• Nenhum resultado encontrado

Anemia. Anemia : Tipos e Diagnóstico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anemia. Anemia : Tipos e Diagnóstico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Anemia : Tipos e Diagnóstico

Anemia

É a falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina, ocasionando a redução da transferência de oxigênio realizada pelo sangue para os tecidos.

A Anemia é classificada pelo tamanho da célula vermelha sanguínea: diminuída (microcítica), normal (normocítica) ou aumentada (macrocítica ou megaloblástica).

Microcítica: tipo mais comum de anemia é decorrente de deficiência de ferro, causas bem mais raras são talassemia e hemossiderose.

Normocítica: pode ser causada por perda de sangue aguda, doença crônica ou falha em produzir quantidade suficiente de células vermelhas.

Problemas no renal crônico e no fígado, também causam essa anemia, sendo que no caso renal isso se deve à diminuição da produção do hormônio eritropoietina.

Macrocítica: A causa mais comum é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico, devida à ingestão inadequada ou absorção insuficiente.

A deficiência da B12 produz sintomas neurológicos, já a do ácido fólico geralmente não.

Anemia perniciosa é uma condição auto-imune onde falta ao organismo fator intrínseco necessário para absorver a vitamina B12 dos alimentos.

Cerca de 90% das anemias são causadas pela deficiência de ferro, segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% da população mundial é anêmica, sendo que sua prevalência entre as crianças menores de dois anos chega a quase 50%.

Nos EUA, 20% das mulheres pré-menopausa têm anemia por deficiência de ferro, comparadas a somente 2% dos homens, sendo que a principal causa é a perda de sangue durante a menstruação.

O diagnóstico é realizado através de exame de sangue, com uma contagem completa do sangue, que além de mostrar a quantidade de células sanguíneas vermelhas e nível de hemoglobina, também mede o tamanho das células vermelhas, o que é importante para distinguir entre as causas.

O médico também pode decidir pela realização de outros exames de sangue que poderiam identificar a causa da fadiga, como os níveis de glicose, ferretina, função renal e eletrólitos.

Sinais e Sintomas: Na anemia aguda:

Queda da pressão arterial; Tontura; Desmaios subseqüentes; Taquicardia e palpitação; Sudorese; Fraqueza generalizada. Na anemia crônica: Mucosa descorada; Palidez; Fraqueza; Apatia. SAIBA MAIS:

Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea é de 13g∕dL para homens, 12 g ∕dL para mulheres e 11 g ∕dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

Os sintomas pioram com a atividade física e aumentam quanto menor o nível de hemoglobina. Alcoolismo pode causar anemia macrocítica.

(2)

Os principais tipos de anemia são:

Anemia da carência de ferro (anemia ferropriva)

Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico Anemia das doenças crônicas

* Anemias por defeitos genéticos: - anemia falciforme

- talassemias - esferocitose

- deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase * Anemias por destruição periférica aos eritrócitos: - malária

- anemias hemolíticas auto-imunes - anemia por fragmentação dos eritrócitos

* Anemias decorrentes de doenças da medula óssea: - anemia aplásica

- leucemias e tumores na medula

A melhor arma para a prevenção da anemia ferropriva é, sem dúvida, uma alimentação bem variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro e os enriquecidos ou fortificados com o nutriente.

As melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal – fígado e carne de qualquer animal – por possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo.

Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as leguminosas (feijão, grão-de-bico, fava, lentilha, ervilha), os grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e as hortaliças (couve, agrião, taioba, salsa).

Para uma melhor absorção do ferro presente nesses alimentos é recomendado o consumo de alimentos com alto teor de vitamina C como a acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho e tomate, na mesma refeição.

O consumo de alguns alimentos deve ser evitado na mesma refeição ou logo após, como o chá, café, pois atrapalham a absorção do ferro.

No caso de sintomas acima procure o seu médico.

Amiloidose : Sintomas e Diagnostico.

AMILOIDOSE

A amiloidose é uma doença de depósito da proteína amiloide, rara, progressiva, produzida na medula óssea em consequência de várias patologias.

Como essas proteínas são muito estáveis vão se depositando em um ou mais órgãos, podendo comprometer o seu funcionamento até levar à morte.

A amiloidose ocorre com a mesma frequência em homens e mulheres, geralmente após os 40 anos e, se não tratada a causa, evolui para o óbito em um a dois anos após o diagnóstico.

(3)

Há três tipos principais de amiloidose, a primária, a secundária e a genética.

A primária tem origem desconhecida acometendo língua, intestinos, músculos lisos e esqueléticos, nervos, pele, ligamentos, coração, fígado, baço e rins.

Os depósitos infiltram-se nos órgãos, fazendo com que eles percam a elasticidade e tornem-se rígidos. A secundária pode ocorrer resultante de uma infecção ou doença inflamatória existente, acomete pessoas portadoras de doenças inflamatórias sem tratamento adequado por mais de uma década, especialmente doenças inflamatórias intestinais (Crohn e retocolite ulcerativa), artrite reumatoide, osteomielite, tuberculose, hanseníase e outras doenças.

A genética é muito rara e ocorre quando uma mutação leva à produção de uma proteína amiloide.

A identificação dessa proteína envolvida é importante para prever suas possíveis complicações, tratamento precoce e risco de transmissão para os filhos.

SINAIS E SINTOMAS:

Distúrbios gastrintestinais: como perfuração, sangramento, diarreia ou obstrução e perda de peso; Aumento do fígado;

Redução na função do baço; Arritmia;

Insuficiência renal e adrenal; Neuropatia, levando à impotência;

Hipotensão quando se levanta rapidamente; Síndrome do túnel do carpo;

Aumento na língua com dificuldade respiratória e apneia noturna;

Alterações neurológicas como espessamento, mudança de cor, púrpura ao redor dos olhos; Inchaço nas articulações dos ombros;

Facilidade de sangramento.

Após a suspeita clínica, pode ser realizada a pesquisa de amiloides de cadeia leve no sangue ou urina, que serve como exame de rastreamento.

Depois disso, são realizadas biópsias de gordura subcutânea, mucosa retal e/ou medula óssea para confirmação diagnóstica.

Em alguns casos, é necessária a coleta de biópsia do órgão afetado. Essa biópsia mostrará o acúmulo da proteína amiloide.

SAIBA MAIS:

Amiloidose primária é o tipo mais frequente, correspondendo a dois terços dos casos nos Estados Unidos, acometendo uma em cada 10 mil pessoas.

As manifestações clínicas mais frequentes, ocorrendo em 80% dos pacientes, são fadiga crônica e perda ponderal. No exame físico, chama a atenção o fígado aumentado de tamanho em número significativo de pacientes;

Embora a sobrevida média após o diagnóstico seja de 12 meses, quando existe comprometimento cardíaco com insuficiência, o prognóstico é pior com sobrevida de 5 a 6 meses.

Amiloidose secundária pode ocorrer nas doenças crônicas inflamatórias como doenças reumáticas, doenças infecciosas (tuberculose, osteomielite, sífilis), doenças malignas (carcinomas), doença de Crohn, Febre do Mediterrâneo, entre outras, sendo raro o envolvimento cardíaco;

Amiloidose genética é uma doença autossômica dominante, muito prevalente em pacientes de origem portuguesa, a qual causa infiltração de substância amiloide no fígado, coração, rins e nervos periféricos.

A realização de transplante hepático é capaz de prevenir as complicações;

Amiloidose relacionada à diálise deve ser cogitada em todo paciente que faz uso desse tratamento há mais de oito anos e apresenta dores ósseas ou articulares e tem B2, micro globulina elevada no soro;

(4)

Não há cura para a amiloidose.

A partir do diagnóstico, são realizados tratamentos para reduzir ou diminuir a produção do amiloide, eliminar depósitos, aliviar ou curar a doença de base e tratar as complicações decorrentes pelos depósitos nos órgãos acometidos;

Em alguns casos a quimioterapia seguida de transplante autólogo de células-tronco da medula óssea traz bons resultados.

Quando a amiloide afeta o coração, o indivíduo pode morrer devido a uma insuficiência cardíaca grave a arritmias cardíacas;

A idade média do diagnóstico encontra-se em torno de 60 a 65 anos.

Esfoliação Corporal

Esfoliação Corporal

O verão se aproxima e com ele maravilhosos dias de exposição ao sol.

Para que possamos aproveitar ao máximo dessa deliciosa estação, é necessário que antes preparemos nossa pele e também que tenhamos cuidados especias para com ela.

Para uma pele bonita, saudável e macia, a esfoliação corporal é um dos passos essenciais, já que irá remover as células mortas e estimular a renovação celular.

Com essa rotina você conseguirá uma pele visivelmente mais limpa e luminosa.

A esfoliação corporal é um tratamento de beleza no qual, através de substancias que esfoliam delicadamente a pele, retiramos as impurezas e células mortas da pele.

Como Fazer Esfoliação Corporal

A realização da esfoliação corporal deve ser feita semanalmente, ou a cada 15 dias.

Antes do banho, após aplicar óleo de amêndoas na pele, aplique o produto esfoliante por todo o corpo, em movimentos circulares e delicados.

Demore mais nas áreas mais afetadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares, onde deverá fazer alguma pressão, pois a pele é mais espessa.

Para uma esfoliação mais profunda, poderá utilizar uma luva própria para esfoliação corporal.

Deixe atuar por cerca de 5 minutos. Depois de tratar todo o corpo, à exceção do rosto, remova o produto com água morna.

Benefícios da Esfoliação Corporal Suaviza a textura da pele;

Remove as células mortas da pele, deixando-a limpa, bonita e purificada; Ativa a circulação sanguínea e elimina toxinas;

Promove uma melhor absorção dos cremes; Receitas de Esfoliantes Corporais Caseiros Máscara Caseira de Óleo de sementes de Uva. Açúcar, óleo de sementes de Uva e azeite:

(5)

Misture 2 colheres de açúcar, 4 colheres de óleo de amêndoas doces e 2 colheres de azeite Máscara Caseira de Banana e Mel.

Banana, mel e açúcar:

Esmague duas bananas maduras, 2 colheres de mel e adicione três colheres de açúcar. Máscara Caseira de Coco e Mel

Coco, óleo vegetal de cozinha( pode ser de soja, amendoim, canola, etc.), açúcar e mel:

Faça uma mistura com 1 pacote de coco ralado hidratado em 1/2 xícara de água, 6 colheres de óleo vegetal, 3 colheres de açúcar e 2 colheres de mel.

Máscara Caseira de Morangos e Rosas. Morangos, pétalas de rosas e açúcar:

Em um processador, triture grosseiramente 3 morangos e as pétalas e uma rosa inteira. Misture a essa pasta 3 colheres de açúcar e 6 colheres de azeite.

Máscara Caseira de Amendoim e Óleo de Amêndoas. Paçoca pronta, óleo de amêndoas, açúcar e mel.

2 paçocas, 6 colheres de óleo de Amêndoas, 2 colheres de Mel e 3 colheres de açúcar

**Misture bem os ingredientes de qualquer das mascaras acima e comece a aplicar nas áreas mais secas, passando, depois, às restantes partes do corpo.

Massageie suavemente e remova com água morna. Utilize uma tolha bem macia para se secar.

Enxaqueca : Diagnostico e Prevenção.

Enxaqueca

Dores de cabeça atrapalham o dia de uma grande parte dos brasileiros, geralmente atingem 16% das mulheres e 6% dos homens.

Nas mulheres tem início na puberdade e se prolongam pela sua vida fértil, podendo melhorar durante as gestações e pós-menopausa.

As crises da enxaqueca apresentam-se como:

Dor pulsátil ou latejante (podendo ser em pressão ou aperto) nas regiões da fronte e têmpora;

A dor se apresenta mais de um lado da cabeça (em 40% dos pacientes é dos dois lados). A intensidade é

moderada a severa ou severa; acompanhadas de desconforto gástrico e até vômitos, com intolerância a luz, sons altos e cheiro forte.

Geralmente incapacita o paciente para as suas atividades normais. Ela piora com esforços ou atividades físicas e se inicia leve;

Duram em média de 4 a 72 horas quando não são tratadas ou o são de forma ineficaz e geralmente terminam de forma gradual.

(6)

Acredita-se que elas ocorram espontaneamente ou por fatores externos em áreas especificas do cérebro com envolvimento de vias nervosas e substancias química que quando liberadas provocam a dor, com componentes genéticos, pois comumente encontramos dentro de uma mesma família vários indivíduos com essa doença disfuncional.

É importante diferenciar a enxaqueca de outras formas de dor de cabeça que são sintomas de outras doenças (sinusites, hipertensão, dor pós-trauma craniano, tumores e outras), para isso é de fundamental importância que procure um médico clinico geral ou neurologista para a realização do diagnóstico correto e tratamento.

SINAIS ANTES DAS CRISES:

Há pessoas que sentem que vão ter uma crise de enxaqueca antes de aparecera dor, por meio de “avisos” que o organismo pode fornecer, um dia ou algumas horas antes, com sensações do tipo:

Desconforto na cabeça; Bocejos freqüentes; Irritabilidade;

Perda da capacidade de concentração ou raciocínio; Diarréia;

Desejo exagerado por algum tipo de alimento ou aversão total; Desconforto abdominal;

Palidez (muito freqüente em crianças);

Muitas apresentam alterações visuais (visão embaçadas, flash luminoso, perda parcial da visão), são classificadas como crises que podem durar cerca de 30 minutos, e logo após desencadeia a enxaqueca.

EVITE:

Bebida alcoólica, Cheiros fortes, Exposição solar, Estresse emocional, Esforço físico em excesso,

Alguns alimentos que acentuam as crises e as freqüências da enxaqueca: Café, chá mate e preto, refrigerantes (tipo cola),

Chocolate, aspartame,

Carnes defumadas, enlatados, embutidos, Queijos amarelos,

Manteiga, bebida achocolatada, Picles,

Alimentos industrializados com glutamato monossodico, Sorvetes, bolos e bolachas de chocolate,

Pizzas e macarrão com molhos de queijos amarelos.

(7)

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor crônica que migra por vários pontos do corpo, principalmente em tendões e articulações.

Esta relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor, não provocando inflamações e deformidades físicas, mas pode estar associada a outras patologias reumatológicas que pode confundir o diagnóstico.

Nos EUA a prevalência da fibromialgia é de 2,1% nas práticas clínicas de família, 5,7% na clínica geral, 5% a 8% em pacientes hospitalizados e chega a 14% a 20% dos atendimentos em reumatologia.

A predominância da fibromialgia é no sexo feminino, correspondendo por 80% a 90% dos casos e com pico de incidência entre os 30 e os 50 anos de idade das pacientes, podendo manifestar-se ainda em crianças, adolescentes e idosos.

A doença acomete mais freqüentemente pessoas de maior nível social e educacional, mas não se conhece a causa exata da fibromialgia, sendo os baixos níveis de serotonina a teoria mais aceita. Esse hormônio pode ser

encontrado em todas as regiões do corpo e possui um papel importante na regulação da dor e do padrão de sono Alguns especialistas acreditam que a fibromialgia é causada por distúrbios no sono, uma vez que pessoas que sofrem do distúrbio não apresentam uma boa fase de relaxamento muscular. Mesmo dormindo mais horas do que o habitual, estas pessoas não conseguem uma recuperação adequada dos níveis de energia.

O papel do sono foi descoberto quando pesquisadores pegaram voluntários normais e impediram que eles

entrassem na fase de relaxamento muscular profundo. Uma vez privados deste estágio essencial do sono, todos os voluntários desenvolveram sintomas muito similares àqueles presentes em pessoas com fibromialgia.

A doença baseia-se na identificação dos pontos dolorosos e ainda não existem exames laboratoriais

complementares que possam orientá-lo.Para que o diagnóstico de fibromialgia possa ser levado em conta, as dores musculares devem estar presentes por pelo menos três meses consecutivos, acometendo mais de 11 de uma lista de 18 pontos dolorosos específicos no corpo.

Sinais e Sintomas da fibromialgia: Dor generalizada;

Fadiga;

Falta de disposição; Alterações do sono;

Síndrome do cólon irritável; Sensibilidade durante a micção; Cefaléia;

Distúrbios emocionais e psicológicos. SAIBA MAIS sobre FIBROMIALGIA: Evite carregar pesos.

Diminua o nível de estresse diário.

Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável. Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por várias horas.

Outras técnicas úteis incluem aplicação de compressas mornas ou massagens sobre os músculos doloridos, acupuntura, psicoterapia (voltada principalmente para técnicas de alívio da tensão e manejo do estresse) e

exercícios de relaxamento ou alongamento, como por exemplo, a técnica de Pilates, um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, equilíbrio, força e consciência corporal.

A medida terapêutica mais importante é praticar regularmente exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica e bicicleta. Além de reduzir o desconforto muscular, a prática destes exercícios, pelo menos, três vezes na semana, diminui a sensação de fadiga e melhora a qualidade do sono.

Uma vez que não existe cura para a fibromialgia, as chances de alívio completo dos sintomas são pequenas, mas combinando os vários recursos terapêuticos conhecidos, é possível reduzir significativamente os sintomas.

(8)

Em caso de sintomas de fibromialgia o médico especialista que deve ser procurado é o reumatologista.

Orientação Alimentar

Orientação Alimentar

Uma boa orientação alimentar e uma alimentação saudável é muito importante para uma boa saúde. Boa alimentação é sinônimo de saúde, bom desenvolvimento físico e mental.

Novas pesquisas sugerem que a melhor qualidade de vida está relacionada a uma alimentação adequada. A falta de tempo para se alimentar corretamente e a falta de conhecimento das necessidades nutricionais diárias têm sido as causas da má qualidade da alimentação diária.

Sabe-se que uma alimentação inadequada pode comprometer o desempenho no trabalho e em todas as atividades.

Hábitos alimentares incorretos, a longo prazo, levam a desequilíbrios.

O que comemos pode afetar o humor, energia, sono, concentração e memória.

É importante mudar gradualmente e definitivamente os hábitos alimentares errados para nos transformarmos em pessoas mais saudáveis.

Benefícios

Uma orientação alimentar adequada é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida. Comer bem:

Aumenta a imunidade e reduz infecções; Previne várias doenças, entre elas o câncer; Aumenta a energia e reduz o cansaço;

Melhora o humor, combate a depressão e os efeitos do estresse; Retarda o envelhecimento e melhora a circulação.

Além de contribuir para a manutenção do peso saudável,uma alimentação saudavel reduz o risco de doenças como: desnutrição, anemia, obesidade, diabete, hipertensão, câncer e outras.

Portanto, para se manter saudavel é preciso que se adquira hábitos alimentares saudáveis. Orientações alimentares para uma alimentação saudavel:

Importante alimentar-se a cada 2 horas, em pequenas quantidades. Beber 3 litros de líquidos por dia .

(9)

Alimentos que dão saciedade: Leite, iogurte, ovo, queijo branco, verduras, legumes,

carnes magras (não fritas), frutas,

gelatinas sem sabor ou diet.

Alimentos que devem ser consumidos com moderação: Alimentos integrais (pães, torradas, arroz, macarrão), cenoura, milho, ervilha, feijão branco, marrom, preto, grão de bico, chocolate amargo, açúcar mascavo, mel. EVITAR : Frituras, refrigerantes, açúcar branco, doces, manteiga, margarina, massas, arroz branco, sucos em pó, chocolate comum,

bebidas alcoólicas destiladas ou não, carnes gordurosas,

salgadinhos em pacotes, salgadinhos em geral,

temperos prontos(qualquer marca), alimentos industrializados,

sucos em caixinhas, leite em caixinhas. Dicas:

- Comece devagar e como achar mais fáceis de adotar no seu hábito alimentar e de sua família. Procure seguir as orientações todos os dias.

- Você adquiri o hábito com persistência e tornando-lo uma rotina é uma questão de tempo. - Não desista, e sempre procure aprender mais sobre orientações alimentares.

(10)

Referências

Documentos relacionados

partidos da Esquerda Revolucionária concluíam a falta de vocação revolucionária da burguesia brasileira, recusando qualquer perspectiva de caminho gradual e pacífico para o

Ficou caracterizado que nas misturas sem substituição (Figura 5) menor quantidade de água infiltrou-se, já nas com substituição (Figura 5), a maior absorção pode ser atribuída

Parágrafo Sétimo- INTERVENÇÃO – Com base nas disposições contidas na Convenção nº 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) ficam as empresas advertidas sobre

- A fotobiomodulação laser na superfície dentária e na entrada do alvéolo antes do reimplante (G3) favoreceu o processo de reparo tecidual após reimplante dentário em

Para reproduzir a fonte de programa Dolby Digital (AC-3) descodificada que estiver ligada aos jacks 5.1 INPUT. Pressione

Já a filogenia nos revela uma maior similaridade entre este fragmento e o gene CytB de Paratrigona quando comparado com o mesmo gene de outras espécies do gênero Partamona,

[r]

As medidas de asso- ciação ajustadas (Tabela 2) mostraram que a chance de obter os medicamentos por compra, comparada àque- les que obtiveram todos de forma gratuita, foi maior