• Nenhum resultado encontrado

Relatório Estágio Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Estágio Profissional"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Estágio Profissionalizante

Ana Catarina Pereira Mateus

Nº 2010122 6º ano Turma: 7

Mestrado Integrado em Medicina

2015/2016

(2)

Índice

Introdução ... 1

Descrição das Atividades ... 1

Saúde Mental ... 1

Medicina Geral e Familiar ... 2

Pediatria ... 3

Ginecologia e Obstetrícia ... 4

Cirurgia... 5

Medicina Interna ... 6

Unidade Curricular Opcional ... 7

Formação Extracurricular ... 7

Reflexão Crítica ... 7

(3)

Introdução

O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio Profissionalizante, parte integrante do Programa Curricular do 6º ano do Mestrado Integrado de Medicina da NOVA Medical School (NMS) - Universidade Nova de Lisboa. O Estágio Profissionalizante encontra-se dividido em seis estágios parcelares: Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Medicina Interna. Este relatório pretende elucidar de forma sucinta os pontos representativos das atividades realizadas, bem como fazer uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido.

Perante um ano de preparação para a prática clínica, no qual somos convidados a participar mais ativamente na abordagem dos doentes, defini como objetivos gerais para o Estágio: 1) consolidar conhecimentos teóricos, semiológicos e técnicos nas diferentes áreas da medicina, através da observação do maior número de doentes possível; 2) desenvolver autonomia e capacidade de decisão em situações clínicas frequentes; 3) desenvolver capacidade de integração em equipa multidisciplinar; 4) adquirir competências de comunicação, não só com os doentes mas também com familiares e cuidadores, médicos e outros profissionais.

O relatório encontra-se estruturado em três secções: introdução, descrição das atividades e reflexão crítica. No final encontram-se em anexo os certificados de algumas formações extracurriculares que realizei ao longo do ano letivo.

Descrição das Atividades

Saúde Mental - 14 de setembro a 9 de outubro de 2015

O estágio parcelar de Saúde Mental teve a duração de 4 semanas e focou-se em três dimensões principais: componente teórico-prática, atividade clínica e vertente de investigação. Como objetivos pessoais para este estágio defini: consolidar conhecimentos teóricos, através da observação de doentes com variadas patologias; adquirir um raciocínio esquematizado para atuar perante situações clínicas frequentes; e desenvolver capacidade de identificação de situações de risco que necessitem de referenciação.

(4)

Nos primeiros dias, sob orientação do Professor Doutor Miguel Xavier, decorreu a componente teórico-prática, na qual discutimos alguns casos psiquiátricos que poderão surgir na prática clínica em qualquer área da Medicina.

A atividade clínica decorreu na extensão de Cascais do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), onde tive o privilégio de contactar com a abordagem do doente psiquiátrico em contexto de consulta, não só na idade adulta (sob tutela da Dra. Dóris Reis), mas também na faixa etária pediátrica (sob tutela da Dra. Graciete Carvalho). Assisti ainda, a uma reunião do Serviço de Psiquiatria do Hospital Egas Moniz e a reuniões clínicas de Pedopsiquiatria no Hospital São Francisco Xavier (HSFX), nas quais foram discutidos os doentes mais complexos em ambiente multidisciplinar. Tive também oportunidade de acompanhar a Dra. Dóris no atendimento de doentes psiquiátricos em fase aguda no serviço de urgência do HSFX, complementando assim a formação prática em Psiquiatria. Por último, participei no projeto de investigação intitulado Medical Students and Child Psychiatry, através da recolha de artigos científicos relevantes para a elaboração de um artigo de revisão sistemática.

Medicina Geral e Familiar - 12 de outubro a 6 de novembro de 2015

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF) decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) São João do Estoril, sob orientação da Dra. Eunice Carrapiço. Os meus objetivos para este estágio centraram-se nos seguintes pontos: adquirir autonomia para uma observação cuidada do utente em diferentes faixas etárias, integrando o seu contexto socio-psico-cultural; promover a adoção de estilos de vida saudáveis e estratégias de prevenção da doença; e desenvolver capacidades de comunicação de forma a melhorar a relação médico-doente.

Neste estágio participei ativamente na prestação de cuidados de saúde primários em diferentes contextos: consulta de adulto, na qual contactei o maior número de utentes, muitos deles polimedicados; consulta de saúde infantil; intersubstituição, onde observei vários utentes em autonomia parcial; consultas de saúde materna e consultas de planeamento familiar, em que assisti à colocação de implantes subcutâneos e realizei colpocitologias. Por último, tive ainda oportunidade de assistir a infiltrações periarticulares, de participar em consultas domiciliares e

(5)

assistir a consultas de Enfermagem de rastreio do pé diabético e vacinação da gripe. Durante as quatro semanas de estágio, participei também nas reuniões da USF, onde foram feitos pequenos role plays de situações frequentes do dia-a-dia e apresentados trabalhos realizados pelos internos e médicos da USF. A 28 de Outubro, acompanhei a Dra. Eunice nas III Jornadas do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais e, no final do estágio, realizei o Diário do Exercício Orientado, o qual foi discutido e avaliado posteriormente em prova oral.

Pediatria - 9 de novembro a 4 de dezembro de 2015

O estágio decorreu ao longo de quatro semanas no Hospital Dona Estefânia, sob tutela da Dra. Ana Casimiro. Para este estágio destaquei os seguintes objetivos: sedimentar os conhecimentos fundamentais acerca das principais patologias da criança e do adolescente; adquirir competências de realização de um exame objetivo oportuno, respeitando a personalidade da criança; e adquirir competências interpessoais para lidar com casos paliativos.

A maior parte do estágio incidiu sobre a Pneumologia Pediátrica, nomeadamente na participação em consultas externas, nas quais pude praticar afincadamente o exame objetivo, e desenvolver competências de auscultação pulmonar. Na enfermaria pratiquei a aspiração de secreções e contactei pela primeira vez com a patologia crónica em idade pediátrica. Assisti à realização de exames de broncofibroscopia, e participei também no atendimento no serviço de urgência, tendo a possibilidade de realizar otoscopias e de contactar com patologias agudas frequentes em idade pediátrica. Houve ainda a possibilidade de assistir às reuniões de passagem de doentes do Departamento de Pediatria Médica e às sessões clínicas, que visavam a apresentação de revisões teóricas de diversos temas.

Durante o estágio, fomos convidados a participar em consultas de outras especialidades pediátricas, nomeadamente consultas de Gastrenterologia, Reumatologia e Doenças Metabólicas, onde observei patologias raras e de difícil diagnóstico. Pude ainda acompanhar a abordagem de doentes internados no serviço de adolescentes, que veio também alargar não só o espectro de doenças observadas, como a faixa etária abrangida. Intercalada ao longo do estágio, decorreu uma pequena formação em Imunoalergologia, na qual foram lecionadas duas

(6)

aulas teórico-práticas complementadas por um dia em consulta externa, no qual tive ainda a possibilidade de assistir à realização de testes de sensibilidade cutânea. No final do estágio, elaborei uma história clínica, bem como um trabalho de grupo sobre um caso de Doença de Kikuchi-Fujimoto, que foi posteriormente apresentado no seminário dos alunos do 6º ano.

Ginecologia e Obstetrícia - 7 de dezembro de 2015 a 15 de janeiro de 2016

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia decorreu ao longo de quatro semanas - duas semanas destinadas a Ginecologia e duas destinadas a Obstetrícia - no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob tutela do Dr. Pedro Rocha. Realcei como objetivos para este estágio: adquirir conhecimentos teóricos e práticos de forma a ser capaz de identificar situações que necessitem de referenciação; desenvolver autonomia na observação da mulher do ponto de vista obstétrico e ginecológico.

No período destinado a Ginecologia acompanhei consultas de Senologia e de Ginecologia, onde participei de forma ativa na realização do exame objetivo ginecológico com espéculo e exame mamário. Estive também presente na realização de ecografias ginecológicas, e observei pela primeira vez colposcopias e histeroscopias. Em Obstetrícia tive oportunidade de experimentar a técnica ecográfica e participei no atendimento em consultas externas, através da medição de altura uterina, auscultação do foco fetal, e realização de exame ginecológico.

Ao longo das quatro semanas contactei durante cerca de 48 horas com o atendimento no serviço de urgência. Tive oportunidade de observar grávidas e doentes com patologia ginecológica no balcão de admissões; assisti ao acompanhamento do trabalho de parto na sala de partos; e participei ainda numa cesariana como segunda ajudante. No bloco operatório presenciei várias cirurgias eletivas, quer ginecológicas, quer de senologia ou uroginecológicas. Participei também nas atividades de enfermaria, auxiliando na observação de doentes no puerpério e de algumas grávidas de alto risco que tinham sido internadas. Por último, assisti a reuniões clínicas da equipa de Ginecologia e reuniões da equipa de Obstetrícia, nas quais participei, juntamente com as minhas colegas, com a apresentação de um artigo científico sobre Vasa Prévia.

(7)

Cirurgia - 25 de janeiro a 18 de março de 2016

O estágio de Cirurgia decorreu ao longo de oito semanas, no HBA, para o qual selecionei como objetivos principais: desenvolver competências técnicas de assepsia e de procedimentos de pequena cirurgia; aprofundar conhecimentos teórico-práticos para uma melhor identificação de situações de risco; e adquirir competências de trabalho em equipa.

A primeira semana foi destinada a sessões teórico-práticas, com o objetivo de rever alguns conceitos teóricos fundamentais e permitir a prática de alguns procedimentos em modelos.

Ao longo de quatro semanas acompanhei o Dr. João Sousa Ramos em Cirurgia Geral, tendo oportunidade de contactar com a especialidade em diversos contextos. Grande parte do tempo foi passado no bloco operatório, onde assisti a cirurgias eletivas, cirurgias urgentes e a pequena cirurgia, e onde me foi conferida a oportunidade de participar em diversos atos cirúrgicos como primeira e segunda ajudante. Em consulta externa observei doentes no pré e pós-operatório, consultas de seguimento e realização de pensos na sala de tratamentos. Aqui, participei ativamente no exame objetivo dirigido à patologia, com principal destaque para a palpação abdominal e exame proctológico. Em contexto de enfermaria, avaliei doentes no pré e pós-operatório, e doentes para quem foi definida uma terapêutica conservadora. Colaborei ainda na elaboração de diários clínicos, acompanhei a evolução das feridas cirúrgicas, a remoção de fios de sutura e realização de pensos. Assisti também, semanalmente, à visita médica juntamente com todos os elementos da equipa cirúrgica.

Durante uma semana participei no atendimento no serviço de urgência, tendo observado doentes em várias áreas: atendimento de azuis e verdes, atendimento de amarelos e laranjas, sala de pequena cirurgia/trauma, serviço de observação/reanimação e posto de estadia curta.

Durante duas semanas, estagiei numa especialidade opcional – Anestesiologia. Sob orientação da Dra. Rita Fragoso, pude acompanhar atividades que decorreram em variados contextos, nomeadamente: bloco de partos, bloco operatório, hospital de dia (psiquiatria), exames de Gastrenterologia, Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos, consultas da dor e pré-operatória de anestesiologia; e observei variadas técnicas anestésicas: anestesia geral

(8)

intravenosa, anestesia geral balanceada, sedação, analgesia regional (epidural, raquidiana e sequencial) e bloqueio nervos periféricos ecoguiados. No final do estágio participei no Minicongresso de Cirurgia que juntou todos os alunos dos diversos hospitais com intuito formativo e de avaliação. O meu grupo apresentou um trabalho denominado Um caso de dor abdominal sobre um adenocarcinoma do apêndice.

Medicina Interna - 28 de abril a 20 de maio de 2016

O estágio de Medicina Interna decorreu ao longo de oito semanas, na Unidade Funcional III do Serviço de Medicina do HSFX, onde fui integrada na equipa médica do Dr. Arturo Botella. Quanto aos objetivos para este estágio destaco: adquirir autonomia nas tarefas médicas desempenhadas em contexto de enfermaria; desenvolver conhecimentos teórico-práticos para uma avaliação cuidada e direcionada no serviço de urgência; e melhorar a capacidade de comunicação científica através das discussões de casos clínicos e apresentações de doentes.

Durante os períodos de estágio em Enfermaria, fiquei encarregue da observação de 1 ou 2 doentes por dia, tendo acompanhado a maioria dos casos desde a entrada no Serviço até ao momento da alta clínica. Assim, de forma autónoma, elaborei notas de entrada, diários clínicos e notas de alta. Estive também encarregue da realização de alguns procedimentos técnicos, nomeadamente, gasimetrias arteriais, punção venosa e eletrocardiogramas, e semanalmente participei na visita médica com a apresentação de um breve resumo dos doentes que acompanhava na enfermaria. Participei, juntamente com os elementos da minha equipa, na observação de doentes em consultas externas de Medicina Interna e no Hospital de Dia, onde é feita uma observação muito direcionada à patologia ou problema ativo do doente.

Ao longo das semanas de estágio, contactei com o atendimento no serviço de urgência do HSFX onde observei doentes no balcão de medicina e na sala de reanimação. Assim, tive oportunidade de acompanhar a abordagem da patologia em fase aguda no sentido de excluir condições graves e potencialmente fatais. O estágio teve também uma grande componente de formação teórica, com seminários lecionados no edifício sede da NMS, sessões teórico-práticas lecionadas pela equipa médica do HSFX, sessões clínicas do serviço e Journal Club. Na última

(9)

semana, tive oportunidade de participar numa destas sessões através da apresentação de um Caso Clínico do The New England Journal of Medicine de intitulado The Essential Element.

Unidade Curricular Opcional – MGF – 23 de maio a 3 de junho de 2016

A Unidade Curricular Opcional foi realizada sob tutela da Dra. Eunice Carrapiço, na USF São João do Estoril. Escolhi prolongar o estágio de MGF, uma vez que além de ter particular interesse por especialidades médicas, pretendia um estágio onde houvesse oportunidade de praticar a abordagem do doente com autonomia parcial.

Formação Extracurricular

Ao longo do ano participei em várias palestras e congressos de diferentes áreas do conhecimento médico de forma a complementar a minha formação teórica (certificados em anexo). Durante o Congresso iMed 7.0, fui vencedora do concurso Clinical Mind juntamente com a minha colega Inês Vicente, que me dará a oportunidade de realizar um estágio clínico de duas semanas no Instituto Marquês de Valle Flor, em São Tomé e Príncipe, no próximo mês de julho.

Reflexão Crítica

Ao concluir o Estágio Profissionalizante e perante todo o trabalho realizado nos estágios parcelares considero que, de uma forma geral, alcancei os objetivos a que me propus. É relevante nesta altura salientar que aperfeiçoei as minhas competências profissionais e humanas, no desempenho da relação médico-doente, adequando a forma de comunicação perante as diferentes faixas etárias, grupos sociais e culturais, empatizando com o doente perante a sua doença e valorizando as preocupações e expectativas de cada um.

Pela diversidade de especialidades e tarefas que desempenhei, adquiri inúmeros conhecimentos técnicos e semiológicos, e pude ainda observar patologias em casos reais que complementaram a minha formação teórica e que tornarão mais intuitivos e precisos os diagnósticos que farei no futuro. Com o decorrer do ano fui-me tornando progressivamente autónoma quer na observação cuidada dos doentes, quer na realização de relatórios ou procedimentos médicos. Integrei-me nas diversas equipas multidisciplinares nas quais fui

(10)

inserida, e procurei seguir os conselhos que me foram dados, bem como fazer uma análise autocrítica do trabalho que realizei. Neste ano profissionalizante, tentei rentabilizar o tempo e tirar sempre o máximo proveito de todos os contextos médicos, de forma a pôr em prática os meus conhecimentos teóricos e a preparar-me para a prática clínica.

Considero também que os objetivos definidos para cada estágio parcelar foram atingidos. O estágio de Saúde Mental primou pela oportunidade de participação num trabalho de investigação, conferindo-me ferramentas para prosseguir a formação médica teórica de forma autónoma. Em MGF tive oportunidade de praticar a observação de doentes com autonomia parcial que me permitiu desenvolver técnicas de comunicação. Foi um estágio que superou bastante as minhas expectativas, na medida em que me despertou o gosto pela relação médico-doente em contexto de consulta. O estágio em Pediatria no Hospital Dona Estefânia foi também um complemento à minha formação médica, pois não só observei um grande leque de patologias em idade pediátrica como tive um primeiro contacto com os cuidados paliativos, que estimulou o meu interesse nesta área. Em Ginecologia e Obstetrícia a rotação que foi proposta permitiu uma abordagem global de todas as áreas abrangidas pela especialidade, possibilitando a observação das patologias mais frequentes na população, bem como a aquisição de competências técnicas. A componente prática da Cirurgia Geral foi a parte mais gratificante do estágio, uma vez que tive oportunidade de participar em diversos atos cirúrgicos, de aperfeiçoar a técnica de desinfeção, de sutura e de realização de nós cirúrgicos. Por fim, o estágio de Medicina Interna foi sem dúvida o estágio ao longo do ano em que tive mais autonomia, pudendo pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos até ao momento, e onde me senti verdadeiramente responsável pelos doentes que me eram atribuídos.

Resumindo, considero que aproveitei da melhor forma este ano profissionalizante, fui dinâmica e procurei ativamente oportunidades de aprendizagem. Gostaria de deixar uma palavra de agradecimento a todos os tutores e professores que ao longo dos anos contribuíram de uma forma significativa para a minha formação médica e que me incentivaram a procurar ser cada vez melhor. Termino este ano realizada pelo trabalho desenvolvido, mas expectante e

(11)

Anexos

Anexo 1 – Certificado de Participação iMed Conference 7.0

Anexo 2 – Certificado de Participação no Workshop Thinking Outside the Box Anexo 3 – Certificado de Vencedor do concurso Clinical Mind

Anexo 4 - Certificado de Participação nos 5os Encontros de Andrologia HIV e sexualidade Anexo 5 – Certificado de Participação nas 28as

Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz Anexo 6 – Certificado de Participação na Palestra When Nutrition Becomes Therapy

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Anexo 5 – Certificado de Participação nas 28as

Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz

(17)
(18)

Anexo 7 – Certificado de Participação na formação Controlo sintomático e Medicina da

Referências

Documentos relacionados

The objectives of this study were to evaluate the genetics parameters that better estimate ear yield used in selection in self progeny trials under drought stress and

O método de abordagem qualitativa mostrou-se o mais adequado, pois, segundo Bogdan e Biklen (1994), quando a coleta de dados se realiza no ambiente de atuação dos

(Flipped Classroom). Um dos pontos essenciais para a constante melhoria dos cursos oferecidos nesta modalidade é, sem dúvida, pensar uma organização curricular

físicos, psíquicos, sociais e financeiros que coloca muitas vezes em risco a homeostase familiar e promove dinâmicas familiares disruptivas (ANDRADE, 2009). Estes são essencialmente

Contudo há indústrias onde um produto que seria A por estar nos 20% de produtos que representam 80% da quantidade de vendas e também o sendo ao nível da frequência, por ser um

On a first playback treatment (silence vs sound) we found that subject males would significantly approach nests associated with conspecific sounds more frequently than

So when D1 receptors are blocked (Fig. 6c), DA transmission is disrupted and DA signal either fails to occur or becomes too weak, ultimately leading the cleaner wrasse to not

Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento