• Nenhum resultado encontrado

Mestrado Integrado em Medicina Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa Ano letivo 2014-2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Mestrado Integrado em Medicina Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa Ano letivo 2014-2015"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

C a r o l i n a N u n e s C o e l h o | A l u n a n º . 2 0 0 8 0 4 9 | 6 º . A n o

Mestrado Integrado em Medicina

Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Nova de Lisboa

Ano letivo 2014-2015

(2)

ÍNDICE

 

1. Introdução 3

2. Objetivos 3

3. Descrição sumária das Atividades Curriculares 3

3.1. Estágio Profissionalizante 3

3.1.1. Estágio parcelar de Cirurgia 3

3.1.2. Estágio parcelar de Medicina 4

3.1.3. Estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia 4

3.1.4. Estágio parcelar de Saúde Mental 5

3.1.5. Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar 5

3.1.6. Estágio parcelar de Pediatria 6

3.2. Estágio Opcional – Serviço de Urgência 6

3.3. Preparação para a Prática Clínica 6

4. Atividades Extracurriculares 7

5. Reflexão Crítica 7

6. Anexos 10

“Por isso a educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas a aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional. Requer cultura, sem o que a sua compreensão do indivíduo doente será sempre limitada; formação científica sólida, sem o que não dominará as razões da sua actuação e não poderá progredir e inovar; impõe sentido ético e moral e interesse pelo próximo, sem o que não poderá apreender e viver o espírito de serviço que deve ser o paradigma da sua profissão.” in O Licenciado Médico em Portugal, 2005.

(3)

1. Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa tem como objetivo a formação pré-graduada através da aquisição de conhecimento teórico sólido e actual, bem como da aprendizagem de competências e aptidões práticas. A troca de experiência clínica, associada a um conjunto adequado de valores e atitudes éticas, procuram o desenvolvimento das capacidades do futuro médico, de forma a promover um futuro exercício profissional de excelência e de dedicação ao cuidado da vida humana. O sexto ano do MIM corresponde à etapa final deste percurso de formação, e enquanto ano profissionalizante, promove o ensino baseado na prática clínica tutelada. Está organizado num sistema de rotação de estágios parcelares pelas áeras médicas nucleares, terminando com uma prova pública de discussão do presente relatório final de estágio. Este relatório procura sintetizar o trabalho desenvolvido ao longo do sexto ano, começando por explicitar os Objetivos específicos e pessoais que foram definidos, Descrição sumária das atividades curriculares, enumerar as Atividades extracurriculares que penso serem elementos valorativos à minha formação, uma Reflexão crítica e os Anexos.

2. Objetivos

Um modelo educacional definido por objetivos orientado às necessidades na prática clínica é uma dinâmica de consenso internacional. Como tal, passo a enumerar os principais objectivos que são intrínsecos a este sexto ano, bem como os que delinei a nível pessoal: a) consolidar conhecimentos adquiridos previamente nos anos anteriores e outras unidades curriculares (UC); b) desenvolver um conjunto de competências clínicas e aptidões técnicas indispensáveis à boa prática médica; c) aprimorar atitudes responsáveis e competências humanas necessárias a uma conduta ética e solidária para com os doentes e seus familiares; d) conquistar um nível de autonomia e confiança nos actos médicos essenciais às proximas etapas do meu futuro exercício profissional.

3. Descrição sumária das Atividades Curriculares

3.1. Estágio Profissionalizante

3.1.1. Estágio parcelar de Cirurgia: Sob regência do Professor Doutor Rui Maio, realizei o Estágio

(4)

tutor, Dr. Luis Féria, nas diferentes valências desta especialidade, tais como no Internamento, na Consulta Externa, no Bloco Operatório e no Serviço de Urgência (SU). Foi um estágio com um caráter prático importante, nomeadamente na observação dos doentes na Consulta e no Internamento com registo dos diários clínicos; através da participação como segunda ajudante no Bloco Operatório e pela realização de suturas no SU. Foi dada a oportunidade de realizar uma actividade opcional, no meu caso na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde contactei com a dinâmica típica deste serviço, acompanhei a evolução clínica dos doentes e pude realizar várias técnicas de forma autónoma. Assisti igualmente a várias sessões teóricas e teórico-práticas ministradas no Hospital Beatriz Ângelo. Realizei ainda uma história clínica que serviu de base para a exposição oral de um trabalho de grupo no Mini-Congresso de Cirurgia, intitulado ”Acalásia – Caso Clínico”, cuja intervenção cirúrgica tive a oportunidade de assistir.

3.1.2. Estágio parcelar de Medicina: Tive oportunidade de realizar o meu estágio de Medicina

Interna, UC regida pelo Prof. Dr. Fernando Nolasco, no serviço de Medicina IB do Hospital Egas Moniz (HEM), tendo tido como tutora a Dra. Isabel Madruga. Durante oito semanas o meu trabalho dividiu-se entre as atividades desenvolvidas na Enfermaria, a Consulta Externa e SU do Hospital São Francisco Xavier. O estágio teve uma componente muita prática, pois foi-me dada grande autonomia e responsabilidade na observação e acompanhamento diário dos doentes na enfermaria, redigi a informação no seu processo clínico e propus exames complementares de diagnóstico (ECD) e terapêutica, redigi notas de entrada e de alta. A minha passagem no SU foi também uma forma de desenvolver uma atitude mais independente e abordagem próxima com os doentes e seus familiares, assim como uma oportunidade de realizar procedimentos técnicos. Como forma de complementação deste estágio procurei estar presente numa grande variedade de sessões clínicas, Journal Clubs e revisões de temas que foram realizados no serviço e HEM. Apresentei um trabalho de grupo aos colegas do serviço sobre o tema “Cirrose hepática e as suas principais complicações”.

3.1.3. Estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia: O presente estágio, cuja regência pertence

(5)

Ginecologia, no qual se inseria o Bloco de Partos, tendo sido uma oportunidade única de participar como segunda ajudante em várias cesarianas. No âmbito da Obstetrícia pude assistir a consultas de pré-concepção e dos diferentes trimestres de gravidez, bem como observei a realização de ecografias obstétricas. No que diz respeito às valências da Ginecologia frequentei as consultas desta especialidade, pude participar em diversas cirurgias decorridas no Bloco Operatório e Unidade de Cirurgia de Ambulatório, bem como assistir à realização de colposcopias e histeroscopias. Destaco também a oportunidade de ter participado na Consulta de Patologia Tromboembólica e Consulta de Senologia. Apresentei ainda à equipa médica um Caso Clínico intitulado “Nem tudo o que parece é…” relacionado com Restrição de crescimento fetal e Pré-Eclâmpsia.

3.1.4. Estágio parcelar de Saúde Mental: Esta UC encontra-se sob regência do Prof. Dr. Miguel

Xavier, que dirigiu os primeiros dois dias de estágio com a exposição e discussão de potenciais situações da área da Saúde Mental que qualquer futuro médico pode ser confrontado em contexto de urgência, de forma a elucidar formas de abordagem em cada caso clínico. Realizei o estágio de Saúde Mental durante quatro semanas no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, nomeadamente no Serviço de Estabilização e Triagem de Agudos e Núcleo de Primeiros Surtos Psicóticos, sob a tutela da Dra. Rita Mateiro. Acompanhei o seu trabalho e da equipa médica nas diferentes dinâmicas no Internamento, bem como na Consulta Externa de Psiquiatria Geral, onde tive um papel predominantemente observacional mas que me permitiu um contacto mais próximo com o doente psiquiátrico. De referir também a iniciativa em realizar bancos no SU de Psiquiatria no Hospital de São José, onde pude observar um grupo mais alargado de patologias psiquiátricas.

3.1.5. Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar: Durante quatro semanas, sob regência da

(6)

registo informático e codificação dos Problemas de Saúde (segundo o ICPC-2). Redigi ainda o Diário de Exercício Orientado, que foi alvo de discussão e avaliação no final do estágio.

3.1.6. Estágio parcelar de Pediatria: Realizei o Estágio de Pediatria, regido pelo Prof. Dr. Luís

Varandas, durante quatro semanas no Hospital Cuf Descobertas. Acompanhei a minha assistente, Dra. Sílvia Pereira, no Internamento, SU e Consulta de Pediatria Médica, onde realizei, de forma supervisionada, a observação dos doentes. Foi-me dada a possibilidade de cursar com outras valências da especialidade, nomeadamente com a Neonatologia, onde realizei de forma autónoma a triagem dos recém-nascidos; Consulta de Ortopedia Pediátrica e Consulta de Cirurgia Pediátrica, que me possibilitaram contactar com um leque mais alargado de patologia pediátrica. Assisti às várias sessões clínicas e reuniões do Serviço, tendo apresentado um trabalho de grupo intitulado: “Diagnóstico diferencial de icterícia na criança”. Elaborei também uma história clínica de um lactente internado por um quadro de sibilânica recorrente agudizada.

3.2 Estágio Opcional - Serviço de Urgência: Durante duas semanas, e sob regência do Prof. Dr.

José Alves, optei por realizar o Estágio Opcional no Serviço de Urgência Geral do Hospital Beatriz Ângelo sob a orientação do Dr. Carlos Palos. Escolhi esta opcional pois considero que o conjunto de competências e aptidões que são adquiridas em contexto de urgência são uma contribuição fundamental para um estágio profissionalizante em Medicina. Pude acompanhar as equipas médicas na admissão, observação, instituição de terapêutica e acompanhamento da evolução clínica dos doentes, com o intuito de alcançar uma abordagem cada vez mais autónoma perante cada caso. Frequentei as várias áreas do SU nomeadamente Balcões de Atendimento de diferentes níveis de triagem, Serviço de Observação e Sala de Reanimação. À semelhança das UC anteriores, redigi um relatório parcelar, que incluia uma análise estatística dos doentes e patologias observadas, tendo sido alvo de discussão no último dia.

3.3. Preparação para a Prática Clínica: Esta unidade curricular com uma visão integradora de

(7)

especialidades discutem um sinal/sintoma comum sob o seu ponto de vista, e expõem exemplos de casos clínicos, formas de abordagem e tratamento.

4. Atividades Extracurriculares

Ao longo do sexto ano, bem como dos restantes anos lectivos do curso, procurei participar em diversas atividades extracurriculares com o objectivo de complementar a minha formação médica e pessoal. Destaco as atividades que considero serem relevantes a ser valorizadas neste relatório:

• Membro do iMed Crew do IMed Conference 6.0 - Lisbon 2014

• Participação nos Congressos: 27ª Jornadas de Cardiologia do H.E.M., Outubro/2014 e 2º Congresso do Internato Médico dos Hospitais José Mello Saúde, Maio/2015

• Participação em estudo científico sobre Embolia Pulmonar, apresentado como Poster no 11th Congress of European Federation of Internal Medicine - Madrid 2012

• Realização de Professional Exchange no Brasil na especialidade de Cirurgia Geral, Agosto/2013

• Participação em projetos de voluntariado missionário em São Tomé e Principe e a nível nacional em Ourique e na Casa de Saúde Mental do Telhal, 2011-2013

• Vogal do Departamento de Ação Social na Direção da AEFCML, no ano lectivo 2011-2012

• Membro da Comissão Organizadora do Projeto de Voluntariado Saúde Porta a Porta organizado pela AEFCML e Cuf Infante Santo, 2012-2013

Em anexo encontra-se uma uma breve descrição em relação à importância destas atividades no meu percurso enquanto estudante de medicina, bem como a respectiva certificação.

5. Reflexão Crítica

(8)

Fazendo agora uma análise crítica iniduvidual a cada atividade, relativamente ao estágio de

Cirurgia, este proporcionou-me tanto adquirir como consolidar competências práticas, não só

através da minha passagem pelo bloco operatório, onde cheguei a intervir como segunda ajudante em 5 cirurgias, como na observação de forma autónoma de doentes no internamento. A longa duração deste estágio e a sua componente prática permitiram a concretização de grande parte dos meus objetivos, como também compreender a transversalidade da especialidade. Tudo isto, aliado ao estágio opcional na UCI, amplificou a minha experiência clínica no contexto cirúrgico e prática de técnicas, que considero serem de domínio crucial para qualquer médico em formação.

Relativamente a Medicina Interna considero que foi um dos estágios que mais contribuiu para o objetivo de alcançar autonomia na prática clínica, por ter ficado responsável diariamente por um a dois doentes, pela sua observação, actualização do seu diário e elaboração de um plano clínico. Esta exigência desafiadora de abordagem independente do doente, aliada de uma relação médico-doente de confiança e integração na equipa médica, fizeram-me crescer na complexidade inerente ao exercício da profissão médica. Outro aspeto bastante positivo a realçar prendeu-se com a valorização da componente formativa dada pelo Serviço em que estive inserida.

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia surpreendeu pela intensa vertente prática que revelou demonstrar: participei enquanto segunda ajudante em 9 cesarianas, estive presente em 6 cirurgias, pude praticar exame objectivo ginecológico e mamário, e realizar colheitas para colpocitologia. Estas oportunidades em associação à minha presença nas diversas valências da especialidade proporcionaram-me ter uma visão global do acompanhamento e abordagem da saúde da Mulher, e que os meus objetivos específicos para este estágio tenham sido cumpridos.

(9)

Em relação a Medicina Geral e Familiar gostaria de enfatizar a oportunidade de conduzir de forma autónoma diversas consultas com registo de informação clínica, codificação dos problemas de saúde, pedido de ECD, prescrição terapêutica e referenciação, quando necessário. Compreendi a fundo a dinâmica holística e a abordagem centrada na pessoa que MGF preconiza.

O estágio de Pediatria foi desafiante pela abordagem particular do doente desta faixa etária, bem como no desenvolvimento de técnicas de interação com a criança e seus familiares. Sinto que os principais objetivos foram cumpridos, valorizando as vários oportunidades de avaliar doentes em diferentes etapas do desenvolvimento, através da colheita da anmanese e exame objectivo dirigido.

Por último gostaria de destacar a possibilidade de escolha livre de um estágio Opcional

permitindo adaptar o currículo aos interesses de cada aluno. Considero que a minha passagem no SU foi uma experiência enriquecedora, um desafio constante ao meu raciocínio clínico, e uma forma de complementar a minha formação profissionalizante em medicina.

Em relação a UC de Preparação à Prática Clínica foco a pertinência dos temas escolhidos e a forma integradora do conhecimento, revelando-se uma mais valia neste ano curricular.

Termino o sexto ano fazendo uma retrospetiva muito positiva, convicta que os meus principais objetivos foram cumpridos, que todas as experiências vivenciadas foram enriquecedoras a nível científico e humano assim como foram um grande contributo para o meu crescimento pessoal e profissional. A aquisição de autonomia tão ambicionada foi acontecendo de forma progressiva, e mesmo sob orientação atenta, foi fulcral para obter capacidades de transpor o meu conhecimento para situações clínicas reais e desafiantes, mas dotadas de grande responsabilidade.

(10)

ANEXO I: Sumário dos estágios parcelares 2013/2014

Período de Estágio Unidade Curricular

15 de Setembro de 2014 –

7 de Novembro de 2014

Cirurgia Geral

Regente: Professor Doutor Rui Maio Local: Hospital Beatriz Ângelo

Tutor: Dr. Luis Palma Féria 10 de Novembro de 2014

16 de Janeiro de 2015

Medicina Interna

Regente: Professor Doutor Fernando Nolasco Local: Hospital Egas Moniz

Tutor: Dra. Isabel Madruga 26 de Janeiro de 2015

20 de Fevereiro de 2015

Ginecologia e Obstetrícia

Regente: Professora Doutora Teresa Ventura Local: Hospital Cuf Descobertas

Tutor: Dra. Mariana Loureiro 25 de Fevereiro de 2015

20 de Março de 2015

Saúde Mental

Regente: Professor Doutor Miguel Xavier Local: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Tutor: Dra. Rita Mateiro 23 de Março de 2015

22 de Abril de 2015

Medicina Geral e Familiar

Regente: Professora Doutora Isabel Santos Local: U.C.S.P. Alameda (Lisboa)

Tutor: Dra. Helena Gago 27 de Abril de 2015

22 de Maio de 2015

Pediatria

Regente: Professor Doutor Luis Varandas Local: Hospital Cuf Descobertas

Tutor: Dra. Sílvia Pereira 25 de Maio de 2015

5 de Junho de 2015

Opcional – Serviço de Urgência Geral Regente: Professor Doutor José Alves

Local: Hospital Beatriz Ângelo Tutor: Dr. Carlos Palos

Setembro de 2014 -

Janeiro de 2015

Preparação para a Prática Clínica

(11)

ANEXO II: Atividades extracurriculares

Durante o sexto ano, e ao longo de toda a minha formação académica, procurei expandir a minha formação pessoal e profissional em diferentes áreas que considero importantes.

A nível científico, destaco a minha presença enquanto membro iMed Crew naquele que é

um dos grande projetos realizados pelos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas, o Congresso IMed. Sem dúvida que já se tornou um grande motivo de orgulho pela dimensão e relevância científica que ano após ano tem conseguido alcançar, e ter participado enquanto membro da organização foi um experiência muito enriquecedora. Por outro lado, destaco a possibilidade que me foi dada em participar num estudo científico realizado pelo Serviço de Medicina do Hospital Santo António dos Capuchos, orientado pelo Dr. Pedro Barata. Permitiu-me um primeiro contato com as diferentes fases de trabalho num estudo científico e as exigências que lhes estão associadas. Ter sido aceite para ser exposto enquanto Poster num congresso importante a nível europeu na especialidade de Medicina Interna foi muitissímo recompensador. Procurei também este ano marcar presença em congressos cujos os temas considerei de relevo para a minha fase de aprendizagem.

A nível internacional, de referir a realização de um estágio clínico no Brasil na especialidade

de Cirurgia Geral integrado no Professional Exchange organizado pela Associação Internacional de Estudantes de Medicina e creditado pela FCM-UNL.

A nível de ação social, confesso que é uma das minhas grandes áreas de interesse, ao

longo destes anos foram vários os projetos e iniciativas na área do voluntariado em que estive envolvida. Realizei um projeto de missão durante um mês em São Tomé e Príncipe e outros a nível nacional, nomeadamente na Casa de Saúde Mental do Telhal. Fui coordenadora do Departamente de Ação Social na Direção da AEFCML no ano lectivo 2012-2013. Em 2013 e 2014, fiz parte da Comissão Organizadora do Projecto de Voluntariado Saúde Porta a Porta, que nasceu nesse ano e funciona até hoje. Este organiza a visita semanal de estudantes de medicina da FCM a idosos carenciados, com vista a colmatar as necessidades mais básicas de saúde e bem-estar, o combate ao isolamento social, e ao mesmo tempo contibuir para a humanização dos cuidados de saúde.

(12)

Certificado de participação enquanto membro da iMed Crew no IMed Conference 6.0 - 2014

!"#"$%&'()#"*%

!"#$%&#'()*+),-./01

+%,%#-.%&/%01%&23$&4"-$

!"#$%&#'()2)3"45'%6%'4)/*77%((##

Âœů÷Ù¦ƒůÂŬģØŬWƒœů÷¦÷ĺƒů÷ģĘ

!"#$%&'#(

/ůŬ÷śŬòœ›ƕŬ¦Âœů÷Ù¶Ŭůòƒů

ƒœģĈ÷ʃŬģÂĈòģ

CO

NFERENCE 6.0

ƏƒśŬƒŬĒÂĒ›ÂœŬģØŬůòÂŬ÷D¶ŬœÂƏ²ŬòƒƎ÷ĘäŬòÂĈĺ¶ŬůòÂŬJœäƒĘ÷ś÷ĘäŬģĒĒ÷ůůÂÂŬģØŬůòÂŬ÷D¶Ŭ

ģĘØÂœÂʦÂřŬŨŀƟŬöŬ>÷ś›ģĘŬŻƟĭàŬ›ÂØģœÂ²Ŭ¶ſœ÷ĘäŬƒĘ¶ŬƒØůÂœŬůòÂŬ¦ģĘäœÂśśŀŬcòÂ÷œŬ¶Â¶÷¦ƒů÷ģĘŬ

ƒĘ¶Ŭòƒœ¶ŬƏģœąŬƏÂœÂŬ¦œſ¦÷ƒĈŬ÷ĘŬÂĘśſœ÷ĘäŬůòƒůŬƒĈĈŬ¦ģʶ÷ů÷ģĘśŬƏÂœÂŬäƒůòϦŬůģŬòģśůŬůò÷śŬ

ÂƎÂĘůŬƒĘ¶ŬůòƒůŬÂƎÂœƕůò÷ĘäŬƏÂĘůŬƒ¦¦ģœ¶÷ĘäŬůģŬĺĈƒĘ²Ŭ›ģůòŬƒůŬEJsŬD¶÷¦ƒĈŬ]¦òģģĈŬƒĘ¶ŬƒůŬůòÂŬ

Y¦ůģœƕŬģØŬEJsŬhĘ÷ƎÂœś÷ůƕŬģØŬ>÷ś›ģĘ²ŬģĘŬůòÂŬĭƟůò²ŬĭĭůòŬƒĘ¶ŬĭŻůòŬģØŬJ¦ůģ›ÂœŬŻƟĭàŀŬŬŬŬ

còÂŬ÷D¶ŬģĘØÂœÂʦÂřŬ÷śŬƒĘŬƒĘĘſƒĈŬÂƎÂĘůŬģœäƒĘ÷śÂ¶Ŭ›ƕŬůòÂŬ]ůſ¶ÂĘůśŐŬhĘ÷ģĘŬģØŬEJsŬ

D¶÷¦ƒĈŬ]¦òģģĈŬöŬśśģ¦÷ƒ«šģŬ¶ÂŬśůſ¶ƒĘůÂśŬ¶ƒŬ&ƒ¦ſĈ¶ƒ¶ÂŬ¶ÂŬ÷Æʦ÷ƒśŬDö÷¦ƒśŬ¶ƒŬhĘ÷ƎÂœś÷ö

¶ƒ¶ÂŬEJsŬ¶ÂŬ>÷ś›ģƒŬļ&D>ĽŬö²Ŭƒ÷Ē÷ĘäŬůģŬ›œ÷ĘäŬůòÂŬĒģśůŬœÂ¦ÂĘůŬś¦÷ÂĘů÷Ù¦ŬƒĘ¶ŬĒ¶÷¦ƒĈŬ

÷ĘĘģƎƒů÷ģĘśŬůģŬſĘ÷ƎÂœś÷ůƕŬśůſ¶ÂĘůśŬ÷ĘŬůò÷śŬÙÂĈ¶ŬģØŬśůſ¶÷ÂśŀŬ/ůśŬŨůòŬ¶÷ů÷ģĘŬòƒ¶Ŭ]¦÷ÂĘů÷Ù¦ŬƒĘ¶Ŭ

<ÂƕĘģůÂŬ>¦ůſœÂśŬ¶Â¶÷¦ƒů¶ŬůģŬ/ĒĒſĘģöJʦģĈģäƕ²ŬEÂſœģĺśƕ¦ò÷ƒůœƕ²Ŭ/Ęئů÷ģſśŬ÷śÂƒśÂśŬ

ƒĘ¶ŬDƒĘŬŽŬDƒ¦ò÷Ę²ŬƏò÷ĈÂŬůòÂŬ›œƒĘ¶öĘÂƏŬ÷D¶Ŭ]Âśś÷ģĘśŬØģ¦ſśÂ¶ŬģĘŬEÂſœģ¦ģĘģĒ÷¦ś²Ŭ

÷ĘÂĒƒŬƒĘ¶ŬůòÂŬœƒ÷Ę²ŬÂœģśĺƒ¦ÂŬD¶÷¦÷ĘÂŬƒĘ¶ŬDſś÷¦ŬƒĘ¶ŬůòÂŬœƒ÷Ęŀ

56#-%1&7#%893

(13)
(14)

Certificado de participação no 2º Congresso do Internato Médico dos Hospitais José Mello

(15)

Poster admitido no 11th Congress of European Federation of Internal Medicine 2012

!"#$%&'#()*+!,-&%).*(/0)1&&

2/!3+*0/0&,%"*3+/$/*+&!+2&"(/+/"!(&*#$"*)%&

!"#$%&%'%()#*"#+,&&-#.)#*"#*,-/0,.)#1"#234%56)#*"#!%'&748,.)#9"#:8/;%.)#<"#:8/;%.)##

:"#=/8;-8&%()#*"#18>-8&,()#9"#?,@-5()#*"#<-8&-/-5.)#A"#$&,'%5.#

45 )%2/"!(&*+"*(*3-6&7*0'/$!(&0!+$*&!+$8+/*&2*0&"!'#"7*06&"7("&&&&&&&&&&&&&&&&&&& &&95&/+$%,+!(&)%2/"/+%6&7*0'/$!(&0!+$*&!+$8+/*&2*0&"!'#"7*06&"7("&& :5&,!2/*(*3-6&7*0'/$!(&0!+$*&!+$8+/*&2*0&"!'#"7*06&"7("&& (;<=>?6&'>@ABCDE& & & & # BBBCCC#*,DE&-5,#:F<CG(('0#*,DE&-55#F9C<#.H(.# /+$,*2#"$/*+&

I43'-# J3/@,D%&K# -@>,/85@#L!FM# &-@%8D5# %# 40%//-DE8DE# N8%ED,5'84# J&,>/-@# 58D4-#8'# @8@845# ,'0-&#4%&N8,J3/@,D%&K# N85,&N-&5"# I/'0,3E0# 4/8D84%/# %DN# /%>,&%',&K#N%'%#%&-#353%//K#J-&O,&@-N)#4,@J3'-N#',@,E&%J084#J3/@,D%&K#%DE8,E&%J0K#L*+!IM#&-@%8D5#'0-#J&-O-&&-N#8@%E8DE#'-5'#O,&#N8%ED,58DE#!F# >K#>,'0#4/8D848%D5#%DN#&%N8,/,E85'5"#

"*+"(#0/*+0&

!F#85#%#4/8D84%/#&-/-;%D'#N8%ED,585#P8'0#08E0#@,&'%/8'K)#%OO-4'8DE#O&-Q3-D'/K#P,@-D#%DN#,/N-&#J-,J/-"#+0-#8D8'8%/#J&-5-D'%'8,D#,O#'%40KJD-%)# '%40K4%&N8%# %DN# -/-;%'-N# *1!)# 2RS# %DN# RGN8@-&5# ,D# %N@8558,D# 4%D# >-# 35-N# ',# 8@J&,;-# N8%ED,5'84# 535J848,D"# 93&'0-&# 5'3N8-5# 4,@J%&8DE# 4/8D84%/#,3'4,@-#,O#'0-#53>5-'#,O#J%'8-D'5#P8'0#!F#535J-4'-N#>3'#-T4/3N-N#>K#*+!I#P8//#>-#J-&O,&@-N"#

F/-4'&,D84#%N&-55U# J-N&,>%&%'VE@%8/"4,@#

)%$7*20

1-'&,5J-4'8;-# &-;8-P# P%5# J-&O,&@-N# ,D# %# 4,D5-43'8;-# 5-&8-5# ,O# (W6# J%'8-D'5# P0,# 3DN-&P-D'# *+!I# O,&# J,558>/-# %43'-# !F)# >,'0# 8DJ%'8-D'# %DN# ,3'J%'8-D')#>-'P--D#.HHW#%DN#.H(("#C@%E8DE#P%5#J-&O,&@-N#358DE#@3/'8GN-'-4',&#54%D5#L?F#%DN#+,508>%M#P8'0#W)#(X#,&#XY#N-'-4',&5"#!F#P%5#N-O8D-N# %5#J3/@,D%&K#%&'-&K#O8//8DE#N-O-4'#P8'08D#%#5-E@-D'%/#,&#/%&E-&#;-55-/#,D#*+!I"#

R-@,E&%J084# %DN# 4/8D84%/# 40%&%4'-&85'845# P-&-# %D%/KZ-N# %5# P-//# %5# /%>,&%',&K# '-5'5"# 9,//,PG3J# N%'%# P-&-# 4,//-4'-N# >K# '-/-J0,D-# 8D'-&;8-P# P8'0# J%'8-D'5[&-/%'8;-5#%DN#@-N84%/#O8/-5#&-;8-P5"#:!::#(\'0#-N8'8,D#P%5#35-N#',#J-&O,&@#5'%'85'84#%D%/K585"#

,%0#($0

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

:4&--D8DE# '-5'8DE# P8'0# RGN8@-&5# P%5# D-E%'8;-# 8D# ,D/K# ,D-# J%'8-D'# L."X]M"# *G# &-%4'8;-# J&,'-8D# L*1!M# %DN# /%4'%'-# N-0KN&,E-D%5-# L2RSM# 5-&3@# /-;-/5# P-&-# 8D4&-%5-N# 8D# 6_# LWW"X]M# %DN# 6H# J%'8-D'5#LXW".]M)#&-5J-4'8;-/K"# CD#3D8;%&8%>/-#%D%/K585)#D,#&-/%'8,D#P%5#O,3DN# >-'P--D#5-T#%DN# %E-#P8'0#'0-#'0&,@>,-@>,/84#J3/@,D%&K#-;-D'"##

+0-# 6HGN%K# %//# 4%35-# @,&'%/8'K# P%5# ^6"W]# L\[(6M"# I'# (.# @,D'05# ,O# O,//,PG3J)# @-N8%D# ,;-&%//# 53&;8;%/# P%5# \H"^]# L6([YYM"# S8E0# *1!# >/,,N# /-;-/# P%5# %55,48%'-N# P8'0# P,&5-# 53&;8;%/# P8'0,3'# 5'%'85'84%//K#58ED8O84%D4-#LJ`H"H^H^M"##

#

(GC1aCb#?)#2c*S:#d)#R=b=A=b#A)#eI+:#R)#*%D#%#:'%'-G,OG'0-GI&'#RGR8@-&#+-5'#$-#c5-N#',#R-'-&@8D-#'0-#b--N#O,&#*+#C@%E8DE#8D#!%'8-D'5#:35J-4'-N#,O#S%;8DE#!3/@,D%&K#F@>,/85@f)#I4%N#1%N8,/#.HH.g#_U(H(6ʹ(H(\ .G<CbCI+C#<)#<I1CbC#*)#I22F:*CI#?#-'#%/)#b,DG8D;%58;-#N8%ED,585#,O#J3/@,D%&K#-@>,/85@)#CD'-&D%'8,D%/#d,3&D%/#,O#*%&N8,/,EK#(__Wg#X^U#L:3JJ/"#(M#:W6ʹ:WX

6G91CF1IG1FhF:#I)#*I$I22F1=#!)#1cCiG?C<jbFi#b#-'#%/)#c5-O3/D-55#,O#9%5'#F2C:I#R-'-&@8D%'8,D#,O#RGR8@-&#2-;-/5O,&#R8%ED,58DE#!3/@,D%&K#F@>,/85@#8D#%D#F@-&E-D4K#1,,@)#I&40#$&,D4,D-3@,/#.HH^g#Y(L_MUY__G^HY YG:+FCb#!)#a==RI1R#!)#aF?#d#-'#%/)#R8%ED,5'84#!%'0P%K5#8D#I43'-#!3/@,D%&K#F@>,/85@U#1-4,@@-DN%'8,D5#,O#+0-#!C=!FR#CC#CD;-5'8E%',&5)#+0-#I@-&84%D#d,3&D%/#,O#<-N848D-#.HHXg#((_U#(HYWG(H^^

^G:+FCb#!)#$FF<I+S#I)#<I++I#9#-'#%/)#*/8D84%/#*0%&%4'-&85'845#,O#!%'8-D'5#P8'0#I43'-#!3/@,D%&K#F@>,/85@U#R%'%#O&,@#!C=!FR#CC)#+0-#I@-&84%D#d,3&D%/#,O#<-N848D-#.HH\g#(.HU#W\(GW\_ 2F<G@;HA;IF&ID@;D=EF<& && 'DA;F?A<&J?KLLM&

)FN;D?&DCF6&OFD@<&J@D?CFM& \."^#L(\G_HM# 0FP6&?&JQM1&

O-@%/-# 66#L\^"HM# 0;C?<&D?N&<ORHA>R<&DA&H@F<F?ADA;>?& ?S&HDA;F?A<6&Q&

RK5JD-%# ## (X#L6W"(M# +%40KJD-%# (\#LYW"XM# S-@,J'K5-5# H#LHM# $,NK#'-@J-&%'3&-#Lk#6\"^l*M# (#L."6M# 'BERB?D@O&FR=>E;<R&D?DA>R;G&E>GDA;>?& ?S&HDA;F?A<6&Q& &8E0'#J3/@,D%&K#%&'-&K# (\#L6W"XM# /-O'#J3/@,D%&K#%&'-&K# 6#LX"WM# >8/%'-&%/#J3/@,D%&K#%&'-&8-5# .Y#L^Y"^M# (D=>@DA>@O&AF<A<6&B?;A<&J@D?CFM& S-@,E/,>8D)#E[N2# (."6#LY"HG(_"\M# 2-3m,4K'-5)#T(Hn_# (H6W^#L6\HHG.^.HHM#

!/%'-/-'5)#T(Hn6# .6Y"^#LW.G^W(M# R-08N&,E-D%5-#/%4'%'-)#c[2# ._6#L(6(G.HH^M# RGR8@-&5# .H(^#L(XXGX_X^M# *1!)#@E[2# ._"Y#L("\G(\Y"^M# *&-%'8D8D-)#@E[N2# H"\W#LH".G."Y(M# c&-%)#@E[N2# Y."^#L(6G.H.M# I/%D8D-#%@8D,'&%D5O-&%5-#LI2+M)#c[2# .W#L((GY^\M# I5J%&'%'-#%@8D,'&%D5O-&%5-#LI:+M)#c[2# ## .("^#L_G.\WM#

*0%&'5#().#%DN#6U#IE-)#%D%',@84#/,4%'8,D#,O#J3/@,D%&K#-@>,/85@)#&-/%'8,D#>-'P--D#/,4%'8,D#%DN#5-T#%DN#RR8@-&5#

*0%&'##YU#=;-&%//#53&;8;%/#%'#(.#@,D'05#,O# @-N8%D#O,//,PG3J"##

(16)
(17)

Certificado de participação em projetos de voluntariado em São Tomé e Princípe, Ourique

(18)
(19)

Certificado de Membro da Comissão Organizadora do Projeto de Voluntariado Saúde Porta

Referências

Documentos relacionados

O trabalho propõe um experimento de baixo custo para a determinação do coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies em movimento relativo, permitindo discutir, com

the gnowth of public debt was facilited by a dependent Central Bank and a system of direct monetary control based on credit ceilings.. D.Jring the first IMF

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

No presente trabalho foram adotadas estratégias de reconhecimento molecular tendo como alvos o recetor do folato (FR-) e proteínas de membrana, glicosiladas,

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e