• Nenhum resultado encontrado

DA ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DA ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

DA ADMISSÃO

O ingresso na Universidade, como aluno regular de um curso de graduação, faz-se por processo de seleção realizado pela PUC-Rio, por transferência de estabelecimentos congêneres, nacionais ou estrangeiros, por indicação do MEC (PROUNI e PEC-G), ou, como portador de diploma de nível superior devidamente registrado, por força de convênio cultural, como aluno cortesia ou como aluno extraordinário.

Os candidatos à matrícula por transferência ou como portador de diploma de nível superior para os cursos de graduação deverão requerê-la junto à DAR, dentro dos prazos previstos no calendário escolar.

Aluno cortesia

A matrícula concedida representantes diplomáticos e consulares de carreira, acreditados junto ao governo brasileiro, ou a seus dependentes, poderá ser feita com base no Decreto n.º 89.758/84. O aluno cortesia para ter direito a diploma deverá se submeter ao processo seletivo.

Aluno extraordinário

O aluno extraordinário é aquele que se inscreve em disciplinas ministradas pela Universidade, sem pretender a obtenção de diploma, mas somente a um certificado, obrigando-se, contudo, ao cumprimento de todas as exigências regulamentares. Os créditos obtidos não serão considerados para dispensa de disciplinas. A matrícula deverá ser requerida na DAR, sendo concedida, no máximo, por 02 (dois) períodos letivos, não prorrogáveis, podendo o aluno matricular-se na graduação em até, no máximo, 30 créditos por período.

Matrícula de portador de Diploma de Nível Superior

Poderá ser admitido à matrícula, nos cursos de graduação oferecidos pelos Centros o portador de diploma de nível superior desde que:

- haja vaga;

- apresente a documentação exigida em prazo especificado na Internet a partir do calendário escolar; - cumpra as exigências complementares estabelecidas pelos departamentos (disponíveis na Internet); - obtenha o pronunciamento favorável do Departamento.

Programa de convênio de dupla diplomação

O convênio de dupla diplomação permite ao estudante participante obter o diploma fornecido pela PUC-Rio, bem como da instituição de ensino estrangeira co-participante do convênio. Informações sobre o mesmo podem ser obtidas na Coordenação Central de Cooperação Internacional.

(2)

Programa de convênio de intercâmbio internacional de estudante

Poderão participar deste programa aluno estrangeiro matriculado na condição de aluno extraordinário e aluno regularmente matriculado na PUC-Rio, obedecidas as normas dos respectivos convênios. Informações sobre o mesmo podem ser obtidas na Coordenação Central de Cooperação Internacional.

Programa de estudante convênio - graduação (PEC-G)

A matrícula de alunos estrangeiros, por força deste convênio, somente poderá ser aceita através de indicação do Ministério da Educação.

Transferência interna de curso

A transferência interna entre cursos só poderá ser requerida se satisfeitas as seguintes condições:

- o aluno tenha completado ou esteja completando, com aproveitamento, pelo menos o segundo período letivo do curso em que se encontra matriculado;

- sejam oferecidas vagas no curso para o qual o aluno pretenda se transferir;

- o aluno tenha condições de concluir o curso, dentro do prazo máximo de integralização, contabilizados, para tanto, todos os períodos letivos regulares regimentalmente utilizados pelo aluno até o momento da transferência.

Transferência externa

Poderão ser aceitos pedidos de transferência de outro estabelecimento nacional de ensino superior reconhecido ou de estabelecimento estrangeiro de igual nível. Desde que:

- haja vaga;

- o candidato apresente a documentação exigida;

- cumpra as exigências complementares estabelecidas pelo Departamento.

DA ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

Os cursos de graduação da PUC-Rio apresentam uma estrutura curricular que varia de um centro para outro. Para cada curso de graduação oferecido no país o Ministério da Educação - MEC estabelece um mínimo de matérias, o currículo básico, a serem estudadas para que o curso em questão possa conferir um diploma de natureza profissional ou acadêmica.

Além destas matérias, cada instituição deve estabelecer outras matérias ou disciplinas complementares, que podem ser obrigatórias, optativas ou eletivas. Mais informações poderão ser obtidas na página do curso, no site ou nas respectivas coordenações e departamentos.

Regime de créditos

A PUC-Rio adota em seus cursos de graduação o regime de créditos, com o qual se assegura maior grau de flexibilidade ao sistema de ensino e se possibilita o caráter interdisciplinar entre os cursos. Atribui-se a cada disciplina um número de créditos definido em função da carga horária da referida disciplina.

O uso do termo crédito deve-se a que, por disciplina cursada com aproveitamento, se atribui um certo número de pontos a favor do aluno ou a seu crédito.

Como o currículo de cada curso é constituído por um determinado número de disciplinas, considera-se cumprido o referido currículo quando o aluno tiver obtido o total de pontos ou créditos correspondente ao somatório dos créditos das referidas disciplinas.

(3)

Duração dos Cursos

A duração mínima e a máxima de cada curso são expressas em número de períodos letivos. O prazo de duração de cada curso é contado a partir da primeira matrícula efetivada após a realização do processo seletivo, mesmo que essa matrícula tenha ocorrido em outra universidade e ainda que o aluno tenha feito transferência de curso.

O aluno admitido como portador de diploma de curso superior tem seus prazos computados a partir do semestre da sua admissão.

Na contagem dos prazos de integralização dos cursos não são computados os períodos de trancamento de matrícula, sendo, contudo, computados os períodos em situação de abandono.

O não cumprimento dos requisitos curriculares dentro do prazo máximo estabelecido para a integralização de um curso, implicará no desligamento compulsório do aluno (jubilamento).

Currículos

Os currículos constituem a coleção de disciplinas de vários tipos associadas a cada habilitação acadêmica. São apresentados, no catálogo, conforme implantados no Sistema de Administração Universitária (SAU). Assim sendo, estão relacionados levando-se em conta as peculiaridades de cada um deles, ou seja, de acordo com o tipo de disciplina.

As disciplinas podem ser obrigatórias, optativas e eletivas, conforme o tipo, e são identificadas por duas letras maiúsculas precedendo seu código, seu nome, seu número de créditos. As disciplinas obrigatórias são aquelas que o aluno tem que cursar compulsoriamente. As disciplinas optativas são relacionadas em grupos, podendo o aluno optar por uma ou mais disciplinas até atingir o número de créditos estabelecido no currículo para cada grupo. As disciplinas específicas que compõem cada grupo estão disponíveis nos departamentos. As disciplinas eletivas são de escolha do aluno, desde que obedecido o tipo e o número de créditos estabelecido no currículo. O aluno deve cursar uma ou mais disciplinas até atingir o número de créditos estabelecido no currículo para cada tipo de eletiva.

Disciplinas Obrigatórias

São aquelas que o aluno tem que cursar compulsoriamente.

Exemplo:

OC ADM 1000 Administração geral

Disciplinas Optativas

São relacionadas em grupos, podendo o aluno optar por uma ou mais disciplinas até atingir o número de créditos estabelecido no currículo para cada grupo. As disciplinas específicas que compõem cada grupo estão disponíveis nos departamentos.

Exemplo:

PB FIL 0200 Optativas de Filosofia Tipos de Disciplinas optativas

Disciplinas Eletivas

São de escolha do aluno, desde que obedecido o tipo e o número de créditos estabelecido no currículo. O aluno deve cursar uma ou mais disciplinas até atingir o número de créditos estabelecido no currículo para cada tipo de eletiva.

Exemplo:

EL EFI 1021 – Caminhada Ecológica

(4)

Periodização dos currículos

A periodização sugerida pelos departamentos, embora não seja obrigatória, orienta o aluno na organização de seu curso, pois leva em conta o tempo adequado para sua conclusão e a cadeia de pré-requisitos das disciplinas. Normalmente os horários das disciplinas são organizados de forma a conciliar as disciplinas e turmas de um

determinado período, assim sendo, o aluno que não respeitar a periodização poderá, eventualmente, ter problemas de coincidência de horários.

Disciplinas com pré-requisito

Pré-requisito curricular é uma condição que deve ser satisfeita para que determinada disciplina possa ser cursada. Os pré-requisitos podem ser constituídos por disciplinas que devem ser cursadas e por número de créditos que o aluno já deva ter acumulado. Tais pré-requisitos já vêm explicitados no currículo de cada curso, não sendo permitida a matrícula em disciplinas cujos pré-requisitos não tenham sido cumpridos.

Domínio Adicional

Visando estimular uma formação interdisciplinar e aproveitando as facilidades acadêmicas e espaciais oferecidas pela PUC-Rio, é permitido aos alunos de qualquer graduação cursar um determinado grupo de disciplinas optativas de uma outra área, adicionando conhecimentos de um segundo domínio em sua formação acadêmica. Os “Domínios

Adicionais” permitem que o aluno tenha uma formação mais ampla, personalizando sua graduação de acordo com seus interesses pessoais. O aluno que cursar cerca de 24 créditos (variam de 20 a 30 créditos) de um destes grupos de disciplinas poderá ter o “domínio adicional” registrado em seu histórico e apostilado em seu diploma, bastando apenas notificar a DAR a conclusão de um dos “Domínios Adicionais”.

No momento, está em vigor o Domínio Adicional de Empreendedorismo e a previsão é de que outros temas já estarão disponíveis para o segundo semestre de 2006. Acompanhe a abertura de novos “Domínios Adicionais” no site da PUC-Rio.

Aproveitamento de estudos

Todo aluno poderá requerer o aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição ou em outro curso da PUC-Rio, observando as seguintes condições:

- o aproveitamento de estudos para aluno que ingressar por processo seletivo poderá ser requerido na DAR dentro dos prazos estabelecidos em ato normativo;

- caso o aluno considere que houve omissão ou erro de avaliação, quando da análise do aproveitamento de estudos, poderá recorrer da decisão até o final do prazo em que o tiver requerido.

Não poderá ser aceita solicitação de aproveitamento de estudos realizados: - após a matrícula-vínculo na PUC-Rio;

- na condição de aluno ouvinte, extraordinário ou especial;

- em situação de pendência judicial na instituição em que foram cursadas as disciplinas, sem sentença definitiva favorável;

- em curso de estabelecimento brasileiro não reconhecido pelo MEC.

Se vier a ser concedido aproveitamento de estudos de disciplina em que o aluno já estiver matriculado, este será automaticamente consignado no histórico do aluno. A implantação do aproveitamento produzirá efeito de acordo com o semestre em que o aproveitamento foi efetivado.

Qualquer que seja a forma de ingresso no curso, o aluno é obrigado a cursar na PUC-Rio pelo menos 1/3 do total de créditos necessários para a integralização de seu curso.

(5)

Disciplinas de Cultura Religiosa – CRE

Os currículos dos cursos de graduação incluem, obrigatoriamente, disciplinas de cultura religiosa, oferecidas pelo Departamento de Teologia. Assim, os alunos de graduação devem completar 12 créditos em disciplinas de cultura religiosa.

Primeira Etapa

Disciplina introdutória de 4 créditos, obrigatória para todos: CRE 1100 O Homem e o Fenômeno Religioso

Segunda Etapa

Deve cursar 4 créditos em disciplinas que compõe o grupo de optativas de cristianismo CRE 0700, que é formado pelas seguintes disciplinas:

CRE 1112 - O Cristianismo e as Grandes Religiões CRE 1113 - Cristianismo e Ateísmo

CRE 1115 - Cristianismo e Judaísmo CRE 1116 - Bíblia e Cristianismo

CRE 1117 - Cristianismo e Diálogo com o Mundo Moderno CRE 1118 - Cristianismo e Problemas Sociais

CRE 1127 - O Cristianismo

Terceira Etapa

Ética em 2 seções: a primeira, correspondente à ética geral, comum a todos os cursos que é lecionada na disciplina CRE 1141 – Ética Cristã; a segunda, ética específica, relativa a cada área profissional e que cada curso tem a sua disciplina específica.

Disciplinas de Educação Física

As disciplinas oferecidas são eletivas e tem 02 créditos cada uma. O aluno só pode matricular-se em uma disciplina de Educação Física por semestre.

Calendário escolar

As atividades escolares, durante o ano acadêmico, serão desenvolvidas de acordo com o calendário escolar organizado pela Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. Os prazos nele previstos serão fielmente cumpridos.

Alteração curricular

Ao ser modificado o currículo de um determinado curso, será elaborado um currículo de adaptação (transição) para o aluno nele matriculado. Neste caso o princípio a ser observado é o de que sua aplicação deve ser feita de modo a não acarretar descontinuidade ou prejuízo na formação profissional do aluno que cursava o currículo anterior.

ADMINISTRATIVAS GERAIS:

Matrícula

Os procedimentos de matrícula iniciam-se antes de cada período letivo, quanto possível, pelo próprio aluno com plena observância dos prazos e procedimentos definidos pela DAR. O aluno em débito não regularizado com a Universidade não poderá renovar a matrícula. A matrícula é realizada em 3 fases:

(6)

1ª fase – Solicitação de matrícula

O aluno deve solicitar sua matrícula pela Internet através do “PUC-On line”, relacionando as turmas e disciplinas que pretende cursar no próximo semestre, podendo propor até 3 opções. As vagas serão distribuídas de acordo com uma ordenação que considera o nº de créditos já cumpridos e o Coeficiente de Rendimento do aluno. Há normalmente bloqueios de vagas para diversas disciplinas, por solicitação dos Departamentos. Esta política é feita para preservar vagas de uma determinada disciplina para alunos do respectivo Departamento.

Uma vez matriculado para determinado período letivo regular, o aluno poderá proceder às seguintes alterações de matrícula:

2ª fase – Ajuste de Matrícula

Após o resultado da 1ª fase e no período estipulado pela DAR, o aluno pode realizar ajustes em sua matrícula, sempre através do “PUC-On line”. A ocupação de vagas respeitará a mesma ordenação da 1ª fase de matrícula.

Alunos que perderam a fase anterior de matrícula poderão fazê-lo neste período, desde que tenham se habilitado à época devida na DAR.

3ª fase – DE/PARA

O aluno que necessitar poderá realizar uma última correção em sua matrícula, para isto deverá comparecer na DAR no dia e hora estipulado para que sejam providenciadas estas alterações. Esta 3ª. Fase tem características mistas de atendimento. Os alunos são convidados a comparecerem à DAR em dias e horários determinados, em função da sua ordenação e Departamento. Por ser presencial, nesta etapa é indispensável que o aluno apresente no ato a carteira de identificação da PUC-Rio ou qualquer documento oficial com foto. Na impossibilidade, procuradores devidamente autorizados serão atendidos. Os alunos que perdem a hora agendada poderão ser atendidos no mesmo dia. Alunos que perderam as fases anteriores de matrícula poderão fazê-lo no último dia do DePara, desde que tenham se habilitado à época devida na DAR. Aqueles que perderem o dia ou que assim o preferirem, poderão realizar suas correções / solicitações via Internet, para disputar as vagas remanescentes do DE/PARA presencial, no período estipulado pela DAR. Não serão criadas vagas adicionais para atendimento de alunos nesta situação.

Matrícula - retificação por falha no processamento

Caso o aluno verifique no Relatório da Matrícula ou nos Relatórios de Alteração de Matrícula, que houve erro de processamento, poderá solicitar a retificação devida, sem qualquer ônus, dentro do prazo estabelecido do Calendário Escolar.

Vale ressaltar que a não existência de vaga em disciplina-turma não caracteriza erro de processamento.

Matrícula atrasada

O aluno que não efetuar a matrícula na data prevista no Calendário Escolar, poderá fazê-la nas datas estipuladas para a matrícula atrasada, pagando a taxa correspondente e candidatando-se às fases de matrículas restantes e ao saldo de vagas existentes.

Alteração de matrícula

Uma vez matriculado para determinado período letivo regular, o aluno poderá proceder às seguintes alterações de matrícula:

- acréscimo, cancelamento e substituição de disciplinas (AJUSTE – antes do início do período letivo subseqüente e DE/PARA - no início do período letivo subseqüente), de acordo com o calendário escolar, o aluno poderá acrescentar, cancelar e/ou substituir disciplinas, com alteração do carnê;

(7)

- cancelamento de disciplinas - até 70 dias após o início do período letivo regular o aluno poderá cancelar a matrícula em uma ou mais disciplinas, sem alteração do carnê, desde que fique matriculado em pelo menos uma disciplina.

Matrícula em disciplinas de língua estrangeira

O aluno que quiser matricular-se em alguma disciplina de Língua Estrangeira deverá obter informações no Departamento de Letras, pois a matrícula depende do resultado em teste de nivelamento.

Matrícula em disciplinas de outro curso

O aluno poderá matricular-se em disciplinas de outro curso dentro dos limites permitidos pela flexibilidade curricular. Esta possibilidade não lhe assegura direito à transferência interna automática ou a graduação em curso diferente daquele em que esteja matriculado e nem conferirá créditos a seu favor caso não faça parte de seu currículo.

Matrícula em disciplinas de pós-graduação

O aluno de graduação poderá matricular-se em até 2 disciplinas de pós-graduação quando tiver cumprido 3/4 dos créditos do currículo de seu curso, sendo submetido ao critério de aprovação da pós-graduação (nota mínima de 6,0). Os créditos obtidos nestas disciplinas somente serão computados uma vez a favor do aluno, para efeito de graduação ou de pós-graduação.

Matrícula em disciplinas fora do turno ou do curso

Durante o período da matrícula regular e da matrícula atrasada poderão ser aceitas solicitações de disciplinas fora de turno ou do curso, desde que sejam oferecidas vagas que satisfaçam essa condição.

Matrícula limitada por 4ª ou 5ª oportunidade

O aluno que se matricular 3 (três) vezes em uma disciplina, sem alcançar aprovação, terá sua matrícula limitada a 4 (quatro) disciplinas, enquanto nela não tiver sido aprovado. São consideradas como oportunidades as reprovações e os cancelamentos de disciplinas.

Matrícula por procuração

Aquele que não puder comparecer para efetuar pessoalmente sua matrícula, poderá fazê-la, dentro dos prazos previstos, através de representante seu, munido da devida autorização e de cópia do documento de identidade do aluno. Esta matrícula terá o mesmo efeito que a matrícula realizada pelo próprio aluno, o qual estará obrigado a cumprí-la em tudo o que dela decorrer.

Limite de disciplinas por período letivo

O aluno poderá cursar por período até 30 (trinta) créditos. Caso no período anterior à matrícula o aluno tiver tido um CR menor que 6 (seis) só poderá se matricular em até 6 (seis) disciplinas. No caso de faltar até no máximo 30 (trinta) créditos para a conclusão do curso, será permitido ao aluno a matrícula em mais de 06 (seis) disciplinas, independentemente do CR obtido no período anterior.

Matrícula em segunda habilitação

O aluno que deseje cursar uma segunda habilitação, imediatamente após a conclusão do curso, deverá solicitar uma nova matrícula, junto à DAR, no período letivo em que estiver concluindo o seu curso de origem (período da solicitação de portador de diploma, definido no calendário escolar)

Transferência de turno

A transferência de turno para os cursos de Direito e Administração poderá ser requerida na DAR, dentro dos prazos previstos no calendário escolar, condicionada ao oferecimento de vagas pelos respectivos departamentos.

Histórico Escolar

(8)

O histórico escolar completo é fornecido ao aluno, semestralmente, pela DAR. Esse documento contém, além das informações cadastrais sobre o aluno e o currículo do curso em que este se encontra matriculado, as disciplinas necessárias à conclusão do mesmo e os graus finais das diversas disciplinas cursadas. O aluno deverá cursar as disciplinas indicadas no histórico escolar sob o título FALTA CURSAR, pois somente após ser aprovado nas mesmas estará apto a colar grau. Um espelho (reprodução parcial) do mesmo pode ser conseguido a qualquer momento pelo aluno através do PUC Online.

Caso o aluno tenha alguma dúvida sobre o seu histórico escolar, deverá dirigir-se à DAR, para obter esclarecimentos e, se necessário, reformular, em tempo hábil, seu plano de estudos, a fim de não retardar a conclusão de seu curso.

Sistema de avaliação e aprovação

Na PUC-Rio há doze critérios para avaliação do aproveitamento escolar. As Coordenações Acadêmicas e os professores dos cursos definem o melhor critério de avaliação para cada disciplina, critérios que podem ser alterados de um semestre para o outro.

De acordo com a legislação vigente, os departamentos, no início de cada período letivo, devem informar aos alunos o programa das disciplinas, requisitos e demais componentes curriculares, recursos disponíveis, critérios de avaliação e qualificação dos professores.

Coeficiente de rendimento - CR

A avaliação do rendimento escolar do aluno, quer em seu curso global, quer em cada período letivo, é expressa por um CR, que constitui uma média ponderada, cujo valor é o quociente entre o total de pontos acumulados pelo aluno e o total de créditos correspondentes às disciplinas curriculares (ou seja, disciplinas que fazem parte do currículo pleno de seu curso) em que se tenha matriculado (em todo o curso ou em determinado período letivo).

O total de pontos acumulados é igual à soma dos produtos dos graus obtidos em cada disciplina pelos respectivos números de créditos.

O exemplo a seguir ilustra o processo de cálculo de CR:

Disciplina Cursada N° Créditos Grau Pontos

Disciplina A 1 8,0 8,0 Disciplina B 4 6,0 24,0 Disciplina C 4 8,5 34,0 Total de Créditos 9 - - Total de pontos - - 66,0 Valor do CR = 66/9 = 7,3

O CR é de grande importância para o aluno, uma vez que é levado em consideração por ocasião da opção de habilitação, da prioridade para obtenção de vagas em turmas muito solicitadas, da admissão como monitor e da manutenção de bolsas de estudo.

Situação final - Incompleto (IN)

A situação Incompleto (IN), poderá ser atribuída ao aluno matriculado em determinada disciplina que, tendo tido freqüência suficiente, deixar de cumprir uma pequena parcela dos trabalhos a ela relativa. Somente poderá ser atribuída uma única vez, devendo o aluno matricular-se na mesma disciplina no período subseqüente em que for oferecida.

Uma vez tendo estado na situação Incompleto (IN), o aluno somente poderá receber as situações “Aprovado" (AP) ou "Reprovado" (RM).

(9)

O aluno que completar os trabalhos, referentes à disciplina que recebeu grau “Incompleto” (IN), e tiver seu grau informado à D.A.R. até dez (10) dias antes do início do período letivo terá seu grau atualizado no histórico e será dispensado de se matricular novamente na disciplina.

O aluno habilitado a colar grau que recebeu Incompleto (lN) no período anterior poderá ter seu grau atribuído antes do término do período letivo subseqüente.

Alteração de grau

O aluno poderá solicitar revisão do 1º grau (G1) ao professor, que tem autonomia para alterá-la até 15 dias após o último dia para lançamento deste grau (previsto em calendário) Após, este prazo a solicitação de revisão ou o pedido de correção de lançamento deverá ser realizada junto a DAR, mediante pagamento de taxa. A revisão de provas e os pedidos de alteração dos demais graus poderão ser solicitados diretamente ao professor até 3 dias após o prazo máximo de lançamento do último grau (previsto em calendário). Após este prazo, estas solicitações também deverão ser solicitadas na DAR, mediante o pagamento de taxa. Em qualquer situação, não serão aceitas as solicitações realizadas após 30 dias do início das aulas do semestre letivo seguinte.

Disciplinas cursadas sem matrícula

Somente terá validade para a obtenção de créditos a disciplina em que o aluno esteja regularmente matriculado, mesmo que a tenha freqüentado com o consentimento do professor.

Freqüência

A freqüência às atividades escolares programadas é obrigatória e permitida somente a alunos matriculados na Universidade. A aprovação em qualquer disciplina é condicionada à freqüência de, no mínimo, 75 % das aulas dadas em cada disciplina Histórico escolar

Créditos excedentes

São créditos excedentes aqueles que ultrapassarem o total definido no currículo do curso para determinada categoria de disciplinas. Estes serão automaticamente contabilizados como curriculares no período em que ocorrer uma ou mais das seguintes situações:

- substituição de disciplinas;

- os créditos a cumprir de determinado grupo de disciplinas optativas sejam inferiores ao total de créditos obtidos em disciplina(s) daquele grupo;

- o total de créditos a cumprir em disciplinas eletivas do departamento (ED ou ELD), eletivas de orientação (EO ou ELO) ou eletivas fora do departamento (EF ou ELF), seja inferior ao total de créditos obtidos em uma destas categorias. Os créditos excedentes somente serão considerados como eletivas livres (EL ou ELL) até o limite de créditos previstos nesta categoria no currículo do curso.

Abandono de disciplina

O aluno que deixar de cursar qualquer disciplina sem solicitar seu cancelamento no prazo estabelecido no calendário escolar será considerado reprovado nesta disciplina.

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula poderá ser requerido, no máximo, duas vezes durante o curso; a duração de cada

trancamento não poderá exceder 04 (quatro) períodos letivos regulares. O trancamento importará em reprovação se for requerido após 70 dias a partir do início do período letivo.

Abandono/Reingresso de curso

(10)

O aluno que não renovar sua matrícula nos prazos devidos, pessoalmente ou através de representante seu, no período previsto no calendário escolar, será considerado em situação de abandono, perdendo, portanto, o direito a vaga na universidade. No entanto, caso o aluno não tenha utilizado os trancamentos de matrícula a que tem direito, esta será automaticamente trancada.

A título excepcional poderá ser-lhe concedido reingresso, levando-se em consideração: - número de períodos letivos cursados;

- número de períodos letivos em situação de abandono;

- número máximo de períodos letivos que restam ao aluno para a integralização do curso; - número de disciplinas a serem cursadas pelo aluno;

- cadeia de pré-requisitos das disciplinas do currículo do aluno;

Será automaticamente deferida a solicitação em que o prazo máximo previsto em lei para a integralização do curso se subtraído da soma dos períodos em abandono e cursados, resultar em número igual ou superior ao prazo médio previsto para a integralização.

Será automaticamente indeferida a solicitação de reingresso caso a soma dos períodos letivos cursados e dos períodos em situação de abandono seja igual ou superior ao prazo máximo legal previsto para a integralização.

Cursos feitos simultaneamente

Nenhum aluno da PUC-Rio poderá cursar, simultaneamente mais de um curso. No entanto, será permitido ao aluno cursar, simultaneamente, duas ou mais habilitações ou ênfases de um mesmo curso ou um ou mais domínios

adicionais sob um único número de matrícula. Nestes casos, o aluno deverá informar a Diretoria de Admissão e Registro – DAR o término destas para que seja providenciado o registro ou o apostilamento em seu diploma.

Desativação de matrícula

O aluno que já estiver matriculado na PUC-Rio, qualquer que tenha sido a sua forma de ingresso, e que for classificado em outro processo seletivo para outro curso deverá, por ocasião de sua matrícula, optar por um dos cursos a que tem direito ficando no outro com a matrícula desativada. Caso o processo seletivo tenha sido para o curso em que estava matriculado, o aluno permanecerá com o histórico escolar primitivo, isto é, com todas as aprovações, reprovações, trancamentos e cancelamentos obtidos.

Contagem de créditos

É indispensável que o aluno, dois períodos letivos antes da época prevista para a colação de grau, verifique em seu Histórico Escolar as disciplinas/créditos que faltam cursar, a fim de que, em tempo hábil, sejam corrigidos eventuais problemas que possam impedir sua colação de grau. O não cumprimento desta solicitação poderá atrasar a formatura.

Colação de grau

A colação de grau dos alunos que concluírem os cursos é ato oficial da Universidade e será realizada em sessão solene e pública. Só poderá colar grau o aluno aprovado em todas as disciplinas do currículo do curso que escolheu.

Diploma

Após a colação de grau, o aluno deve requerer à DAR a expedição de seu diploma. Neste momento, se estiver com toda a documentação em ordem, receberá uma declaração de conclusão de curso.

Jubilamento ou desligamento compulsório

O jubilamento ou desligamento compulsório, poderá ocorrer em duas situações:

- quando o aluno houver terminado o prazo legal máximo de duração do curso, incluídos os períodos em abandono;

(11)

- quando o aluno houver se matriculado cinco vezes na mesma disciplina sem obter aprovação, incluindo neste

cômputo as reprovações e os cancelamentos de disciplinas. Matriculas em Disciplinas realizadas em semestres em que o aluno trancou a matrícula não são consideradas nesta contagem.

O jubilamento ou desligamento compulsório impede que o aluno possa se matricular novamente no mesmo curso da PUC-Rio.

Reabertura de matrícula

O aluno que houver trancado sua matrícula na Universidade, nos termos das normas em vigor, poderá reabri-la, desde que a requeira dentro dos prazos previstos no calendário escolar.

Pagamento de semestralidade

O valor da semestralidade a ser paga pelo aluno da PUC-Rio é fixado em função do número de créditos por ele solicitado no ato da matrícula. Esse valor é calculado de acordo com as seguintes faixas:

Faixa 1 01 a 04 créditos Faixa 2 05 a 08 créditos Faixa 3 09 a 16 créditos Faixa 4 17 a 20 créditos Faixa 5 21 a 24 créditos Faixa 6 25 a 30 créditos

PROUNI

A matrícula de alunos deste programa, por força da legislação em vigor, somente poderá ser aceita por indicação do Ministério de Educação e após serem submetidos a verificação de documentos e de situação sócio- econômica. Os alunos de Relações Internacionais e Teologia deverão também ser aprovados em suas provas específicas.

DE ALUNOS

O aluno da PUC-Rio deve proceder em conformidade com as normas e procedimentos que regem a sua vida escolar. É necessário lembrar que o desconhecimento das mesmas não o isenta de cumpri-las. Deve ser mencionado que as regras e observações mais importantes estão também disponíveis no PUC Online.

Direitos e deveres do aluno

Para a boa ordem da vida universitária e para o relacionamento fecundo entre os membros da comunidade é importante que cada um conheça seus direitos e deveres como aluno da PU C-Rio.

Cabem aos alunos, individual ou coletivamente, os seguintes direitos e deveres fundamentais: - aplicar a máxima diligência no aproveitamento do ensino ministrado;

- atender aos dispositivos regulamentares, no que respeita à organização didática, especialmente à freqüência às aulas e execução dos trabalhos escolares e ao pagamento das taxas escolares;

- observar o regime disciplinar constante no Estatuto da Universidade;

- abster-se de atos que possam importar em perturbação da ordem, ofensa aos bons costumes, desrespeito às autoridades universitárias e aos professores;

(12)

- abster-se de fazer proselitismo, dentro ou fora do recinto escolar, de idéias contrárias aos princípios que inspiram a universidade;

- contribuir, na esfera de sua ação, para o prestígio crescente da Universidade e o respeito às suas finalidades espirituais;

- comparecer aos atos solenes da Universidade; - respeitar o patrimônio material da Universidade e zelar por ele; - apelar das decisões dos órgãos administrativos para os órgãos da administração de hierarquia superior;

- comparecer às sessões dos órgãos colegiados competentes reunidos para julgar, em graus de recurso, a aplicação de penas disciplinares. nos termos do § 3° do artigo 83 do Estatuto da Universidade;

- promover atividades ligadas aos interesses da vida universitária;

- comparecer, com direito a voto, às reuniões dos órgãos colegiados da Universidade, por meio de representação constituída na forma prevista pela Lei e pelo Estatuto da Universidade.

Representação nos órgãos colegiados

A participação dos alunos na gestão da universidade faz-se por meio de representantes eleitos para os colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Desenvolvimento, Conselho de Ensino e Pesquisa, Conselhos Departamentais e Comissões Gerais dos Departamentos da PUC-Rio. Os estudantes eleitos, na proporção de até 20% do total dos membros de cada colegiado, têm direito a voz e voto.

Regime disciplinar

Os atos contra a integridade física e moral das pessoas, contra o patrimônio moral e material da Universidade ou contra o exercício das atividades da Universidade constituem infrações disciplinares sujeita às penas aplicadas pela

autoridade competente.

Regimes especiais

Incapacidade física

O Decreto-Lei 1044, de 21 de novembro de 1969, autoriza a concessão de regime especial ao aluno que for portador de determinadas afecções congênitas ou adquiridas, de infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas que ocasionem distúrbios agudos e que se caracterizem por:

- incapacidade física relativa, com a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes;

- ocorrência isolada e esporádica;

A concessão do regime especial não poderá ultrapassar o final do período letivo em que o aluno estiver matriculado e nem ser inferior a 30 dias, não se configurando como abono de falta. O aluno assistido por tal regime deverá, obrigatoriamente, cumprir, durante seu afastamento, os exercícios domiciliares, determinados pelos professores das disciplinas em que o aluno estiver matriculado, que substituirão, de acordo com a legislação vigente, a ausência às aulas.

O regime especial poderá ser requerido na DAR, pelo aluno ou por procurador seu, dentro de cinco dias contados a partir do início do impedimento, expressamente comprovado por atestado médico, do qual deverá constar o início e o término do afastamento, como também o CID (Código Internacional de Doenças).

A renovação da matrícula para o período letivo seguinte estará sempre condicionada a que o aluno tenha completado todos os exercícios domiciliares determinados e feito as respectivas provas e recebido os graus finais pertinentes ao período em que foi concedido o regime especial, que não poderá ser estendido de um período letivo para outro.

Alunas gestantes

A Lei 6.202/75 concede às alunas gestantes os mesmos benefícios descritos no item anterior, a partir do oitavo mês de gestação e por um período de 3 meses, devendo as interessadas cumprir as seguintes exigências:

(13)

- apresentar requerimento, na DAR, por si ou por procurador seu, dentro de 5 dias, contados a partir do início do oitavo mês de gestação expressamente comprovada por atestado médico;

- cumprir, durante seu afastamento, os exercícios domiciliares determinados pelos professores das disciplinas em que a aluna estiver matriculada, que substituirão a freqüência às aulas.

A renovação da matrícula para o período letivo seguinte estará sempre condicionada a que a aluna tenha completado todos os exercícios escolares determinados, feito as respectivas provas e recebido os graus finais pertinentes ao período em que foi concedido o regime especial, que não poderá ser estendido de um período letivo para outro.

ATENDIMENTO PESSOAL OU SÓCIO-ECONÔMICO AOS ALUNOS

O órgão a que os alunos podem recorrer a fim de obterem apoio para a resolução de problemas pessoais e sócio-econômicos é a Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários (VRC). Para o atendimento médico, em casos de emergência, o aluno pode ser encaminhado ao serviço médico que funciona diariamente das 08:00h às 22:00h, no campus da Universidade. O atendimento espiritual de toda comunidade universitária é prestado pela Pastoral Universitária, onde o aluno pode solicitar um atendimento espiritual e participar das atividades pastorais diversas.

Sempre que tiver algum problema de natureza escolar, o aluno deverá procurar resolvê-lo na DAR, onde, através de requerimento escrito, fará sua solicitação. Caso considere insuficiente a informação prestada ou insatisfatória a solução adotada, o aluno poderá solicitar um esclarecimento mais amplo ou a revisão da decisão à Coordenação Central de Graduação, também por meio de requerimento apresentado através da DAR.

Bolsas de Estudo e Financiamentos

A PUC disponibiliza aos seus alunos os seguintes tipos de bolsas:

BOLSA DE AÇÃO SOCIAL – Bolsa destinada a alunos carentes e tem vagas limitadas para os cursos de Licenciaturas e os cursos de Serviço Social e Teologia. As bolsas são concedidas após o vestibular e de acordo com a disponibilidade de cada curso.

BOLSA PUC – Bolsa de auxílio concedida pela Vice-reitoria Comunitária de acordo com a necessidade sócio-econômica dos alunos. Os alunos devem cursar pelo menos um semestre para se candidatar e deverão ter seus pedidos analisados pela equipe de Assistentes Sociais.

FINANCIAMENTO PUC – Sistema de bolsa reembolsável disponibilizado pela PUC. Maiores informações na Vice-Reitoria Comunitária.

PROUNI – Programa de Bolsas oriundas de convênio realizado com o MEC e restrito aos alunos indicados pelo Ministério de Educação.

BOLSA PROFESSOR ESCOLA PARTICULAR – Cumprindo o acordo sindical das Mantenedoras de Faculdades e

Universidades Particulares, são disponibilizadas 50 bolsas de 50% para os filhos de professores destas instituições de ensino. Os interessados devem procurar a Vice-reitoria Comunitária.

BOLSA PEC- G – Programa de Bolsas para alunos de países africanos, oriundas de convênio realizado com o MEC e restrito aos alunos indicados pelo Ministério de Educação. Maiores Informações na Vice-Reitoria Acadêmica.

(14)

BOLSA DESEMPENHO VESTIBULAR – Bolsas distribuídas aos melhores colocados nos processos de seleção (vestibular e ENEM) para ingresso na PUC. Para manter a bolsa os alunos devem cursar no mínimo 20 créditos e manter o

Coeficiente de Rendimento (CR) acima da média dos alunos de seu curso, que tenham ingressaram no mesmo período.

BOLSA PRÓ-LICENCIATURA - Bolsa de desempenho acadêmico no vestibular destinada aos alunos das diversas licenciaturas.

BOLSAS DIVERSAS – Bolsas destinadas a atividades específicas tais como Coral, Esporte e etc.. Maiores Informações na Vice-Reitoria Comunitária.

Bolsas e Financiamentos de Órgãos Governamentais.

FIES – Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior. Maiores Informações na Vice-Reitoria Comunitária.

BOLSA PIBIC – Programa de Iniciação Científica. Maiores Informações nos Departamentos.

BOLSA PET – Programa de Ensino Tutorial. Maiores informações nos Departamentos de Direito, Economia, Geografia e Letras.

Referências

Documentos relacionados

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

Após essa exploração inicial das imagens, o professor poderá apresentar o vídeo e introduzir os conceitos de ecossistema e seus componentes, reconhecendo, assim os diferentes

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

É o avarento dentro de você que está inquieto, então você tem que dizer a ele que, mesmo que se esta perda o incomode, ele deveria dormir com isso.. Ele terá que dormir à

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva

Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo. .. Ex: Quero

Relatório – Avaliação da Satisfação dos Utentes INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE LISBOA FRANCISCO GENTIL, EPE.. Gestão da Qualidade

Descrição da Infração: Consta do relatório do árbitro da partida, que o denunciado, técnico da equipe Escolinha do Santos, aos 16 minutos do segundo tempo foi expulso de