• Nenhum resultado encontrado

ANEXO II PLANO DE TRABALHO. DDD/Telefone/Fax: (19) Agência: Cargo: Presidente. Cargo: Função: Assistente Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO II PLANO DE TRABALHO. DDD/Telefone/Fax: (19) Agência: Cargo: Presidente. Cargo: Função: Assistente Social"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ANEXO II

PLANO DE TRABALHO 1. DADOS CADASTRAIS

Nome da OSC Proponente: Grupo de Apoio NISFRAM

CNPJ da OSC: 05.036.896/0001-82

Endereço Físico da OSC:

Rua Palmiro Novi, nº 297 – Residencial Ipiranga, Sumaré/SP Cidade Sumaré UF: SP CEP: 13181-101 DDD/Telefone/Fax: (19) 3832 - 1748 Esfera Administrativa: Municipal Conta Corrente: 000-0 Banco:001

Banco do Brasil Agência: 6977-9

Praça de Pagamento: Sumaré

Endereço eletrônico da OSC: grupodeapoionisfram@uol.com.br

Nome do Dirigente: Rosa Maria Góes da Silva

CPF do Dirigente: 137.639.618-10 RG/Órgão Expedidor/Data: 13.761.927-3 - SSP/SP Expedição:10/02/2001 Cargo: Presidente Função: Presidente

Nome do Responsável Técnico: Nathalia Minuzzi Vieira

CPF do Técnico Responsável: 400.805.978-40 RG/Órgão Expedidor/Data: 37.122.959-5/SSP/ 06/01/2017 Cargo: Assistente Social Função: Assistente Social Inscrição no Conselho de Classe: CRESS: 59.428

(2)

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto Período de Execução

PEC - Pequenos Encontros de Cidadania 02/01/2020 31/12/2020

Identificação do Objeto

Projeto para desenvolvimento de ações e atividades que visem a garantia, defesa e atendimento de direitos de crianças e adolescentes, de acordo com demandas estabelecidas no plano de ação do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sumaré e para atendimento complementar ao público beneficiário de programas sociais do Governo Federal, sendo eles Bolsa-família e Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Público alvo:

Crianças e adolescentes; Faixa etária de 06 a 17 anos. Público prioritário

Atuação com famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes nos condomínios habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida nas regiões da Área Cura e Matão, e no Bairro São Judas II, sendo esses territórios de baixa ou nula oferta de atividades de lazer, culturais e esportivas.

Regime de atendimento crianças e adolescentes Atividades em dias úteis, de 2ª a 6ª feira;

No contra turno escolar; Periodicidade:

- 01 vez por semana em cada núcleo;

- 03h30 semanais de atividades em cada núcleo. Horário de atendimento:

(3)

Manhã - 07h30 ás 11:00h ou Tarde - 12h30 às 16h

Em período manhã ou tarde, de acordo com demanda e especificidade de cada núcleo que será oferecido o projeto.

Meta de Atendimento: 100 usuários

Justificativa da Preposição (Descrição da Realidade)

O Grupo de Apoio NISFRAM executa ações socioeducativas voltadas à crianças, adolescentes, idosos e familiares na região da Área Cura desde sua fundação em 2001. Já em 2014, firmou parceria com a administração pública através de Termo de Colaboração para realizar o “Apoio à estão do Cadastro Único Municipal: Programas Bolsa Família e BPC – Benefício de prestação Continuada”, nas regiões da Área Cura, Matão e Ângelo Thomazin.

Através da realização desse trabalho de apoio a gestão do Cadastro Único a Organização tomou conhecimento da realidade das famílias inseridas nos programas sociais da região e, automaticamente, da carência de ações voltadas à crianças e adolescentes nos locais propostos para realização deste projeto. Dentre as regiões contempladas, identificou-se como maior urgência o atendimento nos locais: Jardim São Judas II; Condomínio Habitacional Área Cura; Condomínio Habitacional Matão.

Sendo assim, inicialmente a proposta justifica-se porque irá atender e complementar as ações de cadastro, acompanhamento, revisões de benefícios e outras já executadas por equipes volantes externas do Cadastro Único Municipal, compostas por colaboradores da Organização, em consonância com as demandas já identificadas por eles para atendimento às crianças e adolescentes dessas regiões. Levando em consideração a realidade do público e a baixa oferta de serviços ou a falta deles nessas regiões, carência de recursos materiais, índices de violência e consumos de drogas, o presente projeto insurge com ferramenta para disponibilização de novos conhecimentos, experiências, fortalecimento de vínculos e ressignificações da realidade de violência e exclusão social. A intenção de trazer o projeto para dentro da comunidade reforça a ideia de conhecer a realidade em sua essência e construir alternativas juntamente com o público, para enfim poder torna-los multiplicadores de cidadania, conhecimento e boas práticas.

3. OBJETIVOS

(4)

Garantir direitos e proteção através da oferta de atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em locais com ausência ou falta delas.

3.2 – Objetivos Específicos

✓ Assegurar 03 (três) espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo – Área Cura, Matão e São Judas II;

✓ Contribuir através de atividades orientadas para ressignificar as vivências de isolamento e violação de direitos às quais estão expostas;

✓ Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos; ✓ Propiciar sua formação cidadã;

✓ Fortalecer a função protetiva da família e dos vínculos sociais e comunitários.

4. METODOLOGIA

Todas as ações propostas para o projeto serão integradas e terão como eixo norteadores: A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e a Instrução Operacional e Manual de Orientações nº 01 – SNAS-MDS/SEB-MEC – 18/12/2014.

A partir dos objetivos específicos as ações e atividades diretas ao público beneficiário, crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, serão planejadas com base nas necessidades, interesses e motivações, e espaços físicos disponíveis, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e identidade.

Para efetividade do projeto as ações propostas serão intersetoriais e acontecerão articuladas para o atendimento ao público em sua totalidade, enxergando as suas necessidades em suas diversas dimensões, buscando um atendimento que supere as fragmentações e possibilitando a abordagem e atendimento conjunto.

(5)

Proposta das ações intersetoriais:

Instituição Ações

CRAS Área Cura e Matão

Encaminhamentos, Inclusão/Exclusão, acompanhamento das famílias PAIF. Reuniões periódicas voltadas pra a discussão e articulação de casos e ações preventivas e protetivas aos usuários.

CREAS

Orientação e encaminhamentos para as famílias que tenham problemas

pertinentes ao órgão.

Instituições de Ensino (Estaduais e Municipais)

Articulação para o acompanhamento da permanência dos usuários na rede regular de ensino e seu desempenho escolar.

Centros de Saúde

Discussões de caso e encaminhamentos para atendimento psicológico e

tratamento de saúde.

Conselho Tutelar

Articulação para o acompanhamento dos usuários atendidos pelo Conselho Tutelar e discussão de casos.

CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fomento de debates setoriais das diferentes políticas, voltadas para o atendimento e/ou desenvolvimento das ações preventivas e protetivas de crianças e adolescentes.

(6)

CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social

socioassistenciais e orientações acerca da concepção de Convivência e

Fortalecimento de Vínculos. SMIADS – Secretaria Municipal de

Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social

Defesa, consolidação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social e qualificação das ações.

A inscrição e inserção das crianças e adolescentes no projeto se dará da maneira que segue:

• Coleta dos casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade levantados pelas equipes volantes no projeto de apoio à gestão do cadastro único – Bolsa Família e BPC;

• Coleta dos casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade levantados pelos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social – Matão e Área Cura;

• Organizações de reuniões/encontros nos locais onde as crianças e adolescentes serão atendidos para apresentação do projeto, levantamento das necessidades e acolhimento das famílias;

• Cadastro e matrícula nas atividades de acordo com as habilidades, faixa etária e expectativas do público.

O planejamento das ações, reuniões de equipes, controle de participação, busca ativa e trabalho em rede serão de total responsabilidade da Organização.

4.1 - Atividades Propostas

Em conformidade com os objetivos específicos apresentados, todas as ações e atividades propostas serão um espaço de convivência para a participação e desenvolvimento do protagonismo, a partir dos interesses, demandas e potencialidades das crianças e adolescentes. As intervenções serão pautadas em experiências culturais e esportivas e de lazer como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

(7)

As atividades propostas serão realizadas por profissionais específicos das áreas respectivas e todas acompanhadas por técnico responsável pelo projeto.

• Para as crianças de 06 a 12 anos serão oferecidas:

Atividades esportivas (futebol, vôlei, basquete), lazer e recreação (brincadeiras, jogos educativos), leitura e contação de histórias, todas acompanhadas de rodas de conversa e orientações, em consonância com o MDS/SCFV, temas norteadores da política de proteção à criança em situação de vulnerabilidade social.

• Para os adolescentes de 12 a 17 anos serão oferecidas:

Atividades esportivas, cultura digital (vídeo e fotografia), orientações para o mercado de trabalho (postura profissional), inserção em programas de aprendizagem; visitas monitoradas à empresas das regiões.

• Para as famílias dos envolvidos:

Atendimento individualizado, rodas de conversas, momentos de interagir junto às crianças e adolescentes, espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares e comunitárias, a fim de apoiar às famílias nas mais diferentes situações, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento do sentimento de pertencimento e mobilização para o exercício da cidadania.

4.2 - Cronograma de Execução

Meta Fase Especificação Indicador físico Duração

Unidade Quantidade Início Término

1 Levantamento e identificação dos beneficiários Coleta e seleção junto aos envolvidos com o público CRAS Área Cura, Matão e Cad. Único 03 Mês 01 Mês 01

(8)

2 Acolhimento dos beneficiários Reunião para apresentação do serviço com acolhimento individual, orientação, encaminhamentos e, se necessários, atualização cadastral e levantamento das especificidades de cada família em cada núcleo Área Cura, Matão e São Judas II 03 Mês 01 Mês 01 3 Planejamento das ações do projeto Planejamento das atividades e oficinas a partir do acolhimento realizado com as famílias Equipes técnicas NISFRAM e contratadas 5 Mês 01 Mês 01 4

Início das ações propostas nos núcleos Aplicação das ações – atividades/oficinas propostas Crianças e famílias 100 Mês 02 Mês 12 5 Trabalho de intersetorialidade Articulação com os atores sociais e iniciativa privada envolvidos Reuniões periódicas 06 Mês 02 Mês 12 6 Controle de participação Acompanhamento para garantia da participação mínima através de lista de presença e demais instrumentais Percentual de participação das crianças, e famílias 70% percentual mínimo Mês 02 Mês 12

(9)

7 Avaliação, monitoramento Criação de instrumentais: Relatórios de acompanhamento, observações diárias e aplicação de avaliação das ações junto ao público Crianças e adolescentes 100 Mês 02 Mês 12 8 Prestação de contas junto aos

órgãos responsáveis pela parceria Elaboração de relatórios físicos e financeiros De acordo com exigências e necessidade da Organização para execução do serviço 14 Mês 02 Mês 12 4.3 – Locais de Execução

• Organização das atividades/ações: Sede social da Organização

Rua Palmiro Novi, 297 – Residencial Ipiranga – Sumaré SP • Realização das atividades/ações:

Jardim São Judas II;

Condomínio Habitacional Área Cura; Condomínio Habitacional Matão.

Serão utilizados espaços em parceria com atores locais (órgãos públicos ou privados) existentes e/ou nos próprios condomínios caso estejam adequados, a serem definidos especificamente conforme a aprovação e início programado desse projeto.

5. CAPACIDADE INSTALADA 5.1 – Recursos Humanos

Trabalho intersetorial que será realizado com o apoio das:

a) Equipe Técnica dos CRAS Área Cura e Matão, Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência; (encaminhamento das famílias, controle e supervisão dos serviços)

(10)

b) Equipe Técnica do Grupo de Apoio NISFRAM inseridos nos serviços sociais em execução – Apoio à gestão do cadastro único – Bolsa Família e BPC e SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Equipe mínima, específica a realização do projeto:

Profissional Quantidade Escolaridade Carga horária semanal Técnico de Referência - Responsável do projeto 01 Superior completo 40 h/s Facilitadores/Oficineiros 01 Por tipo de atividade Superior completo 20 h/s 5.2 – Instalações

A Organização conta com 02 prédios com 388,24 m², distribuídos em dois andares, e 01 imóvel anexo de: 250 metros, 125 de área construída e restante de áreas de convivência, onde são executados os serviços socioassistenciais tipificados;

✓ Salão para atividades coletivas, comunitárias e culturais; ✓ 01 Refeitório para funcionários e colaboradores;

✓ 01 Cozinha;

✓ 02 Salas para atividades socioeducativas; ✓ 01 Sala para arquivos;

✓ 01 Sala para Equipe Técnica; ✓ 01 Laboratório de Informática; ✓ 01 Secretaria;

✓ 07 banheiros distribuídos nas salas. ✓ 01 recepção;

✓ 01 sala administrativa; ✓ 01 Biblioteca a Comunidade;

(11)

✓ 01 Sala para atendimento individual; ✓ 01 banheiro;

✓ 01 sala para estoque de materiais gerais; ✓ 01 área para acolhimento;

✓ O restante de 125 m² de área aberta para a realização de atividades esportivas, brincadeiras, etc.

O espaço é distribuído em dois imóveis anexos. As atividades propostas para o público alvo serão realizadas em espaços públicos ou privados que serão mapeados após a aprovação do projeto, sendo esses espaços adequados, acessíveis e bem localizados para que as crianças e adolescentes não encontrem problemas e dificuldades para participarem.

6. MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E INDICADORES DE RESULTADOS

Reuniões mensais com a equipe técnica (CRAS/NISFRAM) para discussões de casos e definições de intervenções; Articulação com a escola e a saúde; Controle de frequência.

Assiduidade dos participantes; Envolvimento das famílias; Cuidados com a saúde.

Frequência nas atividades do projeto; Participação das famílias nas atividades ofertadas.

7 - PLANO DE APLICAÇÃO

Elemento de despesa Concedente/CMDCA

Recursos Humanos R$ 63.478,80

Serviços de Terceiros – PJ R$ 42.000,00 Adaptação de espaços/ambientes R$ 3.000,00 Material de consumo em oficinas:

higiene pessoal, didático, brinquedos pedagógicos, esportivos

(12)

Despesas com transporte de

colaboradores entre os núcleos R$ 11.400,00 Despesas com uniformes

(colaboradores e beneficiários) R$ 3.000,00 Despesas com alimentação em oficinas

e eventos R$ 6.000,00

Materiais de higiene, limpeza dos

espaços R$ 3.000,00

Total Geral R$ 139.794,88

8- CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

CONCEDENTE: GOVERNO MUNICIPAL – FMDCA

Meta 1ª Parcela

Mês 01

R$ 139.794,88

Pede deferimento,

Sumaré, 02 de Dezembro de 2019.

Rosa Maria Góes da Silva Grupo de Apoio NISFRAM

9 - APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE. Aprovado,

Sumaré, ____ de ____________ de ________.

Referências

Documentos relacionados

Apesar disso, ainda com enfoque na prova de Redação do Enem, percebemos que os pontos negativos evidenciados por Sousa e Silva (2015), tais como engessamento do plano curricular para

A análise da evolução dos principais grupos financeiros portugueses no período 1992/03 é feita com base no estudo comparativo das rubricas mais relevantes do sistema financeiro,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Tendo em vista os aspectos relacionados aos impactos ambientais provocados pela mineração de ferro e quartzito, este trabalho propõe desenvolver materiais compósitos

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no