• Nenhum resultado encontrado

Gestão da Inovação. QUARTO DIA Avaliação da Inovação na Empresa. Primeiro Evento: Importâncio dos Indicadores Empresariais de Inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gestão da Inovação. QUARTO DIA Avaliação da Inovação na Empresa. Primeiro Evento: Importâncio dos Indicadores Empresariais de Inovação"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Gestão da Inovação

Primeiro Evento:

Importâncio dos Indicadores Empresariais de Inovação

Segundo Evento:

Diagnóstico da Empresa

(2)

4° Dia – Avaliação da Inovação na Empresa

1° Evento – Importância dos Indicadores Empresariais de Inovação

Neste 4° Dia da Feira, você conhecerá os Indicadores Empresariais de Inovação, que permitirão avaliar o grau de inovação da sua empresa. Terá condições de fazer a avaliação da empresa e identificar onde é possível desenvolver melhorias.

Competências • conhecer os indicadores empresariais de inovação; • avaliar a sua empresa em relação aos indicadores empresariais de inovação; • reconhecer a importância de avaliar o grau de inovação da sua empresa; • realizar um autodiagnóstico de sua empresa com base nos indicadores empresariais de inovação. No 1° Evento do 4° Dia, você verá a importância de avaliar o grau de inovação na sua empresa, os vários conjuntos de indicadores e a correlação entre eles. As competências que serão desenvolvidas são: compreender a importância, a necessidade de indicadores de inovação para a pequena empresa e reconhecer os indicadores, como esforço, processo, estímulo e resultados.

(3)

Kátia: Concordo plenamente, Rodrigo, já foi muito produtivo.

No 2° Dia, vimos o Processo de Gestão da Inovação e as suas cinco etapas, que são: levantamento, seleção, definição de recursos, implementação e aprendizagem, além de uma leitura complementar com estratégias de inovação.

O 3° Dia foi muito bom também, pois teve como principal temática as Boas Práticas de Inovação, que são: criatividade, comunicação, capacitação, reconhecimento e recompensa.

Rodrigo: Quando li sobre o que será desenvolvido na 1° Atividade do 4° Dia, me questionei:

Será que a minha empresa é inovadora? A minha concorrente é inovadora?

Como faço para saber onde estamos e como estão as outras empresas? Será que a minha empresa está bem?

Como é possível melhorá-la?

Kátia: Essas perguntas são muito pertinentes. Acredito que todos nós temos que fazer essa

análise sobre nossa empresa e como estão nossos concorrentes.

Rodrigo: Com certeza. Antes de vir para a Feira, eu estava em meu consultório e parei para

pensar como estava em termos de inovação.

Quando recebi o convite para a Feira, não tinha ideia de que avaliar os meus concorrentes também é importante.

Kátia: Rodrigo, para estabelecer aonde quer chegar, precisa-se saber onde está. Portanto, é

muito importante que se avalie a situação atual da gestão da inovação na empresa. Para isso, são necessários indicadores de esforços, de processo, de estímulos e de resultados.

(4)

Rodrigo: Quero lhe mostrar quatro imagens que são exemplos de inovações desenvolvidas por pequenas empresas brasileiras. Avaliação da Empresa Mandioca congelada Telefone público veicular (orelhão dentro de um ônibus) Sistema antifurto de som de automóveis

(5)

Qual das empresas é a mais inovadora?

Rodrigo: Qual das empresas você acha que é a mais inovadora? Kátia: Ficaria com a produção de vegetais congelados.

Rodrigo: Para dar maiores informações sobre as empresas e produtos, irei mostrar algo a você.

No site da FUTURATEC, www.futuratec.org.br, tem o programa Globo Ciência série “Inovação e tecnologia”. Esse vídeo explica melhor a respeito dessas empresas e seus produtos.

Kátia: Agora, sim, consegui visualizar melhor. Cada um desses produtos tem sua especificidade.

O telefone público veicular e a máquina automática de passar roupa têm maior diferenciação em relação ao que há no mercado. Já a produção de vegetais congelados, no caso da mandioca, é uma inovação com maior abrangência em termos de mercado, por ser um produto muito consumido em nosso País e com grandes possibilidades de exportação. O sistema antifurto de automóveis tem um potencial de retorno a curto prazo, devido à grande demanda.

Kátia: Após toda essa explicação a respeito das empresas e produtos, decidi ficar agora com o

telefone público veicular.

Rodrigo: Achei muito interessante todo o seu comentário a respeito das empresas, mas vou te

dar uma dica.

Para se fazer uma escolha adequada ou justa, é necessário que existam indicadores estabelecidos e, preferencialmente, padronizados antes de iniciar essa escolha.

Kátia: Que indicadores são esses?

Rodrigo: Ainda bem que o João Pedro está chegando, não sei explicar tão bem quanto ele.

JP: Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Kátia: Tudo ótimo.

(6)

Rodrigo: Que bom que você chegou. Estava falando agora sobre os indicadores com a Kátia

e ela gostaria de entender melhor essa parte. Eu disse que você, com certeza, explicaria muito melhor.

JP: Que é isso, Rodrigo, sei que você também conhece o assunto.

Mas, de qualquer forma, é claro que posso ajudar.

Os indicadores são muito importantes para se saber como você está, como estão os outros e no que se pode melhorar na empresa.

Kátia: Quais são os tipos de indicadores?

JP: Os indicadores são de esforço, processo, estímulo e resultados.

Os indicadores podem ser qualitativos (por exemplo: potencial de vendas, qualidade do produto, integração da equipe, papel da liderança etc.), ou podem ser quantitativos (percentual do mercado ocupado pelo novo produto, número de meses para o retorno do investimento, percentual do faturamento advindo de produtos lançados nos últimos três anos, entre outros). Veja na tabela a seguir.

(7)

a) Comparação, por exemplo: “a minha empresa é melhor do que a maioria das outras do setor, pois lança mais produtos ao longo do ano que os concorrentes”;

b) Posicionamento, por exemplo: “a minha empresa é a terceira entre as que mais lançam produtos no setor”. Se existem dezenas de empresas que lançam produtos, esse indicador da empresa é bom. Se existem cinco empresas nessa lista, o indicador dessa empresa está ruim; c) Orientação: ao saber como a empresa está no momento atual, poderá estabelecer metas de onde pretende estar no futuro. Assim, ela poderá estabelecer um caminho em busca desse novo patamar.

Rodrigo: Vocês sabiam que, entre os órgãos que utilizam indicadores para avaliar as empresas

em geral, destaca-se o IBGE com a Pesquisa de Inovação Tecnológica – PINTEC.

ANEXO E - PINTEC/IBGE

A pesquisa PINTEC tem como objetivo levantar informações sobre aspectos do processo de inovação tecnológica nas empresas brasileiras que permitem elaborar perfis regionais e nacionais para comparar com a realidade internacional. Essa pesquisa já foi realizada em três momentos, sendo a última referente a 2005 e publicada em 31/07/2007, e permitiu perceber como as empresas brasileiras estão tratando as atividades da inovação. A pesquisa foi encaminhada a todas as empresas com dez ou mais pessoas ocupadas, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda, e que no cadastro do IBGE constam ter atividade principal compreendida nas seções C e D (indústrias extrativas e indústria de transformação, respectivamente), no grupo 64.2 (telecomunicações) e nas divisões 72 e 73 (atividades de informática e serviços relacionados e pesquisa e desenvolvimento, respectivamente). Na pesquisa realizada em 2005, a população, teve cerca de 91 mil empresas industriais e 4,2 mil de serviços, localizadas em todo o território nacional. Dessa população, participaram da pesquisa, aproximadamente, 14.300 empresas.

(8)

Os indicadores utilizados na PINTEC abrangem:

(1) esforço inovativo, (2) resultados obtidos, (3) fontes de informação utilizadas, (4) arranjos cooperativos estabelecidos e (5) obstáculos encontrados para o desenvolvimento de atividades inovativas. JP: Como já havia sido comentado sobre a importância dos indicadores, irei fornecer a vocês um conjunto de indicadores voltados à realidade das pequenas empresas de qualquer setor (indústria, serviços, comércio ou agronegócio). Esses indicadores são: Esforços

Indicadores de Esforços para a inovação servem para avaliar o quanto a empresa está se

(9)

Práticas de Estímulo

Indicadores de Práticas de Estímulo à Inovação servem para avaliar o quanto a empresa

possui, pratica e formaliza esses estímulos, além de avaliar como está o ambiente de inovação na empresa.

Resultados

Indicadores de Resultados advindos da inovação (faturamento, mercado etc.) servem para

avaliar o quanto está sendo obtido pela empresa a partir do esforço, do processo e dos estímulos. Esses indicadores, normalmente, estão correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem.

Rodrigo: Sabemos o que são os indicadores e a importância deles, entretanto, como podemos

medir esses indicadores nas nossas empresas?

Kátia: Usaremos os formulários que o JP nos deu de exemplo. É muito

importante que todos avaliem suas empresas em relação aos indicadores de inovação.

Rodrigo: Onde encontramos os formulários em branco?

DICA

• Cada empresa, frente à sua realidade e contexto, pode estar bem ou mal. Isso depende dos indicadores das outras empresas e do setor como um todo;

• A partir dos resultados, a percepção do participante pode ser pessimista ou otimista, o que depende de quando ele está informado;

• Quando se tem indicadores setoriais, regionais ou nacionais, pode se fazer uma melhor comparação e posicionamento da propria empresa.

JP: É importante saber, baseado nos resultados da avaliação dos esforços, do processo, dos estímulos e dos resultados, como você avaliaria a sua empresa? Como está a sua empresa

neste momento?

Kátia: Acho ótimo!

(10)

4° Dia – Autodiagnóstico da Empresa

2° Evento – Diagnóstico da Empresa

Rodrigo: Li no folder que o 2° Evento, do 4° Dia, que acontecerá agora, terá o intuito de estabelecer o estágio de gestão da inovação e o Grau de Inovação da empresa, a qual definirá metas de médio e longo prazo, como uma orientação para aonde deverá estar no futuro. Nossa, essa Feira realmente está muito boa, foi muito interessante aprender sobre os indicadores de Esforço, Processo, Estímulo e Resultados, no 1° Evento de hoje.

Indicadores Exemplos

Servem para avaliar o quanto a empresa está dedicando à inovação. Estão relacionados com os investimentos, recursos

- Número de colaboradores que se dedicam à inovação.

- Faturamento anual.

(11)

Indicadores Exemplos

Processo

Servem para avaliar o quanto a empresa possui, pratica e formaliza atividades de Gestão da Inovação. São avaliados em termos de grau de existência e de formalidade na empresa. - Atividades de levantamento, de seleção, de definição de recursos, de implementação e de aprendizagem. Indicadores Exemplos Estímulo

Servem para avaliar o quanto a empresa possui, pratica e formaliza esses estímulos. São avaliados em termos de grau de existência e de formalidade na empresa. - Criatividade. - Processo de comunicação. - Reconhecimento e Recompensa. - Capacitação de RH. Indicadores Exemplos Resultados

Servem para avaliar o quanto está sendo obtido pela empresa a partir do esforço, do processo e dos estímulos. Esses indicadores, normalmente, estão correlacionados com percentuais de ganho em uma determinada abordagem.

- Percentual de faturamento advindo de inovações recentes.

- Percentual de economia decorrente de inovações.

Rodrigo: Além dos indicadores de esforços, processos, práticas de

estímulo e resultados advindos da inovação, é possível obter um indicador mais abrangente, denominado de grau de inovação da empresa. Esse grau de inovação é baseado em um conjunto de dimensões e atividades que a empresa desenvolve no seu dia a dia. Todos os indicadores servem para a empresa se autoavaliar e definir estratégias de melhoria no médio e longo prazo.

Aqui nesta Feira, eu aprendi que não adianta pular fases, encurtar caminhos, disponibilizar menos tempo e pessoal. A caminhada rumo à empresa inovadora passa por diferentes estágios de capacitação, aprendizagem e de amadurecimento.

(12)

“Conscientização” é quando a empresa, principalmente na figura do empresário, percebe a

importância da inovação para os seus negócios. É quando ela se convence de que a inovação é algo importante e necessário para a sua sobrevivência.

“Disseminação” é quando a empresa já entendeu os conceitos e já está em condições de

disseminá-los entre seus colaboradores.

“Inovação como estratégia”, a empresa já incorpora no planejamento e no seu dia a dia as

questões relacionadas com a inovação. A empresa, nesse estágio, deve pensar de forma pró-ativa e voltada a gerar inovações de produtos, serviços, processos, métodos de marketing e organizacionais de forma permanente.

“Parcerias”, a empresa estabelece cooperação com outras empresas, com universidades,

institutos etc. É o estágio em que o empresário e seus colaboradores têm consciência de que as suas chances de crescimento aumentam significativamente, quando desenvolvem inovações

(13)

“Processo de Gestão da Inovação” é contemplada quando a empresa entende claramente o

papel de cada uma das etapas do processo de inovação e estabelece formas de funcionamento e sistematização. É nessa etapa que se coloca em prática todos os elementos apresentados nesse curso.

“Capacidade de inovar”, a empresa pratica um processo formalizado e organizado e, portanto,

tem condições de aprimorar sua capacidade de inovação. A empresa, nesse estágio, já consegue estabelecer uma capacidade permanente de inovar, lançar produtos e serviços novos com bastante regularidade.

“Acompanhamento de resultados”, a empresa já está em condições de identificar com

clareza os seus esforços e resultados obtidos com a inovação. É o estágio no qual o processo está implantado e é gerenciado.

JP: Manter o processo de inovação em uma empresa é tão importante quanto iniciá-lo. Com o

objetivo de ir rumo a uma empresa inovadora, é importante indicar o estágio atual e aquele no qual se pretende estar daqui há dois e também cinco anos. Veja o exemplo do Quadro 2.

Rodrigo: É necessário que se considerem, também, os resultados do Quadro 1 – Resumo da Avaliação (que foi visto no evento anterior), para se ter uma melhor ideia do estágio aproximado

em que a empresa realmente se encontra.

Quadro 2 - Rumo à empresa inovadora

Sua empresa, hoje, está no estágio de Disseminação

Daqui a dois anos, você pretende estar no estágio de Parcerias

Daqui a cinco anos, você pretende estar no estágio de Acompanhamento

JP: Após de terem sido preenchidos esses dois quadros, com certeza, cada empresa tem maior

clareza do estágio atual em que se encontra, e também uma meta clara em termos de Gestão da Inovação para os próximos anos.

Foi fornecido pelo SEBRAE um autodiagnóstico voltado a identificar o Grau de Inovação da Empresa. Esse grau poderá servir como referência no acompanhamento da evolução da própria empresa, bem como para a comparação com outras empresas.

Esse instrumento é composto por 42 perguntas agrupadas em 13 dimensões (blocos). O número de itens varia para cada dimensão.

(14)

Rodrigo: De acordo com as orientações do SEBRAE, devemos preencher o Formulário 5 — Grau

de Inovação da Empresa, para ter uma boa ideia de como está a sua empresa, e o Formulário 6 — Cálculo do Grau de Inovação da Empresa, para servir como referência para a empresa se comparar a outras, bem como para orientar o seu processo de evolução.

No Formulário 5, para cada item deve-se optar apenas por uma resposta, ou seja, aquela que mais corresponda à realidade da empresa. Há dimensões que têm mais de um item a ser considerado. Podemos ver isso na dimensão “D – Clientes” que é composta por 4 itens. Ao final de cada dimensão, a média dos itens que a compõem será calculada automaticamente.

JP: Após o preenchimento do Formulário 5, a média geral incluindo todas as 13 dimensões

será automaticamente calculada. Essa média geral das 13 dimensões é o Grau de inovação da empresa. O Grau de Inovação obtido no Formulário 6 pode servir como referência para a empresa se comparar a outras, bem como para orientar o seu processo de evolução.

Referências

Documentos relacionados

Regulamento de Licitações e Contratos publicado no site do SISTEMA FIEP, disponível no site www.fiepr.org.br/licitacao/html, aceitando-os de forma integral e irretratável”

[r]

A alternância de políticos de São Paulo e de Minas na presidência da República ficou conhecida como política café com leite, integrante da política dos

As Unidades e Polos EMBRAPII são Centros de Inovação com grande capacidade técnica para resolver as demandas das empresas por soluções tecnológicas e inovações....

Art. O processo seletivo para o Mestrado Profissional em Educação compreenderá quatro etapas. A Primeira etapa consistirá na análise de documentos exigidos por este Edital para

Durante a preparação de corrida, você ouve um corredor sugerir uma marca e um modelo de calçado a um corredor menos experiente. Portanto, um calçado adequado a um corredor pode

A Cultura inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade (Tylor)... Matriz

ADN - Acordo europeu relativo ao transporte internacional de mercadorias perigosas por via na- vegável interior; ADR - Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de