• Nenhum resultado encontrado

Som

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Som"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)SOM. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(2) Conceitos:. fundamento físico do som captura de som caraterísticas do som: amplitude e frequência digitalização edição de som formato de ficheiros de som / compressão. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(3) Dos diferentes tipos de media, o som distingue-se por ser o único que apela exclusivamente ao sentido da audição, enquanto que os outros são predominantemente visuais. Na natureza, a maioria dos eventos que ocorrem é acompanhada de um som. Quase todas as acções espontaneamente ou intencionalmente, produzem som. Tipos de som: Voz: narração, canto Música Ruído ou efeitos sonoros. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(4) Com a capacidade e versatilidade do som digital, temos acesso ao poder de comunicação da narração vocal, à influência e efeitos subliminares da música, assim como aos ruídos (efeitos sonoros), que em conjunto com os media visuais, darão uma maior riqueza aos conteúdos. Em multimédia, o som, para além da capacidade comunicativa, deve ser usado como um poderoso aliado na captação da atenção do utilizador. Ao utilizar o som devemos ter sempre em atenção a sua integração com os outros tipos de media, de modo a que nunca haja um conflito ou confusão na mensagem/ideia que se quer transmitir.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(5) Fundamento físico do Som O termo “som” refere-se ao fenómeno acústico obtido pela compressão e expansão, em forma de onda, das partículas de um meio físico, como o ar por exemplo. Quando alguma coisa se move na atmosfera como, tal como a corda de um instrumento musical, ou nossas cordas vocais, desloca moléculas de ar gerando variações de pressão. Os ouvidos humanos são como um sensor que converte as variações de pressão audíveis para um formato entendido pelo cérebro como som.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(6) Captura do Som Para gravar um som existente na natureza utilizamos um transdutor – um dispositivo capaz de converter um tipo de energia em outro. Um microfone é um exemplo de transdutor, converte a energia cinética das ondas sonoras, em energia elétrica.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(7) Um alto-falante é outro tipo de transdutor, que realiza uma conversão oposta à do microfone. Os alto-falantes convertem os diferentes níveis de energia elétrica novamente em energia cinética, recriando as flutuações originais de pressão do ar, tornando assim o som de novo audível.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(8) Características do Som Amplitude A amplitude é a altura de som. Quanto maior a pressão exercida pelo objecto em movimento, mais alto será o som. Nos sistemas eletrónicos, a amplitude é a altura da onda e é medida pela variação, máxima e mínima, de voltagem do sinal de áudio. A unidade de medida é o decibel (dB).. som original. menor amplitude (som mais baixo). maior amplitude (som mais alto). ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(9) O ouvido humano é capaz de suportar amplitudes desde 0 dB (limite da audição) até 120-130 dB (limiar da dor).. arma de fogo, explosão. 140 dB. motor a jato (30 m distância). 130 dB. concerto de rock. 120 dB. buzina de automóvel, ipod volume máximo. 110 dB. moto-serra, secador de cabelo. 100 dB. motociclo, máq. cortar de relva. 90 dB. fábrica, restaurante ruidoso, aspirador. 80 dB. trânsito automóvel. 70 dB. conversa tom normal. 60 dB. chuva. 50 dB. frigorífico. 40 dB. conversa em voz baixa. 30 dB. relógio (tic-tac). 20 dB. dor / traumatismo auditivo. som extremamente alto som muito alto som alto som moderado som baixo. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(10) Caraterísticas do Som Frequência Podemos descrever a frequência do som como sendo a quantidade de ondas que passam por um ponto fixo em um segundo. A maioria dos sinais de audio varia periodicamente da voltagem positiva à negativa e retorna à positiva novamente. A velocidade com que esta periodicidade ocorre é chamada frequência, que é expressa em ciclos por segundo. A unidade de frequência – um ciclo por segundo – é chamada Hertz (Hz).. som original. menor frequência (som mais grave). maior frequência (som mais agudo). ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(11) O ouvido humano é capaz de detetar frequências que estão compreendidas na faixa entre 20 Hz e 20.000 Hz (20 KHz). Os sons chamados de “agudos” são os sons de maior frequência (maior número de ciclos por segundo) ou cujo período é menor. Os sons “graves” são os de menor frequência.. < 20 Hz. frequências sub-sónicas (impercetíveis ao ouvido humano). 20 Hz - 250 Hz. frequências de sons graves. 250 Hz - 6 KHz. frequências médias. 6 KHz - 20 KHz. frequências de sons agudos. > 20 KHz. frequências ultra-sónicas (impercetíveis ao ouvido humano). ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(12) Ex. tabela com a gama de frequências de alguns instrumentos musicais. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(13) Digitalização O processo de digitalização do som é igual ao de qualquer outro tipo de media, a conversão de um sinal analógico num sinal digital. A captura do som é feita através de um microfone (transdutor) que converte as ondas sonoras em voltagem eléctrica, que depois é convertida em código binário (linguagem entendida pelo computador).. ondas sonoras som acústico. voltagem eléctrica som analógico. código binário som digital. Para realizar esta conversão os valores eléctricos são convertidos em representações numéricas por um dispositivo chamado conversor analógico para digital (ADC – Analog to Digital Converter). A placa de som de um computador possui um conversor ADC, assim como um conversor DAC (Digital to Analog Converter) para permitir reproduzir o som através das colunas do computador.. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(14) Há dois conjuntos de valores são determinantes para o rigor da representação digital do som: Frequência de amostragem (Sample rate) Refere-se ao número de amostras realizadas por segundo, ou o número de vezes por segundo, que um som é medido. A frequência é expressa em Hz. Uma frequência de amostragem de 44.1 Hz, a frequência mínima para qualidade de CD audio, significa que o som foi medido (amostrado) 44.100 vezes por segundo. Quanto maior for a frequência de amostragem melhor será a qualidade do som. Profundidade de Bit (Bit-depth) Determina a qualidade de informação contida em cada amostra, a chamada gama dinâmica (dynamic range), que corresponde ao numero de níveis de volume possíveis em cada amostra. Quanto maior for a profundidade de bit, maior será a gama dinâmica disponível e maior a fidelidade do som digital em relação ao original. Um CD de audio tem uma profundidade de bit de 16 bit.. menor profundidade de bit. maior profundidade de bit. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(15) Operações básicas de edição de som Copiar (Copy): copia a parte selecionada sem a remover. Colar (Paste): cola a parte copiada no local que estiver selecionado. Cortar (Cut): remove a parte selecionada. A parte cortada fica no clipboard e pode ser colada noutro local. Silenciar (Silence): apaga o audio na zona selecionada substituindo-o por silêncio. Aparar ou Apagar fora da selecção (Trim): apaga tudo o que não estiver selecionado. Separar ou Cortar em nova faixa (Split): move a parte selecionada para uma nova faixa de audio, inserindo silêncio na faixa original. Duplicar: duplica para uma nova faixa o que estiver selecionado. Fade-In e Fade-Out: suavizar o início ou fim de um som. Aplicar efeitos (Digital Signal Procesing ou DSP): alteração do som através de efeitos como equalização, alterar tempo, alterar velocidade, eco, vibração,... Conversão de formato: conversão entre diferentes formatos de som, por ex. AIF para WAV, para MP3.... ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(16) Formato de ficheiros de Som / compressão Como os ficheiros de som digital são muito grandes, comparativamente a ficheiros de texto ou imagem, sempre que possível são utilizadas frequências de amostragem e profundidades de Bit mais baixas. Um segundo de som com qualidade CD ocupa 1,4 MBits (frequência de amostragem de 44,1 KHz e profundidade de bit de 16 Bit). Formatos sem compressão WAV (Windows) AIFF (Mac OS) Em 1991 surge o revolucionário formato de som MP3, com uma elevada taxa de compressão, permitindo um tamanho de ficheiro bastante reduzido, mas mantendo uma qualidade de som perceptível bastante elevada. A taxa de bit (bitrate) mais comum no formato MP3 é 128 KBits, o que corresponde a um factor de compressão de cerca de 10x comparado com o CD. Embora nos ficheiros MP3 as taxas de 192 KB ou 256 KB sejam preferíveis para quem quer melhor qualidade de som. A compressão MP3 é baseada em estudos de Psicoacústica, são removidos os detalhes da onda sonora que são menos percetíveis ao ouvido humano. Formatos com compressão MP3 - MPEG Layer 3, formato de som com sistema de compressão patenteado, criado pelo Moving Pictures Expert Group Ogg Vorbis - compressão semelhante ao MP3 mas livre (open source) FLAC - Free Lossless Audio Codec (formato com possibilidade de compressão sem perdas) WMA - Windows Media Audio (com possibilidade de proteção de direitos digitais DRM) AAC - Advanced Audio Coding M4P - versão do AAC criada pela Apple para a loja iTunes (com proteção de direitos digitais DRM) ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(17) Exemplos de software para edição de som Adobe Audition http://www.adobe.com/pt/products/audition.html. Sony Sound Forge http://www.sonycreativesoftware.com/soundforge. FL Studio http://www.image-line.com/documents/flstudio.html. Audacity (gratuito) http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt. Wavosaur (gratuito) http://www.wavosaur.com/. Material de apoio Manual online do Audacity 2.0 http://manual.audacityteam.org/o/ Manual do Audacity em PDF (tradução em português) http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F %2Foficinademultimedia.files.wordpress.com %2F2011%2F09%2Fmanual_audacity.pdf&ei=Q6DpUOA_hsiEB9j2gOgE&usg=AFQjCNFgTEfObBFo4TNIoJeQA_0AIqLBrQ. ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA MAIOR - OFICINA DE MULTIMÉDIA B - ANO LETIVO 2012-2013 - PROF. RUI PINHO.

(18)

Referências

Documentos relacionados

concentração MIFC Secar a temperatura ambiente Mergular as laminas em solução aquosa de safranina a 1% a aquecer no forno de microondas em potencia alta por 30” Lavar com água

A proposta curricular do Curso em Gestão dos Recursos Naturais e Agroextrativismo na Amazônia Paraense foi baseada na consulta realizada para a construção de

Ampliação da área de perfis: o usuário pode expandir o painel com os menus disponíveis sempre que clicar no botão.. Figura 5 - Apresentação – Ampliação da Área

Faulhaber, L.M.Rosenfeld, C.C.C.Guerra - Hospital Albert Einstein / Centro de Hematologia de São Paulo, São Paulo, Brazil – Low platelet counts: diagnosis using flow cytometry

BIO-FLASH Chagas é um ensaio imunológico quimiluminescente de dois passos, totalmente automatizado, para a determinação qualitativa de anticorpos IgG e IgM contra

Cintos de Segurança: Terão de compreender duas cintas nos ombros, uma abdominal e uma pélvica, sendo que no mínimo tenham cinco pontos de apoio, com fixação à carroçaria /

Logo após o nascimento os neonatos foram aleatorizados para compor ninhadas de oito filhotes, divididos em quatro grupos experimentais de acordo com a indução da PC

Ela confirma suficiente volume de amostra e técnica correta de procedimento Os padrões de controle não são fornecidos com este kit; porém é recomendado que controles positivos