• Nenhum resultado encontrado

ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

- É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

- Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

Questão 01)

As atividades econômicas na região amazônica, particularmente a pecuária e o cultivo de soja, são responsáveis pela redução de enormes áreas de florestas. Que alternativa apresenta uma conseqüência irreversível decorrente da falta da floresta original?

a) Redução da biodiversidade, pois muitas espécies ainda desconhecidas desaparecerão. b) Redução da vazão dos grandes rios da região devido ao acúmulo de madeira no seu curso. c) Redução da erosão do solo graças ao aumento da produtividade agrícola da região.

d) Aumento do número de espécies na região, pois a pecuária e a soja atraem novos seres vivos para a área. e) Aumento da intensidade das chuvas que caem na região, gerando grandes alagamentos.

Questão 02)

O homem se aproveita das formações vegetais litorâneas para a utilização da lenha e a extração de tanino para curtume, provocando, por vezes, o completo desaparecimento dessa vegetação. Esse desaparecimento é também facilitado pelas obras de aterro ao longo de trechos da costa. A fim de contrabalançar ou, pelo menos, minorar os prejuízos causados pela devastação dessa formação vegetal, pouco ou quase nada tem sido feito. De modo geral, quase todas as iniciativas em prol do reflorestamento são devidas a particulares. Cumpre salientar, porém, que, em geral, o que se pratica entre nós, especialmente por iniciativa privada, não representa um verdadeiro reflorestamento, mas, sim, um plantio com objetivos comerciais. As principais áreas replantadas o foram, quase sempre, a fim de assegurar matéria-prima necessária a determinados empreendimentos.

GOIÂNIA, 13 / 5 / 2015

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:1ª

ALUNO(a):_______________________________

LISTA DE ATIVIDADES P1 B2

No Anhanguera você é + Enem

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

(ROMARIZ, Dora de Amarante. A vegetação. In: Azevedo, Aroldo do (Org.). Brasil: a terra e o homem. 2. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1972. v. I , cap. IX, p.547. Adaptado.)

No território do Espírito Santo, as situações mencionadas no Texto se manifestam

a) na urbanização diferenciada das áreas litorâneas, que promove a contenção da impermeabilização do solo. b) nos aterros realizados no município de Vitória, que se destinaram exclusivamente às instalações portuárias. c) no cultivo do eucalipto em sistema de monocultura, que assegura matéria-prima para a indústria de papel e celulose.

d) nas unidades de conservação e corredores ecológicos, que garantem a preservação de toda faixa litorânea capixaba.

e) no aproveitamento do tanino do mangue vermelho na fabricação das panelas de barro artesanais, o que tem promovido a extinção desta espécie.

Questão 03)

(UFASCAR) O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação.

IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.

São corretas as seguintes afirmativas: a) I e II.

b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) I e IV.

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

Questão 04)

Indique a alternativa em que a descrição NÃO caracteriza a Floresta Amazônica.

a) A Floresta Amazônica apresenta três degraus de vegetação, tendo por base os níveis altimétricos: a mata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra-firme.

b) A mata de igapó está localizada em área de planície típica da região e ocupa o solo permanentemente alagado.

c) A mata de terra firme recobre as áreas mais elevadas, que não estão sujeitas às inundações.

d) O relevo é mais acidentado nas proximidades do Planalto das Guianas, localizado na porção meridional da Floresta Amazônica.

Questão 05) (FUVEST)

A crítica contida na charge visa, principalmente, ao

a) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil. b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira.

c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica. d) uso de slogan semelhante ao da campanha “O petróleo é nosso”.

e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.

Questão 06) (FUVEST)

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de a) fragmentação. b) estatização. c) descentralização. d) internacionalização. e) partidarização. Questão 07)

(UFRGS) Observe a figura a seguir, usada em recentes manifestações ambientalistas.

Essa imagem expressa uma crítica

a) ao aumento de exportação de carne e madeira para a China. b) à transformação de florestas em pastagens.

c) aos investimentos norte-americanos na megassivilcultura no Brasil. d) ao binômio criação de gado e florestas cultivadas.

e) às restrições impostas pela fome na África.

Questão 08)

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

I. Na Amazônia, a expansão agrícola e a presença de assentamentos, a partir das margens de novas rodovias, não colaboram com a degradação da floresta.

II. O estudo da biodiversidade dos biomas brasileiros pode gerar riqueza e crescimento econômico na forma de novos medicamentos e novas fontes de biocombustível.

III. O cerrado, desde que corretamente manejado, é ideal para o cultivo da soja e para a criação de gado e por apresentar espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, frequentemente devastadas por queimadas, é considerado como um bioma pouco expressivo em biodiversidade.

IV. Os desmatamentos e as queimadas da Floresta Amazônica transformam os solos férteis, ricos em húmus, em solos frágeis e pobres em nutrientes, tornando-os inadequados à agricultura.

V. A conservação de áreas com vegetação nativa ajuda a purificar e manter os cursos d’água, restaurando o solo e diminuindo o impacto das mudanças climáticas.

(Edward O. Wilson. Veja, Edição Especial 40 anos, Setembro/2008. Adaptado.) Estão corretas apenas as afirmações

a) I, II e III. b) III, IV e V. c) II, IV e V. d) I, II e IV. e) II, III e V. Questão 09) (UESC BA)

As paisagens naturais resultam da combinação de diversos fatores climáticos, dentre eles, a latitude, o relevo e a continentalidade.

Em relação aos grandes domínios naturais do globo, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. O aumento da altitude provoca dois efeitos climáticos, que são a redução da temperatura e da umidade, o que explica o fato de as montanhas apresentarem grande alteração da paisagem botânica, de acordo com os níveis altimétricos.

II. Nas regiões temperadas, a proximidade ou a distância dos oceanos e mares assume grande importância para a definição do clima e da formação vegetal, razão pela qual as florestas caducifólias ocorrem em áreas de menor latitude e mais próximas do mar.

III. O elemento diferenciador dos subtipos climáticos da zona intertropical é a temperatura, visto que ela pode se elevar, em função da posição geográfica no interior do continente, e determinar a ocorrência de vegetação estépica.

IV. A diferença entre as áreas desérticas do globo reside no fato de os desertos frios não apresentarem contrastes térmicos entre o dia e a noite, e a vegetação ser predominantemente xerófila.

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

01. I e II. 02. I e III. 03. II e III. 04. II e IV. 05. III e IV. Questão 10)

(UFT)

Os Cerrados arbóreos têm a fisionomia característica marcada pelas árvores e arbustos, lembrando regiões semi áridas, não há escassez de água nos cerrados, mesmo nas estações mais secas. Os cerrados brasileiros, em contraste com as savanas africanas, são úmidos, apesar da sazonalidade da umidade. (Ross, 1995)

Ainda sobre as características do Cerrado analise as assertativas abaixo

I. As estações chuvosas e secas são bem marcadas, e as precipitações anuais estão acima de 1000 mm.

II. As espécies de plantas arbóreas estão adaptadas para retirar água de grandes profundidades do solo, com raízes que atingem mais de 15 m.

III. A água não é limitante para o desenvolvimento arbóreo.

IV. A sazonalidade climática expressa-se claramente na estrutura e no funcionamento dos cerrados, que apresentam diferentes fenofases dos grupos de espécies que neles se desenvolvem.

V. De acordo com as diferentes condições geológicas, geomorfológicas e climáticas, os solos dos cerrados variam em textura, estrutura, perfil e profundidade.

São verdadeiras as assertativas a) II, III e IV b) II, III e V c) I, II, III e V d) I, II, III e IV e) I, II, III, IV e V Questão 11)

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

Com base no texto e na ilustração é possível afirmar que esse bioma é: a) A Floresta amazônica b) A Savana africana c) A Caatinga nordestina d) A Taiga siberiana e) As Pradarias canadenses Questão 12)

(UFAM) A vegetação da paisagem polar é formada por: a) vegetação herbácea e árvores.

b) cactáceas e pequenos arbustos. c) pequenos arbustos, musgos e liquens. d) arbustos, árvores e ervas.

e) ervas e cactáceas.

Questão 13)

(UEM) Sobre os grandes biomas do mundo, assinale o que for correto.

01) As pradarias são compostas, basicamente, por gramíneas e são encontradas, principalmente, em regiões de clima temperado. Esse bioma recebe o nome de pradaria, na América do Norte, e de pampa, na América do Sul. Um dos solos mais férteis do mundo, denominado tchernozion, é encontrado sob as pradarias da Rússia e da Ucrânia.

02) A floresta boreal ou taiga ocorre apenas nas altas latitudes do hemisfério norte, em regiões de clima temperado continental, como Canadá, Suécia, Finlândia e Rússia. É um bioma que apresenta uma formação homogênea, na qual predominam coníferas do tipo pinheiro, resistentes ao frio. 04) Os desertos são biomas cujas espécies estão adaptadas à escassez de água em regiões com índice pluviométrico muito baixo. Os solos são sempre muito pedregosos ou arenosos. Nessas áreas, são encontradas plantas xerófitas e em lugares onde a água aflora à superfície surgem os oásis.

(8)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

08) Nas regiões de montanhas, há uma grande variação da altitude. À medida que aumenta a altitude e diminui a temperatura, os solos ficam mais rasos e aparecem as plantas orófilas, que são plantas adaptadas a grandes altitudes.

16) A tundra é um bioma seco e frio, com dois estratos de vegetação: um mais alto, formado por árvores e outro, mais baixo, composto por gramíneas. A tundra é encontrada, geralmente, na faixa de transição entre os desertos e as florestas. Grandes extensões da tundra são encontradas na África, na América do Sul e no México.

Questão 14)

(UFPE) As formações vegetais , observadas na superfície terrestre ,sofrem influências diretas

e indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos. Com relação a esse tema, é correto afirmar que:

( ) a altitude e a latitude são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.

( ) nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes. ( ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.

( ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações

reduzidas, caracterizam-se pelas gramíneas altas, que morrem, na superfície, no período de inverno. ( ) nos ambientes tropicais, a existência dos solos lateríticos é a principal condição para que se desenvolvam as florestas latifoliadas perenifólias, em face das facilidades oferecidas à penetração das raízes das árvores.

Questão 15)

(FGV-SP) Assinale a alternativa que associa corretamente um tipo climático ao tipo de vegetação zonal que a ele corresponde:

a) Clima Equatorial/ Vegetação esclerófila (chaparral, maqui) b) Clima Tropical/ Savanas

c) Clima Mediterrâneo/ Florestas temperadas caducifólias d) Clima Temperado / Florestas pluviais tropicais

e) Clima subtropical árido/ Estepes

Questão 16)

(UNICAMP) A evapotranspiração constitui a fonte de umidade atmosférica a partir da movimentação de água através do ciclo hidrológico. Nas áreas continentais os máximos de evaporação ocorrem nas regiões equatoriais.

(Adaptado de Kenitiro Suguio e João J. Bigarella, Ambientes Fluviais. Florianópolis, Editora da UFSC, 1990, p.5.)

a) Quais fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais do globo?

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

(9)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Questão 17)

Quais os processos que compõem a evapotranspiração?

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Questão 18)

Os domínios morfoclimáticos constituem grandes combinações na associação entre os diversos elementos da paisagem, mas com uma maior influência no relevo e no clima, gerando uma certa uniformidade em escala regional. Com base nos conhecimentos sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, que domínio morfoclimático brasileiro domínio é marcado pelas maiores amplitudes térmicas anuais, que recobre extensas superfícies planálticas?

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Questão 19)

(UFBA/UFRB)

(LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 527) A diversidade de paisagens vegetais do planeta está diretamente relacionada com os tipos de clima, de relevo e de solo onde elas se situam. A influência do clima é, sem dúvida, a mais relevante, havendo uma associação entre a paisagem vegetal e o ambiente climático característico,

(10)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

principalmente no que diz respeito à temperatura e à umidade. Com base nessas informações e na observação das ilustrações, localize e caracterize as paisagens vegetais da tundra e da taiga.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Questão 20)

(UDESC) Numere as colunas relacionando a vegetação à sua característica. (1) Floresta de Coníferas (2) Vegetação Mediterrânea (3) Tundra (4) Pradaria (5) Savana (6) Estepe

( ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens.

( ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos.

( ) Formação florestal típica da zona temperada. É conhecida como Taiga e predominam os pinheiros.

( ) Vegetação esparsa que possui três estratos. Um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Predomina em regiões de clima mediterrâneo.

( ) Formação herbácea, composta por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.

Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2–1–6–4–5–3 b) 1–2–3–6–5–4 c) 3–6–1–2–4–5 d) 6–5–4–3–2–1 e) 4–3–2–5–1–6 ____________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Patrocínio Clube Tempo Balizamento... Patrocínio Clube

expert in Family Health at Faculdades Integradas de Patos (FIP); Nursing assistant at the CSSD, in HulW – João Pessoa (PB), Brazil.. 4 Nurse at Faculdade Santa emília

Devo despir-me do que é belo, devo despir-me da poesia, devo despir-me do manto mais puro que o tempo me deu, que a vida me dá. Como podemos classificar as orações em

nesse museu do pardo indiferente e) Sim, meu coração é muito pequeno. Só agora vejo que nele não cabem os homens. Os homens estão cá fora, estão na rua..

Do not run the appliance from the mains when the battery is fully charged.. Trimming with

I. O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o

Parágrafo 5º - Em caso de vacância na Comissão de Ética e Disciplina Regional, decorrente dos itens “a “ a “d “ e “f “ a “i “ do artigo 37 deste

O problema básico a tratar nas negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre agricultura pode ser resumido em poucas palavras: subsídios dos países ricos. Na