• Nenhum resultado encontrado

SOLI DEO GLÓRIA BOAS NOVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOLI DEO GLÓRIA BOAS NOVAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 40 ano 54 20 de outubro de 2013 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo:

Rev. Cláudio Albuquerque

Pastor Auxiliar:

Rev. Iclayber Alves

Pastor Colaborador:

Rev. Nisan Baía

Pastores Evangelistas:

Rev. Fúlvio Leite ‐ Vasco Rev. Edelson Lacerda ‐ Torre

Pastor Missionário:

Rev. Arthur Braga ‐ Nazaré

Missionários Plantadores:

Miss. Jaidson Araújo ‐ Aliança Miss. Márcio Cristino ‐ Itamaracá Miss. Alcimar Cavalcante ‐ Vicência

Endereço

R. das Creoulas, 120,Graças, Recife PE / CEP: 52011‐270

Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br

Atendimento pastoral e visitação

De terça a sexta‐feira Expediente da Secretaria De segunda a sexta‐feira 8h às 12h e 14h às 18h Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48 Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619 Torre, Recife / PE Vasco da Gama R. Vasco da Gama, 786 Casa Amarela, Recife / PE

Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68, Centro, Vicência / PE

SOLI DEO GLÓRIA ‐ BOAS NOVAS

O Coro Boas Novas comemora seu 53º aniversário neste domingo. Ele sempre tem usado a expressão Soli Deo Gloria para tributar glórias a Deus nesses anos de atividades. A expressão Soli Deo Gloria vem do latim, e literalmente significa glória a Deus somente. Este é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus única e exclusivamente, uma vez que a salvação foi e é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.

Soli Deo Gloria foi o lema dos reformadores do século XVI. Eles tiveram o entendimento de que, assim como o homem, tudo o que Deus fez foi destinado para a sua própria glória. Era preciso resgatar essa verdade, pois a mesma havia se perdido no decorrer da história da religiosidade humana. A glória de Deus, e somente a honra e reconhecimento devida a Ele deveria ser a mola motora que estimula o homem a viver neste mundo.

Um dos maiores problemas do homem, em todos os tempos e, sobretudo nos dias atuais, é a questão do seu próprio significado. O que significa viver? Qual é a razão da existência? A sociedade humana perdeu o rumo e vive em busca de encontrar uma razão para viver.

Quando eclodiu a reforma religiosa do século XVI, essas mesmas questões inquietavam aquela sociedade. A religião da época não mais respondia as necessidades espirituais das pessoas. A igreja estava muito preocupada com a sua própria glória e domínio. Foi então que líderes como Lutero, Calvino, Zwínglio, Farel e John Knox perceberam que a Igreja não estava mais vivendo para Cristo, mas, sim para si mesma. Eles e outros afirmaram com suas palavras e atos que iriam viver para Deus. Calvino afirmou que Deus deseja que a Sua glória seja conhecida e manifesta no seu povo.

Em nossos dias, uma canção do negro‐espiritual americana, surgida na década de 70, tornou‐se um símbolo mundial desse reconhecimento. A música "Meu Tributo" (My Tribute), também conhecida como "À Deus seja a glória"(To God Be the Glory). Nesta canção, o autor declara: "Como eu posso agradecer por todas as coisas que tens feito a mim. Todas elas demonstram quanto amor Tu tens oh Deus por mim. As vozes de milhões de anjos não poderiam expressar minha gratidão. Tudo o que eu sou e o que pretendo ser, eu ofereço a Ti". Daí, após o reconhecimento desse grande amor revelado, a canção irrompe em louvor e glorificação a Deus: "A Deus seja a glória, a Deus seja a glória, a Deus seja dado glória por todas as

(2)

B

D

│ 2 0 outubro 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

2|

pastoral e espaço missionário

coisas que Ele tem feito". Em seguida a canção enumera o que a misericórdia de Deus fez: "Com seu sangue [o sacrifício de Seu Filho na cruz] salvou‐me, com seu poder, resgatou‐me. À Deus seja dado Glória pelas coisas [Boas Novas] que Ele fez.

A conclusão que nos apresenta a canção é que deveríamos "querer viver a vida para adorar/glorificar somente ao Senhor. E se, por um acaso, recebermos alguma honra humana e louvor, levaríamos ao Calvário [oferecê‐lo ao pés de seu sacrifício]".

É isso que significa a expressão cunhada pela reforma e tantas vezes repetida pelo Coro Boas Novas. Em momentos importantes e significativos na vida de nossa Igreja. Nossa oração e desejo é que juntos possamos fazer um grande coro para anunciar as Boas Novas da Graça, e darmos "à Deus, toda a Glória que por nós tanto fez". Parabéns por esses 53 anos de caminhada louvando ao Deus todo poderoso e cheio de graça e misericórdia. Que possamos descobrir e experimentar a vida gloriosa que há em viver e fazer tudo somente para a glória de Deus. Amém!

Rev. Cláudio Henrique Albuquerque

─ PASTORAL ─

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

RELATÓRIO DO PROJETO QUECHUA

"Una espiritualidad que no lleva a amar y preocuparse por el prójimo no es verdadera" Prezados parceiros do Projeto Quéchua, na Epístola de Tiago encontramos o seguinte: "A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar‐se isento da corrupção do mundo". Se a nossa fé não estiver acompanhada de obras ou ações, não significará muita coisa. Falar que acredita em Deus e que se tem a Jesus no coração quer dizer viver de acordo ao Evangelho, apresentar o Evangelho em palavras e ações. Quanto mais próximo de Deus, mais próximo do homem.

Na sociedade onde vivemos precisamos demonstrar de verdade o Evangelho, em amor e ações, palavras e obras, vida e testemunho. Sabendo que as pessoas são observadoras atentas. É preciso viver de acordo com o Evangelho transformador de Cristo.

Vimos compartilhar e transmitir o que Deus tem realizado na cidade de Ayacucho. Na Iglesia Presbiteriana La Libertad, vimos realizando diversos trabalhos, porém o que tem se destacado é o discipulado com os jovens. Eles têm entendido que a base para seu crescimento pessoal, bem com, da igreja é o discipulado. Também o trabalho com as crianças tem sido muito bom. Cerca de 50 a 60 crianças são instruídas na Palavra todo domingo pela manhã. Também, temos investido tempo e recursos na formação de novos músicos na igreja.

Pedidos de oração:

‐ Pelo plantio de uma igreja na periferia da cidade de Ayacucho; ‐ Pelas portas que Deus tem aberto na cadeia e na associação das mães;

‐ Pela congregação de Santa Inês que fica na zona rural que tem crescido, temos dado assistência a essa congregação juntamente com o Pr. Lourenzo Bautista;

(3)

B

D

│ 2 0 outubro 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

VIAGEM A FORTALEZA

A viagem à cidade de Fortaleza/CE nos dias 4 a 7 de outubro, pelo grupo da

"Terceira Idade" foi de grande proveito. A Maria da Luz, 87 anos, nunca tinha

viajado de avião. Quando indagada sobre a tão sonhada experiência, respondeu:

"Não sabia que era tão bom. Não tive nenhum pingo de medo. Estou pronta para a

próxima." A simpática, sábia e comunicativa da Luz, que é membro da

Congregação da Torre, foi eleita "Musa da Viagem" por seu comportamento

exemplar que nos impressionou em tudo. Nos últimos três anos ela só perdeu uma

excursão entre as várias promovidas pelo Ministério da Terceira Idade da PIPR. Um

grande exemplo para muitos que até têm bem menos idade do que ela.

Na capital cearense o grupo ficou hospedado à beira mar na praia de

Mucuripe bem perto da famosa feira livre de artesanato no calçadão da praia de

Iracema onde se encontra quase tudo a preços populares. Vários pontos turísticos

foram visitados: Shopping das Tapioqueiras, Shopping Iguatemi, Casa do escritor

José de Alencar, Teatro José de Alencar, Mercado Público, Centros de Artesanatos,

Dragão do Mar (centro de exposições), por do sol na Ponte do Inglês.

No domingo, pela manhã, participamos da EBD na Igreja Presbiteriana do

Cambeba. O Pr. Nisan ensinou aos homens, e a irmã Glória, às mulheres. Ao meio

dia nos foi oferecido, e a todos os presentes, um farto e saboroso almoço à sombra

das mangueiras espalhadas ao redor do salão de Culto. À noite foi a vez do grupo

conhecer a Igreja Presbiteriana de Aldeota em que pregou o Rev. Nisan. Por volta

das 23h. chegamos de volta ao hotel, não antes de passarmos pela pizzaria.

Retornamos na segunda feira ao meio dia.

Foi um final de semana corrido, porém, muito bem aproveitado. O grupo

esteve sempre junto, um ajudando o outro. Os relacionamentos foram

fortalecidos e o retorno para casa deixou saudade em cada um! A Comissão da

Terceira Idade agradece a todos os componentes do grupo, mas principalmente a

Glória Santiago pela feliz coordenação da Viagem.

Até à próxima. E que Deus a todos abençoe, Rev. Nisan Baía.

AGENDA DO MINISTÉRIO – 2º SEMESTRE 2013

·Dia 09 de novembro (sábado) ‐ O filme "Corajosos" às 15:00h no salão do DI

·Dia 07 de dezembro (sábado) ‐ Festa dos aniversariantes (2º semestre). Acampamento Monte Moriá (Aldeia). Saída às 07:00h;

·Dia 13 de dezembro (sábado) ‐ Visita ao Abrigo de Idosos Iêda Lucena, às 15:00h.

PASSEIO DE CATAMARÃ | O Ministério da Terceira idade convida os interessados para um passeio de Catamarã, dia 16 de novembro (sábado). Encontro às 16:00h no Marco Zero. Inscrições com Glória Santiago, R$ 30,00. Não perca!

(4)

B

D

│ 2 0 outubro 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

4|

anotações

(5)

notícias de primeia

|5

B

D

│ 2 0 outubro 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

53º A N I V E R S Á R I O D O C O R O B O A S NOVAS | Hoje o Coro Boas Novas comemora mais um aniversário. São 53 anos de louvor ao Senhor. Receberemos pela manhã o Coro Cântico Divino da Igreja Assembléia de Deus (Maranguape I). O Rev. Gildásio Reis, pastor da IP Parque São Domingos, nos trará a Palavra de Deus. Agradecemos aos convidados e visitantes sua presença. Que o nome do Senhor seja exaltado. SOLI DEO GLORIA!

CARAVANA PARA TERRA SANTA | Você que deu seu nome e deseja ir para Israel em maio de 2014 precisa ligar para a Best Turismo e f a z e r s u a i n s c r i ç ã o e p a g a m e n t o imediatamente para teos valores parcelados em até 9x no cartão. Ligue para Glícia (81) 3465.4022; 3465.2574; 9626.1010.

I SEMINÁRIO SOBRE O LAR CRISTÃO |

Acontecerá nos dias 1 e 2 de novembro de 2013 aqui na PIPR. Todos estão convidados a participar. Homens e mulheres, casados e solteiros, jovens e adultos. Os pastores Cláudio Albuquerque e Orebe Quaresma, e sua esposa, Simone, trarão as palestras que serão de grande desafio e edificação. Faça já a sua inscrição na Secretaria da PIPR, ou com Paloma Alves aos domingos.

A C A M P A M E N T O C R I A N Ç A S D E P R I M E I R A 2013 | As inscrições para o Acampamento Crianças de Primeira estão abertas. Não deixe de inscrever seus filhos para compartilhar de momentos muito divertidos, e aprender sobre "O Verdadeiro Prêmio" que é a salvação em Cristo Jesus. Local: Acampamento VC (Igarassu). Data: 29/11 a 01/12. Valor: R$ 90,00 (divididos em 3x), dois ou mais irmãos, R$ 80,00. Faixa Etária: 5 a 13 anos. Inscrições na recepção do Crianças de Primeira, aberto a toda criança que deseja participar.

SAF EM ORAÇÃO | A SAF realiza uma reunião de oração aos domingos às 08:30h (no templo). Vamos todos juntos buscar ao Senhor em oração.

2º ENCONTRÃO DA FAMÍLIA PIPR | As inscrições para o 2º Encontrão da Família PIPR estão abertas. Acontecerá nos dias 01 a 05 de março de 2014 (período de carnaval) no Bonito Plaza Hotel, na bela cidade de turismo ecológico, Bonito‐PE. São 220 vagas, garanta já a sua. Valor da Inscrição R$ 50,00, o restante em 6x. Acomodações em apartamentos duplos (460,00), triplos (430,00), quádruplos ou chalés (400,00) ou ainda coletivo em colchonete (350,00). Menores de 7 anos grátis (em c o l c h o n e t e ) ; d e 7 a 1 1 a n o s ( 5 0 % d a acomodação). Acima de 11 anos (valor integral). Maiores informações e reservas com Manoel Rubens e Ivson Vilela.

REVISTA SAF | Assinatura anual da Revista SAF – R$ 21,60. Procure Ruth Varela.

FESTA DE TALENTOS | Será no dia 23 de novembro (Sábado), a partir das 17h. Os irmãos que quiserem participar apresentando seus talentos devem fazer sua inscrição com Maria do Socorro Arcoverde ou Cybelle Mayra Durães. Só terão oportunidade os que estiverem inscritos. Àqueles que também tiverem talentos para ofertar para as barracas nos procure.

IMPACTO JOVEM | Todos os sábados, às 18:00h acontece o Impacto Jovem. Não fique de fora, venha e participe conosco de momentos de adoração, reflexão e estudo da Palavra.

IMPACTO JUNIOR | Você que é adolescente, de 10 a 13 anos, não deixe de participar. Vocês pais, tragam seus filhos, netos, sobrinhos. Estamos estudando sobre o novo nascimento em Cristo.

CONFERÊNCIA FIEL 2014 | A obra do Espírito Santo será o tema da 30º Conferência Fiel para Líderes que acontecerá de 13 a 17 de outubro de 2014, em Água de Lindóia/SP. Organize‐se e participe. Fone para contato 12‐3919.9999; site .

EMPREENDER NA PRÁTICA SÃO OUTROS 500...MILHÕES | Este é o livro, de autoria do Pb. Josimar Henrique, será lançado aqui nas dependências da PIPR, na próxima sexta‐feira, dia 25, às 19:00h.

(6)

B

D

│ 20 outubro 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.”

Tg 5:

16

Problemas Crônicos de Saúde

Abigail Miranda Adail Maia

América Elisabeth (Betinha) Anaide Lopes Bayard Amorim Cecília da Silva Clécio Figueiredo Clélia Maia Dilma Figueiredo Gilberto Oliveira João Alves Judite Ramos Juraci de Souza Josefa Gueiros (Zeza) Leonida Lima Lídia Santos Manacés Lyra Maria Gabriela Macedo Neide Galiza Machado Rômulo Athayde Vanildo Lima Outros Enfermos Alexandre Artur Cíntia Figueiredo

José Carlos Figueiredo e Miriam

(pedido de Cremilda)

Elelson

Conceição

Elisama e Jovelina (pedido de

Juraci)

Fabiano Leitão

Jeaney (pedido de Ruth)

Jonatan

José Roberto

Marcos Antonio

Maria Clara (pedido de D. Edite)

Maria José Araújo

Marlene Araújo (mãe de

Jaidson)

Tito

Valdice

Virlene

Walmir Araújo Jr. (pedido

Manoel Rubens)

Sr. Gilvan (pedido de Cristiano).

.

6|

ação social e súplicas

MACKENZIE VOLUNTÁRIO

A PIPR, através do Instituto Filadélfia e Projeto Barnabé, convida a seus

membros a participar desse evento social coordenado pelo Mackenzie. MV tem por

objetivo estender a MÃO AMIGA aqueles que estão à margem da sociedade. Você pode

participar de várias maneiras: orando; sendo um missionário, participando da

evangelização, falando do amor de Cristo, entregando literatura e convidando para o culto

na praça. Também, com sua profissão, doe algumas horas da Profissão que Deus lhe deu

(Médico, Dentista, Advogado, Enfermeiro, etc). Ainda com sua influência, indique e envie

profissionais nas áreas, jurídica e de saúde física e mental. Consiga medicamentos,

aferidor de glicose com as tirinhas. Voce pode ajudar com seus talentos, ajude a promover

um dia de recreação com a garotada; com seus bens, doe materiais para as oficinas como,

xampu, condicionador, reparador de pontas, tesourinha de unha, acetona, esmalte,

algodão, palito de laranjas, tinta de tecido, massa para biscuit. Participe, “Nunca se canse

d e f a z e r o b e m ” . P r o c u r e C a r m y e L e t i c i n h a . C o n t a t o s :

institutofiladelfiabongi@gmail.com

, 3355‐4995, 3227‐6047;

carmybeltrao@ig.com.br

,

8541‐5566;

leticiamariagomes@hotmail.com

.

(7)

Equipes De 20 a 26 de outubro De 27/10 a 02 de novembro

Presbíteros Josimar Henrique Rildo Leitão

Diáconos

Antonio Neto Israel Selva

Aziel Silva Bartolomeu Santos

Fernando Ângelo

Sistema de som Klaus Wagner Lucas Vieira

Regente Congregacional Sebastião Ventura Sebastião Ventura

Oração (Terças‐feira) Pb. Fernando Ângelo Pb. Rildo Leitão

Doutrina (Quintas‐feiras) Rev. Cláudio Albuquerque Rev. Cláudio Albuquerque

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Dia Nome

21/10 Alda Holanda Cavalcanti

Edson Vieira Santos

26/10

aniversariantes, escalas e plantões

|7

B

D

│ 2 0 outubr 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica‐te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Mês Dia CP Vasco CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Vicência

Manuella Sybalde Casado Barbosa

CP Aliança

Andressa de Matos Peixoto Melo

Outubro 27 Fernando Fernando T. Josimar Henrique Rildo Leitão Samuel Lyra Severino Gomes

Cauã de Matos Peixoto Guerra Gabriel Vilela Silva de Lyra América Elisabeth Lopes 23/10

10 Nisan Baia Edelson Iclayber Alves Arthur Braga Cláudio H. Arthur Braga (M)

24 Wilson Winston Washington Jr. Dário Gueiros Jamim Edson Santos

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Encontro de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Junior e Impacto Jovem 16 e 18h

Culto Matinal 9h

Prelúdio ‐ Coro Boas Novas e Cântico divino

Momento de Adoração

*Leitura Bíblica:Salmo100

*Oração Invocatória

*Hino: NC 14 "Louvor"

Coro Cântico Divino

Momento de Confissão

Leitura Bíblica: Isaías1:1‐18

Oração de Confissão

Hino: NC 79 "Glória ao Salvador"

Coro Cântico Divino

Momento de Consagração

*Leitura Bíblica: Salmo 33:1‐10

*Dedicação: NC 52"Glória e Coroação"

*Oração de Consagração

Coro Cântico Divino

Momento de Edificação

Mensagem – Rev. Gildásio Reis

Coro Boas Novas e Cântico Divino

*Oração & Bênção Apostólica

* Tríplice Amém

Notícias de Primeira

Escola Bíblica Dominical 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Coro Boas Novas

Convite à Adoração

*Leitura Bíblica:Salmo150

*Oração Invocatória

*Hino NC 42"O Grande Amor de Deus"

Coro Boas Novas

Chamada à Contrição

Leitura Bíblica: Salmo 31:1‐10

Oração de Confissão

Cânticos Congregacionais

Coro Boas Novas

Momento de Dedicação

*Leitura Bíblica: Salmo 111

*Dedicação: NC 38"Louvores sem Fim"

*Oração de Consagração

Coro Boas Novas

Exposição da Palavra de Deus

Mensagem – Rev. Gildásio Reis

Coro Boas Novas

*Oração & Bênção Araônica

Cântico: Vem Derrama Paz

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

─ L I T U R G I A ─

8|

programação litúrgica

B

D

│ 2 0 outubro 2 01 3 │

Primeira Igreja presbiteriana do R

ecife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Referências

Documentos relacionados

"Desperta minha alma, para que eu possa te louvar como se deve." A identidade do Deus que os cristãos louvam e adoram para sempre, foi distinguida pela encarnação do

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

A "Ambição" é de um lado o desejo imoderado de poder, de glória, de honras, de riquezas, e de outro, um estado de espírito caracterizado pelo desejo

Franziskaner Hefeweissbier Franziskaner Dunkel Weissbier Franziskaner Kristall Weissbier Spaten München Hell Spaten Oktoberfest Löwenbräu Original Lager Löwenbräu Oktoberfest

· 12.6 Outros efeitos adversos Não existe mais nenhuma informação relevante disponível. * SECÇÃO 13: Considerações relativas

A Comunidade Internacional em Mudança, Adriano Moreira eBooks is available in digital format?. [PDF]A COMUNIDADE INTERNACIONAL EM MUDANçA - ADRIANO

1. O Fundo orientará a sua política de investimento por princípios de rigor, rendibilidade e diversificação de risco, visando a maximização do valor das Unidades de

Ressalta Luz (2003), que as pessoas não são iguais, elas sofrem influências de fontes diversas e tem diferentes visões de encarar o mundo, é natural que as percepções e