• Nenhum resultado encontrado

Questão 31. Questão 32. alternativa A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Questão 31. Questão 32. alternativa A"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Fontes: BANCO MUNDIAL.Relatório do Banco Mundial 1984eWorld Development Indicators 1999.

Assinale a alternativa que explica os contras- tes verificados nos gráficos de transição de- mográfica da China e do Oriente Médio.

a) Na China, desde a década de 70, a meta demográfica estabelecida pelos governos é de um único filho por família; no Oriente Médio,

b) Na China, de economia planificada, a mi- séria e catástrofes alimentares provocam uma tendência à manutenção das elevadas taxas de natalidade; no Oriente Médio, a ele- vada renda per-capita da população reduz a mortalidade infantil.

c) Na China, adota-se a política demográfica dos Reformistas; no Oriente Médio, adota-se a teoria Malthusiana.

d) No intenso processo de urbanização da China, por todo o seu território, leva a popu- lação a ter uma maior conscientização do pla- nejamento familiar, enquanto no Oriente Mé- dio, com países essencialmente agrários, per- manece a tradição de famílias numerosas.

e) Na China, a precária assistência médi- co-hospitalar e a baixa eficiência na rede de saneamento básico são fatores determinantes para o baixo crescimento vegetativo, fato que não ocorre nos países do Oriente Médio.

alternativa A

A China apresenta uma das políticas mais rígidas de controle da natalidade no mundo, permitindo um filho por casal na área urbana e três filhos por casal na área rural, enquanto no Oriente Médio os valores relacionados à religião islâmica dificultam um planejamento familiar mais eficiente.

As afirmações abaixo apontam algumas ten- dências do processo de mundialização da economia capitalista, que têm, como pressu- posto básico, a necessidade da implantação de uma Nova Divisão Internacional do Tra- balho.

I. A implantação das transnacionais em di- versos países do planeta que abastecem ex- clusivamente seus mercados internos.

II. A descentralização da atividade indus- trial, por meio de filiais, fusões, associações e franquias.

III. O aproveitamento de mão-de-obra barata, combinado com vantagens fiscais e tributárias.

Questão 32

(2)

IV. O aprimoramento da exploração e da ex- portação das matérias-primas requeridas pelo mercado internacional.

Estão corretas:

a) apenas II e III.

b) apenas I, II e III.

c) apenas I, III e IV.

d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

alternativa D

Na Nova Ordem Mundial a estrutura industrial vem se caracterizando pela desconcentração industrial, pelo processo de fusões e aquisições, pela trans- ferência de unidades produtivas visando à diminui- ção dos custos de produção e pela introdução de novas tecnologias na estrutura produtiva.

No solstício de verão no hemisfério Sul (21 de dezembro), os raios solares incidem perpendi- cularmente ao Trópico de Capricórnio. Isso significa que:

a) o hemisfério Norte está recebendo menor insolação. Por isso, vive a sua estação fria, caracterizada por dias mais longos e noites mais curtas.

b) o hemisfério Sul está recebendo maior in- solação. Por isso, vive a sua estação fria, ca- racterizada por dias mais longos e noites mais curtas.

c) o hemisfério Norte está recebendo maior insolação. Por isso, vive a sua estação quente, caracterizada por dias mais longos e noites mais curtas.

d) o hemisfério Norte está recebendo menor insolação. Por isso, vive a sua estação fria, caracterizada por dias mais curtos e noites mais longas.

e) os dois hemisférios, Norte e Sul, recebem a mesma insolação. Nessa data os dias e as noi- tes duram exatamente doze horas em todo o planeta.

alternativa D

Devido ao movimento de translação e à inclina- ção do eixo de rotação em relação ao plano que contém a eclíptica, as estações (primavera, ve- rão, outono e inverno) vão se sucedendo ao longo

do ano. Os hemisférios Norte e Sul apresentam sempre estações opostas, ou seja, quando é ve- rão no hemisfério Norte, é inverno no Sul; quando é primavera no Norte é outono no Sul devido, principalmente, ao ângulo de incidência dos raios solares em relação à superfície terrestre. O solstí- cio de verão apresenta o dia (fase iluminada pelo sol) mais longo, e o solstício de inverno, a noite (fase não iluminada pelo sol) mais longa.

O Canadá e a Austrália são países desenvol- vidos e suas grandes extensões territoriais os colocam em destaque no cenário mundial. Po- rém, ambos apresentam como problema:

a) serem antigas colônias britânicas, atrela- das ao Commonwealth (Comunidade Britâni- ca das Nações), o que dificulta o comércio com outros blocos econômicos.

b) o fato de serem tradicionalmente países de emigração, sobretudo em direção aos Estados Unidos, que aceitam livremente imigrantes, desde que sejam mão-de-obra especializada.

c) apresentarem em seus territórios áreas anecumênicas.

d) a inexistência de terras férteis, devido às suas posições latitudinais.

e) a industrialização recente, transforman- do-os em países periféricos do sistema capita- lista internacional.

alternativa C

Canadá e Austrália apresentam porções de seus territórios que, devido a fatores naturais (o clima frio no centro-norte do Canadá e o clima desértico no centro-oeste da Austrália), levam a baixas con- centrações populacionais nessas regiões, ditas anecumênicas.

Considere as afirmações abaixo, a respeito dos efeitos positivos da imigração nos Esta- dos Unidos da América.

I. A mão-de-obra estrangeira é mais barata, diminuindo o custo de produção.

II. A mão-de-obra estrangeira disputa os mesmos empregos com os trabalhadores na- cionais, pressionando os salários para baixo.

Questão 33

Questão 34

Questão 35

(3)

III. A mão-de-obra estrangeira integra-se bem ao mercado de trabalho, suprindo a ca- rência de mão-de-obra qualificada.

IV. A mão-de-obra estrangeira amplia o mer- cado interno.

Estão corretas:

a) apenas I e II.

c) apenas III e IV.

e) I, II, III e IV.

b) apenas II, III e IV.

d) apenas I e IV.

alternativa D

A mão-de-obra imigrante, caracterizada pelo seu baixo custo e pela sua baixa qualificação, ajuda na diminuição dos custos em vários setores da economia e amplia o mercado consumidor.

Comumente, em alguns setores industriais da economia brasileira, a “reserva de mercados”

impõe aos consumidores produtos nacionais mais caros e defasados tecnologicamente, se compararmos aos produtos estrangeiros.

A ocorrência dessa prática só foi possível quando:

a) se intensificou a geração da capacitação tecnológica nacional, para fazer frente aos importados que dominam o mercado.

b) se concedeu subsídios e incentivos fiscais aos diversos grupos econômicos ligados ao po- der.

c) se tentou conter a circulação, no mercado, de produtos contrabandeados.

d) se observou a necessidade de gerar cresci- mento econômico no setor secundário.

e) o Estado se viu obrigado a conter a ação da corrupção empresarial.

alternativa B

A "reserva de mercado" foi baseada numa política de incentivos fiscais, subsídios e elevada taxação de produtos importados.

O Programa Fome Zero é de todo o governo.

Portanto, envolve todos os Ministérios e con- ta com a estrutura do Ministério Extraordi- nário de Segurança Alimentar e Combate à

Fome (MESA) e o Conselho Nacional de Se- gurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que é responsável pela coordenação das ações.

Assinale a alternativa queNÃOcorresponde às ações ministeriais que exemplificam as po- líticas estruturais propostas pelo governo fe- deral.

a) Geração de emprego e renda.

b) Incentivo à agricultura familiar, tanto quanto aos agronegócios.

c) Intensificação da reforma agrária.

d) Bolsa escola, renda mínima e superação do analfabetismo.

e) Crédito solidário.

alternativa B

No contexto do programa "Fome Zero" não há in- centivo ao chamado agronegócio.

Associe as características abaixo, referentes às bacias hidrográficas do Brasil, com as áreas de- limitadas no mapa.

I. Apresenta o maior potencial hidráulico do país.

II. Apresenta, no país, o maior índice de apro- veitamento do potencial hidrelétrico.

III. Ocorre a presença de rios intermitentes.

IV. É a maior bacia localizada totalmente em território nacional.

V. Historicamente, seu principal rio foi deno- minado como o da unidade nacional.

Está correta a associação:

a) I – B d) IV – D

b) II – A e) V – C

c) III – E

Questão 36

Questão 37

Questão 38

(4)

alternativa D

As bacias hidrográficas indicadas no mapa são:

A-Amazônica, B-Paraná, C-Secundária do Nor- deste, D-Tocantins e E-São Francisco. A correla- ção mais adequada entre as bacias hidrográfi- cas e as informações apresentadas é: I-A, II-B, III-C e E, IV-D e V-E.

O projeto foi concebido no âmbito da geopolí- tica brasileira, com o objetivo de implementar uma política especial do Estado para proteger as fronteiras setentrionais do país. Visa com- bater o contrabando de metais preciosos, con- ter conflitos entre garimpeiros (muitos deles com países vizinhos como a Venezuela), entre fazendeiros e indígenas e dar apoio às comu- nidades locais e tribos indígenas, como os Ia- nomamis.

Trata-se do:

a) Projeto Radam.

b) Projeto Sivam.

c) Projeto Trombetas.

d) Projeto Calha Norte.

e) Projeto Carajás.

alternativa D O projeto descrito no texto é o Calha Norte.

O fator preponderante que justifica as eleva- das taxas de desemprego, em torno de 10%

da PEA, entre os países da União Européia na atualidade, é:

a) a reduzida circulação de pessoas acordadas no Tratado de Maastricht, que intensificou a migração intra-regional por todo o continente europeu.

b) a intensa competitividade no mercado de trabalho, que incentivou o grande e livre flu- xo de latinos e africanos em direção ao conti- nente europeu.

c) a estruturação de indústria de ponta pelo continente, que se desenvolveu a partir da re- volução tecnocientífica.

d) a política demográfica das últimas déca- das, que reverteu as baixas taxas de natali- dade.

e) a intensa transferência de grandes empre- sas transnacionais para países periféricos, fe- chando as ofertas de trabalho no continente europeu.

alternativa C

O desemprego estrutural no continente europeu deve-se, entre outros fatores, à introdução de no- vas tecnologias poupadoras de mão-de-obra, que exigem um trabalhador mais qualificado, e à transferência (não intensa) de unidades produti- vas das transnacionais para os países periféricos em busca do barateamento do custo, do aumento da competitividade e da produtividade.

A extração de minerais metálicos no Brasil, como ferro, bauxita, cassiterita, ouro, dentre outros, concentra-se principalmente nos es- tados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Essa atividade está asso- ciada basicamente às:

a) áreas de escudos cristalinos, afetados por movimentos orogenéticos recentes, do período terciário da Era Cenozóica.

b) áreas de dobramentos modernos do ceno- zóico, que ainda não sofreram intensa ação erosiva.

c) áreas de bacias sedimentares, que apresen- tam sedimentação no período quaternário da Era Cenozóica.

d) áreas de escudos cristalinos, corresponden- tes aos cinturões orogênicos e às intrusões íg- neas do período Pré Cambriano.

e) áreas de bacias sedimentares, que sofre- ram extensivos derrames vulcânicos no perío- do Jurássico da Era Mesozóica.

alternativa D

Os recursos minerais no território brasileiro são en- contrados principalmente em terrenos cristalinos, datados da Era Pré-Cambriana (Proterozóico).

O desenvolvimento da hidrovia Paraguai/Pa- raná prevê a implantação de uma via nave- gável, com início no Rio Paraguai, em Porto

Questão 39

Questão 40

Questão 41

Questão 42

(5)

Cáceres (MT), e término em Nueva Palmira, no Estuário Platino. Com essa implantação, está prevista uma série de impactos ambien- tais diretos, como alteração do regime hídri- co, alterações nos padrões das cadeias ali- mentares, entre outros, além de impactos in- diretos como:

a) a perda da biodiversidade local, regional e global.

b) a diminuição do potencial pesqueiro.

c) o comprometimento da qualidade da água, contaminada pelo óleo das embarcações.

d) o fim da função estabilizadora do Pantanal e do fluxo das águas ao longo do Rio Para- guai.

e) a maior utilização dos recursos naturais regionais, com o risco de deteriorar o meio ambiente.

alternativa E

A viabilização da hidrovia Paraguai–Paraná, além de resultar numa série de prováveis impactos am- bientais na região compreendida pelo seu trajeto, também poderá promover impactos indiretos por facilitar a exploração de recursos naturais regio- nais como madeiras e minérios, entre outros.

As correntes marítimas frias condicionam a formação de litorais secos/desérticos. São elas responsáveis pela ocorrência de desertos no li- toral norte do Chile – Corrente de Humboldt – e, também, no litoral da África Meridional – Corrente de Benguela.

Os desertos que elucidam o texto são, respec- tivamente:

a) o deserto de Gobi e o deserto do Saara.

b) o deserto de Atacama e o deserto de Kalahari.

c) o deserto de Kalahari e o deserto do Saara.

d) o deserto de Atacama e o deserto do Saara.

e) o deserto de Kalahari e o deserto Arábico.

alternativa B

A corrente de Humboldt ajuda na formação do deserto de Atacama, no norte do Chile, e a cor- rente de Benguela na formação do deserto de Kalahari, no sudoeste da África.

Os estados da Região Norte e quase a totali- dade da Região Centro-Oeste apresentam uma taxa de crescimento populacional supe- rior à média nacional, como mostra o mapa abaixo.

Fonte: Brasil Sociedade e Espaço Desconsiderando os índices do crescimento ve- getativo da população, outro fator que vem contribuindo para o crescimento da população dessas regiões, acima da média nacional, é:

a) os incentivos governamentais e a garantia de emprego, que estimulam as migrações in- ter-regionais.

b) a interiorização de atividades industriais que estimulam as migrações, uma vez que as tradicionais regiões industriais já se encon- tram saturadas.

c) a possível geração de oferta de trabalho, pois essas regiões fazem parte da última fronteira agrícola brasileira, tornando-se re- giões atrativas para a população economica- mente ativa, excedente das demais regiões do país.

d) a saturação do mercado de trabalho para a mão-de-obra qualificada do sul e sudeste do

Questão 43

Questão 44

(6)

país, levando grandes fluxos de populações a migrarem para tais regiões.

e) a facilidade de migrações inter-continen- tais, já que ambas as regiões limitam-se com países sul-americanos, possuidores de graves problemas econômicos.

alternativa C

O crescimento demográfico nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil apresentam-se elevadas, devido ao crescimento vegetativo e principalmen- te aos fluxos migratórios (expansão das fronteiras agrícolas).

A análise do gráfico da balança comercial brasileira nos permite concluir que:

I. os déficits da balança comercial brasileira revelam um problema conjuntural e não es- trutural.

II. a estrutura produtiva brasileira está mui- to mais voltada para atender ao mercado in- terno do que ao externo, por isso saldos tão baixos.

III. diante da Divisão Internacional do Tra- balho, continuamos a exportar produtos pri- mários e manufaturados com alto valor agre- gado.

IV. a nossa estruturação industrial foi orga- nizada para substituir importações e não para gerar excedentes de produtos industriais exportáveis, que apresentam maior valor de troca.

São corretas:

a) apenas I e II.

c) apenas I e III.

e) I, II, III e IV.

b) apenas II e III.

d) apenas II e IV.

ver comentário

As afirmações, independentemente de sua veraci- dade ou não, não podem ser rigorosamente inferi- das a partir da análise do gráfico, como pede o enunciado.

Questão 45

Referências

Documentos relacionados

Quando o hemisfério Sul recebe mais luz e calor que o hemisfério Norte, é primavera ou verão nesse hemisfério, enquanto no hemisfério Norte temos o outono ou o inverno. luz

Java EE esten- de a Java Platform, Standard Edition (Java SE), fornecendo uma API para mapeamento objeto-re- lacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web-services.

Os dias tendem a ser mais longos (e as noites mais curtas) nas regiões mais ao norte do equador do que nas regiões mais ao sul. Os dias tenderão a ser mais longos (e as noites

Como quadro de referência, o grupo influencia, em primeiro lugar, a própria percepção da realidade social, pelos membros do grupo. O facto de se pertencer a um dado grupo faz com que

e do CPF ..., residente à Rua ..., nº..., no bairro ..., da cidade de ..., do Estado de..., para finalidade especial de promover a inscrição no Processo Seletivo Simplificado

c) Só que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer que esqueçamos tudo o que escreveram, se estivessem vivos / ...alguém pede que paramos de discutir... d) Só que

a) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estu- fa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,