• Nenhum resultado encontrado

Guia completo para reduzir os custos com recrutamento e seleção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia completo para reduzir os custos com recrutamento e seleção"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Guia completo

para reduzir

os custos com

recrutamento

e seleção

(2)

Conheça sua empresa

Introdução

Promova a comunicação estratégica Valorize o recrutamento estratégico Realize o recrutamento interno Defina o perfil ideal para a vaga Utilize redes sociais

Faça entrevistas à distância

Testes elaborados internamente ou Testes comprados: agilidade e precisão

Invista em softwares de recrutamento e seleção Conclusão Sobre nós

04.

03.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

Conteúdo

(3)

O dia a dia de um gestor de RH é recheado de desafios, mas a seleção de novos colaboradores é certamente um dos maiores. A empresa e

seus donos exigem que o melhor candidato seja escolhido no menor tempo possível, além de sempre procurarem por meios de cortas gastos com esse processo.

Introdução

Reduzir os custos com recrutamento e seleção é possível, mas não

sem um certo cuidado. Retirar os investimentos a torto e a direito pode apenas prejudicar o desempenho do RH. Sua melhor amiga nesse momento? Tecnologia!

Mas chegaremos lá. Agora, veja como reduzir os custos com recrutamento e seleção, passo a passo!

(4)

O primeiro passo é essencial. Parece óbvio ou até simples demais, mas é bem fácil se perder nas necessidades da empresa. Todas as áreas possuem suas próprias características, pontos altos e pontos baixos. O RH deve ficar atento a tudo isso, mas vez ou outra algumas coisas vão escapar. O melhor jeito de realmente

conhecer a empresa é conversando com os funcionários de todos os setores. Saiba o que eles desejam, o que gostam e o que não gostam e, principalmente, como eles vêm desempenhando seus papeis. Reconhecer os déficits é importante para buscar um candidato que resolva o problema, ou pelo menos tenha capacidade de ajudar na resolução.

Uma boa técnica para ficar a par do que está rolando na empresa é com uma pesquisa interna. Ela pode ser feita através de formulários online mesmo, distribuídos pelos emails das diversas equipes. Empresas de médio e grande porte são as mais difíceis de se conversar um a um, então essa é uma estratégia muito válida. Elabore perguntas-chave e faça uma pesquisa rápida e funcional.

Com os resultados, você não só terá uma ideia melhor do que cada área precisa, como também obterá outras informações úteis para o desenvolvimento profissional de cada funcionário.

Conheça

(5)

Promova a

comunicação

estratégica

A comunicação de uma empresa não serve apenas para atrair clientes! Na verdade, ela é fundamental para atrair também bons candidatos.

Se sua ideia é conseguir os melhores profissionais, você deve saber que eles estão procurando pela melhor oportunidade. A ideia de que os trabalhadores são os únicos que devem mostrar seus benefícios é antiquada e não combina com o mercado atual. A empresa pode e deve fazer o caminho contrário, mostrando os benefícios que oferece para sua equipe, além de seus ideais

e valores. Empreendimentos só crescem com colaboradores que estão alinhados a esses valores; de outra forma, não há fidelização ou comprometimento reais, o que afeta a produtividade e a rotatividade de funcionários.

Portanto, use a comunicação estratégica para reduzir os custos com recrutamento e seleção ao identificar as pessoas certas e livrar-se do tempo extra que seria gasto com as pessoas erradas. Divulgue a imagem que você quer passar e, mais do que isso, ganhe reconhecimento no mercado. O número de candidatos tende a aumentar, mas ao mesmo tempo os perfis menos apropriados também tendem a diminuir. É uma otimização de gastos e de tempo, e o melhor é que os clientes também verão isso com bons olhos.

(6)

Valorize o

recrutamento

estratégico

O conceito de recrutamento

estratégico é cada vez mais utilizado pelo RH de centenas de empresas, e os resultados são sempre

positivos. Trata-se de um trabalho de constante acompanhamento e conciliação entre os diferentes setores da companhia, para a criação de alguns critérios básicos a serem usados na hora de recrutar novos talentos.

Basicamente, o recrutamento estratégico se baseia em uma empresa totalmente alinhada internamente. Com os objetivos alinhados em todas as áreas, as chances de que a organização cresça é muito maior. Isso porque os funcionários novos têm maior chance de ficar e crescer junto, o que aumenta a produtividade e diminui o turnover. Por si só, isso já é um modo muito eficaz de reduzir gastos e inflar os lucros.

Quando o RH começa a aplicar esse conceito, fica mais fácil solicitar investimentos em recursos humanos, pois os chefes verão que os resultados são reais e palpáveis. Com o investimento, você pode captar outros recursos que facilitarão ainda mais todo o processo de seleção e daí para frente haverá um ciclo muito bem-vindo no RH. Esse é o ponto principal de uma abordagem estratégica: dar o pontapé inicial e seguir com as técnicas apropriadas no longo prazo.

(7)

Você já percebeu quantos talentos incríveis estão bem debaixo do seu nariz? Nem sempre é preciso olhar para fora para encontrar o melhor candidato para um cargo. A sua equipe já pode ter pessoas muito capacitadas e que adorariam receber uma promoção ou serem remanejadas para um cargo com o qual se identificam mais. Na verdade, não são poucas as pessoas que entram em uma empresa já visando uma outra vaga, aguardando apenas pela oportunidade de se mostrarem competentes o bastante.

Mas como você vai saber se esse é o caso? Em primeiro lugar, lembre-se que os colaboradores não precisam deixar de se especializar só porque já estão contratados. Procure investir em treinamentos e cursos de especialização. Além de melhorar o rendimento de toda a equipe, você conseguirá observar de perto aqueles que parecem se dar melhor com um ou outro tipo de atividade. O treinamento serve para capacitar e destacar simultaneamente. No caso de vagas que precisam de alguém de confiança, nada melhor do que aproveitar um talento que já está comprometido com a organização. Você estará oferecendo um plano de carreira e uma chance de crescercada vez mais, enquanto recebe em troca uma atitude muito mais disposta e confiável.

(8)

Defina o

perfil

ideal para a vaga

Conhecer a empresa é essencial não só para dar as informações certas, mas para definir o perfil ideal para a vaga em aberto. Todas as pesquisas internas formam o tipo de candidato que mais pode agregar ao espaço deixado naquela área específica. Não só isso, mas o conhecimento sobre a empresa deixará claro quais valores são os mais prezados por ela. Isso faz parte do perfil procurado da mesma forma. Vale ressaltar que para chegar a esse perfil, dificilmente será possível se você trabalhar sozinho. Converse com outros gestores, tanto acima quanto abaixo ou igual ao seu nível hierárquico. Façam uma reunião que destaque todas as habilidades e características mais esperadas. Em seguida, use essas informações para montar o anúncio para a vaga.

Se a ideia é ter alguém mais descontraído, que combine com o ambiente de trabalho, a divulgação da vaga não pode ser excessivamente formal. O mesmo vale ao contrário: se o cargo segue um código de vestimenta, por exemplo, é melhor atrair logo de primeira apenas pessoas que estejam dispostas a cumprir esse tipo de regra.

Portanto, a definição do perfil age de maneira definitiva na elaboração e divulgação da vaga, incluindo nos canais utilizados.

(9)

Dentre esses canais, não podemos deixar de lado as redes sociais! Muitas empresas focam seus esforços em sites de busca de emprego, que realmente são úteis, mas não são sempre a melhor escolha. Se você quer reduzir os custos com recrutamento e seleção, pense mais ainda! Na maioria das vezes, esses portais são pagos, ou possuem recursos limitados. O interessante é complementar a estratégia.

Utilize

redes sociais

As redes sociais, por outro lado, são gratuitas e possuem a possibilidade de veiculação de anúncios, se for do interesse da empresa. Acredite ou não, muitas companhias usam essas plataformas como meio de veicular anúncios de vagas, já que é possível segmentar o público — veja o Facebook Ads, por exemplo. É um sucesso para publicidade de produtos e serviços, por que não seria para encontrar os candidatos certos?

Mas não se trata só de anúncios! As redes sociais simplesmente como meio de divulgação por si só são ótimas para chegar ao seu perfil ideal de colaborador. Você pode integrar outras ferramentas com elas, como plataformas de testes próprias para o RH, ou pode participar de grupos de divulgação de vagas na área da empresa. Há algumas redes sociais específicas para o lado profissional, também, como o Linkedin.

(10)

Reduzir os custos com recrutamento e seleção significa, em grande parte, otimizar o tempo gasto nesse processo. A produtividade do RH diminui bastante enquanto a equipe passa por todas as etapas de recrutamento, que individualmente já exigem muito. As entrevistas, então, são

provavelmente a seção mais delicada e que mais consome tempo.

Entrevistas à distância são uma opção que surgiu com a tecnologia e que funciona para todos os envolvidos. Há muitas ferramentas no mercado que atendem a essas expectativas, algumas das quais foram até desenvolvidas com esse propósito exato. Nesse caso, nem todas serão gratuitas, mas dependendo da sua necessidade, pode valer o investimento. Em outros casos, o próprio Skype é viável e acessível para a maioria das pessoas. A grande vantagem dessa abordagem é a comodidade para você e para o candidato, que não precisa nem mesmo sair de casa para conversar. Você também não precisa reservar uma grande quantidade de tempo para atendê-lo, ou necessariamente separar uma sala só para isso. Além do mais, se a vaga exige certa familiaridade com tecnologia e ferramentas digitais, a própria entrevista à distância já é um teste por si só. Una o útil ao agradável e seja objetivo com seus candidatos.

(11)

Os testes realizados com os candidatos são determinantes para sua permanência no processo seletivo. Mas como elaborar esses testes? Ou será que comprá-los é melhor?

As respostas para essas perguntas variam muito. Testes elaborados internamente exigem bastante tempo e dedicação da equipe de RH, o que significa que não são exatamente mais em conta economicamente. Entretanto, são muito mais completos e específicos para a vaga. Você tem a possibilidade de elaborar perguntas que indicam precisamente as habilidades que aquele cargo precisa, sem colocar nem pôr. Isso garante uma contratação especialmente segura.

Testes elaborados

internamente ou

Testes comprados:

agilidade e precisão

Por outro lado, se não há tempo hábil para elaborar um teste, comprá-los é a saída. Isso não quer dizer que eles não serão bem construídos ou eficazes; a diferença é que não terão tantas informações técnicas próprias da empresa. Ainda assim, há muitas plataformas de compra de testes que oferecem uma variedade enorme e que ajudam incrivelmente no recrutamento.

Qualquer que seja a escolha, os testes oferecem uma precisão que não deve ser ignorada. Comprados ou elaborados internamente, não deixe de aplicá-los. É um método comprovadamente eficiente de reduzir o turnover e contratar os melhores talentos, além de deixar todos confortáveis e felizes em seus respectivos cargos.

(12)

A tecnologia não existe só na hora das entrevistas à distância. Há softwares de RH que unem todos os pontos mais importantes para uma boa seleção, rápida, eficiente e de baixo custo.

Por exemplo, imagine que os testes que mencionamos no tópico anterior fossem online. Se você otimizou o tempo ao não fazer todas as entrevistas individuais presencialmente, por que gastaria esse tempo aplicando testes? Eles são ainda mais demorados e exigem a presença de um aplicador constantemente. Se forem online, você não precisa se preocupar com a parte prática, apenas com os resultados. Plataformas de testes determinam um período no qual o candidato pode responder cada pergunta e permitem que o recrutador acompanhe todos os resultados. Com eles, o software elabora automaticamente relatórios de desempenho e entrega os melhores e piores. Você não precisa avaliar cada um individualmente, a

Invista em

softwares de

(13)

Imagine como isso facilita todos os procedimentos do RH! Há mais facilidades escondidas nas novidades tecnológicas da área. Procure pelo tipo de software que mais funciona para você e para a empresa, que atenda os déficits encontrados no seu caso e que se adeque ao orçamento destinado aos recursos humanos.

Conclusão

Reduzir os custos com recrutamento e seleção não depende de uma só ação. São várias mudanças dentro do RH e da empresa como um todo, com investimentos feitos nos locais certos. Não é fácil convencer a gestão de que esses investimentos devem ser feitos, mas esperamos que agora você entenda melhor no que eles são aplicados.

Cada passo ajuda o RH a elaborar estratégias para otimizar a seleção e conseguir talentos duradouros e que aumentem o capital intelectual da empresa. Use este ebook como material de consulta sempre que precisar, e faça com que sua gestão de RH seja mais eficiente desde o recrutamento!

(14)

Rankdone foi idealizado por Rodolfo Gobbi e Marcelo Marques,

empreendedores e empresários que trabalham com tecnologia e software livre há mais de 20 anos.

Os dois empreendedores visualizaram que o compartilhamento colaborativo em um marketplace e o engajamento com gamification podem mudar como as empresas selecionam tecnicamente os candidatos. Assim surgiu o Rankdone, um software on-line que aumenta a

produtividade do recrutador pois permite selecionar rapidamente os candidatos certos para serem entrevistados sem que ele tenha que ler “uma pilha” de currículos.

Escolhendo o candidato certo em um tempo menor você deixa de ser operacional e passa a ser estratégico para sua empresa.

(11) 2125-4721 rankdone@rankdone.com @rankdone

Sobre

nós

(15)

Referências

Documentos relacionados

02 armários de aço, 02| Pintura Para armazena- estantes de madeira com anual mento de ali- portas, 01 armário de madeira mentos não com porta, engradados para | no início

A terceira fase conhecida como Esquematismo, caracteriza-se pelos esquemas representativos que se inicia na construção de novas formas que por ela eram isentas. A cada

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga

O COMANDANTE DA 3ª REGIÃO MILITAR (3ª RM), no uso de suas atribuições, divulga e estabelece normas específicas para a abertura de inscrição e

Condensação pode ocorrer quando um reservatório contendo um vapor tem sua parede resfriada, como ilustrado na Figura 5.1, na qual também são ilustrados os perfis de velocidade e

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

Sua produção anual é de 3,4 bilhões de barris e que conseguiu mais de 100 campos de petróleo e gás na Arábia Saudita, pelo menos, tot alizando 264,000 milhões de barris