• Nenhum resultado encontrado

Sagrado Coração de Jesus, fonte de todas as Graças. Roteiro de Oração. na Vida Diária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sagrado Coração de Jesus, fonte de todas as Graças. Roteiro de Oração. na Vida Diária"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Edição 75 - Junho 2015

Sagrado Coração de Jesus,

fonte de todas as Graças

Sagrado Coração de Jesus,

fonte de todas as Graças

(2)

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Neste mês de junho, celebramos santos importantes para a Igreja e, de forma especial, para a espiritualidade inaciana, quais sejam, São José de Anchieta e São Luís Gonzaga. Celebramos também, a Solenidade da Santíssima Trindade, de Corpus Christi, de São Pedro e São Paulo e o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,25-30). Desta forma, neste mês, elencaremos pontos importantes da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Nosso roteiro também ganhará uma nova forma. Nos dias de dedicação e memória ao santo jesuíta, haverá um link para a oração do dia, contendo algum aspecto importante do santo para ser rezado.

A dedicação ao Sagrado Coração de Jesus, desenvolvida ao longo da vida da Igreja, é mais que uma devoção, é uma espiritualidade: “O Coração é como a consciência do nascer das decisões. É o “eu” do homem, seu interior, sua personalidade oculta...” Pe. Arrupe, SJ. Em abril, o Papa Francisco presidiu a cerimônia solene para publicação da Bula de convocação do Jubileu da Misericórdia. Segundo ele, a importância de um ano dedicado à misericórdia está em “perceber o calor do amor de Deus quando nos carrega em seus ombros e nos traz de volta à casa do Pai; para nos tornamos testemunhas da misericórdia. É o tempo favorável para tratar as feridas, para não cansarmos de ir ao encontro daqueles que esperam os sinais da proximidade de Deus”. Assim sendo, a espiritualidade do Coração de Jesus é a espiritualidade do amor, um “amor desmedido”, exatamente por reconhecer a grandeza do amor de Deus por nós, manifestado, sobretudo, em Cristo trespassado e por lhe corresponder com o mesmo amor. A compreensão da misericórdia como um sentimento que tem seu movimento de compaixão/ação em forma de ternura que parte das entranhas se realiza “na” e “pela” experiência, pois quem é movido por tal sentimento desinstala-se e entra em comunhão de vida com o próximo, é um sentir com, envolver-se com, e solidarizar-se a ponto de sentir a dor do outro. É um compadecer-se com os que sofrem entranhavelmente pondo-se, assim, a serviço. A Igreja, portanto, tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa: MAGIS.

Oração preparatória para todos os dias

Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos

sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor.

Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e

agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal.

Faço SILÊNCIO interior e exterior.

RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA

de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz.

PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos

os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente

DESEJO receber de DEUS.

LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que mais

me “tocam”. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio,

seguindo os sentimentos experimentados na oração.

Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes;

os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.

(3)

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Primeira Semana

Coração de Jesus, Fonte de Misericórdia

Nesta primeira semana, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade e somos convidados a contemplar Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai, desse Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para fazê-los comungar nesse mistério de amor. A misericórdia de Deus manifestada na Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus Cristo, não é uma ideia abstrata, mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho até ao mais íntimo das suas vísceras. Provém do íntimo como um sentimento profundo, natural, feito de ternura e compaixão, de indulgência e perdão. Segundo a Carta de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. É condição da nossa salvação e a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Nesta semana, reflitamos, pois, a necessidade de termos o coração misericordioso como o Coração de Cristo: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 25-30).

Pedido para todos os dias da semana:

Trindade de Amor, dai-nos um coração misericordioso como o coração de Cristo.

Quarta-feira

3 de junho de 2015

Quinta-feira

4 de junho de 2015

Sexta-feira

5 de junho de 2015

Sábado

6 de junho de 2015

Solenidade da Santíssima Trindade

Mt 28,16-20 “Eis que estou convosco todos os dias,

até o fim dos tempos.”

Mc 12,1-12 “A pedra que os construtores rejeitaram,

esta é que se tornou a pedra angular.”

Mc 12,13-17 “Tu não olhas a aparência das pessoas,

mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus.”

Mc 12,18-27 “Ele é Deus não dos mortos,

mas de vivos!”

Domingo

31 de maio de 2015

Segunda-feira

1º de junho de 2015

Terça-feira

2 de junho de 2015

Sl 115 “Elevo o cálice da minha salvação invocando o

nome santo do Senhor.”

Sl 145 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”

Mc 12,35-44 “Assenta-te à minha direita”.

(4)

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Segunda Semana

O coração Peregrino de Jesus

Nesta segunda semana, nos unamos à carta de convocação do Jubileu da Misericórdia, que nos convida a seguir o Senhor Jesus por meio das etapas da peregrinação das quais é possível atingir a meta: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco” (Lc 6, 37-38). A peregrinação é um sinal peculiar para este ano, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até a meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação serve de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai é conosco.

Pedido para todos os dias da semana:

Senhor, a exemplo de José de Anchieta, dai-nos a graça de sermos peregrinos.

Domingo

7 de junho de 2015

Segunda-feira

8 de junho de 2015

Terça-feira

9 de junho de 2015

Quarta-feira

10 de junho de 2015

Quinta-feira

11 de junho de 2015

Sexta-feira

12 de junho de 2015

Sábado

13 de junho de 2015

10º Domingo do Tempo Comum

Mc 3,20-35 “Nós também cremos e, por isso, falamos.”

Sl 33 “Provai e vede quão suave é o Senhor.”

Memória a São José de Anchieta

Isa 52,7-10 “Como são belos sobre os montes os pés do

mensageiro que anuncia a paz.”

Mt 5,17-19 “Se a vossa justiça não for maior

que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis

no Reino dos Céus.”

Mt 10,7-13 “O reino dos céus está próximo.”

Jo 19,31-37 “Com alegria beberei do

Manancial da salvação.”

Lc 2,41-51 “Sua mãe conservava no coração

todas essas coisas.”

(5)

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Terceira Semana

Coração de Jesus, fonte de Amor Magis

O Coração de Jesus é fonte de um amor Magis, como um dinamismo da vida, pois parte do desejo humano de infinito e de busca e por isso se move a incendiar o mundo, com a paixão que leva o outro a viver e participar do projeto do Reino. Magis é um termo em latim que quer dizer “o mais, o maior, o melhor”. Palavra muito utilizada por Santo Inácio, quer dizer que sempre podemos experimentar um avanço em relação àquilo que já fazemos ou vivemos. É também um convite a peregrinar. Peregrinar pelo mundo, às fronteiras, deixando-se questionar pela realidade e pelo Senhor, do mesmo modo que fez o peregrino Santo Inácio. Peregrinar de dentro de si mesmo para o encontro com o próximo. Este peregrinar tem o Cristo como guia, a humanidade como destinatária de amor e o mundo como lugar do seguimento, lugar amado pelo Deus que se encarna e onde se realiza a experiência de ser cristão. Assim, a pessoa que vive e se deixa impelir pelo Magis é alguém que nunca está satisfeito com a realidade existente. Porque tem o impulso de descobrir, redefinir e alcançar o Magis. Aquele que deseja encontrar o Magis deve buscar, descobrir e arriscar-se na superação do já conhecido, do definido e do esperado, em vista sempre do bem maior, do amor maior, do mais justo.

Pedido para todos os dias da semana:

Senhor, dai-nos a graça de buscamos um amor Magis.

Domingo

14 de junho de 2015

Segunda-feira

15 de junho de 2015

Terça-feira

16 de junho de 2015

Quarta-feira

17 de junho de 2015

Quinta-feira

18 de junho de 2015

Sexta-feira

19 de junho de 2015

Sábado

20 de junho de 2015

11º Domingo do Tempo Comum

Mc 4,26 “A terra produz fruto por si mesma.”

Mc 5,38-43 “Por que essa agitação, por que chorais?”

Sl 145 “O Senhor é clemente e misericordioso,

lento para a ira e rico de graça.”

Mt 6,1-6.16-17 “E o teu Pai, que vê no escondido,

te dará a recompensa.”

Mt 6,7-15 “Pai nosso que estás no céus.”

Mt 6,19-23 “Ajuntai para vós tesouros no céu.”

Mt 6,24-34 “Ninguém pode servir a dois senhores.”

(6)

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Quarta Semana

Coração de Jesus, o Jovem de Nazaré

Aproveitando o ensejo da memória de São Luís Gonzaga, nesta quarta semana, recordemos também as dicas, a partir das homilias do Papa Francisco, para vivermos bem a juventude em nossos dias, assim como os desafios reservados para a nossa geração na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário:

• Ter um coração jovem sempre: “Um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos!”;

• Ir contra a corrente: “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que “ir contra a corrente” requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem;

• Apostar em grandes ideais: “Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!”;

• Estar com Deus em silêncio: “Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor”;

• Ser protagonista das mudanças: “Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor”

Pedido para todos os dias da semana:

Senhor, que tenhamos um coração jovem para uma nova geração.

Domingo

21 de junho de 2015

Segunda-feira

22 de junho de 2015

Terça-feira

23 de junho de 2015

Quarta-feira

24 de junho de 2015

Quinta-feira

25 de junho de 2015

Sexta-feira

26 de junho de 2015

Sábado

27 de junho de 2015

12º Domingo do tempo Comum

Memória a São Luís Gonzaga

Mc 10,23B-30 “Deixamos tudo para vos seguir.”

Mt 7,1-5 “Não julgueis e não sereis julgados.”

Sl 14 “Senhor quem morará em vosso monte santo?”

Lc 1,57-66.80 “De fato, a mão do Senhor

estava com ele.”

Gn 16,1-12.15-16 “Multiplicarei a tua descendência de

tal fora que ninguém poderá contar.”

Gn 17,9-10.15-22 “Esta é minha aliança que

devereis observar.”

(7)

Textos: Thaty Sousa Diagramação: Rodrigo Silva Imagem: Vitral da Capela Cristo Rei, de Cláudio Pastro

Roteiro de Oração

na Vida Diária

Quinta Semana

Coração de Jesus, fonte de libertação

Nesta quinta semana, celebramos a Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, testemunhas do projeto libertador de Deus. A partir desta Solenidade, podemos refletir que a Igreja que nasce de Jesus não é uma comunidade fechada em si própria, ou que vive apenas de olhos postos no céu à espera que Deus e, de forma mágica, renova o mundo; mas é uma comunidade comprometida com a transformação do mundo, que testemunha – com palavras e com gestos concretos – os valores de Jesus, do Evangelho e do mundo novo, ou seja, uma Igreja Peregrina. Em nossas vidas, como Igreja peregrina, acontece algo de verdadeiro e belo quando nos dispomos a viver em ‘estado de êxodo’: existem ainda céus por explorar, aventuras por empreender, experiências por aceitar, ideias por experimentar. Ainda existe uma ‘terra desconhecida’ que nos desafia, que suscita curiosidade, nos põe a caminho. Que nesta última semana do mês, possamos refletir sobre a dimensão humana do coração de Jesus que se põe a caminho e que juntamente com os apóstolo, peregrina rumo à libertação do povo de Deus.

Pedido para todos os dias da semana:

Senhor, dai-nos um coração generoso e peregrino.

Domingo

28 de junho de 2015

Segunda-feira

29 de junho de 2015

Terça-feira

30 de junho de 2015

Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

At 12,1-11 “Levanta-te depressa!”

Mt 8,18-22 “Segue-me.”

(8)

Textos: Thaty Sousa Diagramação: Rodrigo Silva Imagem: Vitral da Capela Cristo Rei, de Cláudio Pastro

[

Roteiro de Oração

na Vida Diária

9 de junho - Memória a São José de Anchieta

Celebramos, hoje, a memória de São José de Anchieta. Anchieta, que também é o nome do nosso centro de juventude, Anchietanum, nasceu em 1534, em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ainda garoto, ingressou na Companhia de Jesus, onde desenvolveu uma profunda formação cultural e religiosa. Como peregrino, chegou ao Brasil em 1553 e contemplou a outra face da fronteira geográfica e cultural, até então inédita para ele e para todos; e buscou viver em profundidade esta ‘experiência de travessia’, até os limites extremos do despojamento e de tudo. Percorreu, a pé e de barco, todo o litoral brasileiro. Seu caminho tinha de ser desbravado com criatividade, ousadia e destemor como “alguém que “entra” numa terra estranha, que se afasta dos apoios comuns da existência; é alguém livre, que “saboreia” cada passo em cada momento, que não se acomoda num de terminado lugar, que está sempre na expectativa do novo, do diferente, do inesperado”. José de Anchieta morreu em 9 de junho de 1597, em Reritiba (hoje Anchieta), no estado do Espírito Santo. Tinha 63 anos, 25 dos quais vividos no Brasil. [voltar]

21 de junho - Memória a São Luís Gonzaga

Celebramos, hoje, a memória de São Luís Gonzaga. Luís nasceu no dia 9 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de Mântua, desejava que seu primogênito seguisse seus passos na vida militar, contudo, aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes: quando foi enviado a Florença, na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos 10 anos de idade, imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida de dedicação ao Senhor e ao seu Reino. Lendo as cartas dos missionários jesuítas e seus grandes feitos, decidiu, para surpresa de todos, entrar na Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses de seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, Luís escreveu: “Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, com cinzas mais fétidas”. Luís morreu durante o 4º ano do curso de Teologia, no dia 21 de junho de 1591, aos 23 anos de idade, provavelmente por ter contraído alguma doença. Foi assim mártir da caridade e a Igreja o proclamou patrono da juventude. [voltar]

Referências

Documentos relacionados

Lactobacillus rhamnosus ...320 milhões de UFC Lactobacillus acidophilus ...320 milhões de UFC Lactobacillus bulgaricus...320 milhões de UFC Lactobacillus casei...320 milhões

Os principais tópicos incluem como o corpo reage aos poluentes ambientais; contaminantes físicos, químicos e biológicos; vectores para a sua disseminação (ar, água, solo);

A relação das crianças com o brincar, é algo muito antigo, porém no passado, o brincar fazia parte da cultura onde tanto os adultos como as crianças participavam de festas e jogos

Assim, e em conclusão, apraz-nos afirmar que o Contact Center e os Backoffice colaboraram positivamente na resolução dos problemas apresentados, tendo os

Porém, mesmo após a desaceleração do crescimento a partir de 2011, e a relativa estabilização em um patamar mais baixo de crescimento do PIB, o mercado de trabalho continua se

ADVATE 1000 UI pó e solvente para solução para injecção Octocog alfa (Factor VIII de coagulação recombinante). factor VIII de coagulação produzido em culturas de células). Cada

Para melhor especificar a correlação espacial entre desmatamento e efi- ciência, e verificar uma primeira relação entre essas variáveis, é possível analisar os

O filtro Cosseno direcional passa baixa (Cosine Filter Low Pass) foi o que melhor destacou as feições magnéticas oriundas de estruturas geológicas identificadas em