitura e redação (história do desenho de elaboração arquitetônica e teorias arquitetônicas básicas).

Introdução a problema e tema arquitetônicos (sítio, programa, pré-dimensionamento, zoneamento). Aspectos básicos da composição e da volumetria:

(4)

Análise compositiva em planta-baixa (casas modernistas: análises compositivas – alinhamentos, figura-fundo, construído versus natural, setorização, privado e comum, modulação, hierarquia, tensões espaciais).

Uso da volumetria real e virtual, da forma mural, das categorias da forma (casas contemporâneas).

Método projetual básico:

Projeto (do estudo preliminar ao partido geral)

Matemática Aplicada

à Arquitetura 1 5h A combinar

Ter aprovação na disciplina Matemática Aplicada à Arquitetura, com nota igual ou superior a 7,0. Deve ter disponibilidade para assessorar os alunos em 2 dias semanais, a combinar.

MEDIDAS DE CONVERSÃO: unidades básicas do SI, unidades complementares do SI, conversão de unidades de comprimento, área e volume, conversão de unidades de força, pressão, massa, massa específica, momento de uma força. PLANO CARTESIANO: coordenadas na reta, coordenadas no plano, intervalos numéricos; aplicações práticas em topografia, computação gráfica e sistemas estruturais.

ESTUDO DE FUNÇÕES: conceitos iniciais, construção de gráficos, características das funções: lineares (1° grau) e parábolas (2°grau), porcentagem e regra de três; resolução de equações com incógnita (s), aplicações práticas em sistemas estruturais.

TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: ângulos, medidas e proporções de um triângulo retângulo;

(5)

funções seno, cosseno e tangente aplicada ao triângulo retângulo; aplicações práticas em projetos de edificações, topografia e sistemas estruturais.

GEOMETRIA PLANA: estudo das principais figuras planas: retângulos, quadrados, paralelogramos, triângulos, losangos, trapézios, polígonos quaisquer, círculos, setores de círculos, coroas circulares; aplicações práticas em projetos de edificações, urbanismo e quantitativos de materiais.

GEOMETRIA ESPACIAL: partes constituintes: vértices, arestas, faces e diagonais; cálculos de áreas e volumes das principais figuras espaciais: prismas, pirâmides e cilindros; aplicações práticas em projetos de edificações, urbanismo e quantitativos de materiais.

Paisagismo 1 2h30min 2N Ter aprovação na disciplina de Paisagismo, com nota igual ou superior a 7,0. Poder desenvolver suas atividades de monitor durante os horários da aula da disciplina a partir de 2016.2.

História da paisagem e a relação ambiente-pessoa-natureza:

Leituras e pesquisa: referenciais teóricos, históricos e contemporâneos. •A paisagem natural e a paisagem cultural (humanizada).

O lugar e as forças urbanas:

Os indutores urbanos conforme Lynch. •O lançamento no lugar: Eixos, Ordenamento Geométrico, Programa, Zoneamento.

Articulação espacial e a redefinição topográfica: o lugar:

Provendo acessibilidade ao lugar através da reprogramação, renaturalização, reconfiguração, reutilização e rearticulação.

(6)

Modelagem do solo e estratégias topológicas: níveis, caminhos, rampas, taludes.

A elementaridade e o projeto do espaço externo: a praça: dos esboços à maquete eletrônica:

Integração, hierarquia e flexibilização: lugares e jardins; acessos, caminhos, rampas e equipamentos-estruturas. Manejo de solo, leiaute de pisos, taludes e rampas.

Plano geral de massas: a vegetação digitalizada:

Unidade entre plástica, forma e estrutura nos elementos vegetais e nos elementos materiais, considerando ergonomia e design de mobiliário e das estruturas.

A vegetação como forma, como composição.

A vegetação como vedo e teto: a vegetação e os recintos exteriores. A materialidade e a volumetria dos lugares: finalizando o projeto:

A identidade da praça e o conforto visual, lúdico e contemplativo.

A praça repleta de pessoas; transito x permanência; estares x Caminhos. As perspectivas do lugar e o caráter de espaço público e natural.

(7)

Sistemas Estruturais

I - A 1 2h30min A combinar

Ter aprovação na disciplina Sistemas Estruturais I-A, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para assessorar os alunos em uma noite ou em dois vespertinos, em dias a combinar.

A estrutura e a arquitetura. Cargas que atuam sobre as estruturas. Materiais estruturais. Exigências estruturais. Estados básicos de tensão. Sistemas estruturais de forma ativa (sistemas de cabo, tenda, pneumáticos e arco). Sistemas estruturais de vetor ativa (sistemas de treliças planas, planas combinadas, curvas e espaciais). Sistemas estruturais de seção ativa (sistemas de vigas, pórticos, malha de vigas e lajes). Sistemas estruturais de superfície ativa (sistemas de placas, placas plissadas e cascas). Sistemas estruturais de altura ativa (arranha-céus modular, vão livre, em balanço e tipo ponte). Pré-dimensionamento de estruturas em concreto armado. Introdução ao cálculo analítico de estruturas isostáticas: reações, solicitações e traçado dos diagramas Cortante e Momento.

Introdução a Arquitetura e Urbanismo I

1 2h30min 5M

O candidato deverá ter sido aprovado na disciplina de Introdução à Arquitetura e Urbanismo I, com nota igual ou superior a 7,0. O aluno deve ter disponibilidade para estar presente nos dias e horários da disciplina. É importante além dos requisitos acima citados, ter interesse, afinidade e comprometimento pelos conteúdos ministrados na disciplina.

Montagem da forma volumétrica: Poliedros, axonométrica e modelo: adição e subtração, justaposição, intersecção e articulação.

Axonometrias no estudo de viabilidade do plano diretor urbano.

Perspectiva cônica, esboços, croquis e hachuras, a perspectiva na imagem. Teorias básicas:

Leitura e redação (história do desenho de elaboração arquitetônica e teorias arquitetônicas básicas).

Introdução à problema e tema arquitetônicos (sítio, programa, pré-dimensionamento, zoneamento). Aspectos básicos da composição e da volumetria:

(8)

Análise compositiva em planta-baixa (casas modernistas: análises compositivas – alinhamentos, figura-fundo, construído versus natural, setorização, privado e comum, modulação, hierarquia, tensões espaciais).

Uso da volumetria real e virtual, da forma mural, das categorias da forma (casas contemporâneas).

Método projetual básico:

Projeto (do estudo preliminar ao partido geral)

Geometria Descritiva

Aplicada 1 2h30min A combinar

O candidato deverá ter sido aprovado na disciplina de Geometria Descritiva Aplicada, com nota igual ou superior a 7,0. O aluno deve ter disponibilidade para atender os alunos de todas as turmas da disciplina. É importante além dos requisitos acima citados, ter interesse, afinidade e comprometimento pelos conteúdos ministrados na disciplina.

Sistemas elementares de projeção (sistema mongeano)

Representação dos entes fundamentais (ponto, reta e plano):

- Localização no espaço (coordenadas) - Posição em relação aos planos de projeção e classificação

Métodos descritivos:

1. Mudança de plano de projeção: - Posição relativa e distância

- Interseção entre reta e plano e entre planos – análise da visibilidade

- Pertinência

(9)

Introdução à Arquitetura e Urbanismo II 1 5h 2N e outro horário à combinar

Ter aprovação na disciplina de Projeto Arquitetônico IV, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas no horário mencionado acima. Ter mais 1 turno disponível para atendimento aos alunos, de preferência no turno da noite, a combinar

A vaga destina-se a alunos de Arquitetura e Urbanismo.

1. Estudo dos princípios estruturadores da cidade:

a. Imaginabilidade, Legibilidade, Mapa mental;

b. Vias, bairros, limites, pontos nodais e marcos;

c. Parcelamento do solo (ruas, lotes, quarteirões);

d. Leis urbanísticas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Código de Edificações);

e. Estudo urbanístico de uma parcela da cidade.

2. Estudo da forma arquitetônica e do espaço:

a. Propriedades da Forma; b. Adições e Subtrações;

c. Princípios Ordenadores (eixo, simetria, repetição, hierarquia e pauta); d. Forma Espacial, Volumétrica e Mural; e. Categorias da Forma Arquitetônica; f. Estudo de projetos referenciais. 3. Partido Arquitetônico:

a. O Processo de Projeto; b. Partido;

(10)

Introdução à Arquitetura e Urbanismo II 1 5h 6M e outro horário à combinar

Ser aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ter aprovação na disciplina de Projeto Arquitetônico IV, com nota igual ou superior a 7,0.

Ter disponibilidade para acompanhar as aulas da disciplina no horário mencionado acima e possibilidade de atender os alunos em outro horário pré-fixado a combinar.

1. Estudo dos princípios estruturadores da cidade:

a. Imaginabilidade, Legibilidade, Mapa mental;

b. Vias, bairros, limites, pontos nodais e marcos;

c. Parcelamento do solo (ruas, lotes, quarteirões);

d. Leis urbanísticas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Código de Edificações);

e. Estudo urbanístico de uma parcela da cidade.

2. Estudo da forma arquitetônica e do espaço:

a. Propriedades da Forma; b. Adições e Subtrações;

c. Princípios Ordenadores (eixo, simetria, repetição, hierarquia e pauta); d. Forma Espacial, Volumétrica e Mural; e. Categorias da Forma Arquitetônica; f. Estudo de projetos referenciais. 3. Partido Arquitetônico:

a. O Processo de Projeto; b. Partido;

(11)

Introdução à Arquitetura e Urbanismo II 1 5h 6N e outro horário à combinar

Ser aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ter aprovação na disciplina de Projeto Arquitetônico IV, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas da disciplina no horário mencionado acima e possibilidade de atender os alunos em outros horários pré-fixados a combinar.

1. Estudo dos princípios estruturadores da cidade:

a. Imaginabilidade, Legibilidade, Mapa mental;

b. Vias, bairros, limites, pontos nodais e marcos;

c. Parcelamento do solo (ruas, lotes, quarteirões);

d. Leis urbanísticas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Código de Edificações);

e. Estudo urbanístico de uma parcela da cidade.

2. Estudo da forma arquitetônica e do espaço:

a. Propriedades da Forma; b. Adições e Subtrações;

c. Princípios Ordenadores (eixo, simetria, repetição, hierarquia e pauta); d. Forma Espacial, Volumétrica e Mural; e. Categorias da Forma Arquitetônica; f. Estudo de projetos referenciais. 3. Partido Arquitetônico:

a. O Processo de Projeto; b. Partido;

(12)

DESIGN

Fotografia I 1 2h30min 4N

Ter aprovação da disciplina de Fotografia I, com nota igual ou superior a 7,0. O candidato à monitoria deve ter disponibilidade no horário de realização da disciplina e nos horários dos vespertinos. Alunos do curso de Design estão aptos a realizarem a monitoria.

História da fotografia.

Noções básicas de fotografia. Filmes e papéis fotográficos. O equipamento fotográfico. O laboratório fotográfico. Processos fotográficos. A linguagem fotográfica.

Produção e análise de material fotográfico.

Fotografia e experimentos práticos.

Computação Gráfica

II 1 2h30min 4N

Ter aprovação na disciplina de Computação Gráfica II, com nota igual ou superior a 7,0.Ter disponibilidade para acompanhar as aulas no horário mencionado acima.

Uso de softwares profissionais aplicados ao Design.

Representação, manipulação e comunicação visual por meio digital de objetos em duas e três dimensões. Utilização do processo de rendering para a apresentação foto-realística de objetos e cenários.

(13)

ENGENHARIA CIVIL

Teoria das Estruturas

I 1 5h A combinar

Ter aprovação na disciplina de Teoria das Estruturas I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para assessorar os alunos em 2 dias semanais, a combinar.

Cargas, estados básicos de tensão e materiais estruturais. Classificação das cargas. Materiais estruturais. Distribuição de cargas. Elementos de pavimento. Tipos de lajes. Transmissão de cargas. Esforços nas vigas e pilares. Sistema pórtico e pórtico múltiplo plano. Pórtico espacial. Condições de equilíbrio. Ponto no plano. Equilíbrio de um sistema estrutural. Estaticidade. Movimentos impedidos. Construção de Diagramas pelo Método das Equações.

ENGENHARIA QUÍMICA/ ENGENHARIA CIVIL/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Química

Experimental 2 5h A combinar

Ter aprovação na disciplina de Química Geral e Química Experimental, com nota igual ou superior a 7,0. Ter 4 horários (de 2 créditos) disponíveis para atendimento aos alunos .

1. Normas gerais de segurança em laboratórios de Química.

2. Utilização de vidrarias e equipamentos convencionais em laboratórios de Química.

3. Propriedades físicas e químicas da matéria: densidade, solubilidade, miscibilidade, condutividade.

4. Funções químicas: propriedades de ácidos, bases, sais e óxidos.

5. Reações químicas e equilíbrio químico.

6. Eletroquímica.

7. Soluções: formas de expressão de concentrações; diluição; mistura; estequeometria.

(14)

ENGENHARIA QUÍMICA/ ENGENHARIA CIVIL/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA MECÂNICA

Química Geral 1 5h A combinar Ter aprovação na disciplina de Química Geral, com nota igual ou superior a 7,0. Ter 2 vespertinos e turno da noite disponíveis para atendimento.

O ÁTOMO E LIGAÇÕES QUÍMICAS: Conceitos fundamentais do átomo e ligações químicas de acordo com o modelo de valência. Ligações iônicas, covalentes e metálicas. Polaridade. FUNÇÕES INORGÂNICAS: Definição, nomenclatura principais propriedades. REAÇÕES QUÍMICAS: Equacionamento, tipos de reações químicas, reações reversíveis e irreversíveis. Reações de neutralização.

ESTEQUIOMETRIA: a) Massa atômica, massa molecular, mol; b). Reagente limitante, pureza e rendimento de reação; c) Estequiometria de soluções em termos de concentração comum e molaridade.

ELETROQUIMÍCA a) conceitos fundamentais b) Pilhas, potenciais, eletrodos. Aplicações industriais.

(15)

Desenho Técnico 1 2h30min 4M

Ter aprovação na disciplina de Desenho Técnico, com nota igual ou superior a 7,0.

Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas ou aulas práticas no horário mencionado.

Problemas sobre aplicação de ponto, reta e plano. Projeções ortogonais. Perspectiva. Visitas auxiliares. Cortes e secções. Cotas. Escalas. Concordância e terminal.

(16)

ENGENHARIA QUÍMICA/ ENGENHARIA CIVIL/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA MECÂNICA/ENGENHARIA

ELETRÔNICA

Física II 1 5h 2N4N Ter aprovação na disciplina de Física II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter o turno da noite disponível para atendimento aos alunos.

1.Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Sistemas Oscilantes.

2.Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas. Propriedades Gerais de Uma Onda.

3.Ondas Sonoras: Velocidade e Propagação. Efeito Doppler.

4.Óptica Física. 5.Óptica Geométrica.

6.Fluidos: Densidade, Pressão, Empuxo. Princípio de Arquimedes e Pascal.

7.Lei Zero da Termodinâmica.

8.Temperatura, Escalas. Expansão Térmica.

9.Teoria Cinética dos Gases: Pressão e Temperatura (visão molecular). 10.Calor (medidas e unidades). 11.Calor Específico. Calor Latente. Calorimetria.

12.1ª Lei da Termodinâmica. Aplicações. Diagramas pV.

13.2ª Lei da Termodinâmica. Entropia. Ciclos Térmicos. Máquinas Térmicas e Refrigeradores.

(17)

Física III 1 5h 3V5V Ter aprovação na disciplina de Física III, com nota igual ou superior a 7,0. Ter o turno da noite disponível para atendimento aos alunos

Carga Elétrica, Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Fluxo de Campo Elétrico. Laboratório: Estudos de linhas de Campo Elétrico.

Lei de Gauss.

Potencial Elétrico, Superfícies Equipotenciais.

Corrente e resistência. Lei de Ohm. Laboratório: Mapeamento de superfícies equipotenciais.

Campo Magnético. Linhas de Campo Magnético. Força Magnética.

Fontes de Campo Magnético. Indução Magnética.

Laboratório: Estudos de Linhas de Campo e Força Magnética.

Ondas Eletromagnéticas.

Álgebra Linear e

Geometria Analítica 2 5h A combinar

Ter aprovação na disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade de horários no turno da noite e/ou manhã. Ter 2 turnos disponíveis para atendimento aos alunos.

Álgebra Vetorial - Conceito e operações; Retas no plano e no espaço; Espaço Vetorial. Subespaços. Dependência Linear. Independência Linear. Base e dimensão; Transformações Lineares; Autovalores e Autovetores; Cônicas.

(18)

Cálculo Diferencial e

Integral III 1 5h A combinar

Ter aprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III, com nota igual ou superior a 7,0. Ter dois turnos disponíveis para atendimento aos alunos, de preferência no turno noite ou vespertino.

Equações diferenciais: conceito, classificação, soluções.

Equações diferenciais. Por integração imediata.

Equações diferenciais por separação de variáveis.

Equações diferenciais lineares de 1ª ordem.

Equações diferenciais lineares de 1ª ordem com condição inicial.

Equações de Bernouilli.

Equações diferenciais lineares de 2ª ordem com coeficientes constantes e homogêneas.

Equações diferenciais lineares de 2ª ordem pelo método dos coeficientes indeterminados.

Equações diferenciais lineares de 2ª ordem com condições iniciais e com condições de contorno.

Séries: sequencias numéricas: conceito e convergência.

Séries numéricas: conceito, intervalo e raio de convergência.

Série de Taylor de Série de MacLaurin. Convergência das séries de potências. Derivadas e integrais da série de potência.

Equações diferencias usando série de potências.

(19)

ENGENHARIA QUÍMICA/ENGENHARIA MECÂNICA/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/ENGENHARIA CIVIL/ ENGENHARIA

ELETRÔNICA/ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Cálculo Diferencial e

Integral II 2 5h A combinar

Ter aprovação na componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade de horário para exercer a monitoria. Alunos dos cursos Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação estão aptos a realizarem a monitoria.

Integral Indefinida.

Integração por Partes e Integração de funções racionais.

Notação Sigma e propriedades. Cálculo de áreas usando limites. A Integral Definida: O Teorema Fundamental do Cálculo. Propriedades da Integral Definida.

Aplicações da Integral Definida: área entre duas curvas.

Volumes: O método do disco Método dos anéis.

Sólidos de Revolução - Método dos Cilindros.

Área de superfície de revolução. Integrais Impróprias.

Funções de mais de uma variável; derivadas parciais de segunda ordem e de ordem superior.

A Integral Dupla. - A área de uma superfície.

A Integral Tripla. - Volume de uma superfície.

(20)

Cálculo Diferencial e

Integral I 2 5h A combinar

Ter aprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade de 2 turnos para atendimento aos alunos, no turno noite (pelo menos uma), vespertino ou sábado.

Revisão sobre Funções.

Limites: ideia intuitiva, exemplos, definição, cálculo de limites, limites laterais, limites tendendo ao infinito. Derivadas: definição, interpretação geométrica, regras de derivação. Derivadas: regra da cadeia e suas aplicações.

Derivadas: teste da derivada primeira (crescente, decrescente, máximo e mínimo) e suas aplicações.

Derivadas: teste da derivada segunda (inflexão, concavidade) e suas aplicações.

Derivadas: regra de L’Hopital. Diferencial.

Integral Indefinida: definição, fórmulas com o uso da tabela.

Integral Indefinida, resolução pelo Método da Mudança de Variável.

(21)

MODA

Desenho de Moda II 1 5h 2N5M

Ter cursado a disciplina de Desenho de Moda II, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade no horário de realização da disciplina, bem como, ter perfil para trabalhar em grupo e ser pró-ativo. O aluno deve estar apto para atender aos alunos do curso de Moda.

Ambientação e reconhecimento da plataforma de desenho digital;

Exercícios de fixação e aprendizagem das ferramentas norteadoras do software: interface do sistema, barra de títulos, barras de atalhos e parâmetros, área de desenho, ícones de zoom, barra de menus, ferramentas de desenho, paleta de cores, barra de mensagens e funções de visualização; Relação entre figura humana e croqui de moda: semelhanças e diferenças; Processo de elaboração de croquis de moda digitais: reconhecimento de posições e rotações da figura de ilustração;

Reconhecimento das características específicas de desenhos técnicos para a moda;

Elaboração e construção de desenhos técnicos para a moda digitais;

Pesquisa de embasamento teórico para a coleção final digital: tema; fundamentação teórica; justificativa; painel imagético; público alvo; cartela de cores; materiais e superfícies; croquis de moda e desenhos técnicos; Formatação e apresentação da coleção final digital.

(22)

Tecnologia de Costura e Modelagem I 3 5h 2M4M; 3M5M; 2N4N

Ter aprovação na disciplina de Tecnologia de Costura e Modelagem I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter conhecimento e a prática em costura e modelagem, bem como as respectivas linguagens técnicas. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e práticas de Tecnologia de Costura e Modelagem I nos horários mencionados acima.

Princípios básicos de corte e costura e nomenclaturas/linguagem técnica. - Máquinas, materiais e ferramentas utilizadas em costura e modelagem. - Sequência produtiva têxtil e funções do estilista, modelista e piloteira. - Acabamentos e detalhes em produtos de vestuário: elaboração de portfólio - Processo de tomada de medidas e estudo de tabelas de medidas nacionais e internacionais

- Modelagem plana: estudo dos blocos básicos, interpretação e graduação. Estudo de transferência de pences. - Construção dos blocos básicos femininos: blusa, saia e calça

- Interpretação dos blocos básicos: modelagem da T-shirt e saia lápis. - Desenvolvimento de uma modelagem de livre escolha. Trabalho de Conclusão-Projeto de Coleção II 4 7h30min 2M3M ; 5M6M; 2N4N; 2N4N

Ser aluna (o) do curso de Moda; ter aprovação nas disciplinas de Tecnologia da Modelagem e Costura I e II, Projeto de Moda II e Desenho Técnico para Moda, com nota igual ou superior a 7,0. Disponibilidade para acompanhar as aulas nos horários mencionados acima; Facilidade de comunicação e relacionamento.

Pesquisa de tendências (comportamental e referências de moda) Planejamento e desenvolvimento técnico-criativo de coleções Desenvolvimento de pesquisa científica aplicada Apresentação e lançamento da coleção

(23)

Desenho de Moda I 1 2h30min 5M

Ter aprovação na disciplina de Desenho de Moda I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e as aulas práticas no horário mencionado acima. Ter bom conhecimento e domínio acerca do desenho de figura humana, pintura com Canetas e hidrocor e lápis de cor, lembrando que a disciplina deverá ocorrer em 2016/02

Proporções do desenho de moda; Articulações de membros;

Olhos, bocas, narizes;

Cabelos, orelhas; Mãos e pés;

Figura feminina; Figura masculina;

Figura infantil; Vestuário (mangas, golas, saias,

calças); Acessórios (chapéus, brincos, óculos, bijuterias);

Representação gráfica dos tecidos; Escala tonal (luz e sombra); Pintura do croqui; Desenho estilizado. Tecnologia de Costura e Modelagem I 1 5h 3N5N

Ter aprovação na disciplina de Tecnologia de Costura e Modelagem I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas ou aulas práticas no horário mencionado acima.

Princípios básicos de corte e costura e nomenclaturas/linguagem técnica. - Máquinas, materiais e ferramentas utilizadas em costura e modelagem. - Sequência produtiva têxtil e funções do estilista, modelista e piloteira. - Acabamentos e detalhes em produtos de vestuário: elaboração de portfólio - Processo de tomada de medidas e estudo de tabelas de medidas nacionais e internacionais

- Modelagem plana: estudo dos blocos básicos, interpretação e graduação. Estudo de transferência de pences. - Construção dos blocos básicos femininos: blusa, saia e calça

- Interpretação dos blocos básicos: modelagem da T-shirt e saia lápis. - Desenvolvimento de uma modelagem de livre escolha.

(24)

MODA/PUBLICIDADE E PROPAGANDA/FOTOGRAFIA

Fotografia 1 5h 3N

Estar matriculado como aluno no Curso de Moda, Publicidade e Propaganda ou Curso de Fotografia da Universidade Feevale; Dominar os recursos básicos da câmera fotográfica e ter noções sobre iluminação externa e iluminação de estúdio; Ter concluído disciplinas de técnica fotográfica com aprovação,com nota igual ou superior a 7,0;Ter disponibilidade para acompanhar as aulas teóricas e práticas no horário mencionado acima.

1. História da Fotografia de Moda. 2. Fotógrafos de moda: Movimentos, Escolas e Estilos.

3. A Linguagem da Fotografia de Moda: - Editoriais de moda: revistas e campanhas publicitárias.

- Produção de Fotos em estúdio e em locações externas.

4. Técnicas Fotográficas:

- Experimentação com Pin Hole (Câmera de lata).

- Introdução fotografia Preto e Branco e Cor.

- A Câmera e seu funcionamento. - Elementos da técnica fotográfica. - Elementos da Linguagem Visual. 5. Processos de Obtenções Fotográficas:

- Fotografia em estúdio de produto, retrato, criação foto editorial.

- Iluminação e fotometragem. 6. Tecnologia: Fotografia Digital: - Obtenções em estúdio e saídas de campo.

- A linguagem digital.

- Tratamento de Imagem: programas e arquivamento de imagens.

7. Laboratório Fotográfico:

- Revelação de filme, prova de contato, ampliação e cópias em papel.

- Experimentações: Fotogramas, Técnicas mistas.

(25)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Programação II 1 2h30min A combinar

Ter aprovação no componente curricular de Programação II, com nota igual ou superior a 7,0. Estar matriculado em um curso de graduação que contenha Programação II como um de seus componentes curriculares. Disponibilidade de horário para atender aos alunos na Instituição, preferencialmente nos horários vespertino e/ou noite.

Introdução a Orientação a Objetos: histórico, classes, objetos, identidade, encapsulamento, herança, polimorfismo.

Strings, Vetores, Arrays e Coleções. Java Swing

ENGENHARIA QUÍMICA

Engenharia das

Reações Química I 1 2h30min A combinar

Ter aprovação na disciplina de Engenharia das Reações Química I, com nota igual ou superior a 7,0. Ter 1 turno disponível para atendimento aos alunos, à combinar.

Conceitos básicos de cinética química. Taxa de reação. Determinação de parâmetros cinéticos. Mecanismos e cinética de reações homogêneas e não elementares. Balanço de massa em reatores ideais. Conversão. Isotermas de adsorção. Cinética de reações heterogêneas. Catálise. Processos Catalíticos Heterogêneos. Adsorção.

(26)

Referências

Documentos relacionados

Dando continuidade, para melhor compreender e descrever a junção de todas as plataformas com que os produtos transmídia operam, a obra Cultura da Convergência de

É este movimento, comunicacional, que atribui a produção de presença não apenas de técnicas de animação em Bojack Horseman, mas também, sendo uma animação para

Esta pesquisa pretendeu discutir os aspectos da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação publicitária voltada à conscientização pública. E, para que fosse

Outro fator que podemos pontuar é que nessa telenovela não há product placement 89 , isto é, a inserção de algum produto dentro da narrativa de Os Dez

Além do mais o conteúdo do que o canal trazia tinha muita relação com o que eu estava vivendo, então me ajudou bastante, e eu achei a Taty uma pessoa muito descontraída, muito

Analisar o filme publicitário “1984”, buscando expor sentidos de associações que impactam na imagem de marca, branding, possivelmente pretendidos pela Apple, para lançamento

3.2 - O veiculo cadastrado junto ao CLUBE DE BENEFICIOS não poderão obter apólise de seguros, sob pena de o afiliado perder seus direitos em relação aos

Desenvolvimento de projeto para cliente real, compreendendo a elaboração de um plano de comunicação para campanha publicitária. DISCIPLINA OPTATIVA 01