• Nenhum resultado encontrado

Guia para bons negócios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Guia para bons negócios"

Copied!
84
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

“Precisamos estar atentos a todas as notí- cias do setor, principalmente do ramo hote- leiro - um dos pilares da cadeia turística. E para acessar todas essas informações, temos o privilégio de contar com a Revista Hotéis.

Muito mais do que obrigatória, é uma leitura agradável e prazerosa. A cada nova edição, estamos certos de que vamos encontrar no- vas tendências, mudanças do mercado, sem esquecer das ótimas entrevistas, dicas gas- tronômicas e das informações do trade turís- tico. Em nossas pesquisas de mercado, vocês também marcam presença como fontes de informação. Parabéns, continuem sendo re- ferência e Tudo de Bom!”

Guia para bons

negócios

Diretor superintendente do SPCVB São Paulo Convention & Visitors Bureau

Toni Sando

Foto: Divulgação

(4)

Editorial

A mais completa publicação do setor

Redação, Administração e Publicidade

Editora Ejota Ltda.

Rua José Ferreira Rocha, 39 Liberdade CEP: 01508-040 Tels: (11) 3341-0476 3341-5396 E-mail: revista@revistahoteis.com.br

Portal Hoteleiro www.revistahoteis.com.br

Diretoria Executiva:

Diretor Editorial: Edgar J. Oliveira Diretora Administrativa Financeira:

Helena Ota de Oliveira

Editor e jornalista responsável:

Edgar J. Oliveira: MTB/SP 23.628

Redação: Anderson Estevan (estagiário) Direção de arte e criação:

Leandro C. Cardoso

Diagramação, arte e criação:

João Victor Ota de Oliveira Leandro Teixeira Vicente (estagiário) Revisão: Ana Sílvia P. Vasconcellos Departamento Comercial:

Ulla Schöffel

Departamento Jurídico:

Dr. Marcelo F. Boaventura Atendimento ao cliente:

Marcela Braga CTP e Impressão:

Van Moorsel, Andrade & Cia. Ltda.

Fotos capa: Divulgação Revista Hotéis e Editora EJOTA, são

marcas registrada no INPI sob números:

827.454.597 de 16/06/2005 e 824.560.345 de 29/05/2002

CNPJ: 04.994.772/0001-47

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando necessariamente a opinião da Revista Hotéis.

Filiada a:

www.anatec.org.br

Espírito de brasilidade

A Rede Tropical de Hotéis comemora neste dia 20 de agosto, 50 anos de atividades e sua história se confunde com a própria histó- ria da hotelaria nacional pelo pioneirismo em desbravar o poten- cial turístico brasileiro em diversas regiões do País. Saiba como a Tropical iniciou as atividades, o pioneirismo em apostar em regiões distantes, o espírito de brasilidade, as conquistas e premiações, a atuação no mercado e os planos de crescimento. Esta é a reporta- gem principal desta edição que preparamos com extremo carinho para lhe deixar bem informado dos últimos acontecimentos da ho- telaria e do trade em geral.

Confira porque o Rio Quente Resorts é reconhecido como um destino na América do Sul numa entrevista exclusiva com Diretor comercial e de marketing, Manoel Carlos Cardoso em que ele revela uma série de novidades que estão sendo im- plantadas no empreendimento. Outras matérias exclusivas e de altíssimo conceito e credibilidade podem ser conferidas, como a o posicionamento da hotelaria paulistana de luxo frente à instabilidade econômica atual.

A mudança no staff operacional e na gastronomia de alguns ho- téis, estratégias e ações de várias redes hoteleiras, podem ser confe- ridas, assim como muitas informações

de hotéis que estão sendo moderniza- dos, investimentos no setor, notícias do trade em geral, entre outros. Com esta edição, ratificamos mais uma vez nosso compromisso de continuar sen- do a melhor e mais completa publi- cação do mercado nacional. A todos, uma ótima leitura e até nosso encon- tro mensal em setembro.

(5)
(6)

Entrevista

Manoel Carlos Cardoso,

o comandante do 3 em 1

Existem alguns lugares no mundo que a primeira vista não dá para negar que é uma dádiva de Deus pela beleza e natureza exuberante. Um destes lugares existe no Brasil e fica em pleno cerrado da Região Centro-Oeste, mas precisamente na cida- de de Rio Quente, em Goiás. Trata-se do Rio Quente Resorts, onde a natureza exuberante contracena com águas quentes e cristalinas que brotam espontanea- mente das rochas numa temperatura de 37º C e for- mam um verdadeiro espetáculo da natureza.

Este é um dos destinos mais conhecidos do Brasil, pois consegue reunir num mesmo local praia, campo e parque aquático, com diversão garantida para to- das as idades. A taxa de retorno é altíssima, graças à moderna infra-estrutura existente e aos constantes investimentos em ampliação e modernização que tor- na o Rio Quente um dos melhores destinos de resorts da América do Sul.

Mesmo sendo um destino consolidado, mantê-lo bem posicionado no mercado e estar sempre buscando

Divulgação

(7)

Entrevista

praia, agora temos a Praia do Cerrado, se ele pensa em Campo, somos Campo e se ele quiser mais di- versão de um parque para a família, temos o Hot Park, o maior parque aquático do Brasil. Somos o único destino na América do Sul – 03 em 01- Praia, Campo e Parque Aquático.

Revista Hotéis — Como é que o Rio Quente Resort está posicionado hoje no mercado. Qual é a capacidade de leitos oferecidos e a infra-estrutura de lazer existente?

Manoel Carlos Cardoso — O Rio Quente Resorts é o produto de férias e lazer preferido da família brasileira, somos o “Melhor Destination Resort da America do Sul”. Nosso expressivo ín-

dice de retorno de clientes e a taxa de ocupação respalda a consistência desta afirmação.

Temos 963 apartamentos em cinco hotéis e a possibilidade de até 3800 leitos, sete restau- rantes, cinco bares, uma pi- zzaria, uma lanchonete, uma sorveteria e um Centro de convenções para até 850 pes- soas em auditório.

A Estrutura de Lazer é a mais completa do Brasil, temos o “Hot Park” - o Maior Parque Aquático da América do Sul que damos de presente aos nossos hospedes que fazem uma grande economia, pois o ingresso custa R$79,00 por pessoa. Você pode encontrar um mundo de atrações radicais e não radicais como: Mergulho com cilindro em águas quentes com visibilidade cristalina de 40 metros e peixes de até dois metros de comprimento; o Bird Land – Terra dos pássaros que permite a convi- vência com mais de 200 espécies, palestra de cons- cientização para as crianças; Clubinho da Criança local destinado a crianças de até cinco anos com brinquedos aquáticos especiais; Praia do Cerrado ocupa uma área de 25.000 m² com a maior piscina de ondas de águas quentes e correntes do mundo, que a cada três horas se renovam 100%, com nove tipos de ondas que chegam até 1,20m de altura, Aulas de Surf coordenadas pelo Phill Rajzman, tri- campeão mundial de surf, são três praias: A praia da Marina só para as crianças, a praia do Bikini

Manoel Carlos Cardoso,

novas atrações é um desafio constante para Manoel Carlos Cardoso, Diretor de Marketing e Vendas do Rio Quente Resorts. Conheça os desafios que ele enfren- ta em seu dia a dia profissional e porque ele acha difícil perder uma venda para um cliente que opta por um resort destino.

Revista Hotéis — Quais são os principais desa- fios do cargo de Diretor de vendas e marketing do mais bem posicionado resort brasileiro?

Manoel Carlos Cardoso — O principal desafio sem dúvida, é garantir o posicionamento do pro- duto em alta e cumprir o orçamento. Não menos importante, este cargo exige a permanente busca dos melhores profissionais do mercado para for- mar o melhor time, mantê-los

motivados e obstinados no desenvolvimento de carreira para performarem com a me- lhor estratégia de comunica- ção e vendas junto ao mercado e todos canais de distribuição.

Somado a isto, é necessário fazer uma gestão com foco em resultado e na otimização de custos; trabalhar o melhor pla-

nejamento, pois a antecedência faz toda diferença na construção de novos produtos e na conquista de resultados; preparar campanhas, promoções, workshops com o Trade; buscar parcerias; estabe- lecer relações comerciais saudáveis; buscar novas rotas aéreas para levar comodidade aos nossos clientes entre outros importantes afazeres...

Revista Hotéis — É fácil vender este produto que é uma referência de destino?

Manoel Carlos Cardoso — Temos as mesmas dificuldades de outros destinos, mas quando com- pramos um produto a facilidade existe, é o meu caso, comprei o Rio Quente Resorts, tenho plena convicção do potencial do produto e de todos dife- renciais únicos que o consagram, e todos profissio- nais do meu time seguem esta filosofia. É raro um vendedor perder uma venda quando há alguma dúvida por parte do cliente em relação a escolha do destino, além de termos águas quentes corren- tes em todas as 13 piscinas. Se o cliente pensa em

“Se o cliente pensa em praia, agora temos a Praia do Cerrado, se ele pensa em

Campo, somos Campo e se ele quiser mais diversão de

um parque para a família, temos o Hot Park, o maior

parque aquático do Brasil”

(8)

Entrevista

“Temos uma responsa- bilidade de peso na sus-

tentabilidade do meio ambiente de tudo que fazemos neste destino, o certificado da Iso 14001 nos

guia na gestão ambiental”

que é a praia do agito e a praia dos Sonhos (área vip somente para os hospedes) capacidade para 15.000 pessoas, arena de vôlei e futebol para 3.000 espectadores, lojas térmicas, restaurantes, Balé- balé cabanas típicas do sudeste Asiático, com ca- mas e almofadas, que mexe com o imaginário dos hsopedes, são super confortáveis e muito mais; vol- tando para o parque oferecemos também Atrações Radicais Rapel, Paintball, Escalada e Arvorismo, Sky Venture, Caiaque, Tirolesa, Acqua Rider, Lazy River, Toboáguas no escuro, Toboáguas abertos e o radical Half Pipe; 18 Nascentes de água quente;

13 Piscinas com águas quentes renovadas 100% a cada 20 minutos; seis quadras de tênis, dois cam- pos de futebol; recreação e entretenimento com a equipe do boto a nossa equipe de monitores.

Mesmo com tantas atrações, o Parque das Fontes é sem dú- vida nosso maior diferencial competitivo. Ele funciona 24 horas e oferece sauna, ofurôs naturais, bar molhado, em três piscinas com águas quen- tes correntes a 37º C, a cada 20 minutos são 100% renovadas, aqui o nosso Conceito After Six entra em cena, ou seja,

após a 18h00 enquanto na maioria dos resorts os hospedes vão para o apartamento, no Rio quente Resorts vão para as piscinas. A sensação é única, olhar para o céu estrelado em meio às copas das arvores, pisando num cão natural não azulejados, tomando uma taça de champanhe com cardumes de peixinhos circulando ao lado, é uma emoção única e memorável.

Revista Hotéis — A que você atribui o sucesso que o Rio Quente Resort possui no mercado?

Manoel Carlos Cardoso — “Água Quente” há uma hora de avião de São Paulo em nosso freta- mento, um destino singular contemplado de forma exuberante pela natureza com mata nativa do cer- rado, associado a melhor infra-estrutura de lazer e entretenimento do país, atende todas as idades e gostos de uma família, este é o sucesso que leva milhares de pessoas todos os anos para o “Melhor

Destination Resorts da America do Sul”. Nossa programação é muito dinâmica e especial, para ter uma idéia, temos show todas as noites do ano em nosso Toldo (um circo para 1200 pessoas), a partir das 18h00 começa o happy hour no Marolo, a par- tir das 19h30 inicia atividades no Toldo que vai até 23h30, quem quiser esticar mais um pouquinho pode ir para o Club Chopp Brahma, uma verdadeira répli- ca de boteco Carioca que faz muito sucesso.

Revista Hotéis — Qual a origem dos clientes do Rio Quente Resort e qual a participação do turista estrangeiro? Existe campanha voltada para atrair este público em específico?

Manoel Carlos Cardoso — 65% São Paulo, 14%

Centro Oeste, 6% Minas Gerais, 5% Rio de Janeiro, 3% estrangeiro. Sim, nossas campanhas são direcionadas para cada publico especifico.

Revista Hotéis — A água quente e cristalina que brota das rochas é uma das referências do Resort. Vocês monitoram a vazão desta água para saber quantos anos ela continuará a brotar, a sua qualidade e como ela é utilizada e devolvida a natureza?

Manoel Carlos Cardoso — Sim, este é um fenô- meno de séculos que até hoje não sofreu qualquer alteração na vazão e nem na temperatura. Temos uma responsabilidade de peso na sustentabilidade do meio ambiente de tudo que fazemos neste des- tino, o certificado da Iso 14001 nos guia na gestão ambiental, para ter uma idéia, devolvemos todas as águas que passam pelas nossas piscinas em ple- nas condições de balneabilidade.

Revista Hotéis — Quais são os projetos de res- ponsabilidade sócio-ambiental que o Rio Quente Resort mantém?

Manoel Carlos Cardoso — Destaco entre mui- tos projetos o plano de reflorestamento, plantamos 1550 mudas nativas ao longo de 2 km da margem do rio; em parceria com órgãos locais fazemos a manutenção do parque estadual da Serra de

(9)

Entrevista

Caldas; temos em nosso calendário a semana do meio ambiente, onde convidamos para uma refle- xão sobre a “Educação Ambiental” os hospedes, clientes, associados, parceiros e comunidade para várias atividades ecológicas, como Eco Rally a Pé, Trilhas Ecológicas, Palestras Ambientais, Eco Aula, Plantio de Mudas do Cerrado, entre outras, direcio- nadas para os stakeholders do Rio Quente Resorts;

gerenciamento de resíduos sólidos; monitoramen- to das águas; controle das emissões atmosféricas;

Manter equipes prontas para atender situações de emergência, auxiliando no combate a incêndios flo- restais; Teatro Turma do Cerrado é um evento com todas as escolas das cidades da região das águas quentes com a participação da Turma do Cerrado e Equipe Boto. Temos outras

importantes ações, seguimos um programa Rio Quente Sustentável.

Revista Hotéis — No ano passado vocês colocaram em operação uma das maiores praias artificiais do mundo.

Como foi que surgiu esta idéia?

Quais os principais desafios para implantá-la?

Manoel Carlos Cardoso — Temos um Master Plan de utilização e exploração de solo para vinte anos que visa o desenvolvimento, melhorias e o fortalecimento do destino, este projeto foi execu- tado por uma empresa de consultoria americana a View Way, a mesma que presta serviços para a Disney, contemplava a Praia que foi inaugurada em junho de 2008 e temos muitos outros projetos:

Até 10 de dezembro deste ano teremos mais 22 aptos, mais seis novas salas de reunião, um novo lobby e uma nova recepção no Hotel Turismo (este sempre é o primeiro hotel a lotar em todas as temporadas), até 07 de outubro estaremos com um novo restaurante no Hotel Pousada, será mais moderno levando mais conforto para os hospedes nas refeições. As obras do Master Plan iniciarão com o Hotel Golf com 200 aptos, segui- do do Hotel Convention 360 aptos + Centro de Convenções para 1500 pax, o Hot City – centro de

“A Praia do Cerrado fortaleceu nossos dife- renciais competitivos

na decisão de desti- no para realização de eventos corporativos”

entretenimento noturno com arena para shows até 2013... e já temos uma “novidade” para 2011 uma mega atração familiar para o Hot Park.

Este projeto de renovação e expansão iniciou em 2007, já temos pronto e entregue a reforma de 100% dos aptos do Hotel Pousada, troca dos pisos de todas as piscinas, reforma e modernização de todos os bares do Parque das Fontes, compra de R$ 1 milhão em cadeiras e espreguisaderias, refor- ma da pizzaria e sorveteria Alecrim, construção do Club Chop Brhama, no Hotel Turismo renovamos as rampas, áreas comuns, a piscina e construímos o Lounge Stella Artois; Espaço Gourmet Mac, e no Hot Park a Terra dos Passáros – Bird Land entre inúmeras outras ações nos bastidores...

Revista Hotéis — A Praia do Cerrado visava atrair um público mais jovem ao resort?

E o que ela agregou ao empre- endimento?

Manoel Carlos Cardoso

— Contribuiu com um au- mento expressivo na ocupa- ção dos resorts e no número de visitantes, tem atraído muitos eventos esportivos, vôlei de praia, fu- tvolei, beach soccer e também a realizações de shows, sem dúvidas consolidando um público jovem e famílias com filhos de todos as regiões do Brasil que buscam o Sol e entretenimento o ano inteiro. A Praia do Cerrado com aniversá- rio de um ano, ganhou vida própria com mais de 1 milhão de visitantes antes de completar um ano, sediou em fevereiro último a Copa Latina de Beach Soccer que foi televisionado pela GLOBO e SPORT TV para 137 países, também já formou algumas centenas de crianças em sua escolinha de surf que tem como professor e coordenador o tri campeão mundial de surf o Phill Rajzman. A Praia do Cerrado fortaleceu nossos diferenciais competitivos na decisão de destino para realiza- ção de eventos corporativos, onde temos Luais e abertura da praia a noite com exclusividade, além é lógico do conceito After Six menciona- do anteriormente.

(10)

Entrevista

Revista Hotéis — Uma vez consolidado estes novos investimentos, qual é a expectativa de vocês em relação a visitantes e taxa média de ocupação nos hotéis nos próximos anos?

Manoel Carlos Cardoso — O Rio Quente Resort só tem uma preocupação, ser o melhor Destination Resorts da América do Sul, investir para melhorar o destino com novidades que pos- sam traduzir experiências únicas e inesquecíveis para pessoas de todas as idades de uma família que pretende passar as férias sem surpresas de- sagradáveis. Temos expectativas de atingir dois milhões de visitantes ano, e trabalhar com ocu- pação acima de 80% ao ano.

Revista Hotéis — Recentemente vocês coloca- ram em operação o Rio Quente

Vacation Villa para atender clientes de férias compartilha- das. Como foi recebido este programa no mercado e as ex- pectativas de crescimento nos próximos anos?

Manoel Carlos Cardoso

— Foi extraordinária e sur- preendente a satisfação de nossos membros com este

novo produto, este é um segmento sério que vem ganhando maturidade no mercado brasileiro, o Rio Quente Resorts é líder absoluto nas vendas de time share no Brasil, é a nossa resposta para o hospede que quer freqüentar o nosso resort mais vezes no decorrer do ano. A expectativa de cres- cimento é grande, apostamos neste segmento e a partir de setembro iniciaremos a construção do Hotel Golf, um hotel exclusivo para o Time Share.

Revista Hotéis — A atual conjuntura econômi- ca mundial preocupa ou influi em relação aos in- vestimentos de modernização e ampliação?

Manoel Carlos Cardoso — Estamos investin- do sem interrupção desde 2007, neste período ti- vemos inúmeras crises, porém continuamos com o nosso projeto de melhorar e potencializar o

“Melhor Destination Resort da America do Sul”.

Revista Hotéis — Qual é a expectativa de vocês

em relação a parceria com a Azul Linhas Aéreas em que se estabeleceu uma nova rota para integrar o Resort a outros destinos no Brasil?

Manoel Carlos Cardoso — Realizamos um de- sejo antigo, de levar mais conforto e comodidade para o interior de São Paulo e outras praças através de um fretamento partindo de Viracopos todos os domingos, atendemos 10 cidades que fazem cone- xão, o passageiro faz o check in e pode embarca em: Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Maringá, Navegantes, Porto Alegre e Curitiba, reencontrando a sua bagagem em seu apartamento no resort.

A vantagem é muito interessante, para ter uma idéia, um passageiro de POA paga o mesmo valor de um paulista embarcando de SP, não é fantás-

tico? Lotamos 100% todas as saídas de julho, já temos ex- pressivas vendas antecipadas até outubro...

A Tam continua sendo a nossa principal parceira, te- mos 400 fretamentos ano com aeronaves Airbus 319 e 320, com cinco vôos semanais com saídas nas quartas, quinta e domingo do aeroporto de Guarulhos. Ainda queremos mais, onde for possí- vel e viável estaremos fazendo ponte para levar as famílias ao Rio Quente Resorts.

Revista Hotéis — Vocês já possuem uma estrutura de venda de pacotes e a hospedagem. Os sócios inves- tidores do Rio Quente Resorts, a Gebepar de Goiânia e a Algar de Uberlândia que possui uma empresa de táxi aéreo. Vocês já pensaram em ter aeronaves próprias para atender as necessidades e assim fechar o ciclo?

Manoel Carlos Cardoso — Como empre- endedores já passamos por esta discussão inúmeras vezes, mas não há nenhum projeto neste sentido, trabalhamos para potencializar a nossa operadora Valetur. Hoje realizamos mais de 400 fretamentos por ano, manten- do uma regularidade a mais de vinte e cinco anos com voos semanais direto para o nosso destino via o aeroporto de Caldas Novas.

“Temos expecta- tivas de atingir dois

milhões de visitan- tes ano, e trabalhar com ocupação aci- ma de 80% ao ano”

(11)
(12)

Especial

Fotos: Divulgação

Adenias: “Vamos concluir nossa

lição de casa e sairemos fortalecidos para

um crescimento e expansão da Tropical em 2010”

A Tropical está completan- do neste dia 20 de agos- to, 50 anos de atividades e sua história se confunde com a própria história da hotelaria na- cional pelo pioneirismo em des- bravar o potencial turístico brasi- leiro em diversas regiões do País.

Fundada em 1959, como Realtur S/A Hotelaria, ligada a Real S/A Transportes Aéreos, a Tropical é uma empresa genuinamente bra- sileira que surgiu com o compro- misso de fortalecer a identidade cultural dos destinos onde pos- sui os seus empreendimentos.

Com isto, cumpre com maestria o seu papel no universo corpora- tivo, contribuindo para preservar a diversidade sócio-cultural e os extraordinários traços da brasili-

dade do povo.

O Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, marcou o início das atividades da Tropical, que o administrou por 48 anos e fez dele um dos hotéis mais co- nhecidos no mundo e modelo de ecoeficiência. O empreendi- mento, sob sua gestão, foi o primeiro da América do Sul a receber a Certificação Ambiental ISO 14001, as- sim como a Certificação de Qualidade ISO 9001 e SA 8000 de Responsabilidade Social.

Com o sucesso da ope- ração da unidade em Foz do Iguaçu, a empresa arren- dou do governo baiano, em 1951, o Hotel

da Bahia, que já funcionava há dois anos. Em 09 de outubro de 1967 a Fundação Ruben Berta adquiriu o controle acionário da Realtur S/A Hoteleira, cons- tituindo assim a Companhia Tropical de Hotéis.

Atualmente, ela possui cinco empreendimentos hoteleiros di- ferenciados: em Manaus (AM), com o Complexo Hoteleiro Manaus, que compreende o Tropical Manaus (maior ecore- sort da região Norte do País) e o Tropical Manaus Business (volta- do para o segmento de negócios);

em João Pessoa (PB), o Tropical Tambaú (cartão postal da cida- de); em Salvador (BA), o Tropical da Bahia (um dos hotéis mais tra- dicionais da região); e em Porto Seguro (BA), o Tropical Oceano Praia (próximo das principais atrações turísticas).

No total são mais de 1400 apartamentos divididos nas ca- tegorias H (mais voltada para executivos e negócios) e HL (ho- téis de lazer), variando de quatro a cinco estrelas, de acordo com a

COMPLETA50 ANOS DE HISTÓRIA E CONQUISTAS

A rede é 100% nacional e seus hotéis valorizam a identidade cultural dos destinos onde estão

estabelecidos, assim como contribuem para preservar a diversidade sócio-cultural

(13)

Especial

antiga classificação da Embratur.

A Rede Tropical de Hotéis pos- sui escritórios de representação de vendas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, João Pessoa e Salvador. A matriz está localizada em São Paulo e tem na presidência o executivo Adenias Gonçalves Filho, que vem de- senvolvendo uma administração baseada em sua experiência pro- fissional voltada ao estimulo do trabalho em equipe para obter resultados.

Visão empresarial

Foi com esta postura que ao assumir a presidência da Tropical, em 2007, Adenias pro- curou estimular o potencial de cada colaborador, ressaltando a

identidade e os valores da em- presa e mostrando esta nova face. “Mesmo tomando algumas medidas austeras para sanear as finanças da companhia, manti- vemos o quadro de colaborado- res durante um ano. Neste perío- do deixamos claro nossa postura empreeendedora de estimular o crescimento profissional de cada um e a estabelecer parcerias.

Começamos a participar de di- versas feiras internacionais e res- gatar nossa identidade que está intimamente ligada à brasilida- de e os resultados começaram a acontecer. Fechamos o ano de 2008 com um faturamento de R$

70 milhões e 1100 colaboradores em nosso quadro de trabalho.

Até o final deste ano vamos con-

cluir nossa lição de casa e saire- mos fortalecidos para um cres- cimento e expansão da Tropical em 2010”, garante Adenias.

Segundo ele, a empresa quer adotar em um primeiro momento o modelo de crescimento baseado em hotéis associados, em que a Rede irá fazer a gestão comercial preservando a identidade de cada unidade. Num próximo passo, po- derá haver a gestão operacional do empreendimento. “Estamos atentos às oportunidades ofere- cidas pelo mercado e a partir do próximo ano vamos utilizar nosso amplo know how para expandir nossa atuação em outros locais considerados estratégicos como: a capital paulista e o interior do es- tado, assim como a cidade do Rio

(14)

Especial

de Janeiro, o Rio Grande do Norte e a Região Centro-oeste”, revela o presidente.

Por valorizar a identidade cultural dos destinos, onde es- tão estabelecidos os hotéis, assim como contribuir para preservar a diversidade sócio-cultural, a Tropical é hoje uma das maiores e mais premiadas redes hotelei- ras nacionais.

Entre as premiações conquista- das destacam-se: o Catavento de Prata, maior prêmio do turismo baiano, conquistado pelo Tropical Manaus e pelo Tropical da Bahia; o Prêmio Desempenho pela Rede no Nordeste e ainda o Troféu Lagoa Mar/Alagoastur conquistados, ambos, em dois anos consecutivos;

o Top of Mind para o Tropical da Bahia; e o Prêmio MG Turismo ao Tropical Tambaú.

O próprio Presidente recebeu recentemente importantes pre- miações devido à sua atuação na empresa e em nome dela também.

Foi eleito como Executivo da Hotelaria Nacional, pelo Grupo Brasil Travel News, recebeu o título do Instituto Chico Mendes com o Selo Verde de Qualidade Ambiental, o de Cidadão Paraibano pelo projeto “Tropical:

Essência Cultural Potiguara”, que resgatou a cultura indíge- na local, assim como conquis- tou o Top de Turismo da ADBV – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

A Rede Tropical de Hotéis está em constante processo de ampliação e participação no mer-

cado turístico brasileiro. Os seus hotéis caracterizam-se pela ex- celência hoteleira no sistema de gestão de qualidade, responsabi- lidade social e gestão ambiental em meio às belezas naturais que só o Brasil pode oferecer. Cada um dos hotéis possui característi- cas próprias e específicas de uma temática única e diferenciada.

Hotéis com identidade de Brasil

O Tropical Manaus está situ- ado às margens do Rio Negro, A suíte nobre do Tropical Manaus é bem ampla,

confortável e aconchegante

O Tropical Manaus está

literalmente encravado na floresta amazônica

Da suíte nobre é possível ter um vista ampla da natureza exuberante do local

(15)

Especial

“dentro” da Floresta Amazônica, a 18 km de Manaus (AM) e a 25 km do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões. Dispõe de 594 apartamentos distribuí- dos em uma estrutura horizon- tal, o hotel foi construído em estilo arquitetônico colonial e os seis blocos se integram à nature- za. A área de lazer inclui piscinas de onda e infantil, quadras de tê- nis, de areia para voleibol e fute- bol, playground, galeria de lojas, salão de jogos, pista de cooper, orquidário, sauna, ginásio de es- portes, aluguel de bicicletas, sa- lão de beleza, coffee-shop, cyber café, restaurantes com especiali- dades das cozinhas brasileira e internacional, bar, churrascaria e show folclórico do Boi. E, cla- ro, a grande atração do hotel: o zoológico situado dentro da pro-

urbana e premiado pelo proje- to arquitetônico Arquishow. Os hóspedes podem escolher entre 370 espaçosas acomodações e os participantes de uma reunião dispõe, no 16º andar, de 7 salas, sendo 6 moduláveis e 2 varandas climatizadas para a realização de coffee break com vista privilegia- da para o Rio Negro. O empreen- dimento foi projetado pensando no conforto dos hóspedes e entre os diferenciais do hotel, desta- cam-se os elevadores panorâmi- cos, a piscina privada com borda infinita, jardim suspenso e ilumi- nação noturna.

O Tropical Tambaú é o verda- deiro cartão postal e está situado nas areias da praia de Tambaú em João Pessoa, na Paraíba, co- nhecido por ser o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro. Algumas pes- soas acreditam que o hotel tem seu formato circular inspirado na nave espacial do filme “2001 – Uma odisséia no espaço”, de Stanley Kubrick; outras que o formato assemelha-se a de uma A imponente fachada do Tropical

Manaus Business é uma referência na paisagem urbana local

A piscina com borda infinita para o Rio Negro é um dos diferenciais do

Tropical Manaus Business priedade do empreendimento,

supervisionado por uma equi- pe de funcionários, incluindo a orientação de uma bióloga para o tratamento das espécies animais e vegetais locais.

O hóspede ainda pode apro- veitar caminhadas na selva, gi- nástica, hidroginástica, circuito de arvorismo, natação, vôlei e basquete aquáticos, arco e flecha, ping pong, torneio de dardos, fu- tevôlei e bocha, além de monito- res para recreação infantil (com o exclusivo programa Tropikids – Amigos da Floresta) e também atividades noturnas para entrete- nimento dos adultos. O Tropical Manaus recebe ainda grandes convenções e congressos, pois possui um completo centro de eventos com sete salas de apoio e salões com capacidade para até 1200 pessoas.

O Tropical Manaus Business fica logo ao lado do Tropical Manaus e juntos eles fazem parte do Complexo Hoteleiro Manaus, que se destaca pela valorização e preservação do patrimônio mun- dial da Floresta Amazônica, atra- vés da conscientização e explo- ração racional do seu potencial turístico. A localização da “tor- re” no meio da floresta é perfeita para combinar negócio e prazer.

Oferece a mais moderna tecnolo- gia e facilidades em seu Business Center, tudo isso dentro de um ambiente de eco-resort. A edifi- cação consiste em um imponente predio de 16 andares, de vidro azul, aço e granito, sendo um marco e referência na paisagem

(16)

Especial

roleta de jogos. Seja como for, o hotel oferece vista para as praias de areia branca da capital parai- bana. Dispõe de 175 apartamen- tos, todos voltados ou para o mar ou para os jardins internos. A in- fra-estrutura de lazer inclui pis- cinas, sauna, terapias naturais e

massagem, salão de jogos, salão de convenções, quadra de tênis, bares, comercial, agência de tu- rismo, sala de redes e ambulató- rio. Oferece ainda um centro de convenções completo com capa- cidade para até 1500 pessoas, sa- las, auditório e apoio profissional

para atender as necessidades dos mais variados tipos de eventos.

O Tropical da Bahia possui uma arquitetura moderna com destaque para os afrescos de Genaro de Carvalho, pintados na década de 50, que representam um dos maiores murais de arte O Tropical

Tambaú é um verdadeiro cartão

postal da capital paraibana

O Tropical Tambaú ajuda a resgatar e preservar a

cultura indígena local

O Tropical Tambaú possui uma ampla área de lazer

(17)

Especial

brasileiros. Também um painel em concreto adorna diversas áre- as do hotel de autoria do artista argentino Carybé. A localização é privilegiada, pois está situado no coração de Salvador, onde acon- tece uma das principais festas de Carnaval do País. Nas redonde- zas do hotel os hóspedes podem encontrar uma variedade de atra- ções, como o Teatro Castro Alves, Mercado Modelo, Pelourinho, lo- cais históricos, igrejas e museus;

também entretenimento noturno ao vivo e ao ar livre. A infra-es- trutura moderna do hotel inclui 269 apartamentos, distribuídos

em 12 andares, numa moderna estrutura operacional com dois salões de convenções e 1 audi- tório, além de salas de apoio e o Tropical Office. Somado a isto estão piscinas adulto e infantil, sala de jogos, sala de ginástica, lobby bar, restaurante, agência de turismo, salão de beleza, loja de souvenires e churrasqueira ao ar livre. A rica culinária baiana é servida no restaurante Cravo e Canela que oferece as especiali- dades típicas da região.

O Tropical Oceano Praia está localizado a 7 quilômetros do centro de Porto Seguro, Sul da

Bahia e a 100 metros da praia de Taperapuan. O grande núme- ro de coqueiros, a areia branca e as águas calmas e cristalinas fazem de Taperapuan, uma das praias mais procuradas da re- gião. Possui 82 apartamentos com ar condicionado e nas su- ítes, banheiras de hidromassa- gem, além de muitas opções de lazer a escolher. Os hóspedes po- dem aproveitar piscinas adulto e infantil, sala de jogos e sauna a vapor. Com capacidade para 130 pessoas, o Restaurante Abrolhos traz em seu cardápio delícias da culinária regional e internacional uma atmosfera casual, bem como no bar à beira da piscina.

Investimentos em modernização

Visando manter os empreen- dimentos competitivos no mer- cado, a Rede Tropical de Hotéis vem aplicando recursos contínu- os em modernização. O Tropical Tambaú, em João Pessoa, está reformando cerca de 40 aparta- mentos por ano, trocando piso, mobília e decoração. “Já investi- mos cerca de R$ 4 milhões neste empreendimento que terá a mo- O Tropical da Bahia está localizado na Praça 2 de Julho onde acontece

uma das principais festas de Carnaval do País

O restaurante Cravo e Canela do Tropical da Bahia oferece as especialidades típicas da região

(18)

Especial

dernização concluída em breve e continuará sendo referência de hospedagem de qualidade na capital paraibana”, avalia o Presidente Adenias. O Tropical da Bahia está substituindo o car- pete dos apartamentos e corre- dores por piso frio, além disso o empreendimento realizou no ano passado o Casa Cor, no qual vá- rios ambientes ganharam novas cores e as decorações foram mo- dernizadas. O Tropical Manaus Business investiu no Business Center para melhor atender o seu “público de negócios”, novas decorações no restaurante, além de atualização em sua área de eventos. O Tropical Manaus passará por ampla reforma a partir de 2010. Os hotéis de Salvador e Manaus ganharão especial atenção para o ano de 2014, quando o Brasil irá rece- ber a Copa do Mundo. Essas duas cidades serão importantes

sedes das primeira e segunda fases da maior competição es- portiva e futebolística do País.

Para garantir a alta qualida- de dos serviços prestados aos hóspedes, a Tropical investe ain- da na capacitação de Recursos Humanos, através de um progra- ma próprio. O resultado é uma elevação nos níveis de satisfação dos clientes e uma participação mais ativa dos funcionários nos setores em que desenvolvem suas atividades. O investimento em pessoal fez com que o perfil dos funcionários da Rede fosse profissionalizado.

Hoje, maitres, recepcionistas, telefonistas e gerentes, falam no mínimo um idioma estrangei- ro. “Nosso turn over é sempre o mais baixo nas praças onde te- mos nossos hotéis, pois nossa po- lítica é voltada para o bem-estar dos funcionários através de uma filosofia de caráter social que focaliza sempre a necessidade de mantê-los, em todas as uni- dades, felizes, saudáveis e pro- dutivos, para que tenham orgu- lho em trabalhar para o grupo hoteleiro”, destaca a Gerente Geral de Recursos Humanos Cristina Telles.

Os hóspedes do Tropical Oceano Praia podem contar com piscina adulta e infantil, além de uma variada opção de lazer

O Tropical Oceano Praia está localizado num região de beleza paradisíaca, com águas calmas e cristalinas e uma areia

branca bem fina

(19)

Modernização

Tivoli Ecoresort Praia do Forte

inaugura novo espaço de eventos

OTivoli Ecoresort Praia do Forte, que está loca- lizado na Praia do Forte, na Bahia, acaba de inaugurar um novo centro de eventos denominado Casa da Torre. Com isto, o Resort triplica o espaço de eventos corporativos ou sociais em um ambien- te único com alto padrão de serviços, diversidade de lazer e excelência na gastronomia. O Centro é formado por dois amplos salões moduláveis, que se dividem em cinco espaços diferentes. Possui pé direito de cinco metros e três ambientes que po- dem ser utilizados em conjunto ou separadamente,

numa área total de 375 m², o que possibilita a rea- lização de eventos nos mais variados lay-outs para cerca de 400 pessoas.

Já o Salão Garcia D´Ávila, que já existia foi refor- mado, possui pé direito de três metros e pode ser subdivido em dois ambientes, totalizando 200 m² e capacidade para até 200 pessoas. Todos os espaços possuem revestimento acústico, são cercados por jardins e construídos com materiais naturais, em conformidade com a linha de gerenciamento sus- tentável que permeia o ecoresort.

(20)

Modernização

OGrande Hotel Senac Águas de São Pedro, locali- zado na estância hidromineral paulista de Águas de São Pedro, está passando por um processo de mo- dernização para melhorar ainda mais a infra-estrutura oferecida aos hóspedes e a reforma inclui os apartamen- tos, ampliação de unidades habitacionais e até mesmo a área de lazer. “Quando assumimos a gerência do hotel a cerca de três anos atrás implantamos um plano dire- tor para contemplar algumas reformas visando agregar valor aos nossos serviços prestados, reposicionar nosso produto no mercado e conseqüentemente aumentar o valor das diárias. Já estamos com três apartamentos protótipos reformados e assim que terminar o quarto apartamento protótipo, vamos definir o melhor projeto e replicá-lo para as demais unidades”, revela o Gerente geral, Paulo Mélega.

Segundo ele, o plano diretor já incluiu a reforma no restaurante Engenho das Águas e no restaurante infantil, a criação da copa do bebê, de uma adega cli-

Grande Hotel Senac Águas de São Pedro

investe em modernização

Este apartamento é um dos protótipos que

se for escolhido, poderá ser replicado a modernização dos demais

matizada com 1900 garrafas de vinhos de 100 rótulos diferentes, a reabertura e modernização do campo de golfe, implantação de um jardim de inverno coberto e a modernização nas suítes. Outra novidade em curso e que vai agregar muito valor às diárias e incrementar o reposicionamento do Hotel é a Vila do Golfe.

Foram construídas ao lado do heliponto e do campo de golfe, cinco casas privativas com 200 m² cada uma que estão em fase final de decoração interior e em breve serão inauguradas. “Sentimos a necessidade de oferecer este es- paço aos nossos hóspedes que poderão contar com uma moderna infra-estrutura e serviços personalizados e isto inclui: bancada de mármore nos lavabos, banheira de hi- dromassagem, piso frio, menu de travesseiros, tocador de Ipod e MP4, aparelho de DVD com variado menu de filmes, room service 24h, ar condicionado, enxoval de cama e banho de altíssima qualidade, TV de LCD via satélite, fechadura e cofre eletrônico, ofurô na área exter- na privativa, check-in e check-out personalizados, aces- so privativo as piscinas, além de serviços de mordomo e outros mimos”, destaca Mélega. Segundo ele, a expec- tativa é que a diária seja de R$ 2 mil e deverá atrair um público com alto poder aquisitivo, que não abre mão de conforto e serviços personalizados.

Outras novidades que Mélega promete começar a implantar em breve no Hotel serão um bar de apoio no campo de golfe, um bar nas piscinas e uma área para re- ceber casamentos e eventos específicos, além da moder- nização da estrutura de lazer. “Nossa proposta é ter um empreendimento com estrutura de lazer de um resort e com um conceito de serviços de um hotel boutique”, conclui Mélega.

As cinco casas estão sendo concluídas e deverão ser um espaço privativo para acolher hóspedes que não abrem mão de conforto e

serviços personalizados

Os banheiros terão um excelente padrão de acabamento e banheiras de hidromassagem

Fotos: Divugação

(21)

Modernização

Dall’Onder Grande Hotel

reinaugura Cantina Cabernet

ODall’Onder Grande Hotel acaba de rei- naugurar sua cantina (Foto) após a am- pliação e revitalização do local que dobrou sua capacidade e passa a atender até 50 pes- soas. O cardápio do espaço também ganhou uma nova proposta, baseado na gastronomia italiana. O novo menu inclui bruschettas, so-

pas de capeletti e minestrone, salada de folhas com queijo tipo pecorino, lasanha de frango, penne ao gorgonzola, filé à parmegiana (re- cheado com presunto e queijo), galeto primo canto assado, aipim frito, abobrinha grelhada e polenta brustolada. A sobremesa é de sagu com creme e tiramissu.

Águas de Palmas

Resort amplia sua estrutura

OÁguas de Palmas Resort de Lazer e Eventos (Foto), em Santa Catarina, con- cluiu no mês de julho a ampliação no número de apartamentos do empreendimento. Foram construídas 20 novas unidades habitacio- nais, totalizando 75 quartos. A meta do re- sort é chegar a 100 apartamentos até final de 2010. O restaurante, que trabalha com pen- são completa na baixa temporada e com meia pensão na alta, tendo como opção bufê e a la carte, também ganhou dois novos ambien- tes. Durante todo o verão, ainda é disponi- bilizado aos hóspedes um quiosque a beira

mar, com serviço de bebidas, lanches e pe- tiscos. “Tem também toda a nossa estrutura para eventos, que comporta várias opções de reuniões de negócios. O Centro de Eventos tem capacidade para até 240 pessoas e todo equipamento moderno”, destaca Maria Elena Pávia, proprietária do hotel.

(22)

Modernização

InterContinental Rio

inaugura novo restaurante espanhol

OHotel InterContinental Rio inaugurou no último dia 14 de julho o restaurante eñe (Foto), com foco em alta gastronomia espanhola contemporânea. A cozinha do restaurante ficou sob o comando dos chefs catalães Sergio e Javier Torres e oferece os clássicos espanhóis com uma roupagem moderna. O restaurante faz parte de uma série de modernizações pelas quais o Hotel InterContinental Rio está passando. Cerca de R$

7 milhões foram investidos na revitalização do Centro de Convenções, no business Center, pis-

cinas e no novo restaurante do hotel, o Aquarela, aberto ao público em abril. “Desde a criação da rede InterContinental, o nosso objetivo tem sido o de oferecer aos nossos hóspedes experiências gastronômicas comparáveis ao que há de melhor nos restaurantes locais. O eñe continuará este legado, oferecendo o tipo de experiência culiná- ria que os nossos hóspedes e clientes se acostu- maram a ter no InterContinental Rio”, afirmou Álvaro Diago, Presidente da rede IHG para a América Latina.

Slaviero Executive Florianópolis

ganha salas para eventos

Orecém inaugurado Slaviero Executive Florianópolis acaba de inaugurar três no- vas salas em seu centro de eventos. Os espa- ços homenageam bairros da região: Trindade (Foto), Santa Mônica e Agronômica. A sala Trindade possui 95,35 m² e tem pé direito de 4,50 m e tem capacidade no auditório para até

150 pessoas. A sala Santa Mônica tem 27,85 m² e ca- pacidade para 30 pessoas.

Já a sala Agronômica tem área de 23,15 m² e capaci- dade em auditório para 25 pessoas.

(23)

Modernização

Hotel Toriba

reforma restaurante e terá novos chalés em breve

OHotel Toriba, em Campos do Jordão (SP) aca- ba de concluir uma reforma ampliando o res- taurante Toribinha (Foto) que teve a arquitetura e decoração assinadas pelo arquiteto Mario Gallo e a decoradora Cristina Allegri que criaram um ar intimista e aconchegante. O uso predominante da madeira deu ao restaurante um ambiente rústico, porém moderno.

O novo Toribinha ganhou mais uma sala inter- ligada por um bar e lounge. Este espaço encanta pelo charme proporcionado pela mistura de textu- ras de madeira que se contrapõe aos janelões de vi-

dros, conferindo leveza e quebrando a sobriedade do ambiente. O bar do Toribinha abrange quatro ambientes ao mesmo tempo, com uma lareira in- tegrada, as modernas poltronas e mesas da Lussá e luminárias de chão, cujas bases também são de madeira, assinadas por Simone Figueiredo. Este ambiente confortável dá acesso para um deck ex- terno, com vista para o bosque do hotel. O sistema de exaustão possui tecnologia avançada com uma tubulação à vácuo que suga toda fumaça causada pelo fondue, deixando o ambiente sempre limpo e com ar fresco. Com a modernização foram implan- tadas adegas climatizadas, assim como a amplia- ção do cardápio, incrementados com pratos mais condimentados e encorpados.

Outras mudanças devem acontecer, pois em setembro o hotel ganha quatro chalés padrão alto luxo construídos em araucária certificada e pedra, com plantas especiais, um deles do- tado de acessibilidade. E em novembro O Spa L’Occitane Toriba em parceria com a inovadora grife francesa, que funcionará dentro do hotel, oferecendo mais modernidade, funcionalidade e exclusividade ao hóspede.

Bourbon Curitiba

implanta novo serviço Club Floor

OBourbon Curitiba acaba de implantar um novo serviço, denominado Club Floor. O projeto pi- loto tem como objetivo fidelizar os clientes mais exi- gentes, com um espaço exclusivo e com serviços di- ferenciados. Os clientes do Club Floor contam com café da manhã servido no lounge e atendimento direcionado, acesso a Internet Wi-Fi, jornais, revis- tas e TV LCD 32 polegadas ligada nos principais telejornais do país. Os hóspedes que optarem por esse diferencial ainda levam no pacote outros ser- viços, incluindo um exemplar do jornal nas suítes, previsão do tempo personalizada, cardápio de sa- bonetes e travesseiros, TV 29 polegadas Tela Plana,

acesso a Internet Wi-Fi, cafeteira e CD Player.

(24)

Modernização

Hotel Serra Azul

conclui ampliação e modernização

OHotel Serra Azul, em Gramado, concluiu a modernização do empreendimento que in- cluiu a reforma de todos os 152 apartamentos e suítes (Foto), além da construção de novos equi- pamentos de conforto. O empreendimento passa a dispor de 130 apartamentos, 18 suítes e quatro suítes luxo. A revitalização também incluiu a cons- trução de um espaço para desembarque de ônibus, a reconstrução de todas as calçadas em volta do hotel e a reformulação do paisagismo, pilotada por Suzana Nede.

Hotel Itapemar

inaugura pool bar at night

OHotel Itapemar (Foto), localizado em fren- te à praia do Saco da Capela, em Ilhabela, acaba de reformar toda a área de sua piscina.

Em novo e moderno ambiente, o local recebeu um deck feito de madeira tipo pinos e um loun- ge que funcionará aos finais de semana, a partir das 18h00. Um Dj comandará o movimento das noites tocando músicas estilo “lounge” para as

famílias e casais.

O espaço apelida- do Pool Bar at Night oferece uma vista da orla da região e con- ta com um cardápio especial que inclui aperitivos, canapés, petiscos com frutos do mar, tapas, além de drinques com ou sem álcool e uma carta de vinho.

ORio Quente Resorts, localizado na cidade de Rio Quente, em Goiás, acaba de dar início à ampliação do Hotel Turismo (Foto), que já conta com 122 unidades e é um de seus mais tradicionais empreendimentos do Complexo. As obras têm encerramento previsto para o dia 10 de dezembro e estão orçadas em R$ 5,5 milhões, devendo incluir mais 22 novas unidades que serão equi- padas com TVs de plasma, duas camas king size e in- ternet wireless. Também serão criadas quatro salas de eventos moduláveis, com dois elevadores anexos e que podem se transformar em um mega salão para até 240 pessoas em auditório. O lobby também deve passar por um processo de retrofit e a área de convenções terá seu revestimento modificado. Uma nova fachada com trata- mento em litocerâmica também deve ser inaugurada.

Segundo o diretor de marketing e vendas Manoel Carlos Cardoso, as obras vão ao encontro da crescen- te demanda de hóspedes e da promissora temporada

Rio Quente Resorts

investe R$ 5,5 milhões em ampliação do Hotel Turismo

de verão que projeta o destination resort. “Além de apresentar uma estrutura ainda mais confortável ao cliente, vamos traduzir um conceito de inovação e modernidade que tem pautado nossos últimos inves- timentos”, relata.

Referências

Documentos relacionados

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

Estudos da neurociência sustentam que a música e a linguagem são duas formas de comunicação humana que estão próximas em se tratando de processamento mental e

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..