• Nenhum resultado encontrado

ESTUDAREMOS. Um estudo histórico contemporâneo. A obra do Espírito Santo no Antigo Testamento. A obra do Espírito Santo no Novo Testamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDAREMOS. Um estudo histórico contemporâneo. A obra do Espírito Santo no Antigo Testamento. A obra do Espírito Santo no Novo Testamento"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)
(2)

Um estudo histórico contemporâneo

A obra do Espírito Santo no Antigo Testamento A obra do Espírito Santo no Novo Testamento

ESTUDAREMOS

(3)

UM ESTUDO HISTÓRICO

E COMPARATIVO

(4)

As religiões que negam a doutrina da Trindade têm dificuldade com a Doutrina do Espirito Santo. Elas têm, basicamente três opções:

UM ESTUDO HISTÓRICO E COMPARATIVO

1. Podem identificar o Espírito Santo com a divindade impessoal em que creem. Isso equivale a negar a existência do Espírito Santo.

2. Identificam o Espirito Santo com uma divindade do sistema politeísta.

3. Reduzem o Espírito Santo a uma espécie de força impessoal, algo como o poder de Deus implementado na criação.

(5)

O Espirito Santo como uma pessoa distinta é uma ideia única exclusiva da fé cristã. Contudo, o sincretismo afro-brasileiro fez com que fosse

criada uma correlação entre os orixás e o conceito de Deus e dos santos da tradição católica.

Na Umbanda Olorum é diferente das três divindades subordinadas:

Obatala = PAI Oxalá = FILHO Ifá = Espírito Santo

NAS RELIGIÕES

(6)

NO CANDOMBLÉ, Ifá é o orixá de “sabedoria e consulta”. Isso não é um paralelo exato, mas é interessante notar que ambos, Ifá e o

Espírito Santo, são porta-vozes do divino. Além disso seria um erro confundir categorias tão diferentes como a fé cristã e as religiões afro-

brasileiras, na busca de paralelos que, na verdade, são superficiais.

NAS RELIGIÕES

(7)

Existe muito pouco a respeito do Espirito Santo. Ao citar João 3.8, Kardec tratou o Espirito Santo como o Espirito de Deus,

mas também confundiu o Espírito com a alma e, aí, usou o texto para apoiar a doutrina da preexistência da alma.

NO KADERCISMO

(8)

No Alcorão, a Surate 2.116 dá a impressão que Maomé entendeu que a Doutrina da Trindade fosse composta de Deus Pai, o Filho e Maria. A doutrina da unidade absoluta de Deus elimina qualquer noção do Espirito Santo do ensino muçulmano.

O Islamismo entende a promessa de Jesus quanto à vinda do Espirito Santo como uma profecia a respeito de Maomé.

NO ISLAMISMO

(9)

“O uso que a Bíblia faz de „espirito santo‟ indica que se trata duma força controlada que Jeová Deus usa para realizar uma variedade

de propósitos. Até certo ponto, ela pode ser comparada com a eletricidade, uma força que pode ser adaptada para realizar

grande variedade de opções”.

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

(10)

Estes têm uma visão do Espirito Santo muito diferente da visão das testemunhas de Jeová, e que é consistente com seu

politeísmo. Eles ensinam que o Espirito Santo é uma divindade distinta de Jesus e de Deus Pai. Para eles, estas são as três pessoas que compõem a Trindade: o Pai e o Filho – pessoas de

carne e osso – e o Espírito Santo – pessoa comente espiritual.

OS MÓRMONS

(11)

PNEUMATOLOGIA

VÉTEROTESTAMENTÁRIA

(12)

B. B Warfield:

“O Antigo Testamento se assemelha a um salão ricamente mobilado, mas parcamente iluminado; a introdução de luz nada lhe realça que nele não existisse antes; mas nos faz ver mais, põe em relevo com maior nitidez muito do que mal se via anteriormente, ou mesmo que não houvesse sido percebido. O mistério da Trindade não é revelado no Antigo Testamento; mas o mistério da Trindade está submetido na revelação do Antigo Testamento, e aqui e acolá é quase possível vê-lo. Assim, a revelação de Deus no Antigo Testamento não é corrigida pela revelação mais plena que se lhe seguem, mas é simplesmente, aperfeiçoada, prolongada e ampliada”

A PNEUMATOLOGIA VETEROTESTAMENTARIA

(13)

 No A.T, a revelação do Espirito de Deus como uma pessoa divina distinta não é tão clara quanto no Novo Testamento.

 A ênfase do A.T está na unidade de Deus, realçando o monoteísmo, em contraste com o politeísmo, que era normal nas culturas que circundavam o povo de Israel.

 Não obstante, o Espirito Santo está presente no Antigo Testamento fazendo sua obra distintiva na administração da criação e no plano da redenção.

(14)

A palavra RÛAH é usada para significar “espirito”, mas tem outros sentidos importantes que contribuem com nosso entendimento do conceito de espirito.

 O sentido fundamental da palavra é “soprar”, “vento”, “ar em movimento”.

 Em I Reis 19. 11-13, rûah significa vento forte, que é distinto do Senhor, dando ênfase ao poder de Deus para atuar sobre a criação. Ele controla o vento, terremoto e o fogo.

 Harbin lembra que isso não apoia a noção de que o Espirito seja uma força impessoal.

(15)

 Isaías 40.12-31 proclama a grandeza de Deus e revela seus atributos de eternidade, onipotência, onipresença.

Conhecimento infinito e compaixão. Ele é superior a todos os ídolos dos falsos deuses.

(16)

“Espirito de Deus” = 11 vezes

“Espírito do Senhor” = 25 vezes

“Espirito Santo” = 3 vezes

NO ANTIGO TESTAMENTO...

Observação: RÛAH Aparece em vários contextos em relação a obra de Deus no mundo.

(17)

 Logo no inicio da história bíblica, encontramos rûah ’elohîm, Espírito de Deus, no ato da criação (Gn 1.2). Ferguson afirma que a referencia aqui deve ser ao Espirito de Deus, e não a um vento impessoal.

 No Salmo 104.30, o Espirito renova a face da terra, no ato criativo de Deus. e Jó atribuía sua criação ao Espírito (Jó 33.4).

(18)

 A CRIATIVIDADE é um atributo de Deus, como o qual ele dota as pessoas, por meio do Espirito Santo. O Espirito Santo capacitou e inspirou os artistas que trabalharam na criação do tabernáculo (Êx 31.3-5).

NO ANTIGO TESTAMENTO O ESPIRITO SANTO É

APRESENTADO COMO UMA PESSOA CRIATIVA

(19)

 Ele capacitou pessoas para reinarem sobre uma nação, como no caso de Saul (I Sm 10.6) e Davi (16.13).

NO ANTIGO TESTAMENTO O ESPIRITO SANTO ESTÁ

ENVOLVIDO NA PROVIDENCIA DE DEUS, REALIZANDO SEU PROPÓSITO NA VIDA DAS PESSOAS.

Não se deve, porém, se confundir a presença do Espirito neste sentido com a questão da salvação. O Espirito foi retirado de Saul, no sentido de impedir que reinasse (I Sm 16.14). E quando Davi orou, pedindo que o Senhor não retirasse dele o Espirito Santo (Salmos 51.11), talvez tivesse temendo que acontecesse com ele o mesmo que acontecera com Saul.

(20)

PNEUMATOLOGIA

NEOTESTAMENTÉRIA

(21)

O Novo Testamento relata a inauguração de uma nova etapa da história da redenção, realizada com a vida de Jesus. A presença e a atividade do

Espirito Santo revelam-se desde a inauguração da Nova Aliança.

PNEUMATOLOGIA NEOTESTAMENTÉRIA

Depois de descrever o cumprimento dado por Jesus a sua missão, o Novo Testamento prossegue, narrando a história da nova comunidade, a igreja, que é,

na verdade, a história dos atos do Espírito Santo. O dom da presença vital do Espírito Santo se tornou a característica principal da benção da nova aliança.

(22)

A palavra grega pneuma tem um campo de significado semelhante a rûah, querendo expressar “vento”, “folego”, “respiração”, “vida” e

“alma”.

PNEUMATOLOGIA NEOTESTAMENTÁRIA

Os Evangelhos mantêm o sentido do Antigo Testamento, como poder de Deus para realizar seus planos.

Assim, a gravidez de Maria é obra do Espirito Santo (Mt 1.20).

Segundo, em sua pregação, João falou de Jesus como o que “batizará com o Espírito Santo e com Fogo” (Nt 3.11).

(23)

Uma evento muito significativo foi a revelação da Trindade santa no batismo de Jesus. Neste evento, as três pessoas foram reveladas como distintas, sendo uma essência, no plano de redenção. O Pai, por suas palavras, e o Espirito, ao descer sobre Jesus em forma de pomba, validaram o ministério publico de Jesus (Mt. 3-13-17; Mc 1.9- 11; Lc 3.21-22; Jo 1.32-34).

PNEUMATOLOGIA NEOTESTAMENTÉRIA

(24)

A pomba é apenas um dos símbolo do Espírito Santo citados no Novo Testamento. Entre outros, podemos destacar o vento, a agua e o fogo.

O vento tem poder, mas não pode ser controlado pelos homens. É impossível prevê-lo. O Espírito Santo é soberano (At 2; Jo 3).

PNEUMATOLOGIA NEOTESTAMENTÉRIA

(25)

A revelação do Espírito Santo com uma pessoa, e não apenas como uma, é evidente no Novo Testamento. Uma prova disso é a questão do pecado contra o Espírito Santo (cf. Marcos 3.28-30).

a resistência do povo, ao assassinar Estevão, não era meramente a resistência a uma força impessoal, mas à própria pessoa de Deus, revelada pelo Espírito Santo (At 7.51-55). Estevão estava cheio do Espírito, e o ato de matá-lo significava a rejeição do Espírito por parte dos judeus.

PNEUMATOLOGIA NEOTESTAMENTÉRIA

(26)

Em outro caso, Ananias e Safira mentiram e tentaram o Espírito Santo, atos que também só se praticam contra pessoas. Esses insultos ao Espírito Santo foi uma ofensa contra a pessoa de Deus, e resultou no julgamento dos dois (At 5.1-11).

PNEUMATOLOGIA NEOTESTAMENTÉRIA

(27)

ESTUDO

SISTEMÁTICO

(28)

Espírito da Graça – (Hb 10.29) “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?”

Espírito da Verdade – (Jo 14.17) “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece: mas vós o conhecereis, porque habita convosco, e estará em vós”.

A BÍBLIA ATRIBUI OUTROS NOMES AO

ESPÍRITO SANTO

(29)

Espírito de Sabedoria e Conhecimento – (Is 11.2) “O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor”.

Espírito da Glória – (I Pe 4.14) “Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês”.

Conselheiro – (Jo 14.16) “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre”.

A BÍBLIA ATRIBUI OUTROS NOMES AO

ESPÍRITO SANTO

(30)

Em primeiro lugar, devemos notar que várias referências ao Espírito Santo são intercambiáveis com referências a Deus. Um exemplo notável é encontrado em Atos 5. Ananias e Safira haviam vendido uma propriedade. Trazendo uma parte do rendimento para os apóstolos, eles o apresentaram como se fosse o total recebido. Pedro pronunciou palavras de condenação contra um deles e ambos caíram mortos. Ao censurar Ananias, Pedro perguntou: “Ananias, por que enche Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (v.3). No versículo seguinte ele afirma:

“Não mentiste aos homens, mas a Deus”. Parece que, na mente de Pedro, mentir ao “Espírito Santo” e “mentir a Deus” eram expressões intercambiáveis.

ESTUDO SISTEMÁTICO

NATUREZA:

É um Ser divino

(31)

Outra passagem em que “Espírito Santo” é “Deus” são usadas de forma intercambiável é a discussão de Paulo sobre o corpo do cristão. Em I Co 3.16 ele escreve: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Em 6.19 ele usa linguagem quase idêntica: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. É claro que, para Paulo, ser habitado pelo Espírito Santo é ser habitado por Deus. Ao igualar a frase “santuário de Deus”

com a frase “santuário do Espírito Santo”, Paulo deixa claro que o Espírito Santo é Deus.

ESTUDO SISTEMÁTICO

NATUREZA:

É um Ser divino

(32)

O Espírito também é:

Eterno – (Hb 9.14) “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”

Onipresente – (Sl 139.7) “Para onde irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?”

Onisciente – (Jo 14.26) “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.

ESTUDO SISTEMÁTICO

NATUREZA:

É um Ser divino

(33)

O fato de as expressões “Espírito Santo” e “Espírito de Deus” serem constantemente usadas pela Bíblia, não sugerem com clareza personalidade ao Espírito. Motivo do qual alguns grupos durante a historia da Igreja negaram a personalidade do Espírito (monaquistas e pneumatomaquianos). Nos dias atuais teólogos a exemplo de Schleiermacher e Hitschil também negam que o Espírito é uma pessoa. Tais estudiosos defendem que a semelhança de algumas seitas principalmente orientais que o espírito não passa de um poder ou de uma influência que atua no universo.

ESTUDO SISTEMÁTICO

NATUREZA:

O Espírito Santo é uma Pessoa

(34)

Todavia, são lhe atribuídas características de pessoa, como:

Inteligência - Jo 14.26; 15.26; Rm 8.16 Vontade - At 16.7

Sentimentos - Is 63.10; Ef 4.30.

Além disso, Ele realiza atos próprios de personalidade. Sonda, fala, testifica, ordena, revela, luta, cria, faz intercessão, vivifica mortos, etc. O realizador dessas coisas não pode ser um simples poder ou influência, mas tem que ser uma pessoa.

ESTUDO SISTEMÁTICO

NATUREZA:

O Espírito Santo é uma Pessoa

(35)

Para entendermos melhor temos que fazer uma distinção entre o Espírito Santo e seu poder. Em Lucas 1.35, fica claro essas distinção: O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus”.

O Espírito não é um poder. O poder emana dele, são duas coisas diferentes!

ESTUDO SISTEMÁTICO

NATUREZA:

O Espírito Santo é uma Pessoa

(36)

Ele é a terceira pessoa da Trindade – (At 10.38) “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.

Tem sentimento – (Ef 4.30) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”.

Tem vontade – (I Co 12.11) “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”.

ESTUDO SISTEMÁTICO

Características da Pessoa do Espírito Santo

(37)

Ele atuou na criação (Gn 1.2) “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Inspirou os escritores bíblicos (II Pe 1.21) “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

Efetuou a concepção de Cristo (Lc 1.35) “E, respondendo o anjo, disse- lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

ESTUDO SISTEMÁTICO

A Obra do Espírito Santo

(38)

Ele convence do pecado (Jo 16.8) “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”.

Regenera (Jo 3.5-6) “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.

ESTUDO SISTEMÁTICO

A Obra do Espírito Santo

Referências

Documentos relacionados

Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judeia, tendo começado desde a Galileia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com

Com o objetivo de identificar alguns elementos sobre a pessoa humana integrada, a partir da opção por Jesus Cristo, que moveram a vida e a prática de Enrique de

Presidente para denominação do arruamento constituído pelas ruas 02 e 03 do loteamento urbano das Courelas da Igreja, sito em Cuba, do promotor PREDICUBA, “Rua

Salvo se estabelecido de forma diversa, por escrito e antes do leilão, o COMPRADOR será responsável pelo pagamento da comissão de compra, a qual recai sobre o valor do lote

A proposta deverá ser apresentada em moeda corrente nacional (real – R$), com observância ao preço máximo unitário e total no processo em epígrafe, contendo oferta firme e

Agora no meio do Novo Pacto, no qual está a Igreja do Senhor Jesus Cristo, todos os crentes em Cristo, o Espírito Santo, Cristo em Espírito Santo esteve falando à

Dados obtidos pelo California Department of Labor Statistics and Research, revelaram que os trabalhadores de indústrias alimentícias têm maior probabilidade de

A presença do “Consolador” não se verificou no dia de Pentecostes, porquanto a expressão grega “tò pneuma tò hágion” (“o Espírito Santo”) não é