• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

(1) Disponível em: http://fundacionio.org/art/pictures/june08.html– última visualização em 20 de junho de 2019

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

RELATÓRIO FINAL

6º ANO

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

2018/2019

“La sala del hospital en la visita del médico en jefe” Luis Jiménez Aranda 1889 (1)

Regente: Professor Doutor Rui Maio Orientadora: Dra. Teresa Libório

(2)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |2

SUMÁRIO

______________________________________________________________________________________

1. Introdução ……… 3

2. Objetivos ……….. 3

3. Síntese dos Estágios Parcelares………. 4

3.1 Estágio Parcelar de Medicina Interna………. 4

3.2 Estágio Parcelar de Cirurgia Geral………..………. 4

3.3 Estágio Parcelar de Pediatria……… 5

3.4 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ……….……….. 6

3.5 Estágio Parcelar de Saúde Mental………. 6

3.6 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ………. 7

3.7 Estágio Opcional – Infeciologia ……….. 7

4 Atividades Extracurriculares……… 8 5 Reflexão Crítica ……… 6 Agradecimentos……….. 9 10 7 Anexos……… 11

7.1 Anexo 1- Cronograma do ano letivo 2018/2019……… 11

(3)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |3

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM) da Universidade Nova de Lisboa encontra-se organizado em seis Estágios Parcelares, em sistema de rotação nas várias áreas clínicas (médicas e cirúrgicas), dois com 8 semanas de duração: Medicina Interna e Cirurgia Geral, e os restantes com duração de 4 semanas: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. Conta ainda com um Estágio Clínico Opcional, com a duração de 2 semanas.

Por assumir um carácter profissionalizante, pretende-se que seja uma oportunidade para estabelecer uma ligação mais sólida entre aprendizagem ao longo do percurso académico e a prática clínica. Permitindo assim, adquirir competências para uma integração consistente e autónoma na prática clínica, procurando consolidar conhecimento teórico e prático adquirido previamente, bem como permitir a aquisição de novas aprendizagens.

Este relatório encontrando-se dividido em cinco partes: introdução e objetivos, atividades realizadas em cada estágio parcelar individualizado, atividades extracurriculares, terminando com uma reflexão crítica global.

2. OBJETIVOS

Aquando o início dos Estágios Profissionalizantes, estabeleci objetivos direcionados diretamente com a componente académica e outros com um carácter mais pessoal. Relativamente aos objetivos académicos: 1) Consolidar os conhecimentos teórico-práticos previamente adquiridos, procurando ativamente adquirir novos; 2) Estimular a melhoria para a sistematização do raciocínio clínico, com maior enfâse para o diagnóstico diferencial, melhorando a entrevista clínica dirigida, exame objetivo, pedido de exames complementares e terapêutica; 3) Sempre que possível observar, praticar e melhorar a execução de técnicas e procedimentos, principalmente aqueles que são essências para o inico da prática clinica; 4) Melhorar, praticando e observando, a comunicação com os doentes, familiares e profissionais; 5) Integrar-me no funcionamento dos serviços, fazendo por perceber o papel de cada profissional numa equipa.

Em termos pessoais: 1) Aperfeiçoar estratégias de gestão de tempo, organização e de stress; 2) Melhorar a minha capacidade de acreditar nas minhas capacidades e assumir um papel ativo nos vários contextos; 3) Usufruir na integridade da disponibilidade e conhecimento dos meus responsáveis em cada estágio parcelar; 4) Estimular ativamente o meu sentido crítico, assim como o sentido de responsabilidade; 5) Definir mais objetivamente áreas de interesse.

(4)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |4

3. SÍNTESE DOS ESTÁGIOS PROFISSIONALIZANTES

3.1. ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA INTERNA (10 de setembro a 2 de novembro de 2018)

O estágio de Medicina Interna decorreu no Serviço de Medicina II do Hospital Egas Moniz, sob orientação do Dr. Manuel Nisa Pinheiro. Ao longo das 8 semanas participei, maioritariamente, nas atividades da enfermaria, sendo-me alocados uma média de três doentes por dia, tendo sido o estágio onde me foi permitida maior autonomia e responsabilidade. Efetuei a rotina habitual de um médico num serviço desta índole, com acompanhamento diário do doente, efetuando anamnese, exame objetivo, realização de técnicas diagnósticas e/ou terapêuticas nomeadamente gasimetrias arteriais, punções venosas e paracentese, e observei a colocação de cateteres venosos centrais; efetuei o pedido de exames complementares, requisição do apoio a outras especialidades, bem como a outros profissionais, estabelecendo assim um raciocínio diagnóstico e terapêutico. Tive oportunidade de melhorar a comunicação com o doente e sobretudo com os familiares, nomeadamente a comunicação de um falecimento. Elaborei notas de entrada, alta, discuti os doentes a meu cargo na reunião de Serviço e realizei o registo de óbito, com a tutela do Dr. Nisa. Fui integrada no serviço de urgência, conseguindo observar a atuação dos vários profissionais. Embora de forma mais observacional, treinei a marcha diagnóstica e o raciocínio de atuação neste contexto. Todos estes fatores contribuíram para uma grande aprendizagem e revisão teórico-prática. Assisti a consultas da especialidade, aos seminários lecionados na NMS|FCM e a sessões formativas no serviço, onde pude apresentar uma revisão teórica sobre “Hepatite Alcoólica” recorrendo a um caso prático. Efetuei cerca de 280 horas ativas neste estágio parcelar e observei 16 doentes distintos no meu trabalho na enfermaria do Serviço.

3.2. ESTÁGIO PARCELAR DE CIRURGIA GERAL (05 de novembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019)

O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral decorreu no Hospital da Luz em Lisboa e Oeiras, sob a tutela do Dr. Miguel Allen. Neste estágio, vivenciei durante as 8 semanas as várias valências da cirurgia geral, contactando com diversas patologias comuns à especialidade, otimizei o meu conhecimento na patologia tiroideia, pois constituía a área de interesse do meu tutor. Observei as consultas de cirurgia geral, nas quais presenciei o papel do cirurgião no internamento e na urgência. Pude praticar na vertente da cirurgia de ambulatório, melhorando a técnica de sutura e participação enquanto ajudante. Neste estágio tive oportunidade de assistir/participar em 28 intervenções cirúrgicas (27 foram cirurgias eletivas e 1 em contexto de urgência, participando como 2º ajudante em 5 cirurgias), na cirurgia de ambulatório presenciei 5 intervenções, das quais participei como 1ª ajudante em 3. Tive oportunidade de observar na consulta 53 doentes, em que a maioria dos doentes tinha patologia tiroideia. Durante uma semana acompanhei as técnicas de Gastrenterologia, num total de 52 técnicas, onde pude observar a realização de colonoscopias e endoscopias, em separado e em simultâneo. Integrei as Reuniões Multidisciplinares de Tumores Gastrointestinias e de

(5)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |5 Neuroendócrinos, bem como as Sessões Hospitalares, onde abordavam temas teórico-práticos recorrendo a casos clínicos.

Assisti às sessões teóricas e teórico práticas que decorreram no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e participei no curso TEAM (Trauma Evaluation And Management) (Anexo 2.1). Foi-me também permitido participar nas 6ªs Jornadas de Cirurgia que decorreram nos dias 12 a 15 de dezembro de 2018, no HBA (Anexo 2.2).

No último dia, integrei no Minicongresso onde apresentei, em grupo, um trabalho com revisão teórica recorrendo a um caso prático sobre “Hérnia Crural”. Em termos de horas ativas no estágio foram cerca de 270 horas, incluindo todas as valências do mesmo.

3.3. ESTÁGIO PARCELAR DE PEDIATRIA (21 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019)

O estágio de Pediatria decorreu no Serviço de Nefrologia do Hospital Dona Estefânia (HDE), sob a tutela da Dra. Raquel Santos. Foi um estágio maioritariamente observacional, principalmente por ser um serviço que conta com muitos médicos internos de especialidade, cuja formação era tida como prioridade. Contudo, participei na dinâmica de internamento, onde observei 5 crianças internadas por patologia nefrológica. Presenciei as consultas de Nefrologia Pediátrica, tendo aqui reforçado o conhecimento sobre a patologia nefrológica em idade pediátrica. Permitiram-me a observação da colheita de anamnese, exame objetivo dirigido, pedido e interpretação dos exames complementares de diagnóstico, bem como terapêutica. Neste contexto tive contacto com as técnicas de diálise. Tendo observado cerca de 15 doentes, quer em consulta de primeira vez, seguimento e no contexto de agudização da sua patologia de base. Como atividades complementares, participei nas consultas Pediátricas de Endocrinologia (4 doentes na consulta e 2 na sala de enfermagem para ensinamento da bomba de insulina), Reumatologia (3 doentes no total), do Viajante (num total de 9 doentes), Imunoalergologia (8 no total), Doença Crónica (num total de 6 doentes) e Neurologia (5 doentes no total). Estive por um dia no Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta, onde acompanhei a rotina no internamento (observei 4 doentes com patologia cárdica) e onde observei a realização de biópsia cardíaca e angiografia seletiva. Foi-me também possível acompanhar a Unidade Móvel de Apoio Domiciliário, constituída por uma equipa de médico e enfermeiro que acompanha crianças com doenças crónicas incapacitantes/paliativos. O Serviço de Urgência foi o local onde tive oportunidade de contactar com patologia pediátrica médica geral, tendo observado 27 doentes em idade pediátrica. Assisti às Reuniões do Departamento de Pediatria Médica. No final do estágio parcelar apresentei, em grupo, um caso clínico sobre “Fibrose Quística”. Neste estágio de Pediatria tive um total de 98 horas no conjunto das atividades.

(6)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |6

3.4. ESTÁGIO PARCELAR DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (18 de fevereiro a 15 de março de 2019)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia decorreu no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Acompanhei durante duas semanas no Serviço de Ginecologia, tendo sido tutelada pela Dra. Mariana Miranda e outras duas semanas no Serviço de Obstetrícia, à tutela da Dra. Ana Raquel Ferreira, o que me permitiu contactar com uma elevada diversidade de valências destas especialidades. Durante o estágio, participei nas consultas de Ginecologia Geral e consultas de Obstetrícia, onde tive oportunidade de realizar exame objetivo, colheita citológica e colocação de implantes. Observei um total de 15 consultas de Ginecologia, tendo realizado exame objetivo em quase todas as duas e 3 colheitas citológicas. Quanto às consultas de Obstetrícia observei um total de 31 consultas, tendo sido a maioria das consultas com vista à avaliação do rastreio combinado de 1º Trimestre de gravidez. Neste cotexto vi como se procedia à colocação de um DIU, realização de ecografias ginecológicas e obstétricas, histeroscopias diagnósticas e terapêuticas com polipectomias, realização de biópsias e ainda realização de colposcopias e execução de uma conização. Frequentei a enfermaria de Obstetrícia, onde observei a realização da discussão da evolução clínica de cada grávida e puérpera, num total de 13, e participei na Reunião de Serviço de Ginecologia. Assisti a 3 cirurgias ginecológicas e no bloco de partos pude observar partos eutócicos e distócicos (num total de 7) e cesarianas (num total de 2). Através da vivência no Serviço de Urgência (SU) consegui observar múltiplas patologias ginecológicas, bem como diagnóstico e tratamento de abortos espontâneos em evolução. Apresentei individualmente um seminário sobre “Patologia Hipertensiva na gravidez”. No conjunto das semanas estive ativamente num total de 148 horas neste estágio profissionalizante. Chamando à atenção para a permanência de 12 horas no SU que se revelou um tempo de muita aprendizagem.

3.5. ESTÁGIO PARCELAR DE SAÚDE MENTAL (18 março a 12 de abril de 2019)

O estágio de Saúde Mental decorreu no Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Efetuei maioritariamente o estágio na Unidade Comunitária no Centro de Saúde da Amadora, tendo sido tutelado pela Dra. Raquel Ribeiro. Participei nos seminários que ocorreram durante dois dias na NMS|FCM, sessões teórico-práticas coordenadas pelo Prof. Doutor Miguel Talina e pelo Prof. Doutor Pedro Mateus. Na Unidade Comunitária, participei na Consulta de Psiquiatria, onde pude treinar a entrevista clínica, comunicação com doente e família, estruturação de hipóteses diagnósticas e orientações terapêutica, tendo realizado neste contexto a história clínica alvo de avaliação. Constituíram a maior percentagem de vivência no estágio, tendo observado um total de 66 doentes, maioritariamente em contexto de seguimento. Acompanhei a equipa de Enfermagem, permitindo-me consolidar o conhecimento sobre o papel destes profissionais no acompanhamento dos doentes e pude observar o funcionamento da Assistente Social, neste grupo de doentes, tendo inclusive acompanhado a visita ao Vitae Albergue Xabregas-Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional. Tive ainda oportunidade de acompanhar as Visitas

(7)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |7 Domiciliárias, percebendo a necessidade desta valência nesta especialidade e o Serviço de Urgência, onde observei a colheita de anamnese e marcha diagnóstica, bem como reforcei o conhecimento sobre critérios de internamento, alta médica. Participei nas Reuniões de Equipa e nas sessões clínicas do Serviço e ajudei na realização da preparação para as perícias médico-legais. Foi um estágio com um total de 102 horas.

3.6. ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR (22 de abril a 17 de maio de 2019)

O estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) foi realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Tejo, sob orientação da Dra. Avelina Pereira. Foi um estágio observacional onde vivenciei as atividades inerentes à prática de MGF, nomeadamente consultas programadas como consulta de Saúde Infantil e Juvenil, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde de Adultos e ainda consulta aberta e intersubstituição. Permitiu-me aprender e consolidar conhecimentos sobre o funcionamento de uma consulta de MGF, quais os seus propósitos e desafios, bem como relação médico-doente-família. Reforcei o meu conhecimento sobre a anamnese, exame objetivo dirigido, raciocínio diagnóstico, exames complementares de diagnóstico, referenciação e propostas terapêuticas. tendo também adquiridos novos conhecimentos relativos essencialmente a esta especialidade. Realizei colheita citológica e ajudei à colocação e remoção de implante. Participei nas sessões clínicas da USF, nomeadamente uma sessão sobre “Disfunção Erétil”, contando com o orador Dr. Peter Kronenberg em representação do Hospital CUF Descobertas, e tive a oportunidade de apresentar uma revisão teórica sobre “Avaliação dos parâmetros de crescimento”. Realizei e discuti o Diário de Exercício Orientado. Neste estágio de MGF realizei um total de 125 horas.

3.7. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL - INFECIOLOGIA (20 de maio a 31 de maio de 2019)

No Estágio Clínico Opcional, optei por escolher a especialidade de Infeciologia, tendo decorrido no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, sob orientação da Dra. Patrícia Pacheco. Acompanhei a vivência no internamento, tendo realizado anamnese, exame objetivo, discussão diagnóstica, requisição de exames complementares e apoio de outras especialidades, bem como abordagem terapêutica. Observei também consulta de Infeciologia Geral, Imunodepressão, Hepatite C, Profilaxia Pós-exposição e Infeciologia Pré-Natal e participei nas reuniões do Serviço de Infeciologia. Realizei um total de 70 horas neste estágio.

(8)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |8

4. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Embora considere de elevado relevo o plano de estudos do MIM, para mim as atividades extracurriculares são um pilar no meu percurso académico. Com elas colhi ferramentas que considero fundamentais em termos pessoais e profissionais, sendo capacidade de trabalho em equipa, inclusive com elementos de áreas e posturas na vida diferentes, liderança, gestão do tempo, sentido de responsabilidade, compromisso, autonomia e espírito critico.

Como formação extracurricular, este ano participei no 10º Curso de Antibioterapia no Hospital da Luz, pois considero o conhecimento da administração destes fármacos fundamental para qualquer médico. Frequentei também as 6ªs Jornadas do Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo, tendo sido uma oportunidade incentivada pelo Prof. Doutor Rui Maio, que tiveram como objetivo atualizar conhecimentos acerca do cancro do reto e hepato-bilio-pancreático.

No que diz respeito ao meu percurso extracurricular ao longo do MIM, destaco a participação como vogal e coordenadora do Serviço de Ação Social da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) (1º e 2º ano). Estes cargos foram para mim um motor de início para a médica que quero ser no futuro e que tive o prazer de praticar ao longo do estágio profissionalizante, pois deram-me a capacidade de me colocar nos diferentes contextos de cada pessoa, de atender às suas necessidades e de tentar perceber as suas crenças, solidificando a empatia para com o próximo . Para além disso fui secretária da Mesa da Assembleia Geral da AEFCM (3ºano), que me permitiu fomentar o espírito crítico, cumprimento de metas, bem como priorização de tarefas, tendo sido competências exigidas ao longo deste ano, que funcionaram como uma mais valia nos estágios. Umas das atividades extracurriculares mais marcantes foi ser membro do grupo de Ação Social GASNova, organização não governamental para o desenvolvimento, onde realizei, formações e ações de sensibilização com bases nos conceitos de Educação para o Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo social. Nesta pude participei no projeto de voluntariado “Semear e Cuidar: Impulso ao Desenvolvimento com as comunidades de Nhangau” em Moçambique, por um período de dois meses e meio (4ºano). Esta experiência constituiu uma fonte de crescimento imensurável em termos pessoais, reforçando também a minha capacidade de trabalhar em equipa e me adaptar às circunstâncias potencialmente mais adversas que transportei para a minha atividade de estágio. Participei, durante o 5º ano, Federação Académica de Lisboa como coordenadora da Responsabilidade Social (5ºano), que me deu ferramentas de gestão de tempo e me motivou na procura por uma sociedade mais justa. Os certificados referentes às atividades encontram-se em anexo.

(9)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |9

5. REFLEXÃO CRÍTICA

Concluído este percurso no estágio profissionalizante e no que diz respeito às minhas expectativas quanto ao mesmo, considero que o balanço é bastante positivo e que foi um período muito rico para a aluna que sou e para a jovem médica em que me tornarei.

Relativamente aos objetivos que estabeleci inicialmente, considero que foram bem-sucedidos. Consolidei e adquiri novos conhecimentos teóricos e sobretudo práticos. Pratiquei o raciocínio clínico em toda a sua globalidade e pratiquei mais ativamente técnicas e procedimentos que considero fundamentais para a fase em que me encontro. A comunicação com o doente e família foi um dos objetivos mais bem conseguido pois, foi este o ano em que mais acesso tive a esta vertente da medicina e que também me permitiu perceber que é uma área que tem de ser constantemente construída e melhorada. Senti que me integrei no funcionamento da globalidade dos serviços e fiz por contactar diretamente com os vários profissionais, tendo aumentado o meu conhecimento sobre o papel de cada membro da equipa e a sua importância para o sucesso. Saliento o contacto rico com os tutores, com eles foi-me dada a possibilidade de ser útil e sobretudo de aprender. O sexto ano do MIM, foi para mim visto como um ano em que a gestão do tempo é essencial, e nesta vertente considero que melhorei a minha capacidade, pois consegui alinhar as tarefas de cada estágio com a preparação para Prova Nacional de Acesso. Estimulei o meu sentido crítico, a minha autonomia, responsabilidade e fiz por acreditar mais nas minhas capacidades e conhecimentos. Considero que o rácio tutor: aluno que na grande maioria foi de 1:1 constituiu um fator muito positivo para o sucesso deste percurso. Embora assuma que cumpri os objetivos, acredito que existe sempre espaço para melhorar e que um dos aspetos mais aliciantes nesta área é a aprendizagem constante.

Analisando cada estágio individualmente, considero que Medicina Interna, foi um estágio que primou pela autonomia e responsabilidade, tendo-me sentido inserida na equipa, onde me foi permitido desempenhar um papel ativo no Serviço. A atribuição diária dos doentes foi um fator determinante para a verdadeira aprendizagem com intuito profissionalizante. O estágio de Cirurgia relevou-se também importante pois permitiu-me contactar com uma elevada diversidade de valências da especialidade, sobretudo num contexto hospitalar com regime privado, onde me foi permitido praticar ativamente procedimentos comuns à especialidade. O estágio de Pediatria foi um estágio que me permitiu contactar com um hospital de referência e com isso perceber a sua importância e relevância, mas também as suas limitações na formação dos alunos e médicos, nomeadamente quanto ao número de médicos internos e alunos que muitas vezes procuravam instrução de um mesmo médico assistente. Relativamente ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia, foi um estágio que me surpreendeu pela positiva, pois ao contactar com muitas vertentes da especialidade percebi a complexidade da mesma, algo que ainda não tinha tido acesso em estágios passados. Outro aspeto a realçar foi o facto de ter feito o estágio no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, contactando assim com uma heterogeneidade de doentes, o que também foi uma experiência enriquecedora. Para mim o estágio de

(10)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |10 Saúde Mental foi aquele que mais impacto teve este ano, pois contactei com uma estruturação da Psiquiatria que me faz muito sentido, onde há um enorme investimento na melhoria da condição mental e social do doente e onde o trabalho entre os profissionais é real e sólido. Foi um estágio que me fez ver a verdadeira importância da medicina ser feita de pessoas para pessoas, permitindo-me diminuir o estigma quanto à saúde mental e percebendo o impacto positivo que podemos ter na vida de um doente e família. Consegui perceber mais objetivamente que a Saúde Mental é para mim uma área que me desperta interesse. Quanto ao estágio de Medicina Geral e Familiar este foi aquele que me avalio com pior desempenho pois senti que o facto de ter sido mais observacional, contrariamente às minhas expectativas, fez com que perdesse interesse na atividade do estágio e que sendo um horário maioritariamente à tarde me prejudicou na integração e adaptação ao mesmo.

No que concerne ao estágio opcional de Infeciologia, reforcei o meu interesse pela especialidade, tendo aprendido conceitos novos, nomeadamente no que diz respeito à evolução da terapêutica.

Acrescentando à densidade de conhecimento, vivências e aprendizagens ao longo destes estágios, considero importante adicionar com as atividades extracurriculares por acreditar que foram também elas que me permitiram reunir ferramentas e condições para o percurso que desempenhei.

Em retrospetiva, considero que neste conjunto de meses consegui crescer enquanto pessoa e profissional e ao mesmo tempo anseio por esta nova etapa que se avizinha.

6. AGRADECIMENTOS

Agradeço a todas as pessoas com quem me cruzei neste ano letivo e em todo o percurso académico. Agradeço à Direção-Geral do Ensino Superior e entidades envolvidas por me permitirem ter um apoio monetário para frequentar o ensino superior.

Agradeço ainda ao Diogo, o meu namorado, por me ter dado a segurança e tranquilidade para progredir e crescer. Agradeço com especial carinho e amor à minha mãe, Deolinda, que me permitiu seguir este sonho e apoiou todos os dias. Foi e é a minha força.

(11)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |11

7. ANEXOS

ANEXO 1 – CRONOLOGIA DO ANO LETIVO 2018/2019

Período Estágio Parcelar

Especialidade Seminários/História clínica

10/09/2018 – 02/11/2018

Medicina Interna

“Hepatite Alcoólica-

baseado em caso clínico”

Grupo: Diana Teixeira;

Márcia Ferreira, Sílvia da Cunha Oliveira

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco

Local: Serviço II - Hospital Egas Moniz

Tutor: Dr. Manuel Nisa Pinheiro Rácio tutor: aluno – 1:1

05/11/2018 – 11/01/2019

Cirurgia Geral

“Não metas a ansa onde não é chamada – caso de uma hérnia crural”

Grupo: Diana Teixeira,

Javier Saro, João Lucas, Márcia Ferreira

Regente: Prof. Doutor Rui Maio Local: Serviço de Cirurgia - Hospital da Luz

Tutor: Miguel Allen Rácio tutor: aluno – 1:2

21/01/2019 – 15/02/2019

Pediatria

“Fibrose Quística”

Grupo: Diana Teixeira,

Márcia Ferreira, Patrícia Florindo, Valentim Lopes

Regente: Prof. Doutor Luís

Varandas

Local: Serviço Nefrologia – Hospital Dona Estefânia

Tutor: Dra. Raquel Santos Rácio tutor: aluno – 1:2

18/02/2019 – 15/03/2019 Ginecologia e Obstetrícia “Distúrbios Hipertensivos na Gravidez”

Grupo: Márcia Ferreira

Regente: Prof. Doutora Teresa Mateus Ventura

Local: Serviço de Ginecologia e Serviço de Obstetrícia – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca Tutores: Dra. Mariana Miranda e Dra. Ana Raquel Ferreira

(12)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |12 18/03/2019

– 12/04/2019

Saúde Mental

História clínica sobre

Esquizofrenia

Regente: Prof. Doutor Miguel Talina

Local: Serviço Psiquiatria – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca Tutor: Dra. Raquel Ribeiro Rácio tutor: aluno – 1:1

22/04/2019 – 17/05/2019 Medicina Geral e Familiar “Avaliação do crescimento”

Grupo: Diana Teixeira,

Márcia Ferreira

Regente: Prof. Doutora Isabel Santos

Local: Unidade de Saúde Familiar do Tejo

Tutor: Dra. Avelina Pereira Rácio tutor: aluno – 1:1

20/05/2019 – 31/05/2019

Infeciologia (Opcional)

Regente: Prof. José António Pereira Delgado Alves

Local: Serviço de Infeciologia - Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

Tutor: Dra. Patrícia Pacheco Rácio tutor: aluno – 1:1

(13)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |13

ANEXO 2– Certificados

(14)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |14 2.2. Certificado de participação no 10º Curso de Antibioterapia

(15)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |15 2.3. Certificado de Vogal da Ação Social da AEFCM 2013/2014

(16)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |16 2.4. Certificado de Vogal da Ação Social da AEFCM 2014/2015

(17)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |17 2.5. Certificado de Secretária da Mesa da Assembleia Geral da AEFCM

(18)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |18 2.6. Certificado de membro do GASNova

(19)

Márcia Luzia da Costa Ferreira | 2013265 Julho 2019 Página |19 2.7. Certificado de Vogal da Direção da Federação Académica de Lisboa

Referências

Documentos relacionados

Uma das vantagens do sistema MRP de acordo com Tubino (2007), é que o sistema considera as quantidades de produtos acabados a serem produzidos período a período, para a

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

Investigadora integrada do IHC-FCSH-UNL – Polo da Universidade de Évora, onde tem trabalhado no Grupo de Investigação CEHFCi a fotografia como prática científica e cultural

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as