• Nenhum resultado encontrado

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVIS O Chuva e vento forte 01 Instabilidade préfrontal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVIS O Chuva e vento forte 01 Instabilidade préfrontal"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2011

FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVIS

O

Chuva e vento forte 01 Instabilidade pré-

frontal

SP, RJ Chuva deixa toda a cidade de São Paulo em estado de atenção quanto a alagamentos, houve granizo no centro da cidade.

Fonte:noticias.uol.com.br

Chuva muito forte indicada pelo radar entre o leste, nordeste e norte de SP e no sul do RJ. Fonte:radar Sumaré e projeto chuva.

Temporal provoca danos em Votorantim, Araçoiaba da Serra e São Roque (SP).

Vendaval provoca estragos em Bariri (SP); Vendaval de 106 km/h provoca destruição em distrito de Campinas (SP).

Temporal provoca estragos em Itatiba (SP).

Chuva forte provoca interrupção no fornecimento de energia elétrica em São José dos Campos (SP).

Temporal provoca estragos em Pindamonhangaba e Tremembé (SP).

Após calor de 39°C, rajada de vento atinge até 76 km/h em no Rio de Janeiro (RJ), Intenso vendaval de quase 90 km/h provoca destelhamentos em Nhumirim (MS).

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva intensa 01 ZCAS Norte de

MG Chuva intensa de quase 100 mm provoca alagamentos em Montalvânia (MG).

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Temporais 03 ZCAS Norte e

Nordeste Volumes significativos sobre a BA e TO. Em 24 horas

acumulou 102 mm em Correntina-BA e 136 mm em Bom Jesus da Lapa-BA (estação convencional do INMET), sendo 80 mm deste em menos de uma hora. De acordo com dados

climatológicos para esta estação do período 1961-1990, o maior acumulado em 24 horas era de 102,7 mm em 1979. A

climatologia de chuva mensal nesta estação é de 190 mm para o mês de dezembro.

Em Pedro Afonso no interior de TO acumulou 74 mm (65 mm em uma hora) e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

EA

Chuva forte 04 ZCAS DF A estação automática do INMET no DF (Faculdade da Terra)

registrou neste dia 79 mm de chuva, sendo 40 mm apenas em uma hora.

EA

(2)

Rajadas de vento 05 Área de baixa

pressão em

superfície

MS, SP, PR Houve registro de rajadas de vento em Valparaíso-SP (85 km/h), Paranapoema-PR (56 km/h) e Corumbá-MS (70 km/h).

Em algumas cidades teve chuva forte e atividade elétrica.

Acumulados de chuva. 06 Convergência de

umidade em

baixos níveis

ES De acordo com uma estação automática do INMET, em menos de 24 horas choveu mais de 101 mm em Vitória-ES, mais da metade do valor climatológico para todo o mês de dezembro (175,8mm). Houve alagamentos em vários pontos da região metropolitana de Vitória.

Chuva intensa 09 ZCAS MG A forte chuva da madrugada da sexta-feira (9) atingiu parte do

leste e sul de Minas Gerais. No município de São João Del-Rei, a chuva forte provocou alagamentos em vários pontos, principalmente nos bairros mais baixos, onde a água cobriu ruas e avenidas. A estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) deste município registrou acumulado de 95 mm entre as 21 horas de ontem e às 13 horas (Brasília-verão) deste dia.

Fonte: De olho no tempo

EA

Chuva intensa 10-11 ZCAS MG Nuvens carregadas provocaram pancadas de chuva com

trovoadas e rajadas de vento neste sábado (10) na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Na capital e em Ribeirão das Neves, a Defesa Civil registrou, principalmente, queda de árvores. Uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na capital, na região da Pampulha registrou entre as 23 horas de ontem e às 18 horas (Brasília-verão) deste sábado, acumulado de 45,2 mm de chuva.

Fonte: De olho no tempo

No domingo (11) o acumulado foi de 89,7 mm em Januária- MG, 49% do esperado para o mês.

AME

Granizo, vendaval 12 RS Forte vendaval na tarde da segunda-feira (12) em Rio Grande,

no litoral sul do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil local houve registro de danos no interior do município, mais precisamente na ilha de Torotama, onde casas foram destelhadas. Segundo moradores locais, a tempestade veio seguida de granizo. Uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou precipitação de apenas 11,8 mm.

Fonte: De olho no tempo

(3)

Granizo e chuva forte 13 Cavado e termodinâmica

SC, Centro- Oeste,

Uma forte tempestade de granizo arrasou plantações de soja, milho e feijão da região de Campos Novos, no centro de Santa Catarina, na noite da terça-feira (13). De acordo com informações da coperativa Copercampos, o granizo destruiu aproximadamente 5 mil hectares das três culturas juntas.

Um temporal de pouco mais de meia hora provocou transtornos em Jaraguá do Sul no Vale do Itajaí, SC, nesta terça-feira (13).

De acordo com informações da Defesa Civil local, o volume de chuva de até 70 mm em apenas uma hora e meia resultou em vários pontos de alagamento, além de um deslizamento de terra e destelhamento de casas e queda de árvores.

Uma chuva intensa na terça-feira (13) em Florianópolis resultou no desmoronamento de uma pedra no morro Mariquinha. Em vários trechos da capital, houveram pontos de alagamento em virtude da intensa chuva. Em pouco mais de 4 horas, uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no município aferiu precipitação de 66,8 mm, sendo que a maior parte, 58,4 mm, desabou em apenas 60 minutos.

Uma forte chuva de granizo atingiu parte de Criciúma, no sul de Santa Catarina, por volta das 11h30min (Brasília-verão) desta terça-feira (13) provocando transtornos à população.

Segundo informações da Defesa Civil local, o temporal com granizo não durou mais do que 5 minutos, mas foi suficiente para provocar estragos em telhados de construções e em alguns automóveis.

Na noite da terça-feira (13) houve fortes pancadas de chuva em parte de Cuiabá e Várzea Grande, MT. O Corpo de Bombeiros recebeu diversas chamadas com relação a pontos de alagamento e quedas de árvores. Uma estação meteorológica automática mantida pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no município aferiu precipitação de 24 mm.

A chuva caiu com forte intensidade durante a tarde da terça- feira (13) em parte de Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, vários chamados de alagamentos e queda de árvores foram realizados.

Fonte: de olho no tempo

EA

Chuva forte, granizo 14 Vórtice Ciclônico RS Uma forte e rápida chuva acompanhada de granizo atingiu parte de Encruzilhada do Sul, no centro-leste do Rio Grande do Sul

EA

(4)

por volta das 14 horas (Brasília-verão) da quarta-feira (14).

Uma forte tempestade acompanhada de fortes rajadas de vento e granizo provocou muita destruição na tarde dete dia em Taió, no sul de Santa Catarina. O granizo provocou destelhamentos de casas e várias árvores caíram com a ventania.

Uma forte tempestade acompanhada de intensas rajadas de vento, raios e granizo atingiu os municípios de Rio do Sul e Biguaçú, ambos no sul de Santa Catarina, na tarde desta quarta- feira (14) provocando muitos estragos.

Na cidade de Rio do Sul, a Defesa Civil informou em apenas 30 minutos foram computados 51,5 mm de chuva, o que ocasionou diversos pontos de alagamento. Várias residências tiveram o telhado danificado pelas pedras de granizo e pelas rajadas de vento. Já em Biguaçú, várias construções ficaram parcialmente destelhadas após o vendaval, também seguido de granizo.

Fonte: de olho no tempo

Fortes pancadas de chuva provocaram novos pontos de alagamento em São José, na Região Metropolitana de Florianópolis nesta quarta-feira (14). De acordo com dados da Defesa Civil local, em um período de 24 horas foram computados 70,2 mm de chuva. Vários bairros da cidade ficaram alagados. O bairro Praia Comprida foi o mais atingido, com várias casas completamente alagadas.

Chuva forte, acumulado de

chuva 14 Calor, canal de

umidade MT Temporais no sul de Mato Grosso na quarta-feira (14). Em Itiquira, uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou precipitação de 75,2 mm. Em vários pontos da cidade, ruas e avenidas ficaram alagadas.

Estações meteorológicas automáticas operadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aferiram precipitação de 53 mm em Nova Ubiratã-MT e 59,4 mm em Sorriso-MT. Em Guiratinga-MT, uma forte tempestade de mais de 60 mm em apenas uma hora também provocou transtornos à população.

EA

Acumulado de chuva 14 Termodinâmica,

difluência em altitude

BA, PI A chuva caiu com forte intensidade nesta quarta-feira (14) no sul do Piauí. Em Gilbués, uma estação meteorológica automática mantida pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aferiu precipitação de 95,4 mm, o que resultou em vários pontos de alagamento, segundo informações da Defesa Civil local.

EA

(5)

A chuva caiu com intensidade nas últimas 24 horas em boa parte do oeste da Bahia. Em Barreiras, uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou acumulado de chuva de 72,6 mm entre as 4 e 12 horas (Brasília-verão) desta quarta- feira (14).

Fonte: de olho no tempo

Granizo 15 Vórtice Ciclônico RS Os municípios de São Jerônimo e Fazenda Vilanova decretaram estado de emergência nesta quinta (15), depois dos estragos provocados pelas chuvas de granizo na noite do dia anterior. O município de Triunfo, também foi atingido. As lavouras de milho, melancia e arroz do município sofreram danos e 800 casas foram afetadas.

Em Caxias do Sul, 100 famílias tiveram a produção hortigranjeira prejudicada.

Fonte: de olho no tempo

AME

Chuva forte 15 Cavado SP A madrugada e manhã da quinta-feira (15) foram com muita chuva em parte de São Paulo. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), mais de 40 pontos de alagamento foram registrados na capital. A Zona Sul foi a mais atingida, onde a água invadiu prédios, casas e estabelecimentos comerciais. Na Zona Leste, o rio Tamanduateí transbordou. Os córregos Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul e dos Couros, em São Bernardo do Campo também transbordaram ambos na Região Metropolitana. De acordo com a Defesa Civil dos dois municípios, a água que extravasou dos córregos invadiu ruas. Em São Caetano do Sul, segundo a prefeitura do município, 897 residências foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade entre as 22h30min de ontem e às 5 horas de hoje, com um máximo de 79 mm de chuva no município. Os bairros mais atingidos foram São José, Nova Gerty, Fundação, Mauá, Jardim São Caetano e Centro.

EA

Chuva forte 15, 16, 17, 18, 19 ZCAS Norte,

Centro- Oeste e Sudeste

A chuva que caiu de forma intermitente durante esta quinta- feira (15) em Belo Horizonte provocou alagamentos em vários bairros da cidade. Em alguns trechos, a água chegou a mais de 1 metro de altura provocando muitos estragos. O excesso de chuva também provocou deslizamentos de terra, onde casas e prédios foram interditados pelo órgão. Segundo dados de uma estação meteorológica automática mantida pelo INMET

EA, AME

(6)

(Instituto Nacional de Meteorologia) no município, na região da Pampulha, das 14 horas de ontem às 20 horas (Brasília-verão) desta quinta-feira, o índice pluviométrico em 24h 190,2 mm.

Segundo a Defesa Civil municipal, com os dados de estragos, a prefeitura estuda decretar estado de emergência.

Chuva intensa 21 ZCAS/ZCOU MG A chuva intensa que caiu nos últimos dias em Minas Gerais, principalmente no centro-oeste do Estado, elevou muito o nível do rio Paraopeba. No município de Pompéu, várias propriedades rurais ficaram completamente alagadas nesta quarta-feira (21), onde em vários pontos, o nível da água subiu mais de 6 metros acima do nível normal.

Fonte: de olho no tempo

Onda de Calor 21 Massa de ar quente Sul Calor intenso chega a 39°C em Cidade Gaúcha (PR).Calor bate novo recorde, com 39,3°C em Antonina (PR). Maior temperatura dos últimos 14 anos para o mês de dezembro, de 34,3°C é registrada em União da Vitória (PR). Pelo segundo dia consecutivo, calor marca maior valor do ano, com 38,6°C em Jaraguá do Sul (SC). Calor chega a 38,8°C em Quaraí, Santa Rosa e Uruguaiana e a 39,5°C em São Borja (RS). Calor intenso chega a 37°C em Porto Alegre (RS) Fonte: De olho no tempo

Granizo 21 ZCOU SP Uma forte e rápida pancada de chuva atingiu São José do Rio

Preto na tarde da quarta-feira (21). Segundo o Corpo de Bombeiros local, em vários bairros da cidade, a precipitação veio acompanhada de granizo e rajadas de vento, onde árvores

caíram e casas foram destelhadas.

Choveu granizo em áreas de plantações de cana e milho de Platina, Lutécia e Oscar Bressane, SP. O granizo mais significativo caiu em Platina, aonde as pedras de gelo chegaram

a perfurar folhas de milho.

Fonte: De olho no tempo

Vento intenso 21 ZCOU MG Um forte vendaval provocou estragos na tarde desta quarta- feira (21) em cidades do centro-leste de Minas Gerais. Em São João Del-Rei, uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajada máxima de vento de 92,5 km/h. Segundo informações da Defesa Civil local, casas foram destelhadas e árvores caíram

com as rajadas de vento.

Fonte: De olho no tempo

(7)

Granizo e vendaval 22 Termodinâmica e AB

Sudeste Granizo destelha construções em Antonina e Paranaguá (PR) 22/12. Granizo atinge bairros de Sorocaba (SP) 22/12.

Vendaval derruba árvores em Franca (SP) 22/12. Chuva forte volta a causar alagamentos em Contagem e Belo Horizonte (MG) 22/12.

Fonte:de olho no tempo

EA

Calor 23 Escoamento de

norte reforçado pelo avanço de uma frente fria

Sul Calor atinge novo pico, com 40,7°C em Antonina (PR).

Fonte:de olho no tempo EA

Acumulado 23 Instabilidade pré-

frontal RS Chuva forte passa de 100 mm na região de Uruguaiana (RS).

Fonte:de olho no tempo EA

Acumulado 24,25 Frente estacionária Sul e SP Chuva significativa passa de 100 mm em Iguape (SP). No período compreendido entre as 20 horas de sábado e às 22 horas (Brasília-verão) deste domingo, uma estação meteorológica automática mantida pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou acumulado de 101 mm de chuva.

Chuva acumula mais de 100 mm em Itapoá (SC) 24/12. Chuva de mais de 60 mm provoca alagamentos em Jaraguá do Sul (SC) 24/12-25/12.

Fonte: de olho no tempo

EA

Chuva forte 25 Norte AB e

termodinâmi ca

Chuva forte de 70 mm é registrada em Lábrea (AM), Chuva forte provoca alagamentos em Cacoal (RO), Chuva intensa de quase 100 mm provoca alagamentos em Porto Velho (RO).

Fonte:de olho no tempo

EA

Acumulado em 24h 25, 26, 27,28, 29, 30, 31

Sudeste ZCAS 25,26:

229 mm em Ubatuba-SP, de acordo com a defesa civil.

120 mm em Areias no Vale do Paraíba-SP, 106 mm em Jacarepaguá, capital fluminense, 92 mm na Baixada Santista, dados das plataformas de coleta de dados do INMET.

27:

Chuva forte com granizo provoca novos estragos em Belo Horizonte e Betim (MG).

O nível do rio Sesmarias subiu bastante nas últimas 24 horas em virtude da chuva que caiu na região central do Rio de Janeiro. Em vários pontos, o rio subiu até o limite alagando

AME

(8)

algumas áreas rurais. Na cidade, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terra e pontos de alagamento.

Fonte:de olho no tempo 28:

Excesso de chuva provoca deslizamento de terra no Rio de Janeiro (RJ);

Chuva forte é registrada em Juiz de Fora e Cataguases (MG);

Chuva forte provoca alagamentos em São José do Rio Preto (SP);

Temporal provoca transtornos em Avanhandava, Promissão e Sales (SP);

Fonte:de olho no tempo 29:

Segundo plataformas de coleta de dados automáticas do INMET os maiores acumulados, entre o dia 28 e madrugada do dia 29, ficaram entre centro-sul do ES e norte da Zona da Mata:

79 mm em Alegre-ES (com 48 mm em uma hora na madrugada do dia 29) , 71 mm em Santa Tereza-ES e 76 mm em Muriae- MG.

Mais um temporal em Belo Horizonte provoca destruição de casa, derruba árvores e causa alagamentos. Houve registro de granizo.

30:

O rio que corta o município de Ibatiba, no sul do Espírito Santo, transbordou nas últimas 24 horas provocando vários pontos de alagamentos. Segundo informações da Defesa Civil, pelo menos 4 casas foram destruídas pela enchente. No centro da cidade, a água invadiu as casas deixando, no mínimo, 30 famílias desabrigadas.

Fonte:de olho no tempo

Temporal 30 SP Termodinâm

ica Na noite deste dia houve temporais no oeste de SP, com chuva de 75 mm em apenas uma hora em Val Paraíso, somando 121 mm nas últimas 24h.

EA

Ventos fortes 31 RS e SC Gradiente de

pressão em superfície

No litoral norte do RS houve chuva e ventos fortes, que provocaram alagamentos e transtornos, 50 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Em todo o litoral do RS e sul de SC os ventos médios ficaram em torno de 30-40 km/h, com rajadas de até 73 km/h em Mostardas.

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

A escolha do município da pesquisa foi por Guaramiranga possuir uma estação meteorológica que pertence ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), onde ela

Chuva forte provoca estragos em aeroporto de Campinas (SP), Granizo e ventos fortes atingem Cunha (SP) (17/02), Temporal provoca alagamentos em Rio Claro (SP) (17/02)

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, no início da madrugada desta quarta-feira, causaram transtornos principalmente na cidade

TO, BA Entre as 12z do dia 27 e as 12Z do dia 28 foram registrados acumulados significativos em vários Estados devido a instabilidade causada pela ZCAS, divergência em

MA, PA e PI Áreas de instabilidade provocaram chuva intensa acompanhada de rajadas de vento, raioe e resultando em acumulado significativo de chuva entre o nordeste do PA, norte

Uma forte rajada de vento seguida de trovoadas e chuva atingiu parte do município de Sorocaba, no centro-leste de São Paulo, na tarde desta terça-feira (14)..

18 Sistema frontal RS Granizo provoca estragos em Itatiba do Sul (RS) A chuva registrada, mais de 90 mm em meia hora, foi localizada sobre a Linha Sete Lagoas, no meio rural.,