• Nenhum resultado encontrado

1.1 A regulação de todos os campeonatos virtuais da Liga Prorace F1 Brasil se dá por meio da Direção instituída para cada plataforma.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1 A regulação de todos os campeonatos virtuais da Liga Prorace F1 Brasil se dá por meio da Direção instituída para cada plataforma."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

1.1 A regulação de todos os campeonatos virtuais da Liga Prorace F1 Brasil se dá por meio da Direção instituída para cada plataforma.

1.1.1 A Liga Prorace estabelece como Diretores de Plataforma PC os seguintes colaboradores, a saber, (i) Renan Murta, (ii) Francisco Oliveira, e (iii) Rodrigo Vieira.

1.1.2 A composição da Diretoria de Plataforma poderá ser alterada a qualquer momento durante a temporada e será divulgada via canais de comunicação oficiais tão logo seja efetivada.

1.2 Tanto os integrantes do campeonato quanto os interessados em participar da Liga Prorace devem obrigatoriamente proceder com a leitura atenta desse regulamento técnico e desportivo.

1.3 Todos os inscritos na Liga Prorace aceitam integralmente o conteúdo desse regulamento técnico e desportivo.

1.3.1 A Diretoria da Liga Prorace se resguarda o direito de promover alterações nesse documento a qualquer momento durante a temporada.

1.3.2 Qualquer alteração será divulgada com antecedência mínima de 5 (cinco) dias à sua entrada em vigor.

2.1 A definição de TEMPORADA é o período em que ocorrerão todos os 8 (oito) eventos previstos no CALENDÁRIO (figura 1) pré-definido pela Diretoria da Liga Prorace.

2.2 A Liga Prorace iniciará a décima terceira TEMPORADA no dia 13/07/2018 com previsão de término para o dia 29/06/2018.

2.2.1 Categoria Rookie PC será iniciada em 11/05/2018 com o GP do Azerbaijão e terminará em 29/06/2018 com o GP de Abu Dhabi.

2.2.2 Categoria Sprint PC será iniciada em 06/05/2018 com o GP do Azerbaijão e terminará em 24/06/2018 com o GP de Abu Dhabi.

2.3 Quaisquer alterações no CALENDÁRIO da TEMPORADA 14 serão notificadas de maneira oficial pela Direção da Plataforma nos canais de comunicação definidos pelo item 5 desse regulamento.

(3)

FIGURA 1 – Calendário da Temporada 15 da Liga Prorace.

3.1 A plataforma PC conta com três categorias na TEMPORADA 15, a saber, (i) Rookie e (ii) Sprint e (iii) Pro.

3.1.1 Categoria Rookie PC: eventos sempre às sextas-feiras com início previsto para às 22h.

3.1.2 Categoria Sprint PC: eventos sempre aos domingos com início previsto para às 22h.

3.1.3 Categoria Pro PC: eventos sempre as quartas-feiras com início previsto para às 20h.

3.2 Cada uma das categorias possui 20 vagas correspondentes aos 20 pilotos do mundial de Fórmula 1 real em 2017.

3.3 A inscrição do piloto na plataforma PC deve ser realizada em www.ligaprorace.com.

3.4 A inscrição só estará concluída após a realização do pagamento da taxa de inscrição.

TABELA 1 – Preços das Inscrições

DESCRIÇÃO VALOR (R$)

CATEGORIA ROOKIE PC 59,90

CATEGORIA SPRINT PC 59,90

CATEGORIA PRO PC 59,90

(4)

3.4.1 Os meios de pagamento disponibilizados no formulário de inscrição são (i) transferência direta ou depósito em conta, (ii) PagSeguro, (iiI) Mercado Pago ou (iv) Paypal – todos com opção de boleto bancário ou cartão de crédito.

3.4.2 Aqueles que optarem por pagamento via transferência direta ou depósito bancário, favor identificar no comprovante o número da agência e conta.

3.4.3 Os valores aqui mencionados podem ser alterados de acordo com promoções sazonais a serem veiculadas nos canais de comunicação oficial da Liga Prorace.

3.5 Na plataforma PC os interessados podem se inscrever em qualquer uma das categorias desde que haja disponibilidade de vagas.

3.5.1 Um mesmo competidor não pode participar simultaneamente nas categorias Rookie e Sprint.

3.5.2 Entretanto, a partir dessa temporada será permitido que um mesmo competidor participe simultaneamente nas categorias Rookie e Pro ou Sprint e Pro.

3.5.3 Não existe idade mínima para a participação na Liga Prorace, mas pilotos com idade inferior a 18 anos devem ser autorizados pelos seus responsáveis legais.

3.6 As inscrições são individuais e intransferíveis.

3.6.1 Em caso de desistência antes da primeira etapa da TEMPORADA, o piloto poderá a devolução de 50% do valor pago no ato da inscrição. O prazo para reembolso é de 5 (cinco) dias úteis.

3.6.2 Em caso de desistência durante ou após a realização da primeira etapa da TEMPORADA, o piloto não terá o valor reembolsado sob nenhuma hipótese.

3.7 A Diretoria da plataforma PC se resguarda o direito de realizar verificações de conduta e performance dos pilotos inscritos em quaisquer treinos online durante a TEMPORADA.

3.7.1 Caso algum piloto inscrito demonstre não ter a capacidade técnica ou disciplinar para integrar o grid da categoria em que foi inscrito, ficará exclusivamente a cargo da Diretoria sua realocação para categorias com maior utilização de assistências ou eventual eliminação do grid.

3.7.2 Na direção oposta, caso o piloto demonstre ter uma performance muito superior aos demais nos treinos online, ficará a critério exclusivo da Direção de plataforma proceder com eventual realocação do piloto em categoria com dificuldade superior visando o nivelamento técnico nas categorias em disputa.

4.1 Todos os pilotos inscritos na Liga Prorace autorizam, em caráter imediato e irrevogável, a utilização do direito de imagens nas transmissões online de sua plataforma.

4.1.1 As imagens poderão estar disponíveis nos canais oficiais da Liga Prorace, explicitados no item 5 desse regulamento.

4.1.2 O prazo de armazenamento ou reprodução das imagens não expira.

(5)

5.1 A Liga Prorace disponibiliza aos seus integrantes uma série de canais de comunicação oficiais, públicos e privados.

5.1.1 Site na internet, www.ligaprorace.com.

5.1.2 Canal no site Youtube, https://www.youtube.com/channel/UCmItMbgUe8Jaw6STfkYfsrQ.

5.1.3 Fanpage no site Facebook, https://www.facebook.com/proracef1brasil/.

5.1.4 Grupo de Whatsapp (i) LIGA PRORACE PC GERAL, (ii) LIGA PRORACE T15 ROOKIE, (iii) LIGA PRORACE T15 SPRINT e (iv) LIGA PRORACE T15 PRO.

5.1.5 Servidor no DISCORD, https://discord.gg/QG3gCY.

5.2 Ao se inscrever, o piloto garante a participação em todos os canais de comunicação privados e terão seus acessos liberados pela Diretoria de plataforma durante toda a TEMPORADA 15.

5.3 A eventual participação em canais oficiais de comunicação da Liga Prorace exige que pilotos e demais integrantes sigam o código de conduta identificado no item 6 desse regulamento.

6.1 Todos os participantes dos canais de comunicação oficiais aceitam as condições apresentadas nesse código de conduta e estarão sob moderação da Diretoria da plataforma.

6.1.1 A Diretoria de plataforma envidará os maiores esforços para manter o ambiente organizado e livre de discussões que possam atrapalhar o bom andamento da disputa.

6.1.2 A Diretoria de plataforma poderá aplicar punições referentes as infrações cometidas nos canais de comunicação oficiais conforme item 17 desse regulamento.

6.2 Nos canais de comunicação oficiais da Liga Prorace NÃO É PERMITIDA:

6.2.1 A postagem de ofensas de caráter pessoal, direta ou indiretamente.

6.2.2 A postagem de itens de caráter pornográfico.

6.2.3 A postagem de conteúdo que possa ser interpretado como intolerância racial, de gênero ou social, política ou religiosa.

6.2.4 A postagem de conteúdo relacionado a violência.

6.2.5 A postagem de anúncios relacionados a negócios próprios com ou sem ligação com o automobilismo virtual.

(6)

6.2.6 A postagem de links, vídeo ou fotos relacionadas a outras plataformas de disputa (LIGAS) de automobilismo virtual que não sejam parceiras oficiais da Liga Prorace.

6.2.7 Exercer publicidade direta ou indireta de qualquer outra natureza, inclusive canais próprios relacionados ao automobilismo virtual. (ver item 6.3 e item 6.3.1)

6.3 Nos canais de comunicação oficiais da Liga Prorace, os pilotos inscritos PODERÃO postar ou compartilhar links, vídeos ou fotos relativas à sua participação nas corridas oficiais e treinos extraoficiais.

6.3.1 A postagem de links, vídeos ou fotos de suas fan pages ou canais próprios precisará de autorização da Direção da plataforma.

7.1 A Liga Prorace identifica seus participantes através das iniciais PRF1_ em seu nametag. Apelidos, desde que não contenham referências ofensivas, poderão ser aceitos pela Direção da plataforma.

7.2 Para participar de eventos, treinos oficias e corridas do campeonato, os pilotos da plataforma PC devem adicionar as iniciais PRF1_ a sua identificação na STEAM®, acessando a opção PERFIL >>

EDITAR PERFIL.

7.3 Os pilotos devem utilizar letras maiúsculas na sua identificação. Quando optar por utilizar nomes compostos, utilizar somente espaços convencionais.

7.3.1 EXEMPLO: piloto Francisco Oliveira pode utilizar PRF1_FRANCISCO, PRF1_FRANCISCO OLIVEIRA ou mesmo PRF1_CHICO.

7.4 Pilotos que não utilizarem as iniciais PRF1_ ou que não respeitarem os itens supracitados poderão ser impedidos de participar de eventos, treinos oficiais ou corridas do campeonato.

7.5 É válido ressaltar que a alteração no nametag não acarreta custo nenhum ao piloto. Havendo dúvidas, favor contatar a Direção da plataforma.

7.5.1 Os pilotos poderão alterar a identificação durante o campeonato, porém é sugerido que mantenha sua nametag escolhida para criar identificação entre pilotos, narradores e telespectadores.

8.1 A Liga Prorace determina um número mínimo de participantes inscritos para se iniciar uma temporada. No caso da TEMPORADA 15, o número mínimo de participantes inscritos até o dia de início das atividades é de 16 (dezesseis pilotos).

(7)

8.2 A Direção da plataforma se reserva o direito de incluir na disputa de grandes prêmios, até 3 (três) pilotos pré-selecionados, a seu exclusivo critério, caso o grid de largada confirmado para etapa detenha menos de 15 (quinze) pilotos.

8.2.1 Os pilotos que completarem o grid não poderão escolher os carros que serão determinados de forma aleatória.

8.2.2 Os pilotos que completarem o grid não participar da qualificação e, necessariamente, largarão nas últimas posições em ordem aleatória.

8.2.3 Está proibida a participação de pilotos convidados durante a última etapa do campeonato de maneira que não haja possibilidades de interferências externas no resultado final do campeonato.

8.3 Os pilotos inscritos em cada uma das categorias da plataforma PC serão divididos em duplas e representarão, durante toda a TEMPORADA, uma das 10 (dez) equipes reais do mundial de F1 que estão disponíveis no jogo F1 2017.

8.4 A definição das duplas de pilotos e das equipes que representarão durante a TEMPORADA será determinada por um sorteio apresentado pela Diretoria da plataforma que será transmitido ao vivo através dos canais de comunicação oficiais no dia 11/07 às 22h00.

8.4.1 O sorteio seguirá a dinâmica tradicionalmente utilizada pela Liga Prorace onde os pilotos mais experientes ou com melhores resultados em treinos da pré-temporada são colocados no POTE 1. Pilotos novatos ou com resultados intermediários integram o Pote 2.

8.4.2 As equipes do mundial de F1 contidas no jogo F1 2017 são direcionadas ao POTE 3.

8.4.3 O mediador do sorteio sorteará um piloto do POTE 1, seguido de um piloto do POTE 2. Formada a dupla, é hora de determinar a equipe através do sorteio utilizando o POTE 3. A primeira rodada termina com a dupla de pilotos já acomodada em sua equipe sorteada. O processo será repetido mais nove vezes até que todos os nomes sejam distribuídos entre as equipes participantes, totalizando 10 (dez) duplas de pilotos e 10 (dez) equipes.

8.4.4 A prerrogativa do sorteio é promover o balanceamento de forças entre as duplas que disputarão a TEMPORADA, porém, o número de pilotos contidos no POTE 1 ou POTE 2 pode variar de acordo com o perfil dos inscritos na TEMPORADA.

9.1 Assim como no campeonato de Fórmula 1 real, o jogo F1 2017 conta com 20 (vinte) pilotos principais, distribuídos pelas 10 (dez) equipes que disputaram o campeonato real em 2017.

9.2 Considerando-se que nas categorias da plataforma PC o LASTRO poderá estar presente em forma de disputa geral (ROOKIE e PRO) ou disputa especial (SPRINT), é importante determinar que a relação de forças das equipes seguirá EXTRITAMENTE as definições do jogo F1 2017.

(8)

9.2.1 O patch 1.13 é a atualização mais recente à época em que esse regulamento foi elaborado e por isso a TEMPORADA seguirá inicialmente a distribuição de forças nele contida e representada na figura 2.

FIGURA 2 – Distribuição de forças (performance) das equipes segundo patch 1.11.

9.3 Caso a Codemasters®, desenvolvedora do jogo F1 2017, disponibilize uma atualização onde a distribuição de forças seja alterada, essa será adotada em caráter imediato pela Liga Prorace.

10.1 Todas as provas disputadas na Liga Prorace, plataforma PC, seguirão as configurações explicitadas na tabela 2.

TABELA 2 – FIM DE SEMANA DE CORRIDA

DESCRIÇÃO DEFINIDO COMO

HORÁRIO DE ABERTURA DO LOBBY 19:45 ou 21:45 (horário de Brasília) HORÁRIO DO INÍCIO DA SESSÃO OFICIAL 20:00 ou 22:00 (horário de Brasília)

SESSÃO DE QUALIFICAÇÃO CURTA – 12 MINUTOS

DURAÇÃO DA CORRIDA 50%

CLIMA DINÂMICO

HORÁRIO OFICIAL

SAFETY CAR DESABILITADO1

VOLTA DE APRESENTAÇÃO DESLIGADO

DANOS E COLISÕES COMPLETO

CORTE DE CURVAS RÍGIDO

REGRAS DE PARQUE FECHADO LIGADO

(9)

INÍCIO DA CORRIDA MANUAL

NÍVEL DO PILOTO AI 40

SETUP LIVRE ESCOLHA DOS PILOTOS

CONTROLE VOLANTE, JOYSTICK, GAMEPAD OU TECLADO

(1) Atualmente, mesmo o patch a 1.13 do jogo F1 2017 apresenta problemas relacionados a sincronização do jogo em modo multiplayer quando é necessária a intervenção do safety car.

A tabela 2 determina os horários de início das sessões oficiais que serão transmitidos simultaneamente (ao vivo) pelos canais de comunicação oficiais e demais parceiros da Liga Prorace.

10.1.1 O horário de início previsto é 22h, impreterivelmente, para Rookie ou Sprint.

10.1.2 O horário de início previsto é 20h, impreterivelmente, para a categoria Pro.

10.1.3 Todos os pilotos devem estar ONLINE no DISCORD quando faltarem 15 minutos para o horário oficial de sua categoria. É obrigatório. Quem não estiver ONLINE ou estiver incomunicável (“mutado”) poderá ser excluído do LOBBY pela Direção da plataforma.

10.1.4 Pilotos que não participarem da qualificação poderão não disputar a corrida caso não seja possível garantir a utilização do seu carro correto.

10.1.5 Somente a Direção da plataforma poderá retardar o início da sessão mediante a ocorrência de problemas técnicos na STEAM® ou na transmissão. O prazo máximo, nesses casos, é de 30 (trinta) minutos.

10.1.6 A Direção da plataforma se resguarda o direito de tomar as decisões de interromper ou mesmo cancelar a corrida caso ocorram, exclusivamente, problemas técnicos na STEAM®, LOBBY da Codemasters ou na Transmissão Oficial.

10.1.7 A possibilidade de remarcação da corrida para outra data é critério exclusivo da Direção da plataforma que poderá optar pelo simples CANCELAMENTO da etapa em casos excepcionais.

10.1.8 Entretanto, o número mínimo de corridas que a temporada conterá é 7 (sete).

10.2 Em caso de “queda” ou “travamento” do LOBBY:

10.2.1 Caso a Sessão de Qualificação transcorra normalmente, mas o LOBBY “cai” ou “trava” durante o carregamento dos carros para o grid de largada, o LOBBY será reiniciado (i) considerando as POSIÇÕES obtidas na Sessão de Qualificação realizada através da ferramenta grideditor e (ii) a corrida será realizada nas mesmas condições meteorológicas da sessão original. Todos deverão reconectar em um prazo máximo de 10 (dez) minutos.

(10)

10.2.2 Caso a Sessão de Qualificação esteja em andamento, mas o LOBBY “cai” ou “trava” durante a sessão antes do seu término, um novo LOBBY será coordenado pela Direção de Prova, dentro de um prazo máximo de 10 (dez) minutos, porém (i) a Sessão de Qualificação será realizada no modo 1 (uma) volta e (ii) tanto a classificação quanto a corrida serão realizada com condições climáticas aleatórias.

10.2.3 O procedimento será repetido caso haja novo “travamento”, porém se o “travamento” for responsabilidade do mesmo piloto, esse poderá ser excluído da etapa pela Direção de Prova.

10.3 Conforme destacado na tabela 2, o safety car poderá ser desabilitado até que a desenvolvedora do jogo F1 2017 disponibilize uma atualização que elimine os bugs referentes a presença do safety car na pista.

10.3.1 Mesmo na ausência de um eventual lançamento da atualização (patch) os pilotos deverão aguardar o pronunciamento da Direção da Liga Prorace quanto a utilização do safety car antes da prova.

10.3.2 Somente a Direção da Liga Prorace poderá determinar a utilização do safety car nos eventos oficiais.

10.4 Em caso de desconexão durante um evento oficial (qualificação ou corrida) o piloto poderá solicitar ao fiscal de pista, via DISCORD ou mensagem privada na STEAM® um novo convite para voltar a pista.

10.4.1 É permitida 1 (uma) nova tentativa de reconexão por piloto de modo a não causar instabilidades no HOST que possam comprometer o evento como um todo.

10.4.2 NÃO é permitido fazer “flood” de mensagens na STEAM® do fiscal de pista ou de qualquer outro participante da sessão, pois isso pode atrapalhar a performance do competidor que estiver na pista ou atrapalhar o bom andamento do trabalho do fiscal de pista. Use o bom senso.

10.4.3 Mensagens de “socorro” pedindo reconexão no WHATSAPP da categoria não serão consideradas válidas. Lembre-se que o DISCORD deve ser utilizado durante o evento oficial.

10.5 A Direção da Liga Prorace se resguarda o direito de promover atualizações, alterações ou modificações nos “Formatos do Fim de Semana”, exclusivamente a seu critério e considerando antecedência mínima de 1 (um) grande prêmio.

11.1 CATEGORIA ROOKIE

FIGURA 3 – Brasão da Categoria PC ROOKIE.

(11)

11.1.1 A CATEGORIA ROOKIE, identificada pelo brasão da figura 3, é a categoria de entrada na plataforma PC e será disputada com as configurações e assistências indicadas pela tabela 3 a seguir:

TABELA 3 – CONFIGURAÇÕES DA CATEGORIA ROOKIE PC

TIPO DE ASSISTÊNCIA DEFINIÇÃO

ASSISTÊNCIA DE FREIOS PROIBIDO

ABS LIGADO OU DESLIGADO

TRAÇÃO COMPLETA, MÉDIA OU DESLIGADO

CÂMBIO MANUAL, MANUAL SUGERIDO OU AUTOMÁTICO

TRAÇADO COMPLETO, APENAS CURVAS OU DESLIGADO

ASSISTÊNCIA ENTRADA BOXES DESLIGADO

ASSISTÊNCIA SAÍDA BOXES DESLIGADO

TIPO DE LARGADA MANUAL

11.1.2 A Categoria ROOKIE PC será disputada com LASTRO em todas as etapas, exceção feita a 1ª, 3ª e 8ª etapas onde o desempenho dos carros será definido como IGUAL.

11.1.3 LASTRO é a ferramenta utilizada para equilibrar o campeonato, determinando que, a partir da 2ª corrida (GP do Japão) até a 7ª corrida (GP da Bélgica) – excetuando-se a 3ª etapa que será realizada com CARROS CLÁSSICOS, o desempenho dos carros é definido como REALISTA, obrigando os primeiros colocados no campeonato de pilotos a utilizar os piores carros.

11.1.4 Considerando-se um exemplo prático, o 1º colocado no campeonato de pilotos ao fim da 1ª etapa, participará da 2ª etapa com o carro da Sauber. Assim sucessivamente até o último colocado no campeonato de pilotos ao fim da 1ª etapa que disputará a 2ª etapa com o carro da Mercedes.

11.1.5 Independentemente do carro utilizado entre a 2ª e a 7ª corridas, os pilotos marcarão pontos para a equipe que representam segundo o sorteio realizado em 11/07/2018.

TABELA 4 – DESEMPENHO DOS CARROS NA CATEGORIA ROOKIE PC

DESEMPENHO CORRIDAS

IGUAL GP DA INGLATERRA; GP DA ITÁLIA

REAL + LASTRO GP DO JAPÃO; GP DO BRASIL; GP DE CINGAPURA;

ENQUETE; GP DA BÉLGICA

CARRO CLÁSSICO GP DA HUNGRIA

(12)

11.1.6 O campeão da Categoria ROOKIE PC será aquele piloto que marcar mais pontos válidos no final das 8 (oito) etapas disputadas.

11.1.7 Não haverá descartes de pontos na Categoria Rookie PC.

11.1.8 Os eventuais pontos conquistados pelos pilotos convidados serão válidos para o campeonato.

11.1.9 Serão considerados pontos válidos todos os pontos marcados, mas deduzindo-se eventuais punições sofridas ao decorrer da TEMPORADA.

11.1.10 O time campeão da Categoria ROOKIE PC será aquele em que os pilotos participantes somarem, da mesma forma, o maior número de pontos válidos no final das 8 (oito) etapas disputadas.

11.1.11 Não haverá descartes de pontos na Categoria Rookie PC.

11.1.12 Os eventuais pontos dos pilotos convidados serão válidos para o campeonato de construtores.

11.1.13 Serão considerados pontos válidos todos os pontos marcados, mas deduzindo-se eventuais punições sofridas ao decorrer da TEMPORADA.

11.1.14 Em caso de não participação (FALTA) em uma corrida que antecede APENAS OS EVENTOS LASTREADOS da CATEGORIA, o piloto não poderá participar da sessão de qualificação do GP seguinte.

11.2 CATEGORIA SPRINT

FIGURA 4 – Brasão da Categoria PC SPRINT.

11.2.1 A CATEGORIA SPRINT PC, identificada pelo brasão da figura 4, é a categoria de maior graduação na plataforma PC e será disputada com as configurações e assistências indicadas pela tabela 5 a seguir:

TABELA 3 – CONFIGURAÇÕES DA CATEGORIA SPRINT PC

TIPO DE ASSISTÊNCIA DEFINIÇÃO

ASSISTÊNCIA DE FREIOS PROIBIDO

ABS LIGADO OU DESLIGADO

TRAÇÃO MÉDIA OU DESLIGADO

CÂMBIO MANUAL, MANUAL SUGERIDO OU AUTOMÁTICO

(13)

TRAÇADO APENAS CURVAS OU DESLIGADO

ASSISTÊNCIA ENTRADA BOXES DESLIGADO

ASSISTÊNCIA SAÍDA BOXES DESLIGADO

TIPO DE LARGADA MANUAL

11.2.2 A Categoria SPRINT PC será disputada com desempenho IGUAL em todas as etapas, exceto a 6ª corrida, conhecida como etapa da enquete, onde haverá a utilização do LASTRO.

11.2.3 LASTRO é a ferramenta utilizada para equilibrar o campeonato, determinando que o desempenho dos carros seja definido como REALISTA e que os primeiros colocados no campeonato de pilotos utilizem os piores carros.

11.2.4 Considerando-se um exemplo prático, o 1º colocado no campeonato de pilotos ao fim da 5ª etapa, participará da 6ª etapa com o carro da Sauber. Assim sucessivamente até o último colocado no campeonato de pilotos ao fim da 5ª etapa que disputará a 6ª etapa com o carro da Mercedes.

11.2.5 Independentemente do carro utilizado na 6ª corrida, os pilotos marcarão pontos para a equipe que representam segundo o sorteio realizado em 11/07/2018.

TABELA 5 – DESEMPENHO DOS CARROS NA CATEGORIA SPRINT PC

DESEMPENHO CORRIDAS

IGUAL GP DA INGLATERRA; GP DO JAPÃO; GP DO BRASIL; GP DE CINGAPURA; GP DA BÉLGICA; GP DA ITÁLIA

REAL + LASTRO ENQUETE

CARRO CLÁSSICO GP DA HUNGRIA

11.2.6 O campeão da Categoria SPRINT PC será aquele piloto que marcar mais pontos válidos no final das 8 (oito) etapas disputadas.

11.2.7 Não haverá descartes de pontos na Categoria Sprint PC.

11.2.8 Os eventuais pontos conquistados pelos pilotos convidados serão válidos para o campeonato.

11.2.9 Serão considerados pontos válidos todos os pontos marcados, mas deduzindo-se eventuais punições sofridas ao decorrer da TEMPORADA.

(14)

11.2.10 O time campeão da Categoria SPRINT PC será aquele em que os pilotos participantes somarem, da mesma forma, o maior número de pontos válidos no final das 8 (oito) etapas disputadas.

11.2.11 Não haverá descartes de pontos na Categoria Sprint PC.

11.2.12 Os eventuais pontos dos pilotos convidados serão válidos para o campeonato de construtores.

11.2.13 Serão considerados pontos válidos todos os pontos marcados, mas deduzindo-se eventuais punições sofridas ao decorrer da TEMPORADA.

11.2.14 Em caso de não participação (FALTA) na 5ª (quinta) corrida que antecede O EVENTO LASTREADO DA CATEGORIA, o piloto não poderá participar da sessão de qualificação do GP da Enquete.

11.3 CATEGORIA PRO

FIGURA 5 – Brasão da Categoria PC PRO.

11.3.1 A CATEGORIA PRO, identificada pelo brasão da figura 3, é a categoria de preparação e treinos dos pilotos que buscam eliminar as assistências na plataforma PC e será disputada com as configurações e assistências indicadas pela tabela 6 a seguir:

TABELA 6 – CONFIGURAÇÕES DA CATEGORIA PRO PC

TIPO DE ASSISTÊNCIA DEFINIÇÃO

ASSISTÊNCIA DE FREIOS PROIBIDO

ABS DESLIGADO

TRAÇÃO MÉDIA OU DESLIGADO

CÂMBIO MANUAL

TRAÇADO APENAS CURVAS OU DESLIGADO

ASSISTÊNCIA ENTRADA BOXES DESLIGADO

ASSISTÊNCIA SAÍDA BOXES DESLIGADO

TIPO DE LARGADA MANUAL

(15)

11.3.2 A Categoria PRO PC será disputada com LASTRO em todas as etapas, exceção feita a 1ª etapa onde o desempenho dos carros será definido como IGUAL.

11.3.3 LASTRO é a ferramenta utilizada para equilibrar o campeonato, determinando que, a partir da 2ª corrida (GP do Japão) até a 8ª corrida (GP da Itália) – excetuando-se a 3ª etapa que será realizada com CARROS CLÁSSICOS, o desempenho dos carros é definido como REALISTA, obrigando os primeiros colocados no campeonato de pilotos a utilizar os piores carros.

11.3.4 Considerando-se um exemplo prático, o 1º colocado no campeonato de pilotos ao fim da 1ª etapa, participará da 2ª etapa com o carro da Sauber. Assim sucessivamente até o último colocado no campeonato de pilotos ao fim da 1ª etapa que disputará a 2ª etapa com o carro da Mercedes.

11.3.5 Independentemente do carro utilizado entre a 2ª e a 8ª corridas, os pilotos marcarão pontos para a equipe que representam segundo o sorteio realizado em 11/07/2018.

TABELA 7 – DESEMPENHO DOS CARROS NA CATEGORIA PRO PC

DESEMPENHO CORRIDAS

IGUAL GP DA INGLATERRA

REAL + LASTRO GP DO JAPÃO; GP DO BRASIL; GP DE CINGAPURA;

ENQUETE; GP DA BÉLGICA; GP DA ITÁLIA

CARRO CLÁSSICO GP DA HUNGRIA

11.3.6 O campeão da Categoria PRO PC será aquele piloto que marcar mais pontos válidos no final das 8 (oito) etapas disputadas.

11.3.7 Não haverá descartes de pontos na Categoria PRO PC.

11.3.8 Os eventuais pontos conquistados pelos pilotos convidados serão válidos para o campeonato.

11.3.9 Serão considerados pontos válidos todos os pontos marcados, mas deduzindo-se eventuais punições sofridas ao decorrer da TEMPORADA.

11.3.10 O time campeão da Categoria PRO PC será aquele em que os pilotos participantes somarem, da mesma forma, o maior número de pontos válidos no final das 8 (oito) etapas disputadas.

11.3.11 Não haverá descartes de pontos na Categoria PRO PC.

11.3.12 Os eventuais pontos dos pilotos convidados serão válidos para o campeonato de construtores.

11.3.13 Serão considerados pontos válidos todos os pontos marcados, mas deduzindo-se eventuais punições sofridas ao decorrer da TEMPORADA.

(16)

11.3.14 Em caso de não participação (FALTA) na primeira corrida da temporada, o piloto não poderá participar da sessão de qualificação do GP do Japão.

12.1 Os critérios de pontuação são padronizados para a plataforma PC da Liga Prorace, valendo, portanto, para ROOKIE, SPRINT e PRO. A tabela 8 determina os critérios válidos para a TEMPORADA.

12.1.1 Válido ressaltar as diferenças entre as pontuações na 6ª ETAPA, a etapa da enquete.

TABELA 8 – CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA PLATAFORMA PC

ETAPAS REGULARES 6ª - ETAPA DA ENQUETE

COLOCAÇÃO FINAL PONTOS COLOCAÇÃO FINAL PONTOS

1° 31 pts 1° 25 pts

2° 26 pts 2° 18 pts

3° 24 pts 3° 15 pts

4° 22 pts 4° 12 pts

5° 20 pts 5° 10 pts

6° 18 pts 6° 8 pts

7° 16 pts 7° 6 pts

8° 14 pts 8° 4 pts

9° 12 pts 9° 2 pts

10° 10 pts 10° 1 pts

11º 8 pts - -

12º 6 pts - -

13º 4 pts - -

14º 2 pts - -

15º 1 pts - -

PONTUAÇÃO EXTRA PONTUAÇÃO EXTRA

POLE POSITION - POLE POSITION -

MELHOR VOLTA - MELHOR VOLTA -

12.2 Para pontuar, todos os pilotos precisam estar participando efetivamente da sessão, ou seja, caso haja uma queda de conexão e o piloto não consiga retomar o controle do seu carro, ainda que o jogo indique sua classificação (status diferente de “NC”), o piloto será desclassificado da corrida e seu resultado será excluído.

12.2.1 Com a exclusão do resultado (DSQ), os pilotos que se classificaram atrás do piloto excluído herdarão as respectivas posições.

(17)

12.2.2 Caso o piloto excluído (DSQ) seja o detentor da melhor volta, a pontuação extra para a melhor volta não será concedida a nenhum outro piloto.

12.3 Caso os pilotos estejam empatados em número de pontos, serão utilizados critérios de desempate serão similares aos utilizados na Fórmula 1 real no ano de 2017, a saber:

12.3.1 Número de vitórias.

12.3.2 Número de segundos lugares.

12.3.3 Número de terceiros lugares.

12.3.4 .... sucessivamente até...

12.3.5 Número de vigésimos lugares.

12.4 Caso o empate persista após a aplicação dos critérios demonstrados em 12.3 e seus subitens, será o campeão aquele piloto que tiver o menor número de pontos perdidos por punições sofridas ao longo da TEMPORADA.

12.5 Se ainda assim o empate persistir haverá um sorteio com dinâmica a ser determinada pela Direção da Liga Prorace.

13.1 A premiação na LIGA PRORACE seguirá a figura 5, abaixo, e é dependente do grau de dificuldade da sua categoria.

FIGURA 6 – Premiação de cada categoria.

(18)

13.2 : troféu personalizado para o piloto campeão e medalha para o vice- campeão. Já a equipe campeã de construtores receberá 2 (duas) inscrições válidas para a próxima temporada da Liga Prorace.

13.2.1 Os campeões receberão a premiação conquistada em suas residências, sem custos adicionais.

13.3 : troféu personalizado para o piloto campeão e medalhas para o vice- campeão e terceiro colocado. A equipe campeã de construtores receberá 2 (duas) inscrições válidas para a próxima temporada da Liga Prorace.

13.3.1 Os campeões receberão a premiação conquistada em suas residências, sem custos adicionais.

13.4 : troféu personalizado para o piloto campeão e medalhas para o vice- campeão, terceiro colocado e quarto colocado.

13.4.1 O campeões receberão a premiação conquistada em suas residências, sem custos adicionais.

FIGURA 7– Modelos dos troféus para a TEMPORADA 14.

FIGURA 8 – Modelos das medalhas para a TEMPORADA 15.

(19)

13.5 A Direção da Liga Prorace se reserva o direito de promover alterações no esquema de premiação até a realização da 5ª etapa. Qualquer alteração será prontamente divulgada através dos canais oficiais de comunicação da Liga Prorace.

14.1 A Comissão de Análise de Incidentes existe para preservar o bom ambiente de disputa entre os pilotos e promover um jogo limpo durante toda a TEMPORADA.

14.2 A Liga Prorace, plataforma PC, possui uma Comissão de Análise de Incidentes composta pelos 3 (três) Diretores de plataforma e 4 (quatro) pilotos convidados.

TABELA 9 – COMPONENTES DA COMISSÃO DE INCIDENTES

INTEGRANTE DIRETOR CATEGORIA

RENAN MURTA X -

FRANCISCO OLIVEIRA X -

DIEGO RAMIRES - SPRINT

RODRIGO VIEIRA X ROOKIE

LIPE JUSTE - -

CLAUDIO MARINHO - ROOKIE

ROLNEI MATEUS - -

14.3 Todos os incidentes ocorridos NA PISTA ou FORA DELA durante a disputa da TEMPORADA em ambas as categorias poderão ser analisados pela Comissão de Análise de Incidentes caso haja necessidade.

14.3.1 Eventualmente, caso os integrantes da Comissão de Análise de Incidentes, estejam envolvidos nos incidentes a serem analisados, eles obviamente não poderão participar.

14.3.2 O líder da Comissão é Renan Murta e ele fará a distribuição dos casos a serem julgados.

14.4 É dever dessa Comissão também monitorar e moderar os canais de comunicação oficiais da Liga Prorace.

14.5 A Diretoria da plataforma se reserva o direito de promover alterações na composição da Comissão de Análise de Incidentes a qualquer momento durante a TEMPORADA.

15.1 Como explicado no item 15 é dever da Comissão de Análise de Incidentes tratar e solucionar dois tipos diferentes de incidentes, (i) os incidentes comportamentais e (ii) incidentes e disputas nas pistas.

(20)

15.2 Se um piloto se considerar prejudicado por uma manobra antidesportiva realizada por adversários durante sessões oficiais (qualificação ou corrida) ou se considere ofendido por postagens em canais de comunicação moderados da Liga Prorace, caberá exclusivamente a ele registrar um pedido formal de análise de incidentes seguindo as diretrizes abaixo.

15.2.1 Comunicar o incidente a Direção dentro de 24h, através do canal de comunicação francisco@ligaprorace.com.br. Não serão aceitas mensagens de WHATSAPP sem que haja um e-mail referente ao incidente.

15.2.2 Providenciar as imagens, áudios ou mensagens que comprovem a sua versão dos fatos.

15.2.3 Não serão aceitas as imagens ou áudio da transmissão ao vivo do evento.

15.3 O líder da Comissão ou Diretor da plataforma entrará em contato com o piloto alvo da denúncia para que seja exercido o seu direito de defesa.

15.3.1 O piloto denunciado terá 24h para apresentar sua defesa em forma de imagem, mensagens ou áudios.

15.4 Não é possível apresentar solicitações referentes a incidentes de terceiros. Serão somente aceitos os pedidos de investigação que incidentes que envolvam os participantes diretamente.

15.5 Na Liga Prorace não existe a chamada Direção Ativa, ou seja, não há possibilidade de realização de denúncias, investigações ou mesmo aplicação de punições em tempo real, durante a realização dos eventos.

15.6 No que tange o campo das infrações comportamentais em canais moderados da Liga Prorace, é direito exclusivo da Direção da plataforma, utilizar imagens, mensagens ou áudios capturados durante as transmissões para aplicar punições a eventuais participantes que desobedeçam ao regulamento da competição.

15.7 Em quaisquer casos, a Comissão de Análise de Incidentes realizará a deliberação dentro de 72h e o resultado final do julgamento será veiculado nos canais de comunicação oficiais da Liga Prorace em formato de COMUNICADO OFICIAL.

15.7.1 Uma vez publicadas, as punições são irrevogáveis e possuem caráter imediato.

15.8 A cada punição recebida, o piloto reclamado receberá uma Advertência Comportamental.

15.8.1 A cada Advertência Comportamental, o piloto será proibido de participar da sessão de qualificação do grande prêmio seguinte à publicação da punição. Dessa maneira, ao ser PUNIDO por incidentes comportamentais ou de corrida, o piloto estará automaticamente impedido de participar da sessão de qualificação da próxima corrida.

15.9 Destaca-se que não há um limite individual para que os pilotos realizem pedidos de investigação de incidentes. Porém, existe o mecanismo inibidor para garantir que as reclamações ou denúncias sejam realizadas com qualidade.

(21)

15.9.1 Durante a mesma TEMPORADA, a cada 3 (três) solicitações de investigação "mal sucedidas", ou seja, o piloto reclamado acaba absolvido pela Comissão de Análise de Incidentes, o piloto reclamante receberá, automaticamente, uma Advertência Comportamental - item 15.8.1 desse regulamento.

15.10 A contagem das solicitações de investigações será zerada ao final da TEMPORADA.

15.11 Eventuais punições aplicadas pela Comissão de Análise de Incidentes devem seguir, obrigatoriamente, os critérios do item 17 desse regulamento.

16.1 O processo de Análise de Incidente só termina com a emissão do COMUNICADO OFICIAL pela Comissão de Análise onde o piloto reclamado poderá ser considerado inocente ou culpado.

16.2 Caso o piloto reclamado seja considerado inocente, a Comissão de Análise de Incidentes solicitará à Direção a aplicação de Advertência ao piloto reclamante.

16.2.1 A cada 3 (três) advertências em seu prontuário o piloto receberá uma Advertência Comportamental estando sujeito ao explicitado no item 16.8.1 desse regulamento.

16.3 Caso o piloto reclamado seja considerado culpado pelo incidente, a Comissão de Análise de Incidentes publicará sob forma de COMUNICADO OFICIAL a punição que obrigatoriamente deverá estar contida na tabela abaixo.

TABELA 10 – COMPONENTES DA COMISSÃO DE INCIDENTES

INCIDENTE CAUSA CONSEQUÊNCIA PUNIÇÃO

COMPORTAMENTAL OFENSAS AO VIVO PERDA DE PONTOS BAN 48h / -10 PTS COMPORTAMENTAL OFENSAS MENSAGENS BAN TEMPORÁRIO BAN 24h / -2 PTS COMPORTAMENTAL DISCUSSÃO DISCORD PERDA DE PONTOS BAN 24h / -3 PTS CORTE DE CURVAS CORTE CURVAS PUNIÇÃO DE TEMPO NA SESSÃO +10s CORTE DE CURVAS CORTE CURVAS REPETITIVO PUNIÇÃO DE TEMPO NA SESSÃO +25s

QUALIFICAÇÃO BLOQUEIO QUALIFY PERDA QUALY PROX ETAPA QUALY

QUALIFICAÇÃO BATIDA PROPOSITAL OU ABANDONO EM PISTA*

PERDA QUALY PROX ETAPA QUALY

QUALIFICAÇÃO GHOST PROPOSITAL** PERDA QUALY PROX ETAPA QUALY ACIDENTE CORRIDA COLISÃO SEM DANOS PUNIÇÃO DE TEMPO + PTS +10s / -1 PT

ACIDENTE CORRIDA COLISÃO DANOS LEVES PERDA DE PONTOS -7 PTS

ACIDENTE CORRIDA COLISÃO DANOS TERMINAIS NA 1ª VOLTA

PERDA DE PONTOS -15 PTS

ACIDENTE CORRIDA COLISÃO DANOS TERMINAIS

PERDA DE PONTOS -10 PTS

CORRIDA GHOST PROPOSITAL** PUNIÇÃO DE TEMPO NA SESSÃO +25s

CORRIDA ABANDONO EM PISTA*** DESCLASSIFICAÇÃO NC

FALHA VERIFICAÇÃO ARQUIVO ALTERADO DESCLASSIFICAÇÃO DA SESSÃO DSQ FALHA VERIFICAÇÃO PROCEDIMENTO ERRADO PUNIÇÃO DE TEMPO + PTS +20s / -4 PTS

TRAPAÇA CHEATING EXCLUSÃO DA LIGA EXCLUSÃO

(22)

(*) intuito de poupar pneus. É obrigatório retornar aos boxes para abandonar a sessão.

(**) exceto nas situações relativas a perda de conexão, ou seja, utilização de maneira intencional do modo ghost.

(***) carro completa a corrida em modo ghost de maneira intencional ou não.

16.4 A Diretoria da plataforma se reserva o direito de promover alterações na tabela 10 a qualquer momento durante a TEMPORADA garantindo sua publicação com antecedência mínima de 5 (cinco) dias.

16.5 Constantemente recebemos denúncias de pilotos que estão sendo incomodados por outros participantes para participar de outras ligas ou eventos. A Direção da plataforma se reserva o direito de excluir da liga pilotos que estejam nos grupos com objetivo diferente de somente participar da Liga Prorace.

16.5.1 Caso esta situação aconteça com você, comunique ao seu diretor.

16.6 A partir da TEMPORADA 13 haverá a participação de fiscais durante os eventos oficiais com a função de monitorar os pilotos, de maneira aleatória, buscando evidenciar situações relacionadas a utilização de vantagens indevidas.

16.7 O relatório dos fiscais seguirá diretamente a Direção da Liga Prorace que detém a prerrogativa de aplicar punições que poderão culminar com a exclusão da liga.

16.7.1 ATENÇÃO: indícios como pouco desgaste de pneus, bugs na quantidade de combustível, excesso de grip ou velocidades extremas poderão considerados como provas de utilização de vantagem indevida. Jogue limpo e não terá problemas.

16.8 Em caso de exclusão da Liga Prorace, por motivos comportamentais ou desportivos, não haverá, sob nenhuma hipótese, a restituição do valor pago no ato das inscrições.

17.1 Em caso de ocorrência de problemas técnicos na transmissão durante o grande prêmio, a corrida deve continuar normalmente até que sejam restabelecidas as imagens da transmissão.

17.2 Caso haja divergência dos resultados entre os participantes, será validado o resultado final apresentado na tela da transmissão oficial.

17.2.1 Os pilotos não devem abandonar a sessão até que haja a captura da tela pela Direção da Liga Prorace que estará no DISCORD durante as sessões.

17.3 Ficará a cargo exclusivo da Direção da plataforma analisar eventuais problemas relativos a sincronização dos resultados finais em relação às imagens da transmissão e máquina do HOST da sessão.

(23)

18.1 Diferentemente dos consoles, onde não é possível aplicar alterações no conteúdo original do jogo F1 2017, na plataforma PC se faz necessário a utilização do Sistema de Verificação de Integridade de Arquivos da STEAM®.

18.1.1 A ferramenta de Verificação está disponível a todos na própria STEAM®.

18.1.2 Um tutorial de como executar a verificação está disponível em https://youtu.be/NxQDa8ovqik.

18.2 Estão obrigados a enviar a verificação de integridade de arquivos para Direção da Liga Prorace, no prazo máximo de 48h a contar do horário de término da corrida, os 3 (três) primeiros colocados de cada etapa.

18.2.1 Enviar OBRIGATORIAMENTE um e-mail para francisco@ligaprorace.com.br, contendo o link para acessar o vídeo de verificação.

18.2.2 Sugere-se (NÃO OBRIGATÓRIO) comunicar a Direção também via WHATSAPP: Renan, Francisco ou Rodrigo, sempre em contato PRIVADO.

18.2.3 Não serão aceitos links compartilhados nos canais de WHATSAPP da sua categoria ou PC Geral.

18.3 Sugere-se que os pilotos utilizem programas ACTION, NVIDIA SHADOW PLAY ou OBS com captura total de atividades do DESKTOP durante a verificação de integridade dos arquivos com uma resolução de 720p com 30 frames por segundo.

18.4 É OBRIGATÓRIO que o vídeo de verificação contenha a (i) a última volta; (ii) o pódio; (iii) a tabela de resultados final do GP com o seu nome (não é permitida a saída do jogo até então) e; (iv) a verificação completa de arquivos pela STEAM®.

18.5 A captura das atividades do desktop deve ser total e não é permitida a realização de tarefas secundárias como abrir outros programas, nem mesmo seu navegador de internet.

18.6 Não é permitida a edição do vídeo entre o momento inicial (última volta) e final (verificação completa). Caso o piloto grave a corrida completa, como é sugerido pela Liga Prorace, o corte do vídeo deve ser executado de maneira a atender completamente o item 18.4 desse regulamento.

18.7 O piloto que falhar em qualquer etapa da verificação será punido conforme a tabela 10 desse regulamento desportivo. A corrida terá a classificação alterada refletindo tal punição.

18.8 O piloto que for desclassificado por mais de uma vez na mesma temporada, poderá a critério exclusivo da Direção, ser eliminado do campeonato da Liga Prorace sem direito a devolução do pagamento pela inscrição.

19.1 Em casos de dúvidas, questionamentos, elogios ou outras formas de comunicação, o meio oficial é o e-mail contato@ligaprorace.com.br.

Referências

Documentos relacionados

O Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr)– UNESP conta com um Projeto de Extensão Universitária “Serviço Odontológico

Essa última matéria é muito parecida com uma que eu tive no Brasil, mas dessa vez terei a oportunidade de estudar o processo de fabricação de uma variedade de alimentos

(Ed.), Race, Culture and Evolution New York: The Free Press. In Historia de la Filosofia,

Centro de Ciências “Luiz de Queiroz”, Departamentos, Serviços e Grupos de Extensão da ESALQ, Comissão de Graduação e coordenações de cursos; Diretoria Regional

O projeto conta com a participação de professores dos Institutos de Física e de Biologia e das Faculdades de Educação e de Artes, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade

jantar, onde pedi para cada um levar um convidado não crente, fui surpreendida, compareceram vários jovens sem ser evangélicos e que nunca nem entraram em Igreja

Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o crescimento inicial de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) da linhagen Chitralada (Tailandesa) e uma linhagem

Em 1919, Freud fundou sua editora, Internationaler Psychoanalytischer Verlag, de grande importância na formação analítica, pois, por ser uma editora psicanalítica, dava a Freud