• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8ª série:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8ª série:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

1

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

 Data de entrega e prova: / /2018.

_______________________________________________________________________________________ 01- "A globalização ora em curso está para o atual período científico-tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da fase financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar mercados e, portanto, lucros, que é o que de fato move os capitais produtivos ou especulativos, na arena do mercado."

(Modificado de SENE, E. de e MOREIRA, J.C., GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL. São Paulo, 1998, p. 64) Sobre as manifestações características da globalização, é correto afirmar:

(01) A redefinição das relações políticas, econômicas e culturais entre os países modifica o papel e o significado das fronteiras nacionais.

(02) A globalização aumentou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países.

(04) A nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços.

(08) Em virtude do processo de globalização, as grandes corporações passam a ter maior mobilidade espacial e uma maior capacidade competitiva.

(16) É cada vez menor a cooperação internacional entre governos, instituições não-governamentais e indivíduos, dado o crescente isolamento das nações.

(32) É crescente a interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial. Soma ( )

02- "Uma expansão violenta por parte dos Estados, ou de sistemas políticos análogos, da área territorial da sua influência ou poder direto, e formas de exploração econômicas em prejuízo dos Estados ou povos subjugados, geralmente conexas com tais fenômenos..."

O texto, de autoria de Norberto Bobbio, expressa o conceito de

a) liberalismo. b) dependência. c) imperialismo. d) socialismo. e) globalização.

Lista de exercícios

Aluno (a): ________________________________ Turma: 8ª série: ______

Professor: Yuri Disciplina: Geografia

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

2

03- "O terrorismo continua atuando, não devido a seu poder ideológico ou físico, mas porque as nações que dele são vítimas não conseguem detê-lo". (A.M. Rosenthal. "O Globo", 02/08/96, p. 07)

No caso dos EUA, o terrorismo está relacionado à ação de grupos radicais de origens externas e internas. Com relação a estes últimos, é notório o fato de que se trata de organizações de extrema direita, que, como objetivo, procuram:

a) implantar uma república sindicalista no país.

b) suprimida Constituição as emendas de inspiração nazi-fascista.

c) reafirmar o poder da maioria anglo-saxônica frente às minorias negra e hispânica. d) reagir contra o aumento da influência das Forças Armadas na política nacional. e) protestar contra o aumento da pobreza nas áreas rurais norte-americanas.

04- Abaixo apresentamos três críticas freqüentes sobre a globalização. Leia-as atentamente:

1. Tem provocado uma grande homogeneização de hábitos e costumes no mundo, produzindo impactos deterioradores nas culturas locais, ocasionando assim sérios problemas de identidade nos povos.

2. Estaria enfraquecendo as fronteiras nacionais, permitindo que ingressemos na era do livre comércio, no entanto, jamais os fluxos do comércio mundial - em grande escala - estiveram sob controle tão poderoso. 3. Tem ocasionado um aumento da desigualdade social no mundo entre os países e também internamente em cada país, basta ver que há indicações de crescimento da concentração de renda em muitos países. Noam Chomsky é um intelectual americano muito conhecido, entre outras razões, por sua postura contra a política externa nos EUA e a globalização. No mês de setembro (no dia 10), ele escreveu um artigo na "Folha de S. Paulo" no qual reitera as posturas mencionadas. A seguir apresentamos alguns trechos:

"nos EUA [...] os salários da maioria dos trabalhadores estagnaram ou caíram, as horas de trabalho aumentaram drasticamente [...] os benefícios e o sistema de seguridade foram reduzidos."

"a maior parte do comércio mundial é [...] operada centralmente por meio de contratos entre grandes empresas."

"durante os anos dourados (antes da globalização) os indicadores sociais seguiam o PIB. A partir da metade dos anos 70, esses indicadores vêm declinando."

Assinale a alternativa que indica as críticas à globalização que se identificam com as frases de Chomsky. a) Todas as críticas b) Somente a 1 e a 3 c) Somente a 2 e a 3 d) Somente a 3 e) Somente a 1 e a 2

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

3

05- Em relação às estratégias político-militares dos EUA na América Latina considere as afirmativas a seguir. I. A presença militar norte-americana na América Latina, a partir da década de 1950, permaneceu circunscrita ao combate às invasões de inimigos externos ao continente.

II. Na perspectiva da doutrina que orienta a atual política externa dos EUA, a presença militar em outros países e até mesmo os ataques, justificam-se como forma de prevenir eventuais riscos à segurança nacional daquele país.

III. As ações militares dos EUA na América Latina, principalmente em países institucionalmente frágeis e com grandes desigualdades sociais, deram sustentação a diversos regimes políticos autoritários.

IV. Durante o período da Guerra Fria, militares de diversos países da América do Sul receberam treinamento oferecido pelo governo norte-americano, que temia o alastramento da ideologia comunista.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

06- A idéia de dona do mundo sempre esteve latente na política externa dos Estados Unidos da América, desde o processo de consolidação de sua independência. Ao longo dos séculos XIX e XX, os governos dos Estados Unidos exerceram intervenções econômicas e político-militares em vários países da América Latina. Os fundamentos teóricos utilizados como justificativas para essas intervenções estavam delineados, entre outros,

a) na Emenda Platt, no Corolário Polk e no Plano Ayala.

b) na Doutrina Truman, na Emenda Platt e na Doutrina Sandinista. c) no Destino Manifesto, no Corolário Roosevelt e no Bolivarismo. d) na Doutrina Monroe, no Corolário Polk e no Corolário Roosevelt. e) no Plano Ayala, na Doutrina Monroe e no Bolivarismo.

07- A nova doutrina de segurança norte-americana altera drasticamente o ordenamento político iniciado com o fim da Segunda Guerra Mundial e define (...) um estilo de exercício hegemônico fronteiriço à coerção (...). Com a disposição de usar a força de forma unilateral e preventiva, os Estados Unidos tentam transformar sua soberania em valor absoluto, marginalizando os países com quem dividiam - ainda que formalmente - as responsabilidades pela regulação sistêmica mundial.

(DUPAS, G. A nova doutrina de segurança internacional dos Estados Unidos e os impasses na governabilidade global. In: SANTOS, T. et alii. (org.) Os impasses da globalização - hegemonia e contra-hegemonia. São Paulo: Loyola, 2003.)

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

4

BRASIL VAI GASTAR MAIS EM PORTOS PARA GARANTIR SEGURANÇA DOS EUA WASHINGTON. O Brasil terá de gastar milhões de dólares para garantir a segurança dos americanos nos EUA. A campanha antiterrorismo do presidente George W. Bush vai obrigar o governo brasileiro a equipar seus dois principais portos - o de Santos e o do Rio - com aparelhos capazes de detectar se cargas destinadas ao Tio Sam estão contaminadas com produtos químicos ou biológicos ou, se em meio a elas, foram também empacotadas armas de destruição em massa. Todo o trabalho será monitorado por agentes americanos que passariam a residir no país. (...) Trata-se da chamada "política de extensão de fronteiras", com a qual o presidente Bush passou a considerar que os pontos de saída de outros países passaram a fazer parte limítrofe do território americano. (Adaptado de PASSOS, J. M. O Globo, 08/09/2003.)

A correlação entre estes textos evidencia que o novo papel assumido pelos Estados Unidos na ordem mundial de poder é expresso, principalmente, por:

a) ampliação da importância dos blocos econômicos sob a sua hegemonia b) subordinação territorial das demais nações às suas decisões estratégicas c) imposição aos países aliados de gastos elevados com reforma administrativa d) combate ao terrorismo globalizado com a formação de pactos entre países amigos

08- Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington, nos Estados Unidos, o governo norte-americano declarou guerra permanente ao terror. Desde então, começou a se delinear a Doutrina Bush, que, como nova estratégia, desconsiderou o multilateralismo.

Em relação a essa temática, são feitas as seguintes afirmações.

I. O multilateralismo caracteriza-se por restrições legais à importação de produtos fabricados no Oriente Médio.

II. O governo norte-americano dá-se o direito de agir unilateralmente contra ameaças terroristas, mesmo sem a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU).

III. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu um grupo de países que constitui o denominado "Eixo do Mal", integrado, em primeira instância, pelo Iraque, Coréia do Norte e Irã.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas lI. c) Apenas III. d) Apenas I e lI. e) Apenas II e III.

09- (Enem 2012)Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

5

ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. PLATão e ARISTÓTELES: o fascínio da filosofia São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado)

O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.- 346 a.C). De acorod com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

a) estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.

b) privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.

c) atendo-se á posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis. d) afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. e) rejeitando a posição parm6enides de que a sensação é superior a razão. 10- A charge ridiculariza as condições econômicas da Ilha de Cuba.

Sobre o assunto é correto afirmar que:

1- A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva, formas socialistas de produção e de repartição e por, aí, eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento. No entanto, a democracia popular concretizou-se de modo visivelmente incompleto e imperfeito.

2- Atualmente, a maior parte do PIB cubano provém da indústria, comércio e dos serviços, e a população ativa empregada no setor primário é menor que a empregada do setor secundário. Contudo a agricultura continua a cumprir papel decisivo na economia do país.

4- Cuba exibe os indicadores vitais mais altos em toda a América Central, com 13% e 60%, de mortalidade infantil e analfabetismo, respectivamente. Esses dados refletem a distribuição de renda muito eqüitativa vigente na ilha.

8- A agricultura continua a ocupar papel crucial na economia cubana porque contribui com a maior parcela das exportações do país, funcionando como instrumento básico para o ingresso de divisas.

16- O fim da ajuda soviética e o bloqueio comercial norte-americano tornam ainda mais importantes, do ponto de vista estratégico, as divisas obtidas através das exportações do setor agrícola.

Somando os números das alternativas, a resposta correta é: a) 3 b) 7 c) 24 d) 12 e) 27

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

6

11- "Recentemente, o presidente George W. Bush manifestou a intenção de legalizar os mais de 3 milhões de mexicanos clandestinos nos EUA. Na Alemanha, o governo afrouxou as exigências para a entrada de estrangeiros dispostos a trabalhar, sejam eles qualificados ou não. O mesmo fenômeno se passa na Itália." ("Veja", 01 ago. 2001.)

Avaliando as causas dessa recente mudança de tendência na política migratória de alguns países desenvolvidos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Essa mudança deve-se sobretudo aos recentes avanços nas pesquisas sobre a genética humana, que comprovaram a falácia das teses racistas que serviam de justificativa para as barreiras impostas à imigração. (02) A causa da mudança é o impacto econômico negativo que a queda das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos pode lhes trazer no longo prazo.

(04) A mudança está ocorrendo como forma de os governos dos países desenvolvidos compensarem economicamente os países emergentes pela imposição de barreiras ao comércio de produtos primários. (08) A revisão parcial da política imigratória em alguns países é resultado da pressão política interna dos imigrantes já estabelecidos nesses países, que constituem colégios eleitorais de considerável importância. Soma ( )

Referências

Documentos relacionados

01) As pradarias são compostas, basicamente, por gramíneas e são encontradas, principalmente, em regiões de clima temperado. Esse bioma recebe o nome de pradaria, na América do

01. “Talvez seja bom o proprietário do imóvel desconfiar de que ele não é tão imóvel assim”. Um argumento sem defesa: um argumento ... Meu amigo não tem habilidade: é ... O

You don't care how it hurts Until you lose the one you wanted Cause you've taken her for granted And everything you had got destroyed But you're just a boy. If I Had A

Agitação, guerras, agitação popular prolongada, assim como embates legais e diplomáticos tornara o trabalho escravo ilegal (...) substituídos por trabalhadores que

a) os camponeses. Faça um panorama histórico das lutas entre grupos sociais no decorrer da História. Desde o último quartel do século XIX até o início da Primeira Guerra

Uma comissão de quatro homens e três mulheres deve ser escolhida dentre seis homens e

a) ela passará a apresentar características sexuais masculinas devido à presença de proteínas provenientes do menino. c) as células corporais da mãe passarão a

a) Retire do texto duas palavras paroxítonas acentuadas graficamente e duas não acentuadas graficamente. c) No quinto verso, há a palavra nem com terminação –em. Por que não