• Nenhum resultado encontrado

COMO MONTAR UM SERVIÇO DE PROMOTOR DE EVENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO MONTAR UM SERVIÇO DE PROMOTOR DE EVENTOS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

COMO

MONTAR

UM

SERVIÇO DE

PROMOTOR

DE EVENTOS

(2)
(3)

SUMÁRIO

COMO MONTAR? | UM SERVIÇO DE PROMOTOR DE EVENTOS

Apresentação do Negócio

6

Localização 7

Exigências Legais

8

Estrutura e pessoal (equipe e equipamentos)

9

Matéria-prima e mercadorias

10

Investimento e Capital de Giro

11

Canal de Distribuição

12

Agregação de valor

12

Divulgação 13

Informações tributárias

14

Bibliografia

15

Dicas de Negócios

15

(4)

Ideias e oportunidades de

negócios

Quer se tornar um empreendedor

mas não sabe por onde começar?

Esta Série é para quem quer descobrir as melhores ideias de negócios lucrativos.

A Série Como Montar traz um perfil de diversos ambientes de negócios para quem está em busca de oportunidades para empreender, apresentando uma visão geral de como cada segmento se posiciona no mercado, quais as variáveis que os afetam, como elas se comportam, qual a estrutura, equipamentos e pessoal para composição do negócio, oferecendo as informações necessárias sobre como fazer o seu empreendimento acontecer na prática.

Mas atenção, futuros empresários: as cartilhas desta Série não substituem o Plano de Negócio. Para elaborá-lo, procure o Sebrae. Dispomos de uma grande variedade de soluções em apoio ao pequeno empreendedor. Consulte regularmente o site www.sebrae.com.br, descubra quais programas podem atender melhor as necessidades do seu negócio e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo que aprendeu

(5)
(6)

O promotor de eventos é uma das profissões autônomas que mais cresce no mercado. O sucesso se dá devido ao fato de que as festas, recepções e baladas acontecem de maneira sempre mais constante exigindo, para isso, de profissionais específicos para fazer este tipo de organização.

Para isso, não é preciso ser uma empresa com uma mega estrutura, mas é possível começar este negócio apenas com uma pessoa que seja um profissional capacitado no ramo que consiga organizar de maneira adequada os mais variados tipos de eventos tanto particulares como a nível empresarial, pois desta maneira com certeza haverá mercado sobrando para ele.

De maneira geral, o promotor de eventos

consiste naquele tipo de profissional que cuida

de todos os aspectos do evento a ser feito

desde a produção dos convites e organização

do espaço da festa até a contratação dos

manobristas do estacionamento e dos

garçons do buffet.

Por esse nível tão elevado de serviços e responsabilidade ele é o profissional que de forma prática faz qualquer evento acontecer, pois trata das atrações musicais, brindes, cenografia, performances teatrais e tudo o que o cliente desejar e da forma que ele quiser. Além disso, é preciso estar ciente de que o promotor de eventos deve possuir a capacidade e os contatos necessários para organizar um evento sozinho principalmente no início do seu negócio quando não terá condições de possuir um empregado e tudo deverá ser feito exclusivamente por ele.

(7)

Localização

Caso o promotor de eventos opte por não trabalhar em casa, em um espaço de coworking ou no atendimento online, a escolha pelo local deve levar em consideração a descrição abaixo.

Deve-se considerar, para a escolha do local, a densidade populacional, o perfil dos consumidores, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, segurança e limpeza.

Mas, antes de se definir por um imóvel para abertura e montagem do seu negócio, deve-se observar os seguintes detalhes:

• Certifique-se de que o imóvel em questão atende às suas

necessidades operacionais quanto à localização, capacidade

de instalação, características da vizinhança, e se é atendido

por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.;

• Avalie as comodidades que possam tornar mais atrativa

e conveniente à presença dos frequentadores, tais como

facilidade de acesso e estacionamento para clientes;

• Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a

inundações ou próximos às zonas de risco;

• Atente para os aspectos de acesso e acessibilidade dos

clientes;

• Avalie as condições de conservação e segurança do imóvel,

bem como os aspectos legais e de zoneamento urbano junto

à prefeitura.

(8)

Exigências Legais

A abertura da empresa envolve uma série de providências. Para não atrasar a inauguração, recomendamos a contratação de um profissional de contabilidade, que possa proceder com a elaboração dos atos constitutivos e auxiliar o empresário na definição da forma jurídica mais adequada para o seu projeto.

O registro de uma empresa é similar a um processo, sendo composto pelas seguintes etapas:

Passo a Passo para a abertura de uma empresa:

• Passo 1 - Registro na Junta Comercial

• Passo 2 - Obtenção do NIRE (Número de

Identificação do Registro de Empresa)

• Passo 3 - Obtenção do CNPJ

• Passo 4 - Obtenção do Alvará de Funcionamento

• Passo 5 - Definição do Sistema Tributário

• Passo 6 - Providências relacionadas à Previdência

e dos documentos fiscais

• Registro na Junta Comercial;

• Inscrição na Secretaria da Receita Federal para número do

CNPJ;

• Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;

• Inscrição na prefeitura do município para obtenção do alvará de

funcionamento;

• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;

• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema

“Conectividade Social – INSS/FGTS”;

• Solicitação de Licença do Corpo de Bombeiros Militar para

funcionamento.

(9)

Estrutura e pessoal

(equipe e equipamentos)

Esse tipo de atividade pode ser desenvolvido dentro da própria casa do empreendedor, desde que haja um espaço específico para o trabalho. O Home Office é uma tendência crescente, que traz alguns benefícios. O primeiro deles é a redução de custos, como, por exemplo, o de aluguel de salas e escritórios. Há ainda economia de tempo e gastos com transporte, visto que reduz a necessidade de deslocamento. Mas é fundamental organizar-se para que o trabalho não comprometa a rotina doméstica e vice-versa. Caso o promotor de eventos prefira um local para trabalho, a estrutura necessária será de um pequeno escritório, um banheiro e, preferencialmente, uma pequena copa. Nesse ambiente, as atividades desenvolvidas serão basicamente de gestão dos projetos de evento e atendimento de fornecedores e clientes. Isso porque os eventos em si acontecerão em lugares especializados, tais como clubes e casas de recepção.

É importante também que o empreendedor disponha de carro próprio. A natureza do trabalho exige o deslocamento constante para: visitar clientes; realizar reuniões externas com os fornecedores; checar in loco os espaços, serviços e produtos por eles oferecidos e acompanhar os eventos durante sua montagem e realização.

Pessoal

De início, o promotor de eventos não precisa de uma

equipe grande e pode, ainda, exercer sozinho as atividades.

Também é possível começar com apenas duas pessoas,

que serão responsáveis pela gestão dos projetos. Os

demais profissionais que atuarão na execução do projeto

de evento poderão ser terceirizados.

Para isso, é preciso ter o seguinte perfil profissional:

• Planejar, coordenar e supervisionar atividades relacionadas aos eventos;

• Elaborar e controlar a execução do orçamento financeiro e caixa;

(10)

Matéria-prima e mercadorias

Um promotor de eventos sociais é tipicamente um prestador de serviços. Portanto,

• Promover reuniões técnicas para análise das atividades em andamento;

• Estabelecer normas, procedimentos e condutas, além de fiscalizar suas

aplicações;

• Coordenar e acompanhar a montagem e a realização dos eventos.

Independentemente da quantidade de colaboradores, recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo, para tanto, incentivos e benefícios. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como: a criação de vínculo entre os colaboradores e destes com os clientes; além da diminuição de despesas com recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários; e a redução de custos com demissões.

Profissionais terceirizados:

Os terceirizados são parte fundamental do trabalho do promotor de eventos. Eles são acionados no apoio ao gerenciamento em si, a exemplo da contratação de contador para ajudar desde a abertura da empresa e, sobretudo, nos eventos. Aposte em um cadastro diversificado em termos de tipo de serviço e também no que diz respeito a valores, para ter boas alternativas na hora de realizar as cotações. É imprescindível investir em um bom relacionamento com esses fornecedores, visto que são eles que darão vida aos eventos sob sua responsabilidade. Seja claro e detalhista na hora de delegar tarefas e responsabilidades. Além disso, reserve um tempo para treinar a equipe que estará com você em cada projeto, dando as devidas orientações e sanando possíveis dúvidas.

Dentre os profissionais com quem o promotor precisará contar estão elencados: recepcionistas, garçons, fotógrafos, manobristas, seguranças, mestres de cerimônia, operadores de luz e som, cenógrafos/decoradores, dentre outros.

(11)

Investimento e Capital de Giro

O investimento para o início das atividades varia de acordo com o porte do empreendimento e os produtos e serviços que serão oferecidos. Os Investimento iniciais comuns a uma empresa desse segmento são:

• Investimento Fixo

• Despesas pré-operacionais

• Capital de Giro

Os custos dentro de um negócio são empregados tanto na elaboração dos serviços ou produtos quanto na manutenção do pleno funcionamento da empresa. Entre essas despesas, estão o que chamamos de custos fixos e custos variáveis.

Custos variáveis são os que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção. Já os fixos são os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os gastos realizados para operar o negócio devem ser estimados considerando os itens abaixo:

• Gastos com mão de obra

• Custo da mercadoria adquirida

• Custos fixos

Os custos de aquisição de mercadoria estão integrados nos custos variáveis que abrangem, também, impostos, comissões, mão de obra operacional, despesas com cartões de crédito e de débito, etc.

Nos custos fixos são considerados gastos com aluguel, honorários contábeis, pró-labore, energia, água, combustível, seguro, IPTU, ações de ‘’marketing’’, etc.

Antes de montar a empresa, elabore um Plano de Negócios onde os valores necessários à estruturação da empresa estejam detalhados, em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado. O capital de giro necessário para os primeiros meses de funcionamento do negócio também deve ser considerado neste planejamento. Nessa etapa, é indicado procurar o Sebrae para consultoria adequada ao seu negócio,

(12)

Canal de Distribuição

Nesse tipo de atividade, o canal de vendas é direto. Isso significa que o contato entre cliente e empresa é estabelecido sem a presença de intermediários como, por exemplo, representantes comerciais. Dessa forma, o principal canal de vendas pode ser o próprio escritório ou local de atendimento do promotor de eventos. Eventualmente, o empreendedor poderá também realizar visitas e atendimentos em domicílio.

Para auxiliar na divulgação dos serviços e ampliar a rede de relacionamentos, promovendo, consequentemente, o aumento de vendas, o empreendedor deve investir nas mídias sociais. Os custos são baixos em relação a outros meios de comunicação e é uma boa oportunidade que o empreendedor tem de exibir seu portfólio de trabalho.

Agregação de valor

São muitos os tipos de eventos sociais, por isso é aconselhável que o promotor de eventos busque se especializar para que possa aprimorar seus serviços. Por exemplo, existem profissionais que realizam apenas casamentos, outros, somente formaturas. Mas isso não significa que não seja possível diversificar seus negócios.

Uma das possibilidades é oferecer serviços para públicos específicos. Festas de aniversário para cães e gatos, por exemplo, passaram a ter uma demanda razoável no mercado. Com direito a decoração, bolo de ração e muitos mimos para os donos declararem seu amor pelos bichinhos.

A diversificação pode ainda ser na formatação do evento. Um aniversário de criança não precisa ser necessariamente comemorado em estilo tradicional. Há famílias que preferem uma festa do pijama, com tendas e colchões para todos os pequenos. Outras gostam mais de piqueniques, com muitas frutas, sucos e um grande espaço ao ar livre para que as crianças possam brincar à vontade.

A natureza da atividade exige sempre criatividade e investimento em inovação. Por isso, o mais importante é estar sempre atento às novidades e usá-las para surpreender os clientes. No quesito agregação de valor, é imprescindível ter um bom relacionamento com os fornecedores e negociar preços e serviços diferenciados para seus clientes. Além

(13)

Esteja sempre atento aos detalhes e cative o cliente. Em casamentos, os noivos dificilmente conseguem comer, visto que têm que dedicar boa parte do tempo aos convidados, então já deixe separados alguns quitutes.

São gestos assim que mostram seu cuidado com o cliente. Lembre-se de que o sonho dele está em suas mãos, e é fundamental retribuir a confiança.

O empreendedor deve elaborar um plano de comunicação do negócio, com estratégias dirigidas, sobretudo, às redes sociais. Por meio delas, o empreendedor poderá compartilhar conteúdos relacionados ao segmento em que irá atuar. A produção e divulgação de conteúdos interessantes será fundamental para engajar novos consumidores das suas produções e serviços.

Investir em presença digital consistente capaz de gerar resultados relevantes para a sua empresa e também para os usuários que estão em constante busca de respostas, é o caminho mais assertivo. No Instagram, por exemplo, é possível utilizar fotos das roupas disponíveis para aluguel e atrair clientes. Trabalhar com histórias personalizadas também dá um toque mais profissional a este canal para sua loja.

Recomendamos a contratação de um profissional de comunicação com foco em estratégias de marketing para desenvolver campanhas de divulgação específicas.

Divulgação

Abaixo, sugerimos algumas ações:

• Oferecer brindes para clientes que indiquem outros clientes;

• Publicar anúncios em jornais e revistas de bairro;

• Oferecer descontos e pacotes promocionais para compras combinadas;

• Montar um site com novidades e oferta de serviços e valores empresariais

do seu ramo;

(14)

• • IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica);

• • CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);

• • PIS (Programa de Integração Social);

• • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);

• • CPP (Contribuição Previdenciária Patronal);

• • ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza): para empresas

que empresas que prestam serviços;

O segmento de organização, promoção e produção de eventos – entendido pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (CNAE/IBGE) 8230-0/01 como atividade de organização de festas e eventos, familiares ou não, além da promoção de feiras, leilões, congressos, convenções, conferências e exposições comerciais e profissionais, poderá optar pelo Simples Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, instituído pela Lei Complementar nº 123/2006. Os pequenos negócios podem optar pelo Simples, desde que sua categoria esteja contemplada no regime, a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse R$ 360 mil para microempresa e R$ 4,8 milhões para empresa de pequeno porte e sejam respeitados os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor de ME e EPP poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional:

Informações tributárias

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do Simples Nacional variam de acordo com as tabelas I a V, dependendo das atividades exercidas e da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo Simples Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período. Esta atividade se enquadra no Anexo III da Lei Complementar nº 123/2006, cujas alíquotas aplicáveis variam de 6% a 33%, dependendo da faixa de receita bruta anual auferida.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

(15)

• Entre nesse mercado consciente de que a presença do empreendedor é

imprescindível para o sucesso do negócio;

• Esteja sempre atento ao que ocorre no seu mercado de atuação,

acompanhando as tendências no Brasil e no exterior;

• Promova inovações contínuas, seja no oferecimento de produtos inovadores,

extravagantes, ultrafuncionais, ou na forma de comercializá-los;

• Ajuste um conjunto de metas e objetivos a serem atendidos pelo projeto

de divulgação da sua empresa;

• Seja criativo ao validar conceitos de produtos e sua divulgação.

Dicas de Negócios

Bibliografia

https://www.montarumnegocio.com/como-ser-promotor-de-eventos/

https://pt.wikihow.com/Se-Tornar-um-Promotor-de-Eventos

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo

Se a receita bruta anual não ultrapassar R$ 81 mil, o empreendedor poderá optar pelo registro como Microempreendedor Individual (MEI), desde que ele não seja dono ou sócio de outra empresa, podendo ter até um funcionário. Para se enquadrar no MEI, sua atividade deve constar na tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Alterada pela Resolução CGSN Nº 135, DE 22 de agosto de 2017.

(16)

Referências

Documentos relacionados

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

Art. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. São lícitas,

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Este percentual vale para o resgate antecipado que ocorrer no período compreendido entre a data indicada (inclusive) e a próxima (exclusive), se houver, ou a data de vencimento

Artigo 2º - As sedes de lazer serão administradas pelo Diretor de Patrimônio e por Adjuntos nomeados a seu critério, a quem igualmente caberá a disciplina sobre o seu uso. O sorteio

autorizado ou tido conhecimento da prestação de trabalho extraordinário nem que tenha visado as respectivas folhas de picagem das horas extraordinárias por parte das trabalhadoras

Entre as sete características do ambiente digital duas não condizem com a finalidade do livro didático, as demais estão presentes de maneira limitada no

Baseado no exposto, em que justifica-se a importância dos ativos intangíveis na agregação de valor para a empresa e, além disso, tendo em vista a relevância das empresas