• Nenhum resultado encontrado

Os principais dados apresentados na consulta de Fluxo por Natureza são:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os principais dados apresentados na consulta de Fluxo por Natureza são:"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Fluxo de Caixa por Natureza Financeira

Produto : Microsiga Protheus® Módulo Financeiro versão 11

Chamado : TDZAII Data da publicação : 25/05/12

País(es) : Brasil Banco(s) de Dados : Todos

Implementada a rotina de Fluxo de Caixa por Natureza Financeira (FINC022) que permite efetuar consultas ao Fluxo de Caixa baseadas no plano de naturezas financeiras. Nesta rotina são registradas as movimentações financeiras realizadas ou integradas ao módulo Financeiro, classificadas pela natureza de operação financeira utilizada no evento.

A rotina de Histórico de Fluxo de Caixa por Natureza Financeira (FINC023) permite a gravação de consultas armazenadas anteriormente no histórico de Fluxo de Caixa por Natureza e a comparação entre elas.

Fluxo por Natureza (FINC022)

Os principais dados apresentados na consulta de Fluxo por Natureza são:

Saldo Inicial: Valor constante no caixa no início do período considerado para elaboração do Fluxo de Caixa. É composto pelo dinheiro na gaveta, mais os saldos bancários disponíveis para saque.

Entradas de Caixa: Correspondem as vendas realizadas à vista, e outros recebimentos, como duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito, disponíveis como dinheiro na respectiva data de consulta ao Fluxo de Caixa.

Saídas de Caixa: Correspondem a pagamentos de fornecedores, pró-labore (retirada de sócios), aluguéis, impostos, água, luz, telefone entre outros.

Saldo Operacional: Representam o valor obtido de entradas no fluxo de caixa menos as saídas de caixa na data em que ocorrem. Permite avaliar o comportamento de seus recebimentos e gastos periodicamente, sem a influência dos saldos de caixa em períodos anteriores.

Saldo Final do Caixa: Representa o valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional. Permite constatar a real sobra os falta de dinheiro em determinado período e passa a ser o Saldo Inicial do próximo período.

O sistema considera os seguintes dados como movimentos de entrada no fluxo de caixa:  SE1 – Títulos a Receber;

Esta melhoria depende de execução do update de base U_UPDFIN, conforme Procedimentos para Implementação.

(2)

 SE5 – Movimentação Bancária a Receber;

 SC5/SC6 – Pedidos de Venda (o saldo será calculado no momento da consulta);  SEH – Empréstimos Financeiros (o saldo será calculado no momento da consulta);  SD1/SD2 – Nota Fiscal de Saída.

E considera os seguintes dados como movimentos de saída:  SE2 – Contas a Pagar;

 SE5 – Movimentação Bancária a Pagar;

 SC7 – Pedidos de Compras (o saldo será calculado no momento da consulta);  SEH – Aplicações Financeiras (o saldo será calculado no momento da consulta);  SE3 – Comissões de Vendas;

 SF1/SF2 – Nota Fiscal de Entrada.

As movimentações de entrada/saída atualizaram as tabelas de saldos das naturezas financeiras para que o Fluxo de Caixa seja exibido a partir da tabela de saldos diários e mensais atualizadas. Desta forma não é necessário um processamento para leitura de todas das movimentações do fluxo de caixa no momento da consulta do Fluxo de Caixa por Natureza, otimizando o tempo de resposta para exibição dos dados do período informado para consulta.

Apenas os itens que necessitam de atualização dinâmica, tais como Aplicações, Empréstimos, Pedidos de Compras, Pedidos de Vendas não classificados, têm os saldos calculados no momento da consulta ao fluxo de caixa no período informado.

As seguintes operações atualizarão os saldos das naturezas:  Inclusão de títulos a receber;

 Alteração de títulos a receber;  Inclusão de títulos a pagar;  Alteração de títulos a pagar;

 Baixas a receber (manual, automática, por lote e via CNAB);  Baixas a pagar (manual, automática, por lote e via CNAB);  Liquidação a Receber;

 Liquidação a Pagar;  Faturas a Receber;  Faturas a Pagar;

 Comissões de Venda (Emissão e Baixa);  Movimentações Bancárias Manual a Receber;  Movimentações Bancárias Manual a Pagar;  Transferência Bancária;

(3)

 Conciliação Bancária Automática (efetivação de movimentações bancárias);  Orçamentos Financeiros.

Os dados são exibidos a partir da leitura da tabela FIV – Movimentos Diários por Natureza Financeira, conforme data do movimento e definição dos parâmetros iniciais da rotina.

A consulta do fluxo de caixa por Natureza tem a opção de gravação dos dados exibidos, para futura comparação da situação com outros históricos de fluxo de caixa.

P

ROCEDIMENTOS PARA

I

MPLEMENTAÇÃO

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Antes de executar o U_UPDFIN é imprescindível:

a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o U_UPDFIN diretório \PROTHEUS11_DATA\ DATA e dos dicionários de dados SXs \PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM.

b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída,

(4)

ou;

iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade estará(rão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/Desativar (APCFG60D).

vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

1. Em Microsiga Protheus® Smart Client, digite U_UPDFIN no campo Programa Inicial.

Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do U_UPDFIN seja igual ou superior a 18/04/2012.

2. Clique em Ok para continuar.

3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado. Selecione a empresa desejada e confirme.

4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos, conforme mensagem explicativa apresentada na tela.

6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O update/compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. 8. Clique em Ok para encerrar o processamento.

(5)

A

TUALIZAÇÕES DO

U_UPDFIN

O tamanho dos campos que possuem grupo podem variar conforme ambiente em uso. 1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

Tabela FIV – Movimentos Diários por Natureza:

Campo FIV_FILIAL Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Filial

Descrição Filial do Sistema

Nível 1

Usado Não

Obrigatório Não

Browse Não

Grupo de Campos 033 - Filial

Help Filial do Sistema

Campo FIV_NATUR Tipo C Tamanho 10 Decimal 0 Formato @! Título Natureza

Descrição Código da Natureza

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema ExistCpo("SED", M->FIV_NATUR) Consulta Padrão SED - Naturezas

(6)

Help Informar o código da natureza Campo FIV_MOEDA Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Moeda

Descrição Código da Moeda

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema ExistCpo("CTO", M->FIV_MOEDA) Consulta Padrão CTO - Moedas

Help Informar o código da moeda do lançamento

Campo FIV_TPSALD

Tipo C

Tamanho 1

Decimal 0

Formato @!

Título Tipo Saldo

Descrição Tipo do Saldo

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema Pertence("123")

Opções 1=Orcado; 2=Previsto; 3=Realizado Help Informar o tipo de saldo

(7)

Tipo C

Tamanho 1

Decimal 0

Formato @!

Título Carteira

Descrição Código da Carteira

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema Pertence("PR")

Opções P=Pagar; R=Receber

Help Informar o código da carteira

Campo FIV_DATA

Tipo D

Tamanho 8

Decimal 0

Formato @!

Título Data Saldo

Descrição Data do Saldo

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Help Informar a data do saldo

Campo FIV_VALOR

Tipo N

Tamanho 17

Decimal 2

Formato @E 999,999,999.99

Título Valor saldo

(8)

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema NaoVazio()

Help Informar o valor do saldo

Tabela FIW – Saldo Mensal por Natureza:

Campo FIW_FILIAL Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Filial

Descrição Filial do Sistema

Nível 1

Usado Não

Obrigatório Não

Browse Não

Grupo de Campos 033 - Filial

Help Filial do Sistema

Campo FIW_NATUR Tipo C Tamanho 10 Decimal 0 Formato @! Título Natureza

Descrição Código da Natureza

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

(9)

Val. Sistema ExistCpo("SED", M->FIW_NATUR) Consulta Padrão SED - Naturezas

Help Informar o código da natureza

Campo FIW_MOEDA Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Moeda

Descrição Código da Moeda

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema ExistCpo("CTO", M->FIW_MOEDA) Consulta Padrão CTO - Moedas

Help Informar o código da moeda do lançamento

Campo FIW_TPSALD

Tipo C

Tamanho 1

Decimal 0

Formato @!

Título Tipo Saldo

Descrição Tipo do Saldo

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema Pertence("123")

Opções 1=Orcado; 2=Previsto; 3=Realizado Help Informar o tipo de saldo

(10)

Tipo C

Tamanho 1

Decimal 0

Formato @!

Título Carteira

Descrição Código da Carteira

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema Pertence("PR")

Opções P=Pagar; R=Receber

Help Informar o código da carteira

Campo FIW_DATA

Tipo D

Tamanho 8

Decimal 0

Formato @!

Título Data Saldo

Descrição Data do Saldo

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Help Informar a data do saldo

Campo FIW_VALOR

Tipo N

Tamanho 17

Decimal 2

Formato @E 999,999,999.99

Título Valor saldo

Descrição Valor do saldo

(11)

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema NaoVazio()

Help Informar o valor do saldo

Tabela FIX – Cabec de Persistencia Fluxo Cx:

Campo FIX_FILIAL Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Filial

Descrição Filial do Sistema

Nível 1

Usado Não

Obrigatório Não

Browse Não

Grupo de Campos 033 - Filial

Help Filial do Sistema

Campo FIX_CODIGO Tipo C Tamanho 10 Decimal 0 Formato @! Título Codigo

Descrição Codigo da persistencia

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

(12)

Val. Sistema ExistChav("FIX", M->FIX_CODIGO) Help Informar o código da persistência

Campo FIX_HORA Tipo C Tamanho 4 Decimal 0 Formato @R 99:99 Título Hora

Descrição Hora de gravacao

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema NaoVazio()

Help Informar a hora

Campo FIX_CODUSR

Tipo C

Tamanho 6

Decimal 0

Formato @!

Título Cod. Usuario

Descrição Codigo do usuario

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Inic. Padrão __CUSERID

Help Informar o código do usuário

Campo FIX_NOMUSR

Tipo C

Tamanho 30

(13)

Formato @!

Título Cod. Usuario

Descrição Codigo do usuario

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Contexto Virtual

Inic. Padrão IF(INCLUI, USRRETNAME(__CUSERID), USRRETNAME(FIX->FIX_CODUSR)) Inic. Browse USRRETNAME(FIX->FIX_CODUSR)

Help Informar Nome do Usuário

Campo FIX_CODPAR

Tipo C

Tamanho 6

Decimal 0

Formato @!

Título Cod. Param.

Descrição Cod. Param.

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Inic. Padrão GETSXENUM("FIX", "FIX_CODPAR") Val. Sistema NaoVazio()

Help Codigo dos parâmetros

Campo FIX_PARAM Tipo M Tamanho 80 Decimal 0 Formato @! Título Parametros Descrição Parametros Nível 1

(14)

Usado Sim

Obrigatório Sim

Contexto Virtual

Browse Não

Inic. Padrão IF(!INCLUI, MSMM(FIX->FIX_CODPAR), "")") Help Codigo dos parâmetros

Tabela FIY – Persistencia de Fluxo de Caixa:

Campo FIY_FILIAL Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Filial

Descrição Filial do Sistema

Nível 1

Usado Não

Obrigatório Não

Browse Não

Grupo de Campos 033 - Filial

Help Filial do Sistema

Campo FIY_CODIGO Tipo C Tamanho 10 Decimal 0 Formato @! Título Codigo

Descrição Codigo da persistencia

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

(15)

Val. Sistema ExistChav("FIX", M->FIY_CODIGO) Help Informar o código da persistência

Campo FIY_NATUR Tipo C Tamanho 10 Decimal 0 Formato @! Título Natureza

Descrição Código da Natureza

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema ExistCpo("SED", M->FIY_NATUR) Consulta Padrão SED - Naturezas

Help Informar o código da natureza

Campo FIY_MOEDA Tipo C Tamanho 2 Decimal 0 Formato @! Título Moeda

Descrição Código da Moeda

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema ExistCpo("CTO", M->FIY_MOEDA) Consulta Padrão CTO - Moedas

Help Informar o código da moeda do lançamento

Campo FIY_TPSALD

(16)

Tamanho 1

Decimal 0

Formato @!

Título Tipo Saldo

Descrição Tipo do Saldo

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema Pertence("123")

Opções 1=Orcado; 2=Previsto; 3=Realizado Help Informar o tipo de saldo

Campo FIY_CARTEI Tipo C Tamanho 1 Decimal 0 Formato @! Título Carteira

Descrição Código da Carteira

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema Pertence("PR")

Opções P=Pagar; R=Receber

Help Informar o código da carteira

Campo FIY_DATA

Tipo D

Tamanho 8

Decimal 0

Formato @!

Título Data Saldo

(17)

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Help Informar a data do saldo

Campo FIY_VALOR

Tipo N

Tamanho 17

Decimal 2

Formato @E 999,999,999.99

Título Valor saldo

Descrição Valor do saldo

Nível 1

Usado Sim

Obrigatório Sim

Browse Não

Val. Sistema NaoVazio()

Help Informar o valor do saldo

2. Criação Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:  Pesquisa FIX:

Alias FIX

Tipo 1- Consulta

Sequência 01

Coluna DB

Descrição Hist Fluxo p/ Nature

Contém FIX Alias FIX Tipo 2- Ordens Sequência 01 Coluna 01 Descrição Código

(18)

Alias FIX Tipo 4- Colunas Sequência 01 Coluna 01 Descrição Filial Contém FIX_FILIAL Alias FIX Tipo 4- Colunas Sequência 01 Coluna 02 Descrição Código Contém FIX_CODIGO Alias FIX Tipo 4- Colunas Sequência 01 Coluna 03 Descrição Data Contém FIX_DATA Alias FIX Tipo 5- Retorno Sequência 01 Contém FIX_CODIGO

3. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice FIV

Ordem 1

Chave FIV_FILIAL+FIV_NATUR+FIV_MOEDA+FIV_TPSALD+FIV_CARTEI+DTOS(FIV_ DATA)

Descrição Natureza + Moeda + Tipo Saldo + Carteira + Data saldo

Proprietário S

(19)

Ordem 1

Chave FIW_FILIAL+FIW_NATUR+FIW_MOEDA+FIW_TPSALD+FIW_CARTEI+DTOS( FIW_DATA)

Descrição Natureza + Moeda + Tipo Saldo + Carteira + Data saldo

Proprietário S

Índice FIX

Ordem 1

Chave FIX_FILIAL+FIX_CODIGO+DTOS(FIX_DATA)+FIX_HORA+FIX_CODUSR Descrição Codigo + Data + Hora + Cod. Usuario

Proprietário S

Índice FIY

Ordem 1

Chave FIY_FILIAL+FIY_CODIGO+FIY_NATUR+FIY_MOEDA+FIY_TPSALD+FIY_CARTE I+DTOS(FIY_DATA)

Descrição Codigo + Natureza + Moeda + Tipo Saldo + Carteira + Data saldo

Proprietário S

4. Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros: Nome da Variável MV_FINATFN

Tipo C

Descrição 1 = Fluxo Caixa On-Line,2 = Fluxo Caixa Off-Line

Valor Padrão 1

Nome da Variável MV_NATCOM

Tipo C

Descrição Codigo da natureza financeira que identifica as comissoes de vendas que sera utilizada na atualizacao de saldos p/natureza para fluxo caixa

(20)

P

ROCEDIMENTOS PARA

C

ONFIGURAÇÃO

Parâmetros

1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Nome MV_FINATFN

Tipo C

Cont. Por. 1

Descrição 1 = Fluxo Caixa On-Line, 2 = Fluxo Caixa Off-Line

Nome MV_NATCOM

Tipo C

Cont. Por. Comissões

Descrição Codigo da natureza financeira que identifica as comissoes de vendas que sera utilizada na atualizacao de saldos p/natureza para fluxo caixa

Menus

2. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Financeiro, conforme instruções a seguir:

Menu Consultas

Submenu Movimento Bancário

Nome da Rotina Fluxo Por Natureza

Programa FINC022

Módulo Financeiro

Tipo 1

Tabelas FIV, FIW

Menu Miscelânea

Submenu Recálculos

Nome da Rotina Saldos por Natureza

Programa FINA800

Módulo Financeiro

Tipo 1

(21)

Menu Consultas

Submenu Movimento Bancário

Nome da Rotina Hist. Fluxo p/ Natureza

Programa FINC023

Módulo Financeiro

Tipo 1

Tabelas FIX, FIY

P

ROCEDIMENTOS PARA

U

TILIZAÇÃO

É necessário que o modo de utilização de compartilhamento das tabelas do fluxo de caixa por natureza financeira esteja único para o grupo de tabelas do fluxo de caixa, sendo todos Exclusivo ou todos Compartilhados:

 SED – Naturezas Financeiras;  FIV – Movimentos Diários;  FIW – Movimentos Mensais;

 FIX – Cabeçalho de Persistência do Fluxo de Caixa;  FIY – Itens da Persistência do Fluxo de Caixa.

Os movimentos gerados pelos processos de aplicação e empréstimos

Para movimentos por motivos de Aplicação e/ou Empréstimos (FINA171), os parâmetros que determinam as naturezas financeiras utilizadas neste processo:

MV_NATEMP: Código da Natureza para Empréstimos; MV_NATAPLI: Código da Natureza para Aplicações.

E para movimentos por Resg/Pag. Emprést. (FINA181), os parâmetros que determinam as naturezas financeiras utilizadas neste processo:

MV_NATRAPL: Código da Natureza de Resgate de Aplicações; MV_NATREMP: Código da Natureza de Pagamento de Empréstimos.

Para movimentos feitos por processos de aplicações financeiras e empréstimos, resgate de aplicações financeiras e pagamento de empréstimos, aos ocorrer deduções por impostos, o valor realizado a ser exibido na consulta do fluxo de caixa é o valor bruto pois os movimentos nas tabelas destes processos não desmembram os valores dos impostos em naturezas especificas.

Caso seja necessário refazer os saldos por natureza, deve ser utilizada a rotina Rec Saldos por Natureza (FINA800), que processa as tabelas necessárias e constrói/reconstrói a tabela de saldos FIV – Movimentos Diários por natureza financeira e FIW – Saldo Mensal por natureza financeira, conforme os movimentos.

A consulta dos saldos previstos das aplicações financeiras e dos empréstimos financeiros na Consulta do Fluxo de Caixa por Natureza (FINC022) calcula o valor da aplicação de acordo com a database para calcular o rendimento e somar ao valor da aplicação, da mesma

(22)

maneira funciona com os empréstimos financeiros, que calcula os juros sobre o valor. De acordo com a database utilizada ao acessar a consulta, os valores previstos das aplicações financeiras e dos empréstimos financeiros podem variar.

Certifique-se que todas as naturezas financeiras (SED) estejam classificadas como R=Receita ou D=Despesa no cadastro.

Para consultar o Fluxo por Natureza

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Consultas / Movimento Bancário / Fluxo por Natureza (FINC022). 2. O sistema apresenta tela para informar os filtros para efetuar a consulta de fluxo de caixa. 3. Informe os dados para consulta do fluxo de caixa.

4. Confira os dados e Confirme.

5. O sistema apresenta os dados da consulta de fluxo de caixa de acordo com os dados informados nos parâmetros.

Para registrar o valor no fluxo de caixa através de diversas rotinas

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Cadastros / Orçamentos (FINA020). 2. O sistema apresenta a janela de orçamentos.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os campos obrigatórios e os valores de orçamento para cada mês do ano. 5. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Receber / Contas a Receber (FINA040). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a receber.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os campos obrigatórios do título a receber. 5. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Receber / Baixas a Receber Manual (FINA070). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a receber.

3. Posicione o cursor em um título e clique em Baixar.

(23)

5. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Receber / Baixas a Receber Automática (FINA110). O sistema apresenta a janela de títulos a receber.

2. Clique em Baixar.

3. Preencha os campos obrigatórios da baixa dos títulos a receber. 4. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Receber / Faturas a Receber (FINA280). O sistema apresenta a janela de títulos a receber.

2. Clique em Selecionar.

3. Preencha os dados para geração e parâmetros para seleção de títulos para gerar a fatura a receber. 4. Confira os dados e Confirme.

O sistema apresenta a janela de títulos a receber selecionados de acordo com os parâmetros informados para seleção. 5. Selecionar os títulos que compõe a fatura a receber.

6. Clique em Confirmar.

7. O sistema apresenta uma janela para informar a condição de pagamento a ser utilizada na geração da fatura a receber. 8. Confira os dados e confirme.

O sistema apresenta a fatura de acordo com a condição de pagamento. 9. Preencha os campos obrigatórios da fatura a receber.

10. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Receber / Liquidação a Receber (FINA460). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a receber.

3. Clique em Selecionar.

4. Preencha os dados e os parâmetros para gerar os títulos a receber pela liquidação 5. Confira os dados e confirme.

(24)

7. Selecionar os títulos que irão compor o título a receber da liquidação. 8. Confirme a operação.

9. O sistema apresenta uma janela para informar a condição de pagamento a ser utilizada na geração do título a receber da liquidação.

10. Confira os dados e confirme.

11. O sistema apresenta o título a receber de acordo com a condição de pagamento. 12. Preencha os campos obrigatórios do título a receber da liquidação.

13. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Pagar / Contas a Pagar (FINA050). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os campos obrigatórios do título a pagar 5. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Pagar / Baixas a Pagar Manual (FINA080). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar.

3. Posicione o cursor em um título e clique em Baixar. 4. Preencha os campos obrigatórios da baixa do título a pagar. 5. Clique em Confirmar.

Para gerar a movimentação de fluxo de caixa de saída realizada no período da data de baixa dos títulos a pagar baixados. 1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Pagar / Baixas a Pagar Automática (FINA090).

2. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar. 3. Clique em Baixar.

4. Preencha os campos obrigatórios da baixa dos títulos a pagar. 5. Clique em Confirmar.

(25)

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Pagar / Faturas a Pagar (FINA290). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar.

3. Clique em Selecionar.

4. Preencha os dados e os parâmetros para gerar o título da fatura a pagar. 5. Confira os dados e confirme.

6. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar selecionados de acordo com os parâmetros informados para seleção. 7. Selecionar os títulos que compõe a fatura pagar.

8. Confira os dados e confirme.

9. O sistema apresenta uma janela para informar a condição de pagamento a ser utilizada na geração da fatura a pagar. 10. Confira os dados e Confirme.

11. O sistema apresenta a fatura de acordo com a condição de pagamento. 12. Preencha os campos obrigatórios da fatura a pagar.

13. Clique em Confirmar.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Pagar / Liquidação a Pagar (FINA565). 2. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar.

3. Clique em Selecionar.

4. Preencha os dados e os parâmetros para gerar o título da fatura a pagar pela liquidação. 5. Confira os dados e confirme.

6. O sistema apresenta a janela de títulos a pagar selecionados de acordo com os parâmetros informados para seleção. 7. Selecionar os títulos que compõe o título a pagar da liquidação.

8. Clique em Confirmar.

9. O sistema apresenta uma janela para informar a condição de pagamento a ser utilizada na geração do título a pagar da liquidação.

10. Confira os dados e confirme.

11. O sistema apresenta o título a pagar de acordo com a condição de pagamento. 12. Preencha os campos obrigatórios do título a pagar da liquidação.

(26)

13. Clique em Confirmar.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Caixinha / Manutenção (FINA550). 2. O sistema apresenta a janela de caixinhas do cadastro.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os campos obrigatórios do caixinha. 5. Clique em Confirmar.

6. O sistema apresenta uma confirma de reposição ao caixinha. 7. Clique em Confirmar.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Movimento Bancário / Movimento Bancário (FINA100). 2. O sistema apresenta a janela de movimentações bancárias.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os campos obrigatórios do movimento. 5. Clique em Confirmar.

1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410): 2. O sistema apresenta a janela de pedidos de vendas.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os campos obrigatórios do movimento. 5. Clique em Confirmar.

6. É efetuada a emissão do documento de saída.

Esta rotina efetua o cálculo de comissão através do módulo do Financeiro (SIGAFIN) rotina Miscelânea / Recálculos / Recálculo de Comissão (FINA440).

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Comissões / Atual. Pagto de Comissão (MATA530). 2. O sistema apresenta a janela de parâmetros.

(27)

3. Informe os dados para atualização dos pagamentos de comissão de vendas. 4. Confira os dados e Confirme.

Os movimentos do fluxo de caixa para representar os saldos de comissões são registrados na natureza informada no parâmetro MV_NATCOM. Se existir registro na tabela de comissões, os valores são Previstos no período da data de vencimento para pagamento da comissão. Uma data de pagamento armazenada no registro da comissão tem o saldo como Realizado. Este valor continua a atualizar saldos na natureza financeira em que o título financeiro é gerado para pagamento no caso de Integração com o Contas a Pagar.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Comissões / Manutenção de Comissão (MATA530). 2. O sistema apresenta a janela de comissões geradas.

3. Posicione um registro de comissão. 4. Clique em Alterar.

5. Alterar valor base da comissão para alteração do valor de comissão. 6. Confira os dados e Confirme.

Os movimentos do fluxo de caixa para representar os saldos de comissões são registrados na natureza informada no parâmetro MV_NATCOM. Se existir registro na tabela de comissões, os valores são Previstos no período da data de vencimento para pagamento da comissão. Uma data de pagamento armazenada no registro da comissão tem o saldo como Realizado. Este valor continua a atualizar saldos na natureza financeira em que o título financeiro é gerado para pagamento no caso de Integração com o Contas a Pagar.

1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460). 2. O sistema apresenta os parâmetros para filtrar os pedidos de venda a faturar.

3. Preencha os parâmetros conforme help de campo. 4. Confira os dados e Confirme.

5. São exibidos os pedidos de vendas faturados e em aberto para faturamento. 6. Marque os pedidos de venda desejados para efetuar o faturamento. 7. Clique em Prep. Docs.

(28)

8. Sistema apresenta tela de parâmetros referente ao pedido de venda a gerar documento de saída. 9. Confira os dados e Confirme.

10. São exibidas as informações de identificação da nota fiscal de saída. 11. Confira os dados e Confirme.

1. No Compras (SIGACOM) acesse Atualizações / Movimentos / Documento de Entrada (MATA103). 2. O sistema apresenta as notas fiscais lançadas.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os dados da nota fiscal de entrada. 5. Confira os dados e Confirme.

Para a realização da consulta simultânea e a comparação entre as informações contidas em cada histórico armazenado

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Consultas / Movimento Bancário / Histórico de Fluxo p/ Natureza (FINC023). 2. Posicione o histórico de fluxo de caixa desejado para efetuar a comparação com outro histórico.

3. Clique em Comparar.

4. Informe o código de identificação de cada histórico que deseja utilizar para efetuar a comparação. 5. Confira os dados e Confirme.

Para registrar o valor no fluxo de caixa

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Aplicações/Empréstimos / Aplicações/Empréstimos (FINA171). 2. O sistema exibe a lista de aplicações e/ou empréstimos já lançados no sistema.

3. Clique em Incluir.

4. Preencha os dados referentes a aplicação ou empréstimo. 5. Confira os dados e Confirme.

1. No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Aplicações/Empréstimos / Resg./Pagamento (FINA171). 2. O sistema exibe a lista de aplicações e/ou empréstimos já lançados no sistema.

(29)

3. Clique em Resg/Pagar.

4. Preencha os dados referentes ao pagamento do empréstimo ou resgate da aplicação. 5. Confira os dados e Confirme.

I

NFORMAÇÕES

T

ÉCNICAS

Tabelas Utilizadas

SED - Cadastro de Naturezas, SE1 - Cadastro de Contas a Receber, SE2 - Cadastro de Contas a Pagar, SE5 - Movimentação Bancária, SC5 - Pedidos de Vendas, SC6 - Itens de Pedidos de Vendas, SC7 - Pedidos de Compra, SEH - Aplicações/Empréstimos Financeira SE3 - Comissões de Vendas, SET – Caixinha, SEU - Movimentos do Caixinha, SE7 – Orçamentos, SEA – Itens do Borderô, SD1/SD2 – Nota Fiscal de Saída, SF1/SF2 – Nota Fiscal de Entrada

Funções Envolvidas

FINA020 – Orçamentos, FINA040 – Contas a Receber, FINA050 – Contas a Pagar, FINA070 – Baixas a Receber, FINA080 – Baixas a Pagar Manual/Lote, FINA090 – Baixas a Pagar Automática, FINA091 – Baixa a Pagar Automática – Multi-filiais, FINA100 – Movimentos Bancários, FINA110 – Baixa Automática a Receber,FINA171 –

Aplicações/Empréstimos, FINA181 – Resgate/Pagamento, FINA241 – Borderô de Pagamentos, FINA280 – Faturas a Receber, FINA290 – Faturas a Pagar, FINA440 – Recálculo de Comissões, FINA460 – Liquidação a Receber, FINA470 – Reconciliação Bancária, FINA550 – Manutenção do Caixinha, FINA565 – Liquidação a Pagar, FINA590 – Manutenção de Borderô, FINA800 – Refaz Saldos por Natureza, FINC022 – Consulta Saldos por Natureza, FINC023 – Histórico Fluxo por Natureza, MATA103 – Documento de Entrada, MATA461 – Nota Fiscal de Saída, MATA490 – Manutenção de Comissões, MATA521 – Exclusão de Nota Fiscal de Saída, MATA530 – Atual. Pago Comissão.

Referências

Documentos relacionados

Endereço de email, forma de tratamento, primeiro e último nomes, morada de faturação, informação de pagamento, dados de login. Afiliados: também nomeámos um prestador de serviços

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

- contáveis: elementos que se podem contar e que, por isso, assumem a forma singular ou plural. - não contáveis: elementos que não se podem contar distintamente e que assumem,

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

De fato, esses investimentos para melhorar a infraestrutura logística podem influenciar produtores localizados em todas as regiões que, ao vivenciarem a redução dos custos de

Indeed, these investments to improve logistic infrastructure might influence producers located in all regions who upon experiencing reduced freight costs expand their

Antes de conhecer Tony Singh (ou antes, Sir Tony, como tínhamos de lhe cha- mar porque andava seis cursos à frente do nosso), o único Tony que conhecia era o cão da nossa vizinha e