• Nenhum resultado encontrado

VIENDO PELA FÉ QUANDO SE ESTÁ FRUSTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "VIENDO PELA FÉ QUANDO SE ESTÁ FRUSTRADO"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

|1

(2)

|2

(3)

|3

VIENDO PELA FÉ QUANDO SE ESTÁ FRUSTRADO

UM ESTUDO EM HABACUQUE

E-book – 2018

Autor:

Sandro Soares

Website do autor:

https://www.novavidasc.org/

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/sandrosoaresoficial/

(4)

|4

https://www.instagram.com/prsandrosoares/

https://www.youtube.com/c/sandrosoaresoficial/

Sobre o Autor

Sandro Soares é pastor na igreja de Nova Vida em Santa Catarina no município de São Gonçalo no estado do RJ. É casado com Adriana Soares e pai de Filipe, Mateus e Manuela Soares. Com formação em Teologia e Psicoteologia. Apaixonado por Jesus e sua palavra, Sandro Soares tem pautado seu ministério no ensino da Bíblia de forma atual e relevante para o seu século com a intenção de mostrar a pessoa de Cristo e sua obra redentora por meio de sua cruz.

(5)

|5

Introdução

Toda vez que você liga o rádio, as mesmas notícias são dadas. As pessoas desabafam sua frustração com tudo, da política à economia, e reclamam do quanto o mundo é injusto, já que os bandidos estão ganhando enquanto os mocinhos estão chorando.

Quão incrível seria se Deus realmente se sentasse como convidado em um talk show para responder a algumas perguntas?

O que ele diria? Como ele responderia? No antigo livro de Habacuque, esse cenário acontece. Um homem chamado Habacuque desabafa todo seu descontentamento, reclama e reclama com Deus sobre políticos desonestos, líderes empresariais gananciosos e celebridades desagradáveis. E, chocantemente, Deus aceita e entra em uma conversa brutalmente honesta.

Em resposta, Habacuque é esclarecido por Deus de porque as coisas são como são e porquanto tempo ainda durará esse quadro, mas além das respostas de Deus o seu convite é que “o justo viva pela sua fé” mesmo quando se está frustrado com tudo que está acontecendo ao seu redor.

Esse é o grande desafio: viver pela fé quando se está frustrado em um mundo cheio de maldade, injustiça, impunidade e sofrimento.

(6)

|6

(7)

|7

Alguns livros da Bíblia começam com uma introdução calorosa e oração sincera. Em vez disso, Habacuque, o autor frustrado desencadeia todas as suas frustrações a Deus desde o início de seu livro.

Aqui está como Habacuque começa em 1:2-4:

“Ó Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças?

Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição

e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado.

Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida”.

Habacuque ficou frustrado porque os bandidos estavam ganhando enquanto os caras “bons” choravam e sofriam. O livro que ele escreveu relata as respostas de Deus às suas perguntas sobre por que as coisas eram tão ruins e por quanto tempo Deus deixaria o mundo rondar o ralo antes de se envolver. Neste primeiro capítulo examinaremos o que realmente significa viver pela fé - especialmente quando você está frustrado com um mundo que está desmoronando.

Quando será um bom momento para sentar e ler Habacuque esta semana?

(8)

|8

O livro de Habacuque se abre usando as seguintes palavras para descrever a condição política, moral e espiritual da cultura há mais de 2.500 anos: violência, iniquidade, injustiça, destruição, disputa, contenda, a lei está paralisada, a justiça nunca vem, os ímpios cercam os justos e a justiça pervertida. Soa familiar?

Hoje em dia, se você assiste ao noticiário, ou ouve rádio, ou analisa as seções de comentários em blogs e mídias sociais, você vai descobrir que pessoas em geral estão tentando se inflamar publicamente. Você entenderá rapidamente que, embora o tempo tenha passado, a santidade não passou a ser vivida e praticada.

Na maioria das vezes, um profeta fala uma palavra de Deus para o povo. Em Habacuque, o profeta fala a Deus em nome das poucas pessoas piedosas remanescentes. Suas perguntas (1:2-3) são as mesmas que qualquer pessoa frustrada hoje perguntaria:

"Até quando?"

"Por quê?"

Surpreendentemente, Deus realmente responde a ele - duas vezes! Imagine a próxima vez que você estiver checando as notícias ou a mídia social e pergunte a si mesmo: “Como seria se Deus realmente surgisse e respondesse algumas perguntas?” Isso é o que acontece em Habacuque.

(9)

|9

Para entender o ponto das respostas de Deus, devemos examinar Habacuque 2:2-5:

“Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um

tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará".

Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons;

mas o justo viverá pela sua fidelidade. De fato, a riqueza é ilusória, e o ímpio é arrogante e não descansa; ele é voraz como a sepultura e como a morte. Nunca se satisfaz; apanha para si todas

as nações e ajunta para si todos os povos”.

O problema em todas as culturas é que as pessoas não têm uma visão do Reino de Deus. Um dia, não haverá mais igrejas, nações, eleições, guerras, pecados ou lágrimas. Um dia, o rei Jesus voltará para estabelecer o seu reino eterno. O Reino de Deus é o jeito que o mundo deve ser e será quando os pecadores e seus pecados forem tratados de uma vez por todas. Uma vez que temos uma visão do Reino de Deus escrita nas Escrituras, temos então uma visão pela qual julgar nossa própria cultura e nossa vida dentro dessa cultura. Desta forma, a vida cristã deve ser vivida no Reino, não na cultura, e é por isso que Jesus nos ensinou a orar: “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”

(Mateus 6: 9).

Você gasta mais tempo e energia focado na cultura pecaminosa ou no Reino eterno de Deus? Que aspectos da

(10)

|10

sua vida não estão sendo vividos atualmente em harmonia com o Reino de Deus?

RESPOSTAS ÍMPIAS AO MAL

Há muitas maneiras pelas quais as pessoas frustradas respondem aos aspectos corrompidos da cultura. Em vez de se voltarem para Deus, alguns confiam em si mesmos ou simplesmente cedem à tentação ao redor deles. Vemos cinco respostas ímpias aos problemas cíclicos do mundo em Habacuque 2:2-5:

“Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um

tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará".

Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons;

mas o justo viverá pela sua fidelidade. De fato, a riqueza é ilusória, e o ímpio é arrogante e não descansa; ele é voraz como a sepultura e como a morte. Nunca se satisfaz; apanha para si todas

as nações e ajunta para si todos os povos”.

1. Eu sou meu próprio rei.

Essas pessoas são descritas em Habacuque 2:2-5 como orgulhosas, já que sua “alma está cheia” e são “arrogantes”.

Você é uma pessoa que não se submete à cultura ou ao Reino de Deus, mas, ao invés disso, estabeleceu sua vida como seu próprio pequeno reino e a si mesmo como seu próprio pequeno rei?

(11)

|11

2. Eu sou meu próprio salvador.

Não confiando que Deus protegerá ou proverá, estas pessoas procuram ser seu próprio salvador e estão constantemente trabalhando freneticamente com estresse e coação, porque elas nunca estão em repouso. Você é uma pessoa que tem mais fé em si mesmo do que em Deus? Você estabeleceu a sua vida de tal maneira que, mesmo que Deus não venha, você estará bem porque você pode cuidar de si mesmo?

3. Eu estou escolhendo a cultura sobre o reino.

Sempre há comprometedores culturais, incluindo aqueles que têm novas interpretações da Bíblia que lhes permitem tolerar e celebrar o que Deus nos manda odiar. Essas pessoas são mencionadas em Habacuque 2:2-5. Tais pessoas, são tortas em seus corações e mentes. Você é uma pessoa que cedeu às pressões da cultura (incluindo as mídias sociais) para que você não tenha que mudar seu comportamento ou incentivar alguém a fazer o mesmo?

4. Estou evitando a realidade.

É certo que o mundo muitas vezes fede e parece pronto para ser escoado pelo ralo. Qualquer um que preste atenção a todo o sofrimento humano e ao mal no mundo, rapidamente se sentirá oprimido, desanimado e ansioso em algum grau. No entanto, a resposta errada é evitar a realidade e apenas manter a auto-medicação com tudo, desde entretenimento a comida, sexo, jogo, compras, drogas e álcool. Você está

(12)

|12

evitando a realidade e sua responsabilidade social para ajudar os outros?

5. Eu vou me beneficiar.

Quando a tolice ultrapassa a sabedoria, os oportunistas encontram uma maneira de lucrar com a dor dos outros. De acordo com Habacuque 2:2–5, essas pessoas são marcadas pela “cobiça”, porque esse tipo de pessoa “nunca tem o suficiente”. Você é alguém que está tirando proveito do tolo? Ferindo pessoas vulneráveis que são presas fáceis para o seu ganho em sua dor?

Para o cristão, há também um sexto e justo caminho chamado que examinaremos a seguir.

Alguma dessas cinco respostas erradas a uma cultura corrupta explica algum aspecto de sua vida? Quais mudanças precisam ser feitas?

O CAMINHO DA FÉ

Escondido no meio de um livro de poucos milhares de anos, frequentemente ignorado, chamado Habacuque, está esta pequena frase simples: "O justo viverá pela sua fé" (Habacuque 2:4). Esta frase é a resposta de Deus ao porquê o mundo é uma bagunça completa, onde não há esperança política, moral ou cultural, já que todos são maus e tudo está errado. Fé é a resposta divina a tudo que está errado no mundo. Esta pequena frase é repetida três

(13)

|13

vezes no Novo Testamento, o que é provavelmente a definição mais clara da fé cristã em toda a Bíblia:

“pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me

agradarei dele". Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois

foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho”.

(Hebreus 10:37-11:2)

Dizem-nos aqui que há muitas coisas para as quais precisamos apenas confiar na Palavra de Deus. Isso inclui esperar pela segunda vinda de Jesus Cristo para esmagar seus inimigos e estabelecer o seu reino. Nenhum de nós estava lá quando o mundo foi feito e Adão e Eva comeram a salada de frutas que arruinou tudo. Nenhum de nós estava lá quando Maria, a virgem, teve um bebê que era Deus. E nenhum de nós estava lá quando Jesus fez sua aparição fora de seu túmulo três dias depois de ser crucificado.

A fé é fácil quando você é saudável, rico, vencedor, amado, convicto e forte. É muito mais difícil quando você está doente, quebrado, perdendo, odiado, confuso e fraco. É especialmente difícil quando você está frustrado.

• A fé continua confiando no que Deus diz enquanto espera para ver o que Deus faz.

(14)

|14

• A fé continua confiando nas promessas de Deus de que a luz está chegando, enquanto continua avançando em total escuridão.

• A fé carrega nossos fardos pesados e leva-os ao Senhor para serem deixados para que não tenhamos mais que carregá-los.

• A fé não fica frustrada com Deus, mas, ao contrário, traz frustrações a Deus.

• A fé é sempre confiar em um Deus que você nem sempre entende.

• A fé é deixar que Deus seja seu para-raios para eliminar as tempestades em sua vida.

• Fé é o que mantém você indo quando o que você lê na Bíblia e vê na cultura é completamente diferente.

• A fé tem muito mais a ver com confiar em Deus do que em compreendê-lo.

• A fé valoriza o relacionamento com Deus sobre a resolução dos problemas da vida.

• Fé está confiando no que você lê na Palavra até que você a veja no mundo.

Até mesmo os crentes mais maduros agiram asperamente com Deus. Habacuque traz suas frustrações a Deus nem tanto para encontrar resolução, mas para construir seu relacionamento com o único que vale a pena ter fé.

Existe uma área específica da sua vida em que você está atualmente lutando para confiar em Deus? Como você pode trazer esse fardo para Deus?

(15)

|15

(16)

|16

Em algum momento, todos experimentam um dia diferente de outro dia. Esse dia é o dia em que alguém ou algo maior que você está no processo de derrotá-lo. O medo corre enquanto a esperança se esvai.

Nesse dia, o médico pode dizer que não há mais nada que possa ser feito para tratar o câncer; o advogado pode dizer que o divórcio está finalizado; a enfermeira pode dizer que a vida terrena do seu amado chegou ao fim. Quando esse dia chegar, é fácil ficar frustrado com Deus, mas você também pode trazer suas frustrações a Deus, assim como um cristão antigo chamado Habacuque fez em seu diário manchado por suas lágrimas. Ele nos deixa juntar-se a ele no meio de sua própria crise de fé em não saber o que o futuro reserva o reserva.

Nós sabemos pouco ou nada sobre Habacuque; sua família e história são um mistério. Em hebraico, seu nome significa abraço, o que é apropriado, já que ele abraçou a vontade de Deus.

Habacuque começa relatando “Advertência do profeta Habacuque”

(Habacuque 1:1). O conceito aqui é que ele está pela fé carregando um grande fardo à Deus na esperança de encontrar esperança e conforto. A resposta de Deus foi encontrar-se com Habacuque e revelar-lhe algo do que o futuro traria em meio a seus medos. Isso de alguma forma aconteceu através de uma visão, ou sonho, onde o destinatário está acordado. Talvez tenha sido um pouco como assistir a um filme há mais de 2.500 anos, ou até mesmo como a realidade virtual de hoje.

(17)

|17

Neste livro, que você pode ler em cerca de 10 a 15 minutos, existem quatro personagens principais. Primeiro, existe Deus. Em segundo lugar, há o homem piedoso Habacuque junto com alguns poucos cristãos justos. Terceiro, há "cristãos" rebeldes e ímpios, que podem ou não pertencer a Deus, mas que, no entanto, associam-se a seu povo. Seus pecados são tão significativos que, além de Habacuque, Deus levantou outros profetas - Naum, Sofonias e Jeremias - na mesma época para pregar o arrependimento. Enquanto os sacerdotes eram frequentemente criados em lares religiosos e educados em escolas religiosas, os profetas eram homens selvagens muitas vezes criados nos bosques e trabalhando nas margens da sociedade, como o alarme de incêndio de Deus, chamando as pessoas a fugirem do pecado e do inferno. O quarto e último personagem são os inimigos implacáveis, sem coração e sem Deus.

Em vez de ficar frustrado com Deus, o profeta Habacuque leva suas frustrações a Deus. Com os homens “bons” agindo tão perversamente quanto os “maus” - e nada além de morte financeira, moral, política e espiritual no horizonte - ele trouxe suas frustrações, medos e fé a Deus.

Com o que você está frustrado ou com medo agora? Você sinceramente trouxe essas frustrações a Deus como Habacuque fez?

(18)

|18

PIEDOSOS FORMADOS PELA FRUSTRAÇÃO

Às vezes, as pessoas mais frustradas são também as mais piedosas. Qualquer pessoa que esteja prestando atenção em como o nosso mundo realmente caiu, está se perguntando como perseverar em tempos difíceis. Confiando no caráter de Deus, Habacuque tem esperança no futuro. Ele começa o livro levando seu desabafo, dizendo em 1:2-4:

“Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! " sem que tragas salvação?

Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece.

Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida”

(Habacuque 1:2-4).

Por que Habacuque está tão chateado? Porque ele é uma pessoa piedosa que conhece o caráter e Reino de Deus.

Subsequentemente, todo o pecado e sofrimento que ele vê no mundo o enfurecem. O mal marcha sobre o bem enquanto valentões brutais estão rindo e suas vítimas estão definhando. Para piorar a situação, a corrupção cultural ultrapassou o governo, o sistema judicial, e os homens da lei que deveriam servir como dique para conter a inundação do mal.

Quando você começa a realmente entender a Bíblia e como o mundo deve ser, uma vez que o pecado se foi e nosso Rei Jesus veio, então você começa a ver quão ruim o mundo realmente é. No

(19)

|19

reino vindouro, o pecado, o mal, a doença, a morte, o conflito, o ódio, a injustiça, a pobreza, a guerra, as eleições, o crime, a mentira, o roubo, a trapaça e o choro serão banidos. Parece incrível, não é? Apenas saber que este reino está chegando e será governado por nosso Rei Jesus nos faz ansiar pelo dia em que ele aparecerá para mostra-lo.

Enquanto isso, o tempo continua. Os tempos mudaram, mas as pessoas não mudaram. Habacuque expressa fúria e frustração sobre as mesmas coisas que levam as pessoas hoje a postar comentários desagradáveis online e xingar uns aos outros. As duas perguntas de Habacuque são as mesmas que estamos fazendo mais de 2.500 anos depois.

Até quando? Quanto tempo Deus assistirá o mundo passar de pessoas feitas para agir como Ele para pessoas que agem como animais? Quando vamos deixar nossos empregos, colocar nossos chapéus de festa e estourar nossos fogos porque Jesus voltou? Esta pergunta é feita dezenas de vezes em toda a Bíblia, na maioria das vezes nos Salmos, quando os que estão em grande sofrimento clamam a Deus, perguntando quando chegarão ao lar.

Por quê? Por que um Deus bom e todo-poderoso suporta tanta rebelião? Por que Deus não conserta as coisas que só Ele pode consertar quando estamos no limite de nossos recursos? Por que as vovós piedosas morrem na pobreza do câncer, enquanto traficantes de drogas, políticos corruptos e celebridades imorais vivem longas vidas em grandes mansões para serem cultuados como deuses?

(20)

|20

A justa ira de Habacuque é, em última análise, resultado de seu conhecimento de como Deus fez o mundo, conflitar com o que ele vê ao seu redor.

O que você mais espera no Reino de Jesus? Com o que você está mais frustrado no mundo agora?

A RESPOSTA E O PLANO DE DEUS

Por causa do relacionamento íntimo de Habacuque com Deus, ele, com a voz levantada, a testa franzida e as mãos levantadas em frustração - apenas descarrega sua dor a Deus. Deus responde, mas a resposta Dele não é exatamente o que Habacuque estava esperando. Haveria mais sofrimento antes do alívio, o que vemos em Habacuque 1:5-11:

"Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem;

pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam, se lhes fosse contado. Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa,

que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem. É uma nação apavorante e temível, que cria a sua própria justiça e promove a sua própria honra. Seus cavalos são mais velozes que os leopardos, mais ferozes que os lobos no crepúsculo. Sua cavalaria vem de longe.

Seus cavalos vêm a galope; vêm voando como ave de rapina que mergulha para devorar; todos vêm prontos para a violência. Suas

hordas avançam como o vento do deserto e fazendo tantos prisioneiros como a areia da praia. Menosprezam os reis e

(21)

|21

zombam dos governantes. Riem de todas as cidades fortificadas, pois constroem rampas de terra e por elas as conquistam. Depois

passam como o vento e prosseguem; homens carregados de culpa, e que têm por deus a sua própria força" (Habacuque 1:5-11).

Às vezes, apenas desejamos que Deus nos diga o que Ele está fazendo. Ele fez exatamente isso com Habacuque, mas as coisas só pioraram, não melhoraram. O plano de Deus era usar o poder militar mais ímpio, poderoso, implacável, cruel e injusto como uma colher de pau para disciplinar aqueles que deveriam ser o seu povo. Essencialmente, sendo oprimidos por um exército demoníaco enviado diretamente das entranhas do inferno para soltar fogo na terra, as coisas estavam prestes a ir de mal a pior para Habacuque e sua nação.

Os conselheiros costumam falar sobre algo chamado sofrimento complexo. O sofrimento complexo é o que acontece quando experiências difíceis se acumulam umas sobre as outras, tornando- se um dilúvio avassalador que você não tem tempo de processar nada. Esse é o tipo de coisa que Habacuque está experimentando.

A superação da situação exigirá tremenda fé de que Deus é bom, está no comando e sabe o que está fazendo. É precisamente isso que a fé é: avançar na escuridão confiando que Deus está à frente em algum lugar.

Como Deus provou ser fiel a você em circunstâncias passadas que pareceram impressionantes para você? O que na sua vida requer atualmente um novo nível de fé para confiar em Deus?

(22)

|22

Ao ouvir que Deus usaria pessoas realmente más para disciplinar seu povo, Habacuque poderia facilmente ter parado de confiar em Deus. Como um homem piedoso, ele mal está segurando sua sanidade em um mundo sem deus, clamando a Deus por respostas. O único bote salva-vidas que Habacuque pode guardar é a fé, que é o tema de todo o livro: "O justo viverá da sua fé"

(Habacuque 2:4).

FÉ QUÍNTUPLA

Podemos definir a fé pelo menos de cinco maneiras:

1. A fé não é nossa maneira de conseguir o que queremos, mas sim aceitar o que Deus quer.

Às vezes pensamos que sabemos o que precisamos, então ficamos frustrados porque Deus parece não estar disposto a fazer o que queremos. Em vez disso, a verdadeira fé acredita que devemos confiar em Deus mesmo quando não entendemos ou concordamos com o que Ele está fazendo. Ele sabe o que está fazendo muito mais do que nós. Este é o processo exato que Habacuque sofre.

2. A fé combate a frustração com Deus, trazendo nossas frustrações para Deus.

Quando ficamos frustrados com Deus, podemos desistir de nosso relacionamento por um tempo, nos tornarmos amargos contra Deus, reclamar de Deus para os outros, ou até mesmo começar a encontrar uma maneira teológica inteligente de transformar Deus em uma versão mais adequada, mais aceitável e menos

(23)

|23

frustrante. Em vez disso, a fé traz nossas verdadeiras frustrações ao verdadeiro Deus, buscando um relacionamento baseado na confiança, mesmo que não haja solução para nossa frustração.

Este é o modelo que vemos em exibição com Habacuque.

3. A fé nos ajuda a ter perguntas para Deus, em vez de acusações a Deus.

Você já teve alguém fazendo um julgamento sobre você que estava simplesmente errado? Na mente dessa pessoa, o caso foi julgado, o veredicto de culpado foi proferido e tudo o que restou foi condená-lo às suas justas consequências. No entanto, essa pessoa não conhecia todos os fatos, nunca se preocupou em fazer perguntas e, como resultado, chegou a uma conclusão errada. Isso acontece com Deus o tempo todo. Em vez de julgar Deus com acusações, podemos aprender com o exemplo de Habacuque e levar nossas perguntas a Deus, começando em Sua Palavra.

4. A fé vê a diferença entre mágoa e dano.

Às vezes, pensamos erroneamente que, se Deus fosse bom, nunca nos machucaria. Há uma grande diferença entre mágoa e dano. Às vezes, Deus permite que um pouco de mágoa evite muitos danos. Da mesma forma, um médico vai nos machucar deslizando um bisturi em nosso corpo para remover o câncer que nos matará. Em Habacuque, a nação ímpia que vem para lidar com o povo de Deus é um bisturi nas mãos do Grande Médico, trazendo um pouco de dor para evitar o dano eterno que eles sofrerão no inferno se não se arrependerem.

(24)

|24

5. A fé é o que nos faz passar pelos maus momentos enquanto aguardamos os bons tempos.

Nos bons tempos, a visão será suficiente. Nos maus momentos, a fé continua a confiar que Deus tem um futuro para nós cheio de alegria - um futuro que não podemos ver porque a névoa densa e úmida da miséria se instalou sobre a nossa vida.

Como você vive verdadeiramente, diariamente, pela fé? O que impede você de confiar em Deus mais do que confia agora?

NÃO SABEMOS LAMENTAR

No mundo ocidental, simplesmente cheiramos a luto, luto e perda. Nós celebramos nossas vitórias publicamente e lamentamos nossas perdas privadamente. Ninguém faz um filme campeão de bilheteria sobre o atleta que perdeu e nunca se recuperou ou o investidor que perdeu tudo e nunca se levantou ou o coração partido que nunca foi consertado. Não. Toda história tem que ter um final feliz, que é uma maneira cultural de mentir.

Em nossas próprias vidas, usamos as mídias sociais para criar uma versão fictícia de nossa própria vida que omite todas as nossas falhas e fracassos, como se já tivéssemos nos mudado para o céu. Quando foi a última vez que você foi realmente honesto com alguém sobre como você está, seja pessoalmente ou online. Imagine que seu status nas redes sociais seja: "Hoje, ganhei alguns quilos; fui dispensado pela pessoa com quem estava namorando; não consegui pagar minhas contas; encontrei uma nova espinha e minha mãe esqueceu que é meu aniversário”.

(25)

|25

Ter fé em Deus nos leva a tempos difíceis, mas há outra peça que nos permitirá curar quando a tempestade passar. O lamento!

Lamentar é muito comum na Bíblia. No livro dos Salmos, a principal categoria de canções são os lamentos. As pessoas quebradas pela vida e que constantemente clamam a Deus se afligem e lamentam enquanto se movem em direção à cura. Até mesmo Davi, o cara durão que podia matar soldados e derrubar leões, sabia chorar quando era apropriado. O livro de Habacuque é em grande parte o lamento de um homem trazendo seu quebrantamento a Deus para alcançar a cura. Você pode ler seu pequeno livro em 10-15 minutos e alimentar sua alma por 10 a 15 anos. Aqui estão sete coisas que nos ajudam a aprender a lamentar:

SETE PASSOS PARA APRENDER A LAMENTAR

1. Quando lamento, me permito sentir.

Quando estamos sofrendo, muitas vezes nos entorpecemos para desligar a dor que sentimos. Quando nos entorpecemos, prejudicamos nosso relacionamento com Deus e com os outros enquanto nos tornamos emocionalmente mortos. Às vezes isso inclui automedicação com o seu prazer de escolha (drogas, álcool, comida, sexo, compras, entretenimento, etc.). Lamentar, ao contrário, nos permite sentir tudo o que estamos vivenciando, de modo que entristecemos as perdas e experimentamos a presença amorosa de Deus e daqueles que nos amam.

(26)

|26

2. Quando eu lamento, eu procuro a dor.

Ao trabalhar com mágoa, tristeza, perda e raiva, passamos pelo nosso processo de cura. Isso nos permite não ficarmos presos no poço do desespero, mas sim sentar naquele buraco por um tempo até que estejamos prontos para rastejar e seguir em frente com esperança na vida.

3. Quando lamento, lamento meu envolvimento e perco minha mentalidade de vítima.

Quando estamos sofrendo, pode ser difícil ver qualquer falha ou responsabilidade que temos pelo nosso sofrimento. O chefe injusto nos demitiu, mas nós sempre chegamos tarde e não fazemos um bom trabalho? A pessoa que amávamos nos deixou e rompeu o namoro, mas nós lhes demos algumas razões justas para isso?

Quando lamentamos, estamos abertos a qualquer oportunidade de aprendizado que tenhamos para admitir nossos fracassos passados, de modo a não arrastá-los para o nosso futuro.

4. Quando eu lamento, eu não luto em vingança contra os outros.

Pessoas feridas podem ser vingativas por natureza. Eles retornam ferimento por mágoa, ódio por ódio e dente por dente. Lamentando, a válvula de pressão em nossa alma está voltada para liberar pressão suficiente para que possamos retornar a nós mesmos e não machucar todos ao nosso redor só porque estamos sofrendo.

5. Quando lamento, tenho empatia com os outros que estão sofrendo.

(27)

|27

Quando estamos sofrendo, é fácil nos tornarmos o centro do nosso universo. Queremos que todos parem o que estão fazendo, corram em nosso socorro e nos tornem sua prioridade. Podemos facilmente esquecer que eles provavelmente têm seu próprio luto e lutam para lidar com eles. Lamentar o nosso problema nos permite curar um pouco, permitindo-nos ter compaixão por outros que estão sofrendo também. É por isso que o maior ministério vem da mais profunda dor.

6. Quando lamento, sinto esperança pelo futuro.

Lamentar permite um funeral de coração do passado. Isso nos permite ter uma sensação de conclusão, de modo que eventualmente nos levantamos e avançamos para o futuro que Deus tem para nós, com a esperança de que o pior não seja todos os dias.

7. Quando eu lamento, eu escapo da raiva e da depressão.

Estatisticamente, mulheres e homens manifestam sua angústia de maneira diferente. As mulheres são mais propensas a expressar sintomas comumente conhecidos como depressão, tristeza e abstinência. Os homens, por outro lado, geralmente não gostam de se sentirem emotivos ou vulneráveis, então eles se irritam para se sentirem fortes e capazes de se levantarem e irem para a guerra, em vez de se sentarem para chorar. De fato, muitos homens furiosos podem estar realmente deprimidos; eles definham porque não sabem lamentar.

Em Sua primeira vinda, o Senhor Jesus era muito parecido com Habacuque. Isaías prometeu que Ele seria um “homem de dores” e

(28)

|28

“familiarizado com a dor”. O choro de Jesus por Jerusalém e a morte de seu amigo Lázaro foram, de fato, uma lamentação perfeita. O mesmo acontece com o sangramento, o choro e a entrega de Jesus na cruz. O Deus a quem Habacuque clamou é o mesmo Jesus de quem Hebreus 4:15 diz com gratidão: “pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas”.

Hoje, todos que, como Habacuque, perguntam: “Por quanto tempo?”, estão ansiando pela Segunda Vinda de Jesus Cristo, quer eles saibam ou não. Quando o vermos novamente, a fé se tornará visível e a lamentação se tornará jubilosa, exatamente como Ele disse em João 16:20: “Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria”.

Com que coisa (s) você está mais frustrado, exausto ou estressado agora? Você trouxe essas coisas, com vulnerabilidade emocional e verdadeira honestidade, a Deus para lamentar?

(29)

|29

(30)

|30

Em vários momentos da vida, inevitavelmente chegamos às estações em que temos um problema do tamanho de Deus. Algo (ou alguém) é grande demais para suportar, e a situação está fora de nossas mãos. Quando essa hora chegar, temos duas opções. 1) podemos ficar frustrados com Deus como se Ele fosse o problema e não a solução. 2) podemos trazer nossas frustrações a Deus, confiando pela fé que Ele é a solução.

Examinando todos os males, injustiças e sofrimentos do mundo, Habacuque trouxe essa questão a Deus: “Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade.

Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?”

(Habacuque 1:13).

Em termos mais filosóficos, Habacuque está fazendo uma pergunta que hoje é comumente referida como “o problema do mal”, ou

“teodicéia”. Eis a pergunta: “Se Deus é todo-poderoso, onisciente e todo-bom, por que há sofrimento e mal?” Essa é uma das perguntas mais práticas, dolorosas e problemáticas que toda geração faz sobre Deus. Esta é a mesma pergunta que Habacuque trouxe a Deus para obter uma resposta. Se este fosse um teste de múltipla escolha, aqui estão as respostas possíveis:

1. Deus não existe.

O ateísmo erroneamente conclui que há mal e sofrimento porque não há Deus para impedi-lo.

(31)

|31

2. Deus não é todo-poderoso.

O Godismo finito erroneamente conclui que Deus é impotente e não tem o poder de vencer o mal e o sofrimento.

3. Deus não é onisciente.

O Godismo Evolucionário, também conhecido como Teísmo Aberto, erroneamente conclui que Deus não conhece o futuro, mas está experimentando a vida como ela vem, fazendo o seu melhor para aprender, crescer e responder às suas experiências, assim como nós.

4. Deus não é todo bom.

O panteísmo e o panenteísmo, encontrados em muitas religiões orientais, concluem erroneamente que Deus é bom e mau (yin yang) e que tanto a escuridão quanto a luz vêm e são expressões do caráter de Deus.

5. Não há sofrimento e mal.

O subjetivismo e o pluralismo concluem erroneamente que o mal e a experiência do sofrimento não são absolutos, mas sim relativos e, portanto, nem sempre errados ou negativos.

6. Deus ainda não acabou, então viva pela fé, não pela visão.

O cristianismo bíblico corretamente conclui que Deus é todo- poderoso, onisciente e todo-bom. Portanto, sofrimento e mal não são o que Deus é, a maneira que Deus fez o mundo, ou o caminho que o mundo será quando Jesus retornar e desvendar o seu reino. Até então, Deus nos lembra em Habacuque 2:4 que “os justos viverão pela fé”.

(32)

|32

Quais destas opções você escolheu em sua vida? Qual você escolherá para o seu futuro?

O LIVRO MAIS HONESTO DO MUNDO

A Bíblia é o livro mais honesto já escrito. Página após página são histórias reais sobre pessoas reais com lutas reais e um verdadeiro Deus que sozinho pode realmente ajudar. Um dos livros mais reais da Bíblia é Habacuque. Nele, lemos as orações encharcadas de lágrimas de um homem que está prestes a perder a esperança por sua própria vida e pelo mundo em que vive. Aqui estão suas próprias palavras quando ele se encontra com Deus em Habacuque 1:12-17:

“Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar

juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo. Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar

a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles? Tornaste os homens como peixes do mar, como animais, que

não são governados por ninguém. Esses ímpios puxam a todos com anzóis, apanham-nos em suas redes e nelas os arrastam;

então alegram-se e exultam. E por essa razão eles oferecem sacrifício às suas redes e queimam incenso em sua honra, pois,

graças às suas redes, vivem em grande conforto e desfrutam iguarias. Mas, continuará ele esvaziando a sua rede, destruindo

sem misericórdia as nações?”

(33)

|33

Quando a vida desmorona ao seu redor e você se encontra estressado e deprimido, é vital que você faça três coisas.

Aprendendo com os exemplos de Habacuque:

Um: você deve aceitar a realidade. Negar a realidade, ignorar a realidade, ou fingir que a realidade não é real, não ajuda, porque a realidade existe, quer concordemos ou não com ela. Ao falar sobre quem e o que ele estava enfrentando, Habacuque usa as seguintes palavras brutalmente honestas: malvado, errado, traidor, perverso, se alegra com a injustiça, luxo, riqueza e matança impiedosa.

Dois: você deve se lembrar do caráter de Deus. Quando os problemas da vida são grandes e ruins, temos que lembrar que nosso Deus é maior e melhor. Habacuque lembra a si mesmo que Deus é “eterno”, “Senhor”, “meu Deus” e o “Santo” que tem “olhos tão puros que não suportam ver o mal”. Deus conhece o futuro desde que ele “ordenou" isto; Ele é nosso juiz que traz "julgamento"

e nosso Criador.

Três: você deve se encontrar com Deus. Habacuque 2:1 diz:

“Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa”.

Isso é o que Habacuque faz. Como ele, precisamos nos afastar de nossos problemas para nos concentrarmos em silêncio e solidão quando nos encontrarmos com Deus. Isso acontece através da

(34)

|34

abertura de nossas Bíblias, orando e buscando em Deus. Para escutar a Deus, devemos ficar quietos e ser pacientes enquanto aguardamos sua instrução e direção.

Quatro: você deve superar suas circunstâncias. Ao subir, Habacuque literalmente mudou seu ponto de vista. Espiritualmente falando, quando nos encontramos com Deus, devemos estar procurando fazer o mesmo.

Talvez uma analogia clássica de pregação nos ajude a entender melhor esse ponto. Quando um tecelão usa um tear, o trabalho parece muito diferente se compararmos a parte de cima com a de baixo. Ao olhar por baixo do tear, vê-se apenas nós e pedaços aleatórios de fios que parecem estar fora do lugar, aleatórios e desorganizados. No entanto, quando olhamos para o tear por cima, a imagem é totalmente diferente. De cima, podemos ver que o tecelão tinha uma bela imagem em mente, meticulosamente trabalhada para mostrar sua beleza. Assim é com Deus. Quando olhamos para cima, não vemos o que Ele está fazendo. Ao ficar espiritualmente acima do tear da vida através da oração, da Escritura e do tempo com o Espírito, podemos começar a ver que Deus é bom e trabalha todas as coisas para o bem daqueles que o amam como Romanos 8:28 promete.

Quando você pode agendar uma reunião com Deus para trabalharem juntos?

Frustrado e com medo, um homem chamado Habacuque levou seus fardos a Deus com fé. A cultura estava contra ele, mas ele

(35)

|35

sabia que ceder ao pecado não compensaria no final. Deus diz a Habacuque em Habacuque 2:2-5, E o Senhor me respondeu:

“Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará". Escreva: "O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”.

Deus nos lembra que existe uma cultura na terra que vemos e um reino em sua presença que ainda não vemos. Culturas na terra são marcadas pelo vício, orgulho, ansiedade e ganância. Todas as culturas têm uma data de validade quando então chegarão ao fim. O reino do rei Jesus, no entanto, nunca chegará ao fim. Enquanto esperamos a vinda de nosso rei e seu reino, abrindo a Palavra de Deus para obter uma visão da grande vitória que o povo de Deus compartilhará para sempre, nos dá esperança de continuar confiando no Senhor e vivendo para o seu reino porque a equipe de Jesus vence no final!

Em Habacuque 2:6-20, somos informados de cinco aflições que são prometidas para aqueles que se rebelam contra o rei Jesus e seu reino. Dizem-nos que as culturas da terra são marcadas pela coleta de riquezas através do roubo, da segurança negligenciando e abusando dos outros, expandindo os impérios através da violência e do crime, desfrutando da sexualidade, deixando as pessoas bêbadas e abusando delas e vivendo para adorar coisas que são feitas (por exemplo, posses, prosperidade, prazer) ao invés do Criador de todas as coisas.

(36)

|36

Um dia, o rei Jesus voltará para estabelecer o seu reino. Para nos ajudar a crescer na fé até que o vejamos, Ele nos ensinou a orar:

“Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” em Mateus 6:9-10. Nós, que somos cidadãos do reino de Jesus, devemos permanecer leais ao nosso rei enquanto avançamos pelo território inimigo em meio a uma grande guerra pelas almas, incluindo a nossa. Até esse dia chegar, Habacuque 2:20 nos diz que “o Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra”. Praticamente falando, até que Jesus deixe o seu lar celestial e retorne, não há muito o que dizer, pois Ele finalmente terá a última palavra.

Que parte da cultura você acha mais frustrante? Que parte da cultura você acha mais tentadora?

CINCO DISTINÇÕES SOBRE O MAL

A Bíblia diz que Deus é maravilhoso. A experiência diz que a vida é horrível. Como essas duas coisas podem ser reconciliadas? Se Deus é todo-poderoso, onisciente e todo-bom, por que há sofrimento e mal? Muitas pessoas debateram esse ponto e até escreveram livros para tentar resolvê-lo. Em Habacuque 1:12, somos lembrados de que Deus é bom, não mau, e que Ele estabeleceu um dia em que corrigirá todos os erros, dizendo:

“Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo”.

(37)

|37

É útil considerar estas cinco coisas sobre o mal e sua relação com Deus:

1. É difícil chamar algo de mal a menos que se comece com a compreensão de que existe um Deus que é bom.

A Bíblia diz que Deus é bom, que Deus fez o mundo bom e que sabemos algo sobre o bem e o mal por causa da consciência que Deus colocou dentro de nós. Sem algum padrão - como Deus - acima e além do mundo, é difícil ter qualquer base sobre a qual apelar e julgar o comportamento.

2. O mal não é algo que existe independentemente do bem.

Desde o pai da igreja primitiva Agostinho, os filósofos cristãos se referiram ao mal como privação. O que eles querem dizer é que Deus torna as coisas boas e que Satanás e o pecado as corrompem. Da mesma forma, diz-se que a cegueira não é uma coisa em si e sim uma falta de visão. Na prática, isso significa que, além de Deus e do bem, não haveria mal algum, já que o mal só pode corromper da mesma maneira que a ferrugem não pode existir sem o metal.

3. Nem todo sofrimento é mal.

Algum sofrimento é de fato bom porque nos adverte, prevenindo assim maiores danos. Por exemplo, quando um cirurgião faz com que a dor reduza o câncer do corpo de alguém, o paciente experimenta sofrimento, mas é para o bem, assim como para prevenir maiores danos ou até a morte.

(38)

|38

4. O amor requer uma escolha.

Quando escolhemos amar alguém, tem que ser do coração. Para amar verdadeiramente a Deus e aos outros, tem que haver uma escolha real. Isso é o que é comumente chamado de livre arbítrio. Sem isso, podemos não ter pecado, loucura ou maldade, e ainda assim não ter amor e relacionamento real.

5. Talvez nenhum de nós realmente queira que Deus lide com todo o mal imediatamente e com a justiça.

Se Ele o fizesse, todos seríamos enviados ao inferno imediatamente para receber nossa sentença eterna. Em vez disso, queremos que Deus seja paciente e gentil conosco e com as pessoas que amamos; ao mesmo tempo, queremos que Ele não seja tão gentil com as pessoas que não amamos. Felizmente, Deus é paciente e amoroso em relação a tudo enquanto permanece justo. Como 2 Pedro 3:9-10 diz: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”.

Mas o dia do Senhor virá como um ladrão, e então os céus passarão com um rugido, e os corpos celestes serão queimados e dissolvidos, e a terra e os trabalhos que são feitos nele serão expostos.

Como você vê a paciência de Deus em ação em sua vida?

(39)

|39

QUATRO SINAIS DA BONDADE DE DEUS NO MEIO DO MAL

Deus mostra um amor incrível através de sua paciência para nosso mundo caído e maligno, mas qual é exatamente o papel de Deus em lidar com nossos problemas? Ele está em silêncio? Ele é impotente? Esses quatro pontos explicarão como a bondade de Deus é exibida em meio a circunstâncias ruins.

1. Satanás fez um bom trabalho ao levar as pessoas a culpar a Deus por seus atos.

Algumas coisas que são más são na verdade demoníacas, significando que Satanás e seus demônios são total ou parcialmente responsáveis. É importante notar que Satanás e os demônios existem, são maus e estão atuando no mundo de maneiras poderosas.

2. Deus é tão poderoso e tão bom que Ele derrota o mal voltando-o para o bem.

Por exemplo, os irmãos de José o traíram, abandonaram-no e aparentemente o destruíram. Seus anos seguintes foram gastos em escravidão e prisão. Depois de muitos anos, ao nos reunirmos com seus irmãos, nós o ouvimos dizer em Gênesis 50:20: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos”. Muitos anos mais tarde, através do mal da crucificação, Deus usaria os pecados do traidor de Jesus, Judas Iscariotes, os líderes religiosos que se opunham a Jesus e o governo romano que assassinou Jesus para cumprir o seu plano de salvação. Romanos 8:28 promete que

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles

(40)

|40

que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Às vezes, Deus usa os piores males para trazer o bem maior.

3. Deus não terminou.

No meio de um filme, é difícil julgar o final porque muitas vezes há uma reviravolta na trama ao final. Assim é com a vida como a conhecemos. Deus é o autor da história e conhece o futuro, e nós estamos no meio disso, vendo-o se desdobrar. No meio, devemos confiar que Jesus, o Príncipe, receberá sua princesa, a Igreja, resgatada daquele velho Dragão, o Diabo. Naquele dia, aqueles que confiaram em Jesus acharão a eternidade maravilhosa, enquanto aqueles que não confiaram encontrarão a tristeza.

4. Nossas escolhas estão dentro dos limites que Deus permite e, se necessário, superadas por Suas escolhas.

De fato, cada um de nós sofreu o mal e fez com que outros sofressem com nosso mal. Como resultado, a vida na Terra pode parecer sem esperança, fora de controle e sem sentido. Há muito que podemos lamentar, coisas que gostaríamos que nunca tivéssemos feito e palavras que gostaríamos de nunca ter dito. Todas essas escolhas, incluindo as piores, ainda estão sob o controle de um bom Deus determinado a nos levar para casa.

Para usar uma analogia usada por um velho pregador, os passageiros de um navio fazem escolhas pelas quais são responsáveis e que afetam sua vida e a vida dos outros. No entanto, suas escolhas e os efeitos dessas escolhas são limitados pelo fato de estarem em um navio sobre o qual não são

(41)

|41

capitães. Sobre todos os passageiros e suas escolhas, o capitão permanece no leme determinado a levar o navio em segurança ao porto. A história é um navio, Jesus é o capitão e, apesar de todo o motim no barco, ele ainda está no comando e nos levará para casa.

O que você mais espera no Reino de Deus?

(42)

|42

(43)

|43

Somos criaturas de hábito. Da manhã até a hora de dormir, seguimos rotinas e rotas para nossos destinos mais comuns (que poderíamos fazer com os olhos fechados). A vida cai em padrões previsíveis. Essas rotinas não são necessariamente ruins para tarefas, mas podem ser prejudiciais para relacionamentos com pessoas. Afinal, as pessoas precisam que sejamos emocionalmente presentes, engajados e responsivos para que haja um relacionamento saudável, enquanto as tarefas não exigem relacionamento algum. Visto que Deus é uma pessoa, nosso relacionamento com Ele requer conexão.

Habacuque é um homem que andou com Deus como um crente maduro por todos os relatos. Sua vida de oração, estudo das Escrituras e adoração a Deus na versão do Velho Testamento da igreja eram quase certamente frequentes e fiéis. Tudo mudou quando sua vida foi abalada como um globo de neve. Tudo o que ele tinha visto como estável em sua vida foi movido, e ele precisava ir para um nível mais profundo de fé no relacionamento com Deus para passar por uma crise que estava ultrapassando sua vida. Isso pode soar como a sua vida ou a vida de alguém que você conhece:

A rotina com Deus estava “funcionando” até que as circunstâncias da vida mudassem de tal forma que ele precisasse passar de uma rotina para um relacionamento mais profundo e real com Deus.

Infelizmente, algumas pessoas não usam seus tempos difíceis para entrar em um relacionamento mais profundo e real com Deus. Em vez disso, alguns simplesmente negam que Deus existe. Outros, infelizmente, procuram editar Deus e criar uma versão que não é o Deus real. Ainda outros correm de Deus e não a Ele, mesmo

(44)

|44

usando seu sofrimento como uma desculpa para justificar seu pecado. O que Habacuque faz e o que devemos fazer é correr para Deus. Muitas vezes, queremos que Deus traga resolução, mas Ele está mais preocupado com nosso relacionamento. Queremos que Deus remova nossos problemas, mas Ele está mais preocupado em nos convidar para a sua presença. Este é o caso de Habacuque.

Como você sabe que passou da rotina para o relacionamento real com Deus? Examinando o exemplo de Habacuque ao longo do livro, que se assemelha a páginas de seu diário pessoal, aprendemos os seis sinais a seguir de que você passou da rotina para o relacionamento real.

SEIS SINAIS DE QUE VOCÊ PASSOU DA ROTINA PARA O RELACIONAMENTO REAL COM DEUS E COM OS OUTROS

1. Você traz seus tempos difíceis a Deus.

2. Você possui suas próprias lutas, medos e defeitos.

3. Você pode falar sobre tempos difíceis de maneira honesta e saudável.

4. Você trabalhou com Deus e pode ajudar os outros.

5. Você cresceu em seu amor e fé em Deus.

6. Você é capaz de adorar a Deus de coração, não importa o que aconteça.

Qual é a sua rotina com Deus em relação à oração, estudo da Bíblia e adoração? Essa rotina fortalece ou enfraquece seu relacionamento com Deus?

(45)

|45

OS BENEFÍCIOS DA ORAÇÃO

A oração é onde entramos na presença de Deus para falar com Ele como uma criança faz com um pai. Deus não precisa de oração, mas nós precisamos. Na oração, não dizemos a Deus algo que Ele não conhece nem faz Deus fazer o que queremos que Ele faça. Em vez disso, a oração é em grande parte sobre o aprofundamento de um relacionamento real com Deus, porque todos os relacionamentos exigem tempo e fazem com que as pessoas cresçam juntas.

A oração pode facilmente tornar-se uma rotina para nós. A oração pode cair em apenas outra tarefa a ser completada, com pouca paixão, antes de comermos nosso jantar ou irmos dormir. O capítulo 3 de Habacuque é uma oração do diário de um homem de verdade, em um verdadeiro esforço, clamando a um Deus real pelo conforto real. Ele diz assim em Habacuque 3:1: “Oração do profeta Habacuque. Uma confissão”.

A partir do exemplo de Habacuque, podemos aprender muito sobre a oração, incluindo cinco benefícios.

1. Oração é como você deixa Deus ser Deus.

Como Deus conhece tudo e domina tudo, a oração nos lembra que não precisamos fazer o trabalho dele. Isso deve aliviar muito o nosso estresse.

(46)

|46

2. Oração é como você deixa você ser você.

Em oração, podemos ser honestos com Deus sobre quem somos, onde estamos e com o que estamos lutando ou pelo que somos gratos.

3. Oração é como você aprofunda o relacionamento.

Nenhum relacionamento pode florescer a menos que as pessoas envolvidas se juntem e conversem no nível do coração. O mesmo é verdade em nosso relacionamento com Deus.

4. Oração é como você libera a pressão.

A vida nos traz continuamente estresse e pressão. Em oração, uma válvula de liberação é girada para que nossos níveis de estresse sejam reduzidos. Isso nos impede de explodir fisicamente, mentalmente, espiritualmente e / ou emocionalmente.

5. Oração é como você transfere o fardo.

No mundo antigo, grande parte do trabalho pesado era feito por um boi que puxava uma carga ou um arado. Quando o trabalho se tornava pesado demais para um boi, as pessoas uniam dois bois para carregar a carga. Jesus sabe que também nos encontramos carregados de cargas que não podemos suportar e cargas que não podemos carregar. Ele, portanto, nos diz para orar e transferir grande parte do fardo para Ele, dizendo em Mateus 11:28-30:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês

(47)

|47

encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Qual é a sua rotina de oração? Sua rotina de oração constrói seu relacionamento com Deus? Se não, quais mudanças precisam ser feitas?

A ESCRITURA COMO MEIO DE RELACIONAMENTO

Assim como seu corpo precisa de comida, sua alma precisa da Escritura. Sem nutrição, ambos começam a ficar fracos e doentes. Nosso tempo de estudo da Bíblia pode facilmente cair em uma rotina que não constrói relacionamento com Deus. Em Habacuque 3:2-16, vemos o exemplo de alguém que se mudou para um relacionamento real com Deus por meio do estudo da Bíblia. Ele está refletindo sobre o livro de Êxodo e como Deus libertou seu povo da escravidão no Egito. Mesmo sendo libertos para crescer em um relacionamento vivo com Deus, seguindo em sua presença pela fé como Ele os levou através do deserto, eles desejavam voltar à sua rotina morta. Habacuque resume tudo isso em suas próprias palavras poéticas enquanto publica seu estudo bíblico como uma oração a Deus.

Em uma das linhas-chave de seu estudo bíblico fervoroso, Habacuque pergunta a Deus: “em tua ira, lembra-te da misericórdia” (v. 2). A ira de Deus não é popular hoje em dia. Se você fala muito sobre a ira de Deus, você rapidamente experimentará a ira das pessoas que não gostam da ira de Deus. A Bíblia tem muito a dizer sobre a ira de Deus. Somente no Antigo

(48)

|48

Testamento, cerca de 20 palavras diferentes são usadas para falar da ira de Deus aproximadamente 600 vezes.

A ira de Deus está intimamente ligada à santidade e justiça de Deus. Embora a Bíblia nos diga que Deus é amor, o atributo mais comum de Deus mencionado na Bíblia é a santidade de Deus. O oposto da santidade de Deus é a nossa pecaminosidade.

Assim como queremos que criminosos sejam apanhados pela polícia, terroristas sejam detidos por soldados e coisas roubadas de nós sejam devolvidas, Deus também merece justiça. A justiça de Deus culmina em um julgamento final e condenação eterna ao inferno, onde a punição se encaixa perfeitamente no crime. O próprio Jesus fala do inferno mais do que qualquer outro na Bíblia como o lugar onde a ira de Deus é derramada na justiça contra os pecadores.

Por sermos os culpados que enfrentam um terrível destino, podemos nos sentir um pouco como Habacuque quando disse:

“Temo” e “meu corpo treme; meus lábios tremem ao som; a podridão entra nos meus ossos; minhas pernas tremem embaixo de mim”.

Felizmente, na ira Deus se lembrou da misericórdia. A oração de Habacuque foi respondida na cruz de Jesus Cristo. Lá, Jesus tomou o nosso lugar e suportou a ira que merecemos. Jesus nos colocou em seu lugar para receber a misericórdia que não merecemos.

(49)

|49

A questão não é se somos ou não pecadores, ou se Deus tem o direito de nos julgar. Em vez disso, a única questão é se colocamos nossa fé em Jesus, como fez Habacuque, e como ele disse em 2:4,

“pela fé” no Deus da ira e da misericórdia. É por isso que João pode categorizar todos que já viveram em dois grupos, dizendo em João 3:36: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

Em tudo isso, aprendemos que a chave para entender toda a Bíblia é conectá-la à pessoa e à obra de Jesus. Além disso, o objetivo de todo estudo bíblico é ajudar-nos a crescer em um relacionamento mais profundo com Deus, que é o exemplo de Habacuque.

Qual é a sua rotina de estudos bíblicos? Sua rotina de estudo da Bíblia está construindo seu relacionamento com Deus? Se não, quais mudanças precisam ser feitas?

COMO MELHORAR O ESTUDO DA BÍBLIA

Minha esposa, Adriana, e eu nos conhecemos quando tínhamos 15 anos de idade, isso foi em 1989. Nós nos casamos com 21 anos de idade em 1995. Somos melhores amigos, amamo-nos, construímos a vida juntos, o ministério juntos e criamos três filhos juntos. No entanto, mesmo os melhores relacionamentos atingem remendos ásperos e períodos de seca, onde parece que a rotina da vida ultrapassou o relacionamento que dá vida.

Aquilo que é verdade em nossos relacionamentos humanos também é verdade em nosso relacionamento com Deus. Até

(50)

|50

mesmo nosso tempo de estudo bíblico para ouvir de Deus, aprender sobre Deus e crescer no relacionamento com Deus pode se transformar em outra coisa que fazemos e não está realmente mudando quem somos. Não é que a rotina seja ruim, mas essa rotina pode se tornar ruim quando não está aprofundando o relacionamento.

Habacuque serve como um ótimo exemplo de como manter um hábito que dá vida à leitura da Bíblia. Ele era, em todos os casos, um crente maduro que conhecia a Bíblia. Quando uma crise atingiu sua vida, ele precisava de uma palavra de Deus, então ele abriu a Palavra de Deus. Lá, ele fez um estudo bíblico profundo no livro do Êxodo para ver como Deus pode resgatar seu povo de uma crise. Ele escreve seu próprio resumo de suas descobertas em Habacuque 3:2-16, que é essencialmente uma página de seu diário de estudo bíblico pessoal.

Como você pode melhorar seu estudo da Bíblia? Como você pode sair da rotina e ter um relacionamento real? Livros inteiros foram escritos sobre este assunto, mas as sugestões a seguir podem ser um lugar simples e útil para começar.

TRÊS CHAVES PARA MELHORAR O ESTUDO DA BÍBLIA

1. Decida entre um estudo de um livro ou um estudo de um tema.

Um estudo de um livro significa escolher um livro da Bíblia - ou uma seção de um livro da Bíblia - e passar semanas ou meses lendo, estudando, memorizando partes dele e tornando-se tão

(51)

|51

familiar com ele até que se torne um amigo prestativo. Um estudo de um tema é quando algo em sua vida se torna um fardo, e Deus, o Espírito Santo, o pressiona a estudá-lo em profundidade. Então, você traça esse tema através da Bíblia buscando obter a sabedoria de Deus para o seu fardo. Exemplos incluem: cura de um coração partido, ser um bom amigo ou controlar sua língua.

2 Não coma a mesma coisa repetidamente.

Às vezes, desfrutamos de um gênero específico de literatura na Bíblia, no autor ou na seção das Escrituras, a ponto de não nos aventurarmos muito nesse lugar. Quando isso acontece, podemos nos tornar como alguém que come sua comida favorita em todas as refeições. Precisamos constantemente ir a novos lugares nas Escrituras para obter um novo alimento de Deus para nossa alma.

3. É menos sobre o quanto você lê e mais sobre o quanto você retém.

Pense em uma vida inteira de estudo bíblico como uma aventura de viagem. O objetivo não deve ser dirigir o mais rápido possível. Em vez disso, diminua a velocidade, pare, veja paisagens, explore algumas estradas vicinais, saia e faça algumas caminhadas, e aprecie tudo o que estiver disponível. Da mesma forma, apenas ler a Bíblia o mais rápido possível pode não ser o mais útil se você não mantiver o que está lendo. Por esta razão, é sempre bom focar mais em quanto você está retendo do que em quanto você está lendo.

Alguma dessas três áreas é uma onde você precisa fazer melhorias? Como seriam essas melhorias?

(52)

|52

Você provavelmente está familiarizado com algo chamado

“Estágios do Sofrimento”. Um pesquisador chamado Kübler-Ross estudou pacientes que estavam morrendo e aqueles que os amavam enquanto passavam desta vida. A pesquisa concluiu que as pessoas passam por cinco estágios de luto em ordens variadas:

1. negação e isolamento, 2. raiva, 3. barganha, 4. depressão e 5.

aceitação.

Ao ler o pequeno livro de Habacuque, você provavelmente verá cada um desses estágios de sofrimento quando estiver processando sua dor através da oração. Ao chegar no terceiro e último capítulo, você verá outra coisa: ação de graças de adoração.

Para o cristão, deve haver um sexto estágio de sofrimento: adorar a Deus pela fé e confiar nele, e de alguma forma trabalhar tudo isso para a sua glória e o nosso bem. Habacuque 3:17-19 diz:

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras;

mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele

faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos

de cordas”.

Em nossos dias, isso seria como dizer algo como: “Embora não haja comida em minha casa, nem dinheiro em minha conta, nem cura para meu câncer, nem reconciliação com meus entes

(53)

|53

queridos, e nem esperança para o meu futuro, eu vou colocar uma música de adoração e cantar a Deus com um coração alegre”.

Parece loucura né? É fácil adorar a Deus quando a vida é maravilhosa. Pode ser muito mais difícil adorar a Deus quando a vida é horrível. A adoração é pela fé confiando que o Deus que cuidou do nosso maior problema, o pecado, um dia cuidará de todos os outros.

O oposto do culto é a idolatria. Este é um grande tema na Bíblia e o foco dos dois primeiros dos Dez Mandamentos; há um só Deus, e nós devemos adorá-lo somente, não aos ídolos. A linha final de um livro inteiro da Bíblia diz: “Guardai-vos dos ídolos” (1 João 5:21).

Embora a coisa que está sendo idolatrada não seja ruim, a idolatria é muitas vezes uma coisa boa no lugar de Deus, o que é uma coisa ruim. A idolatria é muitas vezes o resultado de procurar usar Deus para conseguir o que queremos. O problema com isto é que Deus não é o fim que procuramos, mas sim os meios para outro fim que desejamos. Nós adoramos a Deus para que possamos ser curados, ficar ricos ou obter algo que queremos. Quando isso não acontece, ficamos agitados e frustrados porque nossa adoração não está funcionando. Não é assim que Deus trabalha. Deus não existe para nos dar os nossos ídolos para que possamos adorá-los em vez dele. Adoração é ver Deus como nosso fim e adoração como meio de nos conectarmos e nos tornarmos mais semelhantes a Ele através de nosso relacionamento. A adoração pode acontecer quer estejamos doentes ou saudáveis, pobres ou ricos, morrendo ou vivendo, chorando ou rindo. Mesmo que a vida

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

Porém, confesso que só mais tarde, talvez já no decorrer do Mestrado, me dei conta que a História da Arte – e, porventura, qualquer outro curso, mas sobre esses não me cabe

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

(Encoraje as crianças a pensarem em todas as coisas que elas poderiam precisar durante esta semana.) Tire um item do kit e explique como nós temos que confiar em Deus para prover

“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.. 3 Devemos ser como