• Nenhum resultado encontrado

DINÂMICA MOLECULAR DA INTERAÇÃO ENTRE O CORTICOSTERÓIDE PREDNISOLONA E MODELOS DE SURFACTANTE PULMONAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DINÂMICA MOLECULAR DA INTERAÇÃO ENTRE O CORTICOSTERÓIDE PREDNISOLONA E MODELOS DE SURFACTANTE PULMONAR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DINÂMICA MOLECULAR DA INTERAÇÃO ENTRE O

CORTICOSTERÓIDE PREDNISOLONA E MODELOS DE

SURFACTANTE PULMONAR

Aluna: Érika Murce Silva Orientador: André Silva Pimentel

Introdução

A administração de fármacos via inalação é um método não invasivo, que vem crescendo recentemente. É viável graças à grande área superficial do pulmão humano, e da fina barreira de difusão do pulmão periférico. Estas características tornam o pulmão um sítio ideal de absorção, e a administração pulmonar direta evita a metabolização da droga durante o transporte ao sítio de ação, o que ocorre na administração intravenosa. Assim, a inalação torna-se interessante principalmente para o tratamento de doenças respiratórias como asma, infecções pulmonares e câncer de pulmão.

A displasia bronco pulmonar, também conhecida como doença pulmonar crônica, afeta principalmente recém-nascidos. Utiliza-se corticosteroides em seu tratamento, devido à sua ação anti-inflamatória. A administração sistemática desses compostos, porém, causa efeitos adversos no cérebro, os quais poderiam ser reduzidos com a administração local no pulmão. Para isso, um método proposto de administração seria o uso de surfactantes naturais como veículos de espalhamento. Por se tratarem de compostos naturais, eles são biocompatíveis e biodegradáveis, além de serem compostos capazes de aumentar a solubilidade das drogas e facilitar o espalhamento pela superfície dos pulmões. É necessário, porém, compreender detalhadamente as propriedades do sistema, pois a interação entre o fármaco e o surfactante natural não pode inibir a função de nenhum dos dois, e nem do surfactante pulmonar [1].

O surfactante pulmonar é situado na superfície dos alvéolos, participando do processo respiratório. É composto na sua maior parte de lipídios, também possuindo proteínas em sua composição. A maioria dos lipídios são fosfatidilcolinas, moléculas que possuem uma longa cadeia hidrofóbica e uma porção hidrofílica, que neste caso é um grupamento colina. A principal fosfatidilcolina presente é a dipalmitoilfosfatidilcolina (DPPC), responsável principalmente pela redução da tensão superficial dos pulmões. Essa redução da tensão superficial é uma das principais funções deste filme, ocorrendo durante a respiração. É fundamental no processo físico-químico, pois viabiliza que a interface ar-água do pulmão se expanda rapidamente. Além desse trabalho de expansão, o líquido presente nos pulmões deve ser retirado, o que é facilitado pela ação do surfactante de diminuição da tensão superficial da água [2].

Neste trabalho, a interação entre a prednisolona (Figura 1), um fármaco corticosteroide utilizado para o tratamento de inflamações e condições autoimunes, e um modelo de surfactante pulmonar foram estudadas. Este modelo é composto de uma mistura das fosfatidilcolinas DPPC e

(2)

POPC (Figura 2) em monocamada, modelando o filme de surfactante na interface entre pulmão e ar. O trabalho foi feito in silico, utilizando simulações de dinâmica molecular.

Figura 1. Estrutura do fármaco corticosteróide prednisolona.

Figura 2. Moléculas de DPPC (acima) e de POPC (abaixo). Ambas são fosfatidilcolinas (PC) presentes no surfactante pulmonar. A molécula de DPPC apresenta duas cadeias de ácido palmítico (C16:0) ligadas ao grupo fosfatidilcolina, enquanto que a molécula de POPC apresenta uma cadeia de ácido palmítico e uma de ácido oleico (C18:1). Estas cadeias são comumente chamadas de ‘caudas’ dos fosfolipídios.

As simulações computacionais são ferramentas interessantes para o estudo destes sistemas, pois permitem o entendimento a nível molecular de sua estrutura e de suas interações, o que não seria possível a nível experimental. Além disso, é possível realizar simulações em escalas de tempo e resoluções variadas, de forma a estudar diferentes processos dentro de um mesmo sistema. Neste trabalho, dois métodos de simulação diferentes foram utilizados: o método atomístico tradicional all atoms (AA), onde todos os átomos são parametrizados individualmente, e o método de coarse-grained (CG), um método no qual o sistema é modelado com menor detalhamento, de forma a possibilitar modelagens de sistemas de tamanho e escala de tempo maiores.

O método de coarse-grained MARTINI utilizado é baseado na parametrização precisa das propriedades do sistema, em detrimento da reprodução estrutural de cada molécula deste. Desta forma, processos como a autorganização de fosfolipídios, importante para este projeto, podem ser estudados com precisão [3]. O estudo com diferentes metodologias permite obter uma maior validação dos resultados, além de permitir a detecção de possíveis falhas nos métodos escolhidos, o que não seria possível caso não houvesse outro método com o qual comparar. Este procedimento é importante, visto que não há ainda experimentos in vitro que estudem o efeito do fármaco escolhido em modelos de surfactante pulmonar.

(3)

Metodologia

A simulação computacional de dinâmica molecular foi realizada no programa GROMACS 5.0. [4] Para o modelo atomístico, o programa Cell Microcosmos foi utilizado na construção da monocamada de fosfolipídios, que simula o surfactante pulmonar. Esta camada é composta de uma mistura na proporção 7:3 dos fosfolipídios DPPC e POPC. Duas monocamadas de orientação oposta foram construídas, e então exportadas para o programa GROMACS, onde foram inseridas em uma caixa com vácuo, que simula a interface ar-água. Uma camada de água com aproximadamente 7 nm foi inserida entre as monocamadas e as extremidades da caixa de 50 nm tem vácuo. Os arquivos de topologia e estrutura dos lipídios foram obtidos do banco de dados

Lipidbook. Já para o modelo coarse-grained, esta monocamada foi construída a partir do script insane.py, do grupo desenvolvedor do campo de força MARTINI. As estruturas e topologias dos

fosfolipídios também foram obtidas do banco de dados deste grupo. Ambas as caixas apresentaram simetria no eixo z.

A estrutura do fármaco prednisolona foi obtida do banco de dados DrugBank. Uma minimização energética foi realizada no composto, utilizando o programa Ghemical. Para a metodologia coarse-grained, o fármaco foi parametrizado a partir da molécula de colesterol, obtida do grupo desenvolvedor do campo de força MARTINI. Foi feita uma dinâmica molecular para garantir que a parametrização estava correta. Então, foi calculada a energia livre de partição ( ) do fármaco a partir da energia livre de solvatação do fármaco em octanol, e da energia livre de hidratação do fármaco em água. Este parâmetro permite obter o coeficiente de partição (log P) do fármaco, que pode ser comparado com o valor experimental, de forma a validar a metodologia de parametrização. A fórmula para estes cálculos está apresentada nas Equações 1 e 2. O valor de foi calculado por ambas as metodologias, atomística e coarse-grained.

Equações 1 e 2. Energia livre de partição e sua relação com o coeficiente de partição.

Inicialmente, as monocamadas com água foram simuladas sem a presença do fármaco, de modo a garantir que o equilíbrio do filme de surfactante pulmonar fosse atingido. O sistema passou por um processo de minimização energética, equilíbrio e então pela dinâmica molecular. Nos sistemas atomísticos, a dinâmica simulou 200 ns do sistema, enquanto que nos sistemas

coarse-grained a simulação foi de 2 μs. Filmes com 128 fosfolipídios foram utilizados no início, em ambos os métodos, mas verificou-se que era possível simular um sistema maior, com 1024 fosfolipídios, com o método de coarse-grained. Além disso, os sistemas foram simulados em duas tensões superficiais diferentes, 0 e 20 mN/m, para simular as diferentes pressões presentes no pulmão durante o movimento respiratório.

Após o equilíbrio dos filmes, a molécula de prednisolona foi inserida aleatoriamente, por meio de um script, no vácuo do sistema. Sistemas com 2 moléculas do fármaco e sistemas com 20 moléculas foram concebidos, de modo que possuíssem simetria no eixo z. Então, os sistemas foram minimizados, equilibrados e a dinâmica molecular foi realizada. Os algoritmos de dinâmica molecular para acoplamento de temperatura e pressão usados foram Nose-Hoover e Parrinello. A temperatura foi mantida a 310 K, e a pressão a 1 atm. Os acoplamentos garantem o controle desses parâmetros durante a simulação. Em algumas condições, porém, os sistemas

(4)

coarse-grained não atingiram o equilíbrio. Assim, foi necessária uma troca, e foram testados os algoritmos V-rescale e Berendsen, respectivamente. Foi também testado o ensemble NpT para o tipo de acoplamento de pressão, no lugar do acoplamento semi-isotrópico. Diferentes cut-offs para as interações entre as moléculas também foram testados. Este parâmetro indica até que distância do átomo atual as interações com os átomos vizinhos será considerada, ou seja, quando seu valor é muito baixo, apenas as interações com átomos muito próximos são consideradas, desprezando as interações com os átomos mais distantes. Foram modificados os cut-offs das interações de Coulomb e de van der Waals.

Os sistemas foram analisados para a obtenção da área média por fosfolipídio e do parâmetro de ordem dessas moléculas. A área média é um valor que pode ser obtido experimentalmente, enquanto que o parâmetro de ordem indica o grau de organização das moléculas de fosfolipídio no filme. Além disso, nos sistemas com a inclusão do fármaco, foi analisada a agregação de suas moléculas.

Resultados

Os valores de energia livre de partição obtidos em ambas as simulações estão apresentados na Tabela 1. O valor de log P experimental para a prednisolona é de 1,46. Os valores diferem em aproximadamente uma ordem de grandeza, mostrando a presença de possíveis erros nos cálculos teóricos na entropia do sistema e, portanto, ser melhor avaliado com outra metologia. Os valores das duas simulações são mais próximos entre si, e a divergência pode ser atribuída a diferença entre a metodologia atomística e de coarse-grained. Como o valor entre as duas simulações é próximo, pôde-se validar a parametrização coarse-grained do fármaco.

Atomístico Coarse-grain

(kJ.mol-¹) -75,37 ± 1,37 -227,42 ± 0,06 (kJ.mol-¹) 0,94 ± 0,40 -178,49 ± 0,34 (kJ.mol-¹) -76,31 ± 1,42 -48,93 ± 0,35

log P 13,28 8,51

Tabela 1. Valores de log P calculados para a prednisolona por meio das metodologias atomística e de coarse-grained, obtidos a partir da energia livre de partição.

Todos os filmes atingiram o equilíbrio antes da adição de fármaco no sistema. Após a sua adição, observou-se que durante os estágios iniciais de equilibração, as moléculas já se dirigiam ao filme e o adentravam, permanecendo alinhadas entre os fosfolipídios. A Figura 3 mostra as moléculas de fármaco alinhadas no filme. Durante a simulação de dinâmica molecular, o fármaco permaneceu nesta posição, porém mostrando rearranjos conformacionais. Nos sistemas com a presença de várias moléculas de fármaco, a formação de agregados de 2 a 4 moléculas foi observada.

Os resultados de área por lipídio e parâmetros de ordem para as simulações atomísticas (AA) estão dispostos na Tabela 2. Para todas as simulações, os mesmos algoritmos (Nose-Hoover e Parrinello), número de lipídios (128) e cut-off (1.2) foram utilizados, com exceção de duas simulações feitas para a comparação com os resultados de coarse-grained. Os valores de área por lipídio obtidos foram semelhantes para as mesmas tensões, mesmo com adição do fármaco, mas o aumento de tensão acarretou grande aumento da área. Observou-se também diminuição da ordem

(5)

das caudas dos fosfolipídios com o aumento da tensão.

Figura 3. Sistema coarse-grained representando as moléculas de prednisolona (em verde) alinhadas ao filme de fosfolipídios (em azul). As monocamadas de fosfolipídios são separadas por água (em roxo).

Algoritmo Nº lipídios Nº mol. fármaco Tensão (mN/m) Área (Ų/lipídio) Parâmetros de Ordem Sistemas AA Nose-Hoover/ Parrinello 128 0 0 57.87+1.44 0,265; 0,266; 0,117; 0,195 20 66.93+2.77 0,176; 0,180; 0,078; 0,140 2 0 57.83+1.25 0,268; 0,272; 0,116; 0,196 20 68.47+1.56 0,164; 0,170; 0,076; 0,138 20 0 58.95+1.38 0,274; 0,259; 0,135; 0,198 20 69.78+3.81 0,177; 0,180; 0,077; 0,137 Nose-Hoover/ Parrinello cut-off 1.0 0 0 60.19+1.82 0,245; 0,251; 0,110; 0,189 NpT 0 - 50.56+0.10 0,340; 0,341; 0,163; 0,256 Tabela 2. Valores de área por lipídio e parâmetros de ordem das simulações atomísticas.

(6)

Os resultados para as simulações de coarse-grained (CG) estão apresentados na Tabela 3. Inicialmente, os algoritmos Nose-Hoover e Parrinello foram utilizados, porém ao variar a tensão de 0 a 20, a dinâmica molecular apresentou problemas, e não foi possível finalizá-la corretamente. Além disso, ao adicionar o fármaco nos sistemas, também houve erros na dinâmica. Estes

problemas justificaram a troca para os algoritmos V-rescale e Berendsen. Uma vez que foi

possível realizar as dinâmicas, sistemas maiores, com 1024 fosfolipídios, foram testados, já que o método de coarse-grained reduz significativamente o custo computacional. As simulações

utilizando o método NpT e com cut-off reduzido de 1.2 a 1.0 foram realizadas como testes, e comparadas com os resultados atomísticos.

Algoritmo Nº lipídios Nº mol. fármaco Tensão (mN/m) Área (Ų/lipídio) Parâmetros de Ordem Sistemas CG Nose-Hoover/ Parrinello 126 0 0 47.12+0.61 0,845; 0,845; 0,845; 0,817 20 - - V-rescale/ Berendsen 126 0 0 49.83+0.70 0,768; 0,773; 0,645; 0,716 20 55.25+0.78 0,559; 0,584; 0,500; 0,564 1024 0 0 48.43+0.16 0,809; 0,820; 0,709; 0,764 20 55.14+0.31 0,597; 0,583; 0,496; 0,560 2 0 48.39+0.16 0,822; 0,833; 0,726; 0,777 20 - - 20 0 48.56+0.14 0,816; 0,829; 0,728; 0,781 20 55.15+0.44 0,611; 0,598; 0,505; 0,569 V-rescale/ Berendsen cut-off 1.0 1024 0 0 58.22+0.23 0,555; 0,542; 0,450; 0,501 NpT 1024 0 - 47.76+0.25 0,823; 0,837; 0,743; 0,798 Tabela 3. Valores de área por lipídio e parâmetros de ordem das simulações de coarse-grained.

Como nas simulações atomísticas, observa-se uma tendência ao aumento da área por lipídio ao aumentar a tensão de 0 a 20 mN/m, com a adição do fármaco ao sistema pouco influenciando a área. Os parâmetros de ordem também apresentaram decréscimo com o aumento da tensão. Os valores de ambas as simulações, porém, diferem bastante entre si, com valores de área por lipídio muito superiores na simulação atomística, e de parâmetro de ordem significativamente inferiores. De forma a avaliar a causa desta discrepância, foi modificado o tipo de acoplamento de pressão para NpT e o cut-off das interações foi reduzido. Os sistemas com

(7)

acoplamento NpT apresentaram valores de área por lipídio mais próximos entre si, mostrando que esta metodologia pode ser eficaz para as simulações. Já para a redução do cut-off, observou-se que em ambos os casos a área por lipídio aumentou. O cut-off de 1.0, porém, é muito baixo, o que significa que menos interações no sistema são consideradas, fornecendo resultados menos precisos.

Além de comparar as duas metodologias entre si, os resultados obtidos foram comparados com a literatura (Tabela 4) [5]. Apenas sistemas com a mistura DPPC e POPG, na proporção 8:2, foram encontrados, dificultando a comparação dos resultados. O POPG é um fosfolipídio que difere do POPC apenas pelo grupamento fosfatidilcolina, que é substituído pelo grupo fosfatidilglicerol. Apesar de os dados da literatura não serem correspondentes, é possível ter uma ideia aproximada de valores de área por lipídio.

Área (Ų/lipídio)

Tensão (mN/m) 0 20

Atomístico 48.0 + 1.0 52.7 + 1.2

Coarse-grained 51.3 + 0.6 54.5 + 0.7

Tabela 4. Valores de área por lipídio obtidos da literatura. Filmes de DPPC e POPG na proporção 8:2 puros, avaliados em diferentes tensões superficiais.

Os valores obtidos nas simulações de coarse-grained para a tensão de 20 mN/m são muito próximos aos da literatura. Os valores para a tensão de 0 mN/m também estão próximos, apesar de estarem um pouco abaixo. Para as simulações atomísticas, porém, observa-se uma grande discrepância de valores, indicando que os valores obtidos superestimam a área por lipídio. Além disso, observa-se pela literatura que as áreas apresentam valores próximos mesmo quando calculadas pelos diferentes métodos, o que não foi obtido neste estudo. Apenas nas simulações que utilizam o ensemble NpT os valores de ambas as metodologias foram semelhantes e se aproximaram aos dados da literatura.

A partir destes resultados preliminares, verificou-se que a metodologia de coarse-grained permitiu obter dados mais próximos dos disponíveis na literatura, mostrando maior precisão. Além disso, o ensemble NpT representa uma metodologia promissora que ainda necessita ser testada mais a fundo. Outro parâmetro que será calculado e permitirá a comparação com dados experimentais é a compressibilidade da monocamada, obtida a partir de uma isoterma de pressão-área. É necessário simular sistemas com diferentes tensões superficiais para obter este parâmetro, pois a pressão é obtida a partir da tensão.

Experimentos com surfactantes disponíveis comercialmente e o fármaco serão também realizados in vitro, para que os resultados teóricos obtidos no estudo possam ser comparados com os experimentais. Uma vez possuindo todos estes dados, planeja-se expandir o projeto, testando a compatibilidade entre diferentes corticosteroides e outros tipos de fármacos com o modelo de surfactante pulmonar.

Conclusão

A administração de fármacos pela via inalação é um método promissor, que requer estudos de compatibilidade entre o fármaco a ser administrado e o surfactante pulmonar, de forma que a função deste não seja inibida. As simulações computacionais oferecem ferramentas para o estudo dessas interações,

(8)

pois permitem visualizar a estrutura e o comportamento do sistema ao longo do tempo. Dessa forma, um modelo em monocamada com os fosfolipídios DPPC e POPC, simulando o surfactante pulmonar, foi concebido, e o fármaco prednisolona foi adicionado ao sistema. Os métodos atomístico e coarse-grained foram usados no estudo. Os sistemas foram analisados para área por lipídio e parâmetro de ordem, e os resultados comparados entre si. Os sistemas atomísticos apresentaram valores superiores aos dos coarse-grained de área por lipídio, sendo também superiores aos valores já existentes na literatura, o que mostra que o sistema coarse-grained foi mais preciso. Para melhor avaliar as diferenças de metodologias, diversos algoritmos e condições do sistema foram testadas, como o uso de diferentes tensões superficiais e diferentes cut-offs. O ensemble NpT, um dos tipos de acoplamento de pressão utilizados, apresentou resultados próximos aos encontrados na literatura. A partir destes resultados, serão testadas ainda diferentes metodologias, e parâmetros adicionais como a compressibilidade serão calculados. Finalmente, experimentos serão realizados de forma a complementar o estudo teórico, possibilitando uma maior compreensão das interações que ocorrem entre este fármaco e o filme de surfactante pulmonar.

Referências

[1] Wang, Y.E. et al. Biophysical interaction between corticosteroids and natural surfactant preparation: implications for pulmonary drug delivery using surfactant as a carrier. Soft Matter, 2012, 8, 504–511.

[2] Duncan, S and Larson, R. Comparing Experimental and Simulated Pressure-Area Isotherms for DPPC. Biophysical Journal, 2008, 94, 2965-2986.

[3] de Vries, A. et al. The MARTINI force field: coarse grained model for biomolecular simulations. J. Phys. Chem. B, 2007, 111 (27), 7812–7824.

[4] Abraham, M. et al. GROMACS: High performance molecular simulations through multi-level parallelism from laptops to supercomputers. Soft. X., 2015, 1-2, 19-25.

[5] Tieleman, D. et al. Molecular dynamics study of the effect of cholesterol on the properties of lipid monolayers at low surface tensions. Phys. Chem. Chem. Phys., 2009, 11, 1916-1922.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho busca mapear e identificar os locais de cruzamento entre o sistema viário e a hidrografia obtendo o Índice de Fragilidade Pontual (IFP)

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Os projetos contratados comporão a programação do Ciranda Cultural e serão desenvolvidos em diversos equipamentos públicos como o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira, o

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Dica: Use um arquivo de dados exclusivo para seu bloco de controle PID (N9:0, por exemplo). Isso evita reutilização acidental dos endereços do bloco de controle PID por

Quando os Cristais são colocados a menos de 20 cm do nosso corpo, com uma intenção real, eles começam a detectar o que está a mais no físico, no emocional, no mental e no

Essas arestas têm como origem o vértice que representa o início da apresentação de cada componente (elemento filho) desse contexto. Para que essa condição seja atendida, basta que