• Nenhum resultado encontrado

APTIDÃO FÍSICA 1 Bob Bondurant (tradução de Eduardo Moreira)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APTIDÃO FÍSICA 1 Bob Bondurant (tradução de Eduardo Moreira)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APTIDÃO FÍSICA

1

Bob Bondurant

(tradução de Eduardo Moreira)

Dirigir um kart exige muito mais da nossa aptidão física do que a maioria das pessoas poderia sequer imaginar. Para correr bem de kart, você precisa de força e resistência, dois fatores que não ocorrerão mesmo se você correr 15 ou 20 vezes por ano. Se você quiser ter êxito em corridas, você vai ter que trabalhar para entrar em forma. Afinal de contas, kart é um esporte como outro qualquer. Na realidade, é fisicamente mais exigente que muitos outros esportes.

Desta forma, você deve fazer algum treinamento. Se você estiver correndo simplesmente por diversão, você não necessita se matar com seu treinamento. No entanto, quanto mais apto você estiver, mais divertido será correr. Afinal de contas, quão divertido pode ser estar sem fôlego e ter a maioria de seus músculos doendo no meio de uma corrida?

Se você estiver considerando o kart como uma carreira ou como um degrau para uma carreira como piloto de carros, seu treinamento tem que ser muito mais elaborado do que se você correr apenas para ocupar seu tempo livre. Deve ser um aspecto planejado de sua preparação, tal como a revisão dos motores e alinhamento do chassi de seu kart.

Mas qual tipo de treinamento é necessário? Resistência é mais importante que força física, uma vez que não é necessário muito esforço para, em apenas uma volta, virar o volante, apertar os pedais e suportar seu corpo nas curvas2. No entanto, após algumas voltas em velocidade, somente tentar manter sua cabeça na vertical com o peso do capacete se tornará uma tarefa desafiante. É por isso que você precisa trabalhar sua aptidão física.

Um programa continuado de treinamento que envolva levantamento de pesos e desenvolvimento de sua resistência cardiovascular (caminhando, correndo, andando

1 tradução livre de parte do capítulo 3 “The Basics”, do livro “Race Kart Driving”, de Bob Bondurant 2

nota do tradutor: Em sua entrevista para o site do EDFO DE, o piloto da IRL Vítor Meira falou exatamente sobre a importância da preparação física: "Preparação é importante. O problema da preparação física, no automobilismo, é completamente diferente dos outros esportes. Nem adianta tomar bomba, não adianta fazer hiper reposição de sangue, como no ciclismo... no

automobilismo não adianta nada disso, porque é pura concentração... tudo lá é cabeça. Já viu os pilotos? Tem magrinho, tem fortão, tem de tudo quanto é jeito... simplesmente, porque tá tudo na cabeça!!! Mas qual a razão da preparação? Você vai rodando, vai rodando... tem uma hora que, putz, começa a cansar, e mais, e mais... e começa a doer tudo... aí você começa a prestar mais a atenção na dor, do que em fazer a curva como deve, na velocidade que deve... Ou seja, você presta mais atenção em fazer força, do que em fazer as coisas certas! ... Todo mundo consegue terminar uma corrida. Agora, fazer volta atrás de volta num ritmo apertado, é que é o difícil!! Porque aí você começa a tirar a concentração da pista, para colocar em você... a respirar... a virar o volante... na dor que você está sentindo... Esse é que é o problema!!" Confira toda a entrevista com Vítor Meira na página "Dicas" (http://www.edumoreira.com.br/dicas/dicas.htm). Vale a pena!!

(2)

de bicicleta, etc) será necessário para alcançar seu mais alto potencial. A palavra chave é “regularidade”. Se você treinar diariamente durante uma semana e não treinar durante o mês seguinte, não será muito eficaz. É melhor treinar dois dias por semana, mas todas as semanas. Além disso, como já dissemos, confiar o desenvolvimento de sua capacitação física apenas durante as corridas, não será suficiente. Nesse ritmo, você provavelmente estará cansado perto do final de uma corrida e a muita s corridas são decididas nas últimas voltas, não importando quão grande foi a vantagem de um piloto durante a prova.

Seu objetivo deve ser poder pilotar durante todo o treino livre, a sessão de classificação e a corrida propriamente dita, e ainda poder pi lotar mais uma sessão sem se cansar. Se você estiver cansado ao final de uma corrida, seu desempenho foi afetado porque, antes de você perceber estar cansado ou com o corpo doendo, você terá, subconscientemente, aliviado os músculos cansados e doloridos. Toda vez que você tem que compensar ou aliviar seu cansaço ou dor, você não pilotará no seu limite3.

Peso

Seu peso tem um enorme efeito no desempenho, tanto em você quanto em seu kart. Karts de corrida pesam ao redor de 130 a 200 quilos incluindo o piloto, com os motores produzindo entre 6 e 42hp. Quando se calcula a relação potência-peso total, fica fácil entender por que os karts são tão rápidos. Outra coisa que fica aparente é o quanto que seu próprio peso afeta essa equação muito mais que em qualquer outra categoria de esporte motor.

Vejamos o exemplo um kart de 100cc, com marcha, dirigido por um piloto de 70 quilos. Para esta categoria de corrida, a maioria dos regulamentos estabelece que o kart e o motorista devem pesar, juntos, um mínimo de 140 quilos. Isso significa o próprio kart tem que pesar cerca de 70 quilos, mesmo que isso signifique a adição de lastro a ele. Um típico motor Yamaha de 100cc produz cerca 22hp, resultando numa relação potência-peso de 0,157hp/kg. Agora, digamos que o piloto engordou uns

3kg — a relação potência-peso muda para 0,154hp/kg. Pode não parecer muita diferença, mas é uma alteração de 2%, e uma mudança de 2% no tempo de uma volta é uma eternidade numa corrida de kart. Isso equivaleria a 6 décimos em uma volta de 30 segundos!4

3 nota do tradutor: Exatamente como foi colocado pelo Vítor Meira em sua entrevista. 4

nota do tradutor: Levando esses cálculos para a pista do Carrera, imaginando que aquele kart de 6hp pese 50kg e

comparando dois de nossos pilotos, o mais leve (51kg) e o mais pesado (105kg) teríamos o seguinte: 0,059 hp/kg para o mais leve e 0,039 hp/kg para o mais pesado. Isso dá uma diferença de 34%. Dá para competir em igualdade de condições?!!

(3)

Uma outra forma de se ver este exemplo é o seguinte: um piloto de kart com 3kg a mais equivale a um piloto da NASCAR Winston com um excesso de 38kg!

A combinação kart e piloto é tão sensível, que qualquer quilo a mais significará mais tempo para acelerar e para frear. Em outras palavras, afeta negativamente em todos os sentidos.

Além disso, um dos modos mais eficientes de ajustar seu kart está na alteração da distribuição de peso ao redor do kart. Você pode fazer isto, por exemplo, elevando ou abaixando o assento, ou movendo-o para frente ou para trás. Se você estiver bem leve, você também pode fazer isso alterando o local de colocação do lastro necessário para atingir o peso limite exigido. Quanto mais leve você estiver, mais opções você terá. Se você e seu kart estão próximos do peso limite e você está disputando com um piloto que pesa 5 ou 10kg menos que você, quem você supõe que terá mais opções de ajuste fino do kart, na distribuição do lastro? Exatamente, seu competidor!!

Reduzir seu peso tem outro benefício além de afetar o desempenho de seu kart. A gordura de seu corpo age como isolante, significando que qualquer calor que você gere em seu corpo terá mais chances de ficar em seu próprio corpo. Se você não pode dissipar bem o calor, as chances de seu corpo superaquecer aumentam. Quando aquece demais, você perde mais fluidos corporais (água e sais), que afetam seu desempenho tanto física quanto mentalmente.

Obviamente, a questão é que, se você quiser ter êxito correndo de kart, você vai ter que se manter de olho no seu peso. Se você nasceu alto ou pesado, quanto mais rápido você aprender tudo que puder do kart e então passar a correr de carro (se essa for sua intenção), melhor será — pelo menos do ponto de vista competitivo. Uns 3kg, ou até mesmo 5 ou 10kg de desvantagem na categoria mais leve de carros de corrida, não deverá provocar um grande problema.

Dieta

Tendo percebido a grande desvantagem que o excesso de peso provoca nas corridas de kart, creio que é o momento de falar de dieta. Não é necessário dizer que qualquer coisa você fizer para controlar seu peso, será um enorme benefício para as suas corridas de kart. Como já vimos, mesmo que o peso total de você e seu kart não estejam acima do peso limite da categoria, emagrecer lhe permitirá um maior número

de opções de ajuste fino do acerto do chassi, uma vez que você pode distribuir o lastro onde você quiser.

(4)

A maioria das pessoas sabe quais os tipos de alimentos podem levar a ganhos e perdas de peso. A maioria também sabe que certos alimentos afetarão o desempenho físico delas; alguns alimentos nos tornam mais lentos, afetando nossa resistência e diminuindo nossa força.

O que a maioria das pessoas não sabe, é como certos alimentos podem afetar o seu desempenho mental. É fato conhecido que alguns alimentos reduzem a velocidade do processo mental, o que obviamente não é algo desejável quando se está pilotando algo tão rápido quanto um kart de corrida. O interessante é saber porque estes alimentos afetam seu desempenho mental. A elaboração de cada alimento — a quantidade de gordura, a ausência certos de nutrientes, a inclusão de certas substâncias químicas, etc. — tem efeito na química de seu cérebro. Mas até mesmo suas convicções sobre aquele alimento em questão podem afetar seu desempenho. Por exemplo, se você acredita firmemente que um determinado alimento lhe faz mal, que afetará seu desempenho e você o come, seu cérebro tenderá a “desligar”. Ou seja, suas convicções negativas sobre um alimento poderão afetar negativamente seu desempenho mental.

Sob esse ponto de vista, um alimento pode ser duplamente ou até mesmo triplamente impactante. Um hambúrguer gorduroso não apenas afetará seu desempenho físico, mas fará com que seu cérebro reduza a velocidade de processamento tanto fisiologicamente (pela falta de nutrientes adequados) quanto psicologicamente (devido as suas convicções sobre esse tipo de alimentação).

O que isto tudo significa? Significa que, se você estiver realmente preocupado em ser bem sucedido e ter a maior diversão possível em suas corridas de kart, você deverá prestar atenção naquilo que come. Há dúzias e dúzias de livros no mercado que reivindicam ser dieta definitiva. A maioria destes livros é escrita com o objetivo da perda de peso. Se esse for seu único objetivo, encontre um que faça sentido para você, que seja prático e se mantenha firme nesse programa.

No entanto, é importante lembrar que dietas que visam perda de peso não irão prover a nutrição e a energia que você necessitará para correr. Como já afirmamos, correr de kart é um trabalho pesado que requer muita força e resistência. Seu corpo e sua mente funcionam como uma máquina. Se você não fornecer combustível suficiente para a máquina, ela não funcionará adequadamente. Se você fornecer combustível de baixa qualidade, igualmente ela não funcionará bem. Da mesma forma, se você não alimentar adequadamente seu corpo e sua mente, ou não lhe fornecer combustível de alta qualidade (alimento), ela não funcionará bem.

Desta forma, você pode querer seguir um das dietas dirigidas para atletas de alto-desempenho ou a orientação de um nutricionista esportivo. É importante que preste atenção no seu desempenho após uma refeição. Se você sente letárgico ou mentalmente lento após ter-se alimentado com um certo tipo de comida, fique longe dela. Depois de fazer esse tipo de comparação durante certo tempo, você

(5)

naturalmente identificará os tipos de alimentos que o conduzirão a grandes desempenhos.

Um último comentário sobre sua dieta. É claro que o que você come no dia da corrida ou no fim de semana é crítico. No entanto, se você se alimentou de todo tipo de porcaria durante toda a semana anterior, nem toda a comida saudável do mundo não vai servir de compensação durante o fim de semana da corrida.

Referências

Documentos relacionados

Helga Cunha.--- ---- A Câmara deliberou, por unanimidade, autorizar o pagamento da divida em quatro prestações mensais e sucessivas.--- PEDIDO DE PAGAMENTO DE DIVIDA DE RENDA

conservação.. Isso significaria que a densidade de probabilidade ou a densidade de corrente de probabilidade não estariam bem definidas, ou seja, não teriam um valor finito e

Resumindo, resultado forte conforme esperado, com o alto patamar de dólar suportando boas perspectivas para os próximos resultados da empresa.. Petrobras: Maior fundo de pensão

Entre os queijos, harmoniza com os macios de casca branca, como brie, camembert e sainte-maure; os semiduros, como gruyère, emmenthal, appenzeller, asiago e gouda; os frescos

Apenas você Amor de minha vida Minha razão de viver Meu mais doce amor. 30 - Como eu amo você

SÓ NA MILIUM VOCÊ ENCONTRA QUALIDADE, VARIEDADE E PREÇO BAIXO EM UM SÓ LUGAR. AQUEÇA SEU INVERNO COM TUDO EM ATÉ 8X

Todas as fotos são meramente ilustrativas e os acessórios não estão incluídos nos produtos anunciados.. Preços válidos conforme anúncio, salvo erros

Todas as fotos são meramente ilustrativas e os acessórios não estão incluídos nos produtos anunciados.. Preços válidos conforme anúncio, salvo erros