• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA HISTÓRIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 1 de 7 1 5 10 15 20

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1

HISTÓRIA

A criação das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras) foi proposta em 1954 pelo presidente Getúlio Vargas. O projeto enfrentou grande oposição e só foi aprovado após sete anos de tramitação no Congresso Nacional. Em 25 de abril de 1961, o presidente Jânio Quadros assinou a Lei 3.890-A, autorizando a União a constituir a Eletrobras. A instalação da empresa ocorreu oficialmente no dia 11 de junho de 1962, em sessão solene do Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica (CNAEE), no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente João Goulart (foto).

A Eletrobras recebeu a atribuição de promover estudos, projetos de construção e operação de usinas geradoras, linhas de transmissão e subestações destinadas ao suprimento de energia elétrica do país. A nova empresa passou a contribuir decisivamente para a expansão da oferta de energia elétrica e o desenvolvimento do país. As reformas institucionais e as privatizações na década de 1990 acarretaram a perda de algumas funções da estatal e mudanças no perfil da Eletrobras. Nesse período, a companhia passou a atuar também, por determinação legal e transitoriamente, na distribuição de energia elétrica, por meio de empresas nos estados de Alagoas, Piauí, Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas.

Em 2004, a nova regulamentação do setor excluiu a Eletrobras do Programa Nacional de Desestatização (PND). Atualmente, a companhia controla 12 subsidiárias – Eletrobras Chesf, Eletrobras Furnas, Eletrobras Eletrosul, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras CGTEE, Eletrobras Eletronuclear, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Roraima, Eletrobras Distribuição Rondônia, Eletrobras Distribuição Piauí e Eletrobras Distribuição Alagoas –, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel, o maior do ramo no hemisfério Sul) e ainda detém metade do capital de Itaipu Binacional, em nome do governo brasileiro.

Presente em todo o Brasil, a Eletrobras tem capacidade instalada para a produção de 39.453 MW, incluindo metade da potência da usina de Itaipu pertencente ao Brasil, e mais de 59 mil km de linhas de transmissão.

(Fonte: ELETROBRAS. Disponível em: <http://www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMISB33DBED6PTBRIE.htm>. Acesso em: 17 jun.2011.).

As questões de 01 a 03 referem-se ao Texto 1.

Questão 01

Quanto à importância da energia elétrica, de acordo com o Texto 1, é correto concluir que:

a) a eletricidade não é importante ao ponto de gerar uma discussão política nacional, nem ao ponto de haver necessidade de preocupação, por parte do Estado, com geração, transmissão e consumo de energia elétrica. b) geração, distribuição e consumo de energia elétrica são fatores que se resolveram facilmente no Brasil, de modo que a iniciativa privada pôde controlar todo o funcionamento do sistema elétrico brasileiro, desde a instalação da eletricidade no país.

c) a energia sempre foi um problema relevante para a sociedade brasileira, a ponto de a União ter que criar uma empresa específica para controlar o setor elétrico: as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras).

d) assim que ficou patente a necessidade de criar a Eletrobras, os políticos atuaram de maneira bastante ágil, de modo que a empresa foi logo instalada.

(2)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 2 de 7

1

Questão 02

Considerando-se o trecho “A Eletrobras recebeu a atribuição de promover estudos, projetos de construção e operação de usinas geradoras, linhas de transmissão e subestações destinadas ao suprimento de energia elétrica do país” (linhas 9-11), é correta a alternativa:

a) A palavra “recebeu” deve ser classificada como verbo e indica tempo presente. b) A palavra “promover” deve ser classificada como verbo e indica tempo passado. c) A palavra “recebeu” deve ser classificada como substantivo.

d) A palavra “promover” deve ser classificada como adjetivo.

e) A palavra “recebeu” deve ser classificada como verbo e indica tempo passado.

Questão 03

Considerando-se o segmento “Presente em todo o Brasil, a Eletrobras tem capacidade instalada para a produção de 39.453 MW, incluindo metade da potência da usina de Itaipu pertencente ao Brasil, e mais de 59 mil km de linhas de transmissão” (linhas 23-24), é correto afirmar que:

a) “Brasil”, “capacidade”, “potência” e “usina” são substantivos (nomes). b) o vocábulo “presente” deve ser classificado como verbo.

c) dentre todos os vocábulos, não há numerais. d) dentre todos os vocábulos, não há adjetivos. e) Em toda a formulação, não há nenhum conectivo.

Texto 2

A eletricidade pode ser obtida por meio de geradores acionados pela força hidráulica, em usinas hidrelétricas, ou pelo calor, em usinas termelétricas. Nas usinas termelétricas convencionais, o calor necessário provém do uso de combustíveis fósseis (gás natural, carvão ou petróleo). As usinas nucleares, que são termelétricas não convencionais, utilizam minerais atômicos (urânio e tório).

(Fonte: Extraído de: MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 207.)

As questões de 04 a 06 referem-se ao Texto 2.

Questão 04

Para cada afirmação abaixo, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F), de acordo com o texto: ( ) As usinas mais seguras são as nucleares, pois são termelétricas.

( ) Os geradores de eletricidade podem ser acionados pela força hidráulica ou pelo calor. ( ) As usinas termelétricas convencionais utilizam combustíveis fósseis para gerar calor. ( ) As usinas nucleares não necessitam de calor.

( ) A geração de eletricidade em usinas hidrelétricas depende exclusivamente de minerais atômicos (urânio e tório). A sequência correta é: a) V-V-V-F-F. b) F-V-V-F-F. c) V-V-V-V-V. d) F-F-F-F-F. e) F-V-V-V-F.

(3)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 3 de 7

Questão 05

Considerando o trecho “A eletricidade pode ser obtida por meio de geradores acionados pela força hidráulica, em usinas hidrelétricas, ou pelo calor, em usinas termelétricas” (linhas 1-2), é incorreto afirmar que:

a) a palavra “obtida” concorda com a palavra “eletricidade”. b) a palavra “acionados” concorda com a palavra “geradores”. c) a palavra “hidráulica” concorda com a palavra “força”. d) a palavra “obtida” concorda com a palavra “calor”. e) a palavra hidrelétricas concorda com a palavra “usinas”.

Questão 06

Considerando a organização sintática do segmento “As usinas nucleares, que são termelétricas não convencionais, utilizam minerais atômicos (urânio e tório)” (linhas 3-4), é correto afirmar que:

a) a formulação é constituída de uma única frase nominal. b) a formulação é constituída de uma só oração.

c) a formulação pode ser considerada como duas frases incoerentes.

d) a palavra “que” tem função de sujeito, liga-se ao verbo “são” e substitui o termo “As usinas nucleares”, evitando a repetição desnecessária e dando coesão ao texto.

e) os parênteses estão usados incorretamente.

Texto 3

(Fonte: CABRAL, Ivan. Disponível em: <http://www.ivancabral.com/2009/04/charge-do-dia-choque.html>. Acesso em: 19 jun. 2011.).

(4)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 4 de 7

Questão 07

A partir do Texto 3, avalie as afirmações seguintes:

I. A charge indica que a energia elétrica no Brasil é um bom estimulante para a felicidade das pessoas. II. O autor afirma categoricamente que algumas pessoas utilizam a energia elétrica como droga.

III. Brincando com o humor, a charge leva a entender que, com a energia mais cara, a conta de luz chega a dar “choque” no consumidor.

É correto afirmar que:

a) apenas a alternativa I é falsa. b) apenas a alternativa II é verdadeira.

c) a alternativa I é falsa, a II é verdadeira e a III também é verdadeira. d) todas as alternativas são falsas.

e) as alternativas I e II são falsas, e a III é verdadeira.

Questão 08

Considerando a expressão “Energia mais cara!”, é correto afirmar que: a) trata se de uma frase que não é enfática, é suave e discreta. b) trata-se de uma frase interrogativa.

c) não se trata de uma frase nominal.

d) o vocábulo “mais” dá ideia de intensidade; designa aumento, grandeza, superioridade. e) a formulação apresenta um só verbo: “energia”.

Questão 09

Considerando o segmento “Conta de luz”, é incorreto afirmar que:

a) o termo designa a tarifa da energia elétrica consumida, que deve ser paga a cada mês. b) a palavra “de” é um conectivo, que liga as palavras “conta” e “luz”.

c) os vocábulos “conta” e “luz” são adjetivos, ou seja, atribuem qualidades ou características a alguma pessoa ou coisa. d) entre as três palavras que constituem o sintagma, não há nenhum verbo.

e) os vocábulos “conta” e “luz” são substantivos, ou seja, dão nome a alguma coisa.

A questão 10 refere-se aos Textos 1, 2 e 3.

Questão 10

A leitura dos Textos 1 e 3 permite afirmar que:

a) no Texto 1, o uso da energia elétrica exige um grande aparato técnico, que abrange desde a construção de usinas para a geração até a instalação de redes de transmissão, por isto houve a necessidade de criação da Eletrobras, principal responsável pelo funcionamento do sistema elétrico brasileiro, que gera um ônus para o consumidor, o qual, pressionado pelas forças econômicas, nem sempre recebe bem sua conta de luz.

b) o sistema elétrico brasileiro, controlado pela Eletrobras, apresenta uma falha técnica inadmissível, pois, no final de todo o processo, a conta de luz realmente dá choque no consumidor, sendo que muitos morrem eletrocutados, como se observa nos Textos 1 e 3.

c) para reclamar do “choque” que leva, a cada mês, quando recebe sua conta de luz, o consumidor deve levar em conta todo o sistema elétrico brasileiro e se apresentar na Eletrobras, empresa responsável pela cobrança do uso de energia elétrica, como orienta o Texto 1.

d) o profissional da área de eletricidade não deve se preocupar com a política energética do país, nem mesmo com o sistema elétrico brasileiro, que inclui a geração e a distribuição de energia: o Texto 3 mostra como, afinal, não é tão importante a questão da energia elétrica no Brasil.

e) De acordo com o Texto 1, o consumidor que tomar um choque elétrico com sua conta de luz deve reclamar junto à Eletrobras, pois tem direito a ser indenizado.

(5)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 5 de 7

MATEMÁTICA

Questão 11

As telas dos televisores são medidas em polegadas e essa medida é feita na diagonal da tela. Sabendo que a medida de uma polegada é igual 2,54 centímetros, podemos afirmar que a tela de uma TV de 20 polegadas possui, aproximadamente: a) 0,50 metros. b) 0,45 metros. c) 4,5 centímetros. d) 0,50 centímetros. e) 2,54 metros. Questão 12

Numa festa, há homens adultos, mulheres adultas e crianças. Os homens são em número de 20 e representam 1/6 das pessoas presentes. Sabendo-se que as crianças representam 5/12 dessas pessoas, podemos afirmar que o número de mulheres nesta festa é: a) 20. b) 50. c) 70. d) 80. e) 120. Questão13

As lojas JM realizam uma promoção na qual o gerente está autorizado a conceder ao cliente descontos de 15% para um televisor que custava R$ 700,00, e dividir o valor em 10 prestações iguais e sem juros. O cliente que adquiriu um desses televisores deve pagar mensalmente:

a) R$ 70,00. b) R$ 69,50. c) R$ 59,50. d) R$ 49,50. e) R$ 10,50. Questão 14

Na figura abaixo, as duas primeiras balanças estão em equilíbrio. Sabendo que os paralelepípedos têm massas iguais, os cilindros têm massas iguais e que as bolas também possuem massas iguais, podemos afirmar que o número de paralelepípedos que devem ser colocados no prato da direita da última balança, para que ela fique equilibrada, é:

(6)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 6 de 7 a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. Questão 15

Onze cubinhos, todos de mesma aresta, ou seja, todos idênticos, foram colocados conforme a figura abaixo. O menor número de cubinhos – iguais aos já utilizados, que devem ser agregados ao sólido formado pelos 11 cubinhos para se obter um cubo maciço (sólido, cujas dimensões comprimento, largura e altura têm a mesma medida) – é igual a:

a) 48. b) 49. c) 52. d) 53. e) 56. Questão 16

Um terreno retangular tem a forma e as dimensões da figura abaixo. Considere que o proprietário deste terreno deseja cercá-lo com três fios de arame, em cada face. Assim, podemos afirmar que o comprimento necessário de arame para que se possa fazer todo o cercado é de:

a) 36 metros. b) 84 metros. c) 180 metros. d) 192 metros. e) 252 metros. Questão 17

Determinar a área de uma superfície plana significa “contar” em quantos quadradinhos de lado unitário a superfície pode ser dividida. Por exemplo, a área da superfície abaixo (Figura I) é de 30 quadradinhos. Podemos afirmar que a área da Figura II, destacada sobre o quadriculado abaixo, é:

a) 18. b) 20. c) 24. d) 26. e) 28 12 m 30 m

(7)

PROEJA 2011/2 - Eletrotécnica Edital 019 /2011 Língua Portuguesa / Matemática

Página 7 de 7

Questão 18

Um trabalhador autônomo visita seus clientes, pelo menos, uma vez a cada mês. Ele utiliza dois ou três passes de ônibus em cada visita, pelos quais paga R$ 2,50 cada, do seu próprio bolso. Considerando o mês em que possuía 22 clientes, que todos foram visitados apenas uma vez e, em oito dessas visitas, utilizou três passes de ônibus, podemos afirmar que, no referido mês, ele gastou com transporte coletivo para essas visitas:

a) R$ 55,00. b) R$ 110,00. c) R$ 125,00. d) R$ 130,00. e) R$ 140,00. Questão 19

Os senhores Rui, Isaías e Danilo são sócios numa livraria. No último mês do ano, essa loja apresentou um lucro líquido de R$ 27.000,00, que vai ser dividido entre eles de forma proporcional ao número de horas trabalhadas diariamente por cada um. Sabendo que Rui trabalhou quatro horas por dia, Isaías trabalhou seis horas por dia e Danilo oito horas por dia, podemos afirmar que aquele que recebeu a menor quantia ficou com: a) R$ 5.000,00. b) R$ 6.000,00. c) R$ 8.000,00. d) R$ 9.000,00. e) R$ 12.000,00. Questão 20

Em condições normais, o Sr W, usando sua bicicleta para ir ao trabalho, efetua 1.800 pedaladas e chega ao seu destino em 30 minutos. Considerando que o SR W realize outro percurso para ir ao trabalho e que neste são necessárias 9.000 pedaladas para chegar ao seu destino, podemos afirmar que ele gastaria um tempo igual a: a) 60 minutos. b) 40 minutos. c) 1 hora e 20 minutos. d) 2 horas e 30 minutos. e) 3 horas e 30 minutos.

Referências

Documentos relacionados

a compilação exaustiva dos materiais contidos na fonte; a acumulação de dados para fins científi- cos e não apologéticos; a autonomia da pesquisa; o paradigma

É preciso analisar como as relações de poder, as relações sociais, a moral e a moral sexual podem ter papel na construção da conduta e comportamento social, político

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

Na década de 1970, a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos passou a difundir-se por diversos ramos e setores da economia, sendo modelo de gestão

Conclui-se por meio dos valores obtidos para as propriedades analisadas que, existe a viabilidade da produção de chapas de partículas homogêneas com resíduos