• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO CLÍNICO GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÉDICO CLÍNICO GERAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

QUESTÃO 21

Um paciente de 65 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 é avaliado em consulta de rotina e relata que passa bem, embora venha apresentando, na última semana, episódios de sudorese profusa e discreta dispnéia relacionada a esforços cada vez menos intensos, com melhora após cessar a atividade. Nega dor precordial. Ao exame físico, encontra-se com PA = 145 x 80 mmHg, FC = 80 bpm. Avaliação do Impulso Cardíaco Apical é normal, ausculta pulmonar com MVF sem RA. Eupnéico. Abdome livre sem visceromegalias. Membros inferiores sem edema.

Sobre este caso, qual a alternativa mais CORRETA a ser tomada? a) Observar a evolução e reavaliar em 30 dias.

b) Otimizar o controle glicêmico, porque seguramente este paciente está tendo episódios de hipoglicemia.

c) Encaminhar o paciente a um centro de saúde para avaliação, em que o mesmo será observado e realizará propedêutica, com ECG e enzimas cardíacas entre outros, uma vez que a grande preocupação é Insuficiência Coronariana.

d) Iniciar tratamento para Insuficiência Cardíaca Congestiva, já que apresenta sinais de baixo débito cardíaco e congestão pulmonar. QUESTÃO 22

Paciente negro, masculino, com cerca de 1,80m de altura e 100 Kg, com 35 anos de idade, tem PA aferida de 190 x 100 mmHg. Não há outras alterações.

Qual a melhor opção de conduta?

a) Redução ponderal, atividade física, dieta hipossódica e início com beta-bloqueador.

b) Iniciar tratamento com IECA e Bloqueador de Canal de Cálcio.

c) Conduta expectante, com reavaliação em uma próxima consulta, após 30 dias.

d) Avaliação cardiovascular completa com Teste Ergométrico e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) para melhor definir a estratégia terapêutica.

(2)

Um adolescente de 15 anos de idade procura auxílio médico, apresentando quadro de febre de 38,5 graus, mialgia e dor de garganta. Ao exame, notam-se placas brancacentas em amígdala, além de hiperemia local e um eritema confluente em todo o abdome, dorso e região das coxas com a pele áspera e com aspecto de lixa.

Qual a principal hipótese diagnóstica? a) Sarampo.

b) Dengue.

c) Doença de Kawasaki. d) Escarlatina.

QUESTÃO 24

Avalie as assertivas abaixo:

I. A expectativa de vida da população mundial vem aumentando progressivamente ao longo dos últimos anos e no Brasil hoje já ultrapassa os 70 anos de idade.

II. Contribuem para a elevação da expectativa de vida o controle de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, e dislipidemia.

III. A expectativa de vida de uma população está diretamente associada à seu nível educacional.

IV. Os recentes avanços tecnológicos, com a incorporação da eletrônica à propedêutica médica, foram os grandes responsáveis pelo salto na expectativa de vida da população mundial nos últimos anos.

Estão CORRETAS as afirmativas: a) apenas I, II e IV.

b) apenas II, III e IV. c) apenas I, II e III. d) I, II, III e IV.

(3)

Uma gestante na 36ª semana de gravidez evolui com edema de membros inferiores e tem Pressão Arterial de 145 x 90 mmHg. Não apresenta queixa alguma, exceto que havia percebido maior edema nos membros inferiores.

A avaliação mais CORRETA do caso seria:

a) Trata-se de um caso de pré-eclampsia, que merece avaliação de um obstetra e monitoramento clínico da paciente.

b) Nesta fase da gravidez, o risco de pré-eclampsia é pequeno e com estes valores de PA, com a paciente assintomática, a melhor opção é a observação.

c) Deve-se iniciar imediatamente com lasix e hidralazina, para controle do edema e da PA, respectivamente.

d) Conduzir esta paciente para uma unidade de Terapia Intensiva, uma vez que se trata de um caso de eclampsia, com grande risco para o feto e a mãe.

QUESTÃO 26

Uma paciente de 24 anos de idade queixa de dor e edema em articulações do punho, joelhos e dedos, com distribuição assimétrica e relata que percebe grande vermelhidão da pele nas áreas expostas à luz do sol. Ao exame físico, nota-se eritema em sua região malar, que, segundo a paciente, independe da exposição solar. Notam-se também úlceras orais, que não são dolorosas.

Das opções abaixo, qual está CORRETA?

a) Trata-se de um caso de Lupus Eritematoso Sistêmico. b) Trata-se de um caso de Artrite Reumatóide.

c) Sem uma avaliação laboratorial mínima, com Hemograma, Uréia, Creatinina, FAN, Fator Reumatóide, Função Hepática, PCR, VHS e Glicemia, é impossível concluir o diagnóstico.

d) Sem uma avaliação radiológica das articulações e biópsia de pele, é impossível concluir o diagnóstico.

(4)

Qual dos agentes abaixo NÃO é transmitido pelo contato sexual? a) Vírus Hepatite C.

b) Vírus Hepatite B.

c) Vírus Herpes Simplex. d) Plasmodium malariae.

QUESTÃO 28

Em avaliação de rotina de um paciente de 64 anos de idade, tabagista e etilista, foi detectada ao hemograma uma anemia, com hemoglobina de 10,5 g%. Os outros achados ao hemograma são: Global de leucócitos de 8.500 com diferencial normal

Plaquetas de 475.000 (VR = 150.000 a 450.000) VCM = 60fl (VR = 80 a 100 fl)

CHCM = 28 g\dl (VR = 31 a 36 g\dl) HCM = 24 pg (VR = 26 a 34 pg)

Das opções abaixo, qual a principal hipótese diagnóstica para a anemia deste paciente?

a) Deficiência de ferro.

b) Deficiência de ácido fólico. c) Deficiência de Vitamina B12. d) Hipotireoidismo.

QUESTÃO 29

Ainda em relação ao paciente citado acima, qual sequência de exames é a mais adequada para iniciar a investigação desta anemia?

a) Dosar a Vitamina B12, Ácido Fólico, TSH e Ferro sérico.

b) Ultrassom abdominal, colonoscopia e, provavelmente, mielograma. c) Prova de Função Hepática, Vitamina B12, sangue oculto nas fezes. d) Reticulócitos, Ferritina Sérica, Índice de Saturação da Transferrina

(5)

Você foi convidado a fazer uma palestra sobre os riscos do tabagismo e quais a opções para cessar o uso do cigarro.

Qual das opções abaixo NÃO se mostra eficaz nos programas antitabagismo?

a) Esclarecimentos técnicos sobre os malefícios do cigarro. b) Tolerância de uma quantidade menor de cigarros/dia. c) Uso de medicação como a Bupropiona.

d) Reposição de nicotina transdérmica.

QUESTÃO 31

Em relação ao Câncer de Mama, assinale a alternativa que apresenta a mulher com MAIOR PROPENSÃO a desenvolver a doença:

a) Mulher de 60 anos de idade, ooforectomizada há 15 anos atrás, com a primeira gravidez aos 18 anos e história de que a cunhada teve câncer de mama aos 40 anos.

b) Mulher de 40 anos de idade, etilista e tabagista, com história de que uma irmã teve câncer de mama aos 50 anos.

c) Mulher de 75 anos de idade, sem antecedentes familiares de câncer de mama, sem história de tabagismo ou etilismo e com peso ideal para sua idade e altura.

d) Mulher de 48 anos de idade com a menarca tardia, e menopausa há cerca de seis anos atrás.

QUESTÃO 32

Das medicações abaixo, qual NÃO deve ser usada no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva Descompensada?

a) Furosemida. b) Captopril. c) Carvedilol. d) Dobutamina.

(6)

Um paciente de 70 anos de idade, morador da cidade, apresenta Fibrilação Atrial Crônica devido a valvulopatia reumática e aumento importante do átrio esquerdo.

Qual das alternativas abaixo seria mais apropriada para seu tratamento?

a) Mantê-lo anticoagulado com warfarina e a resposta ventricular controlada com agente cronotrópico negativo.

b) Mantê-lo com antiarrítmico e proceder tentativas periódicas de cardioverção elétrica sem anticoagulação.

c) Manter o uso de AAS e tentar cardioverção elétrica periodicamente. d) Manter sem o uso de AAS ou warfarina, devido a sua idade, e usar

um agente para manter a sua frequência cardíaca controlada.

QUESTÃO 34

Em uma unidade de atendimento de urgência, qual dos pacientes abaixo deveria ter prioridade para o atendimento?

a) Senhora de 55 anos obesa, gritando que está com dor abdominal difusa há cerca de dois dias. PA = 140 x 80 mmHg, FC = 80 bpm, Eupnéica com FR = 18 ipm. Abdome de difícil palpação, mas sem defesa e com peristaltismo presente.

b) Paciente hipertenso, de 60 anos de idade, com pneumonia lobar em base direita. PA = 160 x 80, febre de 38,5ºC, FC = 100 bpm. Queixa de dor pleurítica na base do hemitórax direito. Frequência respiratória de 20 ipm.

c) Jovem trabalhador rural, previamente hígido, de 25 anos de idade, que chegou ao Pronto Atendimento há cerca de 8 horas atrás com uma queixa de cefaléia intensa, mialgia e febre. O paciente está deitado e apresenta agora PA = 95 x 60 mmHg, FC = 140 bpm, prostrado e com respostas desconexas.

d) Homem de 40 anos de idade com queixa de forte dor em cólica em flanco direito com irradiação para região da fossa ilíaca direita até testículo, de tal maneira que não consegue nem ficar parado. Caminha impacientemente de um lado para o outro.

(7)

Dos métodos contraceptivos citados, apresenta(m) contraindicação para uma mulher de 28 anos com história recente de embolia pulmonar:

I. Anticoncepcional oral.

II. Dispositivo Intra-uterino (DIU) III. Diafragma. a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) I, II e III. QUESTÃO 36

Um paciente politraumatizado está na sala de urgência e queixa de dispnéia que vem piorando. Ao exame físico, apresenta equimose e escoriações torácicas, assimetria do tórax, sendo o hemitórax direito mais expandido que o esquerdo, murmúrio vesicular à direita diminuído, com timpanismo à percussão, PA = 90 x 40 mmHg e FC = 135 bpm.

Qual a principal hipótese diagnóstica? a) Lesão de arco aórtico.

b) Embolia gordurosa.

c) Pneumotórax hipertensivo. d) Lesão diafragmática.

(8)

Um adolescente de 14 anos de idade iniciou com queixa de desconforto em cólica, difusamente distribuído, mas principalmente em região epigástrica; após 12 horas, a dor localizou-se na fossa ilíaca direita. Apresentava também náusea e teve um episódio de vômito. Ao exame físico, estava com 37,8ºC, dor à palpação em fossa ilíaca direita. Fez um hemograma que mostrava leucócitos de 13.500 cells, sem desvio para esquerda e não havia anemia.

Assinale a alternativa CORRETA sobre este caso:

a) Trata-se, provavelmente, de um caso de úlcera péptica perfurada, já que o início da dor era principalmente epigástrica.

b) A principal hipótese diagnóstica é apendicite, visto que esta evolução é característica.

c) A principal hipótese diagnóstica é de volvo de sigmóide, já que esta evolução, a idade do paciente e o exame físico são bastante sugestivos.

d) Trata-se de um provável quadro de gastroenterite virótica, visto que esta evolução e a febre baixa são bastante características.

QUESTÃO 38

Durante avaliação de um senhor de 65 anos de idade, foi constatada em seus exames hipercalcemia, que foi confirmada em um segundo exame laboratorial.

Das opções abaixo, qual NÃO representa causa de hipercalcemia? a) Sarcoidose.

b) Mieloma Múltiplo. c) Hipervitaminose D.

(9)

Um paciente de 35 anos de idade, sem queixas e sem uso de medicação, vai à consulta médica para iniciar um acompanhamento clínico. Em sua anamnese, relata que seu pai faleceu aos 65 anos de idade, devido a câncer colo-retal.

Das opções abaixo, qual a mais indicada para acompanhar este paciente?

a) Avaliações clínicas periódicas, com toque retal a cada dois anos. b) Colonoscopia aos 40 anos de idade e, a partir de então, a cada

cinco anos.

c) Hemograma anual e pesquisa de sangue oculto nas fezes aos 40 anos e, a partir de então, anualmente.

d) Orientações; é desnecessário programa específico para este acompanhamento, uma vez que o câncer colo-retal tem como principal etiologia os hábitos alimentares, e há pouco risco hereditário.

QUESTÃO 40

Um paciente de 30 anos de idade trabalha como porteiro em casa noturna e relata que vem evoluindo há cerca de duas semanas com quadro de febre de até 38,8ºC, acompanhado de sudorese principalmente noturna, tosse com expectoração abundante e purulenta e queda do estado geral, com perda de 5 Kg. Fez um RX de tórax que mostra infiltrado pulmonar em lobo superior direito.

Qual a principal hipótese diagnóstica? a) Pneumonia bacteriana.

b) Infecção fúngica. c) Tuberculose.

Referências

Documentos relacionados

Média dos valores de número de nódulos (NN), massa de matéria seca de nódulos (MSN) e de parte aérea (MSPA), eficiência relativa (ER), teor (TNPA) e acúmulo (ANPA) de nitrogênio

Contas credor Banco c/Movimento Capital integralizado Imóveis Estoques de Materias Receita de Serviços Despesas Diversas Fornecedores Despesas Salários Custos de Materiais Títulos

Considerando que a compreensão das práticas de fogo tradicionais pode fornecer subsídios na solução de questões relacionadas ao manejo do fogo, este estudo teve como objetivo

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

Visita da delegação da Comissão LIBE do PE ao Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (GEAA) em La Valeta, Malta, de 29 a 30 de outubro de 2013 A visita da delegação da

Assim, podemos co considerar uma estratégia de controle da temperatura de saída do óleo combustível onde os efeitos de variações na temperatura de entrada e vazão do

5.02- À CONTRATADA fica vedado negociar ou efetuar a cobrança ou o desconto da(s) duplicata(s) emitida(s) através da rede bancária ou com terceiros,

Fluxograma do processo, caso o pagamento da PLR seja efetuado no adiantamento: Início do processo Acessar a rotina Definição de Tabelas (GPEA310) Consultar a estrutura da