• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SÚMULA CURRICULAR

Docente: Claudia Lemos Vóvio

1. Formação

Ano Título ou Atividade Instituição

1988 Graduação em Pedagogia PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 1999 Mestrado em Educação USP – Faculdade de Educação

2008 Doutorado em Linguística Aplicada Unicamp – Instituto de Estudos da Linguagem

2017-2018 Estágio Pós-Doutoral em Educação, área Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa USP – Faculdade de Educação

2. Histórico Profissional UNIFESP

• 2008-Atual - Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Educação

• 2016-2017- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência

• 2013-2016 - Vice- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência

• Graduação: responsável pelas disciplinas Alfabetização e Letramento e Residência Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos.

• Pós-Graduação em Educação e Saúde: responsável pelas disciplinas Letramento e participação social; Seminários de Estudos e Pesquisa; Tópicos em Aquisição da Linguagem; Desigualdades sociais e escolarização.

• Pós-Graduação em Educação: Centro Universitário Unianchieta

• 2008 – Professora Doutora no curso de Letras, responsável pela disciplina Práticas de Ensino de Língua Portuguesa

• 2008 – Coordenação do Curso de Especialização Lato-Senso: Alfabetização e Letramento. Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação

• 1999-2008 Coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos

• 1994-1999 Assessora pedagógica do Programa de Educação de Jovens e Adultos

(2)

FONSECA, G. L.; VÓVIO, C. L. Produção de textos escritos na alfabetização: um estudo em duas escolas públicas localizadas em territórios socialmente vulneráveis. Archives Analíticos de Políticas Educativas/ Education Policy Analysis Archives, 26(X), 2018. (No prelo - Data de publicação: 19 de novembro de 2018)

RIBEIRO, V. M.; VÓVIO, C. L. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista (IMPRESSO), v. 33, p. 71-87, 2017

VÓVIO, C. L.; RIBEIRO, V. M; NOVAES, L. C.; BRAVO, M. H. Livros de ocorrência: violência e indisciplina em escolas de território vulnerável. Archives Analíticos de Políticas Educativas/ Education Policy Analysis Archives, v. 24, p. 126, 2016.

VOVIO, C. L.; ROMERO, M. . A formação de leitores no ciclo de alfabetização: a palavra escrita como brinquedo e a leitura como brincadeira. In: SILVEIRA, E.; BAZZO, J. L. DOS S.; CHAGAS, L. M. DE M.; AGUIAR, M. A. L. DE; PEDRALLI, R.. (Orgs.). Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. 1ed.Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciência da Educação; NUP, 2016, v. 1, p. 153-175.

MARCUCCI, F.; VOVIO, C. L. Gestão do tempo e das aulas de Língua Portuguesa: um estudo de caso sobre a qualidade de oportunidades educacionais em escola de território vulnerável. Estudos Linguísticos, v. 44, p. 610-624, 2015.

VÓVIO, C. L.; KLEIMAN, A. B. Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adulas: um balanço da produção científica. Cadernos CEDES (IMPRESSO), v. 33, p. 177-196, 2013.

jovem às práticas pedagógicas criadoras. Interacção (Impresso) v. 7, n. 17, 2011, p. 75-94.

BATISTA, A. A.; VÓVIO, C. L.; KASMIRSKI, P. R. Práticas de leitura no Brasil, 2001-2011: um período de transformações. In: RIBEIRO, V. M.; LIMA, A. L. BATISTA, A. A. G. (Orgs.) Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do INAF. Belo Horizonte : Autêntica, 2015, p. 189-238. BATISTA, A. A.; KASMIRSKI, P. R.; VÓVIO, C. L.; Determinantes de intensidade e diversidade de práticas de leitura. In: RIBEIRO, V. M.; LIMA, A. L. BATISTA, A. A. G. (Orgs.) Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do INAF. Belo Horizonte : Autêntica, 2015, p. 239-268.

BRAGA, D. B.; VOVIO, C.L. Uso de tecnologia e participação em letramentos digitais em contextos de desigualdade. In: BERTOLI, D. B. (Org.) Tecnologia da informação e comunicação e participação social. São Paulo : Cortez, 2015, p. 33-67.

VÓVIO, C. L.; DE GRANDE, P. B. O que dizem as educadoras sobre si: construções identitárias e formação docente. In: VÓVIO, C. L.; DE GRANDE, P. B.; SITO, L. Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas : Mercado de Letras, 2010, p. 51-70

(3)

VÓVIO, C. L. Formação de educadores de jovens e adultos: a apropriação de saberes e práticas conectadas à docência. In: DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEIVA, L.; SANTOS, L. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: educação de jovens e adultos. Coleção Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 60-77.

4. Projetos de pesquisa

Negociação do sentido dos textos em contexto escolar de vulnerabilidade social: da análise de práticas interacionais ao desenvolvimento de materiais de formação docente

Descrição: Este projeto, coordenado por Malory Leclère (Universidade Sorbonne Nouvelle) e Sandoval Nonato Gomes Santos (Universidade de São Paulo) insere-se no campo das aprendizagens linguageiras em contexto formal. Interessa-se pelos momentos de negociação de sentido observáveis nas interações didáticas, em contexto escolar. Esses momentos constituem um dos maiores desafios das atividades de ensino-aprendizagem, pois contribuem à construção, pelo aprendiz, do sentido dos discursos e das atividades de aprendizagem propostas em sala. Os aprendizes focalizados pelo projeto são aqueles para os quais a distância entre os percursos sócio-linguageiros e/ou sócio-educativos e as exigências da cultura escolar pode constituir um bloqueio para as aprendizagens fundamentais. Considerando-se suas dificuldades, as intervenções do professor requerem uma atenção particular dada às negociações de sentido, tanto na compreensão dos suportes e atividades pedagógicas, quanto na sua inscrição nos percursos de aprendizagem. Nessa perspectiva, o projeto propõe-se a articular uma abordagem de análise dos gestos profissionais em jogo nas atividades de negociação do sentido, com uma abordagem de pesquisa-ação-formação visando a elaborar ferramentas de formação. Inclui pesquisadores e alunos de pós-graduação de instituições francesas e brasileiras.

Vigência até 2018.

Integrantes: Márcia Cristina Romero Lopes; Cláudia Lemos Vóvio; Thatiana Ribeiro Vilela; Rosângela Nogarini Hilário; Violaine Bigot; Laurence Corny; Malory Leclère; Suzana Rosa de Almeida; Emerson de Pietri; Laurence Le Ferrec; Sandoval Nonato Gomes Santos (Coordenador); Heloisa Gonçalves Jordão; Ana Maria Urquiza de Oliveira; Estevão Firmino Armada; Viviane Bellance.

Financiador(es): SPC - Sorbonne Nouvelle - Auxílio financeiro. 5. Orientações

5.1. Em Andamento Mestrado

(4)

• Evanise Cavalcante de Barros. A formação do leitor literário: entre a teoria e a prática, as visões de educadores e estudantes adolescentes da cidade de São Paulo. Início em 2016. Bolsista CNPq

• Maytê Saach. Práticas de letramento em contextos não-formais: possibilidades na (re)construção de identidades e criação de novas narrativas sobre si. Início em 2017. Bolsista CNPq • Taila Carvalho-Ebizero. Categorias do Julgamento Professoral em Escola de Território Vulnerável Início em 2016. Bolsista CNPq

Doutorado

• Fernanda Marcucci. Práticas de leitura na alfabetização em escolas localidades em território socialmente vulnerável. Início em 2015. Bolsista CNPq

• Estevão Marcos Armada Firmino. Sala de Leitura em escolas da Rede Municipal de São Paulo: práticas de leitura e oportunidades de acesso nas culturas do escrito. Início: 2016.

• Maristela do Carmo Barbosa Freire. Mediação de leitura: unindo infâncias e resignificabdo experiências na interlocução entre a saúde e a educação. Início: 2017.

5. 2. Concluídas Mestrado

• Gleice Lima da Fonseca. Produção textual: o que se ensina em turmas de 3o ano em escolas localizadas em territórios de alta vulnerabilidade?. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, 2016.

• Thabita Alne Biazon Lopes. Trajetórias de alunos em defasagem idade-série em uma escola de território vulnerável de São Miguel Paulista.. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, 2016. Bolsista CNPq.

• Fernanda Marcucci. A educação nas grandes metrópoles: ensino de língua portuguesa em são miguel paulista.. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. 2015. Bolsista CNPq.

• Lays Pereira. Perspectivas curriculares para a consolidação da alfabetização: acerca do ensino de língua escrita.. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, 2014. Bolsista CNPq.

• Débora Takehara. Hanseníase tem cura: análise dos discursos de pacientes e profissionais da saúde a respeito dos materiais educativos impressos sobre hanseníase. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, 2013. Bolsista CNPq.

(5)

• Claudia C. O. Pereira Lucio. Livros em Braille: materialidade e configuração textual dos materiais didáticos para deficientes visuais na rede estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência), Universidade Federal de São Paulo, 2013.

• Thayame Silva Porto. Centro de Incentivo à Leitura (CIL) no Centro de Educação Unificada (CEU): um estudo de caso sobre o programa de acesso à cultura escrita no bairro dos Pimentas. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência), Universidade Federal de São Paulo, 2013. Bolsista CNPq.

6. Link para Currículo Lattes

Currículo lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701086H8#LivrosCapitulos

MyCitation (Google Scholar) : https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=W0Ft1DkAAAAJ

7. Temas de interesse

Linha de atuação no PPGE : Linguagens e Saberes em Contextos Formativos (linha 05) • Alfabetização e Letramento

• Didática de Ensino de Língua Portuguesa • Interação em sala de aula de Língua Materna • Formação do professor alfabetizador

• Linguagem, cognição e aprendizagem

• Educação em Periferias/ Educação em territórios vulneráveis

8. Outras informações biográficas

2014 a 2017 - Coordenou o Projeto Interdependência Competitiva e qualidade das oportunidades educacionais, cujo objetivo foi o de verificar como se configuram as oportunidades educacionais relativas ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, à formação de sujeitos capazes de tomar parte de diversas práticas de uso da linguagem escrita, encontram-se afetadas por relações de interdependência, em duas escolas públicas municipais localizadas em São Miguel Paulista, território socialmente vulnerável. Pressupõe-se que as situações de ensino e aprendizagem geradas no interior de uma mesma rede de ensino estariam cingidas por fatores externos e internos a cada unidade escolar, em grande medida, pela constituição e dinâmica do território onde se situa a escola, pela origem e condição socioeconômica dos alunos e seus familiares (além do seu capital cultural e proximidade com

(6)

a cultura escolar), pelo clima escolar e modos de gestão institucional, bem como pelo conjunto de profissionais da educação que nela atuam, não estando imunes às desigualdades sociais. Nesse sentido, reuniu-se um amplo conjunto de dados, de caráter empírico, nos anos de 2014-2017. A análise consistiu na sistematização de fatores internos à escola, que agem sobre o trabalho docente e suas escolhas de ordem curricular e metodológica no processo de alfabetização de crianças pertencentes a camadas desfavorecidas, especialmente aqueles que habitam regiões de alta e altíssima vulnerabilidade. Elegeu-se essa disciplina escolar especificamente porque ao se observar os resultados da educação escolar no que tange ao domínio da língua escrita e ao desenvolvimento de conjunto de capacidades voltadas à leitura e compreensão e à produção de textos nas variadas situações sociais, constata-se as dificuldades de atingir as metas estabelecidas, especialmente para crianças, adolescentes e jovens de origens desfavorecidas Optou-se pela abordagem qualitativa, fazendo convergir dados variados e integrando-os a partir da triangulação de diferentes fontes, o que permite compreender como o problema de pesquisa apresentado se manifesta, bem como as relações entre essas escalas. Para além de informar políticas educacionais que têm em seu horizonte a justiça e a equidade, seus resultados permitirão compreender os fatores intervenientes na qualidade das oportunidades em Língua Portuguesa e incrementar a reflexão sobre os dispositivos didáticos necessários à construção de modos protagonistas de acesso a bens simbólicos no seio das práticas de ensino/aprendizagem.

Financiamento: CNPq – Edital Universal – Faixa A – no. 461267/2014-3 - Vigência até 31/11/2017. Integrantes: Claudia Lemos Vóvio (Coord.); Marcia Romero (Pesq. Colaborador); Vanda Mendes Ribeiro (Pesq. Colaborador); Fernanda Marcucci (Ms); Thabita Aline Biazon Lopes (Ms); Bryan Seches (Ms), Gleice Lima Fonseca (Ms); Paula Reis Kasmirski; (Ms) Caroline dos Santos Correia; Taila Carvalho Ebizerro. Orientações: 8 (3 Mestrados; 2 ICs; 3 TCCs)

2017- Atual - Membro do Comitê Editorial da Editora Cortez, São Paulo.

2018 – Atual – Editora Assistente da Revista Educação e Pesquisa, da Faculdade de Educação da USP.

Atuou em diferentes atividades voltadas à Produção de Materiais de Formação de Professores da Educação Básica, dentre eles destacam-se:

2015 – Exerceu a função de Professora Conteudista, no curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, Módulo Estratégias Político-Didático-Pedagógicas para EJA, organizado pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Unifesp.

(7)

2015 - Exerceu a função de Professora Conteudista, no curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Desenvolvimento Inclusivo na Escola, Módulo Educação de Jovens e Adultos, organizado pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Unifesp.

2015 – Elaborou Material de Formação para Educadores Sociais da Ong Ação Comunitária

VÓVIO, C. L.; NÓBREGA, M. J. ; SAAD, M. A. . Campo de experiência: letramento. São Paulo: Ação Comunitária, 2015 (Material de formação)

2014 a 2015 – Elaborou Cadernos de Formação de Alfabetizadores para o Programa SESC Ler, Departamento Nacional do SESC.

VÓVIO, C. L.; FERRAZ, L. M. . Leitura e compreensão: a formação leitora - Caderno de Estudos. Rio de Janeiro: SESC, DN 2015 (Material de formação).

VÓVIO, C. L.; FERRAZ, L. M. . Leitura e compreensão: a formação leitora - Projeto Floresta Faz a Diferença - Projeto Didático. Rio de Janeiro: SESC, DN 2015 (Material de formação).

VÓVIO, C. L.; ROMERO, M. Apropriação do sistema de escrita .

VÓVIO, C. L.; Romero, M. . A apropriação do sistema de escrita: caderno de estudos. Rio de Janeiro : SESC, DN, 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais formativos para educadores e estudantes da EJA).

VÓVIO, C. L.; Romero, M. . Apropriação do sistema de escrita: nosso patrimônio cultural. Rio de Janeiro : SESC, DN, 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materiais formativos para educadores e estudantes da EJA).

2014 - Assessorou o processo de formulação e é coautora da “Proposta curricular de Língua Portuguesa – 1º ao 5º ano – Estado do Ceará. Fortaleza”.

CEARÁ. Proposta curricular de Língua Portuguesa – 1º ao 5º ano – Estado do Ceará. Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Coordenadora de Cooperação com os Municípios (Copem). Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), 2014, 2 v.

2014 – Participou do Projeto de Produção de Materiais para Formação Docente, Brasil África: Histórias Cruzadas, organizado pela UFSCAR, Ministério da Educação e SECADI e Unesco, como coautora do livro “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil”

BRASIL. História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil. Brasília: MEC/SECADI, UFSCAR, 2014 ISBN 978-85-7994-083-5

Referências

Documentos relacionados

Ambrósio Jr & & Rio de Janeiro Rio de Janeiro Corneal Corneal Tomography Tomography and and Biomechanics Biomechanics Study Study Group Group..

A relação com os movimentos sociais camponeses demonstra, entre outros aspectos, as seguintes características do Curso: a relação direta estabelecida com a

preocupe muito com o assunto.. Quixote algumas vezes, nunca o ouvi dizer, relativamente a qualquer uma destas coisas, «Belíssimo». Esta constatação, juntamente com o seu

Como possível alternativa ao método de regressão na AND, foram utilizadas redes anteroalimentadas (feedforward), treinadas por meio do algoritmo da retropropagação do

Dissertação situada na Análise Critica do Discurso, em interdisciplinaridade com a Linguística de Texto, a Teoria das Representações Sociais e a Teoria da Enunciação. Tem

O presente trabalho evidencia através do estudo de caso, como a implantação de um biodigestor, para o tratamento dos dejetos, e a concomitante produção de biogás para

Dessa forma, por ser crime de natureza formal, cuja consumação não depende de resultado naturalístico, não há necessidade do lançamento do crédito tributário para que

Para a análise e discussão do ponto cinco da Ordem de Trabalhos, o presidente da mesa referiu que, dado a FERLEI ainda não se ter pronunciado sobre a substituição