• Nenhum resultado encontrado

ANTES DE SARAR A NAÇÃO A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANTES DE SARAR A NAÇÃO A"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Congregação em Santana de Parnaíba

ANTES DE SARAR A NAÇÃO

A

ntes de sarar a

na-ção... é preciso que primeiramen-te Deus realize essa cura em nós mesmos. Se é verdade que a nossa nação está do-ente, também não há como negar que há uma doença instalada no seio do povo de Deus, que precisa ser re-conhecida, tratada e curada.

Já no passado o Senhor perguntava ao seu festivo e inconseqüente povo: “quando vindes perante mim, quem vos requereu o só pisardes nos meus átrios?” (Is1.12). Em outras palavras Deus estava dizendo: “não quero que vocês apenas venham à igreja, e deixem que tantas coi-sas erradas continuem em suas vidas”.

Não é de se admirar que tantas derrotas ocorreram àquele povo mes-mo diante de nações muito mais frágeis que eles. Quem sabe Israel pensava: “Mas o que houve de errado? Deus está conosco! Nós somos nação santa! Somos “crentes” em Deus!”

Aquilo que se chama de evangélico é hoje um povo doente. O diagnós-tico é claro e o prognósdiagnós-tico – se não houver arrependimento – é de pio-ra do estado. Vejamos:

1) Sofre de ufanismo: imagina que gritos de guerra, decretos, atos

pro-féticos e palavras mágicas podem mudar a realidade do mundo.

2) Sofre de miopia: não consegue enxergar seus defeitos. Na época do

rei Manassés, o povo de Deus andou de uma forma tão errada que “fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído” de diante deles (2Rs 21.9). Alguém duvida que estamos vivendo tem-pos assim?

3) Sofre um processo de desumanização. Eu não tenho dúvida que uma

verdadeira santidade nos leva a encontrarmo-nos a nós mesmos, como humanos, profundamente humanos. Há pessoas que após se converterem, se desumanizaram, viraram entidades, e incorpora-ram uma espiritualidade mais artificial que uma nota de 3 reais.

(2)

4) Sofre de anorexia. Ninguém quer se alimentar com comida forte –

que passa mal. Há uma recusa em ingerir comida consistente. É a época do fast-food espiritual, onde se come o que é agradável, não se olha a origem, nem se é bíblico.

5) Sofre de infantilismo crônico. Quando já deviam “ser mestres

aten-dendo ao tempo decorrido” ainda continuam apegados às coisas próprias da infância espiritual, vivendo em meio a contendas sem fim.

6) Sofre de supersticionismo. Não se conhece hoje povo mais

supersti-cioso que o evangélico: cheio de misticismo, crê em objetos com po-deres (isso se chama animismo, e é próprio das religiões primiti-vas), ordens, atos, fórmulas, demarcação de territórios... É uma es-pécie de evangelho segundo Harry Porter.

O sistema todo está infectado. Mas para iniciar um processo de cura é necessário primeiro saber-se doente. Creio que chegou a hora do povo chamado evangélico reconhecer essa doença, mudar de atitude e pen-samento, e buscar uma espiritualidade centrada em Cristo.

O Senhor expressa sua tristeza dizendo que “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 3.6 ). É uma dolorosa constatação.

Que cada homem e mulher cristãos possam dizer: “Pai, não quero ser grande no Seu Reino, na verdade quero dizer como João Batista - que o Senhor cresça e eu diminua. Não vivo à busca de aplausos, mas da Tua aprovação”.

Só a maturidade que Cristo traz pode nos curar e nos livrar da dos re-lacionamentos doentios. Antes de dizermos para Cristo sarar a nação, humildemente peçamos:

- Sara, Senhor as nossa vidas, cura-nos das doenças escondidas em nossos corações feridos, liberta-nos do desejo de domínio e poder, e depois, Senhor, se Tu nos achar dignos e merecedores, envia-nos como embaixadores Teu a um mundo que precisa experi-mentar a mesma cura que nos destes. Amém.

VOCÊ CONHECE...?

Conhece o crente urso? No inverno não vai à igreja, fica hibernando. E o crente borboleta? Anda de igreja em igreja.

Crente carrinho de mão: alguém tem sempre de empurrá-lo para ir aos trabalhos.

Crente escoteiro: só vai em acampamento.

Crente com dom do canto: fica lá no canto da igreja, encostado.

(3)

LEVANTE-SE E VÁ

Seu grande problema é ficar parado. Veja quantas vezes Jesus falou: “Vai”! É extremamente necessário pôr-se de pé e começar a movimen-tar-se. O seu futuro depende deste levantar-se e deste caminhar. Foi assim que os discípulos de Jesus fizeram.: eles deixaram tudo e segui-ram.

Chega de preguiça, de moleza, de apatia, d imobilidade. Levante-se e vá!

Chega de indecisões, de consultas, de espera, de novelo de lã pra cá, no-velo de lã pra lá, ora seco, ora molhado... Levante-se e vá!

Chega de suspeitas, de medo, de desculpas esfarrapadas. Levante-se e vá!

Chega de ficar em cima do muro, de contemplação. Levante-se e vá! Chega de choradeira, de orações, de revelações, de frenesis, de fé sem obras, de piedade estática. Levante-Se e vá!

Levante-se e vá! Agora. Neste instante. Pois o sol está se pondo. As oportunidades estão passando. O prazo está se aproximando do fim. E você está ficando velho!

(do livro “Em Letras grandes”, do Pr. Elben M. Lenz Cesar) HOJE É O DIA DA ESCOLA DOMINICAL

A Escola Dominical nasceu da vi-são de um homem que, compade-cido com as crianças de sua cida-de, quis dar-lhes um novo e pro-missor horizonte. Como ficar in-sensível ante a situação daque-les meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, lo-calizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um pro-blema que parecia insolúvel.

Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.

É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, mi-nistrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês. Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos

(4)

eram os que o acusavam de estar quebrando o domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Rai-kes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus? Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adora-do através de nosso trabalho amoroso incondicional.

Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.

John Wesley também foi uma grande força por detrás da propagação do Movimento de Escola Dominical. A Igreja Metodista da Inglater-ra, deveu muito de seu fenomenal crescimento às Escolas Dominicais.

OUVINDO AS PESSOAS ERRADAS

Todo líder ouve críticas, conselhos e sugestões. Acaba um evento e lá vem alguém com uma palavra encorajadora ou desanimadora. Abri-mos nossa caixa de mensagens e lá estão emails com boas sugestões ou duras críticas. É assim a vida de um líder: sempre está ouvindo pesso-as. A única questão que nos incomoda na missão de ouvir é que em ge-ral recebemos mais palavras negativas do que positivas. Mais comen-tários descomprometidos com a Igreja do que palavras sérias e que de fato tem o objetivo da edificação. E ouvindo-os dia após dia podemos ficar confusos e até mesmo desanimar na nossa missão.

Moisés ouviu muitas pessoas em meio a seu ministério. A grande maioria das palavras foi desanimadora, de crítica. Um exemplo claro disso está narrado em Números 13 que trata do envio dos espias à ter-ra prometida. Foter-ram 12 homens espiar a terter-ra: dez deles voltater-ram com uma visão negativa da terra prometida e dois com uma visão positiva. Agora Moisés estava diante de uma maioria negativista e uma mino-ria positiva. A quem ouvir? No capítulo seguinte encontramos Moisés e Arão com o rosto em terra buscando o Senhor. E Deus atendeu, dizen-do que a minoria estava correta. Moisés deveria ouvir Josué e Calebe e não os outros dez homens.

A quem temos ouvido? Perceba que diante da mesma situação tere-mos opiniões distintas. Teretere-mos aplausos e vaias. É preciso decidir a quem ouviremos. Se Moisés tivesse ouvido as pessoas erradas por cer-to o povo não teria entrado na terra de Canaã. Precisamos ouvir as pes-soas corretas. E o critério de avaliação de quem está certo ou errado será o relacionamento com Deus.

Precisamos ter discernimento espiritual para darmos ouvidos àque-les que Deus usa para nos alertar e participar dos vários processos que acontecem dentro da Igreja. Que ouçamos as pessoas certas. E que nos-sas palavras, positivas ou negativas, reflitam mais do que nossa opinião. Que tenham elas um conteúdo mais maduro vindo de corações e mentes transformadas por Cristo e comprometidas com a graça de Deus.

(5)

PARA PENSAR

“A gente dá um duro danado ensinando aos mem-bros de nossas igrejas a sã doutrina para que lobos vorazes desconstruam tudo que ministramos,

atra-vés de seus programas televisivos.”(frase de um pastor evangélico de-sanimado com o circo gospel)

ANIVERSÁRIO DE SANTANA DE PARNAÍBA

Convidamos a igreja a participar do Culto de Ação de Graças pelo 13º aniversário de nossa “filha”, a Congregação em Santana de Parnaíba. São anos de lutas, e inúmeras dificuldades que Deus tem suprido atra-vés da vida de servos abnegados que dominicalmente têm se dedicado à obra naquela cidade. Venha conhecer e participar. Será no dia 03/10, sábado, às 18:00h, e a saída da igreja será às 17:00h.

NOTÍCIAS CURTAS

... Atenção todos membros da igreja: estamos convocando o Concí-lio Local para o próximo dia 04/10, às 9:00h da manhã para que seja realizada uma avaliação do pastor da igreja. Trata-se de uma Avalia-ção Nacional, onde todas as igrejas metodistas estarão reunidas com esse propósito. Será de grande importância a participação de todos os membros, pois trata-se de uma CONVOCAÇÃO.

... vem aí o Congresso Geração Renovada dos Jovens da 3ª Região de 9 a 12 de outubro, no acampamento Sulete, a 30 minutos de S.Paulo. Pre-sença confirmada de Adhemar de Campos. Vamos fazer uma carava-na? Custo: R$ 160,00 (pode ser dividido em 12X no cartão!!!). ... vem aí UM DIA PRA JESUS em Itaberaba. Será 25 de outubro, do-mingo, das 9 às 15. Haverá atendimento oftalmológico, corte de cabe-lo, evangelização, e muito mais... Toda igreja está convocada.

SETEMBRO DOCE

Venha saborear deliciosas sobremesas e colabore com o levantamento de fundos para a decoração natalina deste ano. Dias 20 e 27 à partir das 10h45.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA 20/09 hoje Tiago Lucio de Brito

23/09 4ª feira Thamires Fonseca 25/09 6ª feira Renata Rodrigues Marques

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO INTERcESSãO MARILENE / ROBERTO GINA / PAuLO LOuVOR GRuPO VIDA GERAÇãO ELEITA cuLTO INFANTIL ROSA / ADRIANA cRIANÇAS NO TEMPLO DIRIGENTE cuLTO

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Fone: 3977-0571

Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522

Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol.com.br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE: www.metodistaitaberaba.com.br PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Fogueirinha20h culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hculto Solene - 19h

ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE AcORDO cOM AS NEcESSIDADES.

SE DESEJAR FALAR cOM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• cristo, o arquiteto da igreja

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

Referências

Documentos relacionados

É neste sentido que a SPO, sempre que possível, se tem associado a acções de sensibilização da população, como foi o caso, este ano, da parceria estabelecida com a

DOCUMENTOS DE TRABALHO DO OBSERVATÓRIO UNIVERSITÁRIO 18.. Outros assuntos de igual, senão mais profunda importância, foram deixados à parte. Correndo o risco de ainda deixar

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Os acionamentos virarão usando o volante ou o joystick e a rotação dos motores pode ser aumentada no modo somente aceleração, mas a posição da marcha permanece em ponto

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

- Acham que são merecedores de tudo - Não sabem se esforçar para conseguir algo - Não sabem como agir em situações adversas.. - São criados por pais narcisistas, que competem entre

É quando a criança aceita e toma como seus os limites e as regras dos seus pais que a parte mais difícil da disciplina está realizada....

As medidas realizadas por um robô para caracterização do ambiente foram utilizadas para a emulação do canal, e indicaram que a distribuição de Weibull apresenta um grau